You are on page 1of 4

Vestibular1 A melhor ajuda ao vestibulando na Internet Acesse Agora! www.vestibular1.com.

br

ALGOLOGIA
INTRODUO Este trabalho tem o objetivo de esclarecer os meios de reproduo e o ciclo vital das algas. As algas so plantas avasculares, no possuem seiva e podem ser divididas em dois grandes grupos: microalgas (unicelulares e macroalgas (pluricelulares). As algas so consideradas o verdadeiro pulmo do mundo, uma vez que produzem mais oxignio pela fotossntese do que precisam na respirao e o excesso liberado para o meio ambiente. Possuem formas de reproduo diversificada podendo ser sexuada (com produo de gametas) ou assexuada (por diviso binria, fragmentao e zoosporia). Algumas espcies de algas reproduzem-se por alternncia de geraes ora sexuada ora assexuada), neste tipo de reproduo o ciclo vital da alga passa pr duas fases, uma haplde (n) e uma diplide (2n), sendo chamadas haplobionte ou apenas diplobionte. REPRODUO E CICLO VITAL DE ALGAS Pode ser de forma Sexuada ou Assexuada REPRODUO ASSEXUADA o tipo de reproduo mais comum entre as algas. Pode ocorrer por diviso binria, fragmentao e zoosporia. DIVISO BINRIA Mecanismo utilizado por algas unicelulares, como as diatomceas. Estas so formadas por duas valvas, uma menor e outra maior. O processo comea com um aumento do volume celular at uma certa dimenso padro, e com tambm crescimento e deslizamento das faixas laterais; no ocorre aumento das valvas. A clula ento se divide e uma das clulas-filhas recebe a maior parte da valva, enquanto que a outra, a menor. Ambas iro formar a outra parte da clula, porm sempre ser fabricada a de menor tamanho, sendo assim, uma parte da populao vai ficando cada vez menor, at um certo ponto. O tamanho original restabelecido por processo sexuado de reproduo. A desvantagem deste processo o decrescimento que ocorre no decorrer das divises. Porm, algumas espcies mantm seu tamanho constante por um

Vestibular1 A melhor ajuda ao vestibulando na Internet Acesse Agora! www.vestibular1.com.br


longo tempo. Este fenmeno se deve flexibilidade das faixas laterais, que se expandem e viabilizam a produo de novas valvas. O ritmo de duplicao muito varivel, pois depende das condies de cada clula, que podem se reproduzir, em condies ambientais favorveis, a cada 24-36 horas; tambm podem ocorrer trs divises em 24 horas. FRAGMENTAO Mtodo bem simples de reproduo utilizado por algas multicelulares filamentosas. Nas Cyanophyta ocorre fragmentao dos filamentos atravs de rupturas ou de clulas intercaladas que atuam na separao. Os fragmentos ento liberados so chamados hormognios e apresentam movimentos bem rpidos. Nas algas talides maiores, ocorre a formao de talos adventcios(Dictyota) ou de propgulos (Sphacelaria). Em Pitaphora, ocorre formao de clulas com parede celular bem espessa e grande quantidade de produtos de reserva. Este processo tambm ocorre em Cyanophyta. Os fragmentos, os talos e os propgulos iro passar por multiplicaes de suas clulas at originar talos completos. ZOOSPORIA Nas algas unicelulares que formam zosporos( haplides), que so esporos flagelados, cada clula normalmente capaz de se transformar em um esporo. Antes da produo assexuada de esporos ocorre uma mitose no ncleo e divises do protoplasma. durante a mitose que ocorre formao de zosporos, que variam em nmero e em estrutura de espcie para espcie. O zosporo uma verso reduzida do tipo de clula vegetativa flagelada do grupo. J os esporos so formados atravs de meiose, em dois tipos de formao: em um, os esporos constituem um mecanismo acessrio para reproduo; no outro, representam os resultados da diviso de reduo, sendo, portanto, haplides. Os esporngios so as estruturas que formam os esporos. Os zosporos liberados nadam at atingir locais favorveis ao seu desenvolvimento, onde se fixam e originam novos talos.

Vestibular1 A melhor ajuda ao vestibulando na Internet Acesse Agora! www.vestibular1.com.br

REPRODUO SEXUADA
Envolve a combinao do material nuclear e quase sempre do citoplasma de dois organismos de mesma espcie. O mecanismo mais comum a unio de dois gametas idnticos morfologicamente (isogamia), que podem ser mveis ou similares s clulas flageladas ou massas citoplasmticas imveis. Em algumas espcies, os gametas diferem em dimenso ou motilidade (anisogmicos). Nesses casos, o gameta maior ou menos mvel absorve o outro. Quando um dos gametas se torna imvel o estado chamado oogamia, que ocorre nos grupos mais simples, como nas Volvocales. Em algumas diatomceas os ncleos-filhos se fundem sem que ocorra sua liberao pela clula parental(autogamia). Os gametas so produzidos nos gametngios, que variam quanto ao nmero, forma e localizao de espcie para espcie. O zigoto o resultado da unio dos gametas masculino e feminino, o qual pode nadar em direo oposta da luz (fototropismo negativo) antes de aderir ao substrato atravs da extremidade flagelada. O osporo formado por um zigoto envolto por uma espessa parede. Espcies haplides, como Chlamydomonas, produzem quatro clulas haplides, das quais trs se desintegram e uma continua a se dividir at originar um novo filamento. Gneros diplides, como os das Bryopidophyceas, formam o organismo diretamente da germinao do zigoto. Em espcies com alternncia de geraes, como Cladophora e Dictyota, que apresentam fases vegetativas haplides e diplides, o zigoto se fixa, germina e origina uma nica planta diplide. DIATOMCEAS: ao alcanar o tamanho mnimo depois das sucessivas divises, o protoplasma de algumas clulas exerce presso e as valvas se separam. Transformaes no citoplasma levam formao de auxsporos, cuja formao pode ser influenciada por diversos fatores, tais como concentrao de certas substncias no ambiente.

Ciclos vitais
A unio dos gametas masculino e femininos resulta na formao de um zigoto e na duplicao do complemento cromossomial, originando a fase diplide. Antes que a reproduo sexuada possa de novo ocorrer, o nmero cromossomial tem de ser reduzido metade. Em alguns grupos isto realizado atravs de diviso mittica do ncleo do zigoto e subsequente germinao, resultando na fase haplide (como nas Zygnemaphyceae): em outras algas ncleo zigtico se

Vestibular1 A melhor ajuda ao vestibulando na Internet Acesse Agora! www.vestibular1.com.br


divide mitoticamente , e as clulas resultantes formam uma fase diplide, que posteriormente produz clulas capazes de diviso meitica. Nas algas, a presena de estgios haplides livres, com tambm freqentemente de gametas livres, resulta em uma alternncia de geraes comparvel quelas nas Bryophyta e Pteridophyta. Portanto, embora sejam algas menos conspcuas e morfologicamente menos complexas do que os grupos superiores, tambm apresentam uma alternncia bsica de fases diplide e haplides. Na subclasse Florideophycidae, das Rhodophyta, mais simples tipo de ciclo de vida encontrado nas Nemaliales, onde , aps a fuso entre a clula masculina (espermcio) e o tricgino do carpognio, o ncleo masculino migra para o interior deste ltimo e se funde com o ncleo haplide transferido para filamentos que crescem externamente ao carpognio. Por germinao, os carsporos formam indivduo gametoftico.

TRABALHO PESQUISADO POR: ACSA JOSINO MUNIZ CAROLINA A . AZEVEDO EMILLY KATALINE MARYLADY LOPES SILVA ACADMICAS DE BACHAR. EM AQICULTURA. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN) DISCIPLINA: ANATOMIA E FISIOLOGIA DE SERES AQUTICOS CULTIVVEIS.

You might also like