You are on page 1of 2

Artigos Relacionados aos Processos Psicolgicos Bsicos

Aquisio e desenvolvimento da linguagem: Contribuies de Piaget, Vygotsky e Maturana.

Este artigo foi publicado no ano de 2012, por Josete Barbosa Miranda, Psicloga, mestre pela faculdade de Braslia e docente do curso de psicologia do Centro de Ensino Superior de Juiz de fora, juntamente com a mestranda Luciana Xavier Senra. O artigo est apresentando as idias dos tericos Piaget, Vygotsky e Maturana em torno do processo de aquisio e desenvolvimento da linguagem , ainda que existam controvrsias e criticas entre eles , existem um ponto em comum em suas teorias ,que d nfase na importncia das aes exercidas pelo individuo , ou seja , eles afirmam como as interaes do individuo desde de seu nascimento com outros indivduos, no caso com seus cuidadores at ao longo de seu desenvolvimento , auxiliam na organizao de suas experincias atravs da linguagem , concluindo assim que o so as interaes entre grupos e atividades coletivas que possibilita ns a desenvolver e adquirir esse processo psicolgico bsico : a linguagem .

A importncia do brinquedo de sucata no desenvolvimento infantil


Artigo publicado em 2012, pelos acadmicos Cludia Roberta Sossela, Janaina Dantas,Letcia Marcolin , com a participao de seu professor Fbio Sager da Universidade de Caxias do Sul . No seguinte artigo, foram observadas crianas de dois a trs anos que freqentavam o martenal , essas crianas foram divididas em grupos de cinco meninas e trs meninos , que foram exposto a um ambiente com novos estmulos em suas brincadeiras livres , os resultados obtidos atravs da observao foi que essas crianas comearam a querer explorar esse novo ambiente sem a ajuda de seus pais, e nessa explorao do novo meio em que ela se encontra , as crianas evoluem psicologicamente,desenvolvem relacionamentos , simbolizaes do mundo e a percepo de si mesma , sua vida emocional tornar-se um carter social refletindo na sua personalidade como explica Bergeron (1980) e Oliveira (2005) ,por isso foi escolhido para o desenvolver deste artigo , sucatas por serem um elemento de transformao , onde as crianas pode inventar e reinventar de acordo com a sua imaginao e percepo , sendo portanto um brinquedo auxiliador do desenvolvimento da subjetividade, j que ele permite as crianas exteriorizar seus sentimentos, vontades e pensamentos.

O desenho como instrumento de medida de processos psicolgicos em crianas hospitalizadas

Artigo publicado em 2008, por Marina Menezes, Carmen L. O. Ocampo Mor, Roberto Moraes Cruz da Universidade Federal de Santa Catarina. Os desenhos atualmente so ferramentas que auxiliam em inmeras avaliaes psicolgicas como problemas de ansiedade, inteligncia e motricidade, esse artigo ir investigar o uso do desenho na rea hospitalar .Levando em fato que o desenho a representao grfica de pensamentos e sentimentos mais antigo da humanidade ,ele auxilia na medida de vrios processos psicolgicos como a inteligncia e desenvolvimento cognitivo , ainda que o a medida de inteligncia por meio de desenhos sejam comprovadas com pouca eficcia , certo que os desenho esto associados diretamente com a memria ,linguagem e percepo,este ltimo no qual foi feito pesquisas entre a relao do desenho com a percepo da criana em torno de seus conflitos familiares ,identificao de conflitos como maus tratos , abuso infantil. O desenho no mbito hospitalar usado como um brinquedo teraputico, pois mesmo doentes elas tem a necessidade de brincar, alm de auxiliar na desinibio destas crianas. Portanto o desenho de extrema importncia no desenvolvimento infantil e como medida de processos psicolgicos, compreendendo e interpretando caractersticas da personalidade, alm de aumentar o poder de percepo dessas crianas em relao aos outros ,em seu contexto , tanto familiar como tambm escolar e mdico .

You might also like