You are on page 1of 6

ALUNO:__________________________________ ALUNO:______________________________________________________ ____________________ Turma: _____

01- A partir da observao que se faz da charge, conclui conclui-se que:

a-( b-( c-( d-( e-(

) O guarda est sendo justo com os homens que passaram no concurso. ) As pessoas que deveriam ocupar as vagas esto sendo substitudas por outra que no passou no concurso. ) Os candidatos os chegaram tarde demais para preencher as vagas. ) O concurso no era para guardas e sim para palhaos. ) O compadre chegou primeiro e deve preencher a vaga.

02- Observe a charge:

COLGIO ADVENTISTA DE BELO JARDIM PE

5 SRIE

I FASE

Observa-se nesta charge que: a-( ) O poltico est sendo sincero no tratamento com os seus eleitores. b-( ) Ao tirar sua roupa o candidato teve saudades de seus eleitores. c-( ) A companhia dos eleitores muito agradvel para este candidato. d-( ) O candidato s agrada aos eleitores porque tem a inteno de ganhar seus votos. e-( ) Os votos tm pouca importncia cia para este candidato. 03- Marque a opo que NO est de acordo com a interpretao do texto da tirinha.

a-( b-( c-( d-( e-(

) Mafalda est indignada com o modo do de andar do caranguejo. ) No final da tira ela percebe que pode estar enganada em relao ao futuro. ) No comeo ela acha que o caranguejo um bicho sem futuro porque anda para trs. ) Ela percebe que o futuro pode no ser to bom assim. ) Mafalda se compara ao caranguejo.

04- Leia a tirinha.

Ao observar a tirinha podemos chegar a seguinte concluso. a-( ) Mafalda no gosta de sopa de peixe. b-( ) Sopa de peixe o prato preferido de Mafalda. c-( ) A me de Mafalda no sabe cozinhar. d-( ) Mafalda s se alimenta de sopa de peixe. e-( ) Mafalda est ansiosa para comer a sopa de peixe. 05- Leia o texto e atente para os detalhes da narrativa. Noite escura, sem cu nem estrelas. Uma noite de ardentia. Estava tremendo. O que seria desta vez? A resposta veio do fundo. Uma enorme baleia, com o corpo todo iluminado, passava exatamente sob o barco, quase tocando tocando-lhe o fundo. Podia ser sua descomunal cauda, de envergadura talvez igual ao comprimento do meu barco, passando por baixo, de um lado, enquanto do outro, seguiam o corpo e a cabea. C Com om o seu movimento verde fosforescente iluminando a noite, nem me tocou, e iluminada seguiu em frente. Com as mos agarradas na borda, estava completamente paralisado por to impressionante espetculo espetculo belo e assustador ao mesmo tempo. Acompanhava

COLGIO ADVENTISTA DE BELO JARDIM PE

5 SRIE

I FASE

com os s olhos e a respirao seu caminho sob a superfcie. Manobrou e voltou voltou-se se de novo, e, mesmo maravilhado com o que via, no tive a menor dvida: voei para dentro, fechei a porta e todos os respiros, e fiquei aguardando, deitado, com as mos no teto, pronto para o golpe. Suavemente tocou o leme e passou a empurrar o barco, que ficou atravessado sua frente. Eu procurava imaginar o que ela queria. A narrativa traz uma histria que retrata: a-( ) Comdia b-( ) Tristeza c-( ) Violncia d-( ) Aventura e-( ) Romance 06- Leia o prximo texto. A LEBRE E A TARTARUGA A lebre estava se vangloriando de sua rapidez, dez, perante os outros animais: Nunca perco rco de ningum. Desafio a todos aqui a tomarem rem parte numa corrida comigo. Aceito o desafio!, , disse a tartaruga calmamente. Isto parece brincadeira. Poderia danar sua volta, por todo o caminho, respondeu a lebre. Guarde sua presuno at ver quem ganha, recomendou a tartaruga. A um sinal dado pelos outros animais, as duas partira partiram. m. A lebre saiu a toda velocidade. Mais adiante, para demonstrar seu desprezo pela rival, deitou deitou-se se e tirou uma soneca. A tartaruga continuou avanando, com muita perseverana. Quando a lebre acordou, viu viu-a a j pertinho do ponto final e no teve tempo de correr, para chegar primeiro. A frase que mais se encaixa nesta narrativa : a-( ) Se Maom no vem a montanha, a montanha vai a Maom. b-( ) Com perseverana tudo se alcana. c-( ) Um pouco, dois bom, trs demais. d-( ) O rato roeu a roupa do rei de Roma. e-( ) Cala a boca j morreu! 07- Leia este verso retirado de um poema se Willian Shakespeare. Aprendi que no posso exigir o amor de ningum... Posso apenas dar boas razes para que gostem de mim... E ter pacincia para q que a vida faa o resto... Neste poema o amor retratado como: a-( ) Algo que no se pode exigir de algum. b-( ) Uma coisa impossvel de se ter. c-( ) Um privilgio que dado a algumas pessoas. d-( ) Algo que mesmo com muita pacincia no vai ser alcanado nunca. e-( ) Um sentimento que no existe mais. 08- Leia: Bom mesmo ir a luta com determinao, abraar a vida com paixo, perder com classe e vencer com ousadia, pois o triunfo pertence a quem se atreve... A vida muita para ser insignificante. Charles Chaplin O poema acima nos traz uma mensagem de: a-( ) Otimismo e confiana b-( ) Pessimismo c-( ) Terror d-( ) Desespero e-( ) Insegurana.

COLGIO ADVENTISTA DE BELO JARDIM PE

5 SRIE

I FASE

09- Por: ROSALINA ROCHA ARAUJO MORAES A educao brasileira, que em outros contextos histricos era muito mais precria, hoje apresenta avanos significativos no que diz respeito a fatores como infra infra-estrutura, estrutura, formao de professores, material didtico, inovaes tecnolgicas, entre outros as aspectos pectos que deveriam favorecer a aprendizagem. Mas, apesar dos investimentos e incentivos, os dados de aprendizagem obtidos atravs de avaliaes como: SAEB SPAECE, ENEM, entre outros, apontam resultados que no condizem com os esforos governamentais e os investimentos feitos na rea. De acordo com Rosalinda Rocha. a-( ) A educao brasileira nunca obteve avanos. b-( ) Os alunos da rede pblica so os responsveis pelo fracasso na educao. c-( ) Os professores so os responsveis pelos baixos ndices da educao. d-( ) Os resultados da educao brasileira so satisfatrios. e-( ) Apesar dos investimentos que foram feitos em educao, ainda h muito o que se melhorar. 10- Diariamente todos os brasileiros convivem e visualizam os resultados decorrentes da pobreza, na qual a maioria da populao nacional se encontra, os meios de comunicao (revistas, jornais e rdio) divulgam os imensos problemas provenientes de uma sociedade capitalist capitalista a dividida em classes sociais. Uma parcela da populao acredita que a condio de misria de milhares de pessoas espalhadas pelo territrio brasileiro causada pela preguia, falta de interesse pelo trabalho, acomodados espera de programa sociais oferecidos pelo governo, em suma, acham que s no trabalha quem no quer, no entanto, isso no verdade. Com base no texto acima, possvel afirmar que: a-( ) O Brasil o pas mais pobre do mundo. b-( ) Os brasileiros so preguiosos e por isso so pobres. c-( ) A pobreza no Brasil um caso sem soluo. d-( ) Alguns acham que os brasileiros no trabalham porque no querem trabalhar. e-( ) O Brasil no se divide em classes sociais. 11- No verso 10 do Salmo 9, Davi diz: Em Ti, pois, confiam os que conhecem o teu nome, porque Tu, Senhor, no desamparas os que te buscam. Neste salmo, Davi enfatiza: a-( ) Sua fraqueza diante de Deus. b-( ) A tristeza de seu corao. c-( ) A confiana que tinha num Deus que no desampara seus filhos. d-( ) A alegria que h em sua vida. e-( ) Seus pecados . 12- Leia o que est escrito no livro de Joo 10 10:27, quando Jesus disse: As As minhas ovelhas ouvem a minha voz, eu as conheo, e elas me seguem. Neste verso, temos a Jesus como nosso: a-( ) Advogado b-( ) Pastor c-( ) Conselheiro d-( ) Irmo e-( ) Anjo

COLGIO ADVENTISTA DE BELO JARDIM PE

5 SRIE

I FASE

13- Marina Silva abre estdio onde grava programas para TV imprensa. Dilma quer levar ideia de polcia pacificadora a estados interessados. Serra promete programa especial de atendimento sade da mulher. Estas trs pessoas citadas acima so: a-( ) Jornalistas b-( ) Candidatos a presidncia da Repblica. c-( ) Jogadores. d-( ) Candidatos a vereadores. e-( ) Mdicos. 14- O Dia dos Pais disputa com o Dia dos Namorados e o das crianas o terceiro lugar entre as datas mais movimentadas no comrcio. No que depender dos milhares de filhos que foram s compras neste sbado no Brasil, os pais podem esperar mais e melhores presentes. Podemos notar otar nesta reportagem do Jornal Nacional exibida no dia 07/08/10, que: a-( ) O Dia dos Pais a data mais movimentada do comrcio. b-( ) Os filhos ganham os presentes no Dia dos Pais. c-( ) O comrcio no dispem presentes para os pais. d-( ) A expectativa este ano que os pais ganhem mais e melhores presentes. e-( ) O comrcio estar fechado no dia dos pais. 15- Tubaro nada at praia, fica fora d'gua e d susto em banhistas Cena foi filmada da em uma praia em Nova Jersey. Tubaro ficou com parte do corpo fora da gua. Do G1, em So Paulo Um tubaro de 2,4 metros deixou frequentadores assustados em uma praia em Nova Jersey, nos EUA, depois que nadou at praia e ficou com parte do corpo fora d'gua, antes de retornar para o m mar. ar. A cena foi filmada por um banhista, segundo a emissora "Sky News". INCORRETO afirmar sobre a reportagem que: a-( ) Os banhistas ficaram assustados ao ver o tubaro. b-( ) O tubaro atacou os banhistas. c-( ) O fato ocorreu nos EUA. d-( ) Parte do corpo do tubaro ficou fora da gua. e-( ) O tubaro foi capturado e morto. 16- Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro. Na prxima tera-feira, feira, Mano Menezes far seu primeiro jogo como tcnico da Seleo Brasileira em Nova Jersey, contra ontra os Estados Unidos, no moderno e milionrio estdio New Meadowlands. A experincia de 40 anos acompanhando a Seleo Brasileira me ensinou uma coisa: a cada estreia de um treinador, no muda nada. O script o mesmo: os anseios de novidade, a expecta expectativa tiva pelo novo ciclo que se inicia disse Carlos Alberto Parreira, tcnico da Seleo em trs oportunidades. A afirmao contida no segundo pargrafo foi: a-( ) De Dunga b-( ) Do atual tcnico da seleo Mano Menezes c-( ) Do jornalista d-( ) De Carlos Alberto Pereira e-( ) De um assistente do tcnico.

COLGIO ADVENTISTA DE BELO JARDIM PE

5 SRIE

I FASE

17- 14% dos jovens entre 18 e 24 anos gastam mais do que podem. Agora, se voc jovem, cuidado para no exagerar no presente, ficar sem crdito no carto e acabar recorrendo ao seu pai para que ele pague pela lembrancinha que ganhou. A reprter Aline Oliveira conta que de cada 100 jovens, 14 gastam mais do que podem. Este trecho da reportagem nos faz afirmar que: a-( ) Todos os jovens sabem controlar seus gastos. b-( ) Os cartes de crdito so os responsveis pelas compras exageradas. c-( ) Os pais acompanham seus filhos nas compras compras. d-( ) Os adolescentes compram apena o que necessrio. e-( ) Uma parcela dos jovens gastam alm do que podem. 18- Neve encanta turistas na serra de Santa Catarina Catarina. O maior frio dos ltimos 14 anos atrai mais visitantes a cada dia. Veja os programas mais procurados da regio. Kria Meurer Florianpolis, SC Nevou novamente na serra catarinense nesta quinta quinta-feira. feira. O Jornal Hoje preparou um roteiro de viagens para quem quer curtir o frio no sul do Pas. Sobre a noticia acima correto afirmar que: a-( ) O clima frio afasta os turistas de Santa Catarina b-( ) A cidade est interditada por causa da neve. c-( ) Os habitantes precisaram abandonar as suas casas. d-( ) O frio atrai muitos turistas que podem fazer vrios roteir roteiros no sul do pas. e-( ) Este foi o ano mais quente em Santa Catarina. 19- Que ue confuso os meninos da Vila arrumaram s vsperas da final do Santos na Copa do Brasil. Jogadores do clube discutiram com torcedores pela internet. Sobrou at para Robinho. Madson, Felipe e Z Eduardo participavam de um bate bate-papo papo com vdeo na internet depois do jogo contra o Grmio Prudente, ainda na concentrao. A confuso comeou quando um torcedor que participava do bate bate-papo ofendeu o goleiro Felipe. O texto acima tem como objetivo: a-( ) Informar o placar dos jogos do time do Santos. b-( ) Deixar os torcedores decepcionados com o time do Santos. c-( ) Confundir os torcedores brasileiros. d-( ) Informar as datas dos prximos jogos do Santos. e-( ) Informar aos leitores sobre a confuso em que os jogadores do Santos se envolveram. 20- Leia esta manchete: Universidade de Fortaleza cria robs que podem ajudar a salvar vidas Conhea os robs Caipora e Saci, que transportam toneladas e podem acabar com incndios. um universo onde tudo guiado pela inteligncia artificial. O risco, os limites so minuciosamente calculados.

Esta manchete nos diz que: a-( ) No h limites para o funcionamento dos robs. b-( ) Os robs podem ajudar a salvar vidas. c-( ) Os robs esto prontos para substituir s bombeiros definitivamente. d-( ) Os inventores no acompanham o desenvolvimento dos robs. e-( ) A Universidade sidade no est autorizada a fazer este tido de descobertas.

COLGIO ADVENTISTA DE BELO JARDIM PE

5 SRIE

I FASE

You might also like