You are on page 1of 43

AULAS 9-10

Arquitetura Animal
1. Complexidade Orgnica
Existem 5 nveis de organizao na complexidade orgnica.

Nveis de organizao
1. Protoplasmtico: ocorre em organismos unicelulares. Organelas dentro da clula realizam funes especializadas. Protozorios so um exemplo.

Nveis de organizao
2. Celular: clulas se agregam e cada grupo de clulas divide o trabalho, se especializando em determinada funo. Protozorios coloniais com diviso de clulas reprodutivas e vegetativas e esponjas so exemplos.

Porifera: sem verdadeiros


tecidos

ofiurides

Nveis de organizao
3. Nvel clula-tecido: clulas similares se juntam em padres ou camadas formando tecidos. A rede nervosa nos cnidrios um exemplo de tecido.

Nveis de organizao

4. Nvel tecido-rgo: rgos so feitos de mais de um tipo de tecido e tm uma funo especializada. Vermes chatos Platyhelminthes, geralmente representam esse nvel, por exemplo, com seus rgos reprodutivos e manchas ocelares.

Nveis de organizao
5. Nvel rgo-sistema: rgos trabalham juntos o desempenho de funes. o nvel mais para de organizao. complexo Exemplos de sistemas de rgos incluem o excretor, circulatrio, reprodutor, digestrio, respiratrio. A maioria dos filos animais exibe esse nvel de organizao.

4 1

O esfago (1) um tubo cilndrico que se dilata facilmente e que conduz os alimentos da boca at o rmen , com o qual se comunica por um orifcio chamado crdia. Os prestmagos dos ruminantes compreendem trs compartimentos, rmen (2), retculo (3) e omaso (4), os quais representam os estmagos falsos, onde ocorre a digesto microbiana e a ao mecnica sobre os alimentos fibrosos e grosseiros. O abomaso (5), conhecido tambm por coalheira, o nico estmago verdadeiro, ou seja, onde ocorre a secreo de suco gstrico e onde se processa a digesto propriamente dita. No intestino (6), d-se a absoro do alimento.

2. Simetria Animal
H 3 tipos de simetria: Esfrica (protozorios) Radial Bilateral Animais sem simetria: assimtricos

A simetria esfrica no caracterstica dos animais, ocorre principalmente entre os protozorios. A simetria radial ocorre, por exemplo, entre os porferos, cnidrios e equinodermos. A simetria bilateral a forma mais comum de simetria. Est associada cefalizao ou desenvolvimento de uma cabea com seus rgos sensoriais e aparato alimentar.

Simetria esfrica em animais. (A) Um exemplo de simetria esfrica qualquer plano passando atravs do centro divide o organismo em metades iguais. (B) Um protista radiolrio.

posterior

anterior v

Simetria radial

Simetria bilateral

Uma variedade de termos usada para descrever a orientao nos animais bilaterais.

3. Devenvolvimento dos planos corpreos


O corpo de um animal resulta da diviso de clulas durante o desenvolvimento embrionrio. Diferenas nos padres de desenvolvimento embrionrio tm sido usadas para classificar animais mais complexos. Um entendimento dos processos de desenvolvimento ou de embriologia bsica necessario.

Processos de desenvolvimento
Uma vez que o vulo seja fertilizado, ele se torna um ovo ou zigoto. Suas clulas se dividem atravs de um processo chamado clivagem em grande nmero e se chamam blastmeros, formando a mrula. A clivagem prossegue at que uma bola de clulas oca e permevel seja formada. Essa a blstula. A blstula, exceto nas esponjas, se invagina e comea a formar o futuro intestino. Nesse estgio o embrio uma gstrula.

Processos de desenvolvimento
A invaginao da camada de clulas que dar origem ao intestino forma um folheto germinativo chamado endoderme. A endoderme envolve e define uma cavidade corporal chamada gastrocele. As clulas no envolvidas na formao da invaginao constituem outro folheto germinativo chamado ectoderme. A ectoderme envolve uma cavidade chamada blastocele.

blastmeros

gastrocele

blastocele

ectoderme endoder

me

blstula gstrula

Processos de desenvolvimento
Quando a gastrocele invaginada forma um tubo completo pela origem de uma segunda abertura para o exterior ela ento chamada intestino. Nos cnidrios a segunda abertura no se desenvolve.

gastrocele blastocele

intestino

Plano de corpo em forma de saco, existe apenas uma abertura do intestino

Plano de corpo tubo-dentro-detubo, existem duas aberturas do intestino

Processos de desenvolvimento
Na maioria dos animais, exceto nos cnidrios, chamados diploblsticos por terem apenas ectoderme e endoderme, uma terceira camada de clulas chamada mesoderme se desenvolve entre a ectoderme e a endoderme. A mesoderme d origem a muitos rgos internos. Organismos com mesoderme so chamados triploblsticos, pois tm trs folhetos germinativos.

gastrocele blastocele

intestino mesoderme entre a endoderme e a ectoderme

O S

O S

Processos de desenvolvimento
Folhetos germinativos
Endoderme: camada mais interna de um embrio. Forma o intestino, fgado, pncreas. Ectoderme: camada externa de clulas do embrio. Envolve a blastocele. Forma o epitlio externo do corpo e o sistema nervoso. Mesoderme: terceira camada formada na gstrula entre a ectoderme a e endoderme. D origem a tecidos conectivos, msculos, sistemas urogenital e vascular e peritnio.

Blastmeros

Processos de desenvolvimento
A forma como a mesoderme se origina (dos lbios do blastporo, ou seja, como uma ectomesoderme/da parede do arquntero) e, se uma cavidade chamada celoma se desenvolve ou no dentro dela, so caractersticas importantes para decifrar os parentescos de grupos animais (iniciando pela separao dos Protostomia e Deuterostomia).

Processos de desenvolvimento
Celomas
Organismos triploblsticos (com trs folhetos germinativos) podem ser:
Acelomados: a mesoderme preenche a blastocele, nenhuma cavidade ocorre na mesoderme. Ex. Platyhelminthes e Nemertea. Pseudocelomados (= blastocelomados): mesoderme envolve apenas a margem externa da blastocele. Nenhum revestimento peritonial se desenvolve. Ex. Nematoda e Rotifera. Eucelomados: tm um celoma verdadeiro derivado da mesoderme e envolto por peritnio. Ex. Arthropoda, Annelida, Mollusca, Echinodermata, Chordata.

e cavidade a Acelomados (Platyhelminthes, Nemertea)

e e

a (blastoceloma)

dos (Nematoda, Rotifera) e rio e eloma

Eucelomados (Arthropoda, Annelida, Mollusca, Echinodermata, Chordata)

gastrocele blastocele euceloma

cavidade intestino mesoderme entre celmica a endoderme e a ectoderme se forma dentro da mesoderme

Processos de desenvolvimento
Celoma
Celoma uma cavidade inteiramente recoberta por peritnio. (Pseudocelomas e hemocelomas so cavidades do corpo que repousam no stio da blastocele e no da mesoderme). Um celoma prov um arranjo tubo-dentro-de-tubo (espao entre tubo digestrio e parede do corpo) que tem muitas vantagens: Fornece rea para ampliao e aumento da superfcie dos rgos internos. Pode servir de meio circulatrio ou ser stio temporrio para acumulao de excesso de lquido e produtos de excreo ou ento para maturao de gametas. Um celoma preenchido por fluido pode funcionar como um esqueleto hidrosttico.

Vista externa da gstrula Seco longitudinal Seco longitudinal Seco transversal Plano acelomado

Ectoderme Blastocele Endoderme Cavidade digestria Clulas mesodrmicas iniciais v Blastporo

Mesoderme envolve a margem externa da blastocele

Plano pseudocelomado
Pseudoceloma

Gstrula

Plano esquizocelomado
Celoma

Ambos eucelomados
Bolsas mesodrmicas se formam por evaginao do intestino

Plano enterocelomado
Celoma Cavidade digestria

Clulas mesodrmicas iniciais

Gstrula

Planos de corpo

Processos de desenvolvimento
Protostmios e Deuterostmios
Dentro dos eucelomados h duas maiores linhas evolutivas que se separam cedo na histria dos animais e seguem padres de desenvolvimento muito diferentes. So os protostmios, primeira boca (boca primitiva), e os deuterostmios segunda boca (boca secundria).

PROTOSTOMIA DEUTEROSTOMIA Blastporo origina a boca Blastporo origina o nus (a boca se desenvolve como uma nova abertura no fundo do arquntero) Clivagem determinada Clivagem indeterminada Sistema nervoso inclui um rgo apical no rgo apical (crebro), incorporado ao crebro adulto conexes em torno do esfago (desaparece durante a e um par de nervos metamorfose da larva), longitudinais ventrais, s vezescordes nervosos no em fundidos escada, nem enfatizados ventralmente (cordo nervoso dorsal) Clivagem espiral Clivagem radial

Larvas do tipo trocfora Larvas do tipo diplurula Fosfato armazenado na forma Fosfato armazenado na forma de fosfato de arginina de fosfato de creatina

A caracterstica mais bvia dos Deuterostomia (no Chordata) a arquimeria (tambm chamada oligomeria e trimeria) = corpo consiste de trs regies: prossoma, mesossoma e metassoma aos quais correspondem o protoceloma (protocele), mesoceloma (mesocele) e metaceloma (metacele).

PROTOSTOMIA Mesoderme se origina dos lbios do blastporo ou como uma ectomesoderme (ou seja, o blastmero 4 D ou cl. m, mesentoblstica, d origem a dois teloblastos ou cls. primordiais da mesoderme que se localizam na extremidade posterior do animal em frente ao local do futuro nus; cada uma delas prolifera de maneira a formar duas massas de cls. mesodrmicas, uma de cada lado do corpo) Celoma se origina de uma fenda formada dentro da massa mesodrmica (esquizocelia). (Exceto em Chaetognatha)

Mesoderme se origina da parede do arquntero

DEUTEROSTOMIA

Celoma se origina da parede do arquntero (enterocelia)

P R O T O S T O M I A

D E U T E R OS T M I A

muda da cutcula; ausncia de clios

larva trocfora; acelomados e lofforo blastocelomados clivagem espiral

?!

KNOLL (2011) KNOLL (2011)

EXERCCIOS:

1. Compare os dois ltimos slides e, analisando as diferenas em relao aos protostmios, deuterostmios e bilatrios, diferencie as hipteses. 2. Observe o exemplar ilustrado no slide 2 e, consultando a aula 8, classifique-o citando o nome do Filo e faa a distino entre a citofaringe do exemplar ilustrado e a dos Excavobionta.

You might also like