You are on page 1of 4

15/10/2009

Sistema de qualidade (SQ)

SISTEMA DE GESTO DA QUALIDADE NBR ISO 9001:2000

AUMENTAR A SATISFAO DOS CLIENTES (Necessidades e Expectativas dos Clientes)

ISO 9001:2000
Apresenta requisitos de gesto da qualidade que compem o sistema de gesto da qualidade estabelecido como modelo pela ISO, e que tem por finalidade a certificao de sistemas de qualidade segundo seus requisitos.

Um sistema de gesto da qualidade enfatiza a importncia :


do entendimento e atendimento dos requisitos; da necessidade de considerar os processos em termos de valor agregado; da obteno de resultados de desempenho e eficcia de processos, e; da melhoria contnua de processos baseada em medies objetivas.

Certificado ISO 9001:2000 no certificado de qualidade de produto.

Objetivo
Norma ISO 9001: 2000 Tem por finalidade garantir a eficcia do sistema. utilizada como padro para auditoria de certificao.

Atesta que a empresa implementa um sistema de gesto da qualidade baseado no modelo de requisitos normativos ISO 9001:2000, com objetivo principal de atendimento dos requisitos dos clientes... supem-se que o produto ter qualidade

Norma ISO 9004-2000 Tem por finalidade a melhoria contnua do desempenho da organizao. Sem propsito de certificao.

15/10/2009

Requisitos de Gesto da Qualidade da ISO 9001:2000 Baseado nos princpios de gesto estabelecidos pela ISO 9001:2000 o modelo definido pela ISO na reviso de 2000, estabelece 5 requisitos: - Sistema de qualidade (tpico 4 da norma) - Responsabilidade da direo (tpico 5 da norma) - Gesto de recursos (tpico 6 da norma) - Realizao do produto (tpico 7 da norma) - Medio, anlise e melhoria (tpico 8 da norma).

ISO 9001:2000

Fluxo de Informaes

Atividades que agregam valor

Tpicos 4, 5, 6 e 8 Requisitos que apresentam suporte s atividades de gesto da qualidade na realizao do produto e garantir a eficcia do sistema de qualidade.

Tpico 4 SISTEMA DA QUALIDADE


1.REQUISITOS GERAIS DO SISTEMA; 2.REQUISITOS DE DOCUMENTAO;
Objetivo estabelecer critrios para criar e manter a documentao do sistema da qualidade, incluindo registros das atividades...

assegurar que as atividades de gesto da qualidade na realizao do produto de fato sirvam para atender aos requisitos dos clientes e reduzir os custos da no qualidade...

Requisitos que colocam em prtica os princpios de envolvimento de pessoas, viso sistmica, melhoria contnua e deciso baseada em fatos.

Tpico 5 RESPONSABILIDADE DA DIREO


Estabelece a necessidade de comprometimento da direo da empresa em liderar para garantir a qualidade por meio de um sistema da qualidade.

Tpico 6 GESTO DE RECURSOS


Estabelece que a empresa deve prover recursos (humanos, de estrutura, infra-estrutura e ambiente de trabalho) necessrios para a gesto da qualidade.

1.Comprometimento da administrao; 2.Foco no cliente; 3.Poltica da qualidade; 4.Planejamento; 5.Responsabilidade, autoridade e comunicao; 6.Anlise crtica pela administrao.

1.Proviso de recursos; 2.Recursos humanos; 3.Infra-estrutura; 4.Ambiente de trabalho. Requisitos que colocam em prtica os princpios de liderana, envolvimento de pessoas e melhoria contnua dos recursos fsicos e humanos.

15/10/2009

Tpico 7 REALIZAO DO PRODUTO


Compreende as atividades de gesto da qualidade na cadeia interna de realizao do produto estabelecidas para garantir o atendimento dos requisitos dos clientes.

Tpico 7 REALIZAO DO PRODUTO

Requisitos dos clientes

Planejamento Projeto Relacionamento Com o cliente Produo Aquisio Controle

1.Planejamento da realizao do produto; 2.Relacionamento com o cliente; 3.Projeto e desenvolvimento; 4.Aquisio; 5.Produo; 6.Controle de dispositivos de medio.

Requisitos de gesto de qualidade na realizao do produto.


14

Tpico 8 Medio, anlise e melhoria


Estabelece que a empresa deve medir os resultados em termos de satisfao dos cliente, conformidade do sistema, produto e processos, analisar criticamente os dados coletados e promover aes de melhoria, corretivas e preventivas...

Concluindo os requisitos da ISO 9001:2000 podem ser relacionados s etapas de Planejamento (P), Execuo (D), Verificao (C) e Anlise (A).

1.Monitoramento e medio; 2.Controle de produtos no conformes; 3.Anlise de dados; 4.Melhoria.


Ciclo de PDCA de gesto da qualidade da ISO 9001:2000.

CERTIFICAO DE SISTEMA DA QUALIDADE ISO 9001 um processo de avaliao pelo qual uma empresa certificadora avalia o sistema de qualidade de uma empresa interessada em obter um certificado...

- Atesta que o sistema de gesto da qualidade

da empresa condiz com o modelo de sistema estabelecido pela ISO 9001.


Se o sistema contempla todos os requisitos estabelecidos pela norma Diga o que voc faz para garantir a qualidade.

Atendimentos dos Requisitos

15/10/2009

- Atesta que foram encontradas evidncias de que a empresa implementa as atividades de gesto da qualidade tidas como necessrias para atender aos requisitos dos clientes.
Demonstre que voc faz o que voc diz que faz para garantir a qualidade.

You might also like