You are on page 1of 11

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARING CENTRO DE CINCIAS EXATAS DEPARTAMENTO DE QUMICA

PREPARAO DE UM AZOBENZENO

Acadmicos: Allan Francisco Horchulhak Beatriz Gardin Berdu Estevo Vieira Meneguetti Hizo Pryscilla Akemi Saiki Professora: Silvia Fvaro Disciplina: Qumica Experimental I

Maring, 17 de Agosto de 2010.

INTRODUO H 20.000 anos que o homem comeou a exercitar-se no uso das cores. Os caadores no Perodo Glacial j pintavam as paredes das cavernas reservadas ao culto, com fuligem e ocre, criando obras que resistiram milnios. Durante sculos o homem utilizou corantes naturais. O vermelho imponente das capas dos cintures romanos era obtido de um molusco. O azul ndigo do jeans conhecido desde os egipicios at os bretes; dentre muitas outras cores que o homem descobriu na natureza. Hoje, entretanto, muito se faz uso dos corantes artificiais. Um dos maiores e mais importantes grupos desse tipo de corante so azobenzenos. Eles so usados em roupas, alimentos, e como pigmentos de pinturas. So tambm empregados nas tintas para impresso colorida. Alguns corantes so considerados txicos, pois o impacto ambiental nocivo aumentado pela formao de aminas aromticas que so carcinognicas ou mutagnicas, originadas pela quebra redutiva da ligao azo, que ocorre em condies de anaerobiase. Os corantes podem ser classificados de acordo com sua estrutura qumica ou de acordo com o mtodo pelo qual ele fixado fibra txtil. Podemos citar: - Corantes reativos: contem um grupo eletroflico capaz de formar ligao covalente com grupos hidroxila das fibras celulsicas, com grupos amino, hidroxila e tiis das fibras proticas e tambm com grupos amino das poliamidas. Os principais contm a funo azo e antraquinona como grupos cromforos e os grupos clorotriazinila e sulfatoetilsulfonila como grupos reativos. Neste tipo de corante, a reao qumica se processa diretamente atravs da substituio do grupo nucleoflico pelo grupo hidroxila da celulose. Este grupo de corantes apresenta como caracterstica uma alta solubilidade em gua e o estabelecimento de uma ligao covalente entre o corante e a fibra, cuja ligao confere maior estabilidade na cor do tecido tingido quando comparado a outros tipos de corante em que o processo de colorao se opera atravs de ligaes de maior intensidade. - Corantes diretos: caracterizam-se como compostos solveis em gua capazes de tingir fibras de celulose (algodo, viscose, etc.) atravs de interaes de Van der Waals. A afinidade do corante aumentada pelo uso de eletrlitos, pela planaridade na configurao da molcula do corante ou a dupla-ligao conjugada que aumenta a adsoro do corante sobre a fibra. Esta classe de corantes constituda principalmente por corantes contendo mais de um grupo azo (diazo, triazo e etc.) ou pr-transformados em complexos metlicos. - Corantes azoicos: so compostos coloridos, insolveis em gua, que so sintetizados sobre a fibra durante o processo de tingimento. Nesse processo a fibra impregnada com um composto solvel em gua, conhecido como agente de acoplamento (e.g. naftol) que apresenta alta

afinidade por celulose. A adio de um sal de diaznio (RN2+) provoca uma reao com o agente de acoplamento j fixado na fibra e produz um corante insolvel em gua. O fato de usar um sistema de produo do corante diretamente sobre a fibra, atravs da combinao de um corante precursor sem grupos sulfnicos e a formao de um composto solvel, possibilita um mtodo de tingimento de fibras celulsicas (especificamente alongadas) com alto padro de fixao e alta resistncia contra luz e umidade. O Azobenzeno um composto qumico formado por dois anis fenila ligados por uma ligao dupla N=N. Sua produo envolve o tratamento de uma amina aromtica com cido nitroso, fornecendo um on diaznio como intermedirio. Este processo chama-se diazotizao.

O cido nitroso formado in suti pela reao de um sal de nitrito inorgnico com cido clordrico:

Para completar a sntese dos corantes Azo realiza-se ento, a reao de acoplamento, em que o controle de pH do meio fundamental, e o reagente eletroflico o on diaznio, ArN2. Como exemplos de outros corantes empregados industrialmente, temos: ndigo, um composto azul altamente insolvel vastamente conhecido desde a antiguidade.

Corantes diretos podem ser aplicados em soluo aquosa, diretamente sobre as fibras. Estas fibras so constitudas por protenas, que possuem tanto grupos cidos como bsicos que combinam com corantes bsicos e cidos, respectivamente. Um exemplo a malva.

Corantes trifenilmetilnicos so derivados do ction trifenilmetlico. So corantes bsicos para l, seda ou algodo. Exemplo: Verde de malaquita.

Complexo Iodo-Amido Polissacardeos so molculas de elevado peso molecular, que tem como unidade fundamental os monossacardeos, destacando a glicose. Como exemplos importantes na natureza podemos citar: o glicognio, a celulose e o amido. O amido produzido em grande quantidade nas folhas dos vegetais como forma de armazenamento dos produtos da fotossntese, e constitudo por dois outros polissacardeos estruturalmente diferentes: amilose e amilopectina. A molcula da amilose no apresenta ramificaes e, no espao, assume conformao helicoidal (forma de hlice). A ligao entre os tomos de carbono das unidades de glicose so do tipo alfa 1-4.

A amilopectina apresenta uma estrutura ramificada, sendo que os "ramos" aparecem a cada 24-30 molculas de glicose. A ligao entre as unidades de glicose do tipo alfa 1-4 na mesma cadeia. Porm, unindo duas cadeias aparecem ligaes do tipo a 1-6.

Molculas de alto peso molecular (como a amilose e a amilopectina) podem sofrer reaes de complexao, com formao de compostos coloridos. A complexao da amilose e da amilopectina com o iodo, resulta em um complexo azul e vermelho-violceo, respectivamente.

O complexo iodo-amido apresenta colorao azul intensa, desenvolvida pela ocluso (aprisionamento) do iodo nas cadeias lineares da amilose. o aprisionamento do iodo d-se no interior da hlice formada pela amilose, como a amilopectina no apresenta estrutura helicoidal, devido presena das ramificaes, a interao com o iodo ser menor e a colorao menos intensa. Nem todos os polissacardeos, mesmo sendo molculas grandes, do complexo colorido com o iodo. Isso porque necessrio que a molcula apresente uma conformao que propicie o "encaixe" do iodo. Como exemplo, a celulose que no d reao colorida com o iodo.

PROCEDIMENTO Haviam sido previamente preparados 3 recipientes (A, B e C). O recipiente A com 0,36 g de sulfanilamida, B com 0,13 g de nitrito de sdio e C com 0,27 de 2-naftol. 1) Diazonizao: Ao contedo do recipiente A foram adicionadas 20 gotas de cido cloridrco e 2 ml de gua, essa soluo foi resfriada a 0C em banho de gelo. Ao recipiente B adicionou-se 2 ml de gua e as duas solues foram juntas lentamente, com agitao. 2) Acoplamento: No recipiente C foi colocado 2 ml de hidrxido de sdio a 10% e o seu contedo foi adicionada soluo preparada previamente. Esse processo foi executado rapidamente devido facilidade de decomposio do sal de diaznio. O contedo do novo erlenmeyer foi filtrado a vcuo e o os slidos formados pesados para que fosse possvel calcular o rendimento. 3) Teste como indicador de PH Observamos o comportamento do Alaranjado II em contato com HCl e NaOH, separadamente. Notou-se que este pode ser utilizado como indicador cido-base.

ANLISE E RESULTADOS Primeiramente, para que a sufanilamida se transforme em um sal diaznico, ou seja, ocorra a diazotao, necessrio a presena de um nitrito inorgnico. Ele formado a partir do nitrito de sdio, que ao reagir com cido clordrico sofre reao de dupla-troca, e ento passa a ser cido nitroso. Esse cido nitroso por se encontrar em meio cido devido ao devido ao cloreto de hidrognio acaba incorporando um prton a sua hidroxila, esta fica com os eltrons da ligao com o nitrognio. E o nitrognio por sua vez fica com o par de eltrons livre do oxignio, formando ligao tripla e formando nitrito necessrio.

O nitrito inorgnico ento se liga ao grupo amina da sulfanilamida, nesse momento os nitrognios dos dois grupos se ligam em uma ligao tripla e o oxignio do nitrito e os hidrognios do grupamento amina passa a formar uma molcula de gua. Isso acaba deixando o nitrognio proveniente do nitrito com carga positiva, e por isso, ele forma com o cloreto diludo na soluo um sal diaznico com o resultante da sulfanilamida.

Aps, para que ocorra a formao do alaranjado-2 necessrio um processo chamado de acoplamento azo onde a poro positiva do sal diaznico vai ser acoplado a um 2-naftol, tambm necessrio a presena de meio bsico. Nesse processo um dos pares de eltrons do anel benznico passa a se ligar com o on positivo do sal, de forma que este e a hidroxila do 2naftol fiquem dispostos na posio orto, que um configurao mais estvel.

CLCULOS Dados do experimento: Massa molar da sufanilamida = 172,20 g/mol Massa molar do alaranjado II = 328,37 g/mol Massa experimental de sufanilamida = 0,36 g 1) Clculo da massa terica do alaranjado II (1:1) 1 x M sulfanilamida -- 1 x M alaranjado II m sulfanilamida -- m alaranjado II 172,20 g -- 328,37 g 0,36 g -- m m = 0,686 g

2) Clculo da massa experimental do alaranjado II M1: Massa do papel de filtro + massa do vidro relgio = 119,10 g M2: Massa do papel filtro + vidro relgio + alaranjado II = 119,60 g M3: Massa experimental do alaranjado II = M2 - M1 = 0,6 g 3) Clculo do rendimento do alaranjado II n = (massa experimental / massa terica) x 100% n = (0,6 / 0,686) x 100% n = 87,46% O bom rendimento decorrente de uma provvel pequena perda de massa. Geralmente, o que ocorre nos experimentos com vrios processos, como diversas extraes e destilaes uma grande perda de massa. Neste experimento, os processos foram bem simples, somente foram misturados os reagentes, e no final fez-se uma filtrao em funil de Buchner. Outro ponto a ser discutido o fato dos corantes absorverem impurezas, o que obviamente, promove um aumento na massa final e por consequencia um falso rendimento. Esta discusso vlida considerando que o processo de secagem foi natural, iniciando-se logo aps a sua separao, deixando-o ao ar livre por alguns dias at ser efetuada a nova pesagem. Sobre o teste de pH, foi evidente a mudana na colorao tanto no meio bsico como no meio cido. Verificou-se um tom vinho/violeta no meio bsico e o caracterstico tom alaranjado no meio cido. CONCLUSO Realizando o presente experimento, acrescentou-se mais um assunto na pauta dos conhecimentos qumicos. Foi estudado um tipo especial de corante, o alaranjado II, que um corante AZO. Os corantes so compostos qumicos orgnicos que possuem a propriedade de absorver luz visvel de forma seletiva, razo pela qual aparecem coloridos, devido presena de grupos cromforos tais como: nitro, nitroso, azo e carbonila. A cor intensidicada e/ou modificada por grupos auxocromos, como etila, nitro, amino, sulfnico, hidroxila, metxi, etxi, cloro e bromo. O objetivo do experimento consistia basicamente na sntese de um corante azobenzeno, utilizando sulfanilamida, cido clordrico, nitrito de sdio, hidrxido de sdio 2-naftol e gua

como reagentes. Em um segundo momento, o foco era separar o produto desejado e fazer um teste de pH. Atingiu-se os resultados esperados aps o estabelecimento de suas respectivas reaes e a efetuao dos procedimentos descritos, destacando a filtrao com funil de Buchner para a separao do corante. Como visto, a reao para a produo de um azobenzeno constitui-se de duas partes, sendo a primeira a reao de diazotao, que consiste na produo do sal de diaznico. E a segunda reao a de acoplamento. A estabilidade da molcula do corante diretamente associada fora de ligao qumica dos tomos componentes dos grupos cromfores e auxocromos. O resultado final alcanado foi como o esperado, aps separao e secagem, foi obtido um material granulado de cor alaranjada forte. Por se tratar de um corante, pode provocar manchas facilmente, pois os grupos auxocromos sulfnicos tornam a molcula do corante solvel em meio aquoso e aumentam a afinidade pelas fibras no processo do tingimento. O experimento teve um bom rendimento de 87,46%, justificado pela pequena perda de massa, e/ou pela absoro de impurezas que aumentam o peso final. O teste de pH foi satisfatrio, diferenciando perfeitamente os meios tanto bsico como cido. Por fim, um dos aspectos mais importantes dos corantes a sua durabilidade, ou propriedade de permanncia sem alterao de sua cor, a isso chamamos de resistncia ou solidez luz. Foi muito importante a execuo do experimento, as reaes dos corantes azo e os conhecimentos sobre corantes no geral so novos assuntos acrescentados a vida acadmica, que sempre busca priorizar a formao do Engenheiro Qumico. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS CORANTES. Disponvel em: <http://alkimia.tripod.com/corantes.htm> Acesso: 15 de Agosto de 2010 KURMAN, L.G. Qumica Orgnica Fundamentos terico-prcticos para el laboratorio. 5 Ed. Buenos Aires: EUDEBA. REGER,D.; SCOTT, G.; MERCER, E. Qumica: Princpios e Aplicaes. Lisboa: Fundao Calouste Gulbenkian, 1997. SOLOMONS, T.W.G. Qumica Orgnica Vol. 1, 6a Ed. Rio de Janeiro: Livros Tcnicos e Cientficos, 1996. ROBBINS, M.O., Chemical Engineering Progress. 1980. TESTE DO AMIDO. Disponvel em: <http://www.fcfar.unesp.br/alimentos/bioquimica/praticas_ch/teste_amido.htm> Acesso em: 16 de Agosto de 2010.

You might also like