You are on page 1of 8

CURSO DE SOLDAGEM

TCNICAS DE SOLDAGEM DE COMPONENTES Esta pgina muito importante para aqueles que trabalham ou querem trabalhar com eletrnica ou mesmo para quem gosta de eletrnica por hobbie. Uma boa soldagem o primeiro passo para o perfeito funcionamento de qualquer circuito eletrnico. Atualmente os ferros de solda mais utilizados so os de 30 e os de 40 W. Abaixo vemos estes dois tipos, assim como a estrutura interna desta importante ferramenta:

O ferro de solda ou soldador formado por um tubo de ferro galvanizado contendo uma resistncia de nquel-cromo e uma ponta metlica em seu interior. Ao passar corrente eltrica pela resistncia, esta aquece a ponta at chegar numa temperatura apropriada para derreter a solda. Abaixo temos vrios tens relacionados com uma boa soldagem. s clicar:

LIMPEZA DO FERRO DE SOLDA Existem muitas marcas de ferros de solda. Algumas muito boas como "Hikary", "Weller", "Fame", etc e outras no to boas. Porm qualquer que seja a marca do soldador, devemos tomar alguns cuidados para ele durar o mximo tempo possvel: Limpeza e estanhagem da ponta - Segure o ferro pelo cabo e medida que ele vai esquentando, derreta a solda na ponta para esta ficar brilhante e da cor do estanho. Abaixo vemos como deve ficar:

Quando a ponta j est quente, vai acumulando uma crosta de sujeira. Para limp-la basta passar numa esponja de ao ou numa esponja vegetal mida, daquelas que vm no suporte do ferro. Tambm possvel comprar esta esponja separada. NO SE DEVE NUNCA LIXAR OU LIMAR A PONTA. ISTO ACABA RAPIDAMENTE COM A MESMA. MANUTENO DO FERRO DE SOLDA 1 - Troca da resistncia - Os ferros mais caros podem ter a resistncia trocada com certa facilidade e compensa. Desparafuse e retire a ponta. Tire os parafusos do cabo e empurre o fio da resistncia para dentro. Retire o "espaguete" da emenda da resistncia. No perca estes "espaguetes" j que alm de isolantes eltricos, so isolantes trmicos. Coloque a nova resistncia dentro do tubo metlico. Refaa a emenda do cabo de fora e recoloque os "espaguetes". Posicione a resistncia at ela encostar bem perto da ponta. Recoloque os parafusos do cabo e a ponta. Abaixo vemos o procedimento:

2 - Troca da ponta - Basta retirar o parafuso que prende a mesma e retir-la do tubo da resistncia. Na colocao da ponta nova, no deixe-a muito para fora seno ela esquentar pouco. Abaixo vemos como deve ficar:

A SOLDA Existem diversas marcas de solda para eletrnica. Uma marca de solda considerada de boa qualidade quando, ao se fazer uma soldagem com um ferro de solda limpo e estanhado, esta soldagem ficar brilhante. Se ficar opaca (cinza) a solda no de boa qualidade. As soldas de boa qualidade so "Best", "Cobix", "Cast", etc. Abaixo vemos um tubinho e uma cartela de solda. Ela tambm vendida em rolo de 500 g e 250 g como visto:

As soldas usadas em eletrnica possuem 30 % de chumbo e 70 % de estanho, alm de uma resina para a solda aderir ao circuito. Esta resina era substituda antigamente pela "pasta de solda" (breu). APLICAO DE SOLDA NOS CIRCUITOS ELETRNICOS 1 - Segue o ferro de solda da mesma forma que o lpis para escrever; 2 - Limpe e estanhe a ponta do ferro de solda; 3 - Encoste a ponta ao mesmo tempo na trilha e no terminal do componente. Mantenha o ferro imvel durante esta operao; 4 - Aplique solda na trilha at ela cobrir toda a ilha e o terminal do componente; 5 - Retire o ferro rapidamente. A operao da soldagem deve ser feita rapidamente para no danificar as trilhas da placa. Abaixo vemos o procedimento:

SUGADORES DE SOLDA Esta ferramenta usada para retirar a solda do circuito. formada por um tubo de metal ou plstico com um embolo impulsionado atravs de uma mola. Abaixo vemos diversos modelos de sugadores de solda:

Para o sugador durar o mximo de tempo possvel, de vez em quando temos que desmont-lo para fazer uma limpeza interna e colocar grafite em p para melhorar o deslizamento do embolo. Tambm podemos usar uma "camisinha" para proteger o bico. A "camisinha" um bico de borracha resistente ao calor e adquirido nas lojas de ferramentas ou componentes eletrnicos.

USO CORRETO DO SUGADOR DE SOLDA Abaixo vemos a sequncia para aplicar o sugador de solda e retirar um componente de uma placa de circuito impresso:

1 - Encoste a ponta do ferro na solda que vai ser retirada. O recomendvel aqui colocar um pouco mais de solda no terminal do componente. Isto facilita a dessoldagem; 2 - Derreta bem a solda no terminal do componente; 3 - Empurre o embolo (pisto) do sugador e coloque-o bem em cima da solda na posio vertical, sem retirar o ferro;

4 - Aperte o boto, o pisto volta para a posio inicial e o bico aspira a solda para dentro do sugador; 5 - Retire o ferro e sugador ao mesmo tempo. Agora o componente est com o terminal solto. Se ficar ainda um pouco de solda segurando o terminal, coloque mais e repita a operao. ACESSRIOS PARA SOLDAGEM Estes acessrios so basicamente uma esponja vegetal que deve ser umedecida para limpar a ponta do ferro, suportes para colocar o ferro aquecido e a pasta de solda (breu) usada quando vamos soldar numa superfcie onde difcil a aderncia da solda. Abaixo vemos os elementos citados:

PISTOLA DE SOLDA um tipo de ferro de solda que aquece a ponteira quase instantaneamente quando apertamos um boto que ele tem em forma de gatilho. Tambm tem uma pequena lmpada para iluminar o local onde est sendo feita a soldagem. Este ferro indicado para soldas mais pesadas, ou seja, componentes grandes com terminais mais grossos. Abaixo vemos um tipo de pistola:

You might also like