You are on page 1of 1

Ativao de conhecimento prvio

O que voc entende como pausa? Em relao ao texto o que voc espera que vai acontece r com essa histria de ttulo Pausa? Leitura do texto; Levantamento de vocabulrio (pedir ao aluno para grifar palavras que foram difceis de entender no texto). Quando as suas atividades cotidianas lhes oferecem uma pausa como vocs desfrutam essa pausa?

Antecipao de contedo ou propriedades do texto A narrativa relaciona fuga do cotidiano aos problemas e crises existenciais. Qual a relao que podemos fazer com o nosso dia a dia? Como as pessoas costumam fugir dos problemas? Checagem de hiptese Aps ler o texto, sua opinio continua a mesma?

Generalizaes O que leva o personagem Samuel a sair todos os domingos pela manh para dormir em um hotel? H elementos no texto que sugerem que o personagem tem dupla personalidade? Voc concorda com as atitudes que Samuel demonstra durante a narrativa? Na sua opinio, a solido pode resolver dramas pessoais e psicolgicos? Voc consegue identificar no texto a passagem do tempo cronolgico e psicolgico?

Percepo de relao de intertextualidade e outras linguagens Voc conhece outro texto ou uma msica que tenha relao com o texto Pausa? Apresentar aos alunos a imagem de Rodin, O Pensador. Voc acha que essa escultura dialoga com o texto de Moacyr Scliar? Por que? Voc acha que o texto pode ser associado com a histria de Alice no pas das maravilhas, quando ela adormece e sai da realidade indo para um universo fantasioso? Sugesto de msicas para levar em sala de aula: Vamos fugir, Cotidiano, Ou bola ou blica.

You might also like