You are on page 1of 11

Ano Lectivo 2010/2011 REA DE INTEGRAO Agrupamento de Escolas de Fronteira Escola Bsica Integrada Frei Manuel Cardoso 12 Ano

Apresentao n 3

A Integrao no Espao Europeu

Pedro Bandeira Simes Professor

Tema-Problema 5.1 A integrao no espao europeu


Portugal e a Unio Europeia
Portugal aderiu CEE a 1 de Janeiro de 1986. O Tratado de adeso foi assinado a 12 de Junho de 1985. A CEE passou a ser composta por 12 Estados-membros. Algumas das transformaes introduzidas pela adeso CEE: modernizao tecnolgica; alteraes na agricultura; melhoria das infra-estruturas. Nos cinco anos que precederam sua adeso, o nosso pas beneficiou de um conjunto de fundos, com vista adaptao da economia nova realidade europeia. Actualmente beneficia de fundos estruturais organizados no Quadro de Referncia Estratgico Nacional.

A integrao na CEE implicou vrias mudanas ao nvel da: reformulao da legislao interna; liberalizao dos movimentos de capitais, pessoas e servios; aplicao de polticas comuns.

Os Estados-membros da UE
Desde a sua origem, em 1957, a CEE passou por vrias vagas de alargamentos: 1.- de 6 pases fundadores passou a ser composta por 9 Estados-membros; 2. - adeso da Grcia; 3. - adeso de Portugal e Espanha; 4. - adeso da ustria, Finlndia e Sucia; 5. - adeso de Chipre e Malta e ainda de oito Estados da Europa de Leste; 6. - adeso da Romnia e da Bulgria.

A UE e o alargamento
A 1 de Maio de 2004 aderiram 10 novos Estadosmembros UE, passando esta a ser composta por 25 membros:
Bulgria, Repblica Checa, Estnia, Letnia, Litunia, Hungria, Polnia, Repblica Eslovaca, Malta e Chipre. Em 2007 foi a vez da Romnia e da Bulgria se juntarem a este grupo.

A Unio Europeia passou, assim, a ser composta por 27 Estados-membros.

A UE e o alargamento
Para passarem fase final do processo de adeso os novos Estados-membros tiveram de cumprir os Critrios de Copenhaga:

critrios de ordem poltica; critrios de ordem econmica; critrios de adopo do acervo comunitrio.

O futuro do alargamento
Em 2005, a UE abriu negociaes com a Crocia, a Repblica da Macednia e a Turquia.

Estes pases encontram-se em fase de implementao de reformas internas para que possam, futuramente, fazer parte da EU.
A Turquia o pas que se encontra numa fase menos avanada.

O futuro do alargamento
Em 2005, a UE iniciou o processo de aproximao com a Albnia, a Srvia, o Montenegro e a BsniaHerzegovina.

Estes pases so, em 2007, candidatos potenciais. Encontram-se na fase de implementao de reformas internas e de processos de estabilizao. Entre 2007 e 2013 beneficiaro de ajudas financeiras de pradeso, de forma a reestruturarem as suas economias e sociedades.

Actualmente, a posio da UE face ao alargamento de prudncia


quanto a compromissos futuros.

Programas da UE para a Juventude e Formao


Com vista a estreitar os laos que ligam todos os povos da Unio Europeia, so desenvolvidos programas de parceria entre todos os cidados da EU. Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida Comenius; Erasmus; Grundtvig; Leonardo da Vinci.

Vantagens e desvantagens da integrao de Portugal na UE

Razes da integrao de Portugal na CEE:

consolidao da jovem democracia; consolidao da estabilizao poltica; promoo do desenvolvimento da sua economia; acompanhar o processo de integrao.

Vantagens e desvantagens da integrao de Portugal na UE


Vantagens
aumento do comrcio com os pases da CEE; aumento do investimento estrangeiro em Portugal; modernizao das infra-estruturas; alteraes no sistema financeiro; legislao sobre a defesa do ambiente; legislao do trabalho.

Desafios
aumento da concorrncia; falta de competitividade da economia nacional; crise da economia portuguesa; profunda crise na agricultura; crescimento das importaes superior ao das exportaes.

O alargamento e os novos desafios para Portugal A ltima vaga de alargamento da UE traz grandes desafios economia portuguesa:

reduo dos fundos estruturais e de coeso; aumento da concorrncia; deslocalizao do IDE para os novos Estados-membros; aumento do fluxo migratrio; diminuio do peso poltico de Portugal nas instituies comunitrias.

You might also like