You are on page 1of 7

O MODALISMO NA MSICA POPULAR URBANA DO BRASIL Autor: Vicente Samy Ribeiro, Faculdade de Artes do Paran, Curitiba-PR

Resumo Este trabalho pretende abordar os procedimentos modais adotados em composies pertencentes ao universo da msica popular urbana do Brasil. Esta abordagem se dar atravs da anlise de obras registradas em partituras e gravaes, buscando localizar padres recorrentes caractersticos do modalismo.. Se na primeira metade do sculo XX a msica popular urbana essencialmente tonal o samba e o choro, mais importantes gneros deste perodo, a despeito das suas razes rtmicas africanas, possuem uma estrutura harmnico-meldica tonal, de filiao europia na virada para a segunda metade do sculo a influncia do modalismo (que sempre estivera presente na msica de tradio oral) faz-se sentir, sobretudo a partir do surgimento da emblemtica figura de Luiz Gonzaga, introdutor dos gneros musicais nordestinos no universo da msica popular urbana, a partir dos anos 40. O modalismo renovar sua presena na obra de toda uma linhagem de sucessores de Luiz Gonzaga, influenciando ainda uma srie de compositores no necessariamente ligados ao universo da msica nordestina. No presente trabalho pretendemos realizar um mapeamento do modalismo na msica popular urbana do Brasil, analisando os procedimentos harmnicos e meldicos modais adotados na composio de canes deste universo, em seus diversos perodos e gneros. Pretendemos ainda, a partir deste mapeamento, formular bases para a organizao e sistematizao do repertrio de msica modal dentro da msica popular urbana, fornecendo subsdios para pesquisas futuras e contribuindo para a aceitao desta msica no meio musical acadmico, como gnero autntico e de carter artstico.

palavras-chaves msica popular urbana / modalismo / anlise musical / harmonia

Problematizao A simples observao prtica de nossa msica nos remete de imediato a algumas questes. Quais as reais afinidades entre a msica popular urbana e a msica de tradio oral? Em que medida o modalismo pode ser entendido como um elemento agregador e unificador destes dois universos? E ainda, como se d o aproveitamento dos elementos musicais de tradio oral por parte dos compositores da msica popular urbana e em que medida seus procedimentos diferem daqueles adotados pelos compositores ditos eruditos? Estas perguntas podem nos trazer respostas, no mnimo, reveladoras. Lamentavelmente, os meios musicais acadmicos ainda se encontram presos a categorias que organizam a msica em compartimentos estanques, que nem sempre fazem jus rica e diversificada realidade que se afigura; msica erudita, msica popular e msica folclrica so conceitos cada vez mais permeveis e imprecisos. O que faz de Camargo Guarnieri um compositor erudito e Edu Lobo um compositor popular, se ambos dominam a escrita musical, a harmonia, o contraponto, a orquestrao e tcnicas de composio como a variao e o desenvolvimento? O que torna uma cano de autor desconhecido mais folclrica que uma cano de Luiz Gonzaga? Algumas intuies, resultantes de uma longa e ininterrupta prtica musical, levam este autor a acreditar que a msica brasileira no cabe nas referidas categorias. E um dos elementos reveladores desta permeabilidade de universos musicais no entender deste autor, enriquecedora seria justamente o modalismo, elemento caracterstico da tradio oral presente em parte significativa da produo da msica popular urbana. O estudo sistemtico dos procedimentos modais adotados na msica popular urbana pode nos ajudar a responder algumas de nossas perguntas.

Justificativa A msica popular urbana raramente desperta o interesse dos estudiosos de msica os trabalhos sobre MPB, em geral, so escritos por jornalistas, historiadores, audifilos, ou ainda, curiosos, profissionais que na maior parte dos casos desconhecem os aspectos tcnicos e formais da criao musical. Este fenmeno se d, em nosso entender, devido forte presena no meio acadmico, ainda nos dias de hoje, do pensamento de Mrio de Andrade. O escritor e musiclogo paulista, que estabeleceu a distino entre as msicas erudita, folclrica e popular, foi em parte responsvel pela estigmati-

zao pelo menos no meio acadmico da msica popular urbana, supostamente um gnero menor. Em seu Ensaio sobre a msica Brasileira (1928) ele se refere a uma suposta influncia deletria do urbanismo e sugere que o estudioso da msica do povo esforce-se para discernir o que virtualmente autctone, o que tradicionalmente nacional, o que essencialmente popular, enfim, do que popularesco, feito a feio do popular, ou influenciado pelas modas internacionais.1 Em Msica, doce msica, mais especificamente no artigo Msica Popular, publicado originalmente em 1939, Andrade distila seus preconceitos ao discorrer sobre um concurso de msica popular realizado no Rio de Janeiro:
Nos primeiros dias deste ms deu-se enfim o grande concurso de lanamento das msicas para o prximo carnaval. () Embora se trate de um gnero musical que, tal como foi apresentado, uma espcie de submsica2, a festa atraiu nada menos que 300 mil pessoas.3 No geral os compositores atuais de sambas, marchinhas e frevos so indivduos que, sem serem nitidamente populares, j desprovidos de qualquer validade propriamente apelidvel de folclrica, sofrem todas as instncias e aparncias culturais da cidade, sem terem a menor educao musical ou potica.4

O pensamento de Mrio de Andrade serviu de fundamentao para o chamado movimento nacionalista, cujos compositores, em sua maioria, utilizaram-se somente da boa msica rural5 como fonte de inspirao para sua msica de concerto.6 Um dos resultados desta estigmatizao que pouco se pesquisou, pouco se escreveu, pouco se pensou a respeito da msica popular urbana, pelo menos no que se refere aos seus aspectos estticos, tcnicos e formais. O espao deixado pelos musiclogos acabou
1

Andrade, Mrio de. Ensaio sobre a msica brasileira. p. 167-168 apud Wisnik, Jos Miguel. O Nacional e o

popular na Cultura Brasileira.


2 3 4 5

o grifo meu. Andrade, Mrio. Msica, doce msica. p. 278 Idem. p. 279 Expresso utilizada por Jos Miguel Wisnik em O Nacional e o popular na Cultura Brasileira, no sem um

toque de fina ironia.


6

Este preconceito reforado ainda pelo pensamento de Theodor Adorno, que associava necessariamente a

msica popular indstria cultural, atribuindo-lhe to somente um papel diluidor e causador de uma suposta regresso da escuta. Julio Medaglia, em artigo intitulado Balano da Bossa Nova, publicado originalmente no Suplemento literrio de O Estado de So Paulo, em 1966 defende uma posio mais flexvel, distinguindo duas categorias dentro do universo da chamada msica popular: o primeiro tem suas razes na imaginao popular e aproveitado e divulgado pelo rdio, pela TV, pelo filme e pela gravao; o outro a espcie de msica popular que fruto da prpria indstria de telecomunicao (Campos, Augusto de [org.]. Balano da bossa e outras bossas. p. 68)

sendo ocupado por respeitabilssimos pensadores de outras reas, como Jos Ramos Tinhoro e Jos Miguel Wisnik, que produziram excelentes estudos sobre o assunto, mas sempre sob uma olhar que no o musicolgico, mas um olhar histrico, sociolgico, antropolgico ou semitico. Cabe a ns, msicos, resgatar a imensa lacuna que se criou, e comear a emprestar o nosso conhecimento ao estudo sistemtico da msica popular urbana, entendida pelo senso comum como uma expresso autntica da cultura brasileira, mas ainda sem o correspondente reconhecimento por parte dos meios musicais acadmicos. Um estudo sobre o modalismo na msica popular pode ser uma pequena contribuio neste processo.

Objetivos da investigao O objetivo central deste trabalho mapear a produo de msica modal dentro do universo da msica popular urbana do Brasil, observando em que medida existe um dilogo entre este universo e o da msica de tradio oral. Dentre os objetivos especficos, podemos enumerar os seguintes: Analisar e sistematizar os procedimentos harmnicos e meldicos de carter modal adotados na composio de canes no universo da msica popular urbana do Brasil; Formular bases para a organizao e sistematizao do repertrio de msica modal dentro da msica popular urbana do Brasil; Contribuir para a aceitao da msica popular urbana do Brasil como gnero autntico e de carter artstico.

Pressupostos Tericos Jos Siqueira, em seu O Sistema Modal na Msica Folclrica do Brasil, organiza as escalas presentes na msica brasileira em um sistema trimodal, composto por 3 modos denominados reais modo mixoldio, modo ldio e um terceiro modo que se forma como hbrido dos dois anteriores, com a estrutura de um modo maior com 4a aumentada e 7a menor e 3 modos derivados, formados a partir do 6o grau dos modos reais (em uma relao anloga a que existe entre os modos maior e relativo menor) modo frgio, modo drico, e um terceiro modo formado como hbrido dos dois anteriores, com a estrutura de um modo menor com 2a menor e 6a maior.

Cabe aqui acrescentar aos modos sistematizados por Siqueira o modo elio (ou menor natural), que na msica tonal nunca aparece como modo puro, sendo freqentemente modificado pela alterao ascendente do 7o grau, tornando-se modo menor harmnico. Verificaremos, em contrapartida, a sua frequente utilizao neste caso como modo puro, sem alterao na msica modal brasileira. Jos Miguel Wisnik, em seu O Som e o Sentido, ressalta o sentido de ethos desempenhado pelos modos:
Nas sociedade pr-modernas, um modo no apenas um conjunto de notas mas uma estrutura de recorrncia sonora ritualizada por um uso [. . .] As notas reunidas na escala so fetichizadas como talisms dotados de certos poderes psicossomticos, ou, em outros termos, como manifestao de uma eficcia simblica (dada pela possibilidade de detonarem diferentes disposies afetivas: sensuais, blicas, contemplativas, eufricas ou outras). Esse direcionamento pragmtico do modo (que se consuma no seu uso sacrificial ou solenizador), j est geralmente codificado pela cultura, onde o seu poder de atuao sobre o corpo e a mente compreendido por uma rede metafrica maior, fazendo parte de uma escala geral de correspondncias, onde o modo pode estar relacionado, por exemplo com um Deus, uma estao do ano, uma cor, um animal, um astro.

Neste trabalho, iremos abordar o modalismo na msica popular urbana brasileira sob dois olhares: o olhar tcnico, analtico, que identificar e sistematizar procedimentos modais na msica de compositores como Luiz Gonzaga, Baden Powell, Edu Lobo e Guinga; e o olhar esttico, que buscar identificar os efeitos simblicos, as correspondncias sonoras, os sentidos que se ocultam por trs da utilizao de cada uma das estruturas modais, ou seja, dos modos enquanto ethos.

Procedimentos metodolgicos utilizados para a realizao da pesquisa 1. pesquisa de repertrio: Levantamento do repertrio de msica modal na obra de compositores que se utilizaram frequentemente do modalismo em suas canes: Luiz Gonzaga, Joo do Vale, Dorival Caymmi, Baden Powell, Antnio Carlos Jobim, Srgio Ricardo, Geraldo Vandr, Sidney Miller, Edu Lobo, Guinga, Alceu Valena, Geraldo Azevedo, Dominguinhos, Lenine, Milton Nascimento, Tavinho Moura e L Borges. Levantamento do repertrio de msica modal na obra de outros compositores da msica popular urbana, que empregaram o modalismo como uma ferramenta eventual: Ary Barroso, Caetano Veloso, Chico Buarque, Djavan, Gilberto Gil. A pesquisa se dar a partir do repertrio registrado

em partituras e, na ausncia destes registros, a partir de gravaes fonogrficas, que sero devidamente transcritas. 2. transcrio de partituras Todas as canes pesquisadas sero devidamente transcritas mesmo as que j esto registradas em forma de partitura para obter-se uma padronizao de formato grfico. O software empregado ser o Finale 2005, programa utilizado largamente na editorao profissional de msica. 3. Anlise harmnica e meldica As canes levantadas sero analisadas em sua estrutura harmnica e linha meldica. No que se refere a linha meldica, sero observados os modos empregados e ainda, os padres meldicos recorrentes e sua relao com a msica de tradio oral; no que se refere harmonia, observaremos a relao entre o material harmnico empregado e o modo sobre o qual a linha meldica construda, buscando tambm as recorrncias de padres harmnicos. Tomaremos como ponto de partida os padres de anlise da literatura musical; sabemos de antemo, contudo, que algumas especificidades da msica popular urbana podem criar a necessidade de se estabelecer novos critrios. 4. classificao do repertrio A partir da anlise das canes, criaremos padres para classificar o repertrio, no somente a partir dos modos empregados, mas sobretudo com base nas distintas abordagens do material harmnico e meldico. 5. Relatrio final O texto final a ser produzido apresentar anlises detalhadas de algumas das obras pesquisadas, procurando contemplar toda a gama de procedimentos modais empregados na msica popular urbana. Apresentaremos tambm anlises comparativas, procurando demonstrar de que maneira um mesmo material sonoro pode receber tratamentos distintos. Encerrando o texto, exporemos as concluses decorrentes da anlise do material pesquisado. Como anexo ao trabalho, apresentaremos uma listagem de todas as obras pesquisadas, devidamente classificadas.

Contribuies que a pesquisa pretende oferecer rea de estudo Este trabalho pretende realizar um mapeamento do modalismo na msica popular urbana do Brasil, analisando os procedimentos harmnicos e meldicos modais adotados

na composio de canes deste universo, em seus diversos perodos e gneros. Pretende ainda, a partir deste mapeamento, formular bases para a organizao e sistematizao do repertrio de msica modal dentro da msica popular urbana, fornecendo subsdios para pesquisas futuras e contribuindo para a aceitao desta msica no meio musical acadmico, como gnero autntico e de carter artstico.

Referncias Bibliogrficas ALVARENGA, Oneyda. Msica Popular Brasileira. 2a ed. So Paulo: Duas Cidades, 1982. ANDRADE, Mrio. Ensaio sobre a msica brasileira. So Paulo: Martins, 1962. ANDRADE, Mrio. Msica, doce msica. So Paulo: Martins, 1963 BRAGA, Luis Otvio. Msica Urbana no Rio de Janeiro entre 1930 e o final do Estado novo: a construo de uma memria. Disponvel em http://www. Brazilian music.com/artigos/braga BROWER, Leo. Sintesis de la armonia contempornea. Havana: ICR, s/data. CAMPOS, Augusto de [org.]. Balano da bossa e outras bossas. 2a ed, ampliada. So Paulo: Perpectiva, 1974 PAZ, Ermelinda Azevedo. O modalismo na msica brasileira. Braslia: Musimed, 2002 PERSICHETTI, Vincent. Armonia del Siglo XX. Madrid: Real Musical, 1985 SIQUEIRA, Jos. O Sistema Modal na Msica Folclrica do Brasil. WISNIK, Jos Miguel, SQUEFF, nio. O nacional e o popular na cultura brasileira: Msica. So Paulo: Brasiliense, 1992. WISNIK, Jos Miguel. O som e o sentido. So Paulo: Companhia da Letras, 1986

You might also like