You are on page 1of 18

1

REUTILIZAO DE AREIA REGENERADA TERMICAMENTE (1)


Fabiano Peixoto (2) Wilson Luiz Guesser (3) RESUMO O presente trabalho aborda o estudo das propriedades tecnolgicas da areia de macharia regenerada termicamente e a influncia de suas caractersticas no processo de religao via sistema ligante Caixa Fria fenlico uretnico. O processo de regenerao aplicado consiste de planta industrial baseada na tecnologia de forno de leito fluidizado. Aps regenerao, as areias sofreram religao em laboratrio para avaliao das propriedades mecnicas, seguido da caracterizao fsico-qumica da areia-base, discusso e comparao com as caractersticas e propriedades das areias novas. Verificou-se que a areia regenerada apresenta caractersticas fsicas e qumicas diferenciadas em relao s areias novas, as quais no afetam as propriedades mecnicas mas diminuem a vida til das misturas. PALAVRAS CHAVE: Areia de fundio, Caixa Fria, Regenerao. ABSTRACT It was studied the technological properties of the thermally reclaimed core sand and the influence of the characteristics in the rebonding process in the phenolic urethane Cold Box process. The reclamation process applied consists of industrial plant based on the technology of fluidized bed calciner system. After reclamation, the sands were rebonded in laboratory for evaluation of the mechanical properties, followed by the physical and chemical characterization of the base sand, discussion and comparison with the characteristics and properties of the new sands. It was verified that the reclaimed sand presents differentiated physical and chemical characteristics in relation to the new sands, which don't affect the mechanical properties but they reduce bench life of the mixtures. WORDS KEY: Foundry sand, Cold Box, Reclamation. (1) Contribuio ao CONAF-ABIFA, So Paulo, 24 a 26 de setembro de 2003. Este trabalho contm parte dos resultados da Dissertao de Mestrado de Fabiano Peixoto, realizado na Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC. (2) Engenheiro Qumico, Mestre em Engenharia de Materiais e Processos Avanados. Tupy Fundies Ltda. Coordenador Laboratrios - Engenharia Metalrgica. (3) Engenheiro Metalurgista, Mestre em Engenharia, Doutor em Engenharia. Tupy Fundies Ltda. Diretor-Gerente Engenharia Metalrgica. Professor da Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC.

1. INTRODUO As tendncias de gerenciamento ambiental tm evoludo em funo da regulamentao mundial estabelecida para as questes de desenvolvimento sustentvel, de forma a substituir as alternativas corretivas por medidas preventivas. A diminuio da gerao de resduos e a reciclagem dos mesmos constituem prticas consideradas bsicas e necessrias, atingindo objetivos de natureza ambiental e econmica, atravs da reduo de consumo de materiais e economia de taxas de disposio em aterros controlados. A indstria de fundio, apesar de empregar em seu processo grandes quantidades de materiais metlicos reciclados, possui como um dos principais excedentes de seu processo de fabricao as areias residuais dos sistemas de moldagem e macharia, as quais no so classificadas como materiais inertes para a disposio. A regenerao de areias de fundio um tema apresentado na literatura h mais de 40 anos, sendo aplicada atravs de diferentes processos em fundies do mundo todo. Atualmente constitui uma alternativa tcnica e economicamente vivel, dependendo dos volumes a regenerar, sendo considerada uma operao padro da indstria de fundio. A regenerao de areia o processo pelo qual as areias de moldagem e macharia tornam-se reaplicveis, podendo substituir total ou parcialmente a areia nova [1] e consiste no tratamento fsico, qumico ou trmico de um agregado refratrio para permitir sua reutilizao sem significante perda das propriedades originais na aplicao envolvida [2, 3]. O processo no deve ser confundido com a recuperao de areia, a qual consiste na reintroduo da areia usada no prprio sistema, sendo necessrio apenas a aplicao de operaes de desagregao de grumos e remoo de finos e materiais metlicos [3, 4]. As propriedades tecnolgicas de reaplicao do material so funo das caractersticas fsico-qumicas do agregado base regenerado, as quais so definidas pelo tipo de processamento aplicado. A qualidade da areia-base possui efeito dramtico no desempenho do processo de macharia Caixa Fria. As caractersticas granulomtricas, morfolgicas, qumicas e aspectos como temperatura e umidade influenciam diretamente na vida til da mistura bem como nas propriedades mecnicas dos machos [5, 6]. As areias regeneradas podem possuir suas caractersticas fsicas e qumicas alteradas em funo das operaes unitrias a que so submetidas bem como pela presena de agentes contaminantes residuais oriundos do processo de macharia. Tais caractersticas modificadas podem influenciar negativamente no desempenho do sistema ligante e sero abordadas a seguir. 2. MTODOS EXPERIMENTAIS O objetivo do presente trabalho consiste na avaliao das propriedades tecnolgicas da areia regenerada e estudo das caractersticas de influncia da areia base no processo de religao atravs do sistema ligante Caixa Fria fenlico uretnico. O trabalho experimental foi subdivido nas seguintes etapas:

1. Regenerao dos resduos de areia de macharia atravs de processo trmicos via forno de leito fluidizado. 2. Religao dos materiais em laboratrio e caracterizao das propriedades mecnicas. 3. Caracterizao analtica das areias regeneradas e novas (areia padro e de processo de fabricao de machos). 4. Discusso e comparao dos resultados e relaes entre as caractersticas fsico-qumicas da areia regenerada e areias novas e seus efeitos nas propriedades tecnolgicas. O fluxograma da figura 1 demonstra as etapas do procedimento experimental.

Areia de slica padro Mdulo de Finura 50 57 AFS

Areia de slica nova Mdulo de Finura 50 57 AFS

Processo de fabricao de machos Caixa Fria e Caixa Quente

Separao de areia a regenerar (bicos, quebras, refugos, grumos)

Processo de regenerao trmica via forno de leito fluidizado

Amostragem Religao em laboratrio via processo Caixa Fria fenlico uretnico

Ensaios tecnolgicos Resistncia trao imediata Resistncia trao aps 24 horas Resistncia trao aps 24 horas em cmara mida Vida de banca

Ensaios analticos Umidade Perda ao fogo Granulometria Aspecto superficial Demanda cida Anlise qumica

Comparao e discusso dos resultados

Figura 1. Fluxograma de elaborao e caracterizao dos materiais.

O material a ser regenerado consiste de restos de machos refugados, pinos de sopros e resduos de limpeza de equipamentos dos processos Caixa Fria e Caixa Quente, com areias de mdulo de finura 50/57 AFS, utilizado na produo de machos para blocos e cabeotes de motores. O processo de regenerao trmica via leito fluidizado utilizado consiste de uma planta industrial instalada na unidade de fabricao de blocos e cabeotes da Tupy Fundies Joinville. A instalao utilizada para a regenerao trmica de resduos de areias ligadas pelos processos de macharia Caixa Fria e Caixa Quente, possuindo capacidade produtiva de 5 t/h e composta pela seqncia de operaes apresentada na figura 2.

1.Silo areia destorroada 2. Forno leito fluidiz.

3. Resfriador 4. Classificador

Figura 2. Esquema da planta de regenerao trmica via forno de leito fluidizado. A operao de destorroamento realizada atravs de peneira vibratria, seguida do transporte do material, via elevador de canecos, aos silos de alimentao do forno de leito fluidizado. Esta etapa possui sistema de exausto e separao magntica, objetivando a remoo do material fino gerado pela quebra de gros no processo de atrio mecnica e a separao de partculas metlicas, tais como parafusos e arruelas de montagem de machos. O forno de leito fluidizado opera a temperaturas entre 600 e 630 C, atravs da combusto de gs natural. Aps calcinao, a areia passa pelo sistema de refrigerao, resfriando a areia a temperaturas mdias de 34 C. Uma ltima operao de peneiramento aplicada aps o resfriamento para posteriormente a areia ser carregada atravs de elevadores de caneco para os silos, estando disponvel para a reaplicao no processo de macharia. O detalhamento dos parmetros operacionais foi apresentado por Masiero e Silva [7] no Congresso Internacional de Tecnologia CINTEC/METALURGIA 2002. Foram efetuados ensaios com as seguintes areias-base: Areia regenerada: areia obtida do processo de regenerao descrito acima. Areia de processo: areia-base nova utilizada no processo de macharia da Tupy Fundies e originria da regio norte de Santa Catarina.

Areia padro: areia-base normalizada pela CEMP-ABIFA.

As linhas tracejadas, que so apresentadas juntamente com alguns dos resultados, representam os limites de intervalo estatstico (+/- 1 desvio padro) do histrico das caractersticas de fornecimento da areia de processo, utilizados como padro comparativo entre as amostras em estudo. 3. RESULTADOS E DISCUSSES 3.1. Resultados Tecnolgicos 3.1.1. Propriedades Mecnicas Na figura 3 so apresentados os resultados de propriedades mecnicas, onde observa-se que a areia regenerada apresenta resultados de resistncia trao imediata e aps 24 horas muito similares aos determinados na amostra de areia de processo.
PROPRIEDADES MECNICAS
240 200 RESISTNCIA N/cm 2 160 120 80 40 0 PROCESSO PROCESSO PROCESSO PADRO PADRO PADRO REGEN. REGEN. REGEN. 84 86 95 219 231 206 189 167 141

IMEDIATA

APS 24 h

APS 24 h C.MIDA

Figura 3. Resultados de propriedades mecnicas das areias ligadas. A areia padro possui tendncia de apresentar resultados um pouco superiores em relao s demais amostras, porm tais diferenas no so consideradas significativas. Todas as amostras apresentam valores acima da especificao industrial mnima (mn 80 e 190 N/cm2 para resistncia trao imediata e para resistncia trao aps 24 horas, respectivamente). Em relao resistncia trao aps 24 horas em cmara mida, os resultados demonstram que a amostra de areia regenerada apresenta valores superiores areia de processo e padro, no estando claras, entretanto, as causas para o comportamento diferenciado desta propriedade.

3.1.2. Vida de Banca Considerando-se os valores de resistncia trao imediata no tempo zero como critrio para definio da vida de banca, observa-se atravs dos resultados da figura 4, que as misturas preparadas com amostras de areias de processo e padro possuem comportamentos similares, no apresentando perdas significativas de resistncia no perodo de 2 horas. A amostra de areia regenerada apresenta diminuio muito mais rpida das caractersticas de vida de banca, observando-se perdas de resistncia mecnica da ordem de 40% - em relao resistncia inicial - aps 2 horas da preparao da mistura.
VIDA DE BANCA - RESISTNCIA IMEDIATA

100 RESISTNCIA N/cm2 80 60 40 20 0 0 0,5 1 TEMPO (h) REGEN. PROCESSO PADRO 2 3 4

Figura 4. Resultados de vida de banca obtidos. Adotando-se outro critrio para definio da vida de banca, como por exemplo, uma reduo mxima de 30% da resistncia inicial (tempo zero), observa-se que a areia regenerada apresentaria uma vida de banca de aproximadamente 1 hora contra aproximadamente 3,5 horas das areias de processo e padro. Em suma, pode-se afirmar que as propriedades de resistncia trao imediata, aps 24 horas e aps 24 horas em cmara mida da areia regenerada no foram afetadas significativamente, observado pelos resultados das propriedades mecnicas similares aos da areia de processo. Verifica-se, porm, que as caractersticas de vida de banca da areia regenerada foram afetadas de forma negativa enquanto que as areias novas (processo e padro) possuem tendncias similares. 3.2. Resultados Analticos 3.2.1. Teor de umidade A umidade da areia constitui uma varivel de grande importncia para o desempenho do sistema ligante Caixa Fria, sendo prejudicial em funo da reao indesejada com o isocianato, impactando negativamente nas propriedades mecnicas e vida de banca.

Atravs da figura 5, observa-se que a areia regenerada e a areia padro apresentam resultados iguais entre si e inferiores aos resultados da areia de processo, comparando-se tanto ao seu histrico, como amostra analisada. Todas as amostras apresentam-se com teores de umidade bem abaixo do limite mximo de especificao (0,1%) e em funo dos resultados, tal caracterstica no pode ser considerada como uma varivel que influenciaria nos resultados das propriedades tecnolgicas do material regenerado.
UMIDADE 0,05 0,04 0,03 0,03 % 0,02 0,01 0,00 REG. L. F. PROCESSO AREIAS L. I. E. PADRO

0,01

0,01

Figura 5. Resultados de umidade das amostras de areia avaliadas. O teor de umidade da areia regenerada inferior aos das areias novas processo e padro caracterstico do processo trmico aplicado calcinao - e consiste em uma informao utilizada na avaliao do processo de secagem do material regenerado. 3.2.2. Perda ao fogo Para avaliao desta caracterstica, foram ensaiadas as amostras das areiasbase, bem como dos resduos de macho (antes da regenerao) e da areia em processo de regenerao, aps o destorroador. O resultado de perda ao fogo da areia regenerada, apresentado na figura 6, demonstra que a regenerao trmica promove a reduo dos teores de materiais carbonceos da areia de macharia a valores inferiores aos da areia de processo e padro. Observa-se que os valores dos machos Caixa Fria e da areia destorroada so praticamente iguais, o que evidencia a elevada presena de material orgnico, neste caso, predominantemente, o filme de resina.

PERDA AO FOGO 1,60 1,40 1,20 1,00

1,37

1,36

0,80 0,60 0,40 0,20 0,00 MACHO CAIXA FRIA DESTOR. REGEN. AREIAS PROCESSO PADRO 0,06 0,20 0,12

Figura 6. Resultados de perda ao fogo das amostras de areia avaliadas. Tal afirmao pode ser complementada atravs das figuras 7 e 8, as quais apresentam as regies de ligao da resina-gro quebradas pela ao mecnica das peneiras vibratrias, a presena de pequenas partculas aderidas camada superficial de resina da amostra de areia destorroada e a presena da capa de resina.

Regio de quebra de ligao

Partculas aderidas

Figura 7. Morfologia e aspecto superficial de amostra de areia destorroada apresentando as regies de quebra de ligao resina-gro e presena de partculas aderidas superfcie. Aumentos de (a) 150X e (b) 350X.

10

Filme de resina

Figura 8. Aspecto superficial da amostra de areia destorroada apresentando a camada de resina no removida com aumentos de 500 X (a) e 1000 X (b). Os resultados de perda ao fogo das areias regeneradas evidenciam teores de materiais carbonceos inferiores aos da areia base nova de processo e padro, confirmando a remoo eficiente da camada de resina bem como de outras impurezas orgnicas. Conforme mostram os nmeros abaixo, a eficincia de remoo de material orgnico foi de 96%. Eficincia (%) = 100 X (PFu PFr)/Pfu = 96 % onde: PF = perda ao fogo u = areia usada r = areia regenerada Os valores de perda ao fogo da areia destorroada e dos machos a regenerar demonstram que somente a operao de destorroamento no remove a capa de resina que envolve os gros, atuando somente na quebra das ligaes entre os mesmos. 3.2.3. Caractersticas granulomtricas A figura 9 rene os resultados das caractersticas granulomtricas determinadas nas amostras em estudo. A avaliao das caractersticas em relao ao histrico de fornecimento da areia de processo foi aplicada para a argila AFS, mdulo de finura AFS e teor de finos, em funo da existncia de dados histricos. Observa-se que a areia regenerada possui o menor teor de argila AFS entre os materiais em estudo, porm todas as amostras pertencem ao intervalo estatstico do histrico de fornecimento da areia de processo. Atravs dos resultados do mdulo de finura verifica-se que a amostra de areia regenerada possui valor superior areia de processo, tanto em relao amostra em estudo como ao intervalo de confiana do histrico de fornecimento e apresenta-se com resultados similares areia padro. A areia de processo apresenta o menor mdulo de (1)

11

finura entre os materiais estudados, pertencente ao intervalo estatstico da mdia de seu histrico. Os resultados do teor de finos (% retido nas 2 ltimas peneiras e prato) demonstram que a areia regenerada possui maior quantidade de partculas finas quando comparada amostra de areia de processo estudada e seu histrico.

ARGILA AFS 0,20 0,18 0,16 0,14 0,12 AFS 0,10 0,08 0,06 0,04 0,02 0,00
R EG EN . P R O C ES S O P A D R O

MDULO FINURA 70 60 57,22 51,10 56,21

0,14 0,10

0,13 AFS

50 40 30 20 10 0
R EG EN . PR O C ESSO PA D R O

AREIAS L. I. E.

(a)

AREIAS L. I. E.

(b)

FINOS 3 2 2 % 1 1,50 1 0
R EG EN . PR O C ESSO PA D R O

COEFICIENTE DE ANGULARIDADE 1,70 1,65 1,60 1,60 1,55

2,35

1,66

1,20

1,30

1,51

1,45 1,40
R EG EN . PR O C ESSO PA D R O

AREIAS L. I. E.

(c)

AREIAS

(d)

Figura 9. Caractersticas granulomtricas das areias em estudo. Em relao ao coeficiente de angularidade, a areia de processo possui o maior coeficiente entre as amostras sendo classificada como uma areia composta por gros angulares por possuir o coeficiente maior que 1,65. A areia regenerada e a areia padro

12

so classificadas como sub-angulares por possurem valores inferiores a 1,65 e superiores a 1,25. Mediante caracterizao realizada atravs de microscopia eletrnica de varredura, observa-se pelas figuras 10 e 11 que os gros de areia regenerada possuem suas extremidades desgastadas e arredondadas (gros sub-angulares) pela atrio sofrida nas etapas de processamento, enquanto que a areia de processo apresenta cantos vivos e irregulares (gros angulares).

(a)

(b)

Figura 10. Morfologia de amostra de areia regenerada com aumentos de (a) 150X e (b) 350X.

(a)

(b)

Figura 11. Morfologia de amostra de areia de processo com aumentos de (a) 150X e (b) 350X. Desta forma, atravs dos resultados granulomtricos, observa-se que a amostra de areia regenerada apresenta teor de finos superior s areias novas, resultado das etapas de atrio presente no processo de regenerao trmica aplicado. Tais caractersticas granulomtricas so funo direta da intensidade da ao mecnica aplicada aos gros bem como da eficincia do sistema de classificao das plantas regeneradoras. A influncia do processo mecnico aplicado pode ser observada pelos resultados dos coeficientes de angularidade, demonstrando a

13

transformao de gros angulares (areia de processo) para gros sub-angulares (areias regeneradas). 3.2.4. Demanda cida Observa-se atravs da figura 12 que a amostra de areia regenerada possui valor mais alto de demanda cida pH 2 quando comparada com as areias de processo e padro, apresentando seu resultado pertencente ao intervalo estatstico do histrico da areia de processo para a demanda cida pH 2. Para a demanda cida pH 6, a amostra de areia regenerada apresenta-se com valores superiores amostra de areia de processo estudada, bem como seu histrico.
DEMANDA CIDA - pH 2 2 DEMANDA CIDA - pH 6

20

1,80

15 m l NaOH 11,30 10 9,50 m l NaOH 1 0,40 0,20 0


R EG EN . R EG EN . PR O C ESSO PA D R O PR O C ESSO PA D R O

4,50

0 AREIAS L. I. E.

AREIAS

(a)

L. I. E.

(b)

DEMANDA CIDA
40 31,4 35 30 25 ml NaOH 20 11,3 15 10 1,7 5 0
pH 2 FINOS pH 6 FINOS pH 2 AGIT. 24 h pH 6 AGIT. 24 h

35

25,8

28,1

17,2

9,3

3,9

1,1

1,7

REGEN.

PROCESSO

PADRO

(c)

Figura 12. Resultados de demanda cida das amostras de areias avaliadas.

14

A mesma tendncia observada nos resultados dos ensaios aplicados frao fina das amostras de areia regenerada e de processo bem como para os ensaios aplicados com 24 horas de agitao em meio cido. Atravs dos valores de demanda cida, verifica-se que a areia regenerada possui maior quantidade de material alcalino do que as amostras de areias novas, apresentando, conseqentemente, maior reatividade em relao ao sistema ligante Caixa Fria fenlico uretnico. Os valores superiores de demanda cida da areia regenerada esto relacionados quantidade, caractersticas granulomtricas e qumicas das partculas finas contaminantes presentes na areia. Os resultados demonstram que a maior reatividade/valor de demanda cida est concentrada na frao fina do material, a qual tende a acumular os contaminantes da areia-base. Este aspecto foi investigado em maiores detalhes e apresentado a seguir. 3.2.5. Composio qumica superficial Atravs da figura 13, observa-se que os resultados da anlise qumica superficial da amostra de areia regenerada indicam a existncia de uma maior quantidade de impurezas qumicas tpicas, citadas pela literatura (xidos alcalinos), quando comparados com os valores da areia de processo, com exceo do Na2O, o qual superior na areia de processo. A presena dos contaminantes de natureza bsica, os xidos alcalinos CaO, MgO, K2O e Na2O, est diretamente relacionada aos resultados de demanda cida determinados na areia-base e comentados anteriormente. Observa-se que a areia regenerada apresenta maiores teores de xidos bsicos formados por elementos alcalinos - K2O - e alcalinos terrosos - CaO e MgO - quando comparadas areia de processo.
COMPOSIO QUMICA SUPERFICIAL AREIAS
Al203 (x100) CaO MgO 54 K2O (x10) Na2O (x10)

34 mg/Kg 30

20 16 9 3 16

19

COMPOSTOS REGEN. PROCESSO

Figura 13. Resultados de composio qumica superficial das amostras de areias avaliadas (a anlise qumica foi realizada no material presente na superfcie da amostra, solubilizado mediante lavagem cida da areia).

15

Os compostos acima citados so considerados como os principais contaminantes alcalinos do processo Caixa Fria, influenciando diretamente no mecanismo de cura do sistema ligante, refletindo na diminuio das propriedades de vida de banca. O composto Al2O3 classificado como um xido anftero, apresentando comportamento de xido cido na presena de bases e de xido bsico na presena de cidos [8]. Como no ensaio de demanda cida a areia agitada em meio cido, supese que o Al2O3 adquira comportamento bsico e identificado como um material alcalino sendo determinado qualitativamente pelos valores de demanda cida. A resina fenlica bem como o isocianato so lquidos extremamente cidos, fazendo com que o composto Al2O3 assuma comportamento bsico reagindo com a mistura de resinas e influenciando negativamente no mecanismo de cura de forma similar aos xidos citados anteriormente. Identificada a presena dos contaminantes e seu mecanismo de atuao, a origem dos mesmos torna-se outra questo a ser compreendida. As fontes possveis de contaminao esto relacionadas aos aditivos do sistema ligante, resinas, catalisadores residuais, colas e tintas. Verificou-se que as tintas aplicadas aos machos podem representar importante fonte de contaminao da areia regenerada. A figura 14 apresenta informaes sobre a composio qumica de uma das tintas empregadas na macharia da Tupy Fundies. Esta tinta constitui um material que apresenta os compostos identificados na anlise qumica superficial da areias regenerada, com exceo do Na2O.
COMPOSIO BSICA DA TINTA USADA NO PROCESSO DE MACHARIA 45 40 35 30 % 25 20 15 10 5 0 SiO2 Fe2O3 K2O Al2O3 TiO2 CaO MnO2 ZrO2 MgO Perdas 6,18 0,025 0,73 2,65 0,81 0,79 11,38 43,02 34,4

0,012

COMPOSTOS

Figura 14. Composio qumica tpica de tinta utilizada no acabamento de machos. A presena de Na2O na areia de processo em maior quantidade que a areia regenerada via leito fluidizado demonstra que a jazida da areia-base possui a presena do mesmo, ocorrendo de forma natural.

16

O efeito da presena das partculas contaminantes pode ser combatido atravs da eliminao gradual dos finos mediante otimizao do sistema de exausto ou atravs da diluio com areia nova, a qual deve ser evitada, objetivando reduo de custos. Desta forma, verifica-se que os sistemas de classificao e exausto de uma planta regeneradora consistem em equipamentos e operaes to importantes e vitais quanto o prprio sistema de calcinao aplicado. 3.3. Comentrios Finais Resumidamente, pode-se afirmar atravs dos resultados comentados anteriormente, que a areia regenerada possui diferentes caractersticas granulomtricas e qumicas, as quais no afetam significativamente as propriedades mecnicas de machos com gasagem imediata aps mistura, porm possuem forte influncia nas propriedades de vida de banca da mistura. O efeito da reatividade est relacionado existncia de uma maior frao de finos na amostra de areia regenerada, parcela esta que tende a acumular os materiais contaminantes. Quanto menor a granulometria do material contaminante, maior a rea superficial de contato e maior a reatividade da areia em relao ao sistema ligante. Alm da reatividade, em funo da granulometria, a presena de compostos alcalinos, demonstrados pelos resultados da anlise qumica, confirmam e justificam valores de demanda cida superiores areia de processo, acelerando e interferindo no processo de cura do sistema ligante e afetando negativamente as propriedades de vida de banca. As caractersticas granulomtricas e qumicas diferenciadas so funo do processo de regenerao aplicado. Obviamente, o sistema calcinador consiste em uma etapa de extrema importncia para a eficincia do processo de regenerao trmico a ser aplicado, porm as etapas de classificao e exausto so de igual importncia para a definio das caractersticas fsico-qumicas do material regenerado. O sistema trmico aplicado no estudo possui eficincia para a remoo da camada orgnica que recobre os gros, demonstrada pelos resultados de perda ao fogo entre as amostras de areias destorroadas e termo-regeneradas. Entretanto, os resultados granulomtricos demonstram a ineficincia dos sistemas para a classificao e remoo da parcela indesejada de material fino, a qual demonstrou ser a fonte de contaminantes dos sistemas estudados, influenciando no desempenho das propriedades de vida de banca e demonstrando a importncia vital dos sistemas de peneiramento e exausto. A areia regenerada termicamente na planta da Tupy Fundies tem sido reaplicada na fabricao de machos Caixa Fria proporo de 100%, no observandose efeito negativo no processo de macharia e de vazamento, conforme apresentado por Masiero e Silva [7]. Neste caso a vida de banca no um aspecto crtico, j que empregam-se misturadores contnuos, acionados por sensores de volume no silo da mquina, preparando-se a quantidade de areia correspondente a um sopro, sendo a capacidade do silo igual a trs sopros.

17

4. CONCLUSO Considerando-se que o objetivo inicial do trabalho consistia na avaliao do comportamento de religao da areia regenerada e estudo das caractersticas de influncia da areia base, as concluses obtidas podem ser resumidas conforme segue: As etapas de atrio dos sistemas de regenerao fragmentam e desgastam os gros de areia promovendo o arredondamento dos mesmos; O desgaste dos gros proporciona a gerao de uma maior quantidade partculas finas ao produto regenerado, as quais esto associadas intensidade da ao mecnica aplicada e eficincia do sistema de exausto da planta regeneradora; A frao fina das amostras tende a acumular os contaminantes, os quais so constitudas por pequenas partculas e apresentam valores elevados de rea superficial com conseqente maior reatividade; A frao contaminante do material estudado possui a presena de xidos alcalinos no removidos durante o processo de exausto, os quais atuam de forma negativa no mecanismo de cura do sistema ligante; As tintas refratrias constituem uma provvel fonte de partculas finas de carter alcalino, as quais, por serem refratrias, no so eliminadas atravs do processo de calcinao. Dependendo da eficincia de exausto, no so totalmente removidas aps combusto e permanecem como contaminantes na areia regenerada; As propriedades tecnolgicas resistncia trao imediata, aps 24 horas e aps 24 horas em cmara mida - no demonstraram terem sido significativamente influenciadas pelas caractersticas das areias-base regeneradas; As propriedades de vida de banca foram afetadas negativamente em funo da reatividade da areia-base regenerada, identificada pelos elevados valores de demanda cida; O processo trmico de regenerao utilizado possui grande eficincia de calcinao, gerando material com teores de carga orgnica inferiores areia nova; O sistema regenerador aplicado produz areia com grau de pureza considerado adequado, possuindo um baixo nvel de contaminantes e apresentando caractersticas adequadas para a reutilizao. 5. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS 1. THE CASTINGS DEVELOPMENT CENTRE. Sand reclamation Techniques and equipment. Birmingham: The castings Development Centre, Broadsheet 348, 2000. 2. GOOD, G. Thermal sand reclamation joins foundry and supplier skills. Modern Casting, v. 81, n. 7, jul. 1991, p. 27-29.

18

3. MARIOTTO, C. L. Regenerao de areias: uma tentativa de discusso temtica. So Paulo: Instituto de Pesquisas Tecnolgicas do Estado de So Paulo S.A., 1998. 4. FERNANDES, D. L. Areias de fundio aglomeradas com ligantes furnicos. Itana: SENAI-DR.MG, 2001. 5. AMERICAN FOUNDRYMENS SOCIETY. Chemically bonded cores and molds. An operators manual for the use of chemically bonded, self-setting sand mixtures, 1987. 6. ARCHIBALD, J., CAREY, P. Part X - The Phenolic Urethane Amine Cold Box System. Foundry Management & Technology, mar. 1995, p. 53-58. 7. MASIERO, I., SILVA, R. C. Regenerao trmica de areia na Tupy Fundies. Trabalho apresentado no Congresso Internacional de Tecnologia CINTEC/METALURGIA 2002. Joinville, set. 2002. 8. SARDELLA, A., MATEUS, E. Curso de Qumica. Qumica Geral, 21 ed. So Paulo, tica S.A., v. 1, 1995, p. 262-296.

You might also like