You are on page 1of 14

Revista gora, Vitria, n.10, 2009, p.

1-14

Um liberalismo s avessas: o pensamento poltico espanhol no sculo XIX


RONEY MARCOS PAVANI1

Resumo A formao poltica dos pases de cultura ibrica bastante marcada por um liberalismo cujas estruturas se diferenciam fortemente dos valores liberais ditos clssicos. Ora, o Estado de formao ibrica lana mo de prticas autoritrias (como o voto obrigatrio e a educao obrigatria) no intuito de alcanar objetivos anti-autoritrios (liberais), pois cr que ambos (a formao educacional e poltica) conduziro a sociedade por caminhos positivos. Isso tambm levado a cabo quando os valores morais e a manuteno dos bons costumes so utilizados com vistas maior liberdade dos indivduos, por meio da crtica e da limitao do exerccio da autoridade por parte dos soberanos. Um dos personagens que canalizam essa mescla de valores o espanhol Juan Donoso Corts (1809-1853), um autor que apresenta muitos traos liberais, bem como uma crtica ao autoritarismo dos monarcas e a defesa (em nome da moral) de algumas prerrogativas populares, dando origem a um chamado liberalismo s avessas. Palavras-chave: Liberalismo; Conservadorismo; Indivduo; Sociedade; Estado.

Abstract The political formation of the Iberian culture countries is very marked by a liberalism of which structures differ strongly from the classical liberals values. Thus, the State from Iberian formation practices authoritarian acts (like the obligatory vote and the obligatory education) for reach anti-authoritarian (liberals) objectives, because it believe that both (the educational formation and the political participation) will guide the society by positive paths. This fact also is concluded when the moral values and the maintenance of good customs are used to give a larger liberty to the individuals, by the critic and limitation of sovereign authority practice. One of the characters who canalize this values mixture is a Spanish one named Juan Donoso Corts (1809-1853), an author who present several liberal traces, also a critic against the monarchs authoritarianism, and the defense (in name of the moral) of some popular prerogatives, thus, creating a known upside down liberalism. Keywords: Liberalism; Conservatism; Individual; Society; State.

Este trabalho nasceu como resultado de alguns meses de pesquisa no curso de Mestrado em Histria Social das Relaes Polticas, pelo Programa de Ps-Graduao em
Artigo recebido em 18 de dezembro de 2008, submetido avaliao em 20 de dezembro de 2008 e aprovado para publicao em 13 de fevereiro de 2009.

Revista gora, Vitria, n.10, 2009, p.2-14

Histria (PPGHIS) da Universidade Federal do Esprito Santo (UFES). Assim sendo, parte do que ir fazer parte da dissertao estar sendo exposto aqui. O ponto de partida dessa pesquisa se encontra na formao poltica bastante particular dos pases de cultura ibrica, como a Espanha, suas antigas colnias na Amrica, alm do prprio Brasil. Estes so fortemente marcados por uma espcie de liberalismo, cujas bases se distanciam das prerrogativas liberais, ditas clssicas, tais como a liberdade de conscincia e a liberdade de iniciativa. De fato, esses aspectos esto mais presentes, embora no de forma unvoca, nos pases de cultura anglo-saxnica, em especial nos Estados Unidos, como aponta Richard Morse:
[...] A intelectualizao objetiva do mundo, a Ibero-Amrica, no chegou a internalizar completamente. A explicao, suponho, que o mundo ibrico rejeitou as implicaes ltimas das revolues religiosa e cientfica e, portanto, no pode experimentar plenamente seus resultados lgicos na forma do utilitarismo e seu subordinado individualismo, que esto implantados como marca-passos na mente coletiva do resto do Ocidente (Morse, 1988: 134).

Ao analisar documentos de autores-chave para o pensamento liberal, com John Locke (1973), Adam Smith (1985) e Stuart Mill (1975), percebe-se que, via de regra, os autores liberais tendem a tratar o governo como um meio criado pela sociedade para garantir os direitos individuais. E mais, tambm procurando evitar que esse mesmo governo exera um controle excessivo sobre os cidados, no interferindo em suas liberdades ou, para ser mais exato, em seus direitos naturais ( vida, liberdade, igualdade e propriedade). O liberalismo, ento, nasceria como uma luta da sociedade contra o poder abusivo e absoluto do Estado (monrquico, especialmente), sendo necessrio dividir esse poder, de modo a no haver uma hipertrofia. Logo, so necessrias, alm dos direitos naturais, a garantia do controle das leis (por meio de uma constituio), e a concretizao da liberdade econmica, sem que haja proteo ou privilgios, por meio de monoplios, isenes fiscais, etc. Alm disso, os autores liberais colocam a origem da sociedade em um contrato (Thomas Hobbes, John Locke e Jean Jacques Rousseau), isto , um artifcio racional e necessrio construo da felicidade individual dos homens. A autoridade, por sua vez, seria fruto de um consenso, de um acordo feito entre pessoas iguais, e no uma imposio, legitimada seja pela tradio, ou mesmo pela vontade divina, como era caracterstico das sociedades do Antigo Regime.

Revista gora, Vitria, n.10, 2009, p.3-14

Em uma sociedade liberal ideal, cada homem buscar, livremente e sem impedimentos externos (do Estado, de corporaes, da Igreja, de ordens sociais), atingir a felicidade, por meio do pleno exerccio dos seus interesses. Em outras palavras, as pessoas so dotadas de razo o suficiente para saberem o que melhor para si (e somente para si). Alm disso, o crescimento e o sucesso individuais, no fim das contas, conduziro ao crescimento e melhora de todo o corpo social (entendido como a soma de vrios tomos em constante choque). Dessa forma, em uma concepo liberal, a Histria um progresso permanente. No entanto, muitos aspectos polticos encontrados ainda hoje em sociedades herdeiras da cultura ibrica, sendo as principais a existncia do voto obrigatrio (em pocas de eleio muito mais sensvel) e da freqncia escolar obrigatria, destoam do discurso liberal mais comum. Ora, se so imposies do Estado, tratam-se de prerrogativas autoritrias e que, em ltima instncia, ferem a livre-escolha dos indivduos. Mais do que isso, partem do princpio de que os mesmos no so capazes de, por si ss, resolverem os seus prprios problemas, sendo necessria uma interveno por parte de quem exerce o poder. No obstante, essas prticas autoritrias no so lanadas ao acaso. De fato, tanto a obrigatoriedade na participao do jogo poltico, quanto a instruo nos rgos escolares para todos, so fruto de idias no autoritrias. Assim, pois, se acredita que ambas (a formao educacional e poltica) conduziro a sociedade por caminhos positivos. Isto , o ato obrigatrio uma maneira criada pelo Estado para ensinar aos seus cidados a importncia das prticas citadas anteriormente. Portanto, possvel concluir que este mesmo Estado deseja criar uma conscincia crtica em sua sociedade, ainda que por meios antiliberais. Para que isso fique mais claro, basta pensarmos da seguinte maneira: o liberalismo de formao ibrica parte do princpio de que seus cidados possuem naturalmente uma srie de direitos e garantias, mesmo contra a sua prpria vontade, o que significa dizer que este cidado no autnomo o suficiente para saber o que melhor para si. Assim, dever do Estado inculcar-lhe na mente, passo a passo, esses direitos. Esse um fenmeno bastante particular no pensamento liberal, uma vez que coloca a questo dos direitos naturais (a liberdade, por exemplo) como anterior a qualquer formao social. Tal fato faz desconsiderar, por isso mesmo, tradies, costumes e outros vnculos possudos pelo indivduo, como Igreja e aos senhorios locais. Ento, se o indivduo (e seus ancestrais antes dele) possui uma prtica poltica baseada na dependncia, na solidariedade, no privilgio (como as sociedades do Antigo Regime, em especial Ibricas), e no no mrito e na independncia individuais, ele dever, nesse sentido, esquecer todo o seu passado e toda a sua histria, sendo levado (ainda que s foras) a agir pelas vias liberais.

Revista gora, Vitria, n.10, 2009, p.4-14

Isso correto se observarmos o primeiro artigo da Declarao Universal dos Direitos Humanos que afirma: Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos 2, mesmo que no saibam disso, ou ainda que esse no seja o seu desejo. Em termos mais simples, na perspectiva liberal, nenhuma pessoa livre para escolher no ser livre, ou seja, para se manter vinculado a algum senhor em uma relao de dependncia. Conseqentemente, ao universalizar suas prerrogativas, a filosofia liberal se torna intolerante, utilizando-se como modelo para qualquer sociedade e em qualquer poca, tratando como inferiores ou despreparados indivduos e sociedades que no sigam os seus padres de autonomia e independncia. O problema no liberalismo ibrico, assim sendo, est relacionado com a sociedade na qual ele se originou, isto , quando ele posto em prtica, haja vista que se choca com caracteres, instituies e condies materiais (no no sentido marxista) bastante distantes da utopia liberal. O trabalho de um intelectual ibrico, que pretende entender o liberalismo e aplic-lo ao seu meio bastante interessante, pois mescla valores advindos tanto do liberalismo quanto do conservadorismo: o discurso liberal tentando ser declamado para uma platia que lhe estranha. Disso decorre a fundao de um grande amlgama, entre aspectos liberais e aspectos conservadores, no qual os fins liberais so (ou sero) alcanados com meios bem pouco liberais, como visto no incio do texto. Assim, o autoritarismo que vimos para o voto e a freqncia escolar obrigatrios supem que os cidados no podem agir por si mesmos, ou melhor, no sabem faz-lo, nem qual a melhor deciso a cumprir. Sendo que os conservadores, em geral, no crem nisso. A educao, para eles, no universalizvel, pois est voltada para outras funes. Assim, uma prtica como a obrigao do ensino seria um absurdo aos olhos de um conservador tpico, para quem a educao privilgio de alguns apenas. Isso quer dizer que, se os indivduos so diferentes, suas vontades tambm o sero, e seus direitos da mesma forma. Percebemos, portanto, que nem sempre o autoritarismo e o ataque s liberdades individuais esto ligados ao conservadorismo, podendo ser encontrados na raiz do pensamento liberal. Isso ser ainda mais forte em casos como o do liberalismo espanhol (ibrico), do qual falaremos mais adiante. Outra considerao relevante que chama a ateno no estudo do liberalismo e do conservadorismo o papel da moral, vista como elemento de impulso liberdade e crtica aos governos autoritrios. Com efeito, em geral, um dos caracteres mais comuns do pensamento conservador (que, por sua vez, est ligado ao autoritarismo dos governos) a preservao da moral (crist) e dos bons costumes. Isto , a sustentao desses preceitos

Revista gora, Vitria, n.10, 2009, p.5-14

condio imprescindvel ordem, evitando a desagregao social e a perda de vnculos entre os indivduos. Essa premissa se encontra em autores como Schmitt (1963:110-11) e Rodrigues (2005b:92-93). Porm, perfeitamente possvel que os valores morais possam ser utilizados com vistas maior liberdade dos indivduos, atravs da crtica ao poder desptico dos governantes, por conseguinte, limitando sua ao. Em verdade, h uma srie de autores como Lwy (1993), Nisbet (1995) e Silva (1990) que apontam, dentro das linhas conservadoras, a defesa de uma liberdade nas comunidades tradicionais, ou nas associaes (liberdade de viver de acordo com seus prprios costumes) contra o poder dos reis e do Estado soberano. Desse modo,
[...] Muito do drama social da Revoluo Francesa consistiu nos impactos sobre uma sociedade intermdia, dos direitos recm-declarados dos indivduos e, igualmente, importantes, dos direitos recm-declarados do poder do estado revolucionrio. O resultado foi, evidentemente, o pr em questo os direitos histricos de grupos como a Igreja, a famlia, as associaes e as classes sociais. Muito da jurisprudncia do sculo XIX toma como ponto de partida os direitos dos velhos e novos grupos contra o Estado, por um lado, e os indivduos por outro (...). E o mesmo fez a filosofia do conservadorismo, na sua maior parte. Mais do que o liberalismo e o socialismo, tomou a peito os direitos da Igreja, das classes sociais, da famlia e da propriedade, por um lado contra as reivindicaes da teoria dos direitos naturais e do recente utilitarismo, e por outro contra o crescente estado nacional democrtico. Em todas as reas especficas da crena conservadora (...) a premissa constante o direito sobrevivncia de toda a estrutura intermdia (...) contra as mars do individualismo e do nacionalismo (Nisbet, 1993: 46-47).

E, nessa mesma linha,


[...] A autoridade , juntamente com a propriedade, um dos principais conceitos da filosofia conservadora. (...) No quer isto dizer que ponhamos de parte a liberdade como valor conservador (...), a liberdade dos seres humanos de viverem com os seus prprios costumes (Nisbet, 1995: 65). (...) [...] Estes princpios sobre o Estado e a sociedade nunca abandonaram o conservadorismo (...), [todos os autores conservadores at os nossos dias salientaram] a necessidade imperiosa de o Estado poltico evitar tanto quanto possvel intrometer-se nos assuntos econmicos, sociais e morais; e, pelo contrrio, fazer todo o possvel para fortalecer e alargar as funes da famlia, dos vizinhos e das associaes cooperativas voluntrias. E na prtica poltica, durante os dois ltimos sculos, na Amrica [Estados Unidos] como nos pases europeus, a marca de contraste da poltica conservadora tem sido o seu grande favoritismo pelo setor privado, pela famlia e pela comunidade local, pela economia e propriedade privada, e por uma grande dose de descentralizao no governo, de modo a respeitar os direitos corporativos

Revista gora, Vitria, n.10, 2009, p.6-14

das unidades mais pequenas [sic] do Estado e da sociedade (Nisbet, 1995: 71, grifo do autor).

Portanto, os conservadores possuem o seu prprio laissez-faire, embora no para os indivduos, mas para os grupos. Em outras palavras, tanto liberalismo quanto conservadorismo enxergam uma liberdade contra o Estado, sendo o primeiro em nome da livre iniciativa, e o ltimo em nome das autoridades tradicionais e da moral (tida como um fato, um conjunto de idias compartilhadas). Isso fica ainda mais claro nas palavras de Silva:

[...] Para os conservadores, bem ao contrrio do liberalismo, [liberdade] ter um significado muito particular (...). Liberdade, aqui, era a expresso da conservao dos privilgios, leia-se autonomias, dos corpos estamentais face ao avano da autoridade rgia. (...) Enquanto no pensamento liberal refere-se esfera de ao do indivduo, no pensamento conservador liberdade concebida como a garantia dos diversos corpos sociais, no interior dos quais e s a os indivduos se qualificam. Fora de tais corpos no h liberdade, posto que a atomizao do indivduo a desordem (Silva, 1990: 18).

Dos autores que temos analisado, destaca-se nessa linha moralizante, o espanhol Juan Donoso Corts (1809-1853), bastante conhecido no pensamento poltico contemporneo por suas idias reacionrias, sobretudo quando ligadas defesa da Igreja Catlica como guia para a sociedade. No entanto, pouco se sabe ou se pesquisa a respeito dos primeiros anos de Corts como poltico e como pensador, no momento em que se destacava por defender idias liberais na Espanha, ainda que tais idias estivessem sendo colocadas em prtica de modo particular. Assim, o autor procura introduzir ferramentas liberalizantes, sem desconsiderar os costumes e tradies, e o que ele mesmo convencionou chamar de esprito das instituies (ao contrrio do que os liberais, em geral, fazem). Em outras palavras, a defesa de uma monarquia centralizadora, uma sociedade organicista e baseada nas relaes de dependncia e solidariedade recproca entre os corpos sociais, alm da questo religiosa. Todos os governantes espanhis, e Corts jamais se ops a isso, eram vistos como funcionrios divinos, responsveis por colocar os planos de Deus em prtica e elevar a moral dos indivduos. Ento, os fins superiores seriam, nesse sentido, mais importantes que a prpria ao poltica em si, ao contrrio do que dizia Maquiavel. Donoso Corts tinha cincia das condies materiais nas quais faria o seu discurso, assim como das estruturas que sustentavam a sua sociedade, o governo, a noo de

Revista gora, Vitria, n.10, 2009, p.7-14

legitimidade e autoridade de seu pas em especfico. Conseqentemente, o autor espanhol contrrio aos pensadores contratualistas (idealizadores da noo de Contrato Social), que pretendem fazer tabula rasa do passado, formando uma sociedade (por conseguinte, um governo) cujo alicerce o resultado de um acordo racionalizado entre os indivduos.

[...] Os que consideram aos governos em si mesmos, como pr-existindo sociedade, consideram um absurdo; pois que maior absurdo do que uma ao qual se expropria do princpio que a produz, do fim a que se dirige e do ser sobre o qual age? Pela mesma razo, os que consideram sociedade em si mesma e independente do governo, consideram um absurdo; pois que a sociedade? A sociedade uma reunio de indivduos unidos por meio de relaes recprocas e ordenadas. Ora, onde h relaes recprocas e ordenadas entre seres ativos, h ao comum, onde h ao comum, h governo. Para destruir a idia do governo preciso destruir antes a idia da sociedade; estas duas idias no podem se separar logicamente enquanto no se prove que possa existir ao social sem sociedade, ou sociedade sem ao; a teoria de um contrato social como origem do governo, teoria no inventada, mas entusiasmada e popularizada por Rousseau, uma teoria historicamente falsa e logicamente insustentvel (Corts, 1965:26, os grifos e a traduo so nossos).

Em outras palavras, Donoso se preocupa com aquelas idias e instituies que permanecem no tempo, e que detm esse valor porque so aceitas pela sociedade, isto , funcionam. Logo, no podem ser arbitrariamente eliminadas em nome de um pretenso liberalismo, existente apenas no campo das idias. Muitos poderiam argumentar que esse fato a preocupao com a funcionabilidade do poder e do governo fariam de Donoso um simples conservador, j que essa seria, segundo Nisbet (1995:58) uma das principais caractersticas do conservadorismo; em detrimento do idealismo liberal. No entanto, pode-se rebater o argumento se pensarmos que, se as idias e prticas liberais no tivessem aplicabilidade, passariam a ser apenas mera demagogia, e no conseguiriam se desenvolver plenamente. Em termos mais simples, portanto, Donoso Corts um liberal que pretende colocar esse projeto em prtica, mas que enfrenta uma srie de reveses, inclusive os da sua prpria formao enquanto poltico, j que ele tambm era parte da sociedade espanhola do XIX. O caminho encontrado por ele ser, assim, utilizar-se de meios anti-liberais (autoritrios, inclusive) propondo um fim liberal. Um bom exemplo de como as permanncias e as tradies ainda so encontradas nos pases liberais do mundo contemporneo o papel da religio, mais especificamente, dos smbolos religiosos em Estados considerados laicos (no-confessionais). No Brasil, por

Revista gora, Vitria, n.10, 2009, p.8-14

exemplo, no h religio oficial, todos os cultos so permissveis e nenhum privilegiado ou discriminado perante a lei. Todavia, em qualquer repartio pblica brasileira (Tribunais de Justia, Assemblias e Cmaras Legislativas, etc.) h sempre um crucifixo sendo ostentado. Tal fato, em si mesmo, fere os princpios da parcialidade do Estado Brasileiro no trato concedido s denominaes religiosas. Mesmo assim, no se trata de simplesmente desmerecer as outras religies, e sim de fazer valer um conjunto de tradies populares que remontam ao perodo colonial da histria brasileira (poca em que a Igreja realmente era soberana nos assuntos religiosos por aqui). Com efeito, se tais valores tivessem sido eliminados com o advento da Repblica (e com o surgimento do Estado Laico), esse desaparecimento poderia dar margem desordem e ingovernabilidade (pondo em risco a prpria aplicao dos ideais liberais), j que a grande maioria das pessoas professava (e ainda professa) um credo catlico, goste-se disso ou no. Assim como no Brasil, Donoso tambm pensava nas tradies e naquilo que impediria a governabilidade e a manuteno da ordem, fatos que, se no so prioridade no pensamento liberal, no deixam de ser importantes. A formao do liberalismo espanhol, referncia para compreendermos os pases da Amrica Hispnica e o Brasil, tendo em vista que os mesmos problemas eram encontrados nesses lugares, um empreendimento bastante difcil e, ao mesmo tempo, bem peculiar. Corts denota fortes marcas anti-liberais, como a crtica secularizao da poltica e noo de soberania popular, assim como as revolues, o socialismo e o prprio liberalismo democrtico. Porm, no correto coloc-lo ao lado de autores reacionrios, como Louis De Bonald (1754-1840) e Joseph De Maistre (1753-1821), conforme muitos autores o fazem, a exemplo de Rodrigues (2005), Romano (2005) e Schmitt (1963). J que Donoso Corts apresenta marcas liberais considerveis, bem como uma crtica ao autoritarismo (embora no autoridade) do monarca, o limite do poder para que no haja despotismo, e a defesa (em nome da moral) de algumas prerrogativas populares. Isso correto, pois Donoso um homem de seu prprio tempo, ligado a resolver problemas que esto sendo colocados diante de seus olhos. No se trata de um aliengena situado fora da histria, que almejaria inserir o liberalismo, ao modo mais radical, nos quadros polticos da Espanha. Dessa maneira, suas idias, assim como de qualquer pensador poltico, so respostas prticas e concretas a indagaes tambm concretas, conforme adverte Quentin Skinner:

Revista gora, Vitria, n.10, 2009, p.9-14

[...] Qualquer enunciado de maneira indubitvel a encarnao de uma inteno particular, em uma oportunidade particular, dirigida soluo de um problema particular, pelo que especfico de sua situao, de forma que seria uma ingenuidade tratar de transcender (Skinner, 2007:162).

Carl Schmitt (1963), um autor que d mais ateno aos ltimos anos da vida de Corts e ao seu perodo menos liberal (aps 1849), afirma que o pensador espanhol est mais preocupado com a manuteno do poder governamental e sua eficincia, chegando at mesmo a defender a ditadura. Nessa linha, um rei fraco seria o grande mal, o pior de todos. Um governo realmente legtimo aquele que resiste, ou seja, que aceito (por aclamao ou inexistncia de oposio) pela maior parte das pessoas. Dessa forma, as tradies so legtimas. No entanto, Schmitt se esquece que mesmo antes da converso de Donoso ao catolicismo, momento em que passou a cercear algumas prticas liberais, o pensador defendia esses pontos, afirmando que a misso do poder constituir sociedades e conserv-las efetivamente. Assim, sempre haver em suas idias um elemento responsvel pela unificao dos indivduos. Em um primeiro momento (na obra intitulada La Ley Electoral) Donoso dir que a inteligncia:

[...] Se somente um existe que possa cumprir essa misso, somente esse ser legtimo, porque somente esse possvel e necessrio. Ora, somente a inteligncia pode estabelecer a unidade entre os indivduos, que viveriam ilhados se no fossem inteligentes. E somente a inteligncia pode conservar essa unidade, e com ela s sociedades, pois s a inteligncia sabe prever, e as sociedades no se conservam a no ser por meio de uma constante previso (Corts, 1965:4).

Em outra oportunidade, no Ensayo sobre El catolicismo, El liberalismo y El socialismo, ele nos dir que as crenas comuns e as religies, de um modo geral, e a f crist e a Igreja, de modo particular, so esse elemento unificador:
[...] A religio tem sido considerada por todos os homens, e em todos os tempos, como o fundamento indestrutvel das sociedades humanas. (...) Todas as legislaes dos povos antigos descansam no temor aos deuses. (...) A diminuio da f (...) no leva consigo forosamente a diminuio, mas sim o extravio da inteligncia humana (Corts, 1965:278).

Revista gora, Vitria, n.10, 2009, p.10-14

10

por isso que diz ele ser a soberania algo indivisvel. E mais, todo governo deve ser visto em relao sociedade que o gerou, no sendo anterior sociedade (como queriam os contratualistas) nem algo fora da sociedade, isto , construdo sem levar em considerao a opinio e o aval dos indivduos. Isso quer dizer que Corts prope um meio termo, entre a democracia (o que ele chama de governo da fora) e a aristocracia pura e simples (o que chama de governo da concentrao, do despotismo). Logo, sua meta formar o que ele mesmo chama de Aristocracias Legtimas um governo o mais liberal possvel (que seja limitado, em nome da liberdade dos cidados ou dos sditos), mas que seja praticvel de acordo com o esprito das instituies espanholas. Esse liberalismo misto fruto da concepo de Donoso Corts (1965:27-28) sobre o ser humano. De fato, o homem donosiano dotado de dois atributos capitais: a inteligncia (ou sociabilidade) e a liberdade (ou individualidade). O primeiro aspecto, chamado de princpio associativo, aquilo que faz do homem um ser genrico, por conseguinte, o que d origem formao social. O segundo, por sua vez, diz respeito ao que h de idiossincrtico no homem, isto , aquilo que o torna um ser especfico. Esse ltimo o princpio dissolvente, elemento pelo qual surge o governo. Este mesmo homem, alm disso, mantm trs tipos de vnculos: 1) com Deus (dever ou submisso); 2) com a natureza (dominao); 3) com outros homens (identidade, de onde vem a noo de direitos e deveres recprocos). Estas trs relaes esto ligadas, respectivamente, tradio, ao meio fsico e ao meio humano no qual esto inseridos os homens. A partir desses trs fatores, criar-se- ento a sociedade, a qual no pode ser apenas fruto do clculo racional, j que o homem donosiano no to autnomo como queriam Hobbes, Locke ou Rousseau. Disso decorre que Corts teoriza uma mescla entre indivduo e sociedade, convivendo harmonicamente, a qual s seria realizada por meio da ao governativa, por isso o papel do governo to importante. A soberania (de direito) est no povo (nem no rei, nem em Deus), obviamente, pois ele que se associa para evitar que a liberdade intrnseca ao homem se dissolva e, por conseguinte, se torne um mal. Todavia, a soberania (de fato), a que realmente importa quando o assunto a manuteno da sociedade (lugar onde a liberdade pode se realizar), est nos governantes, naquele que decidem. Este ltimo aspecto a questo da deciso nos faz lembrar de Thomas Hobbes (1998), um terico tambm preocupado com a manuteno da ordem e com a

Revista gora, Vitria, n.10, 2009, p.11-14

11

funcionabilidade do governo. No entanto, o ingls criticado por Donoso, pois em seu pensamento s existem o Estado de Guerra e o Estado Civil. Em outras palavras, ou os homens vivem como animais, ou ento como escravos refns do Estado Absoluto e do poder desptico. Desse modo, correto dizer que Corts pretende lutar contra a tirania (mas no contra a soberania do Estado) e tudo aquilo que ameaa a liberdade e a individualidade do homem, sem, no entanto, recorrer ao liberalismo democrtico ou revoluo socialista. Em suas prprias palavras, o sculo XIX, momento em que vive, deve mesclar razo (liberdade, soberania popular) e tradio (autoridade, soberania dos reis). A harmonia entre indivduo e sociedade sinnimo de progresso.
[...] Se a inteligncia do homem fez necessria a sociedade, a liberdade do homem fez necessrio o governo. Com efeito, o homem, absolutamente livre, destruiria a sociedade que sua inteligncia fez necessria, porque a liberdade , por sua natureza, um princpio dissolvente de toda associao. A sociedade necessita, pois, de uma arma para defender-se contra o princpio que a invade; esta arma o governo. O governo no governa seno agindo (...) e no age seno resistindo ao princpio invasor. (...) Porm, certamente essa resistncia no indefinida; sendo seu objetivo defender a sociedade das invases da individualidade humana, sua ao no deve estender-se mais do que seja necessrio para evitar semelhantes invases. Quando os governos ultrapassam esses limites, deixam de resistir e invadem, e toda invaso um crime. (...) Quando os indivduos invadem, se triunfam, a sociedade submerge na anarquia; quando os governos, ao invs de resistirem, invadem, se triunfam, h despotismo; se sucumbem, se encontram frente a frente de uma revoluo, que sua tumba (Corts, 1965:30-31).

Alm da crtica a Hobbes e ao absolutismo, Corts tambm critica De Bonald (enquanto muitos comentadores os colocam em um mesmo plano de anlise), por teorizar o direito divino dos reis. Apesar de a questo espiritual ser importante aqui, o pensador espanhol a concebe no sentido de garantir legitimidade e efetividade ao ato de governar (as pessoas obedecem com maior vigor a um representante de Deus do que a um administrador qualquer), e no porque pretenda integrar poder temporal e espiritual, nem mesmo em seus momentos mais fervorosamente catlicos. Por isso mesmo, os reis no so infalveis ou invulnerveis, mas necessitam de limitaes ao exerccio do seu poder. A questo religiosa bastante extraordinria nesse sentido, uma vez que Donoso faz da liberdade uma ddiva sagrada a qual no pode ser tocada de qualquer maneira: o livre-

Revista gora, Vitria, n.10, 2009, p.12-14

12

arbtrio do homem a obra mestra da criao e a mais portentosa (1965:328); enquanto ao soberano, diante de Deus, no passa de mais um homem. [Os homens] se parecem entre si, em que o so imperfeitos todos (1965:336). Sendo assim, o monarca no deve governar despoticamente, tendo como nico objetivo to somente manter o poder. Com efeito, um poder sem limites classificado por Donoso como idoltrico, o que nos leva concluso de como possvel moral e religio crist (to marcantes na Espanha) serem condies para o desenvolvimento de idias liberais, como dissemos no incio do texto.

[...] As sociedades no podem conceber-se sem um governo que as dirija; quer dizer, sem um soberano que mande e sem um sdito que obedea. (...) Porm, esse soberano no h de ser onipotente, pois no pode ser infalvel, e esse sdito deve gozar de direitos, porque, esse sdito, na presena desse soberano, qualquer que seja, sempre um homem na presena de um outro homem, e esse sdito e esse soberano so sempre dois homens na presena de Deus (Corts, 1965:87).

A limitao do poder, como afirmam Norberto Bobbio (1988:20-25) e Jos Guilherme Merquior (1991:46-48), uma das prerrogativas bsicas de qualquer governo liberal. Donoso est inserido, embora de modo bastante particular, nessa tradio, j que as condies que carrega so bem diferentes de um Locke ou de um Rousseau, por exemplo. Para Donoso, enfim, os sditos tm direitos contra o avano dos governos, ocorrentes na forma de tiranias e despotismos. Contudo, o governo tambm possui direitos contra o avano dos indivduos, quer dizer, por meio da insurreio e da anarquia. Logo, o pensador espanhol est preocupado em evitar que ambos, indivduos e governantes, tombem. Em outras palavras, o liberalismo que garante os indivduos deve conviver com um governo forte e estvel, criando condies para a sua existncia. Podendo este, at mesmo, recorrer a prticas autoritrias.

[...] Creio que as leis so feitas para as sociedades, e no a sociedade para as leis (...). Quando a legalidade basta para salvar a sociedade, a legalidade; quando no basta, a ditadura. (...) Digo (...) que a ditadura em certas circunstncias (...) um governo legtimo, bom e proveitoso, como qualquer outro governo (Corts, 1965:220-21).

Dessa forma, voltamos ao ponto de partida desse trabalho, o anti-liberalismo em busca do prprio liberalismo, cuja prtica no se encontra enterrada no sculo XIX, mas ainda hoje

Revista gora, Vitria, n.10, 2009, p.13-14

13

com vrios exemplos de obrigatoriedade que visam construo de um meio scio-poltico liberal. Esse liberalismo s avessas, to caro a Donoso Corts, aos intelectuais hispanoamericanos (como Sarmiento e Alberdi) e aos pensadores polticos brasileiros da poca imperial (como o Visconde do Uruguai), nada mais foi do que uma necessidade, ou melhor, uma resposta a problemas concretos encontrados em seus ambientes. Problemas estes, tais como a tradio conservadora, as relaes de mando e subservincia entre os indivduos (bem pouco autnomos, nesse sentido), o forte peso da Igreja, enfim, a um meio bastante avesso ao liberalismo tal qual fora teorizado em sua vertente mais clssica. Para concluir, fazendo referncia ao que disse Skinner, deixemos claro que no existe um liberalismo em estado puro, seja na Europa ou nas Amricas. Tampouco podemos tomar parte do que fez Merquior (1991), ao tipificar os vrios tipos de liberalismo (conservador, democrtico, etc.). Na verdade, se no h um modelo liberal, como podem haver desvios ou tipologias? Corts, assim como os tericos latino-americanos em cada caso, no se desviou do liberalismo, mas escolheu trabalhar com mecanismos e operaes liberais em torno de problemticas reais, como por exemplo, ao enfatizar a limitao do poder monrquico.

Referncias BOBBIO, Norberto. Liberalismo e Democracia. So Paulo: Brasiliense, 1988. CORTS, Juan Donoso. Discurso acadmico sobre La Bblia. Biblioteca Virtual Miguel de Cervantes. Disponvel em: http://www.cervantesvirtual.com. Acesso em: 06 de dezembro de 2008. CORTS, Juan Donoso. El pensamiento poltico hispanoamericano. Buenos Aires: Depalma, 1965. HOBBES, Thomas. Do Cidado. So Paulo: Martins Fontes, 1998. LOCKE, John. Locke: os pensadores. v. XVII. So Paulo: Abril Cultural, 1973. LWY, Michel & SAYRE, Robert. Romantismo e Poltica. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1993. MERQUIOR, Jos Guilherme. O liberalismo: antigo e moderno. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1991. MILL, John Stuart. O governo representativo. [S.l.]: Arcdia, 1967. MORSE, Richard. MORSE, Richard. O espelho de prspero: Cultura e idias nas Amricas. So Paulo: Companhia das Letras, 1988.

Revista gora, Vitria, n.10, 2009, p.14-14

14

NISBET, Robert. O conservadorismo. Lisboa: Editorial Estampa, 1987. PEIXOTO, Antonio Carlos. Liberais ou conservadores? In: PRADO, Maria Emlia & GUIMARES, Lucia Maria Bastos Paschoal (Org.). O Liberalismo no Brasil Imperial. Rio de Janeiro: Revan, 2001. ROMANO, Roberto. Rousseau, religio e moral. So Paulo: Estao Liberdade, 2005. RODRIGUES, Cndido Moreira. A Ordem: Uma Revista de Intelectuais Catlicos (19341945). Belo Horizonte: Autntica, 2005. RODRIGUES, Cndido Moreira. Apontamentos sobre o pensamento de Carl Schmitt: um intelectual nazista. In: SCULUM: Revista de Histria. Joo Pessoa, n. 12, p. 76-93, jan-jun. 2005. ROUSSEAU, Jean Jacques. O contrato social. 3. ed. So Paulo: Martins Fontes, 1996. SCHMITT, Carl. Interpretacin Europea de Donoso Corts. Madri: Ediciones Rialp, S.A., 1963. SMITH, Adam. A Riqueza das Naes. v. 1. So Paulo: Nova Cultural, 1996. SILVA, Francisco Carlos Teixeira da. O conservadorismo como via para a modernidade. Anos 90: Revista do Programa de Ps-Graduao em Histria UFRGS. Porto Alegre, n. 6, p. 7-20, 1996. SKINNER, Quentin. Lenguaje, poltica e histria. Buenos Aires: Universidad Nacional de Quilmes Editorial, 2007. VIANNA, Luiz Werneck. A revoluo passiva: iberismo e americanismo no Brasil. Rio de Janeiro: IUPERJ; Revan, 1997. Notas
Mestrando do Programa de Ps-Graduao em Histria da Universidade Federal do Esprito Santo Obtido em: http://www.onu-brasil.org.br/documentos_direitoshumanos.php. Acesso em: 6 de dezembro de 2008.
2 1

You might also like