You are on page 1of 2

PONTIFCIAUNIVERSIDADECATLICADOPARAN CURSODEGRADUAOEMLICENCIATURAEMFILOSOFIA DISCIPLINADEFUNDAMENTOSDAAPRENDIZAGEM NOME:ERIKFERNANDOKIERSKI RESUMO:POZO, Juan Igncio. AprendizeseMestres:ANovaCulturadaAprendizagem. PortoAlegre:Artmed,2005.Cap.1.pp.110.

No primeiro captulo do livro Aprendizes e Mestres, de JuanIgncio Pozo, o autor pretende introduzir o assunto, que uma tese a respeito da necessidade de novas metodologiasdeaprendizagemnaatualidade. Na primeira parte, intitulada Da Aprendizagem da Cultura Cultura da Aprendizagem, Pozo convida aprendizes e/ou mestres compreender as dificuldades da aprendizagem no contextosocialemque ocorrem.Para isso, passahistoricamenteatravs do processo de adaptao humana, de incio apenas por programao gentica, depois incorporando novas formas deaprendizagemrelacionadasaocontextosocioculturalemque seinsere o indivduo.Assim,fundamentando a aprendizagem como umprocessoemquea cultura interiorizada para que se faa parte dela, o autor afirma a necessidade de se evoluir,espelhadamente,aformaeocontedodoensino. Aofinalizaraprimeira partecom a ideiaderepensaredesconstruiraaprendizagem para reconstrula, a segunda parte intitulada Uma Breve Histria Cultural da Aprendizagem.Nela, Pozo ofereceum breve relato histricoapartirdainvenodaescrita pelos sumrios por conta das novas organizaes sociais que estavam se formando. Passando pelos egpcios e seus escribas, se inicia uma aprendizagem com transmisso oral ou escritautilizandose de repetio e memorizao, comacriao decadavez mais tcnicasque melhorassem acapacidadedememorizarcontedos.Jna GrciaenaRoma clssicas, foramcriadasascasasdeaprendizagem,ondeserecorriaaomtodosocrtico dos dilogos e da persuaso e com a limitao dos tipos deleitura na Idade Mdiapelo poder eclesistico, exercitar a memorizao e o uso de tcnicas mnemnicas passam a ser vistos como virtudes a seremdesenvolvidas. Contudo, comainvenoda imprensa na renascena, o conhecimento passar a ser difundido com maior rapidez, e tambm a quantidade de pessoas alfabetizadas permite novas interpretaes, bem como o desenvolvimento cientfico.Isso tudo acabaocasionando a descentrao do conhecimento, porfragmentao,parcializaoerelatividade.

Na terceira e ltima parte do captulo, o autor vai abordar a ideiadeconstruodo conhecimento, j que a tradio memorstica ocasionou uma crise na aprendizagem, enquanto a sociedade continua crescendo e mais contedos tornamse necessrios h uma distncia entre os contedos que podem e osqueso realmenteaprendidos. Assim, neste captulo sero apresentados trs tipos de sociedade, que, respectivamente, se formaram historicamente, culminando na ltima e atual, cada uma com seus devidos problemasdeaprendizagem. A primeira, sociedade da aprendizagem, se deu por conta do desenvolvimento tecnolgicocientfico aps a revoluo industrial,efoiasociedade emque tudoemalgum momento podia ser aprendido, com as escolas tornandose ainda mais importantes por haver a necessidade de evoluo nas formas de aprendizagem, com uma formao permanenteereciclagemprofissionalparaassegurarademandapormelhoresprofissionais quelidemcomaevoluodastecnologias,estandoemconstanteatualizao.Porm,relata oautor,anecessidadedeumaaprendizagemcontnuatendeasaturarnossascapacidades de aprendizagem, pois um critrio bsico para o projeto eficaz de aparelhos e instrumentosnovos o dereduziraomnimo a necessidadedeaprenderdo usu rio.Para Pozo,aumentam as funes dos aparelhos, diminuiseotempoparaaprendertaisfunes, diminuiseavontadedequereraprender. Depois, a sociedade da informao foi ocasionada pela difuso desenfreada de todo e qualquer tipo de informao. Tudo podia ser aprendido atravs da televiso, do rdio, da internet, tirando a importncia dos mtodos formais deensinoeos deixando de lado. E, assim como se veem muitas informaes boas, h tambm o chamado rudo, supostasinformaesquenoadicionamnadaaoaprendizado. E assim se chega ltimae atual,a sociedade do conhecimentodescentrado, em que h uma profuso enorme de conhecimentos vindos de todos os lados, sem qualquer tipo de direcionamento. O autor afirma que nesta nova cultura, a aprendizagem deveria estar direcionada no tantoparareproduzirou repetirsaberesque sabemos parcialmente, sem mesmop los em dvida, comoparainterpretarsuaparcialidade,paracompreendere dar sentidoaesse conhecimento, duvidando dele.Ouseja,hanecessidadedeassumira posio filosfica do construtivismo, e reconstruir o conhecimento a partir da dvida, repensandoafundamentao,asestruturas,osalicercesdestaconstruo.

You might also like