You are on page 1of 20

EDITAL N 010/ 2013 PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEO DE PESSOAL TCNICO EM EDUCAO Orientador Educacional - (Nvel Superior)

O Servio Social da Indstria Departamento Regional do Distrito Federal SESI/DF, CNPJ n 03.803.317/0001-54, por meio da Diretoria de Logstica / Gerncia de Recursos Humanos, torna pblica a abertura de inscries para o Processo de Recrutamento e Seleo de Pessoal, para emprego de PNS I / TCNICO EM EDUCAO ORIENTADOR EDUCACIONAL I. 1. OBJETO 1.1. 1.2. O Processo Seletivo ser regido nos termos deste edital pelo SESI DR DF. Esse Edital tem por objeto o recrutamento e a seleo de profissional para emprego no SESI DR DF, localizado no DF, por meio de PROCESSO SELETIVO. Os candidatos aprovados que no comprovarem os pr-requisitos necessrios, descritos no item 2.5, sero desclassificados no ato da admisso. Os candidatos aprovados e classificados, quando da admisso na entidade, tero direito aos seguintes benefcios: assistncia mdica, odontolgica, academia e refeio subsidiada, vale-transporte, auxlio-funeral.

1.3.

1.4.

2. EMPREGO / VAGA / PR-REQUISITOS 2.1. 2.2. 2.3. 2.4. Escolaridade mnima para a vaga: Nvel Superior em Pedagogia ou reas afins; Emprego: PNS I / Tcnico em Educao - Orientador Educacional I. Da Quantidade de Vaga: 01 vaga Da Jornada de Trabalho: 40h semanais * Disponibilidade para trabalhar aos finais de semana e feriados. 2.5. Dos pr-requisitos necessrios para ocupao da vaga de emprego: 2.5.1. Diploma de Graduao em - Pedagogia com concluso aps 2006 ou Pedagogia com especializao em Orientao Educacional ou Licenciatura em qualquer outra rea de conhecimento com especializao em Orientao Educacional - fornecido por Instituio de Ensino Superior reconhecida pelo Ministrio da Educao. Experincia comprovada de 06 (seis) meses em CTPS ou declarao com CNPJ da empresa na funo de Orientador Educacional. Desejvel domnio em informtica (Word, Excel, Power Point e Internet).

2.5.2.

2.5.3.

OBS: A comprovao de experincia dever ser realizada por meio da apresentao de um dos documentos a seguir:

EDITAL N 010/ 2013 PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEO DE PESSOAL TCNICO EM EDUCAO Orientador Educacional - (Nvel Superior)
Exerccio da atividade em empresa/instituio privada: apresentao de cpia da Carteira de Trabalho e Previdncia Social (CTPS) contendo a parte de identificao do candidato e do registro do empregador (com incio e fim, se for o caso), acrescida de declarao do empregador em papel timbrado que informe o perodo (com incio e fim, se for o caso) e a espcie do servio realizado, com a descrio das atividades desenvolvidas. Exerccio da atividade em empresa/instituio pblica: apresentao de declarao ou certido de tempo de servio, emitida pela rea de pessoal ou de recursos humanos (no havendo rgo de pessoal ou de recursos humanos, a autoridade responsvel pela emisso do documento dever declarar/certificar tambm essa inexistncia), que informe o perodo (com incio e fim, se for o caso) e a espcie do servio realizado, com a descrio das atividades desenvolvidas. Exerccio da atividade/servio prestado como autnomo: apresentao do contrato de prestao de servios ou recibo de pagamento autnomo RPA, neste ltimo caso, com a apresentao do primeiro e do ltimo ms recebido, acrescido de declarao do contratante que informe o perodo (com incio e fim, se for o caso) e a espcie do servio realizado.

2.6. 2.7.

Remunerao: R$ 3.108,00 (Trs mil, cento e oito reais) Das atribuies do cargo descrio sumria das atividades:

Orientar a famlia e professores de alunos com alguma dificuldade pedaggica ou em relao a temas atuais; Participar na qualificao do professor atravs de cursos e encontros que possibilitem uma maior compreenso do seu papel enquanto educador; Supervisionar estgios na rea da Orientao Educacional; Participar de reunies da escola com as famlias dos alunos colaborando na discusso de temas importantes para a melhoria do crescimento de todos que esto ligados Instituio (relao escola-aluno-famlia); Atender alunos que, por algum motivo, necessitem de uma acolhida, escuta e apoio em momentos de crise dentro do ambiente escolar; Participar na composio, caracterizao e acompanhamento de turmas e grupos; Intervir em situaes de excluso promovendo a incluso do aluno no contexto escolar; Participar dos trabalhos de orientao profissional dos alunos; Coordenar o processo de sondagem de interesses, aptides e habilidades do educando; Sistematizar o processo de acompanhamento dos alunos, encaminhando a outros especialistas aqueles que exigirem assistncia especial; Participar do processo de avaliao e recuperao dos alunos; Integrar-se com os profissionais das demais reas do Centro de Ensino a fim de trocar experincias e inovaes; Manter articulao com a Direo e equipe de Coordenao do Centro de Ensino visando o trabalho integrado e consoante ao Projeto Pedaggico;

EDITAL N 010/ 2013 PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEO DE PESSOAL TCNICO EM EDUCAO Orientador Educacional - (Nvel Superior)
Elaborar relatrio consolidado das aes realizadas trimestralmente; Realizar estudos e pesquisas na rea da Orientao Educacional.

3. PR-INSCRIES E CONFIRMAO DE INSCRIO 3.1. As pr-inscries sero efetuadas, no perodo de 25 de agosto de 2013 a 01 de setembro de 2013, exclusivamente no site da entidade: www.sistemafibra.org.br/sesi. 3.1.1. Para tanto, o candidato dever acessar o link EDITAIS, PROCESSO SELETIVO localizado na parte superior direita do site www.sistemafibra.org.br/sesi, onde estar disponvel o Sistema de Inscries on-line. 3.1.2. Ser admitida a pr-inscrio via internet solicitada no perodo entre 0 hora do dia 25 de agosto de 2013 e 23h59 minutos do dia 01 de setembro de 2013, observado o horrio oficial de Braslia/DF. 3.1.3. O SESI DR DF no se responsabilizar por solicitao de pr-inscrio via internet no recebida por motivos de ordem tcnica dos computadores, falhas de comunicao, congestionamentos das linhas ou outros fatores de ordem tcnica que impossibilitem a correta transferncia de dados. 3.1.4. Aps o preenchimento do formulrio eletrnico, o candidato dever aguardar o encerramento das pr-inscries para confirmar e imprimir o seu Comprovante de Inscrio Definitivo. 3.1.4.1. Somente realizaro as provas objetivas os candidatos que confirmarem sua participao no processo seletivo. Para tanto, o candidato dever, no perodo de 02 a 03 de setembro de 2013, acessar o site www.sistemafibra.org.br/sesi, link EDITAIS/PROCESSO SELETIVO, para confirmar e imprimir o seu comprovante definitivo de inscrio. 3.1.4.2. O Comprovante de Inscrio definitivo ser o nico comprovante vlido da inscrio do candidato. Nesse documento constar o nmero do processo seletivo e o n de sua inscrio os quais serviro de base para o acompanhamento pela internet do andamento do Processo Seletivo. 3.1.5. O SESI DR DF, em nenhuma hiptese, processar qualquer registro de pr-inscrio com data posterior ao dia 01 de setembro de 2013. 3.1.6. Para fazer sua pr-inscrio imprescindvel que o candidato possua nmero de Cadastro de Pessoa Fsica (CPF) regularizado. 3.1.7. O candidato que no possuir CPF dever solicit-lo nos postos credenciados: Banco do Brasil, Caixa, Correios ou Receita Federal, em tempo de conseguir o registro e o respectivo nmero antes do trmino do perodo de inscries.

EDITAL N 010/ 2013 PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEO DE PESSOAL TCNICO EM EDUCAO Orientador Educacional - (Nvel Superior)
3.1.8. Somente devem ser declaradas no formulrio eletrnico as informaes passveis de comprovao documental. 3.1.9. Ter sua inscrio cancelada e ser automaticamente excludo do Processo Seletivo o candidato que utilizar o CPF de outra pessoa. 3.1.10. As informaes prestadas no formulrio eletrnico sero de inteira responsabilidade do candidato, dispondo o SESI do direito de excluir do Processo Seletivo aquele que no preencher o cadastro de forma completa e correta e/ou fornecer dados comprovadamente inverdicos. 3.1.11. vedada a participao de candidatos que tenham sido demitidos do SISTEMA FIBRA Federao das Indstrias do Distrito Federal (Instituto Euvaldo Lodi do Distrito Federal, Departamentos Regionais do SESI e SENAI do Distrito Federal) por justa causa ou por recomendao de processo de sindicncia. 3.1.12. Condies mnimas para a inscrio no Processo Seletivo: Ser brasileiro ou gozar das prerrogativas do Decreto Federal n. 70.436 de 18/04/72. Ter no mnimo 18 anos de idade completos na data da contratao. Estar quite com o Servio Militar. Estar em gozo dos direitos Polticos e Civis. Preencher os pr-requisitos exigidos para o cargo conforme item 2.5 deste edital.

3.1.13. Pessoas com Deficincia - PcD, assim entendidos aqueles que se enquadram nas categorias discriminadas na Lei n 160, de 02 de setembro de 1991, publicada no Dirio Oficial do Distrito Federal de 03 de setembro de 1991, regulamentada pelo Decreto n 13.897, de 14 de abril de 1992, publicado no Dirio Oficial do Distrito Federal de 15 de abril de 1992, tm assegurado o direito de inscrio neste Processo Seletivo, desde que a necessidade especial seja compatvel com as atribuies do cargo para o qual concorrem. 3.1.13.1. A ordem de classificao, quando da divulgao do Resultado Final, ser estritamente obedecida conforme nota obtida na classificao do candidato, independentemente, se este ou no PcD.

3.2.

Das Disposies Gerais sobre a Pr-Inscrio 3.2.1. So considerados documentos de identidade: carteiras expedidas pela Secretaria da Justia e Segurana (SJS) e/ou Secretaria de Segurana Pblica, pelos Ministrios Militares e pelos Corpos de Bombeiros Militares; carteiras expedidas pelos rgos fiscalizadores de exerccio profissional (Ordens, Conselhos); passaporte, certificado de reservista, carteiras funcionais do Ministrio Pblico e da Magistratura, carteiras funcionais expedidas por rgo pblico que, por lei federal, valem como identidade;

EDITAL N 010/ 2013 PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEO DE PESSOAL TCNICO EM EDUCAO Orientador Educacional - (Nvel Superior)
carteira de trabalho, carteira nacional de habilitao (somente no caso do modelo novo, aprovado pelo artigo 159 da Lei n 9.503, de 23 de setembro de 1997). 3.2.2. No sero aceitos como documentos de identidade: CPF, certido de nascimento, ttulos eleitorais, carteiras de motorista (modelo antigo), carteiras de estudante, carteiras funcionais sem valor de identidade, nem documentos ilegveis, noidentificveis ou danificados. 3.2.3. vedada a inscrio extempornea, via fax, via postal ou via correio eletrnico. 3.2.4. O candidato dever efetuar uma nica pr-inscrio no Processo Seletivo. 3.2.5. As informaes prestadas no responsabilidade do candidato. formulrio eletrnico sero de inteira

3.2.6. O candidato que necessitar de qualquer tipo de cuidado especial para a realizao das etapas, quando do preenchimento do formulrio eletrnico, dever informar claramente quais os recursos especiais necessrios (materiais, equipamentos) no campo especfico destinado a esse fim. 3.2.7. A solicitao de condies especiais ser analisada e atendida obedecendo aos critrios de viabilidade e de razoabilidade. 3.2.8. A relao de candidatos com inscries homologadas ser disponibilizada no site www.sistemafibra.org.br/sesi, at a data provvel de 05 de setembro de 2013, sendo de responsabilidade exclusiva do candidato o acompanhamento dessa informao. 3.2.9. Os eventuais erros de digitao de nome, nmero de documento de identificao, sexo, data de nascimento e/ou outros podero ser corrigidos somente no perodo destinado para as pr-inscries. 3.2.10. Aps o encerramento das pr-inscries, qualquer alterao de dados cadastrais s ser possvel quando da realizao das provas objetivas em formulrio especfico que ser disponibilizado no local de realizao das provas objetivas. 3.2.11. O candidato dever observar rigorosamente todos os comunicados que sero divulgados no site www.sistemafibra.org.br/sesi.

3.3.

Das Disposies Gerais da Confirmao de Participao 3.3.1. O SESI DR DF no se responsabilizar por confirmao de participao no recebida por motivos de ordem tcnica dos computadores, falhas de comunicao, congestionamentos das linhas ou outros fatores de ordem tcnica que impossibilitem a correta transferncia de dados.

EDITAL N 010/ 2013 PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEO DE PESSOAL TCNICO EM EDUCAO Orientador Educacional - (Nvel Superior)
3.3.2. de exclusiva responsabilidade do candidato a confirmao de sua participao no Processo Seletivo no podendo alegar em hiptese alguma desconhecimento das regras dispostas nesse edital. 3.3.3. O SESI DR DF, em nenhuma hiptese, processar qualquer registro de Confirmao de Participao com data posterior ao dia 03 de setembro de 2013. 4. DA DATA PROVVEL DAS PROVAS 1 Etapa 4.1. 4.2. A data provvel das provas ser dia 22 de setembro de 2013, podendo ocorrer alteraes. A confirmao da data de realizao das provas ser publicada por meio de Comunicado no site da entidade, aps o encerramento do perodo das confirmaes de participao no processo seletivo, at a data provvel de 06 de setembro de 2013.

5. ETAPAS DO PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEO 5.1. DAS PROVAS 5.1.1. O presente processo de recrutamento e seleo ter 02 (duas) etapas, sendo a 1 etapa com carter eliminatrio e classificatrio, composta de Prova Objetiva (PO) e Prova Discursiva (PD), ambas de Conhecimentos Especficos. A 2 etapa, com carter classificatrio, de Avaliao de Competncias. 5.2. DAS PROVAS 1 Etapa 5.2.1. A 1 etapa ter (02) duas provas, sendo essas com carter eliminatrio e classificatrio, composta Prova Objetiva (PO) e Prova Discursiva (PD), ambas de Conhecimentos Especficos. O total mximo de pontos obtidos, somando-se as 02 (duas) provas ser de 100,00 (cem) pontos. 5.3. DA PROVA OBJETIVA 5.3.1. A prova objetiva ser composta de questes de mltipla escolha para escolha de uma nica resposta correta e com o grau de dificuldade compatvel ao nvel de escolaridade mnimo exigido no item 2.1 deste Edital. 5.3.2. A Prova Objetiva (PO) ser composta por 32 (trinta e duas) questes objetivas que abordar o contedo programtico citado no Anexo I. Cada questo ter peso 2,5 (dois vrgula cinco) sendo 80,00 (oitenta) seu total mximo de pontos. 5.3.3. Ser eliminado o candidato que no obtiver 47,5 (quarenta e sete vrgula cinco) pontos, no mnimo, nessa PO.

EDITAL N 010/ 2013 PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEO DE PESSOAL TCNICO EM EDUCAO Orientador Educacional - (Nvel Superior)
5.4. DOS CRITRIOS DE CLASSIFICAO E DESEMPATE DAS PROVAS OBJETIVAS (PO) 5.4.1. A nota final de cada candidato, para fins de classificao na Prova Objetiva (PO), ser estabelecida pelo somatrio da pontuao obtida na mesma. 5.4.2. Os candidatos sero classificados em ordem decrescente de total de pontos de acordo com a Nota obtida na Prova Objetiva (PO). 5.4.3. Na hiptese de igualdade de nota, constituem-se, sucessivamente, critrios de desempate para definio da classificao nesta prova: a) Maior idade.

5.5.

DA PROVA DISCURSIVA 5.5.1. A prova Discursiva, de carter eliminatrio e classificatrio, ser composta de 01 (questo) com 02 (dois) subitens (a e b) a serem desenvolvidos e com o grau de dificuldade compatvel ao nvel de escolaridade mnimo exigido no item 2.1 deste Edital. 5.5.2. A Prova Discursiva (PD) ser composta por 01 (uma) questo discursiva com 2 (dois) subitens (a e b) a serem desenvolvidos, que abordar o contedo programtico citado no Anexo I deste Edital. O total mximo de pontos obtidos na prova ser de 20,00 (vinte) pontos. 5.5.3. Ser eliminado o candidato que no obtiver 10,00 (dez) pontos, no mnimo, nessa PD. 5.5.4. A prova discursiva consistir na elaborao de respostas dissertativas e/ou descritivas, com um total mnimo de 15 (quinze) linhas e no mximo 30 linhas. Com base em questo formulada pela banca examinadora, referente ao contedo programtico constante no Anexo I deste edital, primando pela clareza, preciso, consistncia e conciso. 5.5.5. A questo da prova discursiva poder avaliar habilidades que vo alm de mero conhecimento memorizado, abrangendo compreenso, aplicao, anlise, sntese e avaliao, valorizando a capacidade de raciocnio do candidato. 5.5.6. A prova discursiva ter o objetivo de avaliar os conhecimentos especficos, pertinentes ao cargo, constantes do Anexo I deste edital e, ainda conhecimento do tema, a capacidade de expresso na modalidade escrita e o uso das normas do registro formal culto da Lngua Portuguesa. O candidato dever produzir, com base na questo formulada pela Banca Examinadora, respostas dissertativas, primando pela coerncia e pela coeso.

EDITAL N 010/ 2013 PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEO DE PESSOAL TCNICO EM EDUCAO Orientador Educacional - (Nvel Superior)
5.5.7. A prova discursiva dever ser manuscrita, em letra legvel, com caneta esferogrfica de tinta azul ou preta, no sendo permitida a interferncia ou a participao de outras pessoas, salvo em caso de candidato a quem tenha sido deferido atendimento especial para a realizao das provas. 5.5.8. A folha de respostas definitiva da prova discursiva no poder ser assinada, rubricada, nem conter qualquer palavra ou marca que a identifique, exceto no campo apropriado, sob pena de anulao da prova discursiva. Assim, a deteco de qualquer marca identificadora no espao destinado transcrio dos textos definitivos acarretar a anulao da prova discursiva. 5.5.9. A folha de respostas definitiva ser o nico documento vlido para a correo da prova discursiva. A folha para rascunho, contida no caderno de prova, de preenchimento facultativo e no valer para tal finalidade. 5.5.10. A folha de respostas definitiva no ser substituda por erro de preenchimento do candidato; 5.5.11. O candidato receber nota zero na prova discursiva em casos de fuga do assunto abordado nas questes, de no haver respostas para as questes ou de identificao e/ou resposta em local indevido.

5.6.

DOS CRITRIOS DE AVALIAO DA PROVA DISCURSIVA 5.6.1. Sero corrigidas as Provas Discursivas (PD) dos 10 primeiros candidatos com maior nota na prova Objetiva (PO). 5.6.2. Durante o perodo de validade do presente processo seletivo, aps a correo das Provas Discursivas dos 10 primeiros candidatos que obtiverem maiores notas nas Provas Objetivas (PO) e, segundo ordem de classificao e critrios de desempate conforme item 5.4, a Instituio, em anlises de convenincia, oportunidade e necessidade, se resguarda ao direito de convocar os remanescentes, respeitando a ordem das 10 maiores notas para correo da Prova Discursiva e, segundo ordem de classificao e critrios de desempate conforme item 5.4,. 5.6.3. A prova discursiva ser corrigida conforme critrios a seguir, ressaltando-se que em atendimento ao que est estabelecido no Decreto n 6.583, de 29 de setembro de 2008, sero aceitas como corretas, at 31 de dezembro de 2012, ambas as ortografias, isto , a forma de grafar e de acentuar as palavras vigentes at 31 de dezembro de 2008 e a que entrou em vigor em 1 de janeiro de 2009. 5.6.4. Nas respostas avaliadas, a adequao ao tema, a argumentao, a coerncia e a elaborao crtica, totalizaro a nota relativa ao domnio do conhecimento especfico, assim distribudos:

EDITAL N 010/ 2013 PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEO DE PESSOAL TCNICO EM EDUCAO Orientador Educacional - (Nvel Superior)
a) Argumentao (AR), pontuao mxima igual a 12,00 (doze) pontos. Ser verificada a especificao do tema, o conhecimento do assunto, a seleo de ideias distribudas de forma lgica, concatenadas e sem fragmentao e a apresentao de informaes fatos e opinies pertinentes ao tema, com articulao e consistncia de raciocnio, sem contradio estabelecendo um dialogo contemporneo. b) Coerncia Crtica Argumentativa (CCA), pontuao mxima igual a 4,0 (quatro) pontos. Ser verificada a coerncia argumentativa (seleo e ordenao de argumentos relaes de implicao ou de adequao entre premissas e, as concluses que dela tiram ou entre afirmaes e as consequncias que delas decorrem). Alm do uso dos aspectos legais que abordam o tema. c) Elaborao Crtica e Sugestiva (ECS), pontuao mxima igual a 4,0 (quatro) pontos. Ser verificada a elaborao de proposta de interveno relacionada ao tema abordado e a pertinncia dos argumentos selecionados fundamentados em informaes tcnica e prtica estabelecendo relaes lgicas, que visem propor valores e conceitos. 5.6.5. A nota da prova discursiva ser computada pelo somatrio dos pontos obtidos em cada um dos itens de acordo com os critrios acima. 5.6.6. Ser desconsiderado, para efeito de avaliao, qualquer fragmento de texto que for escrito fora do local apropriado. 5.6.7. Todos os clculos citados neste edital sero considerados at a segunda casa decimal, arredondando-se para o nmero imediatamente superior se o algarismo da terceira casa decimal for igual ou superior a cinco. 5.6.8. O total mnimo para classificao do candidato ser de 57,5 (cinquenta e sete vrgula cinco) pontos quando do cmputo geral da Prova Objetiva (PO) e Prova Discursiva (PD). 5.6.9. O candidato que obtiver nota inferior a 57,5 (cinquenta e sete vrgula cinco) pontos no somatrio da prova objetiva (PO) e discursiva (PD) ser eliminado deste Processo Seletivo. 5.6.10. Os itens das provas Objetivas e Discursivas podero avaliar habilidades que vo alm de mero conhecimento memorizado, abrangendo compreenso, aplicao, anlise, sntese e avaliao, valorizando a capacidade de raciocnio do candidato. 5.6.11. Cada item da prova Objetiva e Discursiva poder contemplar mais de uma habilidade e conhecimentos relativos a mais de uma rea de conhecimento.

EDITAL N 010/ 2013 PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEO DE PESSOAL TCNICO EM EDUCAO Orientador Educacional - (Nvel Superior)

5.7.

DAS DISPOSIES GERAIS PARA A REALIZAO DAS PROVAS 5.7.1. O local, data e o horrio de realizao das provas objetivas sero publicados por meio de Comunicado no site www.sistemafibra.org.br/sesi, at a data provvel de 17 de setembro de 2013 aps a confirmao das inscries. 5.7.2. No sero fornecidas, por telefone, informaes a respeito de datas, locais e horrios de realizao das etapas do processo seletivo. 5.7.3. As Provas Objetivas e a Prova Discursiva sero realizadas no Distrito Federal, em data, horrio e local que sero divulgados aps a confirmao das inscries, oportunamente, por meio de Comunicado que ser publicado no site www.sistemafibra.org.br/sesi. 5.7.4. Ser vedada a realizao das provas fora do local designado pelo SESI DR DF. 5.7.5. O candidato dever comparecer ao local designado para as provas com antecedncia mnima de 1h (uma hora), portando: a) Confirmao de Inscrio. b) Original de um dos documentos de identificao (com fotografia) relacionados no subitem 3.2.1. c) Caneta esferogrfica de tinta preta ou azul. 5.7.5.1. Em caso de extravio dos documentos citados na alnea b, o candidato dever apresentar Boletim de Ocorrncia Policial com a discriminao de perda, roubo, furto ou extravio do mesmo, expedido h, no mximo, 90 (noventa) dias. 5.7.6. A Confirmao de Inscrio no ter validade como documento de identificao. 5.7.7. No sero aceitos protocolos nem cpias dos documentos citados, ainda que autenticados, ou quaisquer outros documentos diferentes dos citados no item 3.2.1 desse edital. 5.7.8. Os documentos apresentados devero estar em perfeitas condies de forma a permitir a identificao do candidato com clareza. 5.7.9. A identificao especial ser exigida, tambm, ao candidato cujo documento de identificao apresente dvidas referentes fisionomia ou assinatura do portador.

10

EDITAL N 010/ 2013 PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEO DE PESSOAL TCNICO EM EDUCAO Orientador Educacional - (Nvel Superior)
5.7.10. No ser permitida, durante a realizao das provas, a comunicao entre os candidatos nem a utilizao de mquinas calculadoras e/ou similares, livros, anotaes, rguas de clculo, impressos ou qualquer outro material de consulta. 5.7.11. No dia de aplicao das provas no sero permitido ao candidato entrar e/ou permanecer nos locais das provas com armas ou aparelhos eletrnicos (bip, telefone celular, relgio do tipo data bank, walkman, agenda eletrnica, notebook, palmtop, receptor, gravador e outros). Caso o candidato leve alguma arma esta dever ser apresentada Coordenao Geral do Processo Seletivo. O descumprimento da presente orientao implicar na eliminao do candidato constituindo tentativa de fraude. 5.7.12. O SESI DR DF no se responsabilizar por perdas ou extravios de objetos ou de equipamentos eletrnicos ocorridos durante a realizao das provas, nem por danos causados aos mesmos. 5.7.13. No haver segunda chamada seja qual for o motivo alegado para justificar o atraso ou a ausncia do candidato. 5.7.14. O candidato dever assinalar as respostas das questes objetivas na folha de respostas com caneta esferogrfica de tinta preta ou azul. O preenchimento da folha de respostas, nico documento vlido para a correo das provas, ser de inteira responsabilidade do candidato que dever proceder em conformidade com as instrues especificadas, contidas na capa do caderno de prova e na folha de respostas. 5.7.15. O candidato no dever amassar, molhar, dobrar, rasgar, manchar ou, de qualquer modo, danificar a sua folha de respostas sob pena de arcar com os prejuzos advindos da impossibilidade de realizao da correo da folha de resposta. 5.7.16. Em hiptese alguma, haver substituio da folha de respostas por erro do candidato. 5.7.17. Os prejuzos advindos de marcaes feitas incorretamente na folha de respostas sero de inteira responsabilidade do candidato. 5.7.18. No sero computadas questes no respondidas, nem questes que contenham mais de uma resposta (mesmo que uma delas esteja correta), emenda ou rasura ainda que legvel. 5.7.19. Iniciadas as provas, nenhum candidato poder retirar-se da sala antes de decorrida 1h (uma hora) do incio destas. A inobservncia desse item acarretar a no

11

EDITAL N 010/ 2013 PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEO DE PESSOAL TCNICO EM EDUCAO Orientador Educacional - (Nvel Superior)
correo das provas e, consequentemente, a eliminao do candidato no processo seletivo. 5.7.20. O candidato somente poder retirar-se do local de realizao das provas, levando consigo o caderno de prova, aps 3h30min (trs horas e trinta minutos) do incio das provas. 5.7.21. Ao terminar as provas, o candidato entregar ao fiscal a sua folha de respostas assinada e devidamente preenchida e o caderno de prova. 5.7.22. Os trs ltimos candidatos devero permanecer na sala de prova e somente podero sair juntos do recinto, aps a aposio em Ata de suas respectivas assinaturas. 5.7.23. Ser terminantemente vedado ao candidato copiar seus apontamentos feitos da prova objetiva na folha de respostas. 5.7.24. Ser excludo deste Processo Seletivo, automaticamente, o candidato que: a) apresentar-se aps o fechamento dos portes ou fora dos locais predeterminados. b) no apresentar o documento de identificao exigido no subitem 5.4.5, alnea b, desse Edital. c) no comparecer a qualquer das provas, seja qual for o motivo alegado. d) ausentar-se da sala de prova sem o acompanhamento do fiscal. e) for surpreendido em comunicao com outro candidato ou terceiros, verbalmente, por escrito ou por qualquer outro meio de comunicao, sobre a prova que estiver sendo realizada, ou estiver utilizando livros, notas, impressos no permitidos e calculadoras. f) estiver portando durante as provas qualquer tipo de equipamento eletrnico de comunicao. g) lanar mo de meios ilcitos para executar as provas seja este qual for. h) no devolver a folha de respostas. i) perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos ou ser descorts com qualquer dos examinadores, executores e seus auxiliares ou autoridades presentes. 5.7.25. No dia de realizao das provas no sero fornecidas por qualquer membro da equipe de aplicao desta e/ou pelas autoridades presentes, informaes referentes aos seus contedos e/ou critrios de avaliao e de classificao. 5.7.26. No ser permitida a entrada de candidatos aps o incio das provas. 5.7.27. A durao mxima para a realizao das provas ser de 4h (quatro horas).

12

EDITAL N 010/ 2013 PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEO DE PESSOAL TCNICO EM EDUCAO Orientador Educacional - (Nvel Superior)

6. DOS CRITRIOS DE CLASSIFICAO FINAL E DESEMPATE 1 Etapa 6.1. A nota final de cada candidato, para fins de classificao na 1 etapa, ser estabelecida pelo somatrio da pontuao obtida na Prova Objetiva (PO) e Prova Discursiva (PD), conforme frmula abaixo, em ordem decrescente: Nota (1 Etapa) = PO + PD 6.2. Os candidatos sero classificados em ordem decrescente de total de pontos de acordo com a Nota obtida na 1 etapa. Na hiptese de igualdade de nota, constituem-se, sucessivamente, critrios de desempate para definio da classificao nesta etapa: b) Maior pontuao na Prova Discursiva (PD); c) Maior pontuao na Prova Objetiva (PO) d) Maior idade. 7. AVALIAO DE COMPETENCIAS 2 ETAPA 7.1. Esta 2 etapa com carter classificatrio, ser realizada por uma banca examinadora e ter durao provvel de 40 minutos. Sero formuladas aos candidatos perguntas especficas / tcnicas com o intuito de investigar competncias, tais como: Comunicao, Relacionamento Interpessoal, Comprometimento / Responsabilidade, Flexibilidade e Organizao. Cada competncia avaliada ter uma pontuao de 10 (dez) pontos. Sendo a pontuao mxima obtida nesta etapa de 50 (cinqenta) pontos. A Divulgao da lista dos candidatos convocados para esta 2 Etapa Avaliao de Competncias, bem como a confirmao da data e horrios dessa etapa ser publicada por meio de comunicado e disponibilizada no site www.sistemafibra.org.br/sesi, sendo de responsabilidade exclusiva do candidato este acompanhamento. Sero convocados para realizao desta etapa, os 05 (cinco) primeiros candidatos que atingirem a maior pontuao na 1 Etapa respeitada a ordem de classificao dos candidatos. Durante o perodo de validade do presente processo seletivo, aps a convocao de todos os candidatos classificados, a entidade, em anlises de convenincia e oportunidade, se resguarda ao direito de convocar os candidatos remanescentes, classificados na primeira etapa, para realizao da segunda etapa deste processo seletivo, respeitadas a ordem de classificao. Estaro automaticamente desclassificados do Processo Seletivo os candidatos que no comparecerem para realizar qualquer uma das etapas acima para quais forem convocados.
13

6.3.

7.2.

7.3.

7.4.

7.5.

7.6.

EDITAL N 010/ 2013 PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEO DE PESSOAL TCNICO EM EDUCAO Orientador Educacional - (Nvel Superior)

8. DOS CRITRIOS DE CLASSIFICAO E DESEMPATE FINAL 8.1. A nota final de cada candidato, para fins de classificao final, ser estabelecida pelo somatrio das pontuaes obtidas na 1 Etapa (Provas Objetiva e Prova Discursiva) e 2 Etapa. Nota Final = 1 Etapa + 2 Etapa 8.2. Os candidatos sero classificados em ordem decrescente do total de pontos de acordo com a Nota Final. Na hiptese de igualdade de nota final, constituem-se, sucessivamente, critrios de desempate para definio da classificao final: a) Maior pontuao na Avaliao de Competncias (2 Etapa); b) Maior pontuao obtida na Prova Discursiva (PD); c) Maior pontuao obtida na Prova Objetiva. (PO). 8.4. Em caso de persistncia do empate sero utilizados ento os seguintes critrios para a definio da classificao final: a) Maior idade.

8.3.

9. DOS RECURSOS ADMINISTRATIVOS: Recursos Administrativos da 1 e 2 Etapa - (Prova Objetiva, Prova Discursiva e Avaliao de Competncias).

9.1.

DAS PROVAS OBJETIVAS: 9.1.1. O gabarito preliminar das provas objetivas ser divulgado na Internet no site www.sistemafibra.org.br/sesi. 9.1.2. O candidato que no levar o Caderno de Provas poder comparecer Gerncia de Recursos Humanos para retir-lo. Para tanto, dever apresentar-se pessoalmente, munido de documento de identificao com fotografia, durante o perodo estabelecido no comunicado que divulgar o Gabarito Preliminar. 9.1.3. O candidato que desejar interpor recursos contra o gabarito preliminar da Prova Objetiva dispor de (02) dois dias teis para faz-lo, a contar do dia subsequente ao da divulgao desse gabarito, no horrio das 9 horas s 17 horas, nos dois dias disponveis para interposio dos recursos, observados o horrio oficial de Braslia/DF e conforme divulgado no site da Instituio atravs de comunicado.

14

EDITAL N 010/ 2013 PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEO DE PESSOAL TCNICO EM EDUCAO Orientador Educacional - (Nvel Superior)
9.1.3.1. O formulrio para Interposio de Recursos Administrativos ser disponibilizado no site, aps a divulgao do gabarito preliminar. 9.1.4. O recurso dever ser formalizado e devidamente fundamentado, mediante modelo Formulrio para Interposio de Recurso Administrativo, que estar disponvel no site www.sistemafibra.org.br/sesi, aps a publicao do gabarito preliminar. 9.1.5. O recurso dever ser individual, devidamente fundamentado, digitado com as seguintes informaes essenciais: nmero do edital do Processo Seletivo, nome do candidato, identidade, CPF, endereo, telefone, cargo a que est concorrendo, nmero de inscrio e assinatura do candidato, nmero da questo e questionamento. 9.1.6. O candidato dever ser claro, consistente e objetivo em seu pleito. Recurso inconsistente ou intempestivo ser liminarmente indeferido. 9.1.7. O recurso, impresso em 01 (uma) via, dever ser endereado ao Servio Social da Indstria SESI DR DF / Gerncia de Recursos Humanos, e entregue pessoalmente no PROTOCOLO DO ED. FIBRA, localizado no seguinte endereo: SIA Trecho 03 Lote 225 SUBSOLO Guar/DF, conforme definidos no subitem 9.1.3. 9.1.8. Admitir-se- um nico recurso por candidato para cada evento especfico (questo).

9.1.9. No sero aceitos recursos interpostos por fac-smile, telex, telegrama, internet ou outro meio que no seja o estabelecido no subitem 9.1.7. 9.1.10. A interposio dos recursos no obsta o regular andamento do cronograma do Processo Seletivo. 9.1.11. Os recursos julgados sero respondidos e enviados diretamente para o e-mail do candidato e quando for de interesse de todos, ser divulgado no site www.sistemafibra.org.br/sesi. No ser possvel o conhecimento do resultado por meio de telefonema. 9.1.12. de exclusiva responsabilidade do candidato o fornecimento correto dos seus dados pessoais, bem como do e-mail quando do preenchimento do formulrio para a interposio do recurso. 9.1.13. Se do exame do recurso resultar anulao de item integrante de prova, a pontuao correspondente a esse item ser atribuda a todos os candidatos independentemente de terem estes recorridos. 9.1.14. Em nenhuma hiptese sero aceitos pedidos de reviso de recursos, recursos de recursos, recursos de gabarito definitivo. 9.1.15. O SESI se reserva ao direito de no receber recursos que estejam em desacordo com os requisitos pr-estabelecidos nos subitens 9.1.4; 9.1.5; 9.1.6; 9.1.7; 9.1.8; e 9.1.9 desse edital.
15

EDITAL N 010/ 2013 PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEO DE PESSOAL TCNICO EM EDUCAO Orientador Educacional - (Nvel Superior)
9.1.16. A Comisso de Seleo constitui ltima instncia para recurso sendo soberana em suas decises, razo pela qual no cabero recursos adicionais. 9.1.17. Recursos cujo teor desrespeite a Banca Examinadora do Processo Seletivo sero preliminarmente indeferidos. 9.1.18. Aps a anlise e resposta de possveis recursos interpostos, ser divulgado o gabarito oficial das provas no site da entidade.

9.2.

DAS PROVAS DISCURSIVAS: 9.2.1. O Resultado Preliminar das Provas Discursivas ser divulgado na Internet no site www.sistemafibra.org.br/Sesi. 9.2.2. O candidato que desejar interpor recursos contra o resultado preliminar da Prova Discursiva (PD) dispor de (02) dois dias teis para faz-lo, a contar do dia subsequente ao da divulgao do Resultado, no horrio das 9 horas s 17 horas, nos dois dias disponveis para interposio dos recursos, observados o horrio oficial de Braslia/DF e conforme divulgado no site da Instituio atravs de comunicado. 9.2.3. As demais informaes para a interposio de recursos das discursivas seguiro o padro conforme disposto nos subitens de 9.1.5 a 9.1.18.

9.3.

DAS AVALIAES DE COMPETNCIAS: 9.3.1. O Resultado Preliminar das Avaliaes de Competncias ser divulgado na Internet no site www.sistemafibra.org.br/sesi. 9.3.2. O candidato que desejar interpor recursos contra o resultado preliminar da Avaliao de Competncias (AC) dispor de (02) dois dias teis para faz-lo, a contar do dia subsequente ao da divulgao do Resultado preliminar, no horrio das 9 horas s 17 horas, nos dois dias disponveis para interposio dos recursos, observados o horrio oficial de Braslia/DF e conforme divulgado no site da Instituio atravs de comunicado. 9.3.3. As demais informaes para a interposio de recursos das Avaliaes de Competncias seguiro o padro conforme disposto nos subitens de 9.1.5 a 9.1.18.

10. DA HOMOLOGAO DO RESULTADO FINAL 10.1. A relao de resultado final por ordem de classificao do candidato ser divulgada no site www.sistemafibra.org.br/sesi.

16

EDITAL N 010/ 2013 PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEO DE PESSOAL TCNICO EM EDUCAO Orientador Educacional - (Nvel Superior)
10.2. Os candidatos remanescentes que forem aprovados, obedecidas ordem de classificao final, podero ser convocados em caso de:

a) b) c) d)

Desclassificao dos candidatos aprovados. Desistncia dos primeiros classificados. Desligamento dos primeiros colocados durante a vigncia do contrato. Abertura de novas vagas com o mesmo perfil exigido neste Edital e conforme prazo de validade definido no subitem 12.4 deste Processo Seletivo a contar do Resultado Final.

10.3. No sero fornecidas informaes a respeito do resultado final por meio de telefonemas. 10.4. O candidato, caso aprovado, dever manter atualizado seu endereo perante o SESI DR DF enquanto estiver participando do processo seletivo. Para tanto, dever enviar e-mail para recursoshumanos.sesi@sistemafibra.org.br. So de exclusiva responsabilidade do candidato os prejuzos advindos da no atualizao de seus dados.

11. DA CONTRATAO 11.1. A admisso no cargo fica condicionada aprovao em inspeo mdica a ser realizada pelo servio mdico da entidade e ao atendimento das condies constitucionais e legais. 11.2. Sero desclassificados desse Processo Seletivo os candidatos aprovados que no apresentarem, no prazo estipulado pelo SESI DR DF, quando da convocao, a documentao exigida para fins admissionais. 11.3. Os candidatos aprovados, quando convocados pela Entidade, devero comparecer ao edifcio Sede do SESI DR DF, Gerncia de Recursos Humanos, localizado no SIA Trecho 03 Lote 225 SUBSOLO, a fim de retirar os documentos de EXAME ADMISSIONAL e de abertura de conta corrente bancria (Banco do Brasil), bem como para entregar os seguintes documentos: a) somente originais: 01 (uma) foto 3x4 identificada; Carteira de Trabalho e Previdncia Social (CTPS); NADA CONSTA Criminal Estadual TJDF NADA CONSTA Criminal Estadual TJDF (dever ser retirado no prprio Tribunal ou no site http://www.tjdft.jus.br/cidadaos/certidao-nada-consta). NADA CONSTA Criminal do Cartrio Rui Barbosa (dever ser retirado no prprio Cartrio ou no site www.distribuidordf.com.br). b) originais e cpias legveis:

17

EDITAL N 010/ 2013 PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEO DE PESSOAL TCNICO EM EDUCAO Orientador Educacional - (Nvel Superior)
Documento de Identificao com fotografia nacionalmente aceita. Carteira de Trabalho e Previdncia Social (pginas que contm a fotografia e filiao). Ttulo de Eleitor. Cadastro de Pessoa Fsica CPF. Comprovante de Residncia atualizado com CEP. Certido de Casamento. Certido de Nascimento dos Filhos. Caderneta de Vacinao dos dependentes (crianas at 05 anos). Carto do PIS/PASEP. Certificado de Reservista. Comprovante de Escolaridade/Diploma. Todos os documentos que comprovam os pr-requisitos citados no item 2.6 desse edital. Documento de Identificao com fotografia nacionalmente aceita dos dependentes para fins de plano de sade. Cadastro de Pessoa Fsica CPF dos dependentes para fins de plano de sade. 11.4. O candidato aprovado oportunamente firmar CONTRATO POR PRAZO INDETERMINADO, com o SESI DR DF, ficando este sujeito a 02 (dois) perodos de 45 (quarenta e cinco) dias, a TTULO DE EXPERINCIA, cujo incio dar-se- em data a ser designada oportunamente pela Entidade. 11.5. Os novos empregados sero regidos pela Consolidao das Leis do Trabalho CLT, portanto, sujeitos aos dispositivos legais previstos na CLT, Ttulo IV DO CONTRATO INDIVIDUAL DO TRABALHO. 11.6. Aps assinatura do contrato de trabalho o novo empregado trabalhar, conforme demanda da entidade, em qualquer uma das Unidades Operacionais do SESI DR DF (Setor de Indstria, Taguatinga, Gama, Guar II e Sobradinho) ou em outros locais onde existam atendimentos realizados a critrio de convenincia, oportunidade e necessidade da Entidade.

12. DISPOSIES GERAIS 12.1. de inteira responsabilidade do candidato a veracidade das informaes por ele prestadas, bem como acompanhar todos os atos e comunicados que sero divulgadas por meio do site www.sistemafibra.org.br/sesi referentes a esse Processo Seletivo. 12.2. Quaisquer alteraes referentes aos termos desse Processo Seletivo sero objeto de publicao no site www.sistemafibra.org.br/sesi.
18

EDITAL N 010/ 2013 PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEO DE PESSOAL TCNICO EM EDUCAO Orientador Educacional - (Nvel Superior)
12.3. O candidato dever observar rigorosamente os comunicados que sero divulgados no podendo alegar este desconhecimento em qualquer uma das fases do processo seletivo. 12.4. O presente Processo Seletivo ter validade de 01 (um) ano a partir da data da publicao do resultado final, podendo ser prorrogado, 1 (uma) nica vez, por igual perodo, obedecidas s disposies da Instruo Normativa de Gesto 003 da Entidade. 12.5. O SESI DR DF a qualquer momento, por deciso motivada e justificada, poder revogar ou anular o presente Processo de Recrutamento e Seleo no todo ou em parte, bem como alterar os quantitativos de vagas. 12.6. Os casos omissos, bem como as dvidas surgidas na aplicao deste Edital, sero dirimidos pela Diretoria de Logstica / Gerncia de Recursos Humanos.

Braslia DF, 21 de agosto de 2013.

ALBANO ESTEVES DE ABREU SUPERINTENDETE DO SESI-DR/DF

19

EDITAL N 010/ 2013 PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEO DE PESSOAL TCNICO EM EDUCAO Orientador Educacional - (Nvel Superior)
ANEXO I CONTEDO PROGRAMTICO

CONHECIMENTOS ESPECFICOS PARA PROVA OBJETIVA E PROVA DISCURSIVA

1. O papel do Orientador Educacional; 2. Relacionamento Interpessoal; 3. Cidadania e tica aplicada educao; 4. Indisciplina escolar; 5. Relao famlia/escola; 6. Mtodos de estudo e aprendizagem; 7. Teorias de aprendizagem e desenvolvimento (Piaget, Vigostski, Wallon); 8. Orientao profissional e vocacional; 9. Atuao preventiva no mbito escolar; 10. Processo educativo; 11. Projetos pedaggicos; 12. Motivao para os estudos; 13. Liderana organizacional.

20

You might also like