You are on page 1of 10

PROJETO DE EDUCAO FINANCEIRA

ALIMENTE O _______________

CURITIBA 2010

PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

I. IDENTIFICAO Colgio Vicentino So Jos Professora: Luiza Gabriela Razera de Souza Srie/turmas: 5 A, B e C N de estudantes envolvidos: 72 Disciplina: Matemtica

II. TEMA DO PROJETO Projeto de Educao Financeira

III. JUSTIFICATIVA O sistema no qual estamos inseridos converge com rapidez para o consumismo exacerbado, e tal tendncia inicia-se na infncia. Em vista disso, as crianas, sem compreender o valor do dinheiro e as consequncias desastrosas que a falta dele pode causar em algumas vidas, inconscientemente adolescem egocntricas e consumistas. A partir disso, sentiu-se a necessidade de inserir um programa de educao financeira domstica com os estudantes das 5 sries, incorporando o tema da Campanha da Fraternidade 2010, que versa sobre a Fraternidade e Economia. Para tanto, valemo-nos dos artigos da Gazeta do Povo que abordam assuntos economia.

IV. OBJETIVOS Objetivo Geral: Promover a economia domstica e solidria durante o ano letivo de 2010.

Objetivos Especficos: Compreender o sistema financeiro dentro de casa; Compreender os aspectos fundamentais do uso e do controle do dinheiro; Investir o dinheiro poupado no decorrer do ano em algo que contribua para a formao educacional do estudante (sugere-se um livro); Acompanhar frequentemente as notcias relacionadas economia por meio dos diferentes veculos de informao: jornal, televiso, rdio e internet; Reverter parte da economia durante o ano em gesto de solidariedade.

V. FUNDAMENTAO TERICA Educao Financeira e Valores Desde as sries iniciais, ouvimos inmeras vezes nossos educadores (pais e professores) nos dizendo: Estude muito, tire boas notas e voc ter uma excelente condio financeira no futuro. Esse paradigma est inserido no meio scio-cultural em razo das geraes passadas PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

terem sido exatamente assim. Cursos acadmicos que implicavam (e ainda implicam) status, tais como direito e medicina, faziam dos formandos uma pessoa bem sucedida financeiramente. Porm a sociedade evoluiu, e com ela o dinheiro e a publicidade tambm evoluram. Nestas constantes evolues, o homem deixou-se levar pela ganncia e consumismo, as quais so consequncias do capitalismo. Essas consequncias fizeram do homem, independente do salrio, profisso ou formao acadmica, escravos do dinheiro. Em virtude disso, j existiram inmeras revolues marxistas que tentaram criar um novo modelo, porm, tais revolues no obtiveram sucesso. Chega-se ento a concluso de que para derrotarmos os males que assolam o capitalismo, devemos educar financeiramente as geraes que esto por vir, e tal educao deve comear desde as series iniciais, dentro da escola. Acredita-se que ensinando nossas crianas a administrar seu dinheiro, sua importncia e suas consequncias (algumas benficas outras desastrosas), poderemos poup-los de se tornarem escravos do mesmo. Compreendero que dinheiro apenas um combustvel para que o nosso modelo scio econmico funcione, e que valores, tais como: alegria, partilha, respeito, autoestima, amizade, harmonia, unio, responsabilidade, afeto, justia, dilogo, solidariedade, tolerncia, cidadania e gratido, so muito mais valiosos que um simples combustvel. VI. ENCAMINHAMENTO METODOLGICO Os estudantes recebero um cofrinho denominado Poupanudo (doado pela Caixa Econmica Federal), que ser batiz-lo com o nome de preferncia do aluno. Durante o Projeto, ser elaborado um portflio com todas as atividades realizadas. Duas vezes ao ms os estudantes iro alimentar seu poupanudo (anotando a quantia depositada) e realizar a atividade proposta. Tal atividade ser realizada numa folha a parte (elaborada pelas professoras) que ir para o Portflio. Esta atividade estar relacionando aos contedos trabalhados em sala e educao financeira. O Projeto acontecer em diferentes espaos fsicos do colgio, como: Biblioteca, Laboratrio de Informtica e Laboratrio de Matemtica. Dentre os recursos didticos que sero utilizados, destacam-se: quadro, calculadora, data show, computador e o jornal Gazeta do Povo, com o BOLO, cujas temticas estejam em consonncia com o tema: economia. Com esse objetivo, sero contemplados os exemplares da Gazeta do Povo e do BOLO que contenham artigos que versam sobre o tema em especial os cadernos de Economia e Classificados. Em outubro, ms de encerramento do Projeto, os estudantes podero presentear-se visitando Adquirindo livros na Editora FTD onde participaro de uma programao divertida e inesquecvel. E para culminar realizaremos uma ao solidria, em que cada estudante com suas economias comprar um pequeno presente para doar a uma das Instituies de Caridade que o colgio assiste, demonstrando neste gesto que possvel com um bom planejamento, investir e dividir. PDF createdeconomizar, with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

VII. CRONOGRAMA Maro Incio do Projeto Outubro Trmino do Projeto.

MS Maro

ATIVIDADES Apresentao do projeto: Conhecendo o oramento domstico.

CONTEDO Utilizao de planilhas; Adio, subtrao, multiplicao e diviso. Economia (Filme: Ilha das Flores).

OBJETIVOS DE APRENDIZADO - Compreender o sistema financeiro na sociedade; - Entender o funcionamento das finanas dentro de casa; - Conhecer o caderno que trata sobre economia do jornal Gazeta do Povo. Compreender que a m administrao econmica gera relaes desiguais entre os seres humanos. - Elaborar mtodos de economizar dentro de casa, comprando somente o necessrio.

Abril

Valores e cidadania.

Maio

Economia dentro de casa (consumismo).

Junho

Problemas (matemticos) envolvendo matemtica financeira.

Uso da calculadora na matemtica financeira; sistema de numerao decimal. Resoluo de problemas.

Agosto

Setembro

Levantamento de gastos e economia nas frias Investimentos

Grficos e tabelas.

- Interpretar e compreender situaes problemas do cotidiano, desenvolvendo o raciocnio lgico matemtico; - Resolver situaes problemas com uma ou mais operao; - Ler, analisar e discutir sobre as notcias referente economia encontradas na Gazeta do Povo. - Interpretar e elaborar de grficos e tabelas. - Compreender o funcionamento da economia (juros, mercado financeiro, mercado de aes, contas investimento, cadernetas de poupanas, PIC). - Pesquisar no jornal informaes sobre investimentos - Resgatar valores trabalhados durante o projeto, desenvolvendo a autonomia em situaes pertinentes ao seu dinheiro (equilbrio, liberdade de escolhas, solidariedade, felicidade); - Contribuir para que o conhecimento oferea aos estudantes uma viso realista do mundo, ampliando as possibilidades e chances de autorealizao; - Desenvolver o hbito de ler o jornal a fim de obter informaes sobre o mundo financeiro.

Porcentagem.

Outubro

Levantamento financeiro (cidadania em ao)

Finalizao do Portflio

PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

VIII. AVALIAO O Projeto ser considerado satisfatrio ao percebermos que o estudante de 5 srie aprendeu a controlar o uso do dinheiro, por meio da compreenso do sistema financeiro domstico, bem como tenha adquirido o hbito de leitura, compreenso e anlise das notcias veiculadas pela Gazeta do Povo.

IX. REFERNCIAS LE DUC, MICHEL; TORDJMAN, NATHALIE. O dinheiro e a economia em pequenos passos. Companhia Editora Nacional, So Paulo, 2007.

Revista Pginas Abertas, ano 35, n. 41, 2010.

GAZETA DO POVO

BOLO - Boletim de Leitura Orientada

http://www.carlosvonsohsten.com/artigos/index.php?link=Ver&id=206

http://www.jabrasil.org.br/ja/index.php?option=com_programas&Itemid=100&menu_pai=71&t ipo=1&task=detalhes&id=53

PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

X. ANEXOS

Aulas realizadas pelas professoras de Matemtica e OPT - Oficina de Produo de textos, utilizando o Jornal Gazeta do Povo: Caderno de Economia e Classificados.

PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

Aulas realizadas pelas professoras de Matemtica e OPT - Oficina de Produo de textos, utilizando o Jornal Gazeta do Povo: Caderno de Economia e Classificados.

PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

Nome: ______________________________________ N. ______ Srie: __5__ Turma: ______ DATA VALOR DEPOSITADO TOTAL ASSINATURA

PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

Educao Financeira na Escola


(Carlos Von Sohsten)
Decidir falar sobre dinheiro para crianas e adolescentes em sala de aula no uma das decises mais fceis para uma escola tomar. A influncia do meio familiar, as experincias de vida, a classe social, a religio, entre outros fatores, so determinantes no processo de formao desses indivduos. Bem como, na constituio de seus conceitos, ou preconceitos, valores, idias, crenas e atitudes. E, tudo isso junto pode se transformar em um caldo bastante indigesto para um professor ou para uma estrutura pedaggica despreparados. Todavia, omitir-se diante da necessidade de transmitir um ensinamento to importante prestar um desservio para o educando, para a famlia e para toda a sociedade. Infelizmente, ainda h educadores que resistem. Preferem adotar a linha do isso no comigo e manter um esquema educacional decadente, que privilegia contedos distantes da realidade, focados exclusivamente na necessidade da aprovao na prova do vestibular. Quem decorar mais entra na universidade. E no, quem est mais preparado para o exerccio de uma profisso. Sei que o tema da Educao Financeira recheado de tabus, de cargas emocionais, de contedos culturais e religiosos. Falar de ganhar dinheiro, das diferenas entre ricos e pobres e de caridade, ainda deixa muita gente de cabelo em p. Como se esses assuntos no estivessem estampados na face da nossa sociedade. Ligue a televiso, acesse um site na internet, entre no game do seu filho, e l estar o assunto sendo abordado. Nem sempre de maneira apropriada. No seria melhor, ento, contextualiz-lo, trat-lo, eliminar distores, e transmiti-lo com cuidados e ateno em sala de aula? Aprender sobre os aspectos bsicos do uso e controle do dinheiro pode ser uma das coisas mais importantes para o futuro de uma criana. Dinheiro no tudo na vida. No pode ser encarado como o objetivo final. A riqueza uma idia muito mais ampla. Reforar alguns princpios necessrio: a) Dinheiro no compra felicidade. Nem sade. Nem amor. As coisas mais valiosas da vida no so conquistadas atravs do dinheiro. b) Ser rico no apenas ter dinheiro ou outras coisas materiais. H pessoas que so ricas de famlia, de amigos, de valores nobres, de conscincia limpa, de carter, de alegria. c) Aprender a lidar com dinheiro no significa acumular dinheiro; ficar milionrio ou coisa do tipo. d) Quando mal utilizado o dinheiro pode ser fonte de problemas e infelicidade. e) Ter controle do dinheiro independe de ter muito ou pouco recursos financeiros. Educao financeira uma questo de qualidade de vida. f) Aprender mais sobre economia domstica implica em aprender a dar valor ao que se tem. Desenvolver disciplina financeira, controlar os gastos e evitar dvidas. Fazer um oramento e gastar somente o que se ganha. Ser econmico e poupador. g) Quem cuida bem das finanas pessoais tambm est cuidando do planeta. h) Entender esse assunto respeitar o prximo e compreender o significado das diferenas podendo agir para mudar o que no est bom para todos. i) Jovens que desenvolvem conscincia financeira pensam no futuro, planejam, tornam-se mais responsveis, olham para o longo prazo de suas vidas. Fogem do consumismo, no valorizam o que ftil, ficam longe de atividades que possam comprometer seus objetivos e futuro. Isso Educao Financeira na escola: contribuir para que o conhecimento oferea aos estudantes uma viso realista do mundo, ampliando as possibilidades e chances de auto-realizao. Autonomia e equilbrio. Liberdade de escolhas. Solidariedade. Felicidade.

A escola que assumir essa responsabilidade receber o reconhecimento de muitas geraes. E, ter colaborado efetivamente para uma sociedade mais justa e desenvolvida.
22 de julho de 2008

Fonte: http://www.carlosvonsohsten.com/artigos/index.php?link=Ver&id=206

PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

Colocamo-nos disposio para eventuais esclarecimentos.

Atenciosamente,

__________________________ Luiza Gabriela Razera de Souza Professora de Matemtica

_________________________ Lenir de Jesus Catori da Silva Professora de OPT

________________________ Simone Gianesini Coordenadora Pedaggica - Ensino Fundamental 2 fase e Ensino Mdio

PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

You might also like