You are on page 1of 46

Unidade I

LNGUA BRASILEIRA DE SINAIS

Prof. Hlio Fonseca de Arajo

Deficiente auditivo, mudo e surdo


D.A: uma situao que caracteriza uma perda de grau leve a moderado da audio, preservando resduos auditivos o que no lhe prejudica a fala como um todo.

Foto fonte:http://aprendolibras.blogspot.com/2009/05/filosofiaoralista.html

Deficiente auditivo, mudo e surdo


Mudo: uma situao clnico patolgica que acomete o rgo fonoarticulatrio.

Foto fonte: http://www.libras.com.br/web/curiosidades/surdo-mudo

Deficiente auditivo, mudo e surdo


Surdos: So as pessoas que no possuem resduos auditivos capazes de captaes sonoras e utilizam-se da comunicao espao-visual como o principal meio de conhecer o mundo e se interar com ele ele, por substituio audio e a fala conforme o decreto 5.626/05.

Foto do autor

Histria da educao dos surdos


No passado, os surdos eram considerados incapazes de serem ensinados, por isso eles no frequentavam escolas.

Fonte da foto http://amazings.es/2010/12/11/ en-que-idioma-piensan-los-sordos/

Histria da educao dos surdos


Na Antiguidade a ideia central que prevalecia era a de Aristteles: A linguagem que d ao indivduo a condio de humano.

Fonte da foto http://irishhabibi.edublogs.org/2010/11/01/alittle-deaf-awareness-goes-a-long-way/

Histria da educao dos surdos


Para os romanos os surdos no tinham direitos legais e at o sculo XII eles no podiam se casar. Na Idade Mdia a igreja catlica acreditava que as almas dos surdos no poderiam ser consideradas imortais, porque eles no podiam falar os sacramentos. No contexto educacional era comum a figura do professor/preceptor, que teria a responsabilidade de ensinar a lngua oral a esse indivduo.

Histria da educao dos surdos


Jean Marc Itard (1774 1838) tentou de todas as formas erradicar a surdez. Aps 16 anos de pesquisas, experincias e inmeras tentativas de oralizao dos surdos, Itard se rende ao fato de que os estas pessoas s podem ser alfabetizado atravs da lngua de sinais.

Fonte da foto: http://montessorium.com/blog/2010/10/8/ the-wild-boy-of-aveyron.html

Histria da educao dos surdos


Alexander Graham Bell (Alemanha 1847 Canad 1922). Casado com Mabel Hubbard (deficiente auditiva), que perdera a audio ainda jovem, fora educada oralmente.

Fonte da foto: http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Alexander_Graha m_Bell_in_Brantford,_Ontario,_Canada_Alexander_with_his_wife_Mabel_Gardiner_Hubbard_.JPG

Histria da educao dos surdos


No final do sculo XVIII, aumenta o nmero de gestualistas. Abade Charles M. De LEpe foi o primeiro a estudar uma lngua de sinais usada por surdos, reconhecendo o seu valor lingustico.

Fonte da foto http://www.vintagefineartprints.com/print89829-1863817/abbe-de-lepee-french-inventor-signlanguage-enable-deaf-mutes-communicate-giclee-print

Histria da educao dos surdos


A partir do congresso de Milo 1880, o oralismo foi eleito e imposto como um mtodo mais adequado para educao de surdos, pela possibilidade de integrao do indivduo na sociedade.

http://fabiosellani.blogspot.com/2011/05/ milao-1880-x-rio-2011.html

Interatividade
Para os fins deste Decreto 5626/05, considera-se ___________aquela que, por ausncia de audio, compreende e interage com o mundo por meio de experincias visuais, manifestando sua cultura principalmente pelo uso da Lngua Brasileira de Sinais - Libras. a) Pessoa Deficiente Auditiva. b) Pessoa Muda. c) Pessoa Surda. d) Pessoa Surda-muda. e) Pessoa Deficiente Visual.

Histria da educao dos surdos


Skliar - Os surdos foram objetos de uma nica e constante preocupao por parte dos ouvintes: a aprendizagem da lngua oral como se fosse uma consequncia direta de sua integrao ao mundo dos demais Ouvintes normais. demais... normais

http://fabiosellani.blogspot.com/2011/05/ milao-1880-x-rio-2011.html

Histria da educao dos surdos


Desde 1960 os movimentos de surdos deixaram de ser a nica resistncia ao oralismo.

Fonte da foto: http://www.gallaudet.edu/Museum/Deaf_Peace_Corps_Exh ibit.html

Histria da educao dos surdos


Os pesquisadores constataram que os filhos surdos de pais surdos, se desenvolvem melhor do que os filhos surdos de pais ouvintes. Alm de no apresentarem os problemas sociais e afetivos observados no comportamento dos surdos filhos de pais ouvintes.

Fonte da foto: http://www.disaboom.com/deaf-andhearing-loss/children-of-deaf-parents-top-3-issues

Histria da educao dos surdos


A partir de 1970 foi encontrada uma situao intermediria para educao dos surdos nos Estados Unidos e mais tarde tambm no Brasil. Surge a filosofia educacional denominada comunicao total Essa filosofia tem como objetivo total. lingustico o aprendizado da lngua oral sendo os sinais apenas um meio para isso.

http://clc2.uniservity.com/GroupHomepage. asp?GroupId=20072158

Reconhecimento Legal da Lngua de Sinais no Brasil.


LEI n 10.436, de 24 de abril de 2002.

Fonte da foto: http://aurabrisaventobrando.blogspot.com.br/2012/04/dez-anos-dalei-de-libras.html

Mais uma conquista da comunidade surda.


Decreto N 5.626, de 22 de dezembro de 2005, alguns pontos importantes: Da incluso da libras como disciplina curricular. Da formao do professor de libras e do instrutor de libras. Da formao do tradutor e intrprete de libras - lngua portuguesa. Da garantia do direito educao das pessoas surdas ou com deficincia auditiva.

Bilinguismo
A Educao Bilngue: uma possvel compatibilidade com o conceito socioantropolgico de surdez. Goldfeld (1997)- a filosofia bilinguista considera que o surdo pode aceitar sua surdez sem ter que seguir os padres de uma vida semelhante a do ouvinte.

Fonte da foto: http://www.pearsonplaces.com. au/places/magazines_place/comet.aspx

Intrprete de Libras/ Lngua portuguesa


Regulamentao da profisso Lei 12.319/10. Onde atua esses profissionais?

Como surgiu a Lngua de Sinais?


A Lngua Brasileira de Sinais (LIBRAS), como toda lngua de sinais, foi criada em comunidades surdas que se contatavam entre si e a passavam ao longo de geraes.

http://3.bp.blogspot.com/_o4qow7OuiIs/TAJQZvcYklI/AAA AAAAAAkk/Rw0HHf4Za6M/s1600/abbee-et-eleves001.gif

Alfabeto manual
A datilologia um alfabeto manual para nomear objetos, palavras que ainda no existem na lngua de sinais.

Interatividade
Identifique as palavras em alfabeto manual: I. II. III. IV. a) I) Amor, II) Navio, III) Sade, IV) Prato. b) I) Amar, II) Navio, III) Saudade, IV) Prato. c) I) Amor, II) Navio, III) Saudade, IV) Prato. d) I) Amiga, A i II) Navio, N i III) Saudade, S d d IV) Prato. P t e) I) Amor, II) Navio, III) Saudade IV) Prata.

Lngua de Sinais
Natural das comunidades surdas, no so simplesmente mmicas e gestos soltos para facilitar a comunicao.

Lngua de sinais
As lnguas de sinais so diferentes umas das outras e independem das lnguas orais-auditivas utilizadas em outros pases.

Equvoco (Chile)

Desculpe (Brasil/SP)

Gramtica da lngua de sinais


Tm suas estruturas gramaticais prprias e atribui-se o status de lngua, pois tambm so compostas pelos nveis lingusticos: fonolgico, morfolgico, sinttico, semntico, lexical e pragmtico. pragmtico

Fonologia da lngua de sinais brasileira


A fonologia das lnguas de sinais estuda as configuraes e os movimentos dos elementos envolvidos na produo dos sinais. O que denominado palavra ou item lexical nas lnguas orais-auditivas recebe, nas lnguas de sinais, o nome de sinal.

Fonologia da lngua de sinais brasileira


Configurao de mo (CM) a CM pode permanecer a mesma durante a articulao de um sinal, ou pode ser alterada.

Aprender.

Cama.

Configurao de mo (cm)
Segundo Ferreira-Brito (1995), existem 46 configuraes de mo diferentes para a LIBRAS, conforme se v no quadro abaixo:

Configurao de mo (CM)
Quando mudamos as configuraes das mos, mudamos o sinal, ainda que os outros parmetros sejam mantidos.

Saudade.

Prazer.

O ponto de articulao (PA)


Esse espao limitado e vai desde o topo da cabea at a cintura sendo alguns pontos mais precisos, tais como a ponta do nariz, e outros, mais abrangentes, como a frente do trax.

O ponto de articulao (PA)


Em situaes em que o local onde o sinal realizado no for relevante, este PA chamado espao Neutro. H sinais que se diferenciam somente pelo ponto de articulao, p. ex., sbado e aprender. aprender

Aprender

sbado

Movimento
Para que seja realizado, preciso haver um objeto e um espao. Nas lnguas de sinais, a(s) mo(s) do enunciador representa(m) o objeto, enquanto o espao em que o movimento se realiza a rea em torno do corpo do enunciador enunciador.

No ter.

Movimento
J a maneira descreve a qualidade, a tenso e a velocidade, podendo, assim, haver movimentos mais rpidos, mais tensos, mais frouxos, enquanto a frequncia indica se os movimentos so simples ou repetidos. repetidos

Estudar

Orientao
Os sinais podem ter uma direo ou no; existem sinais que apresentam diferentes significados apenas pela produo de distintas orientaes da palma da mo.

Dizer

Gramtica/expresso facial e/ou corporal


Alm dos parmetros constituintes dos sinais, outros elementos complementam sua formao. So as expresses no manuais nas lnguas de sinais, mas componentes extremamente importantes para a transmisso da mensagem mensagem.

Alegria

Triste

Interatividade
A palavra fonologia tem origem nos radicais gregos fono (som) e logia (estudo), e trata do estudo dos diversos sons de uma determinada lngua. Em lngua de sinais a fonologia estuda: a) Configuraes de mos. b) Movimento. c) Ponto de articulao d) Orientao. e) Expresses faciais.

Apresentao e cumprimentos

Oi

Tudo bom!

Idade

Apresentao e cumprimentos

Dia

Bom

Tarde

Noite

Apresentao e cumprimentos

Nome

Sinal

Conhecer

Prazer

Disciplinas

Arte Astronomia

Biologia

Cincias Educao Fsica

Disciplinas

Fsica

Geografia

Histria

Ingls

Lngua de sinais

Matemtica

Portugus g

Qumica

Interatividade
Identifique a frase em Libras:

a) Gosto de Fsica e Qumica. b) Gosto de Matemtica e Geografia. c) Gosto de Portugus e Histria. d) Gosto de Educao Fsica e Qumica. e) Educao Fsica, Qumica e Arte.

Trabalhos e materiais
http://heliointerprete.blogspot.com.br http://www.youtube.com/user/Heliosurdos

AT A PRXIMA!

You might also like