You are on page 1of 4

DCTF MENSAL (Declarao de dbitos e crditos tributrios federais): obrigado a entrega somente as empresas que tiveram movimento no ms.

. No ms de dezembro ser entregue DCTF informando os meses que NO tiveram movimento. ROTEIRO: 1 passo: imprimir os DARFS pagos do perodo no site da Receita federal, no portal eCac com certificado digital; 2 passo: dar baixa nos DARFS pagos e que foram gerados pelo fiscal no sistema Wguias (Alterdata); 3 passo: Wfiscal (Alterdata) entrar em arquivo/tabelas/DCTF cadastrar as empresas que sero geradas no ms; 4 passo: ainda no wfiscal - Integradores/federais/DCTF selecionar as empresas que iro apresentar DCTF (as mesmas do 3 passo), informar o tipo mensal perodo: ms/ano, local j est definido de acordo com a verso do programa. 5 passo: acessar o programa DCTF 2.0 (ltima verso): Declarao/importar/c/arquivo de programas/DCTF mensal 2.0; Abrir e importar um arquivo de cada vez.

6 passo: abrir a declarao, conferir todos os valores importados, se esto de acordo com os lanamentos fiscais; 7 passo: lanar os DARFS que no foram gerados pelo fiscal, mas que esto obrigados a registrar. Ex.: 0561, 0588, 1708, 3208, 3280 entre outros consultar ato declaratrio da Receita; Devero ser lanado perodo de apurao; valor e pagamento por DARF (se foram pagos mais de 01 (um) DARF no mesmo perodo devero ser somados p/ lanar o total do dbito, na aba pagamentos, dever ser baixado 01 por 01; Os DARFS pagos com juros e multas devero ser registrados os valores em cada campo correspondente; Verificar se houve alguma empresa que teve compensao de imposto no ms dever ser informado o valor original do dbito, o valor compensado e o nmero da PERD COMP que o autorizou e o valor dbito restante caso tenha Os impostos gerados pelo Dpto. Fiscal so: COFINS, PIS, IRPJ MENSAL, IRPJ TRIMESTRAL, IRPJ TRIMESTRAL-COTAS, CSLL MENSAL, CSLL TRIMESTRAL, CSLL TRIMESTRAL COTAS, IPI, IRRF S/ALUGUEL e IRRF S/NOTA FISCAL, CSRF (reteno 4,65% - quinzenal) e IOF - factoring. TODOS OS VALORES GERADOS PELA EMPRESA PRECISAM SER INFORMADOS, INDEPENDENTES SE FORAM OU NO PAGOS. APS A GERAO DE TODAS AS EMPRESAS, GRAVAR E FAZER A ENTREGA PELA INTERNET UTILIZANDO CERTIFICADO DIGITAL. (ATUALMENTE SO 79 EMPRESAS)

DACON (Demonstrativo de apurao de contribuies sociais mensais COFINS E PIS) INSTRUES PARA BAIXAR O PROGRAMA: www.receita.fazenda.gov.br Download de Programas Programa p/empresas DACON Dacon Mensal-Semestral 2.5 Opo em arquivo nico Download do programa Voltar p/ baixar Receitanet verso 1.01 Windows PREPARANDO A DACON NA ALTERDATA WFISCAL Arquivo/Tabelas/Dacon/empresas N da empresa Novo cadastro Ano 2011 ms setembro Pj em geral Regime de apurao cumulativo Gravar Fazer para todas as empresas de lucro presumido Integradores/Federais/Gerador DACON Avanar Perodo ____/____/____ Tipo de demonstrativo ORIGINAL Local: C:\Arquivos de programas RFB/DACON Mensal-Semestral Selecionar as empresas (todas do lucro presumido) IMPORTANDO PARA O PROGRAMA DACON Ferramentas Importar demonstrativo Pasta de Origem Arquivos de Programas RFB DACON Clicar no nome do arquivo e ok fazer 1 por 1 LUCRO REAL No programa DACON Novo - CNPJ MS ANO SEMESTRAL OK Dados iniciais marcar a opo: vinculados Receita Auferida Na primeira declarao ter que preencher os dados cadastrais e dados do representante FICHA PIS Preencher ficha 06A (Colgio Plinio Leite e Forn. Agnus), preencher os campos de acordo com planilha da contabilidade. Ficha 07A preencher receita e base de clculo (geralmente a mesma) o sistema calcula o imposto automaticamente Crdito descontado no ms Ficha 13A

Origem do credito: Aquisio no mercado interno Tipo do crdito: Vinculada a receita Tributada no mercado interno Perodo de apurao do crdito: selecionar o ms da declarao, o sistema ir trazer automaticamente o valor da ficha 06. Se houver saldo a recuperar do ms anterior tambm informar nesta ficha Utilizao dos crditos Ficha 14 Discriminao 01 preencher apenas se houver crdito anterior Resumo ficha 15B Sero apresentados os valores a recolher ou creditar. FICHA COFINS Preencher ficha 16A (Colgio Plinio Leite e Forn. Agnus), preencher os campos de acordo com planilha da contabilidade. Ficha 17A preencher receita e base de clculo (geralmente a mesma) o sistema calcula o imposto automaticamente Crdito descontado no ms Ficha 23A Origem do credito: Aquisio no mercado interno Tipo do crdito: Vinculada a receita Tributada no mercado interno Perodo de apurao do crdito: selecionar o ms da declarao, o sistema ir trazer automaticamente o valor da ficha 06. Se houver saldo a recuperar do ms anterior tambm informar nesta ficha Utilizao dos crditos Ficha 24 Discriminao 01 preencher apenas se houver crdito anterior Resumo ficha 25B Sero apresentados os valores a recolher ou creditar. As demais empresas de lucro real preencher apenas a ficha 07A (PIS) e 17A (COFINS)

DEPOIS DE CONFERIDO TODAS AS DECLARAES GRAVAR ARQUIVO PARA ENTREGA. NECESSRIO CERTIFICADO DIGITAL .

DUB-ICMS (Documento de Utilizao de Benefcios) SEMESTRAL Todas as empresas que possuem inscrio estadual, mesmo sem movimento esto obrigadas a entrega da DUB, independente de terem ou no algum beneficio, exceto as empresas enquadradas no SIMPLES NACIONAL. Apurao empresas sem beneficio INSCRIO ESTADUAL, CPF DO RESPONSVEL GRAVAR ARQUIVO E RECIBO (atualmente 64 empresas); Apurao empresas com beneficio INSCRIO ESTADUAL, CPF DO RESPONSVEL, NUMERO DA LEI, DECRETO OU CONVNIO que concedem o beneficio e qual tipo. Lanar manualmente ms a ms todo o ICMS da empresa como normal e apurar o imposto e verificar a diferena NO RECOLHIDA e informar da DUB-ICMS. (atualmente so 12 empresas).

You might also like