You are on page 1of 41

PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.

com

Plano Emergncia Catstrofe Hospital de S. Bernardo Setbal

LISTA DE SIGLAS
CEC - Comisso de Emergncia Catstrofe CMS - Cmara Municipal de Setbal EC - Emergncia Catstrofe HOO - Hospital Ortopdico do Outo HSB - Hospital de S. Bernardo INEM - Instituto Nacional de Emergncia Mdica PC - Pequena Cirurgia PE - Plano de Emergncia PEC - Plano de Emergncia Catstrofe PSP - Policia de Segurana Pblica SCDT - Servios Complementares de Diagnstico e Teraputica SIEs - Servio de Instalaes e Equipamentos SO - Servio de Observao SU - Servio de Urgncia

PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

Plano Emergncia Catstrofe Hospital de S. Bernardo Setbal

SUMRIO
P g
0 - INTRODUO -------------------------------------------------------------------------------------

3 5 6 8 9 9 10 10 11 14 14 14 15 15 16 17

I - METODOLOGIA DE ACTUAO 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11.

CIRCUITOS EXTERNOS -----------------------------------------CIRCUITOS INTERNOS -----------------------------------------PESSOAL ----------------------------------------------------------SALA DE COMANDO --------------------------------------------SALA DE CONCENTRAO --------------------------------------COMUNICAES ------------------------------------------------TELEFONISTA ----------------------------------------------------CARTES DE TAREFA ------------------------------------------PARQUEAMENTO DE AMBULNCIAS ------------------------TRANSFERNCIAS ----------------------------------------------SALAS DE RELAES PBLICAS E IMPRENSA --------------Sala de Relaes 11.1. -----------------------------Pblicas Sala de 11.2. ---------------------------------------Imprensa 12. SEGURANA DE BENS DE VITIMAS ---------------------------II - PLANOS 1. ALERTA VERDE ---------------------------------------------------2. ALERTA AMARELO ----------------------------------------------3. ALERTA VERMELHO --------------------------------------------III - SNTESE DE MEDIDAS A TOMAR IV - CONCLUSO V - ANEXOS 1. 2. 3. 4. PLANTA DO HOSPITAL ------------------------------------------PLANTA DO SERVIO DE URGNCIA ------------------------PLANTA DO SERVIO DE CONSULTAS EXTERNAS --------MEDIDAS PROPOSTAS PARA IMPLEMENTAO DO PLANO DE EMERGNCIA CATSTROFE ---------------------------------------------------------

19 21 33 34 35

----------------------------------------------------------

37 38 39 40

PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

Plano Emergncia Catstrofe Hospital de S. Bernardo Setbal

0 - INTRODUO

O Hospital de So Bernardo tem como rea de influncia os concelhos de Alccer do Sal, Grndola, Palmela, Santiago do Cacm, Sesimbra, Setbal e Sines, abrangendo 4 385 Km2 e tendo 247 900 habitantes (censo de 1991). Est localizado prximo da principal via de circulao entre Lisboa e o sul do pas e da via com ligao a Espanha, numa zona ssmica e junto a um porto de mar. A rea envolvente assim, pela frequncia de trfego, e outras caractersticas, susceptvel de aparecimento simultneo de nmero anormalmente elevado de vtimas com gravidade clnica diversa, pelo que se faz sentir a necessidade de um plano de catstrofe.

As especialidades e os meios tcnicos existentes no Hospital de So Bernardo permitem que este assuma como primeira linha no diagnstico e tratamento de grande nmero de patologias, em lugar de se afirmar apenas como entidade transportadora de acidentados. A preocupao da Comisso de Emergncia e Catstrofe incidiu assim na determinao de reas e na coordenao dos meios tcnicos e humanos existentes para a prestao de cuidados. Definiram-se circuitos, procedimentos, prioridades. Ouviram-se as opinies de vrios sectores profissionais, ao longo de todo o processo de elaborao deste PEC aceitando-se sugestes apresentadas. Contactaram-se entidades externas ao Hospital, como o INEM, a Sociedade Portuguesa de Trauma, a Proteco Civil, a PSP, outros Hospitais e a Cmara Municipal de Setbal. Pretendeu-se assim, que este Plano de Emergncia e Catstrofe fosse uma sntese do envolvimento de todos os profissionais do Hospital de So Bernardo. Pretende-se manter as rotinas de comportamentos e circuitos por forma a que todos os profissionais tenham na Emergncia as mesmas rotinas bsicas de
J. G.

PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

Plano Emergncia Catstrofe Hospital de S. Bernardo Setbal

funcionamento. importante no aumentar a confuso com novas medidas institudas apenas para o PEC. Aps a aprovao do PEC, proceder-se- distribuio de instrues escritas aos vrios Servios e exercitao mediante simulao de uma situao de catstrofe. S com a avaliao positiva da participao dos funcionrios do Hospital e dos vrios Servios na simulao se poder afirmar que o Hospital de So Bernardo se encontra preparado e apto a responder eficientemente a uma situao de catstrofe.

Comentrio [HDSB1]:

J. G.

PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

Plano Emergncia Catstrofe Hospital de S. Bernardo Setbal

I METODOLOGIA DE ACTUAO

O desenvolvimento do PEC tem por objectivo a resposta correcta e atempada de todos os servios do Hospital, centrados no Servio de Urgncia, a uma catstrofe externa de que resultem mltiplos sinistrados. Vo definir-se vrias fases de activao do plano, que sero despoletadas respectivamente por: ALERTA VERDE Chefe de Equipa do Servio de Urgncia, ALERTA AMARELO Director do Servio de Urgncia, ALERTA VERMELHO Director Clinico, Director do Hospital. A Comisso de Emergncia Catstrofe (CEC) teve, desde o inicio da sua tarefa, o cuidado de procurar explicar a todos os estratos profissionais do HSB, as permissas necessrias ao desenvolvimento deste plano. Foi tambm sua preocupao que toda a populao hospitalar pudesse dar o seu contributo, para a elaborao deste trabalho. Pretende-se que todos os profissionais colaborem de forma ordeira e organizada nas tarefas tendentes ao tratamento de vrios sinistrados. Esto definidos circuitos preferenciais no SU, cadeia de comando, sala de comando, forma de contacto de todos os profissionais de sade da instituio, sua concentrao em local prprio e atribuio de tarefas especificas para cada elemento. Chama-se particularmente a ateno para o facto de que todos o trabalhadores do HSB so igualmente importantes para a ajuda aos feridos. Deste modo, devero ter em ateno, que a sua ida intempestiva e desordenada para o servio de urgncia, embora louvvel, no de forma nenhuma a melhor maneira de tentar colaborar no tratamento dos doentes. Dever ser o Chefe de Equipa de Urgncia, ou quem comandar toda a operao, a definir, altura e forma de colaborao de todos. Nestas alturas a desorganizao e confuso so reinantes, devendo por isso todas as actuaes estar organizadas. Foi preocupao da CEC que os mtodos de trabalho usados no dia a dia no fossem modificados na altura da catstrofe, por forma a no quebrar rotinas, e tornar mais eficaz a tarefa de tratar e encaminhar doentes que chegam ao Hospital em grande nmero.

J. C.

I - 1. - CIRCUITOS EXTERNOS Generalidades


5

PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

Plano Emergncia Catstrofe Hospital de S. Bernardo Setbal

O Hospital de S. Bernardo encontra-se delimitado ao norte e a oeste pela Av. D. Joo II, que d acesso s Portarias A e B e a nordeste e a leste pela Rua Prof. Egas Moniz onde desembocam as Portarias C e D (Anexo 1). Para fazer face a uma situao de acrscimo de veculos resultantes de uma emergncia, tomou-se em considerao a necessria fluidez do trfego rodovirio, no espao onde se proceder ao atendimento de utentes, e a manuteno tanto quanto possvel do circuito j existente. Assim em termos bsicos pretendeu-se isolar o movimento de veculos transportando utentes do dos veculos particulares. O circuito de veculos proposto o abaixo indicado:

Entradas e Sadas de Veculos


a) A entrada de veculos transportando acidentados efectuado pela Portaria B, virada a Oeste, percorrendo-se o arruamento paralelo ao Servio de Urgncia, onde so deixados os doentes. Esses veculos param no telheiro frente Urgncia apenas o tempo indispensvel. Caso seja necessrio, devem estacionar no parque designado com o n. 2, no espao reservado indicado no pavimento. b) A sada de veculos verifica-se pela Portaria C, podendo deslocar-se no sentido ascendente para a Av. D. Joo II ou no sentido descendente. Havendo necessidade de transportar doentes para as Consultas Externas, a sada de veculos processa-se pela Portaria D evitando-se que tenham de inverter o sentido da marcha. c) A circulao de veculos particulares no arruamento principal que d acesso Urgncia s permitida quando transportem doentes em situao de emergncia.

J. G.

Controlo de Entradas e Sadas


Com o desencadear do PEC h necessidade de reforar o controlo e a fluidez do trfego nas admisses e nos acessos s vias que circundam o Hospital.

PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

Plano Emergncia Catstrofe Hospital de S. Bernardo Setbal

a) A triagem de veculos admitidos no Hospital verifica-se nas Portarias A e B e efectuada por um elemento de Segurana, com um reforo de Porteiros do Hospital. b) O acesso Av. D. Joo II, artria com bastante movimento e uma das principais vias da cidade de Setbal problemtica, alm de ser efectuado atravs da Rua Prof. Egas Moniz, estreita e com bastante movimento de veculos particulares. Assim afigura-se indispensvel a colaborao da PSP conforme contacto j estabelecido e a ser activado atravs do 112. c) O agente da PSP actualmente em servio na Urgncia deve participar no controlo do trfego na rea envolvente a esse Servio impedindo o estacionamento de ambulncias e encaminhando-as para o Parque n. 2.

Parqueamento
necessria fluidez do trnsito indispensvel que o estacionamento de veculos seja exclusivamente efectuado nos Parques e reas destinadas, nomeadamente Parques 1, 2, 3 e 4 anexo 1. Todas as reas de estacionamento devero estar devidamente marcadas no pavimento assim como os espaos onde proibido estacionar. Dever ser expressamente proibido estacionar na rea entre o SADU e a Portaria C assim como nos passeios envolvendo essas reas de forma a facilitar a fluidez do trfego.

J. G.

I - 2 CIRCUITOS INTERNOS

PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

Plano Emergncia Catstrofe Hospital de S. Bernardo Setbal

Numa situao de catstrofe fundamental a organizao da circulao de pessoas e macas dentro do Servio de Urgncia. Preferencialmente haver apenas um sentido desde a admisso na Urgncia Geral ou Peditrica at Radiologia Central e posterior transferncia para os servios de internamento ou evacuao para outros Hospitais, fazendo-se a sada pela porta junto Central de Esterilizao. Para facilitar esta circulao h que disponibilizar espao. Todos os doentes estveis sairo do SO para os Servios mesmo que no haja vagas ( uma situao provisria, de catstrofe, e ocupar-se- o corredor, com posterior reforo de pessoal de Enfermagem e de Aco Mdica). Os doentes que forem chegando Urgncia ficaro em macas que entretanto foram disponibilizadas pelo aprovisionamento. Todo o material que possa perturbar esta circulao ou a reanimao de doentes nos gabinetes de atendimento, como mesas e cadeiras, ficaro durante a catstrofe armazenadas no trio junto Anatomia Patolgica, sendo este transporte assegurado pelas auxiliares que desceram dos servios.

J. V.

I - 3 PESSOAL

Para que seja possvel em qualquer altura do ano e a qualquer hora accionar um Plano de Emergncia/Catstrofe, fundamental que todos os funcionrios tenham actualizados, junto da Seco de Pessoal, a sua morada e nmeros de telefone. Se esta medida no for garantida, qualquer plano falhar logo no incio, pelo que apelamos ao seu cumprimento. Infelizmente as Catstrofes no acontecem nos outros pases, no acontecem s nas outras regies, um dia podem bater-nos porta. preciso que quando isso acontecer estejamos preparados para as enfrentar com a melhor organizao possvel.
8

PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

Plano Emergncia Catstrofe Hospital de S. Bernardo Setbal

Como trabalhadores da Sade que somos, temos a nossa legislao que nos d direitos mas tambm nos d deveres. Qualquer cidado deve ser solidrio, pelo que, quando for contactado pessoalmente ou tomar conhecimento atravs dos rgos de Comunicao Social da existncia de uma Emergncia/Catstrofe na nossa regio, dever imediatamente comparecer no nosso Hospital para que rapidamente e com o esforo de todos ns, tudo volte normalidade.
J. V.

I - 4 SALA DE COMANDO
Esta sala deve situar-se na zona contgua triagem e observao de doentes, razo pela qual, propomos que esta se situe na actual Sala de Reunies do Director do Servio de Urgncia. Ser nesta sala que rene e permanece a chefia do Plano de Emergncia Catstrofe. Esta sala deve estar equipada com placards de parede, onde toda a informao ser colocada para que em qualquer momento a chefia do PEC mantenha o controle do que se passa a montante ou a jusante do Hospital de S. Bernardo. Do seu equipamento dever tambm constar para alm de telefones com linhas internas, telefones com linhas directas para o exterior que seriam descodificadas pelos servios de Instalao e Equipamentos na Emergncia/Catstrofe. Todas as comunicaes relacionadas com a activao do PEC e sua manuteno sero efectuadas a partir desta sala de comando.

V. R.

I - 5 SALA DE CONCENTRAO DE PESSOAL

Em situao de Emergncia/Catstrofe natural que os vrios grupos profissionais que trabalham no Hospital se desloquem para a instituio e se concentrem na zona de triagem e observao do SU. Esta deslocao de pessoal pode pr em causa, pela confuso que gera, e execuo dos trabalhos nestas reas. Assim todos os profissionais do HSB que foram contactados pelo Chefe de Equipa da Urgncia, ou que souberam do incidente por outras vias, devem concentrar-se na Consulta Externa (Sala de Espera de Oftalmologia). deste local que sero chamados a colaborar no PEC, todos os profissionais de Sade do HSB, com excepo daqueles que conforme definido neste PE, se devero dirigir aos respectivos servios. Todos os elementos sairo da Sala de Concentrao com tarefas definidas.
9

PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

Plano Emergncia Catstrofe Hospital de S. Bernardo Setbal

I - 6 COMUNICAES
Parece-nos fundamental a existncia de uma boa rede de comunicaes. Para tal propomos que para alm das j existentes (telefones internos e BIPs), a Sala de Comando esteja munida de quatro linhas telefnicas directas para o exterior a serem activadas por deciso do Chefe de Equipa, aquando da activao do P. E. C.. Estas linhas ligaro a Sala de Comando do HSB, ao INEM, Bombeiros, PSP, Proteco Civil, bem como a outros Hospitais, sem necessidade de recorrer Central Telefnica. As comunicaes internas para com o Chefe de Equipa da Urgncia, Enfermeiro Chefe da Urgncia, Equipas Mdicas e de Enfermagem no local do acidente bem como em outros locais hospitalares e ambulncias do Hospital devem ser efectuados por rdio porttil, ficando a central de rdio tambm na Sala de Comando. Estes rdios portteis devem ser fornecidos pelo SIEs ao Chefe de Equipa logo que solicitados.

V. R.

I - 7 - TELEFONISTAS
Desencadeado o PEC a actividade das telefonistas estar subordinada aos contactos necessrios e relacionados com essa situao, cessando todas as comunicaes que no estejam a ela adstritas. s telefonistas compete entrar em contacto com vrios profissionais do Hospital cuja presena indispensvel . Os contactos so determinados em funo da gravidade da situao: Alerta verde chamada de elementos a trabalhar no momento, que se deslocaro para a Urgncia, aps comunicao prvia do Chefe de Equipa. Alerta amarelo Chamada de funcionrios que se encontrem fora do Hospital. Desencadeado aps comunicao proveniente do Director do Servio de Urgncia. Contactos a estabelecer pelo Servio de Telefonistas.

10

PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

Plano Emergncia Catstrofe Hospital de S. Bernardo Setbal

Na posse do Servio estar um manual com as instrues para a situao de emergncia, contendo lista actualizada dos contactos dos funcionrios do Hospital e respectivas prioridades na chamada. Esta listagem abrange a rea clnica (identificao por Servio e categoria profissional) a rea de apoio geral Portaria, Aprovisionamento, Farmcia, Transportes, SIEs e a rea de apoio administrativo. Na situao de alerta amarelo os contactos a efectuar tm a prioridade que em seguida se assinala: MDICOS: Anestesia Cirurgia Geral e Peditrica Pediatria Todos os Directores de Servio ou seus substitutos Imagiologia Medicina Especialidades Cirrgicas Outros Servios

ENFERMEIROS:
J. G.

Servio de Urgncia Geral e Peditrica Bloco Operatrio Todos os Enfermeiros Chefes ou seus substitutos Consulta Externa Servios de Cirurgia Especialidades Cirrgicas Servios de Medicina Todos os outros Servios

AUXILIARES DE ACO MDICA: Urgncia Bloco Operatrio Encarregado dos Servios Gerais Medicinas e Cirurgias Imunohemoterapia Todos os restantes Servios do Hospital

11

PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

Plano Emergncia Catstrofe Hospital de S. Bernardo Setbal

Contacto com os Servios Complementares de Diagnstico e Teraputica (SCDT), na pessoa do Director respectivo ou de quem o substituir: Imagiologia Patologia Clnica Imunohemoterapia Farmcia.

Na rea de apoio geral sero contactadas as chefias ou quem as substituir nos Servios seguintes: Servio de Instalaes e Equipamentos (SIEs) Aprovisionamento Motoristas Portaria Rouparia Administrativos.

Tendo em conta o nmero elevado de funcionrios a chamar no caso de J. G. alerta amarelo, o Servio de Telefonistas funcionar com dois elementos. Se o turno em que se desencadear o alerta amarelo ou o que se iniciar passado pouco tempo, no prever a existncia de dois elementos, desde logo se dever contactar uma segunda telefonista.

12

PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

Plano Emergncia Catstrofe Hospital de S. Bernardo Setbal

I - 8 CARTES DE TAREFA
J. G.

A identificao dos vrios profissionais dever ser realizada, para que possam ser reconhecidos no local onde esto a prestar servio. Esta identificao ser designada por Carto de Tarefa e indicar: Acidente Triagem Reanimao Observao Transporte. Estes cartes de tarefa devem existir na Sala de Comando, e compete ao Chefe de Equipa distribui-los em qualquer fase do Plano.

V. R.

I - 9 PARQUEAMENTO
As Ambulncias que transportem sinistrados do local de acidente para o HSB, devero, caso necessitem de aguardar, ficar estacionadas no parque em frente Urgncia Geral ou nos restantes parques.

J. V.

I - 10 - TRANSFERNCIAS
Parece-nos fundamental que o processo de transferncia das vitimas para outros Hospitais, seja efectuado com a maior celeridade possvel.
13

PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

Plano Emergncia Catstrofe Hospital de S. Bernardo Setbal

A sada destes doentes deve proceder-se pela porta contgua Central de Esterilizao, local onde esto estacionadas as ambulncias do HSB e HOO, bem como outras que por necessidade para a tenham sido requisitadas. Por esse motivo os acessos a esta zona devem estar desobstrudos para que todas as manobras com estas viaturas se procedam com eficcia e segurana. As transferncias de sinistrados devem ser realizadas aps a estabilizao dos doentes, de forma organizada e eficaz. O acompanhamento no transporte destes sinistrados ser dirigido pelo Chefe de Equipa. Todas as ambulncias do HSB devero ter rdio para se manterem em contacto com a Sala de Comando.

I - 11. - INFORMAES A PRESTAR


A situao que conduz ao desencadear do PEC vai traduzir-se num acrscimo de pessoas ao Hospital, no s familiares e acompanhantes mas tambm elementos da comunicao social. O previsvel afluxo de pessoas dever ser canalizado para reas que no perturbem a circulao de doentes e de profissionais de sade. A informao a prestar recolhida no Servio de Urgncia pelo administrativo de servio e centralizado no coordenador do Plano de Emergncia ou no Chefe de Equipa e posteriormente enviada para o Director do Hospital ou para quem ficar determinado que informar a imprensa. Propem-se duas reas distintas para se proceder informao, sala de imprensa e rea para relaes pblicas.

11.1. - Sector de Relaes Pblicas


As informaes a familiares e a acompanhantes devem ser centralizadas num sector de periferia dos servios clnicos evitando-se que a afluncia de pessoas interfira no funcionamento dos Servios. O Servio de Portaria encaminhar os interessados em obter informaes para o sector de relaes pblicas, que funcionar no trio principal do Hospital. Neste local ser criado um secretariado onde se daro informaes sobre a identificao de doentes entrados no Hospital e a sua eventual transferncia para outras instituies. Este secretariado ser constitudo por um dos administrativos, em exerccio no SU, at chegada de novos administrativos entretanto contactados.
14

PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

Plano Emergncia Catstrofe Hospital de S. Bernardo Setbal

O boletim clnico ser apresentado com a periodicidade a ser determinada pelo coordenador do Plano de Emergncia.

J. G.

11.2. - Sala de Imprensa


Esta sala destina-se a dar informao aos profissionais da comunicao social sobre o evoluir da situao de Emergncia e Catstrofe. O local destinado a sala do Departamento de Educao Permanente. A informao a prestar dever ser tipificada e peridica acompanhando o evoluir da situao. Cabe ao coordenador do Plano de Emergncia fazer a comunicao imprensa. Sugere-se: Informao a prestar Local de acidente Caractersticas do acidente Nmero de acidentados entrados no Hospital ou socorridos por equipas do HSB Feridos e falecidos

Destino dos socorridos (alta, internamento, transferncia para outras instituies) Boletim clnico

15

PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

Plano Emergncia Catstrofe Hospital de S. Bernardo Setbal

J. G.

I - 12. SEGURANA DE BENS DE VTIMAS

A recolha de bens da vtima realizado por dois elementos, entre administrativos, auxiliares de aco mdica e enfermeiros que, como habitualmente, procedem elaborao do esplio. Os valores so guardados em envelope fechado, com a discrio dos mesmos em impresso prprio. Posteriormente so enviados para a tesouraria do Hospital, onde ficaro retidos at serem reclamados pelo prprio ou por familiares, em conformidade com as regras existentes no Hospital. A roupa acondicionada em sacos, com a identificao da vtima, e guardada em local prprio para o efeito, existente no Servio de Urgncia. Havendo falta de espao nesse local, a roupa guardada em espao designado de retaguarda, actualmente situado no antigo TAC.

16

PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

Plano Emergncia Catstrofe Hospital de S. Bernardo Setbal

J. G.

II. PLANOS

17

PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

Plano Emergncia Catstrofe Hospital de S. Bernardo Setbal

II - 1.- PLANO DE ALERTA VERDE

Este Plano entra em aco quando um nmero anormal de feridos recorre ao Hospital, ficando o Servio de Urgncia com Recursos Humanos insuficientes para dar resposta adequada a essa situao. um plano accionado pelo mdico Chefe de Equipa da Urgncia Geral, aps consulta do Enfermeiro Responsvel de Turno, e que pretende mobilizar os recursos necessrios e existentes no Hospital nesse dado momento. Devem apresentar-se directamente no Servio de Urgncia, os funcionrios contactados: (Ver quadro pg. 20)

nesta fase que os doentes subiro para os servio ainda que no haja vagas, o SO passa a funcionar com macas para facilitar a circulao, as mesas e cadeiras dos balces, bem como outro material que possa perturbar o funcionamento em caso de grande afluncia, devero ser armazenadas no trio junto Anatomia Patolgica. Com esta medida pretende-se tambm possibilitar as reanimaes nesses gabinetes, que sero completamente equipados nesta altura (Laringoscpio, Laminas, Amb, Tubos Traqueais), por indicao do Enfermeiro Chefe de Equipa. Independentemente dos anos de servio e da categoria, todos devem funcionar de acordo com as indicaes de quem conhece o servio, isto , da equipa que accionou o plano.

18

PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

Plano Emergncia Catstrofe Hospital de S. Bernardo Setbal

J. V.

Disponibilidade de Enfermeiros e Auxiliares por servio:

Auxiliares
Turno

Enfermeiros
2. a 6. Sab/Dom/Fer .

2. a 6.

Sab/Dom/Fer .

Servio

M 2 1 4 1 2 2 2 1 2 1 2 9 0 0 0 1 1 1 1

T 1 0 2 0 0 1 1 1 1 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0

N 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0

M 1 0 2 0 0 1 1 0 1 1 1 0 0 0 0 0 0 0 0

T 1 0 1 0 0 1 1 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0

N 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0

M 3 1 4 1 3 2 1 3 2 0 2 5* 1 2 1 0 0 0 0

T 1 0 2 0 0 1 1 1 0 0 0 0 1 1 1 0 0 0 0

N 1 0 1 0 0 0 1 1 0 0 0 0 1 1 0 0 0 0 0

M 1 0 2 0 0 2 1 2 0 0 1 0 1 1 1 0 0 0 0

T 1 0 2 0 0 1 1 1 0 0 0 0 1 1 0 0 0 0 0

N 1 0 1 0 0 0 1 1 0 0 0 0 1 1 0 0 0 0 0
19

Medicina 1 Hemato-Oncol. Medicina 2 U. T. Cardio U. T. Gastro Cardio/Gastro Cirurgia 1 Cirurgia 2 Esp. Cirrg. Quartos Part. Urol./Oftal. C. Externas Maternidade Pediatria/Neo. Psiquiatria I Hemoterapia I Alergologia A. Patolgica Anlises

PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

Plano Emergncia Catstrofe Hospital de S. Bernardo Setbal

Fisioterapia TOTAL

1 34

0 8

0 0

0 8

0 5

0 0

0 31

0 9

0 6

0 12

0 8

0 6

* se as Consultas pararem podem dispensar todos os Enfermeiros.


J. V.

II - 2. - PLANO DE ALERTA AMARELO

Activado pelo Director do Servio de Urgncia, aps contacto do Chefe de Equipa Quando for activada esta fase do PEC, significa que a fase anterior (alerta verde) foi ultrapassada, isto , apenas o pessoal de servio de momento no Hospital, no foi suficiente para resolver a situao. Deste modo j o SO estar vazio, sem camas, j no existiro mesas e cadeiras nas salas de observao nos balces e a triagem dos sinistrados j estar a ser feita no hall de entrada do SU, com as respectivas equipas de triagem e reanimao em funcionamento. Obviamente tambm, todos os doentes que estavam no SU, sem situaes emergentes, j estaro na consulta externa, para onde foram enviados Mdicos e Enfermeiros, para os tratar. A triagem dos sinistrados ser tambm feita no sentido de enviar para a consulta externa todos os doentes cuja situao clinica no momento seja julgada no grave. Ressalva-se aqui, que os doentes triados e que nessa altura no apresentavam sinais de gravidade, podero desenvolver posteriormente quadros clnicos graves e mesmo emergentes. Desta forma os doentes devem ser reavaliados, visto em alguns deles a evoluo ser imprevisvel. Todos os familiares e acompanhantes das vitimas sero encaminhados para a entrada principal do HSB. Tudo o que atrs foi dito se aplica quer ao SU geral, quer ao SU peditrico.

1 - Identificao das Vitimas


Todos os feridos admitidos sero identificados com pulseira, onde ser colocado cdigo de TRS letras. Este cdigo ser usado durante todo o tempo em que o sinistrado se encontrar no SU, devendo no entanto o mesmo ser indicado ao servio de internamento para onde este for transferido.

J. C.

20

PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

Plano Emergncia Catstrofe Hospital de S. Bernardo Setbal

2 - Pessoal

A activao deste plano, pressupe que os recursos humanos existentes no momento da catstrofe no hospital, no so suficientes para resolver a situao. Desta forma h necessidade de promover a chamada de elementos que no estejam de servio. Todos os profissionais que forem contactados devero apresentar-se na sala de pessoal, situada na consulta externa, de onde sero chamados a colaborar no tratamento dos sinistrados. Cada um dos elementos que for chamado, dever dirigir-se ao SU ou outro local determinado pelo comando do PEC, sendo-lhe atribuda tarefa especfica.

Telefonistas
Dever estar disponvel lista actualizada dos contactos de todos os funcionrios do Hospital, da responsabilidade da administrao e servio de pessoal. Pretende-se que aps deciso do Director do Servio de Urgncia, e s aps ordem deste ou de quem o substitua, sejam contactados Mdicos, Enfermeiros, Auxiliares de Aco Mdica, bem como todos os responsveis dos servios mdicos, enfermagem, tcnicos, condutores e todos os restantes servios hospitalares. Cabe s telefonistas o papel de promover todos os contactos necessrios, sendo certo que todas as chamadas para o exterior devero ser terminadas, ficando os telefones libertos para todos os contactos necessrios gesto da situao de Emergncia. So proibidas informaes telefnicas.

J. C.

21

PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

Plano Emergncia Catstrofe Hospital de S. Bernardo Setbal

Mdicos
Os Mdicos sero contactados servio a servio. Os clnicos dos servios de Anestesia e Cirurgia so os primeiros a serem chamados. Alis, devero caso tenham conhecimento da ocorrncia, dirigir-se de imediato para o Hospital, mesmo sem terem sido localizados pela telefonista do HSB. A ordem de chamada ser: - Anestesia - Cirurgia Geral e Peditrica - Todos os Directores de Servio ou seus substitutos - Imagiologia - Medicina - Especialidades Cirrgicas - Outros servios Todos os Directores de servio ou os seus substitutos, devero dirigir-se para os respectivos servios, onde em consonncia com a sala de comando da emergncia, devero caso necessrio promover: - altas precoces - transferencias de doentes - altas temporrias - cancelamento programadas...) das tarefas de rotina (consultas externas, cirurgias

Todos os mdicos se devero apresentar na sala de concentrao de pessoal, com excepo dos Anestesistas, que se devero dirigir para o Bloco Operatrio, de onde sero chamados, caso necessrio, para colaborar no tratamento e reanimao de doentes noutros servios do Hospital . Devero os Directores de Servio caso precisem de mdicos no seu servio informar a Sala de Comando, para se promover a chamada dos mesmos da sala de concentrao de pessoal. Cabe aos mdicos de urgncia interna, colaborar com os directores de servio ou seus substitutos, nas tarefas tendentes estabilizao dos doentes internados, bem como colaborar nas altas precoces ou outros procedimentos, julgados necessrios.

J. C.

22

PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

Plano Emergncia Catstrofe Hospital de S. Bernardo Setbal

Enfermeiros
Tal como os mdicos, os enfermeiros sero chamados por servios, devendo quando contactados dirigir-se para a sala de concentrao de pessoal (exceptuamse os enfermeiros do Bloco Operatrio, que se devero dirigir para o referido servio). Ser sempre a partir desta sala que sero chamados e distribudas as tarefas a realizar. Os contactos sero feitos segundo a ordem seguinte: - Servio de Urgncia - Bloco Operatrio - Todos os Enfermeiros Chefes, ou seus substitutos - Consulta Externa - Servios de Cirurgia - Especialidades Cirrgicas - Servios de Medicina - Todos os outros Servios Cabe aos Enfermeiros Chefes, caso necessitem de mais Enfermeiros nos servios, informar a Sala de Comando, para esta promover a chamada dos mesmos da Sala de Concentrao de Pessoal.

Empregados
Todos os Auxiliares de Aco Mdica podero tambm colaborar no PEC. Sero chamados por servios, e devero aguardar na sala de concentrao de pessoal (exceptuam-se os auxiliares do Bloco Operatrio, que se concentraro no servio). O seu contacto ser efectuado na seguinte sequncia: - Servio de Urgncia - Servio de Bloco Operatrio - Encarregado dos Servios Gerais - Servios de Medicina e Cirurgia - Servio de Imunohemoterapia (devero dirigir-se ao respectivo servio) - Todos os restantes servios do Hospital.
J. C.

23

PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

Plano Emergncia Catstrofe Hospital de S. Bernardo Setbal

Tcnicos
Este item refere-se a Imunohemoterapia e Farmcia. tcnicos de Imagiologia, Anlises Clnicas,

Cabe aos servios na pessoa do seu Director, ou de quem o substitua, informada a cadeia de comando do plano de emergncia, o contacto com o ou os tcnicos que julguem necessrios.

Condutores
A necessidade de transporte de doentes ou materiais de e para o hospital, dever ficar assegurada pelos transportes prprios do HSB. Nesse sentido devero ser contactados todos os condutores, que atravs da coordenao do seu responsvel ou de quem o substitua, promovero a activao de todas as Ambulncias disponveis. Estas ficaro estacionadas, junto actual esterilizao, antigos quartos particulares. Sero ainda assegurados transportes e consequentemente condutores, para ficarem adstritos aos servios de Imunohemoterapia, Farmcia e Aprovisionamento. Caso necessrio poder ser activado transporte para trazer profissionais de sade do seu domicilio. Toda a gesto dos carros ficar ao cuidado do responsvel pelos transportes, devendo este informar o comando do PEC.

Administrativos
Todos os responsveis dos servios administrativos, ou seus substitutos, devero ser chamados para os seus postos de trabalho. Ser da sua responsabilidade, o contacto com parte ou a totalidade dos funcionrios do seu servio, sendo certo que todos os centros do Hospital devero funcionar sem falhas. Dever prestar-se particular ateno aos servios de APROVISIONAMENTO, FARMCIA e SECRETARIADO DOS SERVIOS.

J. C.

24

PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

Plano Emergncia Catstrofe Hospital de S. Bernardo Setbal

Servio de Instalaes e Equipamentos


Cabe a este servio activar as linhas telefnicas directas, na sala de comando, localizada na Direco do Servio de Urgncia, aps informao do Chefe de Equipa de Urgncia. Devero ser portadores de radio-telefone, para posterior contacto, e estar disponveis para intervir em qualquer situao para que sejam chamados.

Porteiros e Segurana
Cabe aos seguranas e porteiros, a orientao de todas a pessoas que nestas circunstancias se dirijam ao HSB. Devem por isso procurar cumprir da melhor forma possvel, sabendo que so to importantes como todos os profissionais de sade, as seguintes tarefas: - Promover a evacuao das salas de acompanhantes, dirigindo as pessoas, para a porta principal do hospital, ou para a consulta externa no caso de os seus familiares terem sido encaminhados, no desenvolvimento do PEC, para esse lugar. - Impedir que todos os acompanhantes dos sinistrados fiquem na rea de triagem, devendo tambm estes ser encaminhados para a portaria principal do HSB, onde estar algum periodicamente, para dar informaes dos doentes . - Promover o bom circuito das ambulncias dentro do recinto do hospital, procurando que estas, aps terem deixado os doentes saiam do recinto fronteiro ao banco de urgncia, estacionando no parque em frente ao mesmo, ou utilizando o estacionamento junto ao banco antigo. - Zelar para que os bens das vtimas sejam guardados, etiquetando caso possvel os pertences de cada um, com a identificao determinada na entrada na Urgncia, ou de outra forma julgada conveniente pelos servios de segurana do HSB.

J. C.

Assistentes Sociais

Sero contactadas, no sentido de dar apoio a todos os familiares dos sinistrados. Ser sua funo dirigirem-se para o trio principal do hospital, para a
25

PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

Plano Emergncia Catstrofe Hospital de S. Bernardo Setbal

receberem todos os familiares das vitimas da catstrofe, promovendo a sua instalao e orientao, e tambm todos os familiares de doentes que entretanto foram encaminhados para a consulta externa, onde continuaram a ser observados. Tero um papel importante na interligao com todos os servios do Hospital, para a alta dos doentes.

3 - Circuitos Aprovisionamento
Foi determinado durante a elaborao do PEC que o aprovisionamento teria preparado, para activar em caso de emergncia, stock de material para o Servio de Urgncia. Desta forma deve a chefia de Enfermagem do SU, inquirir junto do responsvel do referido servio, onde est localizado este stock, para que o enfermeiro chefe de turno possa mandar subir esse material, quando for necessrio. Para o transporte, dever ser utilizado o elevador do edifcio velho e seguido o trajecto pelo piso zero at ao SU.

Farmcia
O consumo de material farmacutico em caso de grande afluncia de sinistrados ao Hospital, pode ser uma realidade. Desta forma, tal como nos outros servios, os funcionrios da farmcia sero contactados, bem como a sua Directora, ou quem a substitua, para poderem regular o envio de material, para onde seja necessrio. Os circuitos a utilizar, sero sempre pela parte velha do hospital. Ser utilizado o elevador at ao piso zero, de onde seguir at ao SU. Caso se pretenda levar material farmacutico para o BO, o circuito ser o mesmo, saindo no 1 piso.

J. C.

26

PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

Plano Emergncia Catstrofe Hospital de S. Bernardo Setbal

Bloco Operatrio
O reforo das equipas de Anestesia e de Cirurgia, ser necessrio para dar resposta ao eventual nmero de doentes que necessitam intervenes cirrgicas. Cumpre no entanto definir os circuitos que sero activados para que os sinistrados cheguem ao BO. Deste modo, todos os doentes que venham do SU, devero ser transportados at aos elevadores, situados no corredor da Imagiologia. Sero utilizados os elevadores 2 e 3, que ficaro apenas referenciados para a admisso e transferencia do BO. Em caso de avaria de algum destes elevadores devero os sinistrados ser transportados utilizando os elevadores do edifcio velho, que no entanto serviro apenas como retaguarda aos primeiros.

Imagiologia
A sala de Imagiologia do SU deixa de efectuar RX convencional, pelo que o Radiologista de servio, ou o primeiro a ser contactado, passar a utilizar de forma mvel o ecgrafo, para deciso de eventuais situaes que requeiram interveno cirrgica urgente. Todos os RX convencionais sero efectuados na Imagiologia central, ou com a ampola de RX porttil. O circuito dos doentes ser sempre o do sentido de sada para o corredor da Imagiologia. Poder a sala de comando do PEC determinar o envio de um ou mais enfermeiros e caso necessrio mdico, para a sala de espera da Imagiologia, para que todos os doentes que ali se encontrem, aguardando RX, Ecografia, ou TAC, estejam vigiados. Caso seja tomada esta deciso dever existir, ou ser enviado para este servio material mdico e de enfermagem (soros, material de puno e reanimao).

J. C.

Consulta Externa

Sero enviados para o recinto das consultas da rea mdica, todos os doentes estveis, que na altura do sinistro estejam no SU. Sero tambm enviados para este lugar todos os sinistrados, triados, cuja situao clinica no seja urgente.

27

PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

Plano Emergncia Catstrofe Hospital de S. Bernardo Setbal

Para a Consulta Externa sero derivados mdicos, enfermeiros e auxiliares, sob controle do comando do PEC. Ser activada sala de pequena cirurgia, utilizada pela cirurgia plstica, e em caso de necessidade activar-se- nova sala de pequena cirurgia, na rea da oftalmologia. A sala de espera de pessoal ser na rea das consultas de Oftalmologia. Em caso de deteriorao clinica de algum doente, ou necessidade de realizao de algum exame radiolgico, devero os doentes ser transportados, atravs da porta de comunicao com o trio do BO, para o elevador nmero 1. Poder haver necessidade de enviar material (soros, abocath, ligaduras, talas, etc. ...), e colocar disponvel o carro de reanimao existente na rea referida.

Servio de Urgncia Geral


A triagem dos sinistrados ser efectuada no trio de entrada do SU. Os doentes entraro aps triagem, para a reanimao, balces ou sala aberta, que nesta altura estaro preparados para receber macas, e onde se for caso disso, se podero proceder a reanimaes. Seguiro sempre o corredor do SU no sentido trio (entrada) para porta de acesso ao corredor da Imagiologia (sada), por onde podero seguir para os elevadores definidos como DOIS e TRS (se forem para e do BO), ou para a sada junto dos quartos particulares antigos onde estaro parqueadas as ambulncias do HSB e do HOO, se for necessria transferncia para outro Hospital.

J. C.

Servio de Urgncia Peditrica


A triagem dos sinistrados ser efectuada no trio de entrada. Utilizar-se- a sala de reanimao bem como as salas de observao, que estaro prontas a receber doentes em maca e se for caso disso reanim-los. Os circuitos de circulao sero como os definidos para a Urgncia Geral.

28

PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

Plano Emergncia Catstrofe Hospital de S. Bernardo Setbal

Laboratrio
Os tcnicos do laboratrio do SU no devero, a no ser que lhes seja pedida a sua colaborao, ir junto dos doentes. Sero os Enfermeiros ou Mdicos quando canalizarem veias, que faro a colheita. O sangue ser enviado atravs do Auxiliar de Aco Mdica, juntamente com requisio de anlise j pr determinada. A identificao dos sinistrados ser feita da forma atrs enunciada (pulseira com cdigo de trs letras).

Ambulncias
As ambulncias do Hospital de So Bernardo e do Hospital Ortopdico do Outo, ficaro como determinado estacionadas nas traseiras do edifcio velho, junto aos antigos quartos particulares. Assim, podero ser transferidos, todos os doentes com essa indicao, para o HOO ou outros Hospitais. Pretende-se deste modo, deixar a zona de entrada do SU o mais desobstruda possvel, e por outro lado, permitir a sada dos doentes de forma rpida e eficaz.

J. C.

Salas de Pequena Cirurgia


Como sabido existem no momento 2 salas de Pequena Cirurgia (PC), das quais s uma est operacional. Dever ser activada, quando se despoletar a catstrofe, a segunda sala junto Pediatria. Em caso de extrema necessidade, poder a sala de PC actualmente funcionante, ser transformada em sala de grande cirurgia. Devero todos os doentes que tenham situaes potencialmente no graves e que requeiram apenas cuidados na PC, para desobstruir o SU, ser enviados para a Consulta Externa .
29

PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

Plano Emergncia Catstrofe Hospital de S. Bernardo Setbal

A rea de circulao da Urgncia Peditrica, muito pequena, dificultando muito a circulao no seu interior, mesmo para macas. Deste modo, e sempre que possvel, as crianas que necessitem de cuidados na PC, devero ser conduzidos sala adjacente Pediatria.

4 - Articulao com o Hospital Ortopdico do Outo


Sero os Ortopedistas de servio, no momento da catstrofe no SU do HSB, que contactaro atravs do previsto no PEC do HOO, mais mdicos para reforar a triagem, e tambm aumentar a equipa de servio no seu prprio Hospital. Atendendo a que nestas circunstancias, se impe a transferncia precoce dos doentes que s tenham fracturas, no complicadas de outros traumatismos, atendendo tambm a que deste modo, a possibilidade de existir um erro de triagem, ou mesmo de uma situao clinica evoluir de forma no prevista, o responsvel pela coordenao do PEC, dever destacar um Cirurgio e um Internista para darem apoio aos doentes enviados para o HOO. Salvaguarda-se assim, havendo complicaes que tenham necessidade de tratamento cirrgico, que este possa ser realizado no prprio Hospital.

J. C.

5 - Sala de Comando
Esta sala que a da Direco do SU, ser apetrechada com quatro linhas directas para o exterior. Cada uma delas servir para ligar o hospital respectivamente a: - Policia - INEM - outros Hospitais - Bombeiros

30

PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

Plano Emergncia Catstrofe Hospital de S. Bernardo Setbal

Ser tambm equipada com vrios receptores radio telefone, que sero distribudos pelo comando do PEC, da seguinte forma: - 2 para a sala de comando - 1 para triagem - 1 para o exterior - 1 ou 2 caso haja necessidade de enviar equipa para o exterior. - 1 para Consulta Externa - 1 para o Chefe de Equipe - 1 para o Enfermeiro responsvel pelo turno Nesta fase do PEC devero estar na sala de comando : - Director do SU, ou quem o substituir. - Chefe de Equipa de Urgncia, ou quem este determinar. - Eventualmente Director Clinico, ou quem este determinar. - Enfermeiro Chefe do Servio de Urgncia, ou quem o substituir. - A Comisso de Emergncia Catstrofe.

J. C.

II 3. - PLANO DE ALERTA VERMELHO

31

PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

Plano Emergncia Catstrofe Hospital de S. Bernardo Setbal

Este plano entrar em vigor quando todos os anteriores se tornarem insuficientes, e toda a nossa capacidade de atendimento/internamento estiverem esgotados. Deve ser accionado pelo Director Clnico / Director do Hospital, e consiste na articulao de todas as unidades de sade da regio para a transferncia de doentes, reconhecendo por isso que o Hospital de S. Bernardo no tem mais capacidade de receber sinistrados. Desta forma dever ser comunicado Proteco Civil e a quem coordena a triagem no local de catstrofe que no devem ser transferidos mais doentes para o HSB.

J. V.

III Sntese de Medidas a Tomar

1. * Contacto com a PSP com o objectivo de, uma vez desencadeado o PEC, se proceder ao controle de trfego.
32

PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

Plano Emergncia Catstrofe Hospital de S. Bernardo Setbal

2. * Fazer cumprir as regras de estacionamento propostas. 3. * Condicionamento do trfego de veculos particulares nos acessos Urgncia. 4. * Derivar acompanhantes para o trio principal. 5. * Derivar doentes no graves para a Consulta Externa. 6. * Desimpedir a rea fronteira do S. U.. 7. * Remover mesas e cadeiras das salas do S. U.. 8. * Transferir todos os doentes do S. O. para os servios. 9. * Contactar os funcionrios.

IV CONCLUSO

Ao elaborar o PEC, auscultados todos os estratos profissionais do HSB, pretendemos que o que atrs foi escrito seja fcil e rapidamente executado.
33

PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

Plano Emergncia Catstrofe Hospital de S. Bernardo Setbal

Estamos cientes, de que o profissionalismo e os altos valores morais de todos os profissionais do nosso Hospital, sero suficientes para ultrapassar as eventuais carncias de planeamento que, apesar dos esforos desenvolvidos pela CEC concerteza existiro. Seguramente nada imutvel, muito menos o PEC, por isso, este plano poder e dever sofrer as alteraes que se entendam necessrias, ao seu melhor funcionamento.

J. C.

34

PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

Plano Emergncia Catstrofe Hospital de S. Bernardo Setbal

V ANEXOS

35

PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

Plano Emergncia Catstrofe Hospital de S. Bernardo Setbal

V - 4. MEDIDAS PROPOSTAS PARA IMPLEMENTAO DO PLANO DE EMERGNCIA CATSTROFE Material e alteraes que se consideram necessrias para a execuo do plano de emergncia catstrofe
A.) - SERVIO DE URGNCIA 1. BALCES Cada um dos 4 balces dever ser apetrechado com: Soros. Material puno venosa. Talas. Sondas e mscaras O2. Sondas nasogstricas .
36

PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

Plano Emergncia Catstrofe Hospital de S. Bernardo Setbal

- Mala de reanimao a colocar no balco quando situao de emergncia com: - Laringoscpio / Tubos endotraqueais - Adrenalina / Atropina - Tubos guedel - Tubos nasofaringeos - Ambs - Aspirador. 2. SALA ABERTA em 1. 3. PEQUENA CIRURGIA - Apetrechar, digo, tornar facilmente operacional a Sala de Pequena Cirurgia desactivada no momento. - Verificar o stock de ferros e assegurar que existe sempre quantidade que supere em pelo menos 50% os necessrios para os dias normais. - Verificar se as rampas colocadas esto a funcionar, (poder ser necessrio transformar a Sala PC em Sala de G. Cirurgia). Lavatrio. O mesmo material descrito acima. Trs monitores cardacos. Carro de urgncia em vez de mala de reanimao enunciada

4. S. O. Colocar negatoscpios em cada Sala. Verificar ventilao.

5. MACAS / CADEIRAS DE RODAS / STOCKS / EQUIPAMENTO - Deve ser assegurado o nmero suficiente de macas e cadeiras de rodas. Dever haver em reserva nmero igual ao que est a ser utilizado no dia a dia. - Devem ser verificados os stocks de todo o material de consumo do S. U., e assegurar reserva de roupa e colches. - Verificar o funcionamento de todo o material existente, implementar esquemas de manuteno. 6. SALA DE DIRECO S. U. - Na sala de reunies devero ser colocadas 4 linhas telefnicas para o exterior (directas). - Dever ser adquirido rdio para comunicao em caso de necessidade, dentro e fora do Hospital.
37

PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

Plano Emergncia Catstrofe Hospital de S. Bernardo Setbal

7. Definir o nmero mnimo de funcionrios, sobretudo ao que diz respeito ao sector de enfermagem e ao pessoal auxiliar. 8. Definir, regulamentar e responsabilizar algum controle do movimento das ambulncias e respectiva tripulao. pelo

9. Melhorar e tornar mais eficaz as tarefas do secretariado, particularmente na triagem e encaminhamento das chamadas telefnicas. 10. Verificar instalao elctrica e garantir em caso de falha de corrente que esta existir sempre em todas as salas do S. U.. 11. Garantir a existncia de gua mesmo em situao de corte de abastecimento em todo o S. U.. 12. Todos os auxiliares e porteiros deveriam ter formao, no sentido de lhes designar todas as tarefas que tm de desempenhar na urgncia. Devero sobretudo ser englobados na equipa de sade, visto terem tambm um papel muito importante no tratamento dos doentes.

B.) - BLOCO OPERATRIO - Garantir energia elctrica caso haja corte de abastecimento. - Garantir que haja gua, caso corte de abastecimento. - Aps reunies efectuadas, fomos informados da no existncia de stock de ferros. importante que existam ferros em quantidade e qualidade a definir pelo Director do Bloco Operatrio. - Verificar a existncia ou no de pessoal e material suficiente para que todas as salas (no momento 4) funcionem simultaneamente. C.) IMAGIOLOGIA - Deveria ser garantido, com prioridade mxima, fornecimento de energia elctrica. Dever ser efectuada ligao deste servio ao gerador. - Assegurar abastecimento de gua, caso haja falha na rede. D.) LABORATRIO / IMUNO HEMOTERAPIA - Garantir circunstncia. energia elctrica e gua em qualquer

38

PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

Plano Emergncia Catstrofe Hospital de S. Bernardo Setbal

E.) CONSULTA EXTERNA - Deveria ser garantida luz e gua em qualquer circunstncia, na zona das Consultas Externas de Medicina, bem como na zona de salas de PC activadas. - Apetrechar a Sala de Pequena Cirurgia para a necessidade de terem que efectuar pequenas cirurgias simples, derivadas do S. U.. F.) CIRCULAO DE VECULOS Atendendo especificidade do Plano de Emergncia Catstrofe e ao facto da circulao e estacionamento serem anrquicos no permetro do Hospital de S. Bernardo, propomos: Que existam duas entradas; a.) A actual para o S. U. b.) A principal, fronte porta principal do Hospital. A entrada referenciada em a.) ser para ser utilizada por utentes/ambulncias e outros veculos, para servir o S.U., Armazm, Farmcia, C. Externa, Ginecologia, etc.. A entrada referenciada em b.) dever ser utilizada para o parqueamento dos funcionrios do Hospital, no estacionamento frente ao S. U. antigo. Dever ser tambm utilizada esta entrada para os doentes da Hemodilise. Que existam duas sadas; a.)A actual no prolongamento da rua do S. U. b.)A actual sada junto Morgue. -

- Que o estacionamento seja apenas permitido nos parques existentes no Hospital de S. Bernardo e que em consequncia se no permita estacionar quer nas ruas, quer em cima dos passeios. - Que seja proibido o estacionamento na rua contnua s sadas do Hospital, no lado adjacente ao mesmo. Pretende-se ainda que essa rua continue com dois sentidos, de modo a poderem ser utilizadas duas alternativas para sair, em caso de grande afluncia de trafego (a propor Cmara Municipal). - Que seja proposta criao de parque de estacionamento junto praa de touros (a propor Cmara Municipal).

39

PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

Plano Emergncia Catstrofe Hospital de S. Bernardo Setbal

40

PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

You might also like