You are on page 1of 4

Northern Illinois University - Departamento de Engenharia Mecnica MEE 390 EXPERINCIA MTODOS AL em Engenharia Mecnica 1990-2001 M.

Kostic

Laboratrio: verificao experimental da equao de Bernoulli


Objetivo: Para verificar experimentalmente a validade da equao de Bernoulli para o fluxo de
fluido

Aparelho:
Bernoulli (tipo Venturi) aparelho de fluxo com coluna-manmetros e tubos de Pitot; galo balde 3-5 e cronmetro.

Teoria: a lei de Bernoulli, indica que, se for


um lquido no viscoso que flui ao longo de um tubo de seco transversal varivel, em seguida, a presso menor no constries onde a velocidade maior, e mais elevados, onde o tubo abre para fora e as estagna fluidos. Muitas pessoas acham que esta situao paradoxal quando eles encontr-lo (maior velocidade, menor presso). A equao de Bernoulli bem conhecido derivado sob os seguintes pressupostos: 1. fluido incompressvel (densidade r constante); 2. fluxo constante: 3. fluxo atrito ( t = 0); 4. ao longo de uma linha de corrente; Em seguida, expressa com a seguinte equao:

Onde (em unidades SI): p = presso esttica do fluido na seco transversal em N / m 2 . r = densidade do fluido que flui em kg / m 3 g = acelerao da gravidade em m / s 2 (o valor 9,81 m / s 2 = 9.810 milmetros / s 2 )

v = velocidade mdia do fluxo de fluido na seo transversal, em m / s z = cabea elevao do centro da seco transversal em relao a um ponto zero z = 0 h * = total (estagnao) cabea na m Os termos na mo do lado esquerdo da equao acima representam a carga de presso (h) , a cabea de velocidade (h v ) , e de cabea elevao (z) , respectivamente. A soma destes termos conhecida como a altura total (h * ) . De acordo com o teorema de fluxo de fluido atravs de um tubo de Bernoulli, a altura total h * em qualquer seco transversal constante (com base nas premissas dadas acima). Em um fluxo real devido frico e outras imperfeies, bem como as incertezas de medio, os resultados vo desviar as tericas. No nosso sistema experimental , o eixo de todas as seces transversais que estamos considerando encontram no mesmo plano horizontal (o que pode escolher como referncia, z = 0 ), e, assim, todo o z valores so zeros de modo que o referido reduz-se a equao:

(Esta a carga total em uma seo transversal). Pela nossa experincia, denotamos a cabea de presso como h i ea carga total como h * i , onde " i "representa a seo transversal estamos nos referindo.

Procedimento:
1. Verifique se a vlvula de drenagem aberta e mant-la aberta e verificar se o tubo de sada vai para o ralo . Iniciado fluxo a seo de teste do Venturi, abrindo a vlvula de entrada (s). 2. Verifique se todos os tubos manmetro esto conectados corretamente s tomadas de presso correspondentes e esto equipados com ar-bolha livre. Se necessrio lavar as bolhas de ar, fechando-se lentamente a vlvula de sada e drenagem da gua (e as bolhas de ar) atravs do tubo manmetro. 3. Ajuste as duas vlvulas (entrada e sada) para que voc obtenha a diferena mxima entre os nveis entre o ponto n 7 e n 8 tocando. 4. esperar algum tempo para o nvel no tubo manmetro # 8 ou # (*) para estabilizar (isso leva algum tempo para que possa atingir o estado estacionrio). 5. Aps o estado de equilbrio alcanado, redirecionar a mangueira de sada de gua em um recipiente cuja capacidade conhecida (10 litros, por exemplo) e registrar o tempo necessrio para a gua para ench-lo. Aqui, pelo menos, trs medies e registar os tempos, a fim de calcular (mdia), taxa de fluxo. 6. Empurre (slide) o Pitot (medindo cabea total) tubo, conectado ao manmetro n 8, de modo que a sua extremidade atinge a seo transversal do tubo Venturi em # 1, por exemplo. Espere algum tempo e anotar as leituras do manmetro # 8 (ou *) e 1 . A leitura do manmetro mostrado pela # 8 (ou *) representa a soma das cargas de presso e da velocidade, isto , o total da cabea (ou estagnao) (h * ) , porque o tubo de Pitot mantida contra o fluxo de fluido forando-o

a uma paragem (velocidade zero). A leitura no manmetro 1 # mede apenas a cabea de presso (h) porque ele ligado ao tubo de Venturi da torneira de presso, que no obstrua o fluxo, medindo, assim, o fluxo de presso esttica. 7. Repetir o passo 6 para outras seces transversais (3, 5 e 7, por exemplo).

OBSERVAES:
VOLUME DE DBITO Julgamento No. Volume Vol. (ml) Tempo t (s) Vazo Q i = Vol / t (ml / s)

1 2 3 Mdia de vazo Q av [cm 3 / s] Q av [mm 3 / sec] NOTA: 1 ml = 1 cm 3 = 1.000 milmetros 3 LEITURAS E CLCULOS MANOMETER Corte Transversal
*

Usando a equao de Bernoulli

Usando a equao de continuidade Um i = =p Di2 /4 V iC = Q av / A i

Diferena

Eu

h h=
8

hi

V iB = = [2 * g * (h * - h i )] mm / s

(V iB -V iC ) / V
iC

mm 1 2 3 4 5 6 7

mm

mm 2 507 380 302 263 238 214 199

mm / s

NOTA: D i = 25,4, 22,0, 19,6, 18,3, 17,4, 16,5, e 15,9 milmetros, para i = 1,2,3,4,5,6, e 7. NOTA: Sua tarefa Lab anterior e relatrio Lab so devidos antes da manifestao do prximo Lab. o melhor para voc, se voc faz seus experimentos de laboratrio logo aps a demonstrao, enquanto a AT ainda est no laboratrio. Alm disso, voc tem que executar a anlise de incerteza para cada laboratrio experimental e inclu-lo em seu relatrio.

You might also like