You are on page 1of 29

MINISTRIO DA SADE

DEPARTAMENTO NACIONAL DE AUDITORIA DO SUS DIVISO DE AUDITORIA

ROTEIRO DE AUDITORIA PLANO DE ERRADICAO DO AEDES AEGYPTI

SO PAULO,

2001

MINISTRIO DA SADE
DEPARTAMENTO NACIONAL DE AUDITORIA DO SUS DIVISO DE AUDITORIA

APRESENTAO

O Roteiro de Auditoria do Plano de Erradicao do Aedes Aegypti que ora apresentamos uma ferramenta estratgica para subsidiar o processo de trabalho dos tcnicos do SNA componente federal. O contedo deste roteiro formado por questes relacionadas com o PEAa, trabalhando os seguintes eixos: recursos materiais, recursos humanos, indicadores epidemiolgicos, atividades desenvolvidas em campo e atividades desenvolvidas de informao, educao e comunicao (IEC), atuao da SUCEN/FUNASA (Superintendncia de Controle de Endemias / Fundao Nacional de Sade), possibilitando a anlise fidedigna da realidade encontrada, favorecendo a identificao das conformidades e no conformidades detectadas. O roteiro ora elaborado est aberto contribuies, visando o seu aprimoramento.

DEFINIES

O ciclo evolutivo do Aedes aegypti compreende duas fases distintas: - a primeira se realiza na gua, geralmente parada e limpa, onde os ovos so depositados e se desenvolvem as larvas e as pupas; - a segunda a fase alada em que os mosquitos adultos voam em busca de alimentos, sendo que para alguns gneros as fmeas so hematfagas (h necessidade de se alimentarem de sangue).

MINISTRIO DA SADE
DEPARTAMENTO NACIONAL DE AUDITORIA DO SUS DIVISO DE AUDITORIA

Extrato - a classificao do municpio de acordo com enfoque de risco de ocorrncia de dengue; Ponto estratgico - so imveis com caractersticas muito favorveis infestao pelo Aedes aegypti, por apresentar abundncia de materiais e favorecendo a existncia de depsitos ou criadouros (borracharias, sucatas, cemitrios, transportadoras, portos, aeroportos etc...) Levantamento de ndices - consiste na pesquisa larvria para estimativa dos ndices de infestao do conjunto de todos os imveis de uma determinada rea, excluindo os PEs. ndice Predial (IP) - a relao expressa em porcentagem entre o nmero de imveis positivos, isto , onde foram encontradas larvas e/ou pupas e o nmero de imveis pesquisados. ndice de Recipiente (IR) - a relao expressa em porcentagem entre o nmero de recipientes com gua e positivos, isto , com a presena de larvas e/ou pupas e o nmero de recipientes pesquisados. ndice de Breteau (IB) a relao entre o nmero de recipientes positivos e o nmero de imveis pesquisados, corrigido de forma que o resultado obtido diga respeito a 100 imveis (no expresso em porcentagem, uma vez que a unidade recipientes por 100 imveis, isto , de cada 100 imveis pesquisados encontramos o nmero de recipientes positivos IB). Tratamento de PEs Consiste no tratamento focal e/ou perifocal, de forma seletiva dos depsitos existentes nos PEs periodicidade: quinzenal. Tratamento Focal consiste no tratamento dos recipientes considerados criadouros potenciais, com aplicao de larvicida.

MINISTRIO DA SADE
DEPARTAMENTO NACIONAL DE AUDITORIA DO SUS DIVISO DE AUDITORIA

Tratamento perifocal consiste na aplicao de inseticida de ao residual nas paredes externas de depsitos, por meio de aspersor manual, de forma que essa superfcie seja protegida. Indicado como medida complementar ao tratamento focal. Armadilha so depsitos (geralmente feitos de pneus, destinados pesquisa, dispostos estrategicamente em locais considerados porta de entrada dos alados (mosquitos). Periodicidade: semanal. Visitas domiciliares consiste no controle mecnico (remoo, distribuio, vedao etc...) dos possveis criadouros, tratamento focal dos depsitos existentes e aes educativas. Produtividade por agentes de vetor: 20 a 25 imveis/dia. Periodicidade: bimestral. Nebulizao (tratamento de ultra baixo volume - UBV) - consiste na aplicao especial de solues concentradas de inseticida - grau tcnico (GT) - em partculas muito pequenas, visando atingir a superfcie do mosquito. Para essa atividade utilizada mquina pulverizadora, geralmente montada encima de veculos e devem ser observadas as condies ambientais e tcnicas desse processo para sua eficcia. H de se considerar o impacto ambiental desse procedimento.

MINISTRIO DA SADE
DEPARTAMENTO NACIONAL DE AUDITORIA DO SUS DIVISO DE AUDITORIA

ROTEIRO DE AUDITORIA DO PLANO DE ERRADICAO DO AEDES AEGYPTI

NOTA EXPLICATIVA

CONSIDERAES GERAIS A auditoria no Plano de Erradicao do Aedes Aegypti, compe o elenco de aes programticas do DENASUS, visando avaliar a aplicao dos recursos financeiros, o combate e o controle do agente vetor. O roteiro enfoca as fases do processo de auditoria, desde a identificao do rgo auditado, verificao das aes desenvolvidas, sua execuo e a compatibilidade com as metas programadas, possibilitando identificar as conformidades e no conformidades. Com base nestes pressupostos e para que a auditoria seja realizada dentro dos critrios de uma abordagem crtica das aes e servios, quanto aplicao dos recursos e eficcia da atuao do PEAa, faz-se necessrio: Um planejamento adequado de auditoria; Conhecimento da estratgia (finalidades / aes / programas / legislao pertinente / roteiro) Manual de instrues para pessoal e operaes de Normas Tcnicas do Ministrio da Sade / Fundao Nacional de Sade e demais instrumento de trabalho).

UTILIZANDO O ROTEIRO DE AUDITORIA ITEM I IDENTIFICAO Identificar os gestores anteriores e atuais e o Coordenador / Responsvel Municipal pelo Programa. Estas informaes podero ser obtidas nas unidades de gerenciamento de Recursos Humanos da Prefeitura Municipal e Secretaria Municipal de Sade.

MINISTRIO DA SADE
DEPARTAMENTO NACIONAL DE AUDITORIA DO SUS DIVISO DE AUDITORIA

ITEM II EQUIPE DE AUDITORIA Nesse item registrar os componentes da equipe incluindo nome, matrcula e lotao, com destaque para identificao do Coordenador de Equipe. Dever ser registrado, ainda, a data de realizao da auditoria e o perodo auditado. ITEM III - INTRODUO Nesse item contemplar os documentos que deram origem auditoria e os objetivos. ITEM IV - METODOLOGIA Nesse item contemplar as metodologias utilizadas para realizao dos trabalhos e perodo de abrangncia. ITEM V - CARACTERIZAO DO MUNICPIO Nesse item constar as informaes sobre o municpio quanto aos seus aspectos demogrficos, scio-econmicos, ambientais/saneamento, epidemiolgicos e organizacionais. Essas informaes so importantes para avaliar a estratgia do PEAa, quanto: A situao scio-sanitria do Municpio. Classificao do Municpio quanto ao extrato. Estas informaes podero ser coletadas em: Plano Municipal de Sade. Plano de Erradicao do Aedes Aegypti. Relatrios especficos na rea epidemiolgica e meio ambiente. IBGE (http://www.ibge.gov.br). Portarias do Ministrio da Sade - Legislao. ITEM VI IMPLANTAO E IMPLEMENTAO DO PEAA FORMALIDADES LEGAIS Nesse item esto contempladas as informaes sobre a implantao do Plano no municpio. As informaes acima podero ser obtidas na Secretaria Municipal de Sade Gabinete do Secretrio/Planejamento / Coordenao Municipal do PEAa e Conselho Municipal de Sade.
6

MINISTRIO DA SADE
DEPARTAMENTO NACIONAL DE AUDITORIA DO SUS DIVISO DE AUDITORIA

OBS.: no registro das informaes citar as fontes utilizadas ESTRUTURA As informaes a serem identificadas nesse item possibilitam o conhecimento dos aspectos organizacionais para implantao e implementao do Plano. Sua verificao permite, ainda, conhecer a forma adotada para organizao dos trabalhos no Municpio. As informaes acima podero ser obtidas: Secretaria Municipal de Sade Planejamento Gabinete do Secretrio Coordenao do PEAa no Municpio - Vigilncia Epidemiolgica. SUCEN / FUNASA. Unidades de Sade: rede ambulatorial e laboratorial. Balano patrimonial (identifica a disponibilidade em contas bancrias e o resultado financeiro do exerccio). Balano Oramentrio (demonstra a receita e despesa prevista em confronto com as realizadas). Balano financeiro (demonstra a receita e a despesa oramentria, bem como os recebimentos e pagamentos extra-oramentrios). Demonstrativo da despesa fixada com a executada por elemento de despesa e fontes de recursos em suas trs fases (empenhada, liquidada e paga). DATASUS (http://www.datasus.gov.br Base de Dados Transferncias a Municpios ou Informaes de Sade). SIAFI (Sistema de Informaes e Administrao Financeira). Extratos bancrios. Portarias do Ministrio da Sade (http://www.saude.gov.br Legislao ou DO - http://www.in.gov.br). Contratos e Convnios . Manual de Normas Tcnica de Controle de Vetores da Febre Amarela e Dengue da Fundao Nacional de Sade / MS. Guia de instrues do Plano de Erradicao do Aedes aegypti da SUCEN / SES / SP. Manual de Vigilncia Entomolgica de Aedes aegypti da SUCEN / SES / SP. SINAN.
7

MINISTRIO DA SADE
DEPARTAMENTO NACIONAL DE AUDITORIA DO SUS DIVISO DE AUDITORIA

OBS.: no registro das informaes citar as fontes de dados utilizadas. PROCESSO As informaes trabalhadas nesse item possibilitam o conhecimento da forma de atuao e utilizao dos recursos fsicos, humanos e financeiros, com enfoque de controle e combate ao vetor, grau de conhecimento da populao e sua participao nas aes de Erradicao do Aedes aegypti: os mecanismos de acompanhamento e avaliao, adotados pela coordenao do PEAa, aferindo os resultados; a periodicidade das aes de acompanhamento e avaliao do PEAa no municpio, desenvolvidas pela SUCEN / FUNASA; a periodicidade do encaminhamento da avaliao e impacto das aes do PEAa; a aplicao dos recursos financeiros nas aes e atividades do PEAa; a utilizao dos recursos fsicos, humanos e financeiros, o grau de conhecimento da populao e sua participao nas aes de Erradicao do Aedes Aegypti, das aes e atividades, executadas e se esto de acordo com o planejado e programado; da avaliao e acompanhamento da execuo das atividades em campo pela coordenao do plano; da participao da comunidade; da utilizao e a compatibilizao dos recursos fsicos e materiais; A compatibilidade das fichas individuais de investigao com o sistema de notificao (dados registrados): A compatibilidade dos relatrios de produtividade com os recursos humanos existentes, de acordo com a prioridade das visitas estabelecidas; A compatibilidade das aes programadas e executadas pelo componente IEC. As informaes acima podero ser obtidas: Secretaria Municipal de Sade Equipe do PEAa Fundo Municipal de Sade SUCEN / FUNASA Atas do Conselho Municipal de Sade OBS.: no registro das informaes citar as fontes utilizadas.
8

MINISTRIO DA SADE
DEPARTAMENTO NACIONAL DE AUDITORIA DO SUS DIVISO DE AUDITORIA

RESULTADO A anlise dos resultados das aes do Plano de Erradicao do Aedes Aegypti permitem constatar: O desempenho das atividades executadas em relao s metas programadas; O desempenho na atuao da equipe do PEAa; Mudanas de hbitos e mobilizao do comunidade quanto ao combate do vetor; Grau de conhecimento da comunidade quanto aos agravos da Dengue; Evoluo do quadro epidemiolgico; I. IDENTIFICAO
Prefeitura Municipal : CNPJ: Endereo: CEP.: Municpio: Telefone: E-mail:
I.

UF Fax :

RGO AUDITADO Secretaria Municipal de Sade Endereo: CEP.: Telefone: E-mail : Fax :

II.

RESPONSVEIS ATUAIS PREFEITO Nome: CPF: Endereo Residencial: Telefone: Perodo do Mandato: CI: CEP.:

MINISTRIO DA SADE
DEPARTAMENTO NACIONAL DE AUDITORIA DO SUS DIVISO DE AUDITORIA

SECRETRIO MUNICIPAL DE SADE Nome: CPF.: Endereo Residencial: Telefone: Ato de Nomeao: CI: CEP.: E-mail Data:

COORDENADOR DO PROGRAMA DE ERRADICAO DO AEDES AEGYPTI Nome: CPF.: Endereo Residencial: Telefone: Ato de Nomeao:
III.

CI: CEP.: E-mail Data:

RESPONSVEIS ANTERIORES (QUANDO FOR O CASO) PREFEITO Nome: CPF.: Endereo Residencial: Telefone: Perodo do Mandato: SECRETRIO MUNICIPAL DE SADE Nome: CPF.: Endereo Residencial: Telefone: Perodo do Exerccio: CI: CEP.: E-mail CI: CEP.: E-mail

10

MINISTRIO DA SADE
DEPARTAMENTO NACIONAL DE AUDITORIA DO SUS DIVISO DE AUDITORIA

COORDENADOR DO PLANO DE ERRADICAO DO AEDES AEGYPTI Nome: CPF.: Endereo Residencial: Telefone: Perodo do Exerccio: CI: CEP.: E-mail

II.

EQUIPE DE AUDITORIA
NOME: MATRCULA: LOTAO: NOME: MATRCULA: LOTAO: NOME: MATRCULA: LOTAO: NOME: MATRCULA: LOTAO: NOME: MATRCULA: LOTAO: PERODO DA REALIZAO DA AUDITORIA: PERODO AUDITADO:

11

MINISTRIO DA SADE
DEPARTAMENTO NACIONAL DE AUDITORIA DO SUS DIVISO DE AUDITORIA

III.

Introduo Mencionar documentos de convocao e apresentao da equipe. Citar objeto da auditoria.

IV.

Metodologia Citar a metodologia utilizada para realizao dos trabalhos. Citar documentos que subsidiaram os trabalhos. Citar o perodo auditado.

V.

CARACTERIZAO DO Municpio

1. IDENTIFICAO 1.1. ASPECTOS DEMOGRFICOS Populao do perodo auditado

(IBGE):

Urbana: 1.2.

Rural:

Localizao do Municpio e rea de abrangncia: ASPECTOS SCIO-ECONMICOS

NMERO DE ESCOLAS DE 1 E 2 GRAUS Fonte:

1.3.

ASPECTOS AMBIENTAIS/SANEAMENTO
12

MINISTRIO DA SADE
DEPARTAMENTO NACIONAL DE AUDITORIA DO SUS DIVISO DE AUDITORIA

Nmero de domiclios existentes no municpio: rea urbana: rea rural: Residncias contempladas com rede de esgoto: rea urbana: rea rural: Residncias abastecidas com gua tratada: rea urbana: rea rural: Coleta sistemtica de lixo ( ) Sim
Destino do lixo Aterro sanitrio Terreno baldio Incinerao Outros Descrever:

) No

Destino do lixo hospitalar

Fonte: Obs.: Analisar os dados em relao aos aspectos epidemiolgicos, objetivando uma viso geral dos aspectos sanitrios do municpio.

1.4.

CLASSIFICAO DO MUNICPIO

Extrato: Obs.: Pode ser coletada no Plano de Erradicao do Aedes aegypti e/ou SUCEN / FUNASA.

VI.

ESTRUTURA Verificar se existe local especfico para a equipe do PEAa; Verificar como funciona a Vigilncia Epidemiolgica e quem o responsvel; Solicitar o PEAa e seus reajustes, bem como as atas de aprovao do Conselho. Solicitar mapa de zoneamento do Municpio;

Solicitar mapa dos Pontos Estratgicos e das Armadilhas. 2. RECURSOS HUMANOS


FUNO Coordenador Profissional do IEC Supervisor Geral 13 Quantidade de Servidores Existente Previsto no Plano de Trabalho Municipal Contratados Total

MINISTRIO DA SADE
DEPARTAMENTO NACIONAL DE AUDITORIA DO SUS DIVISO DE AUDITORIA

Supervisores Agentes de Campo Apoio Administrativo Laboratorista Apoio de Informtica Motorista TOTAL Fonte:

Tecer Comentrios: Verificar o valor do salrio mensal dos agentes e se compatvel com o mercado; Verificar se existem agentes contratados pela Prefeitura, pertencentes ao quadro da FUNASA; Verificar se a mo-de-obra foi terceirizada, nesse caso verificar licitao e contrato; Se houver contrato de mo-de-obra, verificar se o objeto do contrato compatvel com o PEAa; Verificar a compatibilidade do nmero de agentes de campo com a produtividade diria, solicitando: - Relao nominal da equipe, com carga horria e funo; - Folhas de pagamento (por amostragem); - Relatrio de produtividade diria de cada agente. Caso o agente esteja em frias ou licena, solicitar especificamente desses agentes o relatrio de produtividade do ltimo dia trabalhado; OBS: Caso no haja compatibilidade entre o nmero de agentes de campo com o relatrio de produtividade dirio, verificar o motivo;

Verificar a compatibilidade do quantidade de motoristas com a quantidade de veculos do PEAa (observar a carga horria dos motoristas); OBS: Caso a quantidade de motoristas seja maior que a quantidade de veculos, verificar quais esto sendo as atribuies dos que esto sobrando e onde esto lotados;

14

MINISTRIO DA SADE
DEPARTAMENTO NACIONAL DE AUDITORIA DO SUS DIVISO DE AUDITORIA

Verificar se o quadro de pessoal da equipe do PEAa suficiente, levando-se em considerao o mapa de zoneamento das reas e a classificao do Municpio (solicitar mapa de zoneamento das reas) OBS: Cada rea sob a responsabilidade de 1 supervisor ser composta de 5 setores. Cada setor abranger, no mximo, 1360 imveis, onde estaro alocados 2 agentes de controle de vetores, que visitaro bimestralmente todos os imveis; 1 supervisor para, no mximo, 10 agentes, para a realizao de ciclos bimestrais de controle de criadouro e levantamento de ndices de densidade larvria; 1 supervisor para, no mximo, 8 agentes, para a realizao de pesquisa larvria e tratamento de pontos estratgicos.

Verificar a produtividade de cada agente:

Base de Clculos ndice de Produtiv. C/C = N de imveis trabalhados no ms x 100 . N de imveis trabalhados por 1 agente x n agentes C/C ndice de Produtiv. PE. = N de PE's trabalhados no ms x 100 . N de imveis trabalhados por 1 agente x n agentes PE Verificar se so realizados cursos de capacitao e treinamento da equipe do PEAa.

3. RECURSOS DE MATERIAIS 3.1 Material Permanente


Tipo de Material Veculo Bomba Microscpio Microcomputadores Impressora Retroprojetor Projetor de Slides Outros Quantidade

Fonte:

Verificar se a quantidade de materiais permanentes esto compatveis com o previsto no Plano de Erradicao do Aedes aegypti; Verificar se a quantidade de materiais permanentes so suficientes para a realizao das aes; Verificar a quem pertencem os equipamentos e especificar;
15

MINISTRIO DA SADE
DEPARTAMENTO NACIONAL DE AUDITORIA DO SUS DIVISO DE AUDITORIA

Verificar se o nmero de veculos suficiente: OBS: Municpios com at 20 mil habitantes: 1 veculo por Municpio para uso do supervisor/coordenador e profissional do IEC; Municpios de 20 mil a 50 mil habitantes: total de veculos igual ao nmero de supervisores, para uso dos coordenadores/supervisores, profissionais do IEC e agentes de controle de vetores, que realizam pesquisa e tratamento de pontos estratgicos; Municpios com mais de 50 mil habitantes: igual ao anterior, mais um veculo do tipo "perua" por Municpio, para utilizao dos profissionais do IEC.

Verificar mapa de controle de consumo de combustvel e quilometragem rodada dos veculos, atentando para a mdia do consumo; OBS: A SUCEN estimou o consumo de gasolina por veculo em 9 Km por litro;

Verificar a forma de abastecimento e manuteno dos veculos; Verificar mapa dirio dos itinerrios dos veculos; Verificar se a quantidade de bombas de compresso prvia suficiente; OBS: 1 bomba para cada Municpio at 100 mil habitantes; 1 bomba para cada agente de controle de vetores responsvel pela pesquisa e tratamento de pontos estratgicos, nos Municpios com mais de 100 mil habitantes;

Verificar se a quantidade de microscpio igual a quantidade de tcnicos de laboratrio.

3.2 Materiais de Uso em campo Verificar se os agentes de controle de vetores esto com todos os materiais necessrios, levando-se em considerao os tipos de pesquisas: - Para uso dirio: uniformes; boletim, lpis, borracha, prancheta, sacola, crach,
16

MINISTRIO DA SADE
DEPARTAMENTO NACIONAL DE AUDITORIA DO SUS DIVISO DE AUDITORIA

- Para medida de controle mecnico : folhetos educativos, sacos de lixo de 60 litros, picadeira, um para de luvas, de preferncia de raspa de couro; - Para o tratamento focal em visita casa a casa: 1 bisnaga calibrada, 1 colher de sopa, tabela com quantidade de abate gr. 1% a aplicar, 1 carga de abate gr. 1% (1 carga = 500gr.), 1 para de luvas de PVC; - Para tratamento focal e perifocal em visitas a pontos estratgicos : 1 bisnaga calibrada, 2 cargas de abate gr 1% (1 carga = 500 gr.), pulverizador manual de compresso prvia, balde de 5 litros, esptula de madeira, cargas de Fenitrothion PM 40%, mscara com filtro de carvo, capacete, avental, luvas de PVC e botas de borracha; - Para pesquisa larvria: 1 lanterna, 1 bacia, 1 concha, 1 coador de ch, 1 pipeta, diversos vidros de 10 ml. para amostra de larvas, frasco com lcool etlico e etiquetas; - Para pesquisa em armadilha: 1 lanterna, 1 bacia, 1 concha, 1 coador de ch, 1 pipeta, diversos vidros de 10 ml. para amostra de larvas, frasco com lcool etlico e etiquetas; 3.3 Materiais de Consumo Verificar os registros de movimentao dos materiais de consumo no almoxarifado (entrada, sada, estoque); Verificar como so estocados esses materiais no almoxarifado; Verificar no setor da equipe do PEAa e na Vigilncia Epidemiolgica, se existe sub estoque de materiais, como so controlados e a forma de abastecimento; Quanto aos inseticidas, verificar: - Validade; - Marca utilizada; - Quantidade utilizada mensalmente no perodo de avaliao; - Quantidade de imveis que foram borrifados no perodo de avaliao e de pontos estratgicos; - Se est armazenado adequadamente; - Quantidade existente no estoque e sua periodicidade; - Verificar se a quantidade estocada, utilizada e de imveis borrifados so compatveis com as aes realizadas: N cargas de fenitrothion PM 40% consumido x 500 gr. N PEs tratados N cargas de temephos gr.1% consumido x 500 gr. N PEs tratados N cargas de temephos gr.1% consumido x 500 gr
17

MINISTRIO DA SADE
DEPARTAMENTO NACIONAL DE AUDITORIA DO SUS DIVISO DE AUDITORIA

N de imveis com tratamento focal na visita domiciliar OBS: A SUCEN considerou um consumo mdio de 6 gr. de Temephos gr 1% por imvel e 250 gr. de Fenitrothion PM 40% por ponto estratgico. Verificar com Nilson os novos inseticidas que esto sendo utilizados e as gramas (BTI, Cipermetrina)

4. RECURSOS FINANCEIROS 4.1 Valores Pactuados Verificar os valores pactuados entre o Ministrio da Sade e a Prefeitura para o perodo de avaliao (fonte: SIAFI, processos do pleito de certificao do Municpio para o TFECD e portarias do MS); Quando os valores pactuados forem atravs de convnios e TA's, verificar: Se os valores repassados pelo MS esto de acordo com os valores pactuados. Em caso negativo, verificar o percentual no repassados e os motivos; Se os valores da contrapartida aplicados esto de acordo com os valores pactuados. Em caso negativo, verificar o percentual no aplicado e os motivos;

Quando os valores pactuados forem atravs de programao pactuada integrada de epidemiologia e controle de doenas PPIECD, verificar: Valores estabelecidos nas portarias do MS e suas alteraes e os repasses fundo a fundo; Valores estabelecidos de contrapartida municipal no processo do pleito de certificao do Municpio.

VII. 1

PROCESSO RECEITA E DESPESA Quando for por convnios T.A., verificar:


18

MINISTRIO DA SADE
DEPARTAMENTO NACIONAL DE AUDITORIA DO SUS DIVISO DE AUDITORIA

Total da receita contrapartida municipal.

por

fonte

de

financiamento,

inclusive

Rendimentos de aplicaes financeiras. Saldo em conta no encerramento da vigncia do convnio e/ou T.A. Despesas efetivadas por elemento de despesa e se esto de acordo com o objeto do convnio e plano de trabalho proposto.
Receita Despesa

Demonstrativo da Receita X Despesa Convnio n _____, perodo de __________

Total Saldo em Fonte:

Verificar licitaes por amostragem e se esto de acordo com a Lei n8666/93 e suas alteraes. Comparar as despesas realizadas com as programadas e o percentual de execuo.
Planejado Executado % Executado

Demonstrativo financeiro do Programado X Executado (em R$), perodo de _______


Natureza da Despesa

Total Fonte:

Tecer Comentrios:______________________________________________.

Quando for por PPIECD, verificar: Verificar como realizado o controle da Receita e Despesa da PPIECD e contrapartida municipal.
19

MINISTRIO DA SADE
DEPARTAMENTO NACIONAL DE AUDITORIA DO SUS DIVISO DE AUDITORIA

Verificar quem o gestor dos recursos destinados s aes de Epidemiologia e Controle de Doenas. Total da receita contrapartida municipal. por fonte de financiamento, inclusive

Rendimentos de aplicaes financeiras. Saldo em conta.


Receita Despesa

Demonstrativo da Receita X Despesa PPIECD, perodo de __________________

Total Saldo em Fonte:

Qual a parte da receita que foi disponibilizada para as aes de erradicao do Aedes aegypti e se esta receita est compatvel com a estimativa financeira estabelecida. Quais as despesas que foram realizadas com os recursos disponibilizados e se estas despesas esto compatveis com as metas estabelecidas para as aes de erradicao do Aedes aegypti. Verificar o percentual da despesa realizada nas aes do PEAa em relao s despesas da PPIECD.
Receita Despesa

Demonstrativo da Receita X Despesa aplicados nas aes do PEAa, perodo de ___

Total Fonte:

Verificar o percentual da despesa realizada com a programada para as aes de erradicao do Aedes aegypti. OBS: Conferir repasse fundo a fundo do Ministrio da Sade.
20

MINISTRIO DA SADE
DEPARTAMENTO NACIONAL DE AUDITORIA DO SUS DIVISO DE AUDITORIA

Conferir contrapartida municipal, geralmente est estabelecida no processo de solicitao de certificao do municpio para assumir a gesto das aes de epidemiologia e controle de doenas. Demonstrativo do Planejado X Executado (em R$) s aes do PEAa, perodo ____
Natureza da Despesa Planejado Executado % Executado

Total Fonte:

Tecer Comentrios:______________________________________________.

EXECUO DAS METAS FSICAS PROGRAMADAS

Comparar as metas fsicas programadas com as executadas para as aes de Erradicao do Aedes aegypti, elaborando o seguinte demonstrativo: Demonstrativo Fsico do Programado X Executado, no perodo de _____________
Descrio Unidade Meta Fsica Programado Executado % Executada

Total Fonte:

Tecer

Comentrio: _____________________________________________.

SITUAO DA DENGUE Verificar como o sistema de notificao e seu respectivo boletim.


21

MINISTRIO DA SADE
DEPARTAMENTO NACIONAL DE AUDITORIA DO SUS DIVISO DE AUDITORIA

Laboratrio: Verificar quais os laboratrios que realizam os exames; Verificar quais so os exames solicitados; Verificar como o fluxo da coleta, resultado e entrega aos pacientes; Verificar como so feitos os controles

Verificar para onde so encaminhados e tratados os doentes Qual a referncia ambulatorial para tratamento e acompanhamento; Em casos de internao, qual a referncia hospitalar; Verificar se h referncia e contrareferncia; Verificar se o Municpio possui registro do nmero de casos de contaminao e bitos pelo mosquito do Aedes aegypti nos ltimos quatro anos. Em caso positivo, elaborar demonstrativo. Em caso negativo, citar os motivos.

Demonstrativo do nmero de casos de contaminao pelo Aedes aegypti


Descrio Casos suspeitos Dengue Hemorrgico Dengue no hemorrgico bitos Fonte: Ano

4 4.1

Exerccio atual at _______________________.

Verificar se nos casos confirmados esto inclusos os casos importados e quantos so. Tecer comentrios sobre a situao da dengue no municpio. ATIVIDADE DESENVOLVIDAS Componente Entomolgico

22

MINISTRIO DA SADE
DEPARTAMENTO NACIONAL DE AUDITORIA DO SUS DIVISO DE AUDITORIA

4.1.1 Pesquisa Larvria em Pontos Estratgicos PEs OBS: Periodicidade das atividades: quinzenal Verificar a existncia de cadastro dos PEs e sua atualizao. Verificar o nmero de equipes, bem como sua composio. Verificar o nmero de pontos estratgicos: pesquisados, fechados, recusados e tratados. Verificar a periodicidade das visitas aos PEs. Verificar se h ficha de registro das visitas aos Pontos Estratgicos e seu preenchimento. Acompanhar e avaliar as atividades executadas pela equipe nos PEs (pesquisa larvria, tratamento focal, tratamento perifocal) e a forma como so passadas as orientaes aos responsveis pelos imveis visitados. Entrevistar os responsveis pelos imveis, para fins de avaliar as atividades executadas pelo agente, o grau de conhecimento e qual a freqncia das visitas.

4.1.2 Levantamento de ndices OBS: Periodicidade das atividades: bimestral Verificar os ndices de infestao (imveis positivos e pesquisados) Frmula: IP Imveis positivos . x 100 Imveis pesquisados

Verificar o ndice de recipiente Frmula: IR Recipientes positivos . x 100 Recipientes com gua pesquisados

Verificar o ndice de Breteau Frmula: IB recipientes positivos . x 100 Imveis pesquisados

4.2

Avaliar e comentar a relao entre os ndices de recipiente, predial e Breteau. Componente Combate ao Vetor

23

MINISTRIO DA SADE
DEPARTAMENTO NACIONAL DE AUDITORIA DO SUS DIVISO DE AUDITORIA

4.2.1 Tratamento de Pontos Estratgicos Periodicidade: quinzenal Verificar o mtodo utilizado no tratamento focal e perifocal. Verificar a suscetibilidade do vetor aos inseticidas. Verificar a periodicidade desta avaliaes.

4.2.2 Visita Domiciliar Periodicidade: bimestral Verificar a periodicidade das visitas. Verificar o cadastro de imveis e sua atualizao. Verificar o modelo de demarcao de reas e zonas. Verificar o nmero de reas existentes e quantas zonas so abrangidas. Verificar a quantidade de imveis visitados por agente. Verificar se h ficha de registro de visitas domiciliares (preenchida pelos agentes) e seu preenchimento. Verificar as atividades desenvolvidas pelos agentes. Verificar o grau de envolvimento dos agentes com o programa. Acompanhar e avaliar as atividades executadas pelos agentes casa a casa e a forma como so passadas as orientaes aos responsveis pelos imveis visitados. Entrevistar os responsveis pelos imveis, para fins de avaliar o grau de conhecimento e qual a freqncia das visitas. Solicitar o quantitativo de imveis existentes, trabalhados, fechados e recusados. Verificar o nmero de imveis com tratamento focal e perifocal.

4.3

Armadilhas Periodicidade: semanal


24

MINISTRIO DA SADE
DEPARTAMENTO NACIONAL DE AUDITORIA DO SUS DIVISO DE AUDITORIA

4.4 4.5

Verificar a existncia de armadilhas e o seu cadastramento. Verificar a periodicidade das pesquisa em armadilhas e a quantidade pesquisada. Verificar a compatibilidade entre a quantidade de armadilhas existentes e as pesquisadas. Nebulizao Verificar se utilizada a nebulizao no Municpio. Quem o responsvel por essa atividade. Qual sua periodicidade. Componente IEC (Informao, Educao e Comunicao) Verificar o quantitativo de treinamento e reciclagem realizada no perodo. Identificar o nmero de instituies governamentais e no governamentais, nmero de escolas de 1 e 2 graus e nmero de meios de comunicao existentes. Verificar o nmero de instituies, escolas e meios de comunicao que foram envolvidas no trabalho educativo. Verificar outras atividades desenvolvidas de IEC. Verificar a quantidade e tipo de materiais educativos produzidos para suporte s atividades (folhetos, cartilhas, vdeos, cartazes etc...). Entrevistar professores e alunos a respeito de campanhas e descrever. SUCEN / FUNASA Verificar junto SUCEN / FUNASA quais os trabalhos realizados no municpio e como realizam o controle. Solicitar relatrios de superviso do perodo auditado.

Verificar como so realizadas as orientaes ao municpio, quando a superviso detectar que as atividades no esto sendo desenvolvidas de acordo com as normas tcnicas. VIII. CONCLUSO
25

MINISTRIO DA SADE
DEPARTAMENTO NACIONAL DE AUDITORIA DO SUS DIVISO DE AUDITORIA

IX.

RECOMENDAES

X.

SUGESTES DE ENCAMINHAMENTO

ROTEIRO ELABORADO PELA SEGUINTE EQUIPE: Eunice Massako Akamine Ftima Guimares Jorge Sugano Luiz Carlos Fvaro SIAPE: 600.133 SIAPE: 602.535 SIAPE: 604.546

26

MINISTRIO DA SADE
DEPARTAMENTO NACIONAL DE AUDITORIA DO SUS DIVISO DE AUDITORIA

ANEXO I PESQUISA DE OPINIO AOS MUNCIPES - AEDES AEGYPTI VISITA: DOMICILIAR PONTO ESTRATGICO ( ( ) )

1) MUNICPIO: ___________________________________________________. 2) LOCAL/ZONA: _________________________________________________. 3) NOME DO ESTREVISTADO: ______________________________________ _____________________________________________________________. 4) IDADE: _______________________________________________________. 5) ENDEREO: ___________________________________________________ ______________________________________________________________ _____________________________________________________________. 6) J RECEBEU VISITA DOS AGENTES DO PEAa? ( ) SIM ( ) NO 7) PERGUNTAR SE DURANTE A VISITA DO AGENTE: ( ( ( ( ( ) SE ENTROU NA RESIDNCIA. ) SE PERMANECEU NO PORTO. ) SE ELIMINOU RECIPIENTES. ) SE INFORMOU SOBRE A DOENA. ) SE ENTREGOU FOLHETOS / CARTILHAS EXPLICATIVOS. CASO POSITIVO, QUANTAS VEZES (
27

MINISTRIO DA SADE
DEPARTAMENTO NACIONAL DE AUDITORIA DO SUS DIVISO DE AUDITORIA

8) SE APS A VISITA DO AGENTE A RESIDNCIA FOI NOVAMENTE VISITADA POR OUTRA PESSOA, PARA AVALIAR O TRABALHO DO AGENTE: ( ) SIM ( ) NO 9) CASO O AGENTE TENHA ENTRADO NA RESIDNCIA, VERIFICAR QUAIS AS INFORMAES RECEBIDAS PELO MORADOR, QUANTO: ( ( ( ) LIMPEZA DA REA EXTERNA (QUINTAL). ) MANTER CAIXAS D"GUA, DEVIDAMENTE TAMPADOS. TAMBORES, POOS ETC,

) MANTER TODOS OS OBJETOS QUE POSSAM ACUMULAR GUA ESVAZIADOS E DE CABEA PARA BAIXO E, SE INSERVVEIS, JOGADOS EM LIXEIRAS. ) NOS VASOS DE PLANTAS MANTER OS PRATOS SECOS, UTILIZANDO AREIA PARA ISSO. ) TROCAR DUAS VEZES POR SEMANA A GUA DOS JARROS DE CLORES E MANT-LOS BEM LAVADOS.

( (

- FOI ORIENTADO QUANTO AOS SINTOMAS DA DENGUE? ( ) SIM ( ) NO - FOI ORIENTADO QUANTO S PROVIDNCIAS A SEREM ADOTADAS CASO OCORRA OS SINTOMAS DA DENGUE? ( ) SIM ( ) NO 10)HOUVE CASOS DE DENGUE NA FAMLIA? ( ) SIM ( ) NO EM CASO POSITIVO: - COMO FOI O ATENDIMENTO? __________________________________ ______________________________________________________________. - QUAIS AS ORIENTAES RECEBIDAS? __________________________ ______________________________________________________________. - QUANTO TEMPO LEVOU PARA RECEBER O RESULTADO DO EXAME? _____________________________________________________________.
28

MINISTRIO DA SADE
DEPARTAMENTO NACIONAL DE AUDITORIA DO SUS DIVISO DE AUDITORIA

ANEXO II PESQUISA DE OPINIO NAS ESCOLAS - AEDES AEGYPTI 1) 2) 3) MUNICPIO: ___________________________________________________. LOCAL/ZONA: _________________________________________________. NOME DA ESCOLA: _____________________________________________ ______________________________________________________________. NOME DO ESTREVISTADO: ______________________________________ ______________________________________________________________. IDADE: _______________________________________________________. ENDEREO DA ESCOLA: ________________________________________ ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ QUAIS OS TIPOS DE TRABALHOS EDUCATIVOS ESTO SENDO DESENVOLVIDOS NA ESCOLA, COM RELAO ERRADICAO DO AEDES AEGYPTI? ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ QUAL A RELAO DA ESCOLA COM A EQUIPE DE INFORMAO, EDUCAO E COMUNICAO DE COMBATE DENGUE? ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ QUAL O NVEL DE CONHECIMENTO QUE AS CRIANAS TM DA DOENA? (AVALIAR ATRAVS DE ENTREVISTAS) ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ ______________________________________________________________
29

4)

5) 6)

7)

8)

9)

You might also like