You are on page 1of 8

BRASIL. Hbitos de Informao e formao da opinio pblica brasileira. Meta: pesquisa de opinio. Braslia, 2010.

O debate acalorado pode fazer parecer que a regulao da mdia uma criao da agenda eleitoral do pas, resultado de um embate entre governistas e opositores. Mas ela est longe de ser uma questo apenas brasileira. No mundo todo, tem avanado a discusso sobre como regular o setor e como equilibrar isso com a garantia da liberdade de expresso.

VIANA, Natlia. Debate sobre liberdade de imprensa e regulao da mdia avana no mundo. OperaMundi, So Paulo, set. 2010. Disponvel em: <http://operamundi.uol.com.br/conteudo/reportagens/6654/debate+sobre+liberdade+de+ imprensa+e+regulacao+da+midia+avanca+no+mundo.shtml. > Acesso em: 06 ago. 2013. + regulamentao na argentina

ARGENTINA A legislao mais abrangente e detalhada para o setor de comunicaes dos anos recentes foi promulgada na Argentina, em 2009. A prpria presidente Cristina Kirschner presidiu reunies na Casa Rosada com lderes sindicais e estudantis, proprietrios de empresas de comunicao, produtores independentes, reitores de universidades, diretores e professores das faculdades de comunicao, lderes de igrejas e associaes de rdios e televises comunitrias para apresentar ideias e sugestes.

A Ley de Medios, promulgada em outubro de 2009, longa 166 artigos e cheia de remisses a outras normas. Ela representa uma resposta ousada supremacia dos meios de comunicao no jogo poltico, social e cultural da atualidade. A Ley prope mecanismos destinados promoo, descentralizao, desconcentrao e incentivo competio, com objetivo de barateamento, democratizao e universalizao de novas tecnologias de informao e comunicao.

Alguns pontos da lei argentina merecem destaque:

Democratizao e universalizao dos servios;

Criao da Autoridade Federal dos Servios de Comunicao Audiovisual, rgo autrquico e descentralizado, que tem a funo de aplicar, interpretar e fiscalizar o cumprimento da lei;

Criao do Conselho Federal de Comunicao Audiovisual da defensoria pblica de servios de comunicao audiovisual, para atender reclamaes e demandas populares diante dos meios de comunicao;

Combate monopolizao nenhum operador prestar servios a mais de 35% da populao do pas. Quem possuir um canal de televiso aberta no poder ser dono de uma empresa de TV a cabo na mesma localidade;

Concesses de dez anos, prorrogveis por mais dez;

Reserva de 33% dos sinais radioeltricos, em todas as faixas de radiodifuso e de televiso terrestres em todas as reas de cobertura para as organizaes sem fins lucrativos;

Os povos originrios tero direito a dispor de faixas de AM, FM e de televiso aberta, assim como as universidades pblicas.

BOLVIA Em 10 de agosto de 2011, o presidente Evo Morales promulgou a Ley general de telecomunicaciones, tecnologias de informacin y comunicacin, que estabelece um marco regulatrio para a propriedade privada de rdio e televiso e garante vrios direitos aos chamados povos originrios. O dispositivo legal tambm criou um processo de licitao pblica para as concesses, e estipulou requisitos a serem cumpridos pelas concessionrias privadas.

A norma menos abrangente que sua correspondente argentina, mas caminha na mesma direo: fortalecer instrumentos legais do poder pblico na superviso da atividade de comunicao. Assim, o espectro redioeltrico, nos termos da lei, segue em mos do Estado, que o administrar em seu nvel central.

A grande novidade do conjunto de normas, que envolve 113 artigos, a distribuio de frequncias por setores: Estado, at 33 por cento; Comercial, at 33 por cento; Social comunitria, at 17 por cento e Povos indgenas, camponeses e comunidades interculturais e afrobolivianas, at 17 por cento.

As concesses das frequncias do Estado sero definidas pelo Poder Executivo. J para o setor comercial, haver licitaes pblicas e no caso do setor social comunitrio povos originrios, camponeses e afrobolivianos ,as concesses sero feitas mediante concurso de projetos, com indicadores objetivos. A lei estabelece ainda que a sociedade civil organizada participar do desenho das polticas pblicas em tecnologia de telecomunicaes, tecnologias de informao e comunicao e servio postal, exercendo o controle social em todos os nveis de Estado sobre a qualidade dos servios pblicos.

Por fim, a lei afirma que todas as instncias de governo federal, provincial e municipal garantiro espaos para a organizao popular exercer esse direito.

VENEZUELA Na Venezuela, a Lei Orgnica de Telecomunicaes foi aprovada em maro de 2000. Trata-se de uma norma extensa, com 224 artigos, que estabelece um marco legal de regulao geral das telecomunicaes, a fim de garantir o direito humano das pessoas comunicao e realizao das atividades econmicas de telecomunicaes necessrias para consegui-lo, sem mais limitaes que a Constituio e as leis.

A lei tambm reserva a explorao dos servios de telecomunicaes a pessoas domiciliadas no pas. O rgo responsvel por supervisionar os servios o Ministrio da Infraestrutura, e foi criada a Comisso Nacional de Telecomunicaes (Conatel), instituto autnomo, dotado de personalidade jurdica e patrimnio prprio (...) com autonomia tcnica, financeira, organizativa e administrativa para administrar, regular, ordenar e controlar o espao radioeltrico.

O tempo de concesses de frequncias de rdio e televiso estipulado para um perodo mximo de 15 anos, podendo ou no ser prorrogado. E foram estabelecidas sanes aos concessionrios que vo de admoestao pblica, multa, e revogao da concesso priso dos responsveis.

A nova legislao tambm regulamenta o mercado secundrio de concesses.

A subscrio de um acordo de fuso entre empresas operadoras de telecomunicaes, a aquisio total ou parcial dessas companhias por outras empresas operadoras assim como a diviso ou criao de filiais que explorem os servios de telecomunicaes, quando impliquem mudanas no controle sobre as mesmas devero submeter-se aprovao da Comisso Nacional de Telecomunicaes.

BRASIL No Brasil, onde ainda vigora o Cdigo Nacional de Telecomunicaes de 1962, apesar da vigncia de novas normas como a Lei do Cabo (1994) e da Lei da TV Paga (2011) no h uma regulao abrangente nessa rea. Uma parcela expressiva da sociedade organizada (movimentos populares e entidades empresariais) e representantes do Estado realizaram, no fim de 2009, a I Conferncia Nacional de Comunicao (Confecom), onde se destacaram seis pontos centrais: um novo marco regulatrio para a comunicao, a regulamentao do artigo 221 da Constituio Federal (que trata da regionalizao da programao da televiso), os direitos autorais, a comunicao pblica (radiodifuso estatal), o marco civil da internet e a concretizao do Conselho Nacional de Comunicao. So debates que ainda aguardam desfecho.

You might also like