You are on page 1of 7

02/08/2013 DISCIPLINA: CONTROLADORIA PROFESSORA: SILVANA DA SILVEIRA RAMOS. 1- A CONTROLADORIA E O PAPEL DO CONTROLLER 1.

1 CONTROLADORIA E CONTABILIDADE DEFINIES A Controladoria pode ser definida como a unidade administrativa responsvel pela utilizao de todo o conjunto da Cincia Contbil dentro da empresa. Como a Cincia Contbil a cincia do controle em todos os aspectos temporais: passado, presente e futuro, Controladoria cabe a responsabilidade de implantar, desenvolver, aplicar e coordenar todo o ferramental da Cincia Contbil dentro da entidade, nas suas mais diversas necessidades. Controladoria representa, pois um setor da empresa, com funes definidas, integrado na sua estrutura. Noutras palavras, parte de um organograma funcional, o qual, como normal, obedece a determinados princpios ou diretivas. J na segunda conceituao configura, conforme declarado, rea de conhecimento humano. Curiosamente, os autores em causa no lhe conferem autonomia, porquanto afirmam sua fundamentao epistemolgica em outras cincias, o que significa, silogisticamente, que a controladoria no uma cincia, pois todas as cincias devem ter, pelo menos, objeto e objetivos prprios. A controladoria pode ser conceituada como um conjunto de princpios, procedimentos e mtodos das Cincias da Administrao, Economia, Psicologia, Estatstica, e principalmente da Contabilidade, que se ocupam da gesto econmica das empresas, com o fim de orient-las para eficcia. Mais uma vez reafirmam que a Controladoria configura a aplicao de conhecimentos pertencentes a diversas cincias, com relevo Contabilidade. J FIGUEIREDO E CAGGIANO (3) comentam o resultado da reviso da literatura e da prtica empresarial, concluindo que as responsabilidades e as atividades bsicas da Controladoria incluem o planejamento, o controle e a avaliao de desempenho, a preparao e a interpretao de informaes, a contabilidade geral e de custos e outras atividades que impactam o desempenho empresarial. O tema predominante na obra concerne contabilidade de custos no sentido amplo, incluindo a anlise de custos, o planejamento oramentrio abrangendo investimentos , os preos de venda e os controles internos no sentido amplo. Tambm CATELLI (4), apesar de a sua conhecida obra conter muitas crticas contundentes Contabilidade, apoiadas predominantemente em autores norteamericanos, afirma que:

A controladoria enquanto ramo do conhecimento, apoiada na Teoria da Contabilidade e numa viso multidisciplinar, responsvel pelo estabelecimento das bases tericas e conceituais necessrias para a modelagem, construo e manuteno de sistemas de Informaes e Modelo de Gesto Econmica, que supram adequadamente as necessidades informativas dos Gestores e os induzam durante o processo de gesto, quando requerido, a tomarem decises. As pesquisas de contabilidade como cincia leva-nos escola de pensamento contbil italiana, j que a escola americana trata a contabilidade mais como uma ferramenta administrativa. Segundo Mossimann (1999), a controladoria pode ser conceituada como o conjunto de princpios, procedimentos e mtodos oriundos das cincias da Administrao, Economia, Psicologia, Estatstica e, principalmente, da Contabilidade, que se ocupa da gesto econmica das empresas, com a finalidade de orient-las para a eficcia. Peleias (2002) define Controladoria como uma rea da organizao qual delegada autoridade para tomar decises sobre eventos, transaes e atividades que possibilitem o adequado suporte ao processo de gesto. Vrios conceitos, de vrios autores nos levam a avaliar que a Controladoria sobretudo, uma importante ferramenta de gesto, a qual se utiliza de toda a informao contbil e de tecnologia da informao para gerar seus relatrios e concluses. A misso da controladoria otimizar os resultados econmicos da empresa visando garantir sua continuidade, por meio da integrao dos esforos das diversas reas. A misso de cada rea tem de estar atrelada misso principal da empresa para ter sucesso dentro do seu planejamento estratgico. Entende-se que a controladoria procura maximizar o resultado individual de cada rea por meio da anlise comparativa entre elas. A controladoria deve informar, influenciar e organizar a fim de instruir a administrao na consecuo de seus objetivos. De acordo com Catelli (2003), os objetivos da controladoria, visando misso estabelecida, so: a) promover a eficcia organizacional; b) viabilizar a gesto econmica; c) promover integrao das reas de responsabilidade. A controladoria ter como filosofia de atuao: Coordenar esforos visando sinergia das aes; Participar ativamente no processo de planejamento; Integrar e apoiar as reas operacionais; Induzir s melhores decises para a empresa; Gerar credibilidade, persuadir e motivar.

So funes da controladoria: a) Subsidiar o Processo de Gesto Por meio de um sistema de informao que permita simulaes e projees sobre eventos econmicos no processo de tomada de deciso. b) Apoiar a Avaliao de Desempenho Analisando o desempenho econmico das reas; Analisando o desempenho dos gestores: Analisando o desempenho econmico da empresa; Avaliando o desempenho da prpria rea. c) Apoiar a Avaliao do Resultado Analisando o resultado econmico de produtos e servios; Monitorando e orientando o processo de estabelecimento de padres; Avaliando o resultado de seus servios. d) Gerir os Sistemas de Informaes Definindo a base de dados que permita a organizao da informao necessria gesto; Elaborando modelos de deciso para os diversos eventos econmicos, considerando as caractersticas fsico-operacionais prprias das reas para os gestores; Padronizando e harmonizando o conjunto de informaes econmicas (modelo de informao). e) Atender aos Agentes do Mercado A empresa um sistema aberto e, consequentemente, interage com o meio ambiente, trocando os mais diferentes tipos de recursos/produtos.

Eficcia e Controladoria: Planejamento e Controle com Enfoque em Resultados A eficcia pode ser a base de sustentao empresarial na gesto com o enfoque em resultados, conforme demonstrado na Figura: Lucro Representando Medida da Eficcia da Empresa

Planejamento e Controle Focado nos Resultados

Valor da Empresa para o Mercado


Figura: Eficcia no planejamento do valor da empresa (adaptado de Padoveze, 2003)

Admitindo que o lucro a melhor medida de eficcia da empresa, a Controladoria torna-se o processo de gesto com foco nos resultados. Desta forma, todos os esforos empresariais e a misso da Controladoria devem sustentar o processo de criao de valor para o acionista, com a mensurao econmica do valor da empresa. A EMPRESA COMO UM SISTEMA ABERTO:

Ambiente Remoto
Sociedade Cliente s Concorrente s Cultura

Poltica

Ambiente Prximo
Entradas Processamento Sadas Produtos Bens Servios

Tecnologia Fornecedore s Educao

Recursos Naturais

Materiais Equipamentos Energia Comunicao Pessoas Informaes

A Empresa

Sindicato s Clima Demografia

Acionista s

Comunidade s Legislao Governo e Tributos

Economia

Toda empresa tem uma misso em relao sociedade e a misso das empresas corresponde a seus objetivos permanentes. Diante dessa condio, funo da controladoria atender s demandas externas, da seguinte forma: Analisando e mensurando o impacto das legislaes no resultado econmico da empresa;

Atendendo aos diversos agentes do mercado, seja como representante legal formalmente estabelecido, seja como apoio ao gestor responsvel. A continuidade, a sobrevivncia, o crescimento e o desenvolvimento de uma organizao esto na sua capacidade de interagir com o ambiente em que est inserida. A organizao sofre influncia externa, e influencia o ambiente em que faz parte, conforme o seu poder de: negociao, de pesquisa e desenvolvimento econmico, etc. Muitas das influncias externas no podem ser previstas ou controladas. Sob o enfoque da teoria dos sistemas, as organizaes caracterizam-se como um sistema aberto e dinmico, onde o sistema visto como um conjunto de elementos interdependentes que, interagem entre si, com determinados objetivos e efetuam determinadas funes. A organizao composta de vrios sub-sistemas do sistema principal, cada um tem suas caractersticas prprias, porm de forma se relacionarem na constituio de um todo, e com objetivos ou uma razo que integra e justifica a reunio de suas partes. Segundo Pereira In: Catelli (1999), ...como um sistema aberto, a empresa encontra-se permanentemente interagindo com seu ambiente. Como sistema dinmico, realiza uma atividade ou um conjunto de atividades, que a mantm em constante mutao e requerem seja constantemente orientadas ou reorientadas para uma finalidade principal. 1.2- O PAPEL DO CONTROLLER Dentro do sistema de informaes, o controller o gestor responsvel pelo Departamento de Controladoria. Seu papel bsico zelar pelo processo, controle e sistema de informaes gerenciais, econmicas e financeiras da organizao, visando s sinergias entre reas e agregao de valor. Para Nakagawa (1993), o Controller desempenha sua funo de controle de maneira muito especial, isto , ao organizar e reportar dados relevantes exerce uma fora ou influncia que induz os gerentes a tomarem decises lgicas e consistentes com a misso e objetivos da empresa. Sua funo principal na organizao manter o executivo principal da companhia e os demais usurios informados sobre os rumos que ela (empresa ou rea) est tomando e sobre quais os pontos que, porventura, podem estar ou ficaro enfraquecidos, caso no sejam realizadas aes imediatas. Segundo Peres Jr. (1995), as principais responsabilidades do controller so: Organizar adequados sistemas de informaes gerenciais que permitam administrao conhecer os fatos ocorridos e os resultados obtidos com as atividades; Comparar, permanentemente, o desempenho esperado com o real; Classificar as variaes de desempenho e de estimativa; Identificar as causas e os responsveis pelas variaes; Apresentar recomendaes para a adoo de medidas corretivas; Orientar e fornecer informaes confiveis para os gestores; Fazer com que o processo de controle flua na organizao de forma que capture as informaes geradas/utilizadas pelas reas e pela Controladoria e Auditoria. O controller deve assumir o papel de conselheiro e crtico (no sentido construtivo) do processo, e as suas investigaes geralmente destacam os pontos fracos

de outras reas, o que sempre deve ser visto como oportunidade de melhorias. Desta forma, os seguintes princpios norteiam o trabalho do Controller: Iniciativa Viso Econmica Imparcialidade Sntese Viso para o Futuro Oportunidade Persuaso Liderana tica Para Figueiredo (1999), o papel do Controller zelar pela continuidade da empresa, viabilizando as sinergias existentes, fazendo com que as atividades desenvolvidas conjuntamente alcancem resultados superiores aos que alcanariam se trabalhassem independentemente. Como o controller o responsvel pelos sistemas de relatrios econmicos e financeiros de uma empresa, necessrio que ele tenha certa independncia e esteja ligado diretamente ao presidente da empresa. O papel mais relevante que ser cobrado do controller a participao e o acompanhamento dos planos estratgicos da empresa, pois ele que tem todas as ferramentas de controle dos planos projetados versus os realizados.

EXERCCIOS: 1. So funes do Controller , EXCETO: a) Colaborar na elaborao do oramento operacional e estratgico da organizao b) Participar das reunies administrativas junto aos conselheiros ou gestores quando solicitado. c) Atender e acompanhar procedimentos de auditoria externa das demonstraes contbeis. d) Decidir quanto a alocao de recursos financeiros conforme suas anlises econmicas. e) Emitir relatrios gerenciais quanto ao cumprimento de metas oramentrias e resultados administrativos. 2. Quanto controladoria podemos afirmar, EXCETO: a) Seus relatrios e informaes so direcionados aos gestores e conselheiros da organizao. b) Sua constituio tpica de grandes empresas onde as informaes so diferenciais competitivos. c) Suas analise so projetadas com foco no futuro das organizaes, mesmo quando baseadas em evidncias e fontes presentes ou histricas. d) O surgimento de novas tecnologias informatizadas eliminarou procedimentos de menor valor agregado para as organizaes, permitindo maior orientao da controladoria a analises. e) Dado o seu relacionamento com os demais setores da empresa, a controladoria deve ser situada estrategicamente no nvel operacional do organograma das organizaes. 3-Explique o que podemos chamar de empresa como sistema aberto. _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ 4- Identifique: a) Argumentos para justificar que Controladoria e Contabilidade so a mesma cincia. b) Argumentos para justificar que so cincias distintas. Faa e justifique a sua viso especfica entre as duas possibilidades apresentadas. _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________

You might also like