You are on page 1of 4

PROCEDIMENTO DE SMS - FISCALIZAO ENGENHARIA N contrato: ATIVIDADE: Teste Hidrosttico SISTEMA EQUIPAMENTOS GALVO PARTICIPANTES FISCALIZAO APR - ANLISE

PRELIMINAR DE RISCO CVRD - AV. Dante Micheline, n5500, Ponta de Tuburo - Vitria TIM - Rod. Br 101, S/N, km.271, Carapina - Serra Rev. 08

No.

31 Gasoduto Cacimbas-Vitria 5/25/2007

OBRA DATA: OBSERVAO:

ATIVIDADES

caminho munck, compressor, Thais Cadorim - Quantum/SMS manmetro, registrador grfico, Miguel D'Andra - Galvo/Prod. gerador, ferramentas manuais, Edilson - Encarregado Galvo caminho pipa, bomba de alta presso,unidade de enchimento,unidade de pressurizao.
CAUSA EFEITOS AVALIAO S R

Edson Nascimento Vincius Kalil

APR RE VISADA PARA ATUALIZAO DO EFETIVO.

EVENTOS

AES PREVENTIVAS

RESP. PELAS AES

AES MITIGADORAS

RESP. PELAS AES

Fator pessoal de insegurana Acidente de Leses Pessoais Mas condies da pista de Trnsito. Coliso Danos Materiais rolamento. Excesso de com outro veculo. Danos ao Meio Velocidade. Falha Atropelamento. Ambiente, Mecnica. Falta de ateno.

Verificar comportamento do motorista; Certificar que o condutor tenha o treinamento em direo defensiva. Sinalizar adequadamente o local de estacionamento dos veculos. Todos os veculos devem transitar com os faris acesos mesmo durante o dia. Realizar Check List nos veculos. Seguir o procedimento PGR Plano de gerenciamento de resduo em caso de vazamento.

Encarregado, Tcnico de segurana

Prestar Primeiros Socorros, encaminhar o acidentado ao hospital. Comunicar imediatamente ao encarregado ou supervisor. Acionar o PAE.

Encarregado. Supervisor. Tcnico de Segurana.

Projeo de materiais.

Leses pessoais. Danos Rompimento de mangotes Materiais. Danos ao Meio e conexes. ambiente.

Manter a rea isolada e sinalizada. Utilizar os EPIs necessrios a atividade. Manter na rea somente o pessoal envolvido na atividade. Utilizar proteo coletiva nas cabeas de teste. Manter a disposio certificados e procedimento da tarefa. Utilizar dispositivos de segurana nas conexes das mangueiras para serem evitados chicoteamentos. Seguir o procedimento PGR - Plano de Gerenciamento de Resduo. Seguir o procedimento para teste hidrosttico. Consultar planilha de aspectos e impactos ambientais, em anexo.

Encarregado. Tcnico de Segurana.

Prestar os primeiros socorros. Comunicar imediatamente ao encarregado. Acionar o PAE.

Encarregado. Supervisor. Tcnico de Segurana.

Gerao desordenada de resduos lquidos.

Vazamento de lquido durante o teste.

Danos ao meio ambiente.

Descarte de resduos conforme o PGR. Dar a Todos os envolvidos destinao adequada para a gua utilizada.

Encarregado. Supervisor. Tcnico de Segurana.

Pgina 1 de 4

Eroso

Forte presso da gua

Danos ao meio ambiente

Providenciar sistema de conteno para evitar a eroso, a presso da gua. Monitorar e controlar a vazo durante o descarte. Divulgar o procedimento e a APR em DDSMS.

Encarregado, Inspetor da qualidade

Acionar a fiscalizao. Acionar o plano de contigncia para testes hidrostticos.

Encarregado. Supervisor. Tcnico de Segurana.

Vazamento de resduo oleoso.

Abastecimento e transporte inadequado do gerador.

Danos ao meio ambiente. Risco de incndio e exploses. Danos pessoais.

Ter extintor de incndio nas proximidades da atividade. Manter o cambustvel em local Todos os envolvidos adequado, protegido de calor excessivo e de fagulhas.

Utilizar o kit de meio ambiente. Acionar o PEMPS. Acionar o PGR.

Encarregado. Supervisor. Tcnico de Segurana.

Exposio excessiva ao sol, chuva, umidade e outras intempries.

Trabalho a cu aberto.

Queimaduras por radiao infravermelha e ultravioleta. Gripes, resfriados e pneumonia.

Uso de todos os EPI's necessrios para a execuo da atividade, creme protetor solar. Beber bastante gua e soro de reidratao. Em caso de chuva paralisar a atividade.

Encarregado, Tcnico de segurana.

Prestar Primeiros Socorros, encaminhar o acidentado ao hospital. Comunicar imediatamente ao encarregado ou supervisor. Acionar o PEMPS.

Encarregado. Supervisor. Tcnico de Segurana.

Leso muscular ou Trabalho repetitivo, postura da coluna. inadequada

Leso pessoal

Orientar o trabalhador em DDSMS noes de ergonomia.

Encarregado, Tcnico de segurana.

Prestar 1 socorros. Comunicar imediatamente o encarregado /supervisor. Acionar o PEMPS.

Encarregado. Supervisor. Tcnico de Segurana.

Pgina 2 de 4

Acidente com ferramentas eltricas e manuais.

Equipamento danificado. Leses pessoais. Danos Manuseio incorreto. Falta Materiais. Danos ao Meio de inspeo de pr-uso, ambiente. transporte inadequado.

Realizar a inspeo de pr-uso. Utilizar as Realizar DDSMS, ferramentas adequadas e transportar de Divulgar os forma adequada, no improvisar. Utilizar os procedimentos de Todos os envolvidos EPIs adequados para a atividade. Manter o segurana e APR, na atividade kit de meio ambiente prximo ao local. treinamento em uso de Seguir o PGR em caso de vazamento, ferramentas manuais e acionar o PAE em caso de emergncia. eltricas.

Encarregado. Supervisor. Tcnico de Segurana.

Movimentao inadequada de equipamentos e materiais.

Rompimento de cabos e ou cintas durante a operao, devido a amarrao Leso corporal de graus indevida e acessrios variados /Quedas e danificados, impacto de danos materiais. carga contra outros. Ausncia de cabos guias.

Usar cabos e acessrios certificados. Inspecionar os mesmos antes da movimentao. Isolar e sinalizar a rea. Lembrar que nunca se deve transitar sob carga suspensa. Utilizar 2 cabos guias. Cumprir o procedimento para iamento de carga.

Todos os envolvidos na atividade

Realizar DDSMS, Divulgar os procedimentos de segurana e APR. Divulgar o procedimento de iamento de carga.

Encarregado. Supervisor. Tcnico de Segurana.

Queda de mesmo nvel.

Falta de ateno, falta de estabilidade do terreno, superfcie escorregadia.

Leses Pessoais e danos materiais.

Proceder inspeo na rea antes do incio das atividades para verificao de situaes Prestar 1 Socorros perigosas (salincias, terreno instvel, etc). Todos os envolvidos Comunicar Uso dos EPIs necessrios para a atividade. na atividade imediatamente ao Manter o local de trabalho limpo e Supervisor organizado.

Encarregado. Supervisor. Tcnico de Segurana.

Pgina 3 de 4

Acidentes com animais peonhentos, insetos, abelhas

Invaso de Habitat, no realizar inspeo da rea antes do incio da atividade

Leso Pessoal

Divulgar a APR em DDSMS. Realizar inspeo inicial na rea.

Prestar 1 Socorros e remover o acidentado ao hospital mais Todos os envolvidos prximo. na atividade Comunicar imediatamente ao encarregado.

Encarregado. Supervisor. Tcnico de Segurana.

Descargas Atmosfricas

Intempries

Queimaduras, descarga eltrica

Fazer Monitoramento de Descargas Atmosfricas. Ficar atento ao alerta da Simepar. Comunicar ao encarregado se o alerta for dado. Recolher o pessoal ao canteiro central. Divulgar esse procedimento em DDSMS e treinamento especfico.

Gerente Administrativo e SMS.

Prestar 1 Socorros Comunicar Encarregado, imediatamente ao Supervisor e Tc encarregado. em Segurana Paralisar as atividades.

OBS:

AO OBSERVAR OUTRO RISCO NO PREVISTO NESTA APR, PARALISAR O TRABALHO IMEDIATAMENTE E COMUNICAR AO SUPERVISOR OU FISCAL MANTER UM VECULO DE APOIO NA FRENTE DE TRABALHO NO PERODO DA EXECUO O DESCARTE DA GUA DO TESTE DEVER SER FEITO DE ACORDO COM O PROCEDIMENTO EXECUTIVO. SEGUIR AS ORIENTAES DA PLANILHA DE ASPECTOS E IMPACTOS AMBIENTAIS, EM ANEXO, PARA ESSA ATIVIDADE.

RUBRICA DOS PARTICIPANTES

PRODUO ___________ (MIGUEL D'ANDRA) AVALIAO DE RISCO

SMS_________ EXECUTANTE _________ FISCALIZAO ___________________ TRANSPETRO __________ (THAIS CADORIM) (EDILSON ENCARREGADO) (EDSON NASCIMENTO) PROBABILIDADE SEVERIDADE GRADUAO DO RISCO (FREQUNCIA) (IMPACTO) (COMBINAO DA PROBABILIDADE E SEVERIDADE) BAIXA MDIA ALTA BAIXA MDIA ALTA 2=TRIVIAL 3=TOLERVEL 4=MODERADO 5=SUBSTANCIAL 6=INTOLERVEL (1) (2) (3) (1) (2) (3) NENHUM SERVIO TO IMPORTANTE QUE NO POSSA SER PLANEJADO E EXECUTADO COM SEGURANA

Pgina 4 de 4

You might also like