You are on page 1of 6

Disciplina

Administrao Financeira Oramentria

Prof. Vera Lucia

2006

APRESENTAO
Prezado leitor, Esse o nosso primeiro contato antes do inicio das aulas, dessa forma, gostaria primeiramente de expressar a todos minha motivao e dedicao, para que todos: eu e vocs tenhamos sucesso nesse desafio. Nossas aulas sero de Administrao Financeira e Oramentria, disciplina que apesar do nome extenso bastante simples e prtica, pois, afinal de contas todos ns j a praticamos no nosso dia a dia. Para que nos conheamos melhor farei um breve relato de minha experincia profissional e acadmica. Trabalho na rea de Controladoria e Finanas h mais de 20 anos, sendo os ltimos 15 em cargos executivos. Atualmente sou Diretora Financeira e Administrativa de uma industria de autopeas lder de mercado na Amrica do Sul. Sou formada em Administrao de Empresas, Ps Graduada pela FGV-SP em Gesto de Negcios e Mestre em Administrao com nfase em Finanas, pelo Instituto Presbiteriano Mackenzie. Sou uma apaixonada pelo conhecimento e creio que ele o grande propulsor de sucesso em nossas vidas, sendo fator decisivo nos dias de hoje na manuteno de nossa empregabilidade. Sempre gostei muito das reas em que atuei e atuo, e acredito que esse seja um diferencial, pois, quando se gosta do que se faz s chances de alcanarmos nossos objetivos bem maior. A rea em que vamos trabalhar juntos extremamente rica e no h no mundo instituies que vivam sem ela, seja uma grande corporao, uma pequena empresa ou at mesmo uma ONG (organizao no governamental). Em um maior, ou menor grau, rea de Finanas sempre estar presente na tomada de decises.

Faculdade On-Line UVB

Administrao Financeira Oramentria

E, foi dentro desse enfoque desenvolvi as 15 aulas que teremos, sempre buscando ampliar o conhecimento de vocs para as tomadas de decises que, com certeza, todos faro seja na vida profissional e at na vida pessoal. Dessa forma, desejo a todos um timo semestre, que com certeza, ser cheio de desafio para todos! Boa sorte e um grande abrao! Profa. Vera.

Faculdade On-Line UVB

Administrao Financeira Oramentria

EMENTRIO
Administrao do Fluxo de Caixa como fator de sobrevivncia do empreendimento. Utilizao do Fluxo de Caixa como ferramenta de tomadas de decises do dia-a-dia, bem como de mdio e longo prazo. Fundamentos para a elaborao de Oramentos que contemplem as receitas e despesas, bem como o Oramento de Capital que contempla todo os investimentos que o empreendimento far em virtude de suas metas de vendas e crescimento.

Faculdade On-Line UVB

Administrao Financeira Oramentria

HABILIDADES E ATITUDES
Administrar o fluxo de caixa de curto prazo e projetar variaes nos fluxos de mdio e longo prazo Apontar a necessidade de aes corretivas para manter sempre o equilbrio de caixa, incluindo proteo de ativos e passivos. Estabelecer e administrar relacionamentos com instituies financeiras Manter sempre uma viso atualizada da perspectiva do ambiente econmico do pas e do exterior e considerar seus efeitos nos fluxos financeiros e operacionais disponveis para a empresa. Avaliar o impacto do custo de capital e da carga tributria nas decises e operaes da empresa, incluindo operaes de comrcio exterior. Compreender as vantagens e perigos da alavancagem operacional e da alavancagem financeira. Compreender os princpios de elaborao de oramentos. Controlar os processos excessivos e injustificveis de esvaziamento do caixa da empresa: compras, estoques, crditos, pr-pagamentos, etc. Apontar quais decises de investimento em ativo fixo implicam em estratgias e conseqncias de longo prazo para a empresa. Avaliar constantemente a posio financeira em funo do risco sobre os ativos da empresa. Estabelecer e acompanhar relatrios gerenciais que consolidem de maneira simples e direta, e com periodicidade adequada, a posio financeira do negcio.

Faculdade On-Line UVB

Administrao Financeira Oramentria

SUMRIO
Aula 1 Os objetivos da Administrao Financeira Aula 2 Noes das Demonstraes Financeiras Aula 3 Desenvolvimento de Fluxos de Caixa Aula 4 ndices Financeiros Aula 5 Custo de Capital e Oramento de Capital Aula 6 VPL Valor presente liquido Aula 7 Payback e TIR Aula 8 Fluxos de Caixa relevantes e Fluxos de Caixa Projetados Aula 9 O valor do dinheiro no tempo Aula 10 Planejamento Financeiro de Curto Prazo Aula 11 Processo de Oramento Aula 12 Oramento de Capital Aula 13 Controle do realizado e orado Aula 14 Alavancagem financeira de curto prazo Aula 15 Alavancagem financeira longo prazo

Faculdade On-Line UVB

Administrao Financeira Oramentria

You might also like