You are on page 1of 5

Lenda recolhida por Almeida Garrett, a qual conta a viagem da nau portuguesa que, em 1565, transportava Jorge de Albuquerque

Coelho para Lisboa. H quem diga que esta histria foi verdica e era contada pelo prprio Jorge A. Coelho, quando j idoso, se sentava frente ao mar, rodeado de amigos.

L vem a nau Catrineta Que tem muito que contar! Ouvide, agora, senhores, Uma histria de pasmar.

Passava mais de ano e dia Que iam na volta do mar J no tinham que comer, J no tinham que manjar.

Deitaram sola de molho Para o outro dia jantar; Mas a sola era to rija Que a no puderam tragar.

Deitaram sorte ventura Qual se havia de matar; Logo foi cair a sorte No capito general. Sobe, sobe, marujinho, quele mastro real, V se vs terras de Espanha, As praias de Portugal.

"No vejo terras de Espanha, Nem praias de Portugal; Vejo sete espadas nuas Que esto para te matar". Acima, acima gajeiro, Acima ao tope real! Olha se enxergas Espanha, Areias de Portugal

"Alvssaras, capito, Meu capito general! J vejo terra de Espanha, Areias de Portugal.

Mais enxergo trs meninas Debaixo de um laranjal: Uma sentada a coser, Outra na roca a fiar, A mais formosa de todas Est no meio a chorar". --Todas trs so minhas filhas, Oh! quem mas dera abraar! A mais formosa de todas Contigo a hei-de casar. "A vossa filha no quero, Que vos custou a criar". -- Dar-te-ei tanto dinheiro, Que o no possas contar. "No quero o vosso dinheiro, pois vos custou a ganhar! -- Dou-te o meu cavalo branco, Que nunca houve outro igual. "Guardai o vosso cavalo, Que vos custou a ensinar". --Dar-te-ei a nau Catrineta Para nela navegar. "No quero a nau Catrineta Que a no sei governar". Que queres tu, meu gajeiro, Que alvssaras te hei-de dar? "Capito, quero a tua alma Para comigo a levar". Renego de ti, demnio, Que me estavas a atentar! A minha alma s de Deus, O corpo dou eu ao mar. Tomou-o um anjo nos braos, No o deixou afogar.

Deu um estouro o demnio, Acalmaram vento e mar; E noite a nau Catrineta Estava em terra a varar.

A Nau Catrineta
A Nau Catrineta um poema romanceado por um annimo, relativo s viagens para o Br asil ou para o Oriente. SegundoAlmeida Garrett, o romance popular A Nau Catrineta ter sido baseado no episdio sobre o Naufrgio que passou Jorgede Albuquerque Coelho, vin do do Brasil, no ano de 1565, que integra a Histria TrgicoMartima. Este poema, queGarrett incluiu no seu Romanceiro (18431851), foi bastante difundido pelos pases setentrionais. Diz a lenda que decorria o ano de 1565 quando saiu de Pernambuco a nau "Santo Antni o" com destino a Lisboa, levandoa bordo Jorge de Albuquerque Coelho, filho do fundador daquela cidade. Pouco depois de deixarem terra, avistaram umaembarcao que vinha na sua direo e que identificaram como um navio corsrio francs, que pilhava os barcosna quelas paragens. Dado o alerta, pouco adiantou desfraldarem todas as velas, pois o "Sant o Antnio" tinha os poresdemasiado carregados. A abordagem dos corsrios foi rpida e eficaz: a nau foi saqueada com todos os seus haveres edeixada deriva no mar sob o sol escaldante. Os tripulantes mais fracos ou feridos em combate foram morrendo de sedee de escorbuto e os que iam sobrevivendo no esperavam melhor sorte. O desespero apod erouse dos marinheiros e umdeles cheio de fome tentou arrancar pedaos de carne de um co mpanheiro moribundo. Alertados pelos gemidos dohomem, acercaramse dele todos os sobreviventes, uns, para evitarem a ao desesperada, e outros, para ne laparticiparem. Os nimos estavam j muito exaltados, quando a voz de Jorge de Albuqu erque Coelho se levantou,aconselhandolhes calma e apelando para a sua dignidade de homens. Os marinheiros serenaram, enqu anto a naucontinuava deriva. Por fim, foi avistada terra portuguesa, onde todos foram a colhidos e tratados. Contase que,muitos anos depois, Jorge de Albuquerque Coelho, j de idade avanada, se senta va em frente ao mar rodeado deamigos para contar a sua histria que comeava assim: " L vem a nau Catrineta, que tem muito que contar. Ouvi,agora, senhores, uma histria d e pasmar...".

O famoso poema Nau Catrineta, de Almeida Garrett, uma lenda por si recolhida, prpria de um pas de marinheiros, virado ao mar e ao mundo, como a do Adamastor, dos monstros marinhos e tantas outras. Consta que relata a histria da viagem da nau portuguesa que transportou Jorge de

Albuquerque Coelho de Olinda para Lisboa, em 1565, o qual a contava, j idoso, sentado de frente para o mar, junto dos amigos. Perante a desventura da nau perdida no mar alto h j um ano, esgotadas as provises e sem nada mais para a tripulao comer, foi justamente ao capito general que veio a calhar uma triste sorte: Deitaram sortes ventura Qual se havia de matar; Logo foi cair a sorte No capito general. A sorte do sacrifcio tinha cado sobre ele, como confirmou a viso do marujinho: - No vejo terras de Espanha, Nem praias de Portugal; Vejo sete espadas nuas Que esto para te matar. O protagonista prometeu ento recompensas sucessivas ao marinheiro, subindo sempre a parada, de forma a evitar a sua morte sacrificial. Comeou pela filha, a mais formosa. Tinha outras duas e no lhe custava muito ceder uma delas, mesmo sendo a mais formosa, mas no resultou. Depois subiu a parada e prometeu muito dinheiro, dinheiro sem conta. Mais difcil, mas ainda assim, a sua vida valia todo o dinheiro do mundo. Esta proposta tambm falhou. Mais tarde a vez de prometer o seu cavalo favorito, um animal inigualvel. Algo de muito pessoal que lhe ter custado imenso prometer, mas tornava-se necessrio de modo a evitar a morte. Nada feito. Por fim, e j em desespero de causa, prometeu a prpria nau, bem supremo de um marinheiro. E ainda assim nada conseguiu. Repare-se que esta escala de valores tem muito que se lhe diga. Se a lermos ao contrrio, o bem mais preciosos de todos, aos olhos do capito general, seria a nau, depois o cavalo branco, a seguir as riquezas, e s depois a filha mais formosa. A parada foi sempre subindo at ao clmax da oferta da nau, bem mais precioso de um homem do mar. O protagonista, prestes a cair na tentao do demnio, que ento se lhe revela, de sbito, exigindo-lhe a alma como recompensa (depois de ter visto recusadas todas as ofertas), decidiu reneg-lo e lanar-se ao mar, entregando a alma a Deus: - Renego de ti, demnio, Que me estavas a tentar! A minha alma s de Deus; O corpo dou eu ao mar.

O simples acto de renegar o demnio constituiu a chave para a sua divina salvao. Foi essa atitude que fez vir um anjo do cu, para o salvar do suicdio a que se dispusera a fim de fugir tentao diablica, num segundo momento (tal como da canibalizao, num primeiro momento) no af de preservar a alma para Deus. Como se v, trata-se de uma lenda gizada bem ao estilo da superstio religiosa da poca. Como todos os contos de encantar, este tambm teve um final feliz: E noite a Nau Catrineta Estava em terra a varar.

You might also like