You are on page 1of 9

Introduo ao Atletismo

O atletismo um conjunto de esportes constitudo por trs modalidades: corrida, lanamentos e saltos e pode ser considerado a base de diversas outras modalidades. Originalmente, seu intuito era premiar o mais forte, o mais alto e o mais rpido dos homens. Os primeiros indcios de competies de atletismo datam de 4 mil anos atrs, quando homens egpcios disputavam corridas entre si. Na Grcia, o atletismo era o pilar das Olimpadas Antig

as.Mais adiante, o atletismo ressurgiria na Inglaterra do sculo XIX. Nessa poca, as corridas se tornaram populares, e competies eram organizadas de maneira irregular.

Em 1825, provas para amadores foram disputadas em Uxbridge. Dois anos depois, em Eton, foi criada a corrida com obstculos. Em 1834, surgiriam as primeiras regras oficiais do esporte, mas apenas para algumas provas. O primeiro torneio oficial, entretanto, seria organizado somente em 1864, quando as universidades de Oxford e Cambridge passaram a se enfrentar anualmente. Na Amrica, os argentinos foram os primeiros a praticar esse esporte, em 1867. Nos Estados Unidos o primeiro campeonato nacional foi disputado em 1968. O atletismo integra o programa das Olimpadas Modernas desde sua primeira edio, disputada em 1896, na Grcia. A Federao Internacional de Atletismo Amador (Iaaf), que regula o esporte at hoje, s seria fundada em 1913, em Londres, na Inglaterra. De modo geral, o atletismo praticado em estdios, com exceo de algumas corridas de longa distncia, praticadas em vias pblicas ou no campo, como a maratona. O atletismo o esporte mais antigo e nobre de todos, sendo utilizado como base para a prtica de diversas outras modalidades.

Regras O Atletismo um esporte composto por diversas modalidades classificadas em: - Corridas: de curta distncia e longa distncia, alm de provas de revezamento e com obstculos e da marcha atltica; - Saltos: de altura, em distncia e triplo; - Lanamentos e Arremessos: podem ser de dardo, disco, martelo e de peso. Consiste em lanar o objeto o mais longe possvel do ponto inicial. <!--[if !vml]--><!--[endif]--><!--[if !vml]--><!--[endif]-->

Nas corridas de curta distncia, a exploso muscular na largada determinante no resultado obtido pelo atleta. Por isso, existe um posicionamento especial para a largada, que consiste em apoiar os ps sobre um bloco de partida (fixado na pista) e poiar o tronco sobre as mos encostadas no cho (posio de quatro apoios). As vozes de comando para a largada so: Aos seus lugares, Prontos, Tiro de partida. So frequentes as falsas partidas, quando o atleta sai antes do tiro de partida, que o sinal dado para comear a prova. Qualquer atleta que d uma falsa partida ser desclassificado. Contudo, nas provas combinadas (ex decatlo) cada atleta tem direito a uma falsa partida. Nas provas mais longas a partida no tem um papel to decisivo, e os atletas saiem para a corrida em uma posio mais natural, em p, sem poder colocar as mos no cho. Existem muitos tipos de provas de atletismo, sendo que cada uma privilegia uma qualidade atltica do ser humano.

Nas Olimpadas, so disputadas 24 provas diferentes: 100 m, 1 10 m com barreiras (100 m para mulheres), 200 m, 400 m, 400 m com barreiras, 4 x 100 m, 4 x 400 m, 800 m, 1500 m, 5000 m, 10000 m, 3000 m com obstculos, salto em distncia, salto triplo, salto em altura, salto com vara, arremesso de peso, arremesso de martelo, arremesso de disco, arremesso de dardo, maratona, decatlo, heptatlo e marcha atltica.

Atletismo - Local, tcnicas e equipamentos


Local

Boa parte das provas de atletismo disputada dentro do Estd io Olmpico, com exceo feita maratona e marcha atltica. As provas de salto e arremesso so disputadas em estruturas especficas dentro do campo, enquanto as de velocidade so realizadas em uma pista que mede 400 metros e tem oito raias. As corridas avanam em sentido anti-horrio, que contornam o campo. Nos 110 m com barreira (100m para mulheres), as barreiras utilizadas devem ter 1,067 m para os homens e 84 cm para as mulheres. J nos 400m com barreira, os obstculos devem ter 91,4 cm de altura para os homens e 76,2 cm para as mulheres. Nas provas de 3000 m com obstculos, tais obstculos devem consistir em uma barreira de quase 1 m de altura e lagos de pouca profundidade, com 3,66 m de comprimento.

Em todas as provas de arremesso, a rea para qual o peso deve ser lanado precisa estar livre, sem que qualquer pessoa nela permanea, para que no haja risco de acidentes. Para as provas de arremesso de martelo e peso, so montadas estruturas de metal em volta da rea de lanamento, de modo que um erro no faa com que o peso acerte uma pessoa. Nas provas de salto em distncia e salto triplo, os pulos devem ser executados em direo a uma caixa de areia com superfcie praticamente regular, de modo que os organizadores consigam medir perfeitamente a distncia atingida.

] A PISTA Pode ter o fundo permevel ou impermevel, indiferentemente. So permeveis, isto , absorvem a gua, as pistas de terra, saibro ou gramado. So impermeveis as construdas base de substncias qumicas, como o Tartan, o Rekortan, o Rubkor e o Bitumvelox. Em geral, as pistas impermeveis permitem melhor desempenho atltico. Porm, exigem um treinamento especfico, j que a batida do p sobre o piso mais dura. A pista est dividida em raias, cuja largura varia entre 1,22 m e 1,27 m, delimitadas por faixas brancas de 5 cm. A linha de chegada perpendicular margem interna da pista. Para as provas masculinas de 110 m com barreiras, os obstculos tm 106 cm de altura; para os 400 m (tambm prova masculina), tm 91,4 cm. Para as provas femininas de 100 m, tm 84 cm. Geralmente, os obstculos so feitos de metal e a travessa superior feita de madeira. Na corrida de 3000 m com barreiras, o obstculo deve ser saltado 28 vezes e constitudo de uma barra que fica entre 91,1 cm e 91,7 cm do solo; sua largura mnima de 3,96 m. O fosso cheio de gua, localizado logo em seguida ao obstculo, tem boca quadrada, com 3,66 m de lado, e 70 cm de profundidade na parte mais prxima barreira, alcanando gradualmente o nvel do terreno medida em que se afasta da mesma. Atualmente, as melhores pistas do Brasil se localizam em universidades e em centros esportivos mantidos por rgos pblicos, o que acaba limitando o nmero de praticantes. So poucos os clubes sociais que oferecem condies para a prtica dos esportes do atletismo. Apesar deste quadro negativo, h, no mercado nacional, empresas as quais oferecem vrias opes de sistemas de construo de pistas. Dessa forma, o administrador pode escolher a verso que melhor se adeqe as suas necessidades e condies financeiras. essencial destacar que os especialistas em construes esportivas esto desenvolvendo novas tecnologias para que o atleta interaja com a superfcie e possa tirar o mximo de proveito do material utilizado, o que possibilita resultados melhores e quebras de recordes.

Tcnicas <!--[if !vml]--><!--[endif]-->Para cada prova do atletismo existe uma tcnica diferente. Nas provas de velocidade de curta distncia, o mais importante a exploso muscular do atleta, j que ele no tem tempo para ganhar flego durante a prova. J nas provas de velocidade de curta distncia com barreiras, alm da exploso muscular, testada a elasticidade e o reflexo do esportista, que tem de saltar sobre os obstculos sem perder velocidade. Nas provas de velocidade mais longas, conhecidas como provas de fundo, o mais importante a combinao entre resistncia e velocidade. Como sprint final nem sempre funciona, o competidor precisa se manter no peloto de elite, para sempre ter chance de vitria. A impulso de um atleta, por sua vez, testada nas provas de salto. Esse fundamento, aliado exploso muscular, faz com que o esportista chegue marca de salto com condies de obter um desempenho superior ao de seus concorrentes. Por fim, a fora de um atleta medida nas provas de arremesso. Nelas, os competidores precisam impor o mximo de sua potncia muscular para lanar o objeto o mais longe possvel.

Equipamentos O uniforme bsico de todo atleta um calo e uma camiseta, podendo ser utilizado tambm um macaco. Normalmente, essa ltima vestimenta utilizada nas provas de velocidade, em que as roupas justas de material sinttico ajudam o competidor a correr mais rpido em razo do menor atrito com o ar.

Uma curiosidade do atletismo que a utilizao de tnis ou sapatilhas facultativa, podendo o atleta uslos ou no. Quando o fazem, normalmente usam sapatilhas feitas de material sinttico macio e com sola especial antiderrapante. As varas utilizadas no salto no tm medidas definidas - variam de acordo com o tamanho de cada atleta. A bola de metal do arremesso de peso, por sua vez, deve ter 7,26 kg para os homens e 4 kg para as mulheres. No arremesso de martelo, a bola e o arame metlico devem pesar, juntos, 7,26 kg, formando uma longitude mxima de 1,2 m. Os discos precisam pesar 2 kg e ter tamanho entre 219 mm e 221 mm para os homens, e 1 kg e tamanho entre 180 mm e 182 mm para as mulheres. J o dardo deve ter 2,60 m e 800 g no masculino e 2,20 m e 600 g no feminino.

Atletismo - Modalidades

Veja como funciona cada uma delas:

100 m rasos: a prova mais nobre do atletismo, que premia o homem e a mulher mais rpido(a) do mundo. Nela, oito competidores correm 100 m em linha reta e vence quem chegar primeiro.

110 m com barreiras (100 m para mulheres): oito competidores tm de percorrer a distncia predefinida pulando as dez barreiras que existem no percurso. Vence quem cruzar primeiro a linha de chegada
200 m rasos: segue a mesma linha dos 100 m, mas com o dobro da distncia. A largada acontece na curva da pista, com os atletas posicionados em marcas que no ficam exatamente umas ao lado das outras, para que o competidor que largue na parte interna da pista no saia com vantagem. 400 m rasos: corresponde a uma volta inteira na pista de atletismo. A largada se d no mesmo estilo dos 200 m rasos.

400 m com barreiras: segue a mesma linha dos 110 m com barreiras (100 m para mulheres), mas as dez barreiras nesse caso so um pouco menores

Revezamento 4 x 100 m: uma equipe formada por quatro atletas deve percorrer 400 m (100 m cada atleta), sendo que ao fim de sua participao o atleta deve passar um basto para o seu companheiro. Essa troca pode ocorrer em um espao limitado de 20 m. Caso ultrapasse essa marca, a equipe poder ser desclassificada. Se o basto cair, somente aquele que o derrubou poder peg-lo novamente. Revezamento 4 x 400 m: segue a mesma linha do revezamento 4 x100m, mas a distncia percorrida por cada atleta quatro vezes maior. 800 m: uma prova de meia-distncia, na qual os competidores devem percorrer toda a extenso da pista de atletismo duas vezes. Vence aquele que cruzar primeiro a linha de chegada. 1 500 m: outra prova de meia-distncia. Segue a mesma linha das outras provas de velocidade, consagrando aquele que primeiro cruzar a linha de chegada.
5000 m: conhecida como uma prova de fundo, por no se tratar apenas de uma competio de velocidade. Vence aquele que cruzar primeiro a linha de chegada. 10000 m: a prova do atletismo mais longa disputada dentro de um estdio. Assim como em todas as outras de velocidade, vence quem cruzar primeiro a linha de chegada. 3000 m com obstculos: inspirada no hipismo, a prova consiste em um percurso de 3000 m que contm barreiras seguidas de pequenos lagos como obstculos. Vence aquele que cruzar primeiro a linha de chegada.

Salto em distncia: prova na qual os atletas devem percorrer uma raia correndo para ganhar impulso e saltar antes de uma faixa branca marcada no cho, caindo com os dois ps em uma caixa de areia. Vence aquele que conseguir saltar o mais longe possvel.

Salto triplo: segue a mesma linha do salto em distncia, mas o pulo final deve acontecer aps uma srie de duas passadas mais largas, que servem para dar impulso ao atleta. Vence quem saltar o mais longe possvel.
Salto em altura: prova na qual os atletas correm em direo a uma barra horizontal presa por dois suportes em determinada altura,

com o intuito de saltar por cima do obstculo sem derrub-lo. Es se salto normalmente feito de costas, pois tal movimento aumenta a impulso do atleta. Cada competidor tem direito a trs saltos iniciais a uma altura definida pelo juiz. Caso consiga acertar um, o competidor segue na disputa e precisa subir a medida do obstculo em pelo menos dois centmetros. O salto mais alto conta como resultado final de cada atleta, e aquele que conseguir a maior altura o campeo. Em caso de empate, ser vencedor aquele que deu menos saltos para alcanar sua marca. Se a igualdade persistir, o nmero de erros ser

avaliado. Se ainda assim a disputa continuar empatada, os dois ganham medalhas, exceto na briga pelo ouro, em que h um salto adicional.

Salto como vara : segue a mesma linha de disputa do salto em distncia. A diferena que os saltos so dados com o auxlio de uma vara, o que faz o atleta subir mais. Vence aquele que conseguir a maior altura.

Arremesso de peso: nessa prova, os atletas precisam arremessar uma bola de metal com apenas uma mo o mais longe possvel, e o peso deve partir da altura do ombro do competidor. S contado o melhor arremesso de cada atleta, e aquele que conseguir lanar o peso mais longe ser considerado vencedor.

Arremesso de disco: segue a mesma linha das outras provas de arremesso, s que o objeto lanado um disco, que deve ficar contra os dedos da mo e o antebrao. O arremesso deve ser feito dentro de uma rea de 2,5 m de dimetro, e o competidor pode girar sobre o seu prprio eixo uma vez antes de lan-lo.

Arremesso de dardo: segue a mesma linha das outras provas de arremesso. Nela, o peso um dardo longo e fino, que deve ser lan ado com apenas uma das mos depois de uma corrida curta de 4 m. Vence quem jog-lo maior distncia.

Arremesso de martelo: segue a mesma linha do arremesso de peso, s que, nesse caso, o peso uma bola de ferro presa a um arame metlico, e os atletas podem fazer o arremesso com as duas mos, dentro de uma rea previamente delimitada. Para ganhar impulso, o atleta gira o martelo trs vezes sobre a prpria cabea e outras trs vezes sobre o seu eixo, para somente depois lan-lo. Vence quem fizer o arremesso mais longo.

Maratona: uma das provas mais tradicionais das Olimpadas. Nela, competidores percorrem uma distncia de 42,195 km, normalmente em ruas abertas,m sendo que os 400 m finais da prova geralmente so realizados dentro do estdio. Vence quem cruzar primeiro a linha de chegada.

Decatlo: uma competio que rene dez provas do atletismo e pode ser disputada apenas por homens. Eles competem nos 100 m, salto em distncia, arremesso de peso, salto em altura, 400 m, 110 m com barreiras, arremesso de disco, salto com vara, arremesso de dardo e 1500 m. Os atletas somam pontos de acordo com seus desempenhos em cada prova, e vence aquele que conseguir mais pontos no fim da disputa. Heptatlo: a verso feminina do decatlo, na qual so disputadas somente sete provas: 100 m com barreiras, salto em altura, arremesso de peso, 200 m, salto em distncia, arremesso de dardo e 800 m. Vence quem somar mais pontos no fim da disputa. Marcha atltica: uma prova na qual os atletas s podem andar. Para que essa regra no seja descumprida, o calcanhar do p da frente do atleta deve ficar em contato com o solo at que a ponta do p posterior toque o cho. As provas podem ser disputadas em 20 km ou 50 km. Vence quem cruzar primeiro a linha de chegada, que, assim como acontece na Maratona, est posicionada dentro do estdio.

You might also like