You are on page 1of 4

Gabarito da 1a Prova de Criptografia-2-2013 1.

(2,0pts) Por que fracos mtodos como criptogrficos modelos da antiguidade so

considerados atuais?

criptogrficos

computacionais

Resposta: Os mtodos criptogrficos da antiguidade so extremamente fracos para os padres atuais, mas funcionaram muito bem para as necessidades dos lderes da poca. A famosa cifra de Csar ilustra o funcionamento da criptografia convencional antiga. Um dos seus benefcios ser muito veloz e especialmente til na encriptao de dados que no sero enviados para algum lugar. No entanto, ela por si s usada como meio de transmitir dados com segurana em sistemas criptogrficos modernos extremamente ineficiente, devido a dificuldade de se distribuir as chaves com segurana. Para um remetente e um destinatrio comunicarem-se com segurana usando este tipo de modelo, devem concordar com o uso de uma chave e mant-la em segredo entre os dois, condio impossvel na comunicao entre usurios de sistemas computacionais modernos. Se eles esto em locais fsicos diferentes, devem confiar num agente de entrega. Qualquer um que intercepte a chave durante o trajeto pode posteriormente ler, modificar e forjar todas as informaes encriptadas e autenticadas com esta chave. O problema com os sistemas antigos de encriptao sempre foi a distribuio das chaves: como fazer com que a chave chegue ao destinatrio sem ser interceptada? 2. (1,5pts) Use a chave de Csar com valor 6 para codificar a frase Estamos em perigo. Conhecendo-se a mensagem codificada, qual o segredo deve ser mencionado para que outra pessoa decodifique esta mensagem?

Resposta: Usando a chave de Cesar com valor 6 teremos: A B C D E F G H I J K L M N O P T Q R S T U V W X Y Z D E F

G H I J K L M N O P

Q R S

U V W X Y Z A B C

Utilizando este esquema o texto original Estamos em perigo, torna-se o texto encriptado KYZGSUYKSVKXOMU Para permitir que outra pessoa leia o texto cifrado, voc menciona que a chave de Csar 6 . 3. (1,0pt) Como o mtodo de criptoanlise fora bruta pode ser utilizado para quebrar o cdigo de uma mensagem codificada com a chave de Csar usando o alfabeto internacional com 26 letras? Resposta: Neste mtodo, feita a anlise de uma por uma de todas as letras da mensagem testando todas as possibilidades de chaves (permutao de letras). Se usarmos o alfabeto internacional, para quebrar o cdigo de uma mensagem codificada com a chafe de Csar precisaramos de testar 26 possibilidades em cada letra. 4. (2,0pts)Quando a cifra DES foi mais utilizada? Que tipo de chave se usava nesta poca? Quais as vantagens e desvantagens em se usar o DES? Quais as questes fundamentais que o DES no resolve? Resposta: A cifra DES foi bastante utilizada na dcada de 70 e 80, quando se usava fortemente chaves privadas. Atualmente a proteo de privacidade atravs de algoritmos simtricos, como o que faz parte do DES , relativamente fcil em redes pequenas, exigindo a troca de chaves

criptogrficas secretas entre as duas partes. Com o crescimento da rede, o intercmbio de chaves secretas fica cada vez mais caro e difcil de administrar. Conseqentemente, esta soluo invivel. Uma desvantagem do DES: requer que a chave secreta seja compartilhada. Uma parte tem que confiar na outra para guardar a chave secreta e no revel-la a ningum. Como o usurio precisa de uma chave diferente para cada pessoa com quem troca informaes, ele tem que confiar em todos que sabem sua chave secreta. Isso significa que, na prtica, a comunicao segura s existe entre pessoas que j se conheciam antes, pessoal ou profissionalmente. As questes fundamentais que o DES no resolve so a autenticao e o no-repdio. Chaves secretas compartilhadas no permitem que cada parte comprove o que a outra fez. Qualquer uma das duas pode alterar dados secretamente com a certeza de que uma terceira pessoa no poderia identificar o culpado. A mesma chave que possibilita a comunicao segura pode ser usada para falsificao em nome de terceiros. 5. (2,0pts) Dados dois inteiros no nulos a e b. Mostre que qualquer que seja o inteiro k, vale a igualdade mdc(a,b) = mdc(a, b+ka). Resposta: Seja d um inteiro tal que d|a e d|b. Ento d|(b+ka). Assim, se d dividor comum de a e b ento d divisor comun de a e b+ka. Por outro lado, se d um inteiro tal que d|a e d|(b+ka), ento d|(b+ka-ka). Assim d|b. E assim os divisores de a e b+ka so os mesmos divisores de a e b. Tem-se ento que o menor divisor comum de a e b o menor divisor comum de a e b+ka.

6. (2,0pts) Mostre que se n no primo, ento possui um fator primo menor ou igual a n . Use este fato para verificar se 109 primo.

Resposta: Suponhamos por absurdo que n seja composto. Seja ento n = a.b. Assim, 1 < a < n e 1 < b < n . Suponhamos que a b ( seria anlogo supor b a Logo n = a.b a.a = a 2 a n . Seja p fator primo de a (se a for primo, a =p). Como a n e p|a, ento
p a n e como p|a e a | n, ento p|n. Logo p fator primo de n menor ou

igual a Como

n. 109 um pouco maior que 10, basta testar a divisibilidade de 109

pelos primos 2,3,5,7 (primos menores que 10). Como ele no divisvel por nenhum destes nmeros, ento 109 primo.

You might also like