You are on page 1of 3

Som e a Luz

A natureza ondulatria da luz


A luz, tal como o som, tambm se propaga por meio de ondas, embora as ondas luminosas tenham caractersticas diferentes das ondas sonoras. As principais diferenas entre ondas sonoras e ondas luminosas so: Ondas Sonoras - propaga-se atravs da vibrao de partculas em determinado meio material; - propaga-se atravs de ondas longitudinais; - necessita de um meio para se propagar; - no se propaga no vazio; - propaga-se no ar velocidade de 340 m/s; - propaga-se atravs de Ondas Mecnicas (que necessitam de um meio para se propagar). Ondas Luminosas - no resulta da vibrao de partculas, mas de alteraes elctricas e magnticas; - propaga-se atravs de ondas transversais; - no necessita de um meio para se propagar; - propaga-se em qualquer meio e no vazio; - propaga-se no vazio velocidade de 300 000 000 m/s; - propaga-se atravs de Ondas Eletromagnticas (que no necessitam de um meio para se propagar).

Intensidade da Luz
A Intensidade de uma fonte luminosa est relacionada com a amplitude da onda luminosa da seguinte forma:

Intensidade Forte
Quanto maior a Amplitude da onda luminosa, maior a Intensidade da luz.

Intensidade fraca
Quanto menor a Amplitude da onda luminosa, menor a Intensidade da luz.

A Cor da luz
A cor da luz est relacionada com a frequncia de vibrao da onda luminosa:

Menor frequncia corresponde a cores prximas do vermelho;

Maior frequncia corresponde a cores prximas do violeta.

Quanto maior a frequncia da luz, maior a quantidade de energia que esta transporta.

O Espectro Eletromagntico
O espectro eletromagntico o conjunto de radiaes eletromagnticas conhecidas. De todas as radiaes eletromagnticas, apenas a luz captada pelo olho humano. Existem, contudo outras radiaes muito importantes, mas que o nosso olho no consegue captar:

As Radiaes com menor frequncia, e por isso com menor energia, so as Ondas Rdio; As Radiaes com maior frequncia, e por isso com maior energia, so os Raios (Raios Gamma); A Luz Visvel a nica que os nossos olhos so capazes de detectar.

Exerccios 1. Uma onda sonora de frequncia de 50 Hz se propaga no ar. Podemos afirmar que o perodo de oscilao dessa onda de: a) 2 s b) 0,2 s c) 0,02 s d) 0,5 s e) 0,05 s 2. Ondas se propagam em um lago com perodo de 4 s. Podemos afirmar que a frequncia dessas ondas de: a) 1 s b) 0,5 s c) 0,25 s d) 0.4 s e) 4 s 3. (Unifor-CE) A figura representa parcialmente uma onda senoidal progressiva. Sabendo-se que cada lado do quadrado mede 2 cm, pode-se afirmar que a amplitude e o comprimento de onda valem, em centmetros respectivamente: a) 4 e 12 b) 4 e 10 c) 4 e 8 d) 8 e 6 e) 8 e 4

4. Quando uma corda de violo colocada em vibrao, gera no ar em sua volta uma onda sonora que caminha com velocidade mdia de 340 m/s. Se uma corda vibrar com frequncia de 510 Hz, qual ser o comprimento da onda sonora que se propagar no ar?

5. A figura representa uma onda peridica que se propaga numa corda com velocidade v = 10 m/s. Determine a frequncia dessa onda e a amplitude.

6. Uma onda se propaga ao longo de uma corda com frequncia de 60 Hz, como ilustra a figura. a) Qual a amplitude da onda? b) Qual o valor do comprimento de onda? c) Qual a velocidade de propagao dessa onda?

7. (UFPB) Um rdio receptor opera em duas modalidades: uma, AM, que cobre a faixa de frequncia de 600 kHz a 1500 kHz e outra, FM, de 90 MHz a 120 MHz. Lembrando que 1kHz = 1 x Hz e 1 MHz = 1 x Hz e sabendo-se que a velocidade de propagao das ondas de rdio 3 x m/s, o menor e o maior comprimento de onda que podem ser captados por este aparelho valem, respectivamente, a) 2,5 m e 500 m b) 1,33 m e 600 m c) 3,33 m e 500 m d) 2,5 m e 200 m e) 6,0 m e 1500 m 8. (UFMG) As ondas eletromagnticas, ao contrrio das ondas mecnicas, no precisam de um meio material para se propagar. Considere as seguintes ondas: som, ultrassom, ondas de rdio, micro-ondas e luz. Sobre essas ondas correto afirmar que: a) luz e micro-ondas so ondas eletromagnticas e as outras so ondas mecnicas. b) luz onda eletromagntica e as outras so ondas mecnicas. c) som onda mecnica e as outras so ondas eletromagnticas. d) som e ultrassom so ondas mecnicas e as outras so ondas eletromagnticas. 9. Numa experincia clssica, coloca-se dentro de uma campnula de vidro onde se faz o vcuo, uma lanterna acesa e um despertador que est despertando. A luz da lanterna vista, mas o som do despertador no ouvido. Isso acontece porque a) o comprimento de onda da luz menor que o do som. b) nossos olhos so mais sensveis que nossos ouvidos. c) o som no se propaga no vcuo e a luz sim. d) a velocidade da luz maior que a do som. e) o vidro da campnula serve de blindagem para o som, mas no para a luz.

You might also like