You are on page 1of 2

4 Histria A MDULO A EUROPA NOS SCULOS XVII E XVIII SOCIEDADE, PODER

11

E DINMICAS SOCIAIS

TESTE HISTRIA A FICHA DE FORMATIVA

2. A EUROPA DOS ESTADOS ABSOLUTOS E A EUROPA DOS PARLAMENTOS 2.1.2. SOCIEDADE E PODER EM PORTUGAL: O ABSOLUTISMO JOANINO

a
AREAL EDITORES

O reinado de D. Joo V iniciou-se em 1707, numa Europa marcada pela figura de Lus XIV, que serviu de modelo ao absolutismo joanino. O absolutismo joanino inspirou-se, por um lado, no modelo francs e, por outro, assumiu particularidades que lhe conferiram uma identidade prpria. O governo de D. Joo V ficou tambm marcado pelo facto do monarca controlar todos os assuntos de Estado. Deste modo, assistiu-se ao declnio do governo apoiado por conselhos, e os secretrios de Estado viram as suas competncias diminuir. Durante o seu reinado no foram convocadas cortes, o que revelou a concentrao de poderes nas mos do rei, pelo que nada se fazia sem o seu conhecimento e sem a sua ordem, isto , o rei tudo queria saber e tudo decidir (SILVA, 2009, p. 85). O reinado de D. Joo V significou, definitivamente, a substituio das cortes pela corte. A corte, as artes e as letras foram instrumentos de dominao e de grandeza associados ao poder real. Na corte, D. Joo V recorreu a todo um conjunto de elementos simblicos, exaltadores e glorificadores da figura rgia, que assentaram na encenao do poder. A pompa, o fausto e o cerimonial monrquico, na corte e em pblico, construram a imagem do rei, do reino e do seu poder, no dando lugar nem improvisao nem ocorrncia de imprevisto, pois tudo era pensado e organizado metodicamente. A vida na corte joanina era determinada por um cerimonial rgido e hierrquico, em que cada um ocupava um lugar bem definido. semelhana do que acontecia na Europa, nomeadamente em Frana, os cerimoniais da corte obedeciam a regras de protocolo e a formas de tratamento (Doc.1), estabelecidas na forma de lei, conforme o estatuto e a funo social. Para o corteso, a sua presena na corte era uma forma de participar na vida social, cultural e poltica do reino, mas tambm uma maneira de aceder aos privilgios e mercs rgias. O rei criava, deste modo, uma rede de dependncias e disciplinava a nobreza (Doc.2). Entre as primeiras manifestaes da imagem de grandeza da corte de D. Joo V, destacaram-se as entradas pblicas dos seus embaixadores nas principais capitais europeias: em Viena (Doc.4), em 1708, por ocasio do seu contrato de casamento com Maria Ana de ustria, e, em Roma, em 1716, aquando da embaixada ao Papa Clemente XI. Nestes cortejos exibiram-se ricos coches decorados ao gosto barroco (Doc.3). No reinado do rei Magnnimo, as entradas solenes do monarca e da sua famlia, em ocasies festivas, assumiram destaque. As festas de casamento da realeza eram momentos de associao simblica entre o poder monrquico e religioso que mobilizavam a participao do reino.

4 Histria A MDULO A EUROPA NOS SCULOS XVII E XVIII SOCIEDADE, PODER

11

E DINMICAS SOCIAIS

2. A EUROPA DOS ESTADOS ABSOLUTOS E A EUROPA DOS PARLAMENTOS 2.1.2. SOCIEDADE E PODER EM PORTUGAL: O ABSOLUTISMO JOANINO

a
AREAL EDITORES

FICHA FORMATIVA

DOC 01 A LEI DOS TRATAMENTOS DE 1739

Que aos grandes eclesisticos e seculares deste reino se fale e escreva por excelncia; e no alto de todos os papis, que se lhes escreverem, como tambm nos sobrescritos, se ponha, sendo para grande eclesistico, o tratamento de excelentssimo e reverendssimo senhor; e sendo para grande secular, o de ilustrssimo e excelentssimo senhor; e que da mesma sorte se fale e escreva aos meus secretrios de Estado: e no princpio dos ditos papis se no use dos termos: meu senhor ou senhor meu; o que igualmente se observar com todas as pessoas de qualquer qualidade.
Alvar de 29 de janeiro de 1739. http://www.ci.uc.pt/ihti/proj/filipinas/l5pa1337.htm [consulta em 11/08/2013]

DOC 02 O REI D. JOO V E O CONTROLO DA NOBREZA

O Rei to temido como amado pelo povo e os grandes temem-no mais do que o amam. Atribui-se ao Rei este dito acerca da nobreza do Reino que seu av apenas a temia, seu pai temia-a e amava-a e ele nem ama nem teme. H quem julgue que esta disposio resulta do seu feitio ser pouco dcil e de se ter apercebido que, no tendo havido filhos nos primeiros anos do seu matrimnio, a nobreza se afastava da sua pessoa e frequentava mais assiduamente o infante D. Francisco, seu irmo. O Rei muito justiceiro; aboliu o direito de asilo que possuam os conventos e as casas dos grandes fidalgos, que agora j no servem de couto aos malfeitores ou aos que andem fugidos justia. Tem firmeza e sabe melhor do que souberam os seus antecessores manter nos justos limites a subordinao do povo e da nobreza, que outrora foi muito absoluta e quase independente.
Descrio da Cidade de Lisboa, Paris, 1730, Portugal de D: Joo V, visto por trs forasteiros, Biblioteca Nacional, Lisboa, 1983, p. 69.

DOC 03 O COCHE DOS OCEANOS, DA EMBAIXADA AO PAPA CLEMENTE XI, 1716 [pormenor].

DOC 04 O ESPLENDOR DA CORTE DE D. JOO V DIVULGADO NO ESTRANGEIRO

Todavia, no casamento de D. Joo V com D. Maria Ana de ustria, bem como nas embaixadas diplomticas a Viena de ustria, a Roma, a Paris ou mesmo China, que iremos encontrar, profusamente desenvolvido, o programa esttico e simblico do cerimonial barroco. [] referiremos apenas a entrada pblica do embaixador portugus em Viena de ustria, a 7 de junho de 1708, aquando da assinatura do tratado matrimonial. As festas organizadas pelo embaixador portugus [] em honra da futura rainha iniciam o ciclo festivo que pretender exaltar de forma retumbante e esplendorosa a fora e o poder do Magnnimo, no interior do pas e nas principais cortes europeias. No ser por isso de estranhar que na entrada pblica da comitiva portuguesa, desde o embaixador portugus ao mais humilde servial segundo a descrio de Eduardo Brazo e de acordo com fonte documental coeva , todos se vestissem de ouro e prata, em coches sumptuosos puxados por magnficos cavalos de raa, num espetculo poltico de tal forma impressionante e opulento, que o prprio imperador Jos e toda a famlia real no resistiram tentao de assistir das janelas do pao a este cortejo, quebrando, desta forma, o protocolo tradicional da corte de Viena e da maioria das cortes da Europa, que impedia semelhante prtica. Testemunho mximo do excesso de visibilidade e da ostentao barroca constituiu o lanamento pelas janelas de milhares de moedas de diferentes espcies por parte de criados ao servio da Coroa portuguesa. Pese embora o discurso encomistico*de louvor de alguns destes relatos possa revelar algum exagero descritivo, nem por isso deixamos de nos aperceber da importncia desta embaixada que, segundo Eduardo Brazo, foi um dos mais opulentos espetculos a que assistiu a corte imperial.
Nova Histria de Portugal Da Paz da Restaurao ao Ouro do Brasil, vol. VII, Joel Serro e A.H. de Oliveira Marques (Dir.), Editorial Presena. Lisboa, 2001, pp. 35-36.

1. Identifique trs dos objetivos polticos e sociais expressos nos documentos 1 e 2. 2. Refira trs caractersticas que manifestam o esplendor da corte joanina (DOCS. 3 e 4).
2

You might also like