You are on page 1of 20

Manual do Consumidor

Lavadora Clean 10 kg

Fale com a Brastemp


Dvidas de instalao e funcionamento, reclamaes ou sugestes: Ligue para: Capitais e regies metropolitanas:

3003-0099
Demais localidades:

0800 970 0999

Caro consumidor, Voc adquiriu sua Lavadora Brastemp, um exemplo do avano de nosso desenvolvimento tecnolgico. Ns da Brastemp, nos empenhamos para tornar nossos produtos cada vez mais eficientes e sua vida cada vez mais prtica. Conhea os recursos que esse produto oferece para ajudar voc a cuidar das roupas de sua famlia com qualidade, sem abrir mo da sua liberdade e qualidade de vida. Fizemos este manual para que voc possa tirar o mximo de proveito da sua Lavadora com conforto, segurana e economia de energia. Leia-o atentamente para conhecer a Lavadora e seus recursos e para instal-la com segurana. Use-o sempre que precisar de suporte para programar a Lavadora ou quiser dicas para cuidar bem de suas roupas. Ns queremos, cada vez mais, conquistar a sua confiana. Estamos sua inteira disposio para tirar qualquer dvida e ouvir sua crtica ou sugesto. Para tirar dvidas, agendar servios, registrar sugestes ou reclamaes, ligue para:

3003.0099 Capitais e Regies Metropolitanas

0800 .970.0999 Outras Regies

Ou acesse nosso site: www.brastemp.com.br

contedo
Instrues Importantes de Segurana_ _____________________________________ 01 Instalao_ __________________________________________________________________ 02
Desembalando a Lavadora_ ________________________________________________ 02 Condies Eltricas e Hidrulicas__________________________________________ 02 Instalando a Lavadora_ ____________________________________________________ 04

Conhea sua Lavadora______________________________________________________ 05 Cuidado com as Roupas_____________________________________________________ 07 Uso da Lavadora____________________________________________________________ 09


Limpe a Lavadora_ _________________________________________________________ 09 Abastea a Lavadora______________________________________________________ 09 Abastea o Maxi-dispenser________________________________________________ 10 Programe a Lavadora______________________________________________________ 11 Limpeza Interna da Lavadora_ ______________________________________________ 12 Limpeza Externa da Lavadora______________________________________________ 12 Limpeza do Filtro de gua da Mangueira de Entrada________________________ 12 Limpeza da Gaveta do Maxi-dispenser______________________________________ 13 Limpeza do Filtro Embutido________________________________________________ 13

Limpeza_____________________________________________________________________ 12

Solucionando Problemas____________________________________________________ 14 Termo de Garantia__________________________________________________________ 16 Dados Tcnicos_____________________________________________________________ 17 Questes Ambientais_______________________________________________________ 17

Instrues Importantes de Segurana


ADVERTNCIA
instrues de segurana no forem seguidas.
Este um smbolo de alerta de segurana. Existe risco de voc perder a vida ou de ocorrerem danos graves se as

Todas as mensagens de segurana mencionam qual o risco em potencial, como reduzir a chance de se ferir e o que pode acontecer se as instrues no forem seguidas.

INSTRUES IMPORTANTES DE SEGURANA ADVERTNCIA: Para evitar risco de incndio, choque eltrico ou ferimentos, quando usar sua Lavadora, observe as precaues relacionadas abaixo Siga rigorosamente as instrues de instalao para garantir a segurana de toda a famlia. Leia todas as instrues antes de comear a usar a Lavadora. A Lavadora foi desenvolvida exclusivamente para o uso domstico. No permitido o manuseio da Lavadora por crianas e pessoas no-capacitadas, sendo necessria a ateno do responsvel sempre que existirem crianas por perto, durante a instalao e quando o produto estiver em funcionamento. No lave artigos que tenham sido limpos, umedecidos, molhados ou deixados de molho em gasolina, solventes ou outros produtos que liberam vapores ou gases que possam inflamar ou explodir. No instale ou guarde a Lavadora em local sujeito a chuvas ou ao mau tempo. No repare ou troque qualquer parte de sua Lavadora e nem faa nenhum reparo que no seja explicitamente recomendado neste manual. Para manuteno, entre em contato com a Rede de Servios Brastemp. Observe atentamente as instrues de instalao, principalmente, quanto voltagem de alimentao e ao aterramento. Nunca conecte ou desconecte o plugue com as mos molhadas, para evitar uma descarga eltrica. Para desconectar sua Lavadora, nunca puxe o cabo de fora pelo cabo, apenas pelo plugue, para no danific-lo.

Instalao
Desembalando a Lavadora
Havendo dvidas ou dificuldades para a instalao e utilizao do produto, recomendase que seja contatado o servio da Rede de Servios Brastemp. Entretanto, informamos que a visita do tcnico do Servio Autorizado em sua residncia para instalao do produto e/ou instrues de uso no gratuita.

Retire a Lavadora da embalagem, a proteo interna e os acessrios que vm dentro dela.

ADVERTNCIA
Risco de Leses por Excesso de Peso Use duas ou mais pessoas para mover ou instalar a sua Lavadora. No seguir esta instruo pode trazer danos sua coluna ou ferimentos

Foto Ilustrativa

2 3

Com o auxlio de uma pessoa, retire a base de isopor, levantando-a pelas alas laterais. Nunca utilize a Lavadora com a base de isopor, pois isso poder danific-la.

Verifique os acessrios: Manual do Consumidor e relao da Rede de Servios Brastemp.

Condies Eltricas e Hidrulicas

4 5

Sua Lavadora vem de fbrica com plugue bipolar, que atende ao novo padro brasileiro de plugues e deve ser conectado a uma tomada do novo padro. Utilize uma tomada bipolar exclusiva e em perfeito estado para ligar a Lavadora.

Verifique se a tenso (voltagem) de alimentao indicada na etiqueta do cabo de fora da Lavadora a mesma da tomada onde ela ser ligada (127 ou 220 V).

ADVERTNCIA
Risco de Choque Eltrico Ligue o fio de aterramento a um terra efetivo. No remova o fio de aterramento. No use adaptadores. No use extenses. No seguir estas instrues pode trazer risco de vida, incndio ou choque eltrico.

IMPORTANTE - Nunca altere ou use o cabo de fora de maneira diferente da recomendada, para no provocar choque eltrico, incndio ou danos sua Lavadora. Se o cordo de fora estiver danificado, ele deve ser substitudo pela Rede de Servios Brastemp, a fim de evitar riscos.

indispensvel a utilizao de circuito e disjuntores termomagnticos exclusivos para a proteo da Lavadora e da rede eltrica contra sobrecorrentes. Caso no exista circuito, disjuntores termomagnticos e uma tomada bipolar exlusivos, consulte um eletricista para instal-los. Instale o fio-terra, independente da tenso de alimentao do produto.

IMPORTANTE - No ligue o fio-terra em canos de gua, gs ou tubos de PVC, para no perder a proteo contra choque eltrico. Siga as normas da ABNT, NBR 5410 - Seo Aterramento. Se necessrio, consulte um eletricista especializado de sua confiana.
O dimetro dos fios da rede eltrica deve estar de acordo com a tabela abaixo: Bitola Distncia do quadro 2,5 4,0 6,0 10,0 mm2 mm2 mm2 mm2 at 29 30 a 48 49 a 70 71 a 116 m m m m at 70 m 71 a 116 m 127 V 220 V

Recomenda-se que haja uma torneira exclusiva para a entrada de gua da Lavadora. Na sua falta, voc pode conectar a mangueira na torneira do tanque com rosca de 3/4 de polegada. Verifique se a presso da gua para abastecimento corresponde a um nvel de 2 a 80 m acima do nvel da torneira (de 0,2 a 8 kgf/cm2 ou de aproximadamente 20 kPa a 800 kPa). Se a Lavadora demorar mais do que 16 min para completar o nvel mdio, significa que a presso est abaixo da mnima recomendada, podendo sobrar resduos de sabo e amaciante no dispenser. Se demorar menos do que 8 min, significa que a presso est acima da mxima e a Lavadora poder ser danificada. Para o correto funcionamento da Lavadora, abastea-a com gua em uma temperatura entre 5 e 30C. IMPORTANTE - Nunca utilize entrada de gua de sistemas de aquecimento central, para no provocar danos sua Lavadora.

Instalando a Lavadora

Instale a mangueira de sada de gua no tanque ou em um tubo exclusivo para escoamento, com dimetro de 5 cm. Para instalao em tanque, mantenha a curva plstica que acompanha a extremidade da mangueira. Para instalao em tubo de escoamento, retire a curva plstica, empurrando a mangueira para dentro da curva plstica e, em seguida, para cima.Nunca solte a mangueira de sada de gua da abraadeira fixada no gabinete, pois alm de evitar cortes na mangueira, a abraadeira garante a altura necessria para o funcionamento correto da Lavadora. Caso o comprimento da mangueira no seja suficiente para atingir o ponto de escoamento, procure a Rede de Servios Brastemp para a compra de uma mangueira disponvel com 2,30 m de comprimento. IMPORTANTE - A extremidade curva da mangueira de sada de gua deve estar posicionada em uma altura entre 0,85 e 1,20 m. Se estiver abaixo de 0,85 m, a sua Lavadora no completar o nvel de gua necessrio para o seu funcionamento. Se estiver acima de 1,20 m, a Lavadora no conseguir escoar a gua. Rosqueie a mangueira de entrada de gua na torneira, aperte o suficiente para no haver vazamento. Abra a torneira. Caso ocorra vazamento, reaperte as conexes. IMPORTANTE - Verifique se a mangueira de entrada de gua est bem fixada na Lavadora. A m instalao da mangueira pode gerar vazamentos. Posicione a Lavadora em um local com superfcie plana e nivelada para que fique com todos os ps apoiados, evitando trepidaes, barulhos e vazamentos. Deixe a Lavadora no mnimo 10 cm afastada da parede ou de outros mveis ou objetos. IMPORTANTE - A instalao deve ser feita em local onde no haja exposio aos raios solares ou chuva. Nunca instale a Lavadora carpetes ou em degraus construdos acima do nvel do piso do local de instalao. Conecte o plugue na tomada. IMPORTANTE - No utilize benjamins, adaptadores, extensores ou ligaes improvisadas, pois, nestes casos h risco de curto-circuito e incndio.

mx. 1,20 m mn. 0,85 m

abraadeira

9
4

10 11

10 cm 10 cm

ADVERTNCIA
Risco de Incndio No instale a sua Lavadora prxima a fontes de calor ou chamas como churrasqueiras e aquecedores centrais. Nunca coloque velas acesas ou produtos similares (lamparina, lampio) sobre a Lavadora. No seguir estas instrues pode trazer risco de vida ou incndio.

12

Verifique se a Lavadora est corretamente nivelada. Para isso, abastea a Lavadora com gua utilizando o nvel mais baixo que a sua Lavadora oferece e verifique se a gua est acompanhando os furos do cesto em uma mesma linha. Esse procedimento ir evitar trepidaes, barulho, vazamento e desgaste da sua Lavadora. IMPORTANTE - Sua Lavadora foi projetada com ps modernos e seguros. No os retire, nem os substitua por outros para que no exista danos sua Lavadora.

Conhea sua Lavadora


Agitador Multifuncional
As 4 ps retas do agitador fazem com que as roupas se movimentem na horizontal, enquanto que as 4 ps onduladas fazem com que as roupas se esfreguem mais umas nas outras, como se fosse voc lavando as roupas mo.

Ps Multi-funo
Os novos ps anti-derrapantes garantem mais firmeza para a sua Lavadora. Alm disso, voc pode regul-los para garantir o melhor nivelamento da sua mquina, evitando trepidaes durante a lavagem.

Tampa de Vidro Temperado Painel Eletrnico


Nunca foi to fcil e seguro lavar roupa. Basta pressionar os botes do Painel Eletrnico para escolher o programa de lavagem de acordo com a sua necessidade, seguindo a sequncia de teclas no painel. Permite visibilidade total durante o processo de lavagem, com toda segurana.

Alas Laterais
Alas plsticas instaladas nas laterais da Lavadora facilitam a mobilidade e desembalagem da mesma.

Funes que a sua Lavadora possui Funo Turbo Performance


Eficiente lavagem para roupas mais pesadas. Esta funo aumenta a velocidade agitao, proporcionando um melhor resultado de limpeza das roupas.

Enxge Extra
Voc escolhe se quer enxaguar uma ou duas vezes suas roupas. Selecione esta funo sempre que desejar o segundo enxge.

Funo Amaciante
Roupas mais macias e cheirosas de maneira automtica, com mais vinte (20) minutos. Selecionando o enxge amaciante, suas roupas ficaro imersas na gua do ltimo enxge, com o amaciante (se estiver usando), por mais vinte (20) minutos e, aps este tempo, a Lavadora finaliza o processo sem precisar da sua interveno.

Molho Inteligente
Deixa a roupa de molho por mais tempo. Em intervalos de 5 minutos e 30 segundos, faz uma agitao de 60 segundos para manter homognea a mistura de gua e sabo. Tempo de Molho do programa Pesado: 1 hora e 17 minutos Tempo de Molho do programa Normal: 38 minutos

Centrifugao
750 RPM (Rotaes Por Minuto). Velocidade ideal para a remoo da gua das roupas, sem danificar os tecidos.

Programas de Lavagem para cada Tipo de Sujeira


Pesado: Lavagem com molho longo para roupas muito sujas; Normal: Lavagem com molho curto para roupas sujas; Rpido: Lavagem sem molho para roupas pouco sujas. Todos os programas de lavagem so realizados com 1 enxge. Para que os programas sejam realizados com 2 enxges, pressione a tecla Enxge Extra.

Filtro Embutido
6
Retm os fiapos que so eliminados das roupas durante a lavagem, sem deixar aparente a sujeira do filtro.

Cuidado com as Roupas


Para conservar melhor as roupas necessrio saber como lav-las. Aprenda como tirar o melhor proveito de sua Lavadora e mantenha suas roupas por mais tempo.

Verifique na etiqueta
se a roupa lavvel em gua (alguns artigos de l, por exemplo, no so); se pode ser lavada em mquina; se pode ser lavada com alvejantes; Escolha os produtos e tipos de lavagem adequados para cada tipo de roupa.

Separe as roupas
roupas brancas, das coloridas; roupas coloridas de cores firmes, das coloridas desbotveis; roupas muito sujas (que exigem programas de lavagem mais intensos), das roupas pouco sujas. Assim voc melhora o desempenho de cada programa, evitando danificar as roupas delicadas e pouco sujas. artigos receptores de fiapos (meias,mais etc.), dos artigos doadores de fiapos (fralda, moleton, toalha de banho etc.).

Examine as roupas antes da lavagem


Antes de colocar as roupas na Lavadora, verifique e retire todos os objetos que possam se soltar durante a lavagem, danificando a Lavadora e impedindo seu funcionamento. retire alfinetes, cintos, enchimentos e quaisquer acessrios das roupas; retire o que estiver dentro dos bolsos (alfinetes, moedas, pregos, clipes etc.); retire os ganchos e rodzios das cortinas antes da lavagem; peas ntimas devem ser lavadas em saquinhos prprios para roupas delicadas, especialmente soutiens com armao em aro e alas removveis; roupas rasgadas ou descosturadas devem ser consertadas antes de lavar, bem como botes e acessrios que no estejam totalmente fixados s roupas; feche zperes e botes de presso para que no se estraguem ou se prendam em outras peas de roupa.

Conselhos teis para remoo de manchas


Manchas podem ser retiradas facilmente se o tecido for tratado o mais rapidamente possvel. Evite que a mancha seque ou permanea por muito tempo em contato com o tecido. Quanto maior for o tempo de permanncia da mancha na roupa, maior ser o ataque s fibras e maior ser o esforo para remov-la, podendo desgastar o tecido mais rapidamente. Guardar no armrio, ou passar a ferro roupas que no estejam devidamente lavadas, pode ocasionar a fixao permanente das manchas. Nem sempre a mancha eliminada na primeira vez. s vezes, necessrio repetir o procedimento vrias vezes at que a mancha seja totalmente removida. Antes de usar qualquer removedor aconselhvel que se faa um teste em uma parte escondida do tecido para evitar possveis danos sua roupa. Verifique sempre as recomendaes do fabricante do tecido na etiqueta da roupa. Verifique tambm as recomendaes dos fabricante de produtos qumicos (sabo, alvejante e amaciante). O resultado de lavagem pode variar de acordo com os produtos utilizados.

A roupa desbotvel?
Pa r a v e r i f i c a r s e u m a r o u p a desbotvel, faa o teste abaixo, seguindo passo a passo as instrues: 1. Umedea um pedao da roupa, de preferncia a bainha. 2. Coloque um tecido branco (para teste, que possa ser manchado) sobre o tecido colorido que foi umedecido e passe-o com ferro quente. 3. Se a cor do tecido colorido impregnar o tecido branco, quer dizer que ele manchar outras roupas que sejam lavadas juntamente. Lave-o separadamente com gua fria e sem deixar de molho e, em seguida, enxge-o e deixe-o secar sombra.

O peso das roupas


camisa ...................................250 camiseta.................................150 cala jeans adulto . ..................700 cala jeans infantil....................400 conjunto moleton adulto. ...........700 pea ntima................................50 fralda........................................50 fronha ......................................50 jaqueta jeans...........................800 pano de prato. ............................50 lenol casal..............................800 lenol solteiro..........................300 pijama.....................................500 toalha de banho. .......................500 toalha de rosto........................200 toalha para ps........................300 toalha de mesa grande. .............500 toalha de mesa pequena. ...........250 g g g g g g g g g g g g g g g g g g

Entenda os smbolos nas etiquetas das roupas


40

Pode ser lavada em mquina. Ao mecnica normal. Temperatura mxima 400C. Deve ser lavada mo. Pode ser lavada com alvejante base de cloro. Pode secar em secadora. Ciclo normal na temperatura mxima. Secar na vertical.

40

Pode ser lavada em mquina. Ao mecnica reduzida. Temperatura mxima 400C. No lavar.

40

Pode ser lavada em mquina. Ao mecnica muito reduzida. Temperatura mxima 400C.

No pode ser lavada com alvejante base de cloro. Pode secar em secadora.Ciclo normal na temperatura mnima. Secar na vertical sem torcer. Passar a ferro com temperatura mxima de 1500C. No permitido secar em secadora. Secar na horizontal.

Passar a ferro com temperatura mxima de 1100C. No passar a ferro. Limpar a seco. A letra no interior do crculo indica o produto qumico a ser usado (A,P ou F)

Passar a ferro com temperatura mxima de 2000C.

No limpar a seco.

Uso da Lavadora
Agora que voc j instalou sua Lavadora adequadamente e conheceu suas funes e benefcios, aprenda como us-la no dia-a-dia, seguindo os passos abaixo.

limpe a Lavadora

Antes de utilizar sua Lavadora, faa uma limpeza interna do produto seguindo os trs passos abaixo:

1. Abastea o compartimento de sabo at a metade, com sabo em p. 2. Programe a Lavadora, seguindo as instrues da pgina 11.
Programa de Lavagem___________________________________________________ RPIDO Nvel de gua_ ______________________________________________________________ ALTO

3. Deixe a Lavadora fazer o ciclo completo.

abastea a Lavadora

Coloque as roupas abertas no cesto, distribuindo-as de maneira uniforme ao redor do agitador, comeando pelas peas maiores. As peas mais leves devem ficar no meio da carga. Isso dar mais estabilidade sua Lavadora, evitando trepidaes durante a lavagem. IMPORTANTE Nunca coloque as roupas no cesto aps encher a Lavadora com gua, pois pode ocorrer transbordamento de gua e danos Lavadora. Quantidade mxima de roupa a ser utilizada em cada ciclo especial. Nvel Alto_________________10,2 kg de roupa seca* Nvel Mdio________________4,5 kg de roupa seca Consulte a tabela de pesos de roupa na pgina 08.
Nvel

Ao utilizar a capacidade nominal da Lavadora, as roupas no devem ultrapassar a linha central do anel hidrocompensador, conforme figura ao lado.

Mximo de Roupa

*A capacidade nominal declarada se refere a uma carga padro composta por lenis, fronhas e toalhas de algodo, cujas composies, dimenses e gramaturas so especificadas na Portaria do Ministrio do Desenvolvimento, Indstria e Comrcio Exterior MDIC , n. 185. A capacidade mxima da Lavadora para carregamento de roupa seca definida a partir de uma carga padro que simula o comportamento da ampla maioria dos itens que pode ser lavada em um domiclio. Contudo, existem certos tipos de artigos que, apesar de serem leves, ocupam um grande volume (por exemplo: tecidos sintticos de modo geral e artigos com enchimento de espuma), podendo comprometer o bom funcionamento e performance da Lavadora, quando utilizada em sua capacidade mxima.

abastea o Maxi-dispenser

O Maxi-dispenser possui uma gaveta com 2 recipientes que armazenam o sabo em p e o amaciante, mais um recipiente separado para alvejante. Os produtos so dispensados automaticamente durante as etapas da lavagem. Para usar a gaveta, basta puxar com uma das mos para abri-la, abastec-la conforme as instrues abaixo e fech-la, empurrando para dentro.

Sabo

Amaciante

Alvejante
Compartimento de Sabo Este compartimento deve ser abastecido somente com sabo em p. Verifique na tabela abaixo a quantidade de sabo a ser usada neste compartimento: NVEL ALTO NVEL MDIO quase cheio quase cheio metade

10

ROUPA MUITO SUJA ROUPA SUJA ROUPA POUCO SUJA

completo completo quase cheio

Compartimento de Amaciante (Uso Opcional) Abastea este compartimento somente com amaciante lquido; No ultrapasse o nvel mximo (MAX) do sifo. Caso isso ocorra, o sifo pode dispensar o produto antes do tempo adequado, podendo manchar os tecidos; O nvel mximo desse compartimento indicado para NVEL ALTO de gua. Reduza a quantidade do produto para os outros nveis de gua. O amaciante pode ser usado quando qualquer uma das opes de centrifugao estiver selecionada: No Centrifuga, Funo Amaciante e Centrifuga. Compartimento de Alvejante (Uso Opcional) O alvejante auxilia no branqueamento e remoo das manchas; Abastea com alvejante lquido este compartimento. Para evitar derramamento, utilize um recipiente com bico de despejo; Siga a quantidade recomendada pelo fabricante; Use gua sanitria (alvejante clorado) somente para roupas brancas. Para tecidos coloridos, use alvejante especial sem cloro. Alvejante clorado pode provocar desbotamento e/ou manchamento. Alguns amaciantes so muito viscosos e podem deixar resduo no compartimento. Neste caso, dilua-os com um pouco de gua antes de usar. No deixe cair amaciante no compartimento do sabo e vice-versa. Caso isso ocorra, a reao qumica entre os produtos pode manchar o tecido e danificar a Lavadora. Caso voc abastea o Maxi-dispenser com algum produto que no deseja utilizar, retire as roupas do cesto e siga os passos mencionados em Limpeza do Maxidispenserpgina.13.

programe a Lavadora

Siga os 6 passos indicados abaixo para programar a Lavadora conforme suas necessidades: Ligue a Lavadora.

1 2 3

Selecione o nvel de gua. Modelo BWC10 NVEL ALTO - at 10,2 kg de roupa seca NVEL MDIO - at 4,5 kg de roupa seca

Escolha as etapas de lavagem de acordo com o nvel de sujeira das roupas. roupa muito suja roupa suja roupa pouco suja Pesado Normal Rpido

Todas as lavagens so realizadas com 1 enxge. Sua Lavadora possui 2 ciclos de lavagem: Ciclo Normal (Luz apagada): Para roupas do dia-a-dia Turbo Performance (Luz acesa): Para roupas pesadas. Pressione a tecla TURBO PERFORMANCE para lavar roupas mais pesadas. Esta funo aumenta a velocidade de agitao proporcionando um melhor desempenho durante a lavagem. Enxge Extra: Selecione esta funo sempre que desejar enxaguar duas vezes suas roupas. FUNO AMACIANTE: selecione esta funo sempre que desejar que as roupas permaneam mergulhadas em gua com amaciante (caso esteja sendo utilizado) aps o ltimo enxge por at 20 minutos. Caso necessite cancelar a funo, basta pressionar novamente esta tecla para desativar a funo ou avanar a lavagem para a etapa Centrifuga. Tempo aproximado de lavagem* Pesado Normal Rpido 2 horas e 53 minutos 1 hora e 32 minutos 50 minutos

11

5 6

* Tempo calculado com nvel alto de gua. A durao do programa pode variar em funo da variao da presso da gua na sua residncia ou quando voc optar pelo Nvel Mdio de gua.

Limpeza
Limpeza Interna da Lavadora
A cada dois meses, faa a limpeza interna da Lavadora seguindo os 4 passos abaixo:

1. Certifique-se de que no exista nenhuma pea de roupa no interior da Lavadora. 2. Coloque 1/2 litro de alvejante (gua sanitria) diretamente no cesto. 3. Faa a seguinte seleo no painel:
Programa de Lavagem________________________________________LAVAGEM NORMAL Nvel de gua_ ______________________________________________________________ ALTO Tipo de Agitao_ _______________________________________________________ NORMAL

4. Deixe a Lavadora fazer o ciclo completo.


ATENO: No utilize programas de menor durao durante a lavagem, para garantir que todo o alvejante seja removido da Lavadora.

Limpeza Externa da Lavadora


Para no danificar e aumentar a vida til da sua Lavadora: Limpe o vidro da tampa semanalmente, evitando acmulo de resduos. Nunca utilize limpa-vidros para no danificar o material utilizado na Lavadora;

12

Use sabo neutro, aplicado com esponja ou pano macio. Nunca utilize lcool, removedores ou substncias abrasivas, principalmente na tampa, pois poder ocorrer uma reao qumica, danificando a Lavadora; No utilize jatos de gua ao limpar a sua Lavadora, para no danificar os componentes eltricos, o que pode acarretar um curto-circuito ou incndio.

Limpeza do Filtro de gua da Mangueira de Entrada 1.


Feche a torneira de entrada de gua e desconecte a mangueira da torneira.

3.

2.

Remova o anel de vedao e o filtro. Lave-os em gua corrente, com o auxlio de uma escova.

Com a ponta dos dedos, empurre o conector da mangueira para baixo.

4. Puxe o conector da mangueira para cima, recoloque o filtro na mangueira e posicione o anel de vedao dentro do conector. Conecte novamente a mangueira na torneira.

Limpeza da Gaveta do Maxi-Dispenser


Limpe a gaveta do Maxi-dispenser com regularidade para que sua eficincia seja mantida.

1.

Pu xe a g a veta de sabo e amaciante at que ela trave.

5. Lave o sifo e a gaveta com gua corrente e uma esponja macia. 6.


Limpe o alojamento, onde fica a gaveta, com um pano umedecido em gua. Coloque o sifo no recipiente de Amaciante.

Incline-a para baixo para solt-la da trava.

2.

3. Em seguida, levante a frente da gaveta para que ela saia totalmente do alojamento.

7.

4. Remova o sifo do recipiente de Amaciante, puxando-o para cima.

Coloque a gaveta novamente, forando-a levemente para dentro do alojamento.

Limpeza do Filtro Embutido


Limpe o filtro aps o trmino de cada lavagem para que sua eficincia seja mantida. Para realizar a limpeza, siga os passos abaixo: 1. Puxe a tampa localizada no centro do agitador, retirando assim, o suporte do filtro.

13

2. Lave o filtro em gua corrente. Se necessrio, faa uso de uma escova para auxiliar a limpeza.

3. Recoloque o suporte do filtro no centro do agitador.

Fotos ilustrativas

Solucionando Problemas
Problema Causa Provvel Soluo
Lavadora no Tecla Liga-Desliga no acionada Acione a tecla Liga-Desliga. funciona / no Falta de energia eltrica Aguarde a energia voltar. liga. Tampa aberta. Feche a tampa (um dispositivo de segurana impede o funcionamento da Lavadora com a tampa aberta). Plugue fora da tomada. Conecte o plugue na tomada. No caso de incompatibilidade do plugue com a tomada, troque por uma tomada adequada.

Defeito na rede eltrica (mau Verifique o funcionamento da tomada contato). com outro aparelho. Falta de gua. No lava. Carga de roupa inadequada para o volume de gua. Uso inadequado do Maxidispenser. Programa inadequado para o nvel de sujeira da roupa. Sabo no dilui no Maxidispenser. Resduo no Maxi-dispenser. Baixa presso da gua. Sabo empedrado. Uso inadequado do Maxidispenser. Amaciante muito viscoso. Montagem inadequada do Maxi-dispenser. Lavadora no solta gua. No entra gua. Aquecimento do painel. Mangueira de escoamento est instalada acima de 1,20 m. Torneira fechada. Mangueira de entrada de gua dobrada. Este aquecimento caracterstico do produto e ocorre porque a Lavadora est ligada na tomada. Presso de gua inadequada. Verifique se a torneira est fechada ou se est faltando gua. Selecione o nvel de gua de acordo com a carga de roupa. Verifique se o Maxi-dispenser foi abastecido de acordo com o programa. Consulte a pgina 11. No utilize sabo empedrado. Consulte um encanador ou a companhia de fornecimento de gua. No utilize sabo empedrado. Verifique o prazo de validade do sabo. Verifique se a colocaao do sabo foi feita de acordo com o programa. Dilua o amaciante antes de coloc-lo no Maxi-dispenser. Verifique se as peas esto bem encaixadas. Reveja as informaes de instalao e posicione a mangueira na altura adequada. Abra a torneira. Instale-a adequadamente (Consulte a pgina 04). Este aquecimento normal, mesmo com a Lavadora desligada.

14

Presso de gua alta ou baixa. Agita e pra

Chame um encanador para adequar a presso da gua.

Lavagem Pesada e/ou Normal Caracterstica normal do produto. selecionadas. Durante o molho, ocorrem agitaes curtas de 60 segundos a cada 5 minutos e 30 segundos aproximadamente. A Lavadora tem duas velocidades de agitao, que variam de acordo com a funo escolhida. A funoTurbo Performance possui uma agitao mais rpida do que a funo Normal. No entanto, os enxges da funo Turbo Performance possuem a mesma velocidade de agitao que a da funo Normal.

Agitao lenta

Problema
Barulho/ Estalo

Causa Provvel
Incio do escoamento da gua/ centrifugao. Mangueira batendo no gabinete. Pequenos objetos podem estar soltos no cesto da Lavadora (moedas, alfinetes...)

Soluo
Barulho normal da Lavadora (estalos normais). Barulho normal da Lavadora. Desligue a Lavadora, verifique a presena desses objetos e retire-os. Caso o rudo continue, entre em contato com a Rede de Servios Brastemp, e nas prximas lavagens siga as recomendaes da seo Cuidados com as Roupas da pgina 07. Antes do incio da centrifugao, o cesto gira lentamente por algumas vezes para melhor acomodao das roupas. Reveja as informaes de instalao e mantenha a mangueira acima de 0,85 m e abaixo de 1,20 m. No utilize alvejante para roupas brancas em roupas coloridas. Siga as dicas de lavagem nas pginas 07 e 08. Instale um filtro de passagem de gua. Siga as dicas de lavagem nas pginas. 07 e 08. Abra a tampa e redistribua a roupa ao redor do agitador. Verifique se os ps da Lavadora esto nivelados. Reveja as informaes de instalao. O tempo de lavagem maior ou menor, de acordo com o programa escolhido. Consulte o tempo de cada programa na pgina 11. Verifique o aperto da mangueira (Ver na pgina 04).

No centrifuga

A centrifugao inicia-se aproximadamente 1 minuto aps o esvaziamento total da Lavadora. Mangueira de escoamento instalada abaixo da altura mnima (85 cm da base da Lavadora). Uso inadequado de alvejante em roupas coloridas. Uso inadequado de programa de lavagem. gua de abastecimento suja Roupa rasgada, furada ou descosturada colocada na Lavadora.

No enche

Danifica / mancha as roupas

Trepidao/ Dependendo da distribuio da Deslocamento roupa durante a centrifugao, pode ocorrer uma vibrao excessiva da Lavadora. Tempo de Tipo de programa selecionalavagem muito do. longo Vazamento de gua Mangueira de entrada ou de escoamento de gua no est conectada adequadamente ao produto. Colocao de carga de roupa aps o abastecimento de gua. Tecidos acinzentados/descoloridos Quantidade de detergente insuficiente,roupas separadas inadequadamente, uso de alvejante com cloro em roupas coloridas

15

Colocar as roupas antes do abastecimento de gua. Lavar as roupas com quantidade de detergente adequado,separar as roupas conforme recomendao da pgina 07 e utilizar alvejante sem cloro. Utilize quantidade de detergente conforme recomendao da pgina 10. Separar as roupas conforme recomendao da pgina 07 e seguir as recomendaes de Uso da pgina 09.

Tecidos engor- Quantidade insuficiente durados de detergente e uso de amaciante em excesso ou diretamente nas roupas Fiapos nas roupas Separao de roupas inadequadas,Lavadora sobrecarregada, ciclo longo de lavagem, nvel de gua inadequado para quantidade de roupa

Barulho/Estalo Inicio do escoamento da gua / centrifugao Mangueira batendo no gabinete

Barulho normal da Lavadora (estalos normais) Barulho normal da Lavadora

O seu produto Brastemp garantido contra defeitos de fabricao, pelo prazo de 12 meses contados a partir da data da emisso da Nota Fiscal ao consumidor ou da entrega do produto ao primeiro adquirente, sendo: 3 primeiros meses - garantia legal; 9 ltimos meses - garantia especial, concedida pela Whirlpool S.A. - Unidade de Eletrodomsticos. A garantia compreende a substituio de peas e mo-de-obra no reparo de defeitos devidamente constatados, pelo fabricante ou Rede de Servios Brastemp, como sendo de fabricao. Durante o perodo de vigncia da garantia, o produto ter assistncia tcnica da Rede de Servios Brastemp. As garantias legal e/ou especial ficam automaticamente invalidadas se: o produto no for de uso exclusivamente domstico; na instalao do produto no forem observadas as especificaes e recomendaes do Manual do Consumidor quanto s condies para instalao do produto, tais como, nivelamento do produto, adequao do local para instalao, tenso eltrica compatvel com o produto etc.; na instalao, as condies eltricas e/ou hidrulicas no forem compatveis com a recomendada no Manual do Consumidor; na utilizao do produto no forem observadas as instrues de uso e recomendaes do Manual do Consumidor; tiver ocorrido mau uso, uso inadequado, ou ainda, tiver sofrido alteraes e/ou modificaes estticas e/ou funcionais, bem como tiver sido realizado conserto por pessoas ou entidades no-credenciadas pela Whirlpool S.A. - Unidade de Eletrodomsticos; houver sinais de violao do produto, remoo e/ou adulterao do nmero de srie ou da etiqueta de identificao do produto. As garantias legal e/ou especial no cobrem: despesas com a instalao do produto realizada pela Rede de Servios Brastemp ou por pessoas ou entidades no-credenciadas pela Whirlpool S.A. - Unidade de Eletrodomsticos; despesas decorrentes e conseqentes de instalao de peas e acessrios que no pertenam ao produto, mesmo aqueles comercializados pela Whirlpool S.A. - Unidade de Eletrodomsticos, salvo os especificados para cada modelo; despesas com mo-de-obra, materiais, peas e adaptaes necessrias preparao do local para instalao do produto, ou seja, rede eltrica, hidrulica, alvenaria, aterramento, esgoto etc.; falhas no funcionamento do produto decorrentes de insuficincia, interrupes, problemas ou falta no funcionamento de energia eltrica, gua na residncia, tais como: presso de gua insulficiente para o adequado funcionamento do produto, oscilaes de energia eltrica superiores ao estabelecido no Manual do Consumidor etc.; servios e/ou despesas de manuteno e/ou

T ermo de Garantia

limpeza do produto; falhas no funcionamento normal do produto decorrentes da falta de limpeza e excesso de resduos, ou ainda, decorrentes da existncia de objetos em seu interior, estranhos ao seu funcionamento e finalidade de utilizao; transporte do produto at o local definitivo da instalao; produtos ou peas que tenham sido danificados em conseqncia de remoo, armazenamento inadequado, manuseio, quedas ou atos e efeitos decorrentes da natureza, tais como relmpago, chuva, inundao etc.; despesas por processos de inspeo e diagnstico, incluindo a taxa de visita do tcnico, que determinem que a falha no produto foi causada por motivo no coberto por esta garantia; chamados relacionados a orientao de uso de eletrodomsticos, cuja explicao esteja presente no Manual de Instrues ou em Etiquetas Orientativas que acompanham o produto, sero cobrados dos consumidores. A garantia especial no cobre: deslocamentos para atendimentos de produtos instalados fora do municpio sede da Rede de Servios Brastemp, o qual poder cobrar taxa de locomoo do tcnico, previamente aprovada pelo consumidor, conforme tabela de quilometragem informada pela Whirlpool S.A. - Unidade de Eletrodomsticos atravs da Rede de Servios Brastemp; peas sujeitas ao desgaste natural, descartveis ou consumveis, peas mveis ou removveis em uso normal, tais como lmpadas, filtros, botes de comando, puxadores, bem como a mo-de-obra utilizada na aplicao das peas e as conseqncias advindas dessas ocorrncias. Consideraes Gerais: A Whirlpool S.A. - Unidade de Eletrodomsticos no autoriza nenhuma pessoa ou entidade a assumir em seu nome, qualquer outra responsabilidade relativa garantia de seus produtos alm das aqui explicitadas. A Whirlpool S.A. - Unidade de Eletrodomsticos reserva-se o direito de alterar caractersticas gerais, tcnicas e estticas de seus produtos, sem aviso prvio. Este termo de garantia vlido para produtos vendidos e instalados no territrio brasileiro. Para a sua tranqilidade, mantenha o Manual do Consumidor com este Termo de Garantia e Nota Fiscal de Compra do produto em local seguro e de fcil acesso. Whirlpool S.A. Unidade de Eletrodomsticos Atendimento ao Consumidor Rua Olympia Semeraro n 675 Jardim Santa Emlia - CEP 04183-901 So Paulo - SP - Caixa Postal 5171 Capitais e Regies Metropolitanas, ligue: 3003.0099 Outras Regies, ligue: 0800.970.0999

Dados Tcnicos
Lavadora Clean 10 kg
Dimenses e Peso
Altura com a tampa fechada (p na mxima): Altura com a tampa aberta (p na mxima): Largura: Profundidade: Peso: Tenso Variao de tenso admitida Freqncia Consumo de energia Consumo de gua Capacidade de roupa seca Intensidade de corrente Potncia mxima Centrifugao Sem embalagem 102 cm 140 cm 62,3 cm 64,5 cm 40,2 kg 127 V~ 106 a 132 V~ 60 Hz 0,28 kWh 120 litros 10,2 kg 7A 880 W 750 rpm Com embalagem 105 cm 66,8 cm 71,3 cm 43,2 kg 220 V~ 198 a 242 V~ 60 Hz 0,27 kWh 120 litros 10,2 kg 4A 880 W 750 rpm

Programa pesado / Nvel de gua alto / 1 enxge / Turbo Performance Capacidade baseada na carga padro descrita na Portaria do Ministrio do Desenvolvimento, Indstria e Comrcio Exterior - MDIC, N0 185 Lavadora abastecida com carga e voltagem nominal.

Questes Ambientais
Embalagem A Whirlpool S.A. - Unidade de Eletrodomsticos procura em seus novos projetos usar embalagens cujas as partes sejam de fcil separao, bem como de materiais reciclveis, portanto as peas da embalagem (sacos plsticos, peas de isopor e de papelo) devem ter o seu descarte de maneira consciente sendo eles destinados, preferencialmente, a recicladores. Produto Este produto foi construdo com materiais que podem ser reciclados e/ou reutilizados, ento ao se desfazer deste produto procure companhias especializadas em desmont-lo corretamente. Descarte Ao descartar este produto, no final de sua vida til, solicitamos que seja observado a legislao local existente e vigente em sua regio, desta forma fazendo o descarte de forma mais correta possvel.

17

fale com a Brastemp


Rede de Servios Brastemp
Todo cuidado na hora da instalao, manuteno ou reparo do seu eletrodomstico Brastemp. O nico garantido pelo fabricante, atende dentro e fora da garantia; Tcnicos treinados pela fbrica; Peas Originais. Whirlpool S.A. Unidade de Eletrodomsticos Rua Olympia Semeraro, 675 - Jd. Santa Emlia - CEP 04183-901 So Paulo - SP - Caixa postal 5171 Fotos apenas para fins publicitrios.

FIQUE ATENTO!
Para mais informaes sobre este produto ou para aprender sobre o painel, acesse: www.brastemp.com.br Para o correto fun1 cionamento da Lavadora, a base de isopor deve ser retirada. Certifique-se de que no tenha resduo de isopor na parte inferior da Lavadora. Esta atividade deve ser realizada com o auxlio de uma pessoa. Para que a Lava2 dora fique nivelada, os ps devem estar rosqueados e totalmente apoiados no cho. Caso no estejam, regule-os. Este procedimento minimiza os rudos e vibraes que podem ocorrer durante o funcionamento da Lavadora. Evite vazamentos 3 rosqueando, o suficiente, a man gueira de entrada de gua. Em seguida, abra a torneira e certifiquese de que no esteja ocorrendo vazamento de gua nas conexes das duas extremidades da mangueira (tanto do lado da torneira como do lado da vlvula atrs da Lavadora). Nunca corte a cinta 4 de fixao da mangueira de drenagem existente na parte traseira da Lavadora. Se for retirada, a Lavadora no completar o nvel de gua para o uso e a gua sair direto. A mangueira deve ser instalada em uma altura entre 0,85 m e 1,20 m. Para evitar que a 5 gua escoada retorne para a lavadora, nunca obstrua o cano de escoamento e tenha certeza de que o cano tenha um dimetro de, no mnimo, 5 cm. Proteja suas roupas 6 de fiapos, separandoas por tecido e cor antes de iniciar a lavagem. Tecidos que podem receber fiapos devem ser lavados separados daqueles que podem soltar fiapos. Retire das roupas todos os objetos que possam se soltar durante a lavagem e lave meias, roupas ntimas e outras peas pequenas, dentro de sacos apropriados. Para evitar trepida7 es, distribua as roupas de maneira uniforme ao redor do cesto da Lavadora, comeando pelas peas maiores. As peas mais leves devem ficar no meio da carga. Para obter melho8 res resultados de lavagem, siga as recomendaes de dosagens de sabo, amaciante e alvejante encontradas no manual e nunca ultrapasse o limite mximo indicado no dispenser. Para melhor acomodao das roupas, o cesto gira lentamente algumas vezes antes de iniciar a centrifugao.

O cesto de roupas 10 abaixa durante o enchimento, absorvendo diferentes pesos e voltando ao normal quando a carga retirada. Esta ocorrncia no reduz a vida til do produto.

n da pea: W10180881 - Rev.D - 02/10

You might also like