You are on page 1of 3

Conceito de Ordem e seu papel na cincia Segundo Rubem Alves, no importam as diferenas que separam o senso comum da cincia:

ambos esto em busca de ordem. Saindo dos campos da filosofia da cincia, razovel supor que a exigncia de ordem se fundamenta na prpria necessidade de sobrevivncia, no existe vida sem ordem, nem comportamento inteligente sem ela. Em outras palavras, a exigncia da ordem se encontra presente mesmo nos nveis mais primitivos da vida. A ordem sempre fascinou os homens, pois a ordem d ao homem o poder de previso. A agricultura, a pesca, a navegao, as vrias formas de artesanato, desenvolveram-se na medida em que os homens descobriram que existe ordem na natureza. Sementes, estaes, peixes e bichos, ventos e materiais se comportaro amanh da forma como se comportaram ontem. Se no necessitssemos de ordem para sobreviver, no a procuraramos e somente porque a procuramos que a encontramos. A ordem nos fornece a habilidade para prever e predizer os acontecimentos ambientais, de entender o mundo em que se vive, e assim a capacidade para antecipar eventos e evitar a necessidade de reajustes. Muitas atividades e habilidades surgiram da descoberta da existncia de ordem na natureza. No se pode negar que senso comum e cincia nos apresentam vises muito diferentes uma da outra. John Dewey em Reconstruction in Philosophy afirma que o homem vive num mundo de sonhos antes que de fatos, e um mundo organizado em torno de desejos cujo sucesso ou frustao constitui sua prpria essncia. Ou seja, o homem distingue o que senso comum da cincia e organiza, impe ordem, em torno daquilo que desejado. Quando um cientista enuncia uma lei ou uma teoria, ele est contando como se processa a ordem, est oferecendo um modelo da ordem. Agora ele poder prever como a natureza vai se comportar no futuro. isto que significa testar uma teoria: ver se, no futuro, ela se comporta da forma como o modelo previu.

Apesar de suas tcnicas de pesquisa e experimental a cincia est sujeita a descobrir que esta est errada e pode ser corrigida pela prpria cincia. Uma teoria pode sofrer confrontos com varias outra teoria formulada atravs de observaes rigorosas at se obtiver um critrio para estas observaes e seus dados experimentais. Uma teoria cientfica tem sempre a pretenso de oferecer uma receita universalmente vlida, vlida para todos os casos. Essa exigncia de universalidade tem a ver com a exigncia de ordem. Leis que funcionam para um determinado ambiente mas no valem para outros ambientes no so leis. Procedemos de forma ordenada porque pressupomos que haja ordem. Sem ordem no h problema a ser resolvido. Porque o problema exatamente construir uma ordem ainda invisvel de uma desordem visvel e imediata. S nos entregamos a problemas que julgamos poder resolver com os recursos de que dispomos. No desconhecido o fato de que os cientitas so vistos como pessoas que trabalham com fatos, que s levam em considerao aquilo que pode ser visto em oposio s pessoas do senso comum que acreditam em coisas que no podem ser vistas. Entretanto, isso no separa cientistas e no cientista, pelo contrrio: aproximaos. Em ambos os casos os indivduos esto em busca de ordem e que todos eles, independentemente de convices pessoais, concordam que a ordem presente. O mstico cr num deus desconhecido. O cientista cr numa ordem desconhecida. difcil dizer, de fato, qual deles mais razovel em sua devoo no-racional. A cincia se inicia com problemas, e um problema significa que h algo errado ou no resolvido com os fatos. Seu objetivo descobrir uma ordem (invisvel, por vezes) que transforme os fatos do enigma em conhecimento. Contudo, para resolver problemas e construir modelos, preciso tambm de criatividade, no apenas observao e ordem. A observao, sozinha, os teria deixado somente com a descrio do problema. A coisa a que os modelos se referem no dada observao direta. Eles se referem a uma ordem oculta, invisvel. Esta a razo

por que, muito embora a observao oferea pistas para sua construo, a imaginao o artista que d forma a esta matria bruta e informe. Por fim, podemos concluir que a ordem se encontra at mesmo nos nveis mais primitivos de vida. Sem ordem, no agimos de forma ordenada, o que dificulta muito a resoluo de problemas, a construo da cincia. A ordem nos fornece a habilidade de previso, de entender o mundo em que vivemos mas no deixa de estar sujeita a erros. Pedro Monasterio (318264)

You might also like