You are on page 1of 2

Vantagens da energia solar A energia solar no gara nenhum tipo de residuo pluente durante sua produo.

. As centrais de captao e distribuio necessitam de manuteno mnima.

Com os decorrentes avanos da tecnologia e com os investimentos cada dia maior em energias alternativas, os painis solares vem se tornando cada vez mais potentes ao mesmo tempo em que seu custo vem se tornando cada vez menor. Com os avanos desta tecnologia e o baretiamento de seus custos de produo a energia solar se torna cada vez mais uma soluo economicamente vivel. A energia solar excelente em lugares remotos ou de difcil acesso, pois sua instalao em pequena escala no obriga a enormes investimentos em linhas de transmisso. Em pases tropicais, como o Brasil, a utilizao da energia solar vivel em praticamente todo o territrio, e, em locais longe dos centros de produo energtica, sua utilizao ajuda a diminuir a demanda energtica nestes e consequentemente a perda de energia que ocorreria na transmisso.

Vantagens da energia solar aplicada em aquecedores:

Ajuda na reduo do gasto de energia eletrica, j que reduz ou ate mesmo elimina o usao de chuveiros eletricos, responsaveis pele maior parte do consumo eletrico de um a residencia. Existe hoje a pocibilidade da produo de paineis coletores de materiais reciclaveis o que reduz seu custo de instalacao.

Desvantagens Hoje a fabricao de um painel solar consome uma grande quantidade de energia, e em muitos casos a energia usada para sua fabricao chega a ser maior do que a energia gerada por ele quando em funcionamento. Os preos so muito elevados em relao aos outros meios de energia.

A quantidade de energia prodiziade esta diretamente limitada pelos fatores atamosfericos como chuva, neve, tempo nublado, etc, alm do fato de que durante a noite no existe produo alguma de energia, o que obriga a que existam meios de armazenamento da energia produzida durante o dia. Localidades com latitudes mdias e altas, como por exemplo, Nova Zelndia, Sul da Argentina e Chile, sofrem uma grande queda na produo de energia durante os meses de inverno devido menor disponibilidade diria de luz solar. Cidades como Curitiba e Londres, que sofrem com fequentes cobertura de nbuvens tabem tendem a ter variaes dirias de produo de acordo com o grau de nebulosidade. A quantidade de energia produzida e as formas de armazenamento da energia solar so pouco eficientes quando comparadas, por exemplo, a

combustveis fsseis como carvo, petrleo e gs, a energia hidroeltrica e a biomassa gereda pelo bagao da cana ou bagao da laranja. Desvatagens da energia solar aplicada em aquecedores:

Alto custo de instalao dos paineis e do reservatorio termico, e em alguns casos da tubulao, muitas vezes de cobre.

You might also like