You are on page 1of 17

CAPACITAO PARA OPERADORES DE MQUINAS E EQUIPAMENTOS

Paulo Velho de Azevedo Engenheiro Eletricista e de Segurana do Trabalho Telefone: 51 91553212 E-mail: velhoazevedo@gmail.com

18.14.2 Todos os equipamentos de movimentao e transporte de materiais e pessoas s devem ser operados por trabalhador qualificado, o qual ter sua funo anotada em carteira de trabalho.

18.14.2.1 Os operadores devem ter ensino fundamental completo e devem receber qualificao e treinamento especfico no equipamento, com carga horria mnima de dezesseis horas e atualizao anual com carga horria mnima de quatro horas.

18.14.2.1.1 Aos operadores que possurem experincia comprovada em CTPS, anterior a maio de 2011, dispensada a exigncia de ensino fundamental completo. (Inserido pela Portaria SIT n.o 296, de 16 de dezembro de 2011)

18.14.2.2 So atribuies do operador: a) manter o posto de trabalho limpo e organizado; b) instruir e verificar a carga e descarga de material e pessoas dentro da cabine; c) comunicar e registrar ao engenheiro responsvel da obra qualquer anomalia no equipamento; d) acompanhar todos os servios de manuteno enquanto executados no equipamento.

Capacitao:
NR18 Anexo III , item X PESSOAL TCNICO QUALIFICAO MNIMA EXIGIDA: a) Operador da Grua deve ser qualificado de acordo com o item 18.37.5 desta NR e ser treinado conforme o contedo programtico mnimo, com carga horria mnima definida pelo fabricante, locador ou responsvel pela obra, devendo, a partir do treinamento, ser capaz de operar conforme as normas de segurana utilizando os EPI necessrios para o acesso cabine e para a operao, bem como, executar inspees peridicas semanais. Este profissional deve integrar cada Plano de Carga e ser capacitado para as seguintes responsabilidades: operao do equipamento de acordo com as determinaes do fabricante e realizao de Lista de Verificao de Conformidades (check-list) com freqncia mnima semanal ou periodicidade inferior, conforme especificao do responsvel tcnico do equipamento. NR10 10.8.3 considerado trabalhador capacitado aquele que atenda s seguintes condies, simultaneamente: a) receba capacitao sob orientao e responsabilidade de profissional habilitado e autorizado; e b) trabalhe sob a responsabilidade de profissional habilitado e autorizado.

Ex. CONTEDO PROGRAMTICO (GRUA): Informaes sobre as Condies e Meio Ambiente de Trabalho; Legislao e Normas Regulamentadoras; Definio e Caractersticas da Gruas; Funcionamento das Gruas; Montagem e Instalao; Riscos Inerentes a sua Funo; Instrues de Segurana na Operao; Sinalizao de Operaes; Amarrao, Movimentao e Manipulao de Cargas; Uso adequado de Equipamentos de Proteo Individual; Informaes sobre Equipamentos de Proteo Coletiva; Ordem e Limpeza; Protees de Mquinas e Equipamentos; Riscos Eltricos; Sinalizao de Segurana; Lista de Verificao Diria; Acidente do Trabalho; Prtica de Operao e Amarrao.

CONTEDO PROGRAMTICO : - Normas Regulamentadoras e sua importncia; - Riscos da atividade e responsabilidades; - A importncia do livro dirio e seu preenchimento; - Tipos de elevadores; - Componentes dos elevadores; - Acidentes do trabalho com elevadores; - Equipamentos de proteo coletiva; - Equipamentos de proteo individual; - Segurana na operao; - Componentes eltricos e aterramento; - Organizao e limpeza do local de trabalho;; - Plano de manuteno preventiva e corretiva; - Listas de verificao inicial, diria e mensal; - Prtica da operao.

Capacitao
Operao, manuteno, inspeo e demais intervenes em mquinas e equipamentos devem ser realizadas por trabalhadores habilitados, qualificados, capacitados ou autorizados para este fim.

Os trabalhadores envolvidos na operao, manuteno, inspeo e demais intervenes em mquinas e equipamentos devem receber capacitao providenciada pelo empregador e compatvel com suas funes, que aborde os riscos a que esto expostos e as medidas de proteo existentes e necessrias, .....

Capacitao
A capacitao deve: a) ocorrer antes que o trabalhador assuma a sua funo; b) ser realizada pelo empregador, sem nus para o trabalhador; c) ter carga horria mnima que garanta aos trabalhadores executarem suas atividades com segurana, sendo distribuda em no mximo oito horas dirias e realizada durante o horrio normal de trabalho; d) ter contedo programtico conforme o estabelecido no Anexo II desta Norma; e e) ser ministrada por trabalhadores ou profissionais qualificados para este fim, com superviso de profissional legalmente habilitado que se responsabilizara pela adequao do contedo, forma, carga horria, qualificao dos instrutores e avaliao dos capacitados.

Capacitao
O material didtico escrito ou audiovisual utilizado no treinamento e o fornecido aos participantes, devem ser produzidos em linguagem adequada aos trabalhadores, e ser mantidos a disposio da fiscalizao, assim como a lista de presena dos participantes ou certificado, currculo dos ministrantes e avaliao dos capacitados. Considera-se trabalhador ou profissional qualificado aquele que comprovar concluso de curso especfico na rea de atuao, reconhecido pelo sistema oficial de ensino, compatvel com o curso a ser ministrado.

Considera-se profissional legalmente habilitado para a superviso da capacitao aquele que comprovar concluso de curso especfico na rea de atuao, compatvel com o curso a ser ministrado, com registro no competente conselho de classe.

Capacitao
A capacitao s ter validade para o empregador que a realizou e nas condies estabelecidas pelo profissional legalmente habilitado responsvel pela superviso da capacitao.
So considerados autorizados os trabalhadores qualificados, capacitados ou profissionais legalmente habilitados, com autorizao dada por meio de documento formal do empregador. At a data da vigncia desta Norma, ser considerado capacitado o trabalhador que possuir comprovao por meio de registro na Carteira de Trabalho e Previdncia Social CTPS ou registro de empregado de pelo menos dois anos de experincia na atividade e que receba reciclagem

Capacitao
O contedo programtico da capacitao para reciclagem deve atender as necessidades da situao que a motivou, com carga horria mnima que garanta aos trabalhadores executarem suas atividades com segurana, sendo distribuda em no mximo oito horas dirias e realizada durante o horrio normal de trabalho. A funo do trabalhador que opera e realiza intervenes em mquinas deve ser anotada no registro de empregado, consignado em livro, ficha ou sistema eletrnico e em sua CTPS. Os operadores de mquinas autopropelidas devem portar carto de identificao, com nome, funo e fotografia em local visvel, renovado com periodicidade mxima de um ano mediante exame medico, conforme disposies constantes das NR-7 e NR-11

ANEXO II CONTEDO PROGRAMTICO DA CAPACITAO. 1. A capacitao para operao segura de mquinas deve abranger as etapas terica e prtica, a fim de permitir habilitao adequada do operador para trabalho seguro, contendo no mnimo:
a) descrio e identificao dos riscos associados com cada mquina e equipamento e as protees especficas contra cada um deles; b) funcionamento das protees; como e por que devem ser usadas; c) como e em que circunstancias uma proteo pode ser removida, e por quem, sendo na maioria dos casos, somente o pessoal de inspeo ou manuteno; d) o que fazer, por exemplo, contatar o supervisor, se uma proteo foi danificada ou se perdeu sua funo, .... e) os princpios de segurana na utilizao da mquina ou equipamento; f) segurana para riscos mecnicos, eltricos e outros relevantes; g) mtodo de trabalho seguro; h) permisso de trabalho; e i) sistema de bloqueio de funcionamento da mquina e equipamento durante operaes de inspeo, limpeza, lubrificao e manuteno

A capacitao de operadores de mquinas automotrizes ou autopropelidas, deve ser constituda das etapas terica e prtica e possuir o contedo programtico mnimo descrito nas alneas do item 1 deste anexo e ainda:
a) noes sobre legislao de trnsito e de legislao de segurana e sade no trabalho; b) noes sobre acidentes e doenas decorrentes da exposio aos riscos existentes na maquina, equipamentos e implementos; c) medidas de controle dos riscos: EPC e EPI; d) operao com segurana da mquina ou equipamento; e) inspeo, regulagem e manuteno com segurana; f) sinalizao de segurana; g) procedimentos em situao de emergncia; e h) noes sobre prestao de primeiros socorros.

A etapa prtica deve ser supervisionada e documentada, podendo ser realizada na prpria mquina que ser operada

Capacitao
O curso de capacitao deve ser especfico para o tipo mquina em que o operador ira exercer suas funes e atender ao seguinte contedo programtico:
a) histrico da regulamentao de segurana sobre a mquina especificada; b) descrio e funcionamento; c) riscos na operao; d) principais reas de perigo; e) medidas e dispositivos de segurana para evitar acidentes; f) protees - portas, e distncias de segurana; g) exigncias mnimas de segurana previstas nesta Norma e na NR 10; h) medidas de segurana para injetoras eltricas e hidrulicas de comando manual; e i) demonstrao pratica dos perigos e dispositivos de segurana. O instrutor do curso de capacitao para operadores deve, no mnimo, possuir: a) formao tcnica em nvel mdio; b) conhecimento tcnico de mquinas...; c) conhecimento da normatizao tcnica de segurana; e d) capacitao especfica de formao.

Comparao com motorista; Reciclagem; Operador R. Correa; Seleo dos candidatos ao treinamento; Reprovao.

PERGUNTAS?

OBRIGADO PELA ATENO

Paulo Velho de Azevedo Engenheiro Eletricista e de Segurana do Trabalho Telefone: 51 91553212 E-mail: velhoazevedo@gmail.com

You might also like