You are on page 1of 12

Impresso Especial

9912248799/2009-DR/RS

Sedufsm

CORREIOS

Publicao mensal da Seo Sindical dos Docentes da UFSM / ANDES - Julho a Setembro de 2013

ISSN 2177-9988
BRUNA HOMRICH FRITZ NUNES

Paulo Burmann garante

Em entrevista ao Jornal da Sedufsm, o reitor eleito, que assume no final deste ano, professor Paulo Afonso Burmann, afirma que o incio de um processo Estatuinte na UFSM est entre suas prioridades de gesto. Ele garante que o processo ser deflagrado j no incio do prximo ano. Na entrevista, ele fala tambm sobre a necessidade de melhorar a relao entre a Administrao e os segmentos e rejeita qualquer ideia de uma poltica do toma l da c na instituio. Leia mais em Com a palavra, pgs. 08 e 09
RENATO SEERIG

Estatuinte em 2014

Registro fotogrfico em frente ao local onde funciona a Escola Augusto Ope da Silva

O povo na rua
Os rescaldos das manifestaes de junho e julho em Santa Maria, que incluram desde marchas pelas ruas, como tambm a ocupao da Cmara de Vereadores durante seis dias em busca de justia para o caso Kiss. Leia mais nas pgs. 06 e 07 Ainda nesta edio

Ato histrico em aldeia kaingang


Na tarde do dia 26 de setembro, um ato histrico foi patrocinado pela Sedufsm na aldeia Trs Soitas, local de Santa Maria onde vivem 14 famlias kaingang, que disputam judicialmente a permanncia na rea, que apesar de ser propriedade de algumas famlias importantes da cidade, encontrava-se, antes da ocupao, totalmente sem uso h muitos e muitos anos, conforme relato dos indgenas e do Gapin. No dia 26 ocorreu o lanamento da revista 'As aventuras do indiozinho Bret', em um ato poltico que selou a relao slida entre sindicatos, movimentos sociais e os indgenas de Santa Maria. Mais sobre a revista publicada pela Sedufsm na pg. 02

ANDES-SN pressiona MEC sobre carreira


Radar, pg. 03

Vivncias' resgata obra de professores artistas


Extra-classe, pg. 10

58 Conad aprovou lutas do segundo semestre


Radar especial, pgs. 04 e 05

ACOM PANHE A SEDUFSM NA INTERNET

www.sedufsm.org.br

twitter.com/ sedufsm

facebook.com/ sedufsm

Toda sexta-feira, s 19h, na TV Santa Maria, canal 19.

02

JULHO A SETEMBRO DE 2013

Publicao da Seo Sindical dos Docentes da UFSM / ANDES

EDITORIAL

Clauber

Durante os meses de junho e julho, milhes de pessoas em todo o Brasil, incluindo Santa Maria, saram s ruas para protestar. O pas entrou, mesmo que de forma no planejada, na rbita dos grandes protestos mundiais, que passaram nos ltimos anos pelo Oriente Mdio, atravs da Primavera rabe, pela Espanha, Grcia, entre outros. A largada brasileira nos protestos se deu basicamente a partir de dois momentos: a represso contra as manifestaes pelo aumento da tarifa do transporte, em So Paulo, e a manifestao no Rio contra os gastos excessivos em obras relacionadas aos grandes eventos, como a Copa do Mundo e Olimpadas. O grande desafio nesse processo, que levou as pessoas s ruas, que a chama da indignao no cesse com o tempo, no caia no vazio. Em nvel nacional, as manifestaes pautaram os governos e os poderes Legislativos. Passado o auge dessas manifestaes, h uma tendncia de que se volte normalidade, mas o fato que o recado foi dado em alto e bom som. Em Santa Maria, alm de questes como transporte, sade, moradia, educao, um elemento a mais moveu as pessoas: a busca por justia e por tica na poltica. Depois de 27 de janeiro, quando ocorreu o incndio na boate Kiss, que levou morte de 242 pessoas, alm de outras centenas que ficaram feridas, a cidade passou a buscar respostas e tambm responsabilizao daqueles que deixaram de cumprir suas funes na fiscalizao da casa noturna. Assumindo um captulo parte na luta dos brasileiros, estudantes, familiares de vtimas da tragdia, com o apoio do movimento sindical, ocuparam a Cmara de Vereadores durante seis dias e l obtiveram uma vitria significativa: a demisso do ento procurador do Legislativo, que era visto como o principal articulador da pizza na CPI que investigava as responsabilidades de agentes pblicos e polticos na tragdia. Mas, a luta ainda no cessou. Tanto em Santa Maria, como no restante do Brasil, as injustias permanecem. O governo federal continua drenando bilhes de reais para pagamento de juros da dvida pblica, enquanto deixa sem assistncia devida reas sociais como a sade e a educao, levando a polticas equivocadas como a criao de uma empresa para gerir os Hospitais Universitrios, e permanece sem cumprir os 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para o ensino. As manifestaes de junho e julho foram um passo na tomada de conscincia da populao para o fato de que, somente com presso, pode-se alterar a agenda poltica e econmica do pas, infelizmente, ainda voltada para uma minoria privilegiada.

Recado das ruas

PONTO A PONTO
Fotos: CARINA CARVALHO

Durante o 58 Conad, realizado em Santa Maria entre 18 e 21 de julho, foi lanada a publicao indita: As aventuras do indiozinho Bret (foto). O lanamento oficial ocorreu no ltimo dia 26 de setembro, na Aldeia Trs Soitas, que abriga famlias kaingang em Santa Maria. A obra, que bilngue em portugus e kaingang-, oferece sociedade um instrumento de aprendizagem, visto que as histrias mostram a interao dos valores de uma criana indgena com o dia a dia de uma sociedade em que o ndio, muitas vezes, visto de forma preconceituosa, ou mantido na invisibilidade. De acordo com Matias Rempel, integrante do Grupo de Apoio aos Povos Indgenas (Gapin) de Santa Maria, a publicao uma ferramenta de incluso social e aprendizagem.

Cultura indgena

EXPEDIENTE
A diretoria da SEDUFSM composta por: Presidente: Rondon Martim Souza de Castro; Vice-presidente: Julio Ricardo Quevedo dos Santos; Secretrio-geral: Humberto Gabbi Zanatta; 1 Secretrio: Jernimo Siqueira Tybusch; Tesoureiro-geral: Jos Luiz de Moura Filho; 1 Tesoureiro: Luiz Ernani Bonesso de Araujo; Suplentes: Deividi da Silva Pereira; Gianfbio Pimentel Franco e Valeska Fortes de Oliveira. Jornalista responsvel: Fritz R. F. Nunes (MTb n 8033) Equipe de jornalismo: Fritz R. Nunes, Rafael Balbueno e Ivan Lautert (jornalistas); Bruna Homrich, Diosana Frigo e Carina Carvalho (estagirias de jornalismo) Equipe de Relaes Pblicas: Vilma Ochoa (RP) e Fernanda Brusios (Estagiria de RP) Arquivista: Cludia Rodrigues Demais funcionrios: Andressa Rosa, Mrcio Prevedello, Paulo Marafiga e Maria Helena Ravazzi da Silva Diagramao e projeto grfico: J. Adams Propaganda Ilustraes: Clauber Souza e Reinaldo Pedroso Impresso: Grfica Pale, Vera Cruz (RS) Tiragem: 1.600 exemplares Obs: As opinies contidas neste jornal so da inteira responsabilidade de quem as assina. Sugestes, crticas, opinies podem ser enviadas via fone(fax) (55)3222.5765 ou pelo e-mail sedufsm@terra.com.br Informaes tambm podem ser buscadas no site do sindicato: www.sedufsm.org.br A SEDUFSM funciona na Andr Marques, 665, cep 97010-041, em Santa Maria (RS).

Desde o ms de julho, quando foi lanada no 58 Conad, j est disponvel para consulta a edio n 52 da revista Universidade & Sociedade, editada e publicada pelo ANDES-SN. O tema convida reflexo: (IN) certezas, movimento docente e expanso nas IES pblicas. A 'Universidade & Sociedade' traz artigos, debates, entrevistas, dados e uma poesia de autoria do professor da UFSM e diretor da Sedufsm, Humberto Zanatta. Os textos apresentam um panorama da atual conjuntura da educao superior, enfatizando a gesto universitria, bem como sua expanso atravs dos programas Reuni e Prouni. Tambm foi feita uma anlise de como a formao dos professores universitrios, e posteriormente a insero no mercado de trabalho.

Revista

O financiamento de campanhas eleitorais e a corrupo viraram temas de livro. Althen Teixeira Filho, professor do Instituto de Biologia da UFPel, lanou durante o 58 Conad (foto) a obra Financie um candidato: compre um poltico. O argumento central da publicao de que no atual sistema, os polticos atuam como agentes terceirizados do poder econmico, que os financia eleitoralmente, para depois poderem corromper o ncleo do Estado. Althen Teixeira Filho defensor do financiamento pblico de campanhas. O livro, prefaciado por Osvaldo Coggiola, historiador da USP e diretor do ANDES-SN, possui 210 pginas e sua impresso foi bancada pelo prprio Althen.

Corrupo poltica

Publicao da Seo Sindical dos Docentes da UFSM / ANDES

JULHO A SETEMBRO DE 2013

03

RADAR

Sindicato obtm deciso judicial favorvel


Em ao movida contra a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a Seo Sindical dos Docentes da UFSM (SEDUFSM) conquistou o direito dos docentes receberem os valores referentes correo monetria sobre toda e qualquer forma de pagamento administrativo ocorrido em atraso, como por exemplo, insalubridade, abono permanncia, capacitao, progresso funcional, entre outros, conforme explicao do advogado Heverton Padilha. Para o vice-presidente da Sedufsm, professor Julio Quevedo, essa uma notcia importante, tendo em vista que um sindicato atua em vrias frentes de luta, sejam polticas ou jurdicas. Representada pelo escritrio Wagner Advogados Associados, a SEDUFSM obteve deciso favorvel junto ao Tribunal Regional Federal da 4 Regio, a qual foi confirmada pelos Tribunais Superiores, gerando o trnsito em julgado (finalizao) da ao. Dessa forma, o processo entrar na fase de execuo, em que sero feitos os clculos para cobrana dos valores devidos. Conforme avaliao da assessoria jurdica, o governo federal tem efetuado o pagamento de verbas atrasadas administrativamente com a correo monetria que entende devida ou, s vezes, no pagando qualquer correo. Nesse sentido, averiguou-se que a correo monetria, quando paga, tem sido repassada em valor inferior ao justo. De acordo com o entendimento firmado pelo TRF da 4 Regio a correo monetria cabvel sobre parcelas recebidas administrativamente em razo de sua natureza alimentar, pois se trata de simples reposio do valor real da moeda.
Arquivo/Sedufsm

EBTT EBTT Em deciso recente, o Superior Tribunal de Justia (STJ) reconheceu o direito progresso por titulao dos docentes do Ensino Bsico, Tcnico e Tecnolgico (EBTT) entre o perodo de 22 de setembro de 2008 e 17 de setembro de 2012, para a qual devem ser aplicadas as disposies da Lei n 11.344/06 at a publicao do

Heverton Padilha (e), da assessoria jurdica da Sedufsm: clculos dependem da UFSM

novo regulamento. A manifestao foi ressaltada em nota tcnica divulgada pela Assessoria Jurdica Nacional do ANDES-SN. A deciso tem efeito vinculativo aos processos judiciais e com ela fica

assegurado aos docentes do EBTT que obtiveram titulao at 17 de setembro de 2012 o direito progresso funcional entre classes independente do cumprimento de qualquer interstcio.

Apesar de o movimento docente vinculado ao ANDES-SN no ter conseguido, em 2012, que o governo realmente se dispusesse a discutir o projeto de carreira elaborado e aprovado nos bases do sindicato, a presso junto ao governo se mantm. E, em reunio no dia 18 de setembro, na sede do Sindicato Nacional, o responsvel pela Secretaria de Ensino Superior do Ministrio da Educao Speller (e) da Sesu/Mec em reunio (Sesu/MEC), Paulo Speller, concordou em com Schuch, do ANDES-SN buscar os caminhos internos ao governo para discutir a carreira docente dos professores federais, a partir dos conceitos propostos no plano de carreira defendido pelo ANDES-SN. Durante o encontro, o 1 vice-presidente do ANDES-SN, Luiz Henrique Schuch fez um resgate de todo o processo histrico de construo da carreira docente, com o Plano nico de Classificao e Retribuio de Cargos e Empregos (Pucrce), e a desestruturao paulatina desde o governo Collor at o processo que resultou na greve de 2012. Schuch ressaltou o descontentamento da categoria docente com a dificuldade de abertura de um canal de interlocuo com o governo para negociao efetiva e cobrou da Sesu/ MEC a responsabilidade por este papel. O Ministrio da Educao tem que se assumir como interlocutor das questes relativas Educao. a sua responsabilidade. Temos que enfrentar a estruturao da carreira docente a partir de conceitos e isso s ser possvel atravs do MEC. Enquanto a questo ficar no Ministrio do Planejamento a discusso sempre ser pautada pelo impacto financeiro, apontou Schuch. Alm da carreira docente, foram pontuadas pelos diretores do ANDES-SN outras questes como a precarizao das condies de trabalho e da infraestrutura nas Instituies Federais de Ensino. Schuch destacou que entre as questes de precarizao do ensino est o fato do governo compelir as administraes locais a criarem, por exemplo, bacharelados interdisciplinares, com grande ingresso de alunos, para responder s imposies do MEC, o que induz fragilizao curricular em algumas instituies. Um novo encontro entre Sesu/MEC e sindicato deve acontecer em outubro.

ANDES-SN pressiona por conceitos da carreira

Funpresp
Situao irnica. Devido baixa adeso dos professores que recm ingressaram nas instituies federais de ensino Fundao de Previdncia Complementar do Servidor Pblico Federal do Poder Executivo (Funpresp-Exe), representantes do governo federal procuraram o ANDES-SN para dialogar sobre o problema. Segundo o prprio presidente da Fundao, Ricardo Pena, a categoria docente vem se mostrando reticente quanto ao novo plano, sendo que, em mdia, apenas 7% dos novos concursados aderiram Funpresp. Entretanto, se os professores no deposi- Material de divulgao contra adeso ao Funpresp tam confiana nesse plano, que coloca a aposentadoria dos trabalhadores sob gesto de uma empresa privada, , em grande parte, fruto do trabalho de propaganda e divulgao realizado pelo ANDES-SN com grande fora nos ltimos meses, inclusive a partir de deliberao do 58 Conad. Protagonizando uma campanha que incluiu a produo de materiais como cartilhas, panfletos e cartazes, o Sindicato Nacional assume posio contrria Funpresp, tendo em vista que o plano promove a desresponsabilizao do Estado no que tange Previdncia Social dos trabalhadores transferindo as atribuies a uma entidade privada -, e d mais um passo rumo retirada de direitos dos trabalhadores. Somos a favor da previdncia pblica, e ficamos muito indignados com esta deciso (governamental), disse a 1 vice-presidente da Regional Sul do ANDES-SN e uma das coordenadoras do Grupo de Trabalho Seguridade Social/Assuntos de Aposentadoria (GTSSA), Maria Suely Soares. Almir Menezes Filho, 2 tesoureiro do ANDES-SN e encarregado de Assuntos de Aposentadoria, tambm ressaltou o resultado positivo obtido pela campanha sindical. A procura mostra que a cartilha j cumpriu um dos seus objetivos, de levantar a discusso e provocar debates, explica.

Arquivo/ANDES-SN

04

JULHO A SETEMBRO DE 2013

Publicao da Seo Sindical dos Docentes da UFSM / ANDES

RADAR - ESPECIAL

Debates do ANDES-SN passaram por Santa Maria


As polticas gerais do Sindicato Nacional dos Docentes (ANDES-SN), aprovadas no Congresso da entidade, que em 2013 ocorreu no Rio de Janeiro, foram intensamente debatidas em Santa Maria. que aps 17 anos, a cidade voltou a sediar um evento de carter nacional do sindicato: o 58 Conad. A nica vez em que ocorrera um encontro de magnitude similar na cidade foi em 1996 - o XV Congresso do ANDES-SN, cujas discusses tambm tiveram lugar no Itaimb Palace Hotel. Dentre as deliberaes importantes tomadas no 58 Conad estava a realizao de uma Jornada de Lutas contra o Fundo de Previdncia do Servidor Pblico (Funpresp), que inclusive foi implementada no ms de agosto, com cartilha e outros matrias de divulgao elaborados pelo Sindicato Nacional, que objetivam esclarecer o processo de privatizao pelo qual est passando a previdncia do funcionalismo. A luta em defesa dos Hospitais Universitrios (HUs) e contra a proposta de que estes sejam geridos pela Empresa Brasileira de Servios Hospitalares (Ebserh), o que significar a quebra da autonomia das universidades federais e a privatizao dos servios, tambm foi enfatizada durante o Conad de Santa Maria. Os participantes aprovaram uma jornada de lutas contra a Ebserh, que tem sido desenvolvida no Rio de Janeiro. A justificativa de que no estado do Rio h um grande complexo de hospitais federais. E, nas ltimas semanas, o Conselho Universitrio da UFRJ vem debatendo a gesto dos HUs pela empresa governamental. Em relao a essa pauta, foi aprovada a construo de um dossi sobre a implementao da Ebserh nas Instituies Federais de Ensino (Ife), de modo que se tenha a possibilidade de socializar os
CARINA CARVALHO

acmulos entre as sees sindicais. Um dos pontos tambm aprovados no 58 Conad foi a realizao de cursos de formao para os novos professores, que alm de conhecer a histria de mais de 30 anos do ANDES-SN, tambm ficam preparados para outros debates importantes, como o caso da realizao do VII Encontro Intersetorial, que ser realizado entre 25 e 27 de outubro, em Braslia. O VII Encontro Intersetorial abordar as demandas e os desafios do ANDESSN, com a participao das Sees Sindicais, atendendo aos trs setores Estaduais, Federais e Particulares, a fim

Formao sindical Formao sindical

de identificar pontos comuns de luta entre os setores que fazem parte do Sindicato Nacional e propor uma poltica unificada de ao. Diferente dos Congressos e Conads do ANDES-SN, o Encontro Intersetorial no tem carter deliberativo, mas constitui importante espao de debates temticos e organizativos do movimento docente, a fim de articular aes e atividades do Sindicato Nacional para o prximo perodo. Pode, tambm, elaborar propostas de encaminhamentos de acordo com as polticas j definidas em Congressos e Conad. Os participantes so indicados pelas Sees Sindicais, sem limites de representao.

J o 59 Conad, conforme deliberao tomada em Santa Maria, ocorrer em 2014, em Aracaju, capital do estado de Sergipe. O tema da precarizao volta pauta neste segundo semestre a partir da 'Revista Dossi Nacional 3 Precarizao das Condies de Trabalho nas IFE II. Conforme os debates do 58 Conad, o destaque ser em cima das lutas pelos direitos na aposentadoria, contra os fatores que levam ao adoecimento, por autonomia com democracia e financiamento pblico, pela reestruturao da carreira e reverso da precarizao das condies de trabalho.

Precarizao Precarizao

Em uma das ltimas plenrias do 58 Conad, na manh do domingo, 21, foi feita a escolha dos seis nomes que passaram a compor a Comisso da Verdade do ANDES-SN. A criao do grupo havia sido deliberada em maro deste ano, durante o 32 Congresso do ANDES-N, no Rio de Janeiro. Hlvio Alexandre Mariano, da Adunioeste (PR), um dos propositores da criao do grupo, comentou sobre a aceitao da proposta de criao da Comisso da Verdade: Em primeiro lugar voc fica feliz e emocionado, at porque tinha sido uma proposta minha de criar esta comisso. Seguindo a orientao tomada pelos delegados do Conad, o Grupo de Trabalho de Histria do Movimento Docente (GTHD) se reuniu no final de agosto junto com os membros da Comisso, em Braslia, na sede do Sindicato Nacional. O objetivo foi traar estratgias de atuao. Conforme o entendimento dos participantes da reunio, fundamental o envolvimento das sees sindicais no trabalho que ser realizado pela Comisso. A partir dessa lgica foram elaboradas algumas questes relacionadas s aes desenvolvidas pelas Sees no que diz respeito ao perodo da ditadura empresarial-militar (1964-1985), que tinham prazo para serem respondidas e encaminhadas at o final de setembro, de acordo com a circular n 156/2013, enviada pelo ANDES-SN s Sees Sindicais e Secretarias Regionais no incio

Instalada a Comisso da Verdade


- Trs membros titulares

de setembro. A Comisso da Verdade, a partir da deliberao do Conad, ficou composta da seguinte forma: - Trs membros titulares Mrcio Antnio de Oliveira - Secretrio-geral do ANDES-SN: Hlvio Alexandre Mariano - 1 Secretrio da Adunicentro;

Edson Teixeira da Silva Junior, da Associao dos Docentes da Universidade Federal Fluminense (Aduff-SSind). - Trs membros suplentes Paulo Cambraia - 2 vice-presidente da Regional Norte II do ANDES-SN; Antonio Lisboa - Secretrio da Associao dos Docentes da Universidade Federal de Campina Grande (ADUFCG S. Sind); Eldio Alexandre Borges, da Associao de Docentes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ADUFRJ S. Sind).

- Trs membros suplentes

Publicao da Seo Sindical dos Docentes da UFSM / ANDES

JULHO A SETEMBRO DE 2013

05

RADAR ESPECIAL

Luta dos aposentados avana


BRUNA HOMRICH

Delegao da Sedufsm no Conad conseguiu passar duas propostas sobre aposentados

O 58 Conad, em Santa Maria (RS), de 18 a 21 de julho, mostrou a importante atuao da base de professores da Sedufsm que atuam junto ao Grupo de Trabalho e Seguridade Social (GTSSA). De trs Textos de Resoluo apresentados (TRs), dois foram aprovados. Um deles referindo-se a dar maior visibilidade s aes dos GTs de aposentados, incentivando assim a criao de novos grupos no mbito das sees sindicais. O outro aprovado pelo Conad, e que, inclusive, j foi protocolado em Braslia pelo ANDES-SN (ver logo a seguir),

trata de requerer ao senador Paulo Paim (PT-RS) uma alterao em projeto de autoria dele tratamento sobre reenquadramento de aposentados e pensionistas. No projeto apresentado pelo senador gacho est prevista a alterao do artigo 15 da lei 11091, de 2005 e, na avaliao do GTSSA, necessrio que se altere, tambm, o artigo 5 da lei 11344, de 2006, possibilitando assim a incorporao dos aposentados e pensionistas da classe de professor associado ao projeto. A partir disso

estaria reparada, em parte, a injustia cometida contra os aposentados quando da criao da classe de Associado, pois permitiria a equiparao dos dois segmentos s tabelas remuneratrias dos servidores da ativa. A proposta aprovada durante o 58 Conad foi protocolada pelo ANDESSN no dia 8 de agosto, junto ao Senado Federal, endereada ao senador Paulo Paim. Mas, a mobilizao no parou por a. Nos dias 10 e 11 de setembro, os professores Carlitos Schalenberger e Getulio Lemos, ambos do GTSSA da Sedufsm, estiveram em Braslia para participar de um ato promovido pelo Mosap (Movimento de Servidores Aposentados) em defesa da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 555, que acaba gradativamente com a contribuio previdenciria de servidores aposentados e pensionistas. Aproveitando a estada na capital federal, a representao da Sedufsm fez uma entrega direta de cpia do documento que trazia a deliberao do Conad para a assessoria de Paulo Paim, que se mostrou receptiva.

PEC 555 PEC 555 Os professores Getulio Lemos e Carlitos Schalenberger explicam que a

proposta original da PEC 555 apresentada pelo ex-deputado Carlos Mota (PSB/MG) previa que servidores aposentados no contribussem e, queles que j tivessem contribudo previdncia, fosse feito um ressarcimento retroativo a 2003, quando iniciou a contribuio previdenciria. Enfrentando uma grande resistncia por parte do Congresso Nacional, especialmente da base governista, a proposta ganhou algumas modificaes quando chegou s mos de seu relator, deputado Arnaldo Faria de S (PTB/SP). O substitutivo apresentado pelo parlamentar prev que os servidores aposentados no deixaro de contribuir repentinamente, mas de forma gradativa: desde quando se aposenta, o trabalhador teria, a cada ano, 20% de sua contribuio reduzida, de modo que, num perodo de cinco anos, ele no mais ter de contribuir. Ainda que o texto do substitutivo seja mais brando e, talvez, mais palatvel ao Congresso, a resistncia em coloc-lo na pauta para votao persiste. Schalenberger explica que foi feito um documento para solicitar que a PEC 555 entre em regime de votao sob o carter de urgncia, na Cmara. Tal solicitao encontra resistncia na liderana do PT.

Edmundo Dias
Um dos momentos mais tocantes do 58 Conad, ocorrido em Santa Maria, foi o da homenagem a Edmundo Fernandes Dias, professor aposentado da Unicamp, ex-diretor do ANDES-SN, e, sobretudo, um incansvel militante marxista. Edmundo foi homenageado na abertura do encontro com o discurso do atual secretrio geral do ANDES-SN, professor Mrcio Antonio de Oliveira. Para ele, Edmundo estar sempre em nossas lutas. O atual reitor da UFSM, professor Felipe Mller, presente abertura do Conad, tambm teceu homenagem a Edmundo Dias. Para Mller, o movimento docente jamais ser o mesmo sem a presena de Dias. Ainda durante o 58 Conad ficou decidido pelos participantes que a sala de reunies do ANDESSN, em Braslia, receber o nome de sala Edmundo Fernandes Dias.
Fotos: RENATO SEERIG

Momentos culturais contagiantes


J no dia 19 de julho, duas atividades contagiaram os cerca de 160 participantes do 58 Conad. Primeiro, o show Praa de lutas, praa de cantos, que, mesmo no incio de uma noite de frio rigoroso, levou centenas de pessoas praa Saldanha Marinho para ver e ouvir uma mescla de canes de Elis Regina, Clara Nunes, Mercedes Sosa, Violeta Parra e Joan Baez. A atividade tambm serviu para homenagear o escritor e compositor Humberto Gabbi Zanatta, autor de verdadeiros hinos como Amrica Latina. O desfecho da sexta cultural aconteceu com um jantar tpico gacho, no CTG Sentinela da Querncia, em Camobi. Alm do churrasco e outros pratos da culinria riograndense, no faltaram as apresentaes das danas tradicionais do estado.

Grupo de dana Vozes do Brasil na abertura do evento sindical

Mas o 58 Conad no foi apenas um espao para o debate poltico e sindical. Em todos os momentos, o tema cultural permeou a realizao do evento. J na abertura, dia 18 de julho, muita emoo e elogios aos nmeros musicais que mesclavam dana e teatro. A apresentao de Vozes do Brasil foi promovida pela coregrafa Aline Fernandez, que coordena o grupo 'Integrao e Arte Centenrio/Fames'. O grupo tem como foco de estudo a Dana Contempornea como forma de apresentar seus contextos dialogados em sala de aula. Janu Uberti e Daiane Diniz fizeram o desfecho artstico com Santa Maria", de Beto Pires. A coordenao da abertura artstica, com textos compostos especialmente para a atividade, ficou a cargo dos professores e diretores da Sedufsm, Humberto Gabbi Zanatta e Jernimo Tybusch.

Benaduce e Maninho na homenagem a Humberto Zanatta, na praa de lutas e de cantos

06

JULHO A SETEMBRO DE 2013

Publicao da Seo Sindical dos Docentes da UFSM / ANDES

Assim como em boa parte do Brasil, Santa Maria viveu no ms de junho dias de efervescncia, com a populao indo para as ruas para protestar. Apesar das reivindicaes serem extremamente amplas, o que certamente marcou essas mobilizaes, num primeiro momento, foi a indignao com a m poltica e as reivindicaes de mais investimentos sociais pelas diferentes esferas governamentais. A impunidade no caso da tragdia da boate Kiss, em 27 de janeiro deste ano, tambm dividiu as atenes e a indignao dos santa-marienses.
Fotos: FRITZ NUNES

Clamor das ruas


Alijado do protagonismo das manifestaes, em seu perodo inicial, o movimento sindical se organizou e, no dia 11 de julho, saiu tambm s ruas para mostrar que a luta em defesa dos direitos sociais era uma bandeira j bastante antiga, mas que continuava atual. Neste dia, as oito principais centrais sindicais brasileiras se reuniram e chamaram uma paralisao nacional. As entidades de trabalhadores voltaram a se unir em novo dia de protestos em 30 de agosto. Uma das principais bandeiras do movimento sindical a oposio ao projeto de lei das terceiriza-

es (PL 4330), altamente prejudicial aos trabalhadores, sejam do setor pblico ou do privado. Nos dias 29 e 30 de agosto, Porto Alegre tambm foi palco de manifestaes, mas de setores que tm sido marginalizados pelos governos em funo da presso dos interesses econmicos, sejam eles das empresas do campo ou da cidade. Indgenas, semterra e quilombolas ficaram dois dias acampados na frente do Palcio Piratini espera do retorno dos governos Dilma e Tarso em relao demarcao de terras, processo suspenso pelo governo federal.

22 de junho: cerca de 30 mil pessoas marcharam na manh de sbado pelas ruas centrais de Santa Maria. Dois dias antes, 15 mil j tinham protestado, mesmo debaixo de muita chuva.

11 de julho: impulsionado pelas centrais sindicais, trabalhadores ocuparem as ruas em vrias cidades, inclusive em Santa Maria

BRUNA HOMRICH

30 de agosto: trabalhadores novamente vo para as ruas. No estado, protesto teve participao de professores estaduais em greve

29 e 30 de agosto: indgenas, quilombolas e sem-terra se unem aos demais trabalhadores em protesto na capital, em frente ao Palcio Piratini

Publicao da Seo Sindical dos Docentes da UFSM / ANDES

JULHO A SETEMBRO DE 2013

07

Fotos: FRITZ NUNES

A dura luta por justia


CARINA CARVALHO

19 de julho: emoo marca a manifestao de professores participantes do 58 Conad, em frente aos escombros da boate Kiss

25 de junho: indignados com os rumos da CPI que investigava a tragdia da Kiss, manifestantes ocupam a Cmara de Vereadores de Santa Maria

As manifestaes dos meses de junho e julho em Santa Maria tiveram uma peculiaridade importante: a luta por justia e contra a impunidade no caso da tragdia da boate Kiss. A morte de 242 pessoas e as sequelas em pelo menos mais 600 pessoas aguardam um desfecho na esfera do Judicirio, com um julgamento que ainda deve se arrastar por bastante tempo. Entretanto, no terreno poltico, alm de o Ministrio Pblico isentar os agentes pblicos e polticos de responsabilidade pela falta

de iniciativa em fechar a boate, que funcionou muito tempo de forma irregular, no mbito do Legislativo, uma comisso parlamentar (CPI) acabou de forma melanclica, escorraada pelos familiares de vtimas da tragdia e reprovada pela populao. O transcorrer tendencioso da CPI, cujos titulares eram todos da base do governo Cezar Schirmer (PMDB), acabou envolto em uma crise ainda mais grave quando vieram tona gravaes com dilogos em seus

membros em que se abordava a blindagem do prefeito em relao aos depoimentos na comisso. A divulgao do udio causou indignao e levou a um protesto em que o prdio do Legislativo foi ocupado ao longo de seis dias, entre os dias 25 de junho e 1 de julho. A unio de grupos de familiares de vtimas da tragdia, especialmente do Movimento Santa Maria do Luto Luta, coletivos estudantis e movimento sindical, na ocupao da Cmara,

levou demisso do procurador jurdico da Cmara, Robson Zinn, que tambm ocupava a presidncia do PMDB. Ainda decorrente dessa crise que tragou o governo de Santa Maria, o secretrio Giovani Mnica, citado nas gravaes, pediu demisso. O resultado de tudo isso no foi apenas a crise poltica que se instalou naquele momento. Da reunio de foras surgiu um elemento novo para Santa Maria: a formao do Bloco de Lutas. A partir daquele momento, esse diversos coletivos passaram a se reunir e a participar de protestos em defesa da reduo da passagem do transporte coletivo, alm de apoiar manifestaes em localidades da cidade que sofrem pela negligncia do poder pblico.
BRUNA HOMRICH

27 de julho: nos seis meses da tragdia, o Bloco de Lutas se rene e faz manifestao no Loteamento Cipriano da Rocha

1 de agosto: protesto em forma de escracho realizado em frente ao prdio onde se localiza o gabinete do prefeito Cezar Schirmer

08

JULHO A SETEMBRO DE 2013

Publicao da Seo Sindical dos Docentes da UFSM / ANDES

COM A PALAVRA

Estatuinte inicia em 2014


Paulo Afonso Burmann
Foram duas tentativas anteriores, mas somente em 2013, oito anos aps a primeira (2005), Paulo Afonso Burmann conseguiu seu intento: a de ocupar o posto mximo de dirigente da UFSM. Derrotando o atual reitor e candidato reeleio, Felipe Mller, e tambm a chapa dos dissidentes do grupo da atual reitoria os professores Eduardo Rizzatti e Thom Lovato- Burmann e seu vice, Paulo Bayard, foram eleitos com 46,80% dos votos da Consulta comunidade da UFSM. Mller e Dalvan Reinert obtiveram 35,30% dos votos e Rizzatti e Thom receberam 17,90% dos votos. A posse oficial de Paulo Burmann e Paulo Bayard Gonalves deve acontecer no ms de dezembro. Como j costumeiro, o Jornal da Sedufsm fez uma entrevista com o reitor eleito, buscando saber o que ele (e seu grupo poltico) est pensando sobre temas importantes como a expanso, a Ebserh, as relaes polticas internas na universidade, entre outros assuntos. J se fica sabendo, por exemplo, que a deflagrao de um processo estatuinte est na lista de prioridades do novo reitor. Acompanhe a seguir, os pontos mais importantes da entrevista concedida por Paulo Burmann. Em relao criao de um Conselho Poltico para a gesto e sobre a Ebserh, a Sedufsm j havia adiantado alguns trechos da entrevista realizada no site do sindicato. Posteriormente, ser disponibilizada na pgina da Sedufsm a ntegra da entrevista.
Fotos: BRUNA HOMRICH

PERGUNTAS&RESPOSTAS
P - Um dos aspectos que salta aos olhos em relao ao desgaste de outras gestes da UFSM a dificuldade de dilogo com os segmentos, com as entidades representativas. Que estratgia o senhor pensa em relao a consolidar um dilogo permanente na instituio? R - A estratgia a do dilogo. No h uma estratgia definida nesse sentido, mas s o fato de ns termos manifestado isso ao longo desse perodo eleitoral, como resultado de uma postura, de uma conduta poltica, pessoal, acadmica, de se estabelecer o dilogo, de dar oportunidade s diferentes manifestaes... acho que isso j representa uma linha que devemos adotar nessa gesto. Mas ns entendemos que as entidades representativas... at porque fiz e ainda fao parte, como sindicalizado, desta entidade representativa dos docentes e mantemos uma relao muito cordial e politicamente adequada com Assufsm e Dce... sinalizam obviamente uma facilidade para se estabelecer uma relao aberta com as entidades, por compreender que as entidades apesar de ter as suas demandas, que so corporativas, tambm tm uma leitura bastante importante e abrangente sobre o papel social e poltico da universidade. A relao vai se dar muito dessa forma, de abertura. Essa uma prtica nossa. P - O senhor falou durante a campanha sobre o dilogo e tambm em relao negociao de projetos, que isso no deve ter como espao nico os conselhos superiores da UFSM. De que forma se pode debater questes importantes com a comunidade universitria que v alm das instncias mximas de deciso? R - Ns estamos discutindo, obviamente que no campo poltico, um conselho poltico. Mas em hiptese alguma um conselho poltico que faa qualquer tipo de sombreamento aos conselhos institucionais. E propusemos durante a nossa campanha faz parte do nosso programa a criao de um frum regional para a rea da extenso, que seria a forma mais direta de atuao da universidade junto comunidade. Ento so duas situaes que sinalizam muito fortemente o que esta gesto far no sentido de dar um passo frente em direo comunidade. No sentido da integrao, no da interveno. No sentido da troca, de se estabelecer um processo de troca com a comunidade regional. P -A Sedufsm, em meados de 2005, desenvolveu um projeto, com uma srie de seminrios, intitulado Repensar a universidade. Um pouco mais recentemente, em outubro de 2010, protocolou reitoria, junto com Assufsm e DCE, uma proposta de estatuinte, que se configura dentro de uma ideia de repensar e reestruturar a instituio. Como o senhor v essa questo? Tem ideia de por isso em debate? R - Lgico. Ns estvamos no conselho universitrio em 2010 quando tivemos a proposta de reforma do estatuto do regimento da universidade. Trabalhamos no sentido de que naquele momento fosse deflagrada a estatuinte. Isso foi, com aval do Conselho, postergado para meados de 2011, que, como sabemos, acabou no acontecendo. bvio que precisamos rediscutir a estrutura acadmica e poltica da universidade. Rediscutir essa estrutura significa que ns vamos ter que trabalhar no sentido da estatuinte mesmo, sem meias palavras. A comunidade precisa se manifestar, dizer qual o modelo de universidade, do ponto de vista acadmico e poltico, que deva ser a nossa universidade. Pode ser que cheguemos ao final dos trabalhos e se diga: 'Olha, esse modelo que est posto a bom'. Mas, quem nos disse isso foi a comunidade, temos respaldo dela. Ou: 'Ele (o modelo) no est de todo ruim, mas precisamos mudar pontualmente alguns espaos'. Ou ento, 'o ideal seria reestruturarmos amplamente a nossa instituio'. Mas, isso s vai acontecer mediante um debate franco e aberto. Tambm no pode se imaginar que faremos um processo de discusso de estatuinte sem fim. Isso vai ter que ser muito bem planejado, reunidas a comunidade, a gesto da universidade, as entidades representativas, as foras polticas que fazem parte desse processo, e se definir uma linha de ao proativa, que possa nos levar a um resultado. E que esse resultado represente a compreenso da grande maioria da comunidade universitria. No temos um calendrio fixo, temos um ponto de partida: 2014 o ponto de partida. P - Deve voltar ao conselho esse debate em 2014? R - Sem dvida. Esse um processo que ser deflagrado a partir do Conselho Universitrio. Vamos fazer uma proposta de discusso ampliada, no em nvel de conselho. Conselho a chancela final, a discusso final. P - No processo de gesto na esfera do estado, cada vez mais o gestor est submetido a um emaranhado de questes burocrticas e legais, que muitas vezes entravam politicamente as aes. Um exemplo que causou grande repercusso na instituio o controle eletrnico do ponto dos servidores, que veio a partir de definies do Ministrio Pblico. Mas como possvel extrapolar essas amarras da burocracia? R - A universidade uma instituio diferenciada, do ponto de vista do servio pblico. uma instituio de educao, totalmente diferente. Exatamente por essa compreenso que a nossa

Publicao da Seo Sindical dos Docentes da UFSM / ANDES

JULHO A SETEMBRO DE 2013

09

Constituio prev a autonomia didtica, pedaggica, de gesto financeira, da universidade. Eu entendo que muitas dessas questes que esto postas a interferem na autonomia constitucionalmente prevista da universidade. Mas no temos o menor interesse de estabelecer um confronto jurdico com decises que foram tomadas ou impostas. Mas vamos discuti-las. Queremos ter a oportunidade de tornar isso o mais claro e transparente possvel. E atuar nos limites legais, naquilo que a Constituio nos proporciona. No se pode imaginar que se desenhe qualquer tipo de gesto margem da legislao. Mas questionar permitido. E se permitido ns vamos fazer. P - Existe uma parcela dentro da universidade que v a questo da expanso como algo praticamente sem imperfeies. Entretanto, na sua chapa e tambm na dos professores Rizzatti e Thom houve muitas crticas ao que foi qualificado como uma falta de planejamento nessa expanso. De que forma o senhor pretende discutir isso? H algum ponto de inflexo na questo da expanso? R - Da nossa parte no foi propriamente uma crtica, foi um questionamento sobre o porqu de determinadas situaes estarem acontecendo ou terem acontecido. Acho que precisamos voltar a destacar da importncia social e econmica que o processo de expanso tem para o pas. Quanto mais estudantes ns tivermos inseridos no sistema educacional, melhor para a sociedade, para a nao, para o pas. Isso no resta dvidas. No entanto, esse processo de expanso tem de ser cuidadosamente planejado. Primeiro para que ele produza os resultados que a sociedade espera. E segundo para que se justifique adequadamente a racionalidade no investimento dos recursos pblicos. Ento, claro que ns entendemos que o processo de expanso precisa ser cuidadosamente planejado. Por exemplo, a definio de cursos e vagas tem de ser cuidadosamente estudado, com mtodo cientfico. As expanses que se apresentarem para nossa gesto fazer e propor certamente assumiro esses contornos de planejamento, de um diagnstico adequado e de um cronograma adequado de implantao. Sem atropelos, sem correrias. No cabe no trato de uma questo to sria a ideia de ns criarmos o problema para depois resolver. P - A gesto dos hospitais universitrios atravs da Ebserh uma pauta pendente para a UFSM, j que a negociao foi autorizada pelo Conselho, mas ainda no houve a adeso propriamente dita. O senhor est acompanhando a negociao? Como o senhor pretende conduzir essa questo? R - Essa uma negociao que est em curso. As notcias que se tm que esse projeto de implantao da Ebserh deve acontecer ainda em 2013. Muito provavelmente ser apresentada [proposta de minuta da atual reitoria] ao Conselho

Universitrio j com a autorizao para misto das duas coisas? a assinatura do contrato. Este o quadro R - Vamos trabalhar sob um misto das que ns temos desenhado at o mo- duas coisas. A equipe tem que ser forte, mento. Ento, se isso efetivamente segura, qualificada e tem que estar acontecer, nos caber tratar da sua convencida de que a proposta que ns implantao com o mximo de cuidado defendemos durante o perodo eleitoral possvel, atendendo aqueles aspectos a base do plano de gesto da nossa que a gente questionou e continua preo- universidade para os prximos quatro cupado, que dizem respeito garantia anos. do ensino, pesquisa e extenso, P - A gente percebe que o senhor trabagarantia do atendimento 100% SUS e lha muito nessa linha da questo do situao e s garantias estabelecidas dilogo, da interveno poltica. Mas, pelo Regime Jurdico nico aos servi- um outro quadro que percebemos que a poltica no Brasil tem muito esse dores do quadro da universidade. P- Tambm preocupante o questio- componente do toma-l-da-c. E isso namento do MP em relao a profes- uma crtica que o movimento sindical sores que estariam descumprindo a faz dentro da universidade, de que dedicao exclusiva. De que forma, j muitas vezes os reitores, a prpria na condio de reitor, o senhor preten- Andifes, no exercem plenamente a Autonomia, deixando de confrontar o de enfrentar essa questo? R- Essa uma questo disciplinar. governo em algumas situaes, e o que Existe uma legislao, que est posta, acaba vigorando a relao de troca concordemos com ela ou no. Eu, poltica. Como estabelecer a negociaparticularmente, tenho um ponto de o sem que haja uma moeda de vista bastante seguro sobre isso. O troca? sistema de dedicao exclusiva da R - Acho que a populao est cansada forma como est posto hoje no atende de fisiologismo. Ns no estamos nem s necessidades do ensino superior. um pouco dispostos a transitar por esse Precisa ser revisto, com urgncia. Essa caminho, porque esse caminho muito perigoso. No entendemos que a tem sido uma das pautas de universidade deva estabelediscusso do ANDES. Previa cer confronto com o goveque isso fosse contemrno. Mas a universidade plado na discusso do No tem que ter autonomia plano de carreira, mas desrespeitaremos para tratar das quesno foi. Dedicao tes que so do entenexclusiva continua tal a lei, mas dimento da universiqual tem sido ao longo questionar dade. Ns temos um dos anos. Mas enconjunto de regras e quanto ns tivermos permitido normas que so estabeessa legislao, tem que lecidas pelo Ministrio ser cumprida. E tem que da Educao (MEC) que ser tratado dessa forma. P- Sobre a questo dos arquiso base para o funcionamento das instituies federais de ensino vos do perodo da Ditadura Militar houve uma orientao da Andifes superior. O resto negociao, no (Associao dos Reitores) no sentido sentido mais poltico e puro possvel. de as universidades abrirem seus Se que pode ter alguma coisa mais arquivos sobre tudo que possa tratar segura do que isso... Nem atrelamento, desse perodo. E o prprio ANDES-SN e nem enfrentamento. O dilogo e o tambm, recentemente, oficializou a embate poltico. H espao para isso. criao de uma Comisso da Verdade, Ns temos vivido as ltimas dcadas de no mbito do sindicato, para trabalhar ventos democrticos e, portanto, no se nas universidades toda questo da pode entender ou imaginar que os perseguio a professores, servidores governos possam impor fora seus e estudantes. Como o senhor v essa projetos e programas s universidades. H um conjunto de regras basais e questo? R - Com absoluta tranquilidade. Ns legais, mas tem espao para se trabalhar temos todo um processo de gesto projetos para o desenvolvimento da transparente no servio pblico. A universidade. a leitura que ns temos. transparncia no pode ser apenas na P - Como o senhor v o dilogo com gesto financeira, a gesto poltica setores da sociedade, por exemplo, em tambm tem de ser transparente. E esse Santa Maria? Observamos que muitas um caso que ns procuraremos trazer vezes, como foi o caso especfico da todas as contribuies possveis e mudana da data do vestibular, houve necessrias para que isso se torne claro, muitas reclamaes de que isso para que se passe a limpo esse perodo prejudicava a questo do comrcio. que no nos deixa nenhuma saudade ao Muito nessa linha da viso da longo da histria da nossa universidade. economia que a universidade gera Sem qualquer conotao ou matiz de para a cidade. Mas, muitas vezes, revanchismo. um direito de a comuni- parece que no essa reciprocidade dade saber exatamente o que aconteceu em outros momentos, como perodos de greve... naquele perodo. P - De que forma est sendo definida R - Veja que a universidade no pode sua equipe? Ela ter um perfil bastan- pensar apenas em Santa Maria. A te tcnico? Tcnico com poltico? Um universidade tem um carter regional,

ns temos campi em trs cidades, por enquanto. Mas fora isso, tem uma insero forte mesmo onde ns no temos esses campi. Ento no podemos olhar como uma universidade apenas de Santa Maria. Lgico, a sede, o principal volume da nossa universidade est em Santa Maria. Mas tambm temos a clareza de que pensando no desenvolvimento regional, no h uma preocupao pontual se o vestibular vai lotar os hotis ou encher os restaurantes. A preocupao pontual da comunidade a forma como essa universidade vai estar inserida e vai ser parceira no desenvolvimento regional, do ponto de vista econmico, social e poltico. No podemos pensar que a universidade possa se constituir numa ilha e viver independentemente de todos esses fatores. Ento muito mais no sentido de dar um passo adiante em relao comunidade, no sentido de interagir com essa comunidade, do que propriamente fazer a interveno. Eu entendo que as questes de vestibular, de data e de local, so secundrias. At porque a leitura que ns temos - se for pensar em local, com o nmero de inscritos que ns tivemos no vestibular de 2013 que Santa Maria no teria condies de receber os 45 mil inscritos. Ns temos que pensar, sim, numa discusso com a comunidade, mas atendendo quilo que o interesse maior da instituio: garantir um processo seletivo que objetivamente oferea oportunidades iguais para todos e que esse processo seletivo conduza o maior nmero de estudantes, com a melhor qualidade possvel, para dentro da instituio.

10

JULHO A SETEMBRO DE 2013

Publicao da Seo Sindical dos Docentes da UFSM / ANDES

EXTRA-CLASSE

Educao pela arte: legado docente


O objetivo da educao pela arte no se resume a formar artistas, mas estimular a criatividade, a capacidade de criar, o que til para as mais diversas reas, desde a engenharia at a medicina ou as cincias rurais. A explicao da professora aposentada do centro de Artes e Letras da UFSM, Ftima Mesquita, em entrevista assessoria de imprensa da Sedufsm durante a abertura da terceira edio do projeto 'Vivncias na Sedufsm', no dia 22 de agosto, que foi iniciado em maio deste ano, por iniciativa de docentes aposentados, com o apoio da diretoria do sindicato. A definio de Ftima, que foi educadora da instituio entre os anos de 1970 e 1983, ajuda a entender porque to importante resgatar a contribuio de inmeros professores da UFSM que, atravs de suas obras de arte, deram suas parcelas para a construo de um conceito cultural local e regional e, tambm, de fomentar a cidadania. H entre esses professores, dos quais, 22 obras foram expostas no auditrio da Sedufsm em 22 de agosto (e depois levadas para nova exposio na sede da Apusm, no dia 17 de setembro), aqueles que, atravs de desenhos, quadros, esculturas, ajudaram a construir o movimento sindical na cidade. Para a professora Sandra Knackfuss, as obras reunidas para o evento da
JOEL VENTURINI HOMRICH BRUNA HOMRICH

Professor Zanatta (c) abrindo a exposio durante o Vivncias, no dia 22 de agosto

Mostra resgatou 22 obras de professores artistas da UFSM

Sedufsm e que depois foram levadas para o auditrio da Apusm, sintetizam 50 anos de histria do Centro de Artes e Letras (CAL) da UFSM. Sandra, que cedeu vrias obras do seu acervo para a exposio Educao pela arte, o legado docente para a cultura, destaca que Santa Maria, de uma forma geral, e o poder pblico em especial, precisa abraar mais a causa artstica. Segundo ela, muitas vezes, so particulares, empresas, os setores que se sensibilizam e acabam patrocinando o trabalho de artistas locais. Durante a abertura da exposio na Sedufsm, alm de degustao de queijos e vinhos, a atividade cultural foi abri-

lhantada pela violinista Camile Foletto, acadmica do curso de Msica da UFSM. As 22 obras que constaram tanto da mostra na Sedufsm como da que ocorreu na Apusm so de autorias de nomes como dos professores Silvestre Peciar Basiaco, Alphonsus Benetti, Mucio, Reinaldo Pedroso, todos eles com trajetria bastante engajada ao sindicato. Contriburam tambm Ana Lcia Oliveira, Vani Foletto, Regina Rigo, Lusa Aquistapasse, Marlene Noscosqui, Jos Francisco Goulart, Ftima Menezes de Mesquita, Juan Amoretti. Dos j falecidos, trabalhos de Claudio Carriconde, Wagner Dotto, Ivandira Dotto Saldanha e Clbio Sria.
Fotos: FRITZ NUNES

Parceria em favor da cultura


A exposio das obras de arte dentro do projeto 'Vivncias' deu to certo que a proposta acabou sendo ampliada, e no dia 17 de setembro foi reaberta na sede da Associao dos Professores de Santa Maria (Apusm), com as 22 obras permanecendo por l at dia 27 do mesmo ms. Com a parceria, quem ganhou foi a cultura da cidade, avalia o professor Humberto Gabbi Zanatta, que alm de escritor, diretor da Sedufsm. Na abertura do evento, Zanatta enfatizou: Essa parceria deve continuar para o bem de Santa Maria e para o bem das nossas entidades. Darcila Delacanal Castelan, 2 secretria da Apusm, salientou que uma maior integrao com o sindicato tambm de interesse da Associao. A Apusm est aberta comunidade. Todos aqueles que quiserem usar das nossas dependncias para mostrar a sua participao cultural, os seus talentos, sero recebidos de braos abertos por todos. Nos sentimos honrados e agradecidos pela referncia que nos dada, de apresentar um pouco das obras artsticas dos nossos professores, especialmente os do Centro de Artes e Letras (CAL), afirmou. J a professora Vani Foletto, que falou em nome dos artistas expositores, fez um agradecimento Sedufsm e Apusm pela oportunidade de estarem expondo suas obras e participando da convivncia animada por um coquetel e degustao de vinhos Dom Robertto. Durante a abertura da exposio, na sede da Apusm, Roberto Beltrami, dentista e produtor dos vinhos, tambm se animou a usar a palavra e disse sentir-se um artista. Fazer vinho uma arte. Eu fao vinho no para ganhar dinheiro, mas pela felicidade e alegria. No rtulo do meu vinho tem um quadro da Sandra Knackfuss, frisa Beltrami, o artista.

Professora Darcila Castelan abre a exposio de arte na sede da Apusm

Mostra das 22 obras se estendeu de 17 a 27 de setembro

Publicao da Seo Sindical dos Docentes da UFSM / ANDES

JULHO A SETEMBRO DE 2013

11

EXTRA-CLASSE

O resgate de Fernando Ferrari


RENATO SEERIG

Mesa do Cultura na Sedufsm: professores Ricardo Oliveira, Humberto Zanatta, Ferrari Filho e Maura Bombardelli

O legado ps-ditadura
Questionada sobre o motivo de se debater o legado de Fernando Ferrari somente 50 anos aps sua morte, a professora da rede estadual de ensino, Maura Bombardelli, explica que a partir da dcada de 1980, com o processo de redemocratizao do pas, que os partidos polticos e alguns personagens voltam a figurar como tema de estudo. Dentre tais organizaes, o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), do qual Fernando Ferrari foi um dos idelogos. Diversos motivos levaram Ferrari a romper com o PTB e fundar o Movimento Trabalhista Renovador (MTR), porm, Maura destaca alguns: a crtica ao personalismo (partido construa Jango como figura pblica), a ausncia de democracia interna e a expulso de alguns militantes trabalhistas. A falta de uma base ideolgica mais slida - que permitisse ao partido escapar um pouco ao pragmatismo e a defesa de candidaturas mais prximas ao povo tambm sustentaram, segundo ela, a ciso de Ferrari. Como caractersticas da posio poltica dele, a pesquisadora cita a defesa do nacionalismo, da austeridade e da valorizao do trabalhador rural. Atravs de Ferrari, tambm, outro idelogo do trabalhismo realado ante os olhos dos brasileiros: Alberto Pasqualini. Maura explica que mais duas defesas norteadoras da atuao do poltico foram a interveno do Estado na economia e o forte combate corrupo. A dimenso que tomou a questo agrria na atuao poltica de Fernando Ferrari destaque na anlise do professor do departamento de Histria da UFSM, Ricardo Oliveira da Silva. Dedicado a estudar o tema no perodo que abrange as dcadas de 1950 e 1960, ele diz que, para o trabalhista, era preciso que o Brasil realizasse algumas reformas de base, com finalidades tanto econmicas quanto sociais. Dentre essas reformas, a que dizia respeito desconcentrao da propriedade fundiria adquiria nfase maior na defesa do poltico. O professor explica que o pas vivia, naquele perodo, a crise do modelo primrio-exportador. Ferrari, ento, analisava que a reforma agrria poderia auxiliar no processo de industrializao nacional, incrementando o mercado interno e promovendo o desenvolvimento auto-sustentvel. Silva lembra que, desde a dcada de 40, quando deputado estadual do Rio Grande do Sul, Ferrari j falava sobre a necessidade de melhorar as condies de vida da populao rural. Na dcada de 50, quando assumiu como deputado federal, levou a temtica agrria para a esfera nacional, defendendo, em especial, o arrendamento da terra, a redistribuio da propriedade fundiria e a elaborao de uma legislao especfica para trabalhadores do campo. Em 1963, ento, lana o Estatuto do Trabalhador Rural, documento to expressivo para os trabalhadores do campo que foi definido, na poca, pelo historiador Caio Prado Jr., como um complemento abolio da escravido no Brasil. Muitas das questes abordadas por Ferrari ainda se mostram atuais e no resolvidas. A questo agrria uma delas. Para Ferrari Filho, alguns fatores explicam o porqu de no se ter avanado em muitos debates: o imobilismo provocado pelo golpe civil-militar e o projeto dos governos brasileiros psredemocratizao. Em sua anlise, as gestes que assumiram depois de 1988 deram grande nfase questo inflacionria e governabilidade. Ao longo de 50 anos, no houve mudanas substanciais nos aspectos econmicos e sociais. A discusso agrria hoje deve ser feita no aspecto social, avalia o professor.

Santa Maria possui uma avenida importante que recebe o nome de Fernando Ferrari e um conjunto habitacional bastante conhecido, na regio de Camobi, que tambm leva o nome desse poltico gacho. Nascido em So Pedro do Sul, em 1921, localidade que poca, ainda fazia parte de Santa Maria, Ferrari foi um dos idelogos do trabalhismo no Brasil, junto com Alberto Pasqualini, entre os anos 1940-60, tendo atuado de forma relevante na poltica gacha e brasileira. Mesmo assim, aps sua morte, em 1963, esse legado foi esquecido, tanto pelo fato de ter se desvinculado do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) como tambm pelo fato de o pas ter enfrentado 20 anos de ditadura civil militar. A 59 edio do Cultura na Sedufsm, realizada no dia 23 de setembro, no plenrio da Cmara de Vereadores, teve como proposta justamente destacar Fernando Ferrari e o legado poltico para a atualidade. Contribuiu para essa discusso Fernando Ferrari Filho, que alm de descendente do ilustre poltico, professor de Economia da UFRGS e autor do livro Fernando Ferrari, ensaios sobre o poltico das mos limpas, lanado no incio deste ano em reverncia aos 50 anos da morte de Ferrari. Dividiram a mesa com ele o professor de Histria da UFSM, Ricardo Oliveira da Silva e a professora e historiadora, Maura Bombardelli, todos sob a coordenao do professor e diretor da Sedufsm, Humberto Gabbi Zanatta. Para Ferrari Filho, dentre as principais contribuies tericas de Ferrari est a nfase na construo de um projeto nacional para o Brasil. Conforme o economista, a essncia do pensamento trabalhista de Ferrari sempre carregou influncia do trabalhismo ingls e centralizava seu ideal

na construo de um projeto nacional desenvolvimentista, com a presena forte do Estado. Essa postura de Ferrari pode ser comprovada, conforme o professor da UFRGS, pela comprovada troca de ideias com um dos mais influentes economistas brasileiros daquele perodo, Celso Furtado. Ferrari Filho v essa proposio de seu pai como uma das principais contribuies para o pas, mas que foi relegada nos governos militares, e que at hoje, seja nos governos do PSDB ou do PT, ainda no foram resgatadas.

O tema da reforma agrria tambm era uma espcie de obsesso para Fernando Ferrari, muito em funo, segundo o economista e professor da UFRGS, pela prpria origem: filho de imigrantes italianos com vnculos fortes com a agricultura. A reforma agrria era vista como soluo para desenvolver as pequenas e mdias propriedades. Mas, a reforma defendida por ele no se resumia a distribuir terras, mas pensar tambm outras etapas, como a implantao do regime jurdico do trabalhador rural, a assistncia tcnica, a concesso de crdito e de educao ao homem do campo. Fernando Ferrari exerceu mandato parlamentar durante 16 anos, sendo quatro como deputado estadual e os outros 12, como federal. Apresentou um total de 100 projetos durante esse perodo, sendo que 30 deles foram transformados em lei. Um desses projetos, o que criava o Estatuto do Trabalhador Rural, foi aprovado semanas aps a morte do parlamentar. Conforme Ferrari Filho, a poltica idealizada por Fernando Ferrari tinha uma viso coletiva e no individualista.

Reforma agrria Reforma agrria

Poltica coletiva Poltica coletiva

REINALDO PEDROSO

Atualidade Atualidade

Trabalhador Rural Trabalhador Rural

12

JULHO A SETEMBRO DE 2013

Publicao da Seo Sindical dos Docentes da UFSM / ANDES Vitor Biasoli 1

ARTIGO

A via democrtica para o socialismo


Allende venceu as eleies presidenciais, em 1970, com a proposta de transformar o Chile numa sociedade socialista. Um projeto de reformas scio-econmicas e a posterior revoluo, isto , a transformao do Estado burgus em Estado socialista. Um processo a ser concretizado pela via poltico-institucional, de forma pacfica, no armada e democrtica. Allende encabeava uma coligao entre o Partido Socialista e o Partido Comunista, chamada Unidade Popular (UP), e obteve 36% dos votos nas eleies presidenciais. Ao longo do seu governo, no entanto, a UP cresceu eleitoralmente. Ao mesmo tempo que viu crescer a ferocidade da oposio, a UP aumentou a sua base poltica (nas eleies municipais de 1972). Em sua primeira mensagem enviada ao Congresso Nacional, Allende expressou com clareza a novidade histrica anunciada pelo seu governo: Los ejemplos de la URSS y de la Repblica Popular China son elocuentes por si mismos. Como Rusia entonces, Chile se encuentra ante la necessidad de iniciar una manera nueva de construir la sociedad socialista: la via revolucionaria nuestra, la via pluralista, anticipada por los clsicos del marxismo, pero jams antes concretada. O novo presidente pretendia construir um socialismo no autoritrio e avaliava como favorveis as condies do Chile, em parte devido tradio constitucionaldemocrtica chilena. O Chile tinha uma histria de crescente mobilizao da via democrtica para o socialismo2. Entre outras coisas, at dificultou e incorporao das massas ao jogo poltico (desde a dcada de 1930) e um pacto entre a UP e a Democracia Crist (DC) e a construo de O Chile se a UP apostava na construo de um consenso socialista que melhores condies de governabilidade para Allende. favorecesse as reformas e a posterior revoluo pacfica. Evidente que a derrota do governo da Unidade Popular no se encontra perante Muitos de seus apoiadores, no entanto, tanto no Partido explica pelo motivo acima e, sim, pela eficcia brutal da direita uma nova maneira chilena, fortalecida pelo apoio norte-americano. No entanto, se Socialista quanto no Comunista, desconfiavam desse projeto de construir uma jamais concretizado. Entre os socialistas, muitos apoiavam a quisermos pensar a novidade histrica da experincia chilena tese insurrecional; entre os comunistas, muitos encaravam a preciso avaliar a cultura poltica que prevalecia entre socialistas sociedade defesa da democracia apenas do ponto de vista formal. Para o e comunistas nos quadros da Unidade Popular. Uma cultura que socialista. historiador Alberto Aggio, essa cultura poltica de esquerda de desconfiava do reformismo social, da democracia representativa Salvador Allende desconfiana em relao democracia representativa e de nfase e tinha como principais referncias tericas o enfrentamento de no enfrentamento de classes no colaborou para uma maior clareza classes e a insurreio contra o Estado.
Professor de Histria da UFSM AGGIO, Alberto. Democracia e socialismo: a experincia chilena. So Paulo: Annablume, 2002.
1

DICA CULTURAL

Glaucia Konrad **
Se at um documentrio um recorte dos produtores e diretores, para a suspeita tica de uma historiadora, os filmes de fico tm sido mais licenas Filme: NO poticas do que base para alguma histria real. Por que deveria ser Diretor: Pablo Larran diferente com o cinema de Pablo Larrain. Para quem nos legou o provocativo Tony Manero (Chile/Brasil, 2008), seu ltimo filme, No (Chile, 2012), sobre Pas de origem: Chile - EUA o plebiscito que ps fim ditadura Civil-Militar iniciada no Chile em 1973, Ano de lanamento: 2012 cujo incio foi rememorado em 11 de setembro, no foge a regra. Sua Gnero: Histrico - Drama polmica maior o peso dado ao papel da campanha de televiso no resultado do plebiscito de 1988, que escolheu entre o no que poria fim ao continusmo do terrorismo de Estado e entre o si em defesa da continuidade da Ditadura de Segurana Nacional. inegvel a importncia das diversas mdias na histria do presente, mas todos sabem a fora histrica dos movimentos e da mobilizao social, bem como a liderana do historiador Gabriel Salazar, um dos fundadores do Movimiento de Izquierda Revolucionaria (MIR) no processo real que culminou com a vitria do no, em 5 de outubro de 1988. Porm, o recorte dado por Larran, ao abordar o plebiscito pela publicidade e pela formao profissional do personagem principal, explicam este grande filme do cinema chileno. No recomendao certa para pensar mais sobre os 40 Anos do Golpe comandado por Augusto Pinochet.

** Professora do Departamento de Documentao, dos mestrados em Histria e Patrimnio Cultural da UFSM e doutora em Histria Social do Trabalho pela UNICAMP

You might also like