You are on page 1of 8

RELATRIO DE VDEO

CLERIOMARA APARECIDA NOACK

Ribeiro Preto 2013

RELATRIO DE VDEO

CLERIOMARA APARECIDA NOACK

Trabalho apresentado disciplina de Oficinas Prticas Investigativas Professora Nilva Maria Giolo Taverna

Ribeiro Preto

2013

Vdeo - Que casa essa?

O vdeo nos mostra o cotidiano de um abrigo, hoje o termo mais adequado Acolhimento Institucional. Esse tipo de servio visa estimular o desenvolvimento de relaes mais prximas do ambiente familiar, como se fosse uma casa normal. O programa em regime de abrigo est previsto no Estatuto da Criana e do Adolescente -ECA em seu artigo 90, inciso IV, no artigo 101, inciso VII e no pargrafo nico deste artigo. O abrigo medida provisria e excepcional, utilizvel como forma de transio para a colocao em famlia substituta, no implicando privao de liberdade. o Servio que oferece acolhimento provisrio para crianas e adolescentes afastados do convvio familiar por meio de medida protetiva de abrigo, em funo de abandono ou cujas famlias ou responsveis encontrem-se temporariamente impossibilitados de cumprir sua funo de cuidado e proteo, at que seja viabilizado o retorno ao convvio com a famlia de origem ou, na sua impossibilidade, encaminhamento para famlia substituta. Integram o Sistema nico de Assistncia Social (SUAS). As crianas que so trazidas para estes lugares, chegam num momento de ruptura, violncia, separao, esto chegando num ambiente desconhecido. Sentindo-se assustada. Muitas crianas e adolescentes desconhecem ou no compreendem o motivo pelo qual foram afastadas do convvio familiar, o que pode lev-los a encarar a medida como uma espcie de punio e despertar sentimento de insegurana, rejeio, agressividade, revolta, abandono e outros. de extrema importncia procurar a melhor forma de acolhimento, respeitando-a, pois ela levar um tempo para se adaptar, e sentir-se segura novamente. Toda criana e adolescente tem direito a viver num ambiente que favorea seu processo de desenvolvimento, que lhe oferea segurana, apoio, proteo e cuidado. Nesse sentido, quando o afastamento for necessrio e enquanto solues para a retomada do convvio familiar forem buscadas, os servios de acolhimento

devero prestar cuidados de qualidade, condizentes com os direitos e as necessidades fsicas, psicolgicas e sociais da criana e do adolescente.

O cotidiano do abrigo permeado de histrias, acontecimentos, sentimentos, comportamentos que mexem demais com os educadores e estes so todas as pessoas que trabalham na instituio, desde o zelador aos professores e diretores, inclusive os voluntrios. necessrio um processo de capacitao e formao dessas pessoas. Investir na capacitao e acompanhamento dos

educadores/cuidadores, assim como de toda a equipe que atua nos servios de acolhimento indispensvel para se alcanar qualidade no atendimento, visto se tratar de uma tarefa complexa, que exige no apenas esprito de solidariedade, afeto e boa vontade, mas uma equipe com conhecimento tcnico adequado. O vdeo tambm nos mostra que crianas e adolescentes com vnculos de parentesco (irmos), no devem ser separados ao serem encaminhados para servio de acolhimento. Para estas crianas e adolescentes que j se encontram afastados do convvio familiar, particularmente importante preservar e fortalecer seus vnculos fraternos e de parentesco, o que pode contribuir para a formao de suas identidades, preservao da histria de vida e referncia familiar. Por esse motivo, importante que os servios de acolhimento estejam organizados de modo a possibilitar atendimento conjunto a grupos de irmos ou de crianas e adolescentes com outros vnculos de parentesco, que podem ter faixas etrias distintas e ambos os sexos. Todos os esforos devem ser empreendidos no sentido de manter o convvio com a famlia, a fim de garantir que o afastamento da criana ou do adolescente do contexto familiar seja uma medida excepcional, aplicada apenas nas situaes de grave risco sua integridade fsica e/ou psquica. Como este afastamento traz profundas implicaes, tanto para a criana e o adolescente, quanto para a famlia, deve-se recorrer a esta medida apenas quando representar o melhor interesse da criana ou do adolescente e o menor prejuzo ao seu processo de desenvolvimento. Destaca-se que tal medida deve ser aplicada apenas nos casos em que no for possvel realizar uma interveno mantendo a criana ou adolescente no convvio com sua famlia.

Para que este princpio possa ser aplicado, importante que se promova o fortalecimento, a emancipao e a incluso social das famlias, por meio do acesso s polticas pblicas e s aes comunitrias. Dessa forma, antes de se considerar a hiptese do afastamento, necessrio assegurar famlia o acesso rede de servios pblicos que possam potencializar as condies de oferecer criana ou ao adolescente um ambiente seguro de convivncia. Destaca-se que, em conformidade com o Art. 23 do ECA, a falta de recursos materiais por si s no constitui motivo suficiente para afastar a criana ou o adolescente do convvio familiar, encaminh-los para servios de acolhimento ou, ainda, para inviabilizar sua reintegrao. Nessas situaes o convvio familiar deve ser preservado e a famlia, obrigatoriamente, includa em programas oficiais ou comunitrios de apoio, e demais medidas previstas no artigo 101 do ECA.

Bibliografia ECA, Lei 8069/90 www.mds.gov.br

You might also like