You are on page 1of 4

A MORTE EXPIATRIA DO CRISTO A morte de Cristo foi por causa de sua total obedincia ao Pai.

O que na teologia se chama obedincia ativa (sua total obedincia lei de Deus por ns) e obedincia passiva (sua morte na cruz por ns).

I.

A morte de Cristo foi Vicria.

Vicria vem de vigrio (substituto), por vicria se quer dizer uma morte substituindo algum. No Antigo Testamento

Um animal inocente morto para cobrir Ado e Eva. (Gn 3.21 ). O cordeiro da Pscoa. x 12.21-23;I Co 5.7. O cordeiro de Mori. Gn 22.1-14; Is 53.5.

No Novo Testamento Jo 10.11;I Co 15.3;II Co 5.21;Rm 5.8;I Pe 2.24;3.18 .

II.

A morte de Cristo foi expiatria.

Expiar anular a culpa por meio de uma interposio meritria. Interveno de autoridade superior No Antigo Testamento a expiao era tanto individual como coletiva.

Individual. Lv 6.2-7. Coletiva. Lv 4.13-20.

Isto indica que tanto a suficincia quanto a eficincia da expiao. O dia da expiao. Lv 23.26-32. Em hebraico (YOM KIPPUR), era o dia em que o sumo sacerdote entrava no Santo dos Santos para fazer expiao. Durante o ritual o sacerdote tomava dois bodes e lanava sorte sobre eles, um era imolado como oferta pelos pecados e o outro o sacerdote colocava as mos sobre e confessava os pecados do povo. Os dois bodes representam dois aspectos da expiao realizada por Cristo. O bode que era imolado representa Cristo morrendo por nossos pecados (I Pe 2.24). O bode emissrio representa o Cristo no apenas morrendo por nossos pecados, mas removendo-os para longe de ns (Sl 103.12; Mq 7.19; Jo 1.29).

III.

A morte de Cristo foi propiciatria.

Propiciar significa literalmente cobrir ou cobertura. Era o nome da tampa de cobertura da arca da aliana, era sobre esta pea que o sacerdote aspergia o sangue do animal imolado.

O sacrifcio tornava Deus favorvel aos homens. A pea chamava-se Propiciatrio. (x 37.6-9; 39.35). A morte de Cristo propiciatria porque uma satisfao a Deus por sua lei que o homem transgrediu. Quando no dia da expiao o sacerdote tomava o sangue e aspergia sobre o propiciatrio que estava sobra a arca que continha as tbuas da lei, estava com isso dando uma satisfao a Deus e a Sua lei. Por ser propiciatria a morte de Cristo torna Deus favorvel ao homem que a Ele se chega pela f.

Em Lc 18.10-14 o publicano chega-se a Deus dizendo: S propicio a mim pecador. Segundo alguns telogos o publicano chega-se a Deus confiando no cordeiro que estava sendo sacrificado dentro do Templo. A morte de Jesus torna Deus favorvel toda humanidade(I Jo 2.2). Ela nos d acesso a Deus. Hb 10.19-22.

IV.

A morte de Cristo foi uma obra redentora.

Redentora vem de redeno que em grego lytron, era o preo pago no mercado para libertar o escravo. A palavra expiao vem do mundo religioso, enquanto redeno vem do mundo comercial. Quando falamos de resgate vm logo duas perguntas: A quem o preo foi pago? E do que fomos libertos?

Convm dizer de incio que Cristo no pagou um resgate a Satans com sua morte. Por sua morte Cristo aniqulou a Satans (Hb 2.14);feriu a cabea Dele (Gn 3.15);triunfou sobre Ele e seus anjos(Cl 2:14-15). O Diabo no tem nenhuma autoridade sobre o ser humano, ele apenas se aproveitou da separao entre Deus e o homem para escravizar este, mas resolvido o problema pela redeno, Satans no pode fazer mais nada. Cristo pagou um resgate a Deus. Sua lei foi quebrada, o pecado foi uma ofensa a Deus, sua justia exigia uma satisfao. A morte de Cristo foi tudo isso. Em Jo 19.30 temos a expresso: EST CONSUMADO que em grego TETLESTAI, segundo Willian Carey Taylor em seu

dicionrio de grego do Novo Testamento significa: Est paga, liquidada a dvida. Passaremos segunda pergunta: Do que fomos libertos? Fomos libertos da escravido do pecado (Rm 6.18); da maldio da lei (Gl 3.13; do corpo mortal (Rm 8.23). Est ainda futura, mas o preo j foi pago. Fl 3.20-21.

V.

A morte de Cristo foi uma reconciliao.

Era necessria por causa da inimizade entre Deus e o homem. Tg 4.4.


A reconciliao obra de Deus; II Co 5.18-20; Fomos reconciliados com Deus pela morte de seu filho. Rm 5.10; O sangue de Cristo o preo da reconciliao. Cl 1.2022. Por quem Cristo morreu? EFICINCIA. A morte de Cristo suficiente para todos, porm, s eficiente para quem cr. (I Jo 2.2). SUFICINCIA. Potencialmente ilimitada, porm, sua aplicao limitada a quem cr. ( I Tm 4.10). Distino entre Calvinistas e Arminianos quanto a morte de Cristo.

You might also like