You are on page 1of 1

ALUNO(A) :

PROF: ADELMARIO SILVA

DATA :

Ondas e Fenmenos Ondulatrios


1) (Covest-2000) O grfico abaixo representa a posio y de uma rolha que se move verticalmente em uma piscina, onde produzida uma onda transversal com cristas sucessivas distantes 2,0m umas das outras. Qual a velocidade de propagao da onda?

5)(UFRN) Num experimento de laboratrio, um corpo preso a uma mola que executa um movimento harmnico simples na direo vertical, com perodo de 0,20s. Ao atingir o ponto mais baixo da sua trajetria, o corpo toca a superfcie de um lquido, originando pulsos circulares que se propagam com velocidade de 0,50m/s, como ilustrado na figura abaixo.Determine a frequncia e o comprimento de onda.

2)(Covest-2001-Fs 1) Uma onda senoidal se propaga ao longo de uma corda de 3,5 m de comprimento. Esta onda gerada por um oscilador mecnico que est ligado na extremidade esquerda da corda, de acordo com a figura. Sabendo-se que a freqncia de oscilao de 1000 Hz, qual o intervalo de tempo, em unidades de 10-3 s, que a onda leva para atingir a outra extremidade da corda?

6)(FUVEST-SP) Um grande aqurio, com paredes laterais de vidro, permite ver, na superfcie da gua, uma onda que se propaga. A figura representa o perfil de tal onda no instante T0.Durante sua passagem, uma bia, em dada posio,oscila para cima e para baixo e seu deslocamento vertical (y), em funo do tempo, est representado no grfico. Com essas informaes, possvel concluir que a onda se propaga com uma velocidade, aproximadamente, de?

3)(Covest-2004-Fs 1) A figura abaixo mostra esquematicamente as ondas na superfcie dgua de um lago, produzidas por uma fonte de freqncia 6,0 Hz, localizada no ponto A. As linhas cheias correspondem s cristas, e as pontilhadas representam os vales em um certo instante de tempo. Qual o intervalo de tempo, em segundos, para que uma frente de onda percorra a distncia da fonte at o ponto B, distante 60 cm?

7)(Covest-2000/2fase) Um funil contendo areia fina e seca pendurado por um fio de comprimento L=3m. Em seguida ele posto a oscilar perpendicularmente em relao a uma esteira graduada em centmetros que se move com velocidade constante, v, conforme a figura. Sabendo que o perodo do pndulo de 2s, determine a velocidade da esteira, em cm/s.

4)(UFPE) O diagrama abaixo representa uma onda que se propaga ao longo da direo X num meio uniforme. Qual caracterstica fsica da onda constante? a) Freqncia b)Amplitude c) Comprimento de onda d) Perodo e) Velocidade

8) (UPE/Fs2-2010)Prxima superfcie de um lago, uma fonte emite onda sonora de freqncia 500 Hz e sofre refrao na gua. Admita que a velocidade de propagao da onda no ar seja igual a 300 m/s, e, ao se propagar na gua, sua velocidade igual a 1500 m/s. A razo entre os comprimentos de onda no ar e na gua vale aproximadamente: a) 1/3 b) 3/5 c) 3 d) 1/5 e) 1

importante saber !!!

You might also like