You are on page 1of 13

PRINCIPAIS ENTIDADES AERONUTICAS ICAO - International Civil Aviation Organization: objetivou estabelecer condies e acordos que fomentassem o transporte

areo civil durante a fortssima recesso

DAC - Departamento de Aviao Civil: a entidade "mxima" relacionada aviao civil brasileira, subordinada ao Comando da Aeronutica - Ministrio da Defesa. Suas funes so estudar, orientar, planejar, controlar, incentivar e apoiar as atividades da Aviao Civil Brasileira.

FAA - Federal Aviation Administration: regulamentao da aviao civil objetivando segurana e defesa nacionais, fomento ao desenvolvimento tecnolgico aeronutico, desenvolvimento e operao do controle do trfego areo, pesquisa e assuntos comerciais aeroespaciais e programas de controle de rudo

DAESP - Departamento Aerovirio do Estado de So Paulo: administra aeroportos de porte mdio do Estado de So Paulo, objetivando manuteno, ampliao, modernizao e construo.

INFRAERO - Empresa Brasileira de Infra-estrutura Aeroporturia: funes bsicas implantar, administrar, operar e explorar as instalaes fsicas gerais dos aeroportos e de auxlio navegao area.

IATA - International Air Transport Association: a organizao mundial para programar linhas areas, interagindo entre naes interessadas, extremos das linhas areas pretendidas. A atividade da IATA aborda aspectos industriais, tcnicos, operacionais, legais e de segurana.

Cinco Liberdades 1. Passagem Inocente sobrevoar outro pas, sem pousar, notificando

antecipadamente e sujeita a aprovao.


1

2. Parada Tcnica pousar em outro pas para abastecimento ou manuteno, sem proceder a qualquer operao comercial

3. Carrear Para Outro Pas levar passageiros ou carga de seu pas de registro

4. Carrear Para o seu Pas levar passageiros ou carga para o seu pas de registro

5. Carrear Entre Dois Pases levar passageiros ou carga entre dois pases que no sejam de seu registro

Fatores Que influenciam na Viabilidade A viabilidade de um empreendimento aeronutico do tipo aeroporto, depende, fundamentalmente, da demanda prevista de trfego, da geopoltica

contempornea, das fontes de recurso para financiamento do empreendimento e do impacto no meio que esta implantao fsica poder provocar.

REGRAS DE VO E AUXLIOS ESPECFICOS

VISUAL FLIGHT RULES - VFR - que so as regras de vo visual: O plano de voo, neste caso, dever indicar referncias no solo para sua orientao e verificao.

INSTRUMENT FLIGHT RULES - IFR - regras de vo por instrumentos: Para orientao, quando em vo por IFR, o piloto utilizar de sistemas de rdio comunicao do tipo "auxlios internos" ou "auxlios externos"

A rdio transmisso e recepo convencionais permite auxiliar na orientao e na avaliao da distncia.

So equipamentos de orientao, NDB ou VOR e de avaliao de distncia, DME


2

VOR muito utilizado pela aviao civil, opera em UHF: permite corrigir o efeito do vento, sendo, portanto, do tipo direcional, quanto ao vento.

O DME, equipamento de medio de distncia, utilizado para avaliar a distncia, quando, em funo do tempo para a onda "ir e voltar" ao receptor e da velocidade de propagao, tem-se a distncia da aeronave antena de terra.

RDF localizador de direo de rdio - auxlio interno que permite avaliar ngulos - que tem por princpio antena diretiva que permite avaliar quantitativamente o fluxo eletromagntico emitido por antena de terra.

FADING a ausncia temporria de sinais que acontece eventualmente, ou a refrao de sinais, que obriga separar os equipamentos para terra e para ar, visando a navegao sobre continente e sobre mar.

RADAR AERONUTICO Consiste na determinao do tempo para uma onda emitida em giga-Hertz "ir", refletir em um objeto e "voltar" para a antena que a emitiu, permitindo sensibilizar ("marcar") o monitor do radar com um "gro de arroz", a posio do objeto que a refletiu.

Auxlios de Rdio e Sistemas de Pouso por Instrumentos ILS - sistema de pouso por instrumentos: Para sua operao necessitam-se atender condies mnimas meteorolgicas, em termos de teto e visibilidade. O ILS apresenta diversas classes, permitindo operaes at em condies absolutamente adversas quanto teto e visibilidade.

Sistema PAR: radar de aproximao de preciso um auxlio externo que apenas o operador em terra observa a posio da aeronave com preciso e repassa, verbalmente, para o piloto. um sistema de apoio complementar.

Auxlios Visuais Balizamento Horizontal: reas em que as aeronaves podem circular so balizadas por faixas pintadas sobre o piso

Balizamento luminoso: sistemas de LUZES, provendo-se toda a rea de pouso e de decolagem, de ptio...

VASI - visual aircraft slope indicator - indicador da inclinao visual da aeronave

PAPI - precision aircraft path indicator - indicador de preciso da trajetria da aeronave

AEROVIA Aerovia o espao areo controlado, em forma de corredor, equipado com rdio auxlios para a navegao area e cujas dimenses laterais e verticais so fixadas pela autoridade ATS competente.

O boletim meteorolgico METAR - informao muito importante para o planejamento do vo e para verificao ao longo do vo, pode ser obtido pelas estaes de servio de vo.

Quando a aeronave atinge um dado aeroporto, passa a receber instrues da TWR - tower of control -, torre de controle competente do aeroporto.

GENERALIDADES SOBRE NAVEGAO AREA

A navegao area pode ser do tipo observada, quando o piloto voa em VFR sem maior planejamento, procurando sobrevoar pontos j muito bem conhecidos sobre a rota pretendida. A navegao tambm pode ser do tipo estimada, quando efetuam-se estudos necessrios para todo o planejamento do vo. Outra forma de navegar, fundamental quando se voa segundo IFR, a

rdio-navegao. Quando se navega observando-se os astros, tem-se a navegao astronmica

ATMOSFERA PADRO Fatores que afetam a Densidade do Ar A densidade do ar fator fundamental na sustentao aerodinmica. A densidade do ar afetada pela variao de temperatura, de altitude e de umidade, principalmente. Na troposfera, quanto menor a altitude mais elevada a temperatura e, acima da mesosfera, quanto maior a altitude, maior a temperatura.

A altitude das aeronaves determinada pelo altmetro, que indica altitude apenas em funo da densidade do ar. Para a determinao da altitude em relao ao nvel do mar, necessrio associar densidade e temperatura da massa de ar externas aeronave. Desta forma, convencionou-se a altitude de navegao altitude de presso ou baromtrica, baseada no princpio da ISA, no considerando a variao de temperatura.

Umidade do Ar

Umidade absoluta do ar o quociente entre a massa de gua na forma de vapor e o volume de ar que a contm

Umidade relativa do ar o quociente entre a umidade absoluta do ar e a umidade absoluta de saturao do ar, numa dada temperatura e altitude

Com o RVR - runway visibility range -, tambm denominado visibilmetro, determina-se a visibilidade superficial em pistas de pouso e decolagem.

Vento

Alsios: sopram constantemente, podendo apresentar magnitude que pode afetar positivamente a at impossibilitar o vo em funo da turbulncia.

Correntes de jato: ventos que ocorrem na parte elevada da troposfera e sua velocidade pode ser determinada com bales meteorolgicos.

LOCALIZAO DE AEROPORTOS ACESSIBILIDADE: reduo do tempo de acesso ao aeroporto, para aumentar a rea de atendimento, aproximando seus limites do aeroporto em estudo. A complementao de sistema de transporte ferrovirio do tipo metropolitano, "Metr", aumenta consideravelmente a viabilidade de qualquer aeroporto, quer seja regional a at internacional.

POSSIBILIDADE DE AMPLIAO

aumento no comprimento de pista de pouso e de decolagem: para readequao do aeroporto para outra classe ou atendendo indstria aeronutica ex.: aeroporto regional para domstico

aumento da rea construda das estaes de PAX: em funo do aumento inercial e reprimido do nmero de passageiros a atender ex.: reflexo do aumento do PIB/capita

novas instalaes para atendimento das aeronaves: dependendo do avano da indstria aeronutica ex.: utilizao de novos tipos de combustvel.

PROXIMIDADE DE OUTROS AEROPORTOS

Aeroportos muito prximos podem sofrer interferncia de equipamentos de rdio orientao, quando se opera o ILS, exigindo-se utilizar apenas uma nica pista por vez. Por exemplo, duas pistas de pouso e de decolagem no podem operar ILS ao mesmo tempo quando mais prximas que 1 quilmetro, aproximadamente, ou quando os aeroportos estejam a menos que 5 quilmetros, aproximadamente

OCUPAO DE REAS VIZINHAS

Mapeamento de curvas de nvel de exposio ao rudo. Estas curvas podem ser do tipo que associa intensidade e tempo de exposio, alm do nmero de operaes, tais como as curvas de previso de exposio ao rudo indicadas pela FAA, do tipo NEF noise exposure forecast previso de exposio ao rudo.

OBSTCULOS NAS VIZINHANAS

As elevaes naturais sero objeto de avaliao de custos quanto a possveis redues de altura que envolvam desapropriaes bem como terraplenagem. As edificaes que estejam fora de padres preconizados por lei podero ser objeto de desapropriao ou de notificao junto aos rgos competentes.

CONDIES METEOROLGICAS E TOPOGRFICAS

As condies meteorolgicas influenciam de forma considervel no nmero, direo e comprimento das pistas de pouso e de decolagem, portanto, influncia nas caractersticas fsicas fundamentais do stio.

A umidade relativa do ar tambm influencia no desempenho da aeronave porque a densidade do ar mido menor do que a do ar seco, diminuindo a sustentao aerodinmica.

As zonas de baixadas tendem a apresentar maior dificuldade quanto drenagem alm de concentrao de nevoeiro.

Em planaltos, quando se estudam elevadas reas ou ampliao de stios podese exigir grande movimento de terra ou corte em macios rochosos que tendem a gerar custo muito elevado de remoo a excessivo.

IMPACTO AMBIENTAL

Em termos gerais, devem ser abordados, visando elaborao do EIA (estudo de impacto ambiental) RIMA (relatrio de impacto ao meio ambiente)
7

das futuras intervenes devidas ao aeroporto em projeto, quanto ao meio fsico; ao subsolo; gua, em termos de corpos e regime hidrolgico; ao ar e correntes atmosfricas; ao clima; topografia; pedologia e aptides do solo e aos recursos naturais.

ORIENTAO DE PISTAS DE POUSO E DE DECOLAGEM

As pistas de pouso e de decolagem tm sua direo estabelecida, principalmente, em funo da direo dos ventos principais da regio, facilitando a operao de pouso e de decolagem. Contudo, caso a direo destas pistas apresente rota de aproximao no pouso ou de afastamento na decolagem a baixa altura sobre ncleos urbanos cuja densidade demogrfica seja elevada, deve-se verificar a possibilidade de se estabelecer outra direo, minimizando rudo e riscos operacionais.

DIREO PREDOMINANTE DOS VENTOS

Como a ciclagem tpica dos ventos no ocorre em curto espao de tempo, indica-se utilizar do anemograma apenas se o levantamento tiver base em medies ocorridas ao longo de 5 anos, pelo menos.

ANEMOGRAMA

O maior valor de CU corresponder direo ideal da pista de pouso e de decolagem por se tratar de direo cuja capacidade operacional ser mxima, para a componente de vento lateral tomada como admissvel.

VELOCIDADES ADMISSVEIS DE VENTO

Aps a estimativa do coeficiente de utilizao para componente de velocidade lateral admissvel igual a 13 ns, segundo a FAA, pode-se verificar se o valor atinge a sugesto da FAA que corresponde a mnimo de 95 % de coeficiente de utilizao.

BALIZAMENTO DE PISTAS DE POUSO E DECOLAGEM

O balizamento ser obtido corrigindo-se o ngulo determinado pelo anemograma, que funo do norte verdadeiro, pela declinao magntica. (ngulo + Dmg)/10 = X (arredondar para n inteiro) Numero de uma cabeceira X + 18 = n da outra cabeceira

PISTAS COM DIREES CRUZADAS

Alguns autores indicam reduo de comprimento nesta Segunda pista, da ordem de 15 a 30 %.

NOES SOBRE A MECNICA DE LOCOMOO NO TRANSPORTE AREO FORAS QUE INTERAGEM EM UMA AERONAVE

Um "mais pesado que o ar", para que possa alar vo, precisa ter sobre seu corpo fora de sustentao. A fora de sustentao pode ser devida a uma massa de ar quente ou de um gs com menor densidade que o ar externo, tal como so os bales ou dirigveis.

TEOREMA DE BERNOULLI APLICADO

A ao do vento relativo sobre as asas de um aeroplano, gera diferencial de velocidade entre linhas de fluxo do ar, aplicando-se o Teorema de Bernoulli. As linhas de fluxo que passam por cima da asa tm comprimento maior que as linhas de fluxo que passam por baixo da asa. Como as partculas nas linhas de fluxo superiores asa percorrem trecho maior, apresentam maior velocidade e, portanto, maior energia de velocidade.

CARACTERSTICAS DAS AERONAVES


9

A construo de um aeroporto com salas de embarque com capacidade unitria reduzida em relao frota prevista poder acarretar desde problemas operacionais a reduo no nvel de conforto dos passageiros.

Objetivando atingir, sempre que possvel, capacidade integrada a atender demanda prevista bem como atingir ambas as capacidades, sem que qualquer um dos seus elementos constituintes se apresente de forma ineficiente.

ELEMENTOS FSICOS EXTERNOS DAS AERONAVES

Os

principais

elementos

fsicos

externos

das

aeronaves

associam

fundamentalmente funes aerodinmicas para comando durante o vo.

As principais superfcies aerodinmicas das aeronaves so: Cauda, asa, fuselagem.

PESO DAS AERONAVES

Desta forma, o projeto do pavimento no necessariamente ter na aeronave mais pesada a condio crtica, exigindo-se estudar de forma ampla as aeronaves do mix-de-frota a operar no aeroporto.

A porcentagem de peso nas pernas principais varia em funo da posio do centro de gravidade da aeronave. Para estudos estruturais em aeronutica, considerar 90% do peso bruto sobre as pernas principais razovel mas, para estudo do pavimento pode-se adotar valor entre 92% a 95% do peso bruto sobre as pernas principais, em funo do mtodo escolhido.

TAMANHO DAS AERONAVES

As dimenses externas das aeronaves influenciam tambm nas dimenses do ptio e nas caractersticas dos equipamentos de apoio necessrios e nas facilidades de acesso.
10

O layout final do aeroporto ter, tambm, forte interdependncia com as dimenses tanto interna quanto externa das aeronaves da frota a atender. Desta forma, a adequada anlise de todas as aeronaves e modelos que as empresas areas pretendem utilizar no futuro aeroporto ou na futura fase de ampliao de um aeroporto j em operao exigir do projetista critrios rigorosos para aceit-las, adequando todo o stio e, eventualmente, cort-las da frota, supondo a inviabilidade de atendimento de determinado modelo.

DESEMPENHO DAS AERONAVES

Quanto menor a relao peso/potncia menor ser o comprimento requerido para a pista de pouso e de decolagem.

Caractersticas dos Motores Aeronuticos

A relao entre o volume de ar que passa pelo compressor e, obviamente pela turbina tambm, e o volume de ar que passa por fora do compressor, ambos aspirados pela ventoinha, corresponde relao r, by-pass ratio. Aeronaves cujo r seja elevado, como umas das turbinas JT9D que equipa o B 747, que apresenta r>6, portanto, high by pass ratio, indica maior eficincia quanto a empuxo com menor rudo e consumo especfico menor.

RELAES PESO POR ETAPA DE VO

A reduo ou o aumento do limite de distncia da etapa pretendida ocorre toda vez que se aumenta ou se diminui o peso da aeronave em termos de combustvel ou carga-paga.

COMPRIMENTO DE PISTA

O comprimento de pistas de pouso e de decolagem influenciado pelo desempenho das aeronaves alm das condies locais. O desempenho das aeronaves corresponde diretamente ao quociente entre o peso da aeronave e a potncia dos seus motores.
11

COMPRIMENTO BSICO DE PISTAS Para a condio de pouso a pista dever apresentar extenso desde o instante cuja aeronave em estudo esteja a 15 m de altura at o ponto de parada, que corresponder a 60 % do total necessrio para esta condio. Utiliza-se a sigla SD, stop distance, para a distncia horizontal entre a aeronave a 15 m de altura e a parada e para a distncia declarada de pista para pouso, utiliza-se a sigla inglesa LDA, landing distance available. Para a condio de decolagem normal a pista dever apresentar extenso desde o incio da corrida de decolagem at atingir 10,5 m de altura, acrescida de 15% para que se possam considerar variaes tcnicas. Como este comprimento dever ser muito maior que aquele cuja aeronave efetivamente toca o piso, poder ser reduzido em at metade da diferena entre a extenso at atingir 10, 5 m de altura, acrescida de 15% e a extenso da corrida de decolagem at o ponto em que aeronave sai do solo, tambm acrescida de 15%. Utilizam-se as siglas inglesas LOD, lift-off distance, para representar a distncia entre o ponto do incio da acelerao at o ponto cuja aeronave deixa o solo, TODA, take-off distance available, que corresponde extenso para atingir 10,5m acrescida de 15% e a sigla inglesa TORA, take-off run available, que corresponde efetiva extenso de pista. Neste caso, a diferena de comprimento entre TODA e TORA considerada na forma de uma zona livre de obstculos, utilizando-se a sigla inglesa CL, clearway. O CL uma rampa imaginria de 1,25% de inclinao longitudinal e de comprimento mnimo de 150m. Para a condio de decolagem com falha de motor a pista dever apresentar extenso equivalente ao caso anterior sem se considerar 15% de variaes tcnicas porque o piloto, em caso de falha, no dever economizar qualquer esforo para completar a decolagem, se este for o caso. Durante a decolagem com falha, se ocorrer pane a uma velocidade superior de deciso, que denominada V1, o piloto deve decolar e caso ocorrer a uma velocidade menor, abortar. Esta velocidade de referncia, a V1, apresenta, portanto, importncia vital para pilotos quanto a deciso a ser tomada aps uma pane na decolagem. Na decolagem com falha tambm se pode proceder ao dbito entre TODA e TORA , correspondendo ao CL. Contudo, caso a distncia de acelerao parada, considerada sob a sigla inglesa ASD, accelerate-stop distance, seja maior que TORA, deve-se complementar a extenso do comprimento declarado como TORA com uma extenso complementar de pavimento, a pista de parada, quando se utiliza a sigla inglesa SW, stopway, apenas para uso eventual ou emergencial, na decolagem interrompida. Todas as condies relativas aos comprimentos declarados e o comprimento bsico de pista Como a V1 depende do tipo de aeronave e de condies estabelecidas pelo fabricante, a sua magnitude deve ser selecionada de tal forma que se permita construo de pista de forma econmica para cada tipo de aeronave. Obviamente, um fabricante de aeronaves que lanasse no mercado aeronave que exigisse comprimento excepcionalmente elevado de pista estaria fadado a no atingir nveis suficientes de comercializao do aparelho. Na Figura 9.2.b
12

apresentam-se aspectos que correlacionam comprimento de pista e V1, tal como a mnima V1 para que exista SW bem como o comprimento compensado, que corresponde ao menor custo global de pavimento ao se estabelecer CL com mesma extenso de SW.

13

You might also like