You are on page 1of 4

EXERCCIOS (LISTA-1)

3a Srie do Ensino Mdio


Professor:

ALEX
ALUNO(A):______________________________________________________________________

Fsico-Qumica
Solues (Conceitos Gerais e Solubilidade) 01 - (UFG GO/2009) A presena de O2 na gua, essencial para a respirao de espcies aquticas aerbicas, deve-se dissoluo do O2 atmosfrico em gua. A constante de equilbrio desse processo de dissoluo igual solubilidade do O2 aquoso, dividida pela presso parcial do O2 gasoso. Se ao nvel do mar a presso atmosfrica de 1 atm e o oxignio corresponde a 21% da composio do ar, a solubilidade do O2 na gua a) crescer com o aumento da altitude. b) decrescer com o aumento da altitude. c) crescer independentemente da presso atmosfrica. d) decrescer independentemente da presso atmosfrica. e) permanecer inalterada com a altitude. 02 - (UNESP SP/2009) No grfico, encontra-se representada a curva de solubilidade do nitrato de potssio (em gramas de soluto por 1000 g de gua).

DATA: 04/ 02 / 10

A 70C, foram preparadas duas solues, cada uma contendo 70g de nitrato de potssio (KNO3) e 200g de gua. A primeira soluo foi mantida a 70C e, aps a evaporao de uma certa massa de gua (m), houve incio de precipitao do slido. A outra soluo foi resfriada a uma temperatura (t) em que se percebeu o incio da precipitao do sal. A anlise do grfico permite inferir que os valores aproximados da massa m e da temperatura t so, respectivamente, a) m = 50g e t = 45C b) m = 150g e t = 22C c) m = 100g e t = 22C d) m = 150g e t = 35C e) m = 100g e t = 45C 05 - (UNIR RO/2009) Adicionando diferentes tipos de sais gua possvel observar a dissoluo dessas substncias, a formao de sistemas em equilbrio dinmico e a precipitao de partculas slidas. Analise o grfico abaixo que representa a solubilidade de um sal em gua.

Para a obteno de soluo saturada contendo 200 g de nitrato de potssio em 500 g de gua, a soluo deve estar a uma temperatura, aproximadamente, igual a a) 12 C. b) 17 C. c) 22 C. d) 27 C. e) 32 C. 03 - (UNIFOR CE/2009) Para uma precipitao mais eficiente de substncias inicas parcialmente solveis, adiciona-se etanol mistura reacional. Nessas condies, a precipitao fica facilitada porque a) a interao do etanol com os ons mais forte do que a da gua. b) a interao do etanol com os ons mais fraca do que a da gua. c) o etanol reage com a gua. d) a atrao entre os ctions aumenta. e) a atrao entre os ctions e os nions diminui. 04 - (PUC SP/2009) O grfico a seguir representa a curva de solubilidade do nitrato de potssio (KNO3) em gua.

A partir dos dados constantes do grfico, pode-se afirmar: a) A dissoluo do sal exotrmica. b) A temperatura no tem influncia sobre a solubilidade do sal. c) O grfico representa um sal que sofre modificaes em sua estrutura com a variao da temperatura. d) A dissoluo do sal endotrmica. e) A 40 C, para se obter uma soluo saturada, com corpo de fundo (partculas precipitadas), necessrio dissolver at cerca de 20 g do sal em 100 mL de gua pura.

06 - (UEMS /2008) A presena do oxignio dissolvido na gua se deve, em parte, sua dissoluo do ar atmosfrico para a gua, O 2 (g ) O 2 (aq ) , cuja constante de equilbrio apropriada a constante da Lei de Henry, KH. Para o processo de dissoluo do O2, KH, definida como K H = [O 2 (aq)]/pO 2 , em que pO2 a presso parcial de oxignio no ar. A figura a seguir mostra a solubilidade do gs oxignio em gua em funo da temperatura, n a presso atmosfrica de 1 atm (760mmHg).

09 - (UFMG/2008) Numa aula no Laboratrio de Qumica, os alunos prepararam, sob superviso do professor, duas solues aquosas, uma de cloreto de potssio, KCl, e uma de cloreto de clcio, CaCl2. Aps observarem a variao da temperatura em funo do tempo, durante o preparo de cada uma dessas solues, os alunos elaboraram este grfico:

So feitas as seguintes afirmaes a respeito da solubilidade do gs oxignio em gua: I. A concentrao molar de oxignio na gua, [O2(aq)], proporcional presso parcial de oxignio no ar atmosfrico. II. A solubilidade do oxignio em gua decresce linearmente com o aumento da temperatura. III. A solubilidade do oxignio dissolvido em gua a 0C e ao nvel do mar pouco superior a 14mg/L. Pode-se afirmar que: a) todas so corretas. b) todas so incorretas. c) apenas II incorreta. d) II e III so incorretas. e) apenas III incorreta. 07 - (FGV SP/2008) Na figura, so apresentadas as curvas de solubilidade de um determinado composto em cinco diferentes solventes.

Considerando-se as informaes fornecidas por esse grfico e outros conhecimentos sobre o assunto, CORRETO afirmar que a) a dissoluo do CaCl2 diminui a energia cintica mdia das molculas de gua. b) a dissoluo do KCl um processo exotrmico. c) a entalpia de dissoluo do CaCl2 maior que zero. d) a solubilidade do KCl aumenta com o aumento da temperatura. 10 - (UFMG/2008) temperatura de 25 C e presso de 1 atm, as substncias amnia, NH3, dixido de carbono, CO2, e hlio, He, so gases. Considerando-se as caractersticas de cada uma dessas substncias, assinale a alternativa em que a apresentao dos trs gases, segundo a ordem crescente de sua solubilidade em gua lquida, est CORRETA. a) CO2 / He / NH3 b) CO2 / NH3 / He c) He / CO2 / NH3 d) He / NH3 / CO2 11 - (MACK SP/2008) As curvas de solubilidade tm grande importncia no estudo das solues, j que a temperatura influi decisivamente na solubilidade das substncias. Considerando as curvas de solubilidade dadas pelo grfico, correto afirmar que

Na purificao desse composto por recristalizao, o solvente mais indicado para se obter o maior rendimento no processo o a) I. b) II. c) III. d) IV. e) V. 08 - (UFRN/2008) A gua, o solvente mais abundante na Terra, essencial vida no planeta. Mais de 60% do corpo humano formado por esse lquido. Um dos modos possveis de reposio da gua perdida pelo organismo a ingesto de sucos e refrescos, tais como a limonada, composta de gua, acar (glicose), limo e, opcionalmente, gelo. Um estudante observou que uma limonada fica mais doce quando o acar dissolvido na gua antes de se adicionar o gelo. Isso acontece porque, com a diminuio da a) densidade, diminui a solubilidade da glicose. b) temperatura, aumenta a solubilidade da glicose. c) temperatura, diminui a solubilidade da glicose. d) densidade, aumenta a solubilidade da glicose.

a)

h um aumento da solubilidade do sulfato de crio com o aumento da temperatura. b) a 0C o nitrato de sdio menos solvel que o cloreto de potssio. c) o nitrato de sdio a substncia que apresenta a maior solubilidade a 20C.

d) resfriando-se uma soluo saturada de KClO3, preparada com 100 g de gua, de 90C para 20C, observa-se a precipitao de 30 g desse sal. e) dissolvendo-se 15 g de cloreto de potssio em 50 g de gua a 40C, obtm-se uma soluo insaturada. 12 - (Unimontes MG/2007) Prepararam-se duas solues, I e II, atravs da adio de 5,0 g de cloreto de sdio, NaCl, e 5,0 g de sacarose, C12H22O11, respectivamente, a 10 g de gua e a 20C, em cada recipiente. Considerando que as solubilidades (g do soluto/ 100 g de H2O) do NaCl e da C12H22O11 so 36 e 203,9, respectivamente, em relao s solues I e II, pode-se afirmar que a) a soluo I saturada e todo o soluto adicionado se dissolveu. b) a soluo II insaturada e todo o acar adicionado se dissolveu. c) ambas so saturadas e nem todo o soluto adicionado se dissolveu. d) ambas so instauradas e todo o soluto adicionado se dissolveu. 13 - (UNESP SP/2007) A maior parte dos mergulhos recreativos realizada no mar, utilizando cilindros de ar comprimido para a respirao. Sabe-se que: I. O ar comprimido composto por aproximadamente 20% de O2 e 80% de N2 em volume. II. A cada 10 metros de profundidade, a presso aumenta de 1 atm. III. A presso total a que o mergulhador est submetido igual soma da presso atmosfrica mais a da coluna de gua. IV. Para que seja possvel a respirao debaixo dgua, o ar deve ser fornecido mesma presso a que o mergulhador est submetido. V. Em presses parciais de O2 acima de 1,2 atm, o O2 tem efeito txico, podendo levar convulso e morte. A profundidade mxima em que o mergulho pode ser realizado empregando ar comprimido, sem que seja ultrapassada a presso parcial mxima de O2, igual a: a) 12 metros. b) 20 metros. c) 30 metros. d) 40 metros. e) 50 metros. 14 - (UFRN/2007) O cloreto de sdio (NaCl), em soluo aquosa, tem mltiplas aplicaes, como, por exemplo, o soro fisiolgico, que consiste em uma soluo aquosa de cloreto de sdio (NaCl) a 0,092% (m/v) . Os pontos (1), (2) e (3) do grfico ao lado representam, respectivamente, solues

b) c) d)

saturada, supersaturada e no-saturada. no-saturada, supersaturada e saturada. no-saturada, saturada e supersaturada.

15 - (FUVEST SP/2006) A efervescncia observada, ao se abrir uma garrafa de champanhe, deve-se rpida liberao, na forma de bolhas, do gs carbnico dissolvido no lquido. Nesse lquido, a concentrao de gs carbnico proporcional presso parcial desse gs, aprisionado entre o lquido e a rolha. Para um champanhe de determinada marca, a constante de proporcionalidade (k) varia com a temperatura, conforme mostrado no grfico.

Uma garrafa desse champanhe, resfriada a 12 C, foi aberta presso ambiente e 0,10 L de seu contedo foram despejados em um copo. Nessa temperatura, 20% do gs dissolvido escapou sob a forma de bolhas. O nmero de bolhas liberadas, no copo, ser da ordem de Gs carbnico: Presso parcial na garrafa de champanhe fechada, a 12 C .............6 atm Massa molar .................................. 44 g/mol Volume molar a 12C e presso ambiente .......................... 24 L/mol Volume da bolha a 12C e presso ambiente ......................6,0 x 10-8L a) 102 b) 104 c) 105 6 8 d) 10 e) 10 16 - (UFG GO/2006) Observe o quadro a seguir:

Considerando-se a preparao e os resultados obtidos, a) a soluo 1 a mais diluda. b) a soluo 2 a que escoa com mais facilidade. c) as solues 3 e 4 possuem o mesmo soluto. d) a soluo 4 opaca. e) as solues 1 e 2 possuem o mesmo solvente. 17 - (UFPE/2006) Uma soluo composta por duas colheres de sopa de acar (34,2 g) e uma colher de sopa de gua (18,0 g) foi preparada. Sabendo que: MMsacarose = 342,0 g mol1, MMgua = 18,0 g mol1, Pfsacarose = 184 C e Pfgua = 0 C, podemos dizer que: 1) A gua o solvente, e o acar o soluto.

a)

saturada, no-saturada e supersaturada.

2)

O acar o solvente, uma vez que sua massa maior que a da gua. 3) temperatura ambiente o acar no pode ser considerado solvente por ser um composto slido. Est(o) correta(s): a) 1 apenas b) 2 apenas c) 3 apenas d) 1 e 3 apenas e) 1, 2 e 3

20 - (UERJ/2006) Numa aula experimental, foram preparadas quatro solues eletrolticas com a mesma concentrao de soluto e as mesmas condies adequadas para o estabelecimento de um estado de equilbrio. I. II. III. IV.
1

CH3COOH(aq)
1

H+(aq) + CH3COO-(aq)

KCl(aq)

18 - (Unimontes MG/2008) A condutibilidade eltrica de trs substncias e suas respectivas solues aquosas foi testada: sulfato de cobre (CuSO4), etanol (CH3CH2OH) e cido etanico (CH3COOH). Os resultados esto mostados na tabela abaixo:
Amostra Substncia pura Soluo aquosa Sulfato de cobre (slido) + Etanol (lquido) cido etanico (lquido) +

2 1

K +(aq) + Cl-(aq)

H2SO4(aq)
Ca(OH)2(aq)

2
1 2

H+(aq) + HSO-4(aq)
Ca2+(aq) + 2 OH -(aq)

A seguir, cada uma dessas solues foi submetida a um teste de condutividade eltrica. Observe abaixo o esquema do teste realizado.

Analisando os resultados obtidos, pode-se inferir que a) a gua conduz, eficientemente, corrente eltrica em qualquer mistura. b) os compostos orgnicos no conduzem corrente em soluo aquosa. c) a conduo eltrica no depende do estado de organizao das partculas. d) as solues aquosas so condutoras somente quando contm ons. 19 - (UFSCAR SP/2007) Sal de cozinha (cloreto de sdio) e acar (sacarose) so slidos brancos solveis em gua. Suas solues aquosas apresentam comportamentos completamente diferentes quanto conduo de corrente eltrica. correto afirmar que: a) o cloreto de sdio um composto inico e sua soluo aquosa conduz corrente eltrica, devido presena de molculas de NaCl. A sacarose um composto covalente e sua soluo aquosa tem viscosidade muito alta, diminuindo a condutividade da gua. b) uma substncia como o cloreto de sdio, que em soluo aquosa forma ons, chamada de eletrlito. A soluo de sacarose conduz corrente eltrica, devido formao de ligaes de hidrognio entre as molculas de sacarose e gua. c) o cloreto de sdio um composto inico e suas solues aquosas conduzem corrente eltrica, devido presena de ons livres. A sacarose um composto constitudo de molculas e suas solues aquosas no conduzem corrente eltrica, pois as molculas neutras de sacarose no contribuem para o transporte de cargas. d) a dissoluo de sacarose em gua leva quebra das molculas de sacarose em glicose e frutose e estas molculas conduzem corrente eltrica. A soluo de sal, por sua vez, apresenta condutividade menor que a da gua destilada. e) solues aquosas de sacarose ou de cloreto de sdio apresentam condutividade eltrica maior do que aquela apresentada pela gua pura, pois h formao de solues eletrolticas. Os ons formados so os responsveis pelo transporte de cargas em ambos os casos.

A soluo na qual a posio de equilbrio est acentuadamente deslocada no sentido 2, e provocar, quando submetida ao teste, menor intensidade luminosa da lmpada, a de nmero: a) I b) II c) III d) IV 21 - (UNIC MT/2001) Dos compostos abaixo, apenas um mau condutor de eletricidade em soluo aquosa. Trata-se do(a): a) cido muritico (cido clordrico); b) cal de combusto (xido de clcio); c) soda custica (hidrxido de sdio); d) acetona comercial (propanona); e) sal de cozinha (cloreto de sdio). 22 - (PUCCamp SP/1998) Dados os seguintes sistemas: I. HCl liquefeito; II. HCl em soluo aquosa; III. acar em soluo aquosa; IV. gasolina (lquido;) V. NaCl fundido. assinale quais so os dois que conduzem a corrente eltrica a) I e II b) I e III c) II e III d) II e V e) III e IV GABARITO: 1) Gab: B 4) Gab: B 7) Gab: A 10) Gab: C 13) Gab:E 16) Gab: B 19) Gab: C 22) Gab: D

2) Gab: D 5) Gab: D 8) Gab: C 11) Gab: E 14) Gab: A 17) Gab: D 20) Gab: A

3) Gab: B 6) Gab: C 9) Gab: D 12) Gab: B 15) Gab: D 18) Gab: D 21) Gab: D

Bom trabalho!!!

You might also like