You are on page 1of 27

Processo Penal Lide: conflito de interesses qualificado por uma pretenso resistida.

Duas ou mais pessoas vo buscar a mesma coisa, nascendo a pretenso resistida e ento o processo. Processo penal de um lado o Estado e do outro o ru, o MP no quer necessariamente a condenao do ru, sendo o rgo encarregado de fazer valer o direito. No processo penal a lide pode desaparecer acidentalmente, pois o crime indisponvel. O Processo Penal Como Instrumento De Efetivao Do Direito Penal Processo intangvel. uma seqncia de atos, visto do lado de dentro uma relao jurdica tridimensional, autor, ru e juiz. Maneira de executar os atos. A REGULAO DA SOCIEDADE PELO DIREITO PENAL 1. O direito penal: criar condutas e estabelecer penas. 2. A aplicao do direito penal 3. O jus puniendi: abstrato e concreto . - Teoria unitria apenas um ramo de processo penal, ele um rvore s e eventualmente se divide em alguns ramos. Mas o processo uma coisa s. Teoria Dualista Processo Civil uma coisa, Processo Penal outra, embora eles em certos momentos se encontrem. 1 - O Estado titular do jus puniendi. 2 - O exerccio do JUS PUNIENDI pelo Estado limitado pelo DIREITO PROCESSUAL 3 - O DIREITO PROCESSUAL institui o PROCESSO CRIMINAL como instrumento por meio do qual o Estado exerce o JUS PUNIENDI. Segundo Carnelutti, Lide - conflito de interesses qualificado por uma pretenso resistida. Sem lide no h processo. No processo penal a lide mero acidente, ou seja, se no houver resistncia mesmo assim o processo penal continua, o ru no precisa se defender, e pode at mesmo confessar o crime, e o juiz no pode encerrar o processo. um equvoco achar que a lide essencial no processo Penal. 4. O nascimento da pretenso punitiva do Estado : 5. A lide e o contedo do processo penal: autotutela; composio e processo. Autotutela: (Nos primrdios o Direito era resolvido por esta via). A lei era a do mais forte. E com a evoluo da sociedade ela passou a ser no tolervel. E passou-se a fase da autocomposio. Autocomposio Desistncia Submisso ou transao. Processo - Presena do Estado/Jurisdio. O PROCESSO PENAL COMO INSTRUMENTO DE EFETIVAO DO DIREITO PENAL 1. Processo e procedimento. - PROCESSO: Algo intangvel. Externamente o processo uma sequncia de atos juridicamente relevantes que tem por objetivo a formao de um ttulo executivo judicial penal.

PROCEDIMENTO:Forma pela qual o processo desenvolver. AUTOS: material, a materializao das provas, etc. 2. A necessidade do processo para validade da sano penal. 3. As fases da persecuo penal: investigao (Inqurito Policial); instruo (ao penal); recursos; e execuo. 1) Fato (pela notcia criminis) instaurao de inqurito policial 1 fase da persecuo criminal que a fase de investigao 2) Oferecimento denncia (incio da fase postulatria 2 fase, ao penal, instruo); 3) A fase acima encerra-se com a prolao da sentena. D-se incio a 3 fase. (fase de recursos). E esta termina com o trnsito em julgado; 4) Fase de execuo, terminando com a extino de punibilidade elo cumprimento da pena. O PROCESSO PENAL BRASILEIRO 1. O cdigo de 1941 2. A Constituio Federal de 1988 3. As diversas modificaes posteriores entrada em vigor da Constituio Federal. 4. O novo Cdigo de Processo Penal anteprojeto. SISTEMAS PROCESSUAIS 1. Acusatrio: origem, evoluo, caractersticas. Prprio de regimes democrticos, carcacteriza-se pela distino absoluta entre as funes de acusar, defender e julgar, que devero ficar a cargo de pessoas distintas. Chama-se acusatrio, ningum poder ser chamado a juzo sem que haja uma acusao. 2. Inquisitrio: origem, evoluo, caractersticas. Tpicos dos sistemas ditatoriais, contempla um processo judicial em que podem estar reunidas na pessoa do juiz as funes de acusar, defender e julgar. No existindo obrigatoriedade de que haja uma acusao. O acusado quase no possui garantias no decorrer do processo criminal. Sendo visvel a desigualdade entre as partes. Cabe ressaltar que no h a presuno de inocncia, fazendo que grande parte dos casos, permanea o ru preso durante o sumario da culpa. 3. Misto ou Francs. Modelo intermedirio. Isso porque ao mesmo tempo em que garantias constitucionais como a ampla defesa e o contraditrio, mantm alguns resqucios do sistema inquisitivo como da faculdade que tem o juiz quanto a produo probatria ex officio e das restries a publicidade do processo. 4. Sistema Brasileiro: a Constituio Federal versus a legislao infraconstitucional.

Exerccios Falso e inquisitrio Falso e o condenatrio Falso depende Verdadeiro LETRA C!

Aula 2 07/08/2012 PRINCPIOS DO PROCESSO PENAL Princpios Constitucionais Explcitos do Processo Penal (a) Princpio Constitucional Geral do Processo Penal: a. Devido Processo Legal: Consagrado na Constituio Federal no art 5, LIV e LV, estabelecendo que, ningum ser privado da liberdade ou de seus bens sem que haja um processo prvio, no qual assegurados o contraditrio e a ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes. (b) Concernentes ao indivduo: a. Princpio do Estado ou Presuno de Inocncia ou no culpabilidade: Trata-se de um desdobramento do princpio do devido processo legal, consagrando-se como um dos mais importantes alicerces do Estado de Direito. Visando, primordialmente, tutela da liberdade pessoal, decorre da regra inscrita no art. 5, LVII, da Constituio Federal, preconizando que ningum ser considerado culpado at trnsito em julgado da sentena penal condenatria. b. Princpio da Ampla Defesa: Consagrada no art. 5, LV, da CF, a ampla defesa traduz o dever que assiste ao Estado de facultar ao acusado toda a defesa possvel quanto imputao que lhe foi realizada. c. Princpio da Plenitude de Defesa: A plenitude de defesa exercida no Tribunal do Jri, onde podero ser usados todos os meios de defesa possveis para convencer os jurados, inclusive argumentos no jurdicos, tais como: sociolgicos, polticos, religiosos, morais etc. Destarte, em respeito a este princpio, tambm ser possvel saber mais sobre a vida dos jurados, sua profisso, grau de escolaridade etc.; inquirir testemunhas em plenrio, dentre outros. (c) Concernentes relao processual: a. Princpio da Prevalncia do Interesse do Ru favor rei, favor inocentiae, favor libertatis, in dbio pro reo: Havendo dvida entre admitir-se o direito de punir do Estado ou reconhecer-se o direito de liberdade do ru, deve-se privilegiar a situao deste ltimo, por ser ele a parte hipossuficiente da relao jurdica estabelecida no Processo Penal. princpio que decorre ontologicamente do princpio da presuno de inocncia, da porque possvel afirmar que ele tambm se encontra previsto no art. 5, inciso LVII, da Constituio Federal. b. Princpio do Contraditrio: Apresenta-se como um dos mais importantes postulados no sistema acusatrio. Trata-se do direito assegurado s partes de serem cientificadas de todos os atos e fatos havidos no curso do processo, podendo manifestar-se a respeito e produzir as provas necessrias antes de ser proferida a deciso judicial. (d) Concernentes atuao do Estado: a. Princpio do Juiz Natural: Encontra-se previsto no art. 5, LIII, da Constituio Federal, ao estabelecer que ningum ser processado nem sentenciado seno pela autoridade competente. O acusado tem o direito de saber, com definio antecipada, aquele que personificar o Estado-acusador.

b. Princpio da Publicidade: (Os atos do poder judicirio so pblicos, o que significa que qualquer pessoa pode ter acesso no s aos autos, como tambm as audincias. Adotando a publicidade geral ou popular.) Previsto expressamente no art. 93, IX, 1 parte, da Constituio Federal, e no art. 792, caput, do Cdigo de Processo Penal, representa o dever que assiste ao Estado de atribuir transparncia a seus atos, reforando com isso, as garantias de independncia, imparcialidade e responsabilidade do juiz. Alm disso consagra-se como uma garantia para o acusado, que, em pblico, estar menos suscetvel a eventuais presses, violncia ou arbitrariedades. c. Princpio da Vedao da Utilizao das Provas Ilcitas: (Art. 157: So inadmissveis, devendo ser desentranhadas do processo, as provas ilcitas, assim entendidas as obtidas em violao a normas constitucionais ou legais. Sempre em favor da sociedade, excepcionalmente em favor do ru, caso for a nica maneira de defesa.) Provas obtidas por meios ilcitos, como tal consideradas aquelas que afrontam direta ou indiretamente garantias tuteladas pela Constituio Federal, no podero, em regra, ser utilizadas no processo criminal como fator de convico do juiz. d. Princpio da Economia Processual: (Segundo a constituio os atos processuais devem ser produzidos de maneira suficiente e no menor espao de tempo possvel. Ex: procedimento ordinrio.) Segundo a douta jurista processualista Ada Pellegrini Grinover (Teoria Geral do Processo, p. 79), o denominado princpio da economia processual preconiza o mximo resultado na atuao do direito com o mnimo emprego possvel de atividades processuais. Princpios Constitucionais Implcitos do Processo Penal (a) Concernentes ao indivduo: a. Princpio de que ningum ser obrigado a produzir prova contra si mesmo: O princpio da no auto-incriminao somente foi expressamente promulgado no Brasil pelo Decreto n 592, de 6 de julho de 1992, que promulgou o Pacto Internacional sobre Direitos Civis e Polticos, estabelecendo em seu art. 14, 3, g que toda pessoa acusada de um delito ter direito de no ser obrigada a depor contra si mesma, nem a confessar-se culpada. (b) Concernentes relao processual: a. Princpio da Iniciativa das Partes: O principio ne procedat judex ex officio, refere-se ao inicio da ao penal, que fica condicionado iniciativa do ministrio pblico nos crimes de ao penal pblica, e do ofendido nos delitos de ao penal privada, sem prejuzo, quanto a este ltimo, do ingresso de ao penal privada subsidiria da pblica nos termos do art. 29 do CPP. b. Princpio do Duplo Grau de Jurisdio: Se concretiza mediante a interposio de recursos , decorre da necessidade de possibilitar, a determinados rgos do poder judicirio a reviso de decises proferidas por juzes ou tribunais sujeitos sua jurisdio. (c) Concernentes atuao do Estado: a. Princpio do Juiz Imparcial: Significa que o magistrado, situando-se no vrtice da relao processual triangulada entre ele, a acusao e a defesa, deve possuir capacidade

objetiva e subjetiva para solucionar a demanda, vale dizer, julgar de forma absolutamente neutra, vinculando-se apenas s regras legais e ao resultado da anlise das provas do processo. b. Princpio da Obrigatoriedade da Ao Penal: Segundo o princpio da obrigatoriedade da ao penal pblica, o Ministrio Pblico est obrigado a oferecer a ao penal to s tenha ele notcia do crime e no existam obstculos que o impea de atuar. Impe-se, portanto, ao Ministrio Pblico o dever de promover a ao penal. Este princpio funda-se na idia latina nec delicta maneant impunita, ou seja, nenhum crime deve ficar impune. c. Princpio da Indisponibilidade da Ao Penal: Depois de proposta a ao, o MP no pode dela desistir (art. 42 do CPP).O art. 564, III, d, do CPP prev que o MP deve manifestar-se sobre todos os termos da ao penal pblica. Tambm foi mitigado pela Lei n. 9.099/95(somente em crimes de menor potencial ofensivos e nas contravenes penais -art. 89). O MP pode celebrar a transao com o ru. d. Princpio da Oficialidade: Princpio da oficialidade: Possui fundamento legal nos arts. 129, I, e 144, 4., ambos da Constituio Federal, bem como no art. 4. do CPP. Importa, no sistema vigente, em atribuir a determinados rgos do Estado a apurao de fatos delituosos (persecuo penal), bem como a aplicao da pena que vier, eventualmente, a ser fixada. Assim, autoridade policial e ao Ministrio Pblico incumbir a atividade persecutria, enquanto aos rgos do Poder Judicirio caber a prestao da jurisdio penal, todos, como se v, rgos pblicos. O princpio mitigado no caso de ao penal privada e de ao penal popular, esta ltima prevista na Lei 1.079/1950, a qual permite a todo cidado apresentar, perante o Senado Federal, denncia contra os Ministros do Supremo Tribunal Federal e contra o Procurador-Geral da Repblica, em relao a crimes de responsabilidade que vierem a cometer (arts. 39,40 e 41). e. Princpio da Intranscendncia: Previsto no art. 5, XLV da CF "nenhuma pena passar da pessoa do condenado, podendo a obrigao de reparar o dano e a decretao do perdimento de bens ser, nos termos da lei, estendidas aos sucessores e contra eles executadas, at o limite do valor do patrimnio transferido;", ou seja, preconiza a impossibilidade de se propor ou estender os efeitos da pena para terceiros que no tenham participado do crime. Tambm denominado princpios da personalidade da pena ou da pessoalidade, a sua aplicao no caso concreto bastante extensiva, assim como suas conseqncias. f. Princpio da vedao da dupla punio e do duplo processo pelo mesmo fato: O princpio significa que no se pode processar algum duas vezes com base no mesmo fato, impingindo-lhe dupla punio. Veda-se, assim, a duplicidade de processo que teve por base o mesmo fato. Essa vedao decorre da aplicao do princpio da segurana jurdica, assegurada por outros diversos princpios, tais como: irretroatividade da lei, coisa julgada, respeito aos direitos adquiridos, respeito ao ato jurdico perfeito, outorga de ampla defesa e contraditrio aos acusados em geral, fico do conhecimento obrigatrio da lei, prvia lei para a configurao de crimes e transgresses e cominao de penas, declaraes de direitos e garantias individuais, justia social, devido processo legal, independncia do Poder Judicirio, vedao de tribunais de exceo, vedao de julgamentos parciais, vedao da dupla punio, entre outros.

Princpios do Processo Penal (a) Concernentes relao processual: a. Princpio da Busca da Verdade Real: (Basicamente significa dizer que o magistrado no deve contentar-se com as provas produzidas pelas partes, devendo a todo custo buscar dos fatos tal como aconteceram.). O princpio da verdade real, tambm conhecido principio da verdade material ou da verdade substancial (terminologia empregada no art. 566 do CPP), Significa que, no processo penal, devem ser realizadas as diligncias necessrias e adotadas todas as providncias cabveis para tentar descobrir como os fatos realmente se passaram, de forma que o Jus Puniendi seja exercido com efetividade em relao quele que praticou ou concorreu para a infrao penal. No se ignora, diante das regras legais e constitucionais que informam o processo penal brasileiro, que a verdade absoluta sobre o fato e suas circunstncias dificilmente ser alcanada. Muitos referem, inclusive, ser ela inatingvel. Assim, a afirmao de que a verdade real a meta do processo criminal, significa dizer que o juiz deve impulsion-lo com o objetivo de aproximar-se ao mximo da verdade plena, apurando os fatos at onde for possvel elucid-los, para que, ao final, possa proferir sentena que se sustente em elementos concretos, e no em fices ou presunes. b. Princpio da Oralidade: (a pratica dos atos processuais dever ser realizada oralmente por meio de perguntas e respostas.). Princpio processual que recomenda a prevalncia da palavra falada sobre a escrita nos processos. O procedimento oral, caracterstico do sistema acusatrio, tem a grande vantagem de tornar mais clere e mais leve a instruo criminal. Se bem aplicado, permite a concentrao dos atos processuais em uma audincia. c. Princpio da Imediatividade: (estabelece que a colheita da prova ser feita pelo magistrado sem interferncia, ou seja, de forma direta.). Fundamentado no inciso II, do art. 446, II, do CPC, este princpio decorre de outro princpio, qual seja, o da oralidade. Significa dizer que o juiz quem colhe diretamente e pessoalmente a prova junto s partes e testemunhas e recebe os esclarecimentos dos peritos e assistentes tcnicos. Por este princpio, as provas e os meios de prova devem estar prximos da percepo do juiz. d. Princpio da Identidade Fsica do Juiz: (estabelece a vinculao do juiz instrutor do feito com a deciso. O juiz que instrui o que julga.). Consiste na vinculao obrigatria do juiz aos processos cuja instruo tivesse iniciado, de sorte que no poderia o feito ser sentenciado por magistrado distinto. Este princpio, com a alterao introduzida pela Lei 11.719/2008 ao Cdigo de Processo Penal, restou consagrado em nvel infraconstitucional por meio da regra do art. 399, 2., estabelecendo que o juiz que presidiu a instruo dever proferir a sentena. Apesar do carter cogente incorporado a essa norma, evidente que, sob pena de graves prejuzos instruo criminal e efetividade do processo penal, dever ela ser interpretada analogicamente ao que dispe o art. 132 do Cdigo de Processo Civil, no qual esto previstas, como exceo regra da identidade fsica, as hipteses de ter sido o juiz convocado, licenciado, afastado por qualquer motivo, promovido ou aposentado, casos em que passar os autos ao seu sucessor.

e. Princpio da Indivisibilidade da Ao Penal Privada: (Art. 48 CPP. Quando h pluralidade de rus, s se pode denunciar todos, pois no de vingana o sentimento do direito de ao. A renuncia a mesma coisa.) Em decorrncia desse princpio o manejo da ao penal privada s se legitima se for intentada contra todos os agentes da conduta delitiva que tiverem a autoria conhecida. Dessa forma, o art. 48 do CPP dispe que A queixa contra qualquer dos autores do crime obrigar ao processo de todos, e o Ministrio Pblico velar pela sua indivisibilidade. Em decorrncia do princpio da indivisibilidade: I) caso o querelante renuncie ao direito de queixa em favor de qualquer dos autores do crime, essa renncia a todos se estender (art. 49 do CPP); II) o perdo judicial concedido a um dos querelados tambm a todos aproveitar, no produzindo efeito somente em relao ao querelado que eventualmente o recusar (art. 51 do CPP). A consequncia do desrespeito a esse princpio a extino da punibilidade de todos os autores do delito. Questo controvertida doutrinariamente diz respeito possibilidade do Ministrio Pblico, como custos legis, aditar a queixa-crime para incluir nome de co-autor do crime, em respeito ao princpio da indivisibilidade. Alguns autores, como Tourinho Filho, entendem ser possvel em ateno ao que dispe o art. 45 do CPP: A queixa, ainda quando a ao penal for privativa do ofendido, poder ser aditada pelo Ministrio Pblico, a quem caber intervir em todos os termos subsequentes do processo. Por outro lado, seguindo uma posio mais garantista do processo penal, h os que entendem (dentre eles Damsio) que o aditamento do MP para incluir co-autor na queixa representaria violao ao princpio da convenincia e oportunidade e ao da disponibilidade. Assim, o MP s teria legitimidade para aditar a queixa para acrescentar ou corrigir algum outro dado omitido pelo querelante, como os relativos a data, local e qualificao. Dessa forma, nesse caso deve ser reconhecida a renncia ao direito de queixa, ou, numa posio mais intermediria, a possibilidade do MP requerer que se intime o querelante a aditar a queixa sob pena de reconhecimento da renncia. f. Princpio da Comunho da Prova: (Proposio (o autor diz quais provas quer produzir), admisso (o juiz defere ou no as provas produzidas pelo autor e ru) at aqui as provas so das PARTES, produo as provas produzidas no processo possam a ser do processo, as provas possam ser comum, valorao o juiz valora as provas.). O princpio da comunho das provas determina que uma prova produzida passa a ser do processo, pouco importando se o responsvel pelo requerimento ou determinao de sua produo tenha sido o autor, ru, ou mesmo o juiz de ofcio. Na verdade, at mesmo outros sujeitos processuais podero ter requerido a produo de tal prova, como os terceiros intervenientes ou o Ministrio Pblico como fiscal da lei, que ainda assim a prova no ser de A, B, ou C, mas sim do processo. Significa dizer que no se admite que a prova tenha uma identidade subjetiva, pouco importando quem tenha sido responsvel por sua produo. (b) Concernentes atuao do Estado: a. Princpio do Impulso Oficial: (Uma vez instaurado o processo, compete ao magistrado dar segmento do mesmo, por meio de realizao de atos processuais necessrios a concluso.). Uma vez instaurado o processo criminal, o juiz, de oficio, ao encerrar cada etapa procedimental, deve determinar que se passe seguinte, sem que, para esse fim, seja necessrio requerimento das partes. Justifica-se o princpio na circunstncia de que ao Estado compete o jus puniendi, sendo que o seu interesse em exerc-lo independe de ser titular da ao penal o Ministrio Pblico ou o particular.

b. Princpio da Persuaso Racional: (O magistrado pode escolher dentre todas as provas aquela que acreditar ser a mais vivel, desde que manteve essa escolha.). Fundamento legal: art. 155 do Cdigo de Processo Penal. O juiz tem liberdade na formao de sua convico acerca dos elementos da prova, no podendo, contudo, fundamentar sua deciso apenas em provas colhidas na fase investigatria da persecuo penal - na qual no vige o princpio do contraditrio excetuadas as provas cautelares (aquelas produzidas antes do momento oportuno, em virtude de situao de urgncia, como, por exemplo, a oitiva antecipada de testemunhas, nas hipteses do art. 225 do CPP), irrepetveis (so as provas que no podem ser repetidas em juzo, como ocorre com muitas percias realizadas no inqurito policial) e antecipadas (decorrem do poder geral de cautela do juiz, de ordenar, de ofcio, a realizao de provas consideradas urgentes e relevantes, antes mesmo da ao penal, se preenchidos os sub-requisitos do princpio da proporcionalidade - necessidade, adequao e proporcionalidade em sentido estrito).

Aula 03 14/08/2012 Princpios do Processo Penal (continuao) Fontes do Processo Penal Brasileiro entende-se a origem e a forma como se exteriorizam as normas, os preceitos e os princpios juridicos que informam o processo penal e cuja observncia a condio para o seu desenvolvimento regular. Segundo a concepo mais aceita, classificam-se em fontes materiais (quem tem competncia para produzir a norma) e fontes formais. 1. Espcies: diretas, indiretas e secundrias; 2. Das fontes diretas ou imediatas (compreende-se as leis: CF, Leis infraconstitucionais e tratados e convenes) (ex: principais, extravagantes, orgnicas principais e complementares); 3. Das fontes indiretas ou mediatas (compreende-se os princpios gerais do direito) (analogia, costume, jurisprudncia e princpios gerais do direito); 4. Das fontes secundrias (doutrina, direito histrico, direito estrangeiro). so os autores que escreves em respeito do direito.

Lei Processual Penal no Espao 1. Territorialidade do processo penal Esta inserido no art. 1 do CPP. 2. O artigo 1 do Cdigo Processual Penal; 3. Noes de territrio; 4. possvel a extraterritorialidade da norma processual penal? 5. Excees; Imunidades no Processo Penal 1. Imunidade diplomtica decorrentes de tratados.Os diplomatas so imunes a lei brasileira, tendo imunidade absoluta. Os funcionrios das sedes das embaixadas (secretario), tambm gozam do mesmo, assim como sua famlia. No alcanando os funcionrios particulares (domesticas), h no ser que por meio de conveno se d a mesma. 2. Imunidade parlamentar Veio como um anseio de uma sociedade que saia da ditadura com a CF/88. a. Imunidade material Pelos crimes de palavra no respondido cvel nem criminalmente, desde que seja na plenria. garante aos parlamentares (senadores, deputados federais, deputados estaduais e vereadores) imunidade penal, processual penal, civil com relao aos crimes de palavra (contra honra, desacato, desobedincia) desde que realizado no exerccio ou em razo do exerccio que exerce. b. Imunidade formal ou processual deputados e senadores tm a possibilidade de no decorrer de uma investigao criminal ter o processo contra si suspenso. c. Imunidade para servir como testemunha no so obrigados a ser testemunha. d. Imunidade para ser preso Os deputados s so presos em flagrante e em crimes inafianveis. 3. Foro privilegiado Somente o STF, conforme a CF. Lei Processual Penal no Tempo 1. Incidncia imediata;

2. A norma processual penal, quando benfica retroage? E a norma penal? Discusso a respeito; 3. Normas processuais em sentido prprio; 4. Normas processuais penais com reflexos materiais, forma de aplicao. Interpretao da Norma Hermenutica 1. Noes interpretar aquilo que esta oculto ou codificado. Sujeitos: 2. A interpretao autntica (interpretao feita por quem cria a lei, ou seja, legislador. Contextual dada a explicao no texto. Lei posterior dada em lei posterior. Jurisprudencial - realizadas pelos juizes e tribunais. 3. Interpretao judicial e doutrinria realizadas pelos doutrinadores. (sujeito) 4. Interpretao gramatical, sistemtica, teleolgica e histrica; Meio: Gramatical deve estar no idioma. Busca a idia das normas, do significado das palavras. Sistemtica Atravs de um sistema. (ex: livro, cap, art..). Teleolgica o que busca a vontade da lei. Histrica busca o contexto da lei. 5. Interpretao declarativa, extensiva e restritiva; Resultado: Extensiva lei fala menos o interprete fala mais. Declarativa se adapta a lei, dizendo o que tinha que ser dito. Restritiva a lei fala mais, tendo o interprete que diminu-la. 6. Interpretao analgica O legislador na hora de legislar estabelece um gnero um exemplo, e a partir desta abre para todas possibilidades. 7. Diferena entre interpretao analgica e analogia Analogia de integrao da norma. Se tem um fato e ele no alcana na norma uma interpretao se busca resposta a essa lacuna. (Interpretao analgica, no mesma coisa que analogia. Interpretao modo de interpretar a lei. Na analogia eu tenho lacuna, na interpretao no, a norma plena. aquela na qual o legislador diante da incapacidade de criar hipteses para tudo... ex. art. 581, I, CPP. Tem a norma que estabelece o gnero e as espcies.) (Toda norma onde for que se encontre que tenha a capacidade de criar, extinguir, ou modificar o jus puniendi considerada uma normal penal material. Art. 10 CP)

4 Aula 21/08/12 INQURITO POLICIAL (Materialidade no a mesma coisa do que existncia de um crime: crime de homicdio deixa vestgios (cadver), o exame do corpo e delito se tem a comprovao do crime. Furto o crime no qual pessoa subtrai coisa alheia mvel, roubo de jia, a investigao identifica o criminoso e ele confessa no podendo recuperar os objetos. Nem sempre material.) (Art. 239: Conceito de indicio. Ex: sair da faculdade se dirigindo ao ponto, senta no ponto e v duas pessoas gesticulando e v um deles correndo. Pessoa b v individuo correndo com uma faca e a jogando. Pessoa c identifica a faca. A fuso de todas as testemunhas se da o indicio.) Conceito um conjunto de atos praticados pela funo executiva do Estado com o escopo de apurar a autoria e materialidade de uma infrao penal, dando ao Ministrio Pblico elementos necessrios que viabilizem o exerccio da ao penal. Segundo Norberto Avena: Compreende-se o conjunto de diligencias realizadas pela autoridade policial para obteno de elementos que apontem a autoria e comprovem a materialidade das infraes penais investigadas, permitindo, assim, ao MP (nos crimes de ao penal publica) e ao ofendido (nos crimes de ao penal privada) o oferecimento de denuncia e da queixa-crime. Natureza Jurdica Trata-se de um procedimento de ndole meramente administrativa, de carter informativo, preparatrio da ao penal. Possui natureza administrativa, na medida em que instaurado pela autoridade policial. Tratando-se de um procedimento inquisitorial, destinado, como j se disse, a angariar informaes necessrias a elucidao de crimes, no h ampla defesa no seu curso nem contraditrio, salvo em relao ao inqurito de expulso de estrangeiro. Policia Administrativa Funo de carter preventivo, relacionada a segurana, visando impedir atos lesivos a sociedade. Atua a policia com discricionariedade e independente de autorizao judicial. Policia Judiciria Carter repressivo, visando auxiliar a justia. Ocorre aps pratica de uma infrao penal com intuito de colher elementos que elucidem a pratica do fato delituoso de forma a possibilitar a instaurao de ao penal. Persecuo Penal Significa perseguir o crime visando a condenao e punio do infrator, traduzindo-se como atividade que envolve tanto a policia judiciria como quem detenha legitimidade para instaurao do processo (MP ou Advogado). Caractersticas: Inquisitorial No aplica as regras do processo. No permitindo o acusado ser uma parte detentora de direitos e sim um investigado. No h publicidade nem contraditrio e ampla defesa.

Procedimento inquisitivo, voltado obteno de elementos que sirvam de suporte ao oferecimento da denuncia. O delegado de policia tem o poder de indeferir eventuais diligencias postuladas pelo ofendido ou pelo investigado. Se entende que o mesmo poder no absolute, pois nao atinge o requerimento de pericia destinada a comprovar a materialidade do vestigio deixado pela infracao penal, conforme art. 184 do CPP. Se interpretado a contrario sensu, a autoridade policial no poder negar a percia requerida quando for de exame destinado a comprovao de materialidade do crime. Formal tudo que esta na fase de inqurito est delegado ou escrito (documentado). Todos os atos realizados no curso das investigaes sero de forma escrita e rubricados pela autoridade, incluindo-se, depoimentos, testemunhas, reconhecimentos, acareaes, ou seja, todo gnero de diligencias realizadas. Art. 9 do CPP. Sistemtico se tem seqncia. Tendo um comeo (investigao), meio e fim (concluso do delegado). Atos praticados de forma a obter os elementos necessrios para propositura da ao penal. Unidirecional consiste na condio de evoluo da investigao, objetivando sem possibilidade e de retorno, a obteno dos elementos de prova necessrios a propositura da ao penal. Sigiloso as investigaes no esto disponveis para o acusado ou qualquer individuo. Segundo Tourinho Filho, o inqurito visa a investigao , elucidao, a descoberta das infraes penais e das respectivas autorias, nada valeria da ao policial Civil se no pudesse ser guardado o necessrio sigilo durante a sua realizao. Discricionrio Uma vez instaurado o inqurito, possui a autoridade policial liberdade para decidir acerca das providencias pertinentes ao xito da investigao. Concerne na forma de conduo das investigaes, o que abrange tanto a natureza dos atos investigatrios (oitiva das testemunhas, percias, etc) quanto a ordem de sua realizao. A parte, mais caractersticas conforme Avena: - Oficialidade: trata-se de investigao que deve ser realizada por autoridade e agentes integrantes do quadro publico. Inqurito Policial: Conjunto de diligencias realizadas sob a presidncia de delegado de policia, visando angariar elementos que apontem a autoria e comprovem a materialidade de fato caracterizado com infrao penal. Inqurito Civil: Procedimento Investigatrio desencadeado pelo MP com vistas a apurao de leses a interesses transindividuais, dentre a tutela do meio ambiente, a do consumidor, a da ordem urbanstica, etc. - Oficiosidade: obrigatoriedade da instaurao do inqurito em face da noticia de um crime que autoriza o agir ex officio do delegado, ressalvadas as hipteses de crimes de co penal publica condicionada e privada. - Indisponibilidade: uma vez instaurado o inqurito, no pode a autoridade policial, por sua prpria iniciativa, promover eu arquivamento, em suma sempre ter que ser concludo e encaminhado a juzo. Notitia Criminis: a noticia da infrao penal levada ao conhecimento da autoridade policial, que se classifica em trs espcies.

Cognio imediata (direta) o conhecimento da infrao chega at a autoridade policial por meio das atividades rotineiras; Podendo ser por investigaes por ela mesma realizadas, por noticia veiculada na imprensa, por meio de denuncias annimas, etc. Pode-se ser conduzido a instaurar somente aes penais publicas incondicionadas. Cognio mediata (indireta) o conhecimento da infrao se por meio de requerimento da vtima, ou por requisio da autoridade judiciria ou Ministrio Pblico. A autoridade policial toma conhecimento da ocorrncia do crime por meio de algum ato jurdico de comunicao formal do delito dentre os previstos na legislao processual. Poder do ensejo instaurao de inqurito nos crimes de ao penal publica incondicionada, de ao penal publica condicionada e de ao penal privada. Cognio coercitiva junto com a notcia do fato, apresentado o autor do fato, como nos casos de priso em flagrante. O auto de priso em flagrante forma de inicio do inqurito policial, independentemente da natureza da ao penal. Entretanto, nos crimes pblicos condicionados e privados sua lavratura apenas poder ocorrer se estiver acompanhado da representao do ofendido. FORMAS DE INCIO DO INQURITO POLICIAL: Nos crimes de Ao Penal Pblica Incondicionada: - De ofcio (Portaria da Autoridade Policial): art. 5, I. Portaria subscrita por delegado, conter o objeto da investigao, as circunstancias conhecidas em torno do fato a ser apurado (dia, horrio, etc) e, diligencias iniciais a serem realizadas. Independe de provocao de interessados, devendo ser procedida sempre que tiver a autoridade cincia da ocorrncia de um crime, no se importando a forma que tenha revestido a notitia criminis. Qualquer pessoa poder comunicar a policia, se chamando Delatio Criminis Simples, que se da pela forma oral ou escrita, sendo uma espcie de notitia criminis, cabendo ao delegado analisar a procedncia da informao. - Por auto de Priso em Flagrante: Forma inequvoca de instaurao do inqurito, dispensando a portaria. Se dos depoimentos produzidos restar fundada a suspeita, ocasionara priso e prosseguira nos atos do inqurito, aprofundando as investigaes iniciadas. - Mediante requisio da autoridade judiciria : Pelo Magistrado se da na mesma maneira em que o Ministrio Publico em si. - Mediante requisio do Ministrio Pblico : Tem exigncia determinao, o qual no pode ser descumprida pela autoridade policial. Art. 13,II do CPP (obrigao de cumprimento). Pode no cumprir o mesmo apontando suscitao de duvidas ao rgo requisitante. Nos casos de falta mnima de dados que permitam o inicio das investigaes, devera ser oficiado ao postulante. - Mediante requerimento do ofendido ou representante legal : Dever conter sempre que possvel a narrao do fato, a individualizao do indiciado, as razoes de convico da autoria e o rol de testemunhas (art. 5, 1 do CPP). Possuindo conotao de mera

solicitao, podendo analisada ser indeferida. Podendo o interessado recorrer administrativamente ao chefe de policia. Nos crimes de Ao Penal Pblica Condicionada: - Mediante representao do ofendido ou seu representante legal: Delatio criminis postulatria, manifestao pela qual a vitima ou seu representante legal autoriza o Estado a desenvolver as providencias necessrias a investigao dos crimes que exijam essa formalidade. No se exige rigor formal, sendo suficiente a inteno de ver apurada a responsabilidade penal do autor da infrao. Podendo ser requisitada oralmente para o MP, Juiz ou delegado, nos dois primeiros casos ser reduzido a termo e enviado ao delegado. Esta sujeito a decadncia o qual de seis meses. Salvo nos casos de representados, o qual aps a maioridade se tem os seis meses. - Mediante requisio do Ministro da Justia: So aqueles nos quais o exerccio da ao penal esta relacionado a convenincia poltica em v-los apurados ou no. A requisio do mesmo condio necessria para a apurao dos seguintes crimes: 1) Crimes cometidos por estrangeiro contra brasileiro fora do Brasil (art. 7, 3, bdo CP) e Crimes contra Honra cometidos contra Presidente ou Chefe de Governo estrangeiro (art. 141, I, c/c art. 145, pargrafo nico CP): No pode ser considerado uma forma de inicio do inqurito policial, porque o oficio requisitrio no destinado ao delegado, mas sim ao MP, verificando o mesmo os pressupostos necessrios para a propositura da ao penal indcios suficientes de autoria e prova de materialidade de fato tpico. Constando, devera oferecer denuncia, caso dependa de diligencias extras o MP determina a instaurao do inqurito. (Lembrando neste caso em especifico h dependncia do MP.); 2) Crimes previstos na Lei 7170/83 (Lei de Segurana Nacional: Art. 31 da mesma poder ser instaurado pela Policia Federal de oficio, mediante requisio do MP, autoridade militar responsvel pela segurana interna ou Ministro da Justia. OBS: Nos casos de priso em flagrante, para a validade do mesmo se faz necessrio representao da vitima no prazo de 24 horas. Nos crimes de Ao Penal Privada: - Mediante requerimento do ofendido: A instaurao do procedimento por regra deve ter requerimento do ofendido, em caso de morte a cnjuge, descendente, ascendente ou irmo, sem a observncia do da postulao gera constrangimento ilegal, possibilitando o ingresso de hbeas corpus visando ao trancamento do inqurito. Deve conter os elementos exigidos no art. 5, 1 do CPP. O ajuizamento da queixa-crime deve ocorrer antes de se esgotar o prazo decadencial de seis meses contados do dia em que a vitima ou demais legitimados tomarem cincia de quem foi o autor do crime, o mesmo prazo para fins de inqurito. O requerimento do inqurito no interrompe nem suspende a fluncia do prazo decadencial para o ingresso da ao penal em juzo, caso o inqurito seja finalizado aps a fluncia a queixa-crime dever ser automaticamente rejeitada pelo magistrado. Lembrando que o prazo ter inicio a partir do momento em que fica evidenciado a cincia pelo ofendido, e no da data em que lograr a autoridade policial elucidar a autoria ou da propositura do IP.

Aula 28/08/2012 INQURITO POLICIAL (cont.) Prazo Na Justia Comum Estadual ru preso (10 dias) (crime hediondo 30 + 30) e ru solto (30 dias). Na Justia Comum Federal ru preso (15 + 15) e ru solto (30 dias) No Procedimento da Lei de Entorpecentes ru preso (30 prorrogado + 30) e ru solto (90 + 90 dias) Para apurao dos crimes contra a economia popular (10 dias para ru preso e solto) Nos crimes militares ru preso (20 dias) e ru solto (40 + 20 dias) Obs: Em caso de impossibilidade de cumprimento dos prazos pela autoridade policial: 1) ru solto devolvido os autos para que seja concludas as diligencias em prazo a ser determinado pelo magistrado. 2) ru preso, no havendo prorrogao, sob pena de imediata soltura do indiciado. Diligncias da autoridade sem autorizao judicial Estabelecidas no art. 6 do Cdigo de Processo Penal:

I - dirigir-se ao local, providenciando para que no se alterem o estado e conservao das coisas, at a chegada dos peritos criminais; (No caso de infraes penais que deixam vestgios delicta facti permanentis) II - apreender os objetos que tiverem relao com o fato, aps liberados pelos peritos criminais; III - colher todas as provas que servirem para o esclarecimento do fato e suas circunstncias; (ex: intimao de testemunhas). IV - ouvir o ofendido; V - ouvir o indiciado; VI - proceder a reconhecimento (formal: descrever previamente, e ver pessoas com semelhanas e objetos) (inominada: por reconhecimento fotogrfico) de pessoas e coisas e a acareaes (colocar dois sujeitos frente a frente, para discutir pontos dos seus depoimentos que evidenciaram contraditrio ); VII - determinar, se for caso, que se proceda a exame de corpo de delito e a quaisquer outras percias; (A discricionariedade no alcanca as pericias que se requerida por qualquer dos envolvidos, no poder ser indeferida por autoridade policial. Podendo ser admitido assistentes tcnicos durante o curso do processo.) VIII - ordenar a identificao do indiciado pelo processo datiloscpico, se possvel, e fazer juntar aos autos sua folha de antecedentes; (A colheita das impresses digitais do investigado, para a identificao tambm se da a coleta de material biolgico para a obteno do perfil gentico do individuo.) IX - averiguar a vida pregressa do indiciado, sob o ponto de vista individual, familiar e social, sua condio econmica, sua atitude e estado de nimo antes e depois do crime e durante ele, e quaisquer outros elementos que contriburem para a apreciao do seu temperamento e carter; (por no constiturem infraes, ou fatos criminosos, que no chegaram a gerar inqurito, pela omisso da vitima por exemplo) X proceder reproduo simulada dos fatos, desde que esta no contrarie a moralidade ou a ordem pblica. Diligncias da autoridade com autorizao judicial 1) Quebra de sigilo (no mostra contedo) bancrio, telefnico (encaminhado para as operadoras de telefonia, receptando todos os dados) e fiscal. 2) Interceptao telefnica (capta as conversas e as mensagens). 3) Captao ambiental gravao. 4) Busca e apreenso Consiste na medida cautelar probatria destinada a obteno de elementos de provas ou ainda na localizao e posterior priso do acusado forma eficiente de se elucidar os crime, devendo ser realizada sempre que possvel. Outras atuaes da autoridade Cumprir requisies do Poder Judicirio e do Ministrio Pblico; Representar pela priso preventiva e temporria do investigado; Representar pela realizao de incidente processual; Desenvolvimento do Inqurito Policial Reduo a um s auto; Instrumentos de prova;

Concluso relatrio final Ao fim das investigaes autoridade policial faz o relatrio, encaminhando os autos do procedimento a juizo. No relatrio devera conter resumos dos depoimentos prestados, resultado das diligencias, testemunhas que no foram inquiridas e motivos, a partir do mesmo expor entendimento acerca da tipicidade do delito investigado, de sua autoria e materialidade. Em nenhuma hiptese o delegado dever tecer consideraes a respeito da ilicitude da conduta ou a culpabilidade do indiciado, pelo fato de se entender de estar tomando opinio pessoal, cujo o contedo deve ser somente informativo. Arquivamento do Inqurito Policial Legitimado Formas de arquivamento

INQURITO POLICIAL E AO PENAL

Direito de ao: Dto Pblico subjetivo de exigir do Estado a aplicao do Dto Penal Objetivo (material) Novas diligncias abstrata da Condies da ao (possibilidade jurd. INQ. POL. causas extint. de punibilidade (interesse de Arquivamento do inqurito parte 4. Justa causa = lastro probatrio. Autoria+materialid. Explcito ou implcito Titularidade: Pblica - MP Privada - Vtima agir) 3. Legitimidade de MP Oferecimento da denncia conduta do pedido). 2. Ausncia de 1. Tipicidade

A requerimento do MP

- fsica - jurdica - Representante legal - Cnjuge, ascendente, descendente e irmo.

04/09/2012 AO PENAL Art. 24 a 62 1. Espcies a. Ao penal pblica utilizada para designar a ao penal intentada pelo Ministrio Pblico. Classifica-se em: i. Incondicionada - Ao penal pblica incondicionada aquela titularizada pelo Ministrio Pblico e que prescinde de manifestao de vontade da vtima ou de terceiros ou de terceiros para ser exercida. Ela constitui a regra em nosso ordenamento. A parte inicial do caput do art. 24 assevera que nos crimes de ao pblica, esta ser promovida por denncia do Ministrio Pblico..., ainda no $ 2 do mesmo artigo, seja qual for o crime, quando praticado em detrimento do patrimnio ou interesse da Unio, Estado e Municpio, a ao penal ser pblica. ii. Condicionada - Esta tambm titularizada pelo Ministrio Pblico; afina, trata-se de ao pblica.Entratanto, havendo ofensa vitima em sua intimidade, para o seu exerccio vlido, o legislador optou por condicion-la a um permissivo externado por esta ou por seu representante legal, permissivo este tecnicamente denominado representao. 1. A representao do ofendido - uma condio de procedibilidade para que possa instaurar-se a persecuo criminal. um pedido autorizador feito pela vtima ou seu representante legal. Sem a autorizao no pode haver a propositura da ao, nem sequer o inqurito policial. 2. A requisio do ministro da justia So crimes de ao penal pblica condicionada requisio do Ministro da Justia so aqueles nos quais o exerccio da ao penal est relacionado convenincia poltica em v-los apurados ou no. Ex: crimes contra a honra cometidos contra chefe de governo estrangeiro, e crimes contra a honra cometidos contra o Presidente da Repblica. No existe prazo para a requisio do Ministro da Justia, portanto poder ocorrer at que o crime praticado esteja prescrito. b. Ao penal privada

i. Personalssima est pode ser proposta exclusivamente pelo ofendido, no sendo permitido a outras pessoas (ascendentes, descendentes, cnjuge ou irmo) intent-la em seu lugar ou prosseguir na que j foi ajuizada. E se ocorrer o falecimento do ofendido Nada poder ser feito, devendo ser extinta a punibilidade do ofensor. E se o ofendido for incapaz Do mesmo modo a queixa no poder ser exercida tendo em vista sua capacidade de estar em juzo e a impossibilidade de ser representado no polo ativo da ao penal por seu representante legal ou curador nomeado pelo juiz. Logo, nesta situao resta aguardar a cessao da incapacidade, ao atingir a maioride dade ele poder ajuizar a ao. Vale lembrar que nesse perodo o prazo decadencial permaneceu suspenso. ii. Exclusiva So titulares do direito de queixa: a - vtima maior de 18 anos e capaz sendo maior de 18 anos poder ingressar com a ao. b representante legal do ofendido menor ou incapaz sendo o ofendido menor de 18 anos ou portador de deficincia, o direito de queima-crime dever ser exercido pelo seu representante legal (pais, tutor, curador, guardio legal), independentemente da vontade da vtima. Exclui-se da possibilidade de ajuizar a queixa-crime, obviamente o guardio de fato, vale dizer, aquele em cuja companhia est o menor, mas no possui ordem judicial para tanto. No caso do menor de 18 no necessrio que ambos genitores ingressem com a queixa crime, somente um basta. Se o ofendido no possuir representantes o juiz nomeara um curador para o exerccio do direito de queixa crime. c Pessoas jurdicas de acordo com o art. 37 do CPP, podem figurar como autores da ao penal privada as fundaes, associaes, ou sociedades legalmente constitudas, hiptese na qual devero ser representadas por quem os respectivos contratos ou estatutos designarem, ou pelos diretores ou scios regentes. iii. Subsidiria da pblica o art. 29 do CPP disciplina a possibilidade de ser ajuizada ao penal privada em crime de ao pblica quando esta no for intentada no prazo legal. Trata-se, enfim, de exceo regra da titularidade exclusiva do Ministrio Pblico em relao regra penal pblica. Em regra, tem o Ministrio Pblico cinco dias para ajuizar a ao penal, se preso o investigado, e 15 dias, se estiver em liberdade este prazo comea a contar a partir do dia em que o ICP ou elementos de convico aportarem a promotoria de justia. Passado este prazo e ainda inerte o MP ele abre a possibilidade para o individuo ingressar com a ao penal subsidiria da pblica. Haja vista, que esta modalidade rege-se pelos princpios da ao penal pblica incondicionada, no sendo aplicados os institutos prprios da ao penal privada, como perdo do ofendido e a perempo. No indefinido o prazo para que o ofendido ingresse com a queixa subsidiria. Segundo o 38 do CPP, ter ele o perodo de seis meses contados da data em que se esgotar o prazo do MP para oferecer a denncia. 2. Titularidade a. Ministrio Pblico privativamente b. Ofendido representante legal C. A. D. I. 3. Princpios a. Pblica e subsidiria da pblica

i. Obrigatoriedade havendo indcios de autoria e prova da materialidade quanto prtica de um fato tpico e no se fazendo presentes causas extintivas da punibilidade, no pode o MP deixar de ajuizar a ao penal, salvo os casos do Juizado Especial Criminal, tendo em vista a possibilidade de transao penal. ii. Indisponibilidade uma vez ajuizada a ao penal pblica, dela no pode desistir o Ministrio Pblico ou transigir quanto ao seu objeto, conforme dispe o art. 42 do CPP. Mais uma vez, salvo os casos do juizado especial criminal, aonde proposta a a transao penal, ou composio civil dos danos, mesmo aps o oferecimento da denncia. iii. Divisibilidade havendo mais de um suposto autor do crime nada impede que venha o MP a ajuizar a ao penal apenas em relao a um ou alguns deles, relegando a propositura quanto aos demais para o momento posterior. Esse procedimento pode justificar-se tanto na necessidade de serem buscados maiores elementos para amparar o processo penal em relao aos investigados que no constaram no polo passivo da inicial, como em questo de estratgia processual. Tal opo do promotor em no ajuizar de plano a ao penal contra todos os envolvidos, fazendo-o apenas em relao a um ou alguns deles, no acarreta qualquer tipo de precluso quanto aos demais, mesmo porque poder ocorrer o aditamento da denncia. b. Privada exclusiva e personalssima i. Oportunidade - Autoriza o titular da ao penal privada a propor ou no a ao penal de acordo com a sua convenincia dentro do prazo legal se no ocorre a decadncia (para o Estado prescrio) Renncia possvel que eu titular do direito renuncie de forma clara e expressa o meu direito de ao antes do prazo de 6 meses, esse direito de renuncia s existe nas aes penais privadas. Tambm pode ocorrer a denncia tcita pelo prprio decurso do tempo, h outra h em que autor e a vtima tem um vnculo incompatvel com quem quer processar Ex: o autor procura o ru para ser padrinho de seu filho. ii. Disponibilidade - o ru escolheu propor a ao, mas no meio do processo ele quer desistir, ele pode conceder o perdo este se difere da renncia pois aquela se d antes da ao penal, o perdo pode ser expresso que pode ser feito oralmente, ou escrito, o aceite tambm se da em juzo poder ser expresso quando o ru fala eu aceito o perdo, ou aceite tcito quando o ofendido oferece o perdo o juiz determina a intimao do querelado, ao ser intimado ele tem 3 dias para aceitar ou recusar o perdo, se no se manifestar nesses trs dias ocorre o perdo tcito. Perempo (art.60 CPP LER) o descaso da parte autora com relao ao processo, se o querelante ficar mais de 30 dias seguidos sem movimentar o feito ocorrer a perempo. O juiz no precisa ser provocado para declarar a extino da punibilidade do agente. iii. Indivisibilidade - a ao penal proposta s pode ser pedida em relao a todos os querelados. Ex: a renncia dada a um ru dada a todos, salvo aos que no aceitarem. 4. Condies da ao a. Direito de ao b. Possibilidade jurdica do pedido ou tipicidade abstrata da conduta - corresponde viabilidade de procedncia da ao penal. Para tanto, necessrio que a conduta imputada na inicial acusatria seja descrita em lei como crime ou contraveno penal.

Logo, infere-se que essa primeira condio da ao penal exterioriza-se por meio da imputao de um fato tpico. c. Interesse de agir ou ausncia de hipteses de causas extintivas do jus puniendi concerne presena dos elementos mnimos que permitam ao juiz, ao refletir sobre o recebimento da denncia ou queixa, concluir no sentido de que se trata de acusao factvel. Tais elementos consistem no sendito de que se trata de acusao factvel. Tais elementos consistem nos indcios de autoria de que o imputado realmente o autor ou partcipe do fato, descrito, bem como na prova da existncia do crime imputado. d. Legitimidade de parte ad causam ativa e passiva - necessrio que a propositura da inicial acusatria (denncia ou queixa) seja patrocinada pelos respectivos legitimados ativos Ministrio Pblico, odenfido, ou pessoas do art. 31 do CPP, conforme o caso. Lembre-se de que a legitimao ativa para ingresso da ao penal prevista na CF. Ela diz que o ingresso da ao penal pblica privativamente do Ministrio Pblico, entretanto a inrcia injustificada do promotor em ajuizar a ao penal no prazo legal, permite ao ofendido ingressar com a ao penal privada subsidiria da pblica, caso em que o titular ser o particular ofendido, sem embargo da possibilidade do MP retomar o polo ativo na hiptese da negligncia do autor. Tratando-se, porm de ao privada, a legitimidade para deduo da ao penal ser da parte ofendida, de quem legalmente a represente ou, no caso de ausncia ou morte, se seu cnjuge, ascendente, descendente ou irmo, inexistindo a possibilidade de ser o Ministrio Pblico o titular dessa demanda. Por outro lado, ser imprescindvel, tambm, a existncia de legitimao passiva, condio esta que se refere, substancialmente, ao requisito da imputabilidade penal no enfoque etrio, apenas os maiores de 18 anos na poca da infrao penal podero ser sujeitos passivos de um processo criminal, portanto aos menores de 18 no cabe a imposio de penal, nem aos doentes mentais. Vale lembrar que a pessoa jurdica pode figurar como polo ativo da ao penal, porm nos polos passivos somente em casos de crimes ambientais conforme disciplina o artigo 3 da lei 9605-98 referente aos crimes ambientais. e. Justa causa - a ao s pode ser validamente exercida se a parte autora lesar a inicial com um mnimo probatrio que indique os indcios de autoria, da materialidade delitiva, e da constatao da ocorrncia de infrao penal. 5. Rejeio da denncia ou da queixa a. Artigo 395 do Cdigo de Processo Penal. estabelece quando o juiz poder aceitar ou recusar a queixa. b. Recurso da deciso art. 481 CPP: Tese, interposta como recurso a deciso da denuncia rejeitada. c. Recebimento da denncia ou da queixa despacho ou deciso interlocutria? 6. Denncia e queixa- crime a. Requisitos formais I. Art. 41 do Cdigo de Processo Penal 1. Descrio do fato 2. Identificao do acusado 3. Capitulao jurdica 4. Rol de testemunhas

II. Art. 282 do Cdigo de Processo Civil 1. Endereamento 2. Qualificao da parte autora 3. Pedido 4. As provas 5. Requerimento para citao Para a realizao da queixa ou denuncia, precisa-se somar 41 do CPP e 282 CPC como elementos formais. 1. Excelentssimo Juiz de Direito, pulando 12 linhas a mo (15 espaos no computador); 2. Qualificao das partes, Fulano de tal, brasileiro, casado, comerciante, residente e domiciliado, por intermdio de seu advogado que ao final subscreve (procurao em anexa), tendo por base as peas em anexo, ou o inqurito policial n tal, nos termos do art. 24 (ao penal publica), 30 (ao penal privada), 41 (denuncia ou queixa apresentao da pea), propor a presente ao penal publica ou privada condicionada ou incondicionada; 3. em face de: Siclano, brasileiro, casado, comerciante, residente e domiciliado, pela pratica da seguinte ao delituosa; 4. descrio do fato: Quando? Aos 11 dias do ms de setembro de 2012, as 13:30 horas. Onde? na confluncia das avenidas Av. Brasil e Jorge Sanwais. Quem? o denunciado Siclano. O que? de forma livre e consciente, subtraiu para si. Contra quem? da vitima Beltrana, um relgio marca oriente, modelo Schokware, avaliado em R$350.00; 5. assim agindo o denunciado ou querelado praticou o crime previsto no art. XX... Requerimentos: 1. o recebimento o registro e a autuao da presente queixa crime; 2. a citao do querelado para que comparea em juzo para a audincia de instruo e julgamento; 3. requer o processamento do feito, de acordo com o art. XX (art. 394, 1 diz a respeito do procedimento); 4. a condenao do ru nos termos do art. XX do CP; 5. Requer ainda a intimao das testemunhas abaixo arroladas; 5. termos em que espera deferimento, Foz do Iguau, dia 11 de setembro de 2012, OAB... Pressupostos de existncia esto relacionados com a existncia da ao penal. Vo determinar que a relao jurdica tridimensional existe. Validade Positivo competncia; capacidade postulatria; capacidade processual de estar em juzo. Validade Negativo os que no devem estar presentes na atividade jurdica. Litispendncia; Coisa julgada; suspenso e impedimentos.

2 BIMESTRE 02/10/2012 JURISDIO e COMPETNCIA 1) Organizao e diviso judiciria. STJ: exerce preciptuamente a interpretao e a aplicao da Lei infraconstitucional. TSE: exerce em grau de recurso o julgamento das pessoas condenadas do TRE.

STM: exerce a funo de duplo grau de jurisdio, o rgo encarregado de julgar em recurso os crimes julgados pelos Conselhos Militares. TM: Somente em SP,MG e RS. So julgados os PM, Policial Florestal, PRE e BOMB. Obs: Os TJ so responsveis por julgar crimes militares em grau de recurso nos respectivos estados no tiverem o TM. TJ: rgo jurisdicional recursal e foro privilegiado. Cada Estado tem seu tribunal. TRF: Mesmas funes do TJ, porem em nvel Federal, sendo organizado em regies. TRE: Cada estado tem o seu, tem como grau de recurso e foro privilegiado. TR: Turmas Recursais, no so Tribunais, sendo rgos compostos por juizes de 1 grau. Juiz Eleitoral: Juizes Estaduais que a cada dois anos exercem o mesmo. Conselhos Militares: Se divide em Conselhos Especiais e Conselhos Permanentes. Composto por cinco pessoas: Juiz militar e quatro oficiais de carreira estabelecidos por nveis hierrquicos, criados para cada fato. Estando no mximo hierrquico julgado pelo STF, tendo foro privilegiado. - Tribunal de Justia (CWB) 5 cmaras criminais. Cmaras: Isolada, integral e grupo de cmaras, rgo especial e rgo plena. - Comarca de Foz do Iguau 4 varas criminais processo e julgamento. 1 VEP 3 Juizados Especiais processo, julgamento e execuo. Obs: O RITJ regula a competncia das cmaras. Comarcas de entrncia Inicial, intermediaria e final. Foz do Iguau final; Medianeira intermediaria; e So Miguel inicial. - Tribunal Regional Federal 4 (RS) 2 cmaras criminais - Seo Judiciria 1 - Subseo judiciria de Foz do Iguau 3 varas criminais 1 juizado Espcies de Competncia: pelo local local do crime praticado. pela natureza da infrao tipo de crime praticado. pela prerrogativa de funo quem praticou o crime. Formas de fixao de competncia - Distribuio e Preveno. Formas de modificao ou prorrogao da competncia conexo, continncia.

16/10/2012 Competncia pelo lugar da infrao. 1) teorias: ao

resultado ubiquidade 2) crimes plurilocais ao em determinado lugar e o resultado em outro. crimes a distncia crimes qualificados pelo resultado: so preterdoloso (ex:leso corporal seguido de morte; latrocnio. ) e doloso. crimes dolosos contra a vida crimes de menor potencial ofensivo

06/11/12 Sujeitos do Processo 1) Principais: Juiz nico sujeito que no tem nenhum interesse na resoluo da causa. Art. 93 da CF Princpios e Prerrogativas dadas aos Magistrados. - Impedimento Art. 252 CPP (I Parentes; II Juiz ter vinculao com as partes ou testemunha; III tiver sido juiz em outro grau de jurisdio; IV ele prprio ou cnjuge sendo parte, etc;) Obs: Impedimento gera a inexistncia jurdica do ato. - Suspeio Art. 254 CPP: (I amigo intimo ou inimigo das partes; II Cnjuge, descendente ou ascendente por fato anlogo (julgar fato que tenha repercusso em outro); III Juiz seria parte ou parente, responder processo que tenha de ser julgado por qualquer das partes; IV se tiver sido aconselhado; V se for credor ou devedor; VI Scio;) o vinculo subjetivo, se da entre os sujeitos processuais. Pode ser argida em qualquer tempo e em qualquer grau de jurisdio. MP Unidade; Indivisibilidade; Independncia Funcional. Dominus Litties (parte) e Custus Legis (fiscal da lei). Nas Publicas ele e parte e fiscal da lei, nas privas somente fiscal da lei. Acusado/Defensor 2) Secundrios (Assistentes de Acusao): Art. 268/273 No imprescindvel sua presena no processo. Poder participar do processo a partir do recebimento da denuncia at o transito em julgado da deciso. preciso que o crime no seja vago, o qual no tenha uma vitima certa (ex: trafico de drogas (sade publica)), nem em aes penais privadas, deve ser publico em regra. Participa da Fase instrutoria do processo, pode requerer qualquer prova e apresentar alegaes finais orais. Podendo tambm recorrer. Postular medidas assecuratrias: (seqestro, arresto (moveis licito) e hipoteca (imveis)). Funo: garantir a acusao do acusado. Requisitos: Ser uma das pessoas alencadas no cdigo; j haver processo em andamento; No ocorrido o transito em Julgado. (Pedido pro Juiz, passando pelo MP, decidindo ento o Juiz), negada a habilitao, cabe Mandado de Segurana em 120 dias, de acordo com a Lei 12016. No se admite participao de co-ru como assistente de acusao.

You might also like