You are on page 1of 3

REPBLICA FEDERATIVA DO BRASIL PROCURADORIA GERAL DA FAZENDA NACIONAL PROCURADORIA REGIONAL DA FAZENDA NACIONAL NA 5 REGIO Av.

Agamenon Magalhes, 2864, Bairro Espinheiro, e-mail: prfnpe@fazenda.gov.br

EXCELENTSSIMO SENHOR DESEMBARGADOR FEDERAL RELATOR DO EGRGIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 5 REGIO

AC / Apelante: FAZENDA NACIONAL Apelado:

EMBARGOS DE DECLARAO-PRFN/PE n

/2012

A FAZENDA NACIONAL, por seu Procurador infra-assinado, nos autos da ao em epgrafe, vem, mui respeitosamente, presena de V. Ex., conforme o permite o art. 535, II, do Cdigo de Processo Civil, opor os presentes EMBARGOS DE DECLARAO, COM PEDIDO DE ATRIBUIO DE EFEITOS MODIFICATIVOS em face da deciso de fls. , da qual foi intimado em //2012, pelas razes adiante expostas.

RESUMO DOS FATOS Trata-se de agravo de instrumento interposto pela Fazenda Nacional contra deciso liminar em mandado de segurana impetrado por transportador

REPBLICA FEDERATIVA DO BRASIL PROCURADORIA GERAL DA FAZENDA NACIONAL PROCURADORIA REGIONAL DA FAZENDA NACIONAL NA 5 REGIO Av. Agamenon Magalhes, 2864, Bairro Espinheiro, e-mail: prfnpe@fazenda.gov.br

multimodal de cargas, que determinou que a Alfndega procedesse desunitizao das mercadorias contidas nos contineres de propriedade da impetrante indicados no writ. O relator do agravo indeferiu o pedido de efeito suspensivo.

DA OMISSO NO ACRDO O acrdo manteve a deciso recorrida, ao fundamento de que: 1. o continer no se confunde com a mercadoria nele armazenada, sendo indevida sua reteno em face do abandono dos bens; 2. os obstculos logsticos enfrentados pelas autoridades

aduaneiras no podero ser superados mediante a violao dos direitos dos particulares. Desta forma, pleiteada a desunitizao da carga e a devoluo do continer pelo armador, tem-se por desarrazoada a demorada privao do bem pela alfndega; 3. o pedido de alargamento de prazo para cumprimento da deciso incabvel, pois entre a interposio do recurso e a data do julgamento do acrdo j teriam transcorrido mais dias do que o postulado pela agravante. Todavia, um ponto importante no foi discutido no acrdo. Trata-se da regra contida no artigo 3 da lei n. 9.611/98, que determina que:
Art. 3 O Transporte Multimodal de Cargas compreende, alm do transporte em si, os servios de coleta, unitizao desunitizao, movimentao, armazenagem e entrega de carga ao destinatrio, bem como a realizao dos servios correlatos que forem contratados entre a origem e o destino, inclusive os de consolidao e desconsolidao documental de cargas.

REPBLICA FEDERATIVA DO BRASIL PROCURADORIA GERAL DA FAZENDA NACIONAL PROCURADORIA REGIONAL DA FAZENDA NACIONAL NA 5 REGIO Av. Agamenon Magalhes, 2864, Bairro Espinheiro, e-mail: prfnpe@fazenda.gov.br

Este dispositivo destaca que o servio de unitizao e desunitizao de carga responsabilidade do transportador, no da alfndega. Portanto, os custos envolvidos na operao devem ser arcados por ele. De forma, que a determinao de que seja providenciada pela alfndega a desunitizao da carga transfere essa responsabilidade do transportador para a alfndega e contraria o artigo 3 da lei n. 9611/98. Desta forma, em razo da omisso quanto ao dispositivo acima destacado, pedimos novo pronunciamento desta corte, a fim de sanar a omisso destacada.

DO PEDIDO Ante o exposto, verifica-se que o acrdo embargado merece declarao por ter restado omisso quanto aplicao do dispositivo destacado. Neste caso, a FAZENDA requer que sejam conhecidos e providos os presentes embargos de declarao, com efeitos infringentes, para sanar a omisso existente no decisum, nos termos ora assinalados.

Nestes termos, pede deferimento. Recife, 1 de October de 2013.

Erickson Lopes Ferreira Procurador da Fazenda Nacional

You might also like