You are on page 1of 69

1

DIREITOS REAIS

Conceito de direito das coisas: conjunto de regras e princpios que regem as relaes jurdicas concernentes s coisas suscetveis de apropriao pelo homem.

Coisa x bem: No h consenso a respeito da diferena entre BEM e COISA. Orlando Gomes: bem gnero e coisa espcie; Maria Helena Diniz e Venosa: coisa gnero e bem espcie; Washington de Barros Monteiro: bem e coisa so sinnimos. Seguindo o direito alemo, Pablo Stolze defende que bem gnero, vez que livro II do CC/02 denominado Dos Bens, e coisa, espcie, uma vez que, neste ltimo conceito, enquadram-se apenas as utilidades corpreas ou materiais. Objeto do direito das coisas: coisas objetos corpreos, tangveis e suscetveis de apropriao.

1. Evoluo histrica do Direito das Coisas

Ramo do Direito Civil mais influenciado pelo Direito Romano.

Direito em que se encontra mais homogeneidade em relao ao direito comparado.

O Direito Romano estabeleceu a estrutura da propriedade que foi seguida pelo direito moderno, sofrendo, no entanto, diversas modificaes, principalmente no aspecto estritamente individualista.

O sistema feudal modificou bastante a ideia de propriedade do direito romano. Havia nesse sistema aquele que podia dispor da terra e a cedia para

que fosse explorada e aquele que possua a verdadeira disponibilidade do bem por conta do poder poltico.

Com a Revoluo Francesa instala-se novamente uma ideia de propriedade essencialmente individualista, fiel tradio romana, a

propriedade era livre de ingerncias servindo livremente burguesia. Aqui no se falava em abuso do direito de propriedade.

No entanto, os desgastes sociais provocados pela Revoluo Industrial e pela absteno do Estado, fez com que a ideia egosta e individualista da propriedade fosse modificada aos poucos. Na Encclica do Quadragsimo Ano, Pio XI sustenta a necessidade de o Estado reconhecer a propriedade e defend-la, porm em funo do bem comum. A socializao comea a impregnar a ideia de propriedade a partir do sculo XX, impondo-se restries ao exerccio do direito de propriedade.

A Constituio Federal de 1988 afirma que a propriedade dever cumprir sua funo social.

Diversas so as leis que impe restries ao exerccio do direito de propriedade, notadamente leis ligadas ao inquilinato e a defesa do meio ambiente.

2. Direitos reais x direito das coisas

Muitos usam Direitos Reais como sinnimo de Direito das Coisas. Em face da redao do novo CC a doutrina moderna diz que direito das coisas gnero do qual os direitos reais so espcie. No direito das coisas estudaremos a posse, a propriedade (direito real sobre a coisa prpria), os direitos reais sobre a coisa alheia (gozo, garantia, aquisio). Posse estudada pelo direito das coisas, mas no consta do rol taxativo do art. 1.225, CC que enumera os direitos reais.

Art. 1.225, CC. So direitos reais:

I - a propriedade; II - a superfcie; III - as servides; IV - o usufruto; V - o uso; VI - a habitao; VII - o direito do promitente comprador do imvel; VIII - o penhor; IX - a hipoteca; X - a anticrese. XI - a concesso de uso especial para fins de moradia; XII - a concesso de direito real de uso.

3. DISTINO

ENTRE

DIREITO

REAL

DIREITO

PESSOAL

(subdiviso dos direitos patrimoniais)

Essa distino foi formulada no Direito Romano, onde se percebeu que h duas espcies de direitos patrimoniais.

I. Se o direito que integra o patrimnio de uma pessoa for uma prestao (dar, fazer ou no fazer) estamos diante de um direito pessoal.

II. Se o direito integrado ao patrimnio do seu titular for uma coisa corprea, temos um direito real.

Duas situaes: A celebra com B um contrato de compra e venda os romanos perceberam que nesse tipo de negcio estavam presentes dois sujeitos distintos identificveis. Um tem a obrigao de pagar uma quantia e o outro de entregar determinado bem. Esse tipo de relao que se estabelece sobre os sujeitos identificveis foi conceituado como direito pessoal. O direito das obrigaes disciplina as relaes horizontais entre credor e devedor.

A proprietrio de uma cadeira, nesse tipo de relao se identifica o sujeito ativo (dono da cadeira), porm, no identificvel o sujeito passivo. Os romanos perceberam que o direito oponvel contra todos (coletividade erga omnes), sendo um sujeito passivo indeterminvel, portanto, todas as pessoas devem respeitar o direito de propriedade de A.

Teoria realista (clssica ou monista-objetiva): Para a teoria realista o direito real se caracteriza como um poder imediato e absoluto do sujeito sobre determinada coisa. O Direito das coisas disciplinaria as relaes verticais entre um sujeito e uma coisa.

Teoria personalista: para esta teoria no se pode falar entre relao jurdica entre sujeito e coisas, mas somente entre sujeitos. No direito real teramos uma relao jurdica entre o sujeito ativo detentor do direito real e um sujeito passivo universal que deve se abster de ofender o direito do titular sobre a coisa.

4. Direito Pessoal

Sujeitos do direito pessoal: Sujeitos identificveis, sujeito passivo determinvel - que pode ser previamente identificado, vinculando somente os contratantes.

Momento de aquisio do direito pessoal no caso de bens mveis: A celebra com B um contrato de compra e venda de uma cadeira. Contrato gera direito pessoal. O momento que se reputa celebrado o contrato com o simples acordo de vontade. Existe uma confuso: com o acordo de vontade surge o direito pessoal, porm B s ser dono da cadeira, com a efetiva entrega do objeto (tradio). Bens imveis surgimento do direito pessoal: A celebra um contrato de compra e venda de um imvel com B, tendo que ser solene o

acordo de vontade, lavrado por um tabelio atravs de escritura publica, para que assim gere o direito pessoal. Obs.: Nos bens imveis, o que gera o direito pessoal a lavratura da escritura pblica na presena de um tabelio. O objeto gera a obrigao para quem vendeu de dar, fazer ou no fazer.

5. Direito Real

Sujeito Passivo: indeterminvel. toda a coletividade, oponvel para todos (erga omnes). No polo passivo incluem-se os membros da coletividade, pois todos devem abster-se de qualquer atitude que possa turbar o direito do titular. No instante que algum viola esse dever, o sujeito passivo que era indeterminado torna-se determinado. Aquisio do Direito real bens mveis: Adquire-se com a tradio. Aquisio do Direito real bens imveis: Nos bens imveis, adquirese o direito real de propriedade com o efetivo REGISTRO da escritura pblica.

Exemplo de recapitulao: Existe uma regra do Direito Civil que a de que quando uma coisa perece sem culpa de ningum, em razo de fortuito ou fora maior, quem arca como prejuzo o proprietrio (res perit domino). Imagine uma pessoa que vai numa loja e adquire uma geladeira, ficando por parte da loja a entrega do produto no dia seguinte. Porm, ocorre uma tempestade e a geladeira perece, responde assim a loja pela devoluo do dinheiro ou entrega de outra geladeira, posto que no houve ainda a tradio da coisa. Sem a tradio, mesmo pago o preo, a propriedade segue com a loja.

Objeto dos direitos reias: S pode ser objeto de direito real, coisas que sejam corpreas (que existem), tangveis (podem ser tocadas) e suscetveis de apropriao.

OBS.: Smula 193, STJ Cabe usucapio de linha telefnica, conclui-se que a linha telefnica se torna corprea atravs do aparelho telefnico.

6. Tabela comparativa

DIREITOS REAIS

DIREITOS PESSOAIS

Absoluto: os direitos reais valem

Relativos: exigvel apenas dos

contra todos e no somente contra contratantes, s aos contratantes so pessoas determinadas. oponveis.

Princpio da publicidade: s

Princpio do consensualismo:

com a publicidade os direitos reais os direitos pessoais se aperfeioam podem ser oponveis contra todos. com o consenso.

Por isso, necessrio que se proceda ao registro dos imveis. No caso dos bens mveis basta a

tradio.

Princpio

da

taxatividade:

Princpio

da

autonomia

da

Como vinculam toda a sociedade os vontade: o CC cuida de alguns direitos reais no podem ser contratos de maneira especfica fora

inventados, devem ser previstos em (contratos numerus clausus. Art. 1.225, CC.

nominados/tpicos),

lei num rol taxativo. Rol taxativo ou estes os contratantes podem celebrar contratos no previstos em lei desde que o objeto seja lcito e os sujeitos capazes. contratos. Numerus apertus de

Princpio da Tipicidade: No basta a lei criar o direito real preciso que a lei descreva como cada um desses direitos reais moldado. Taxatividade s direito real o previsto como tal. Tipicidade: os elementos do direito real devem estar estabelecidos na lei.

Princpio da perpetuidade: no

Princpio da transitoriedade: os

se perde a coisa pelo simples no contratos so feitos para findarem. uso.

Obs.: A usucapio no se gera pelo no uso, este deve se somar posse de um terceiro sem que haja reao por parte do proprietrio.

A violao do Direito Real sempre A ofensa do direito pessoal pode ocorre por meio de uma conduta ocorrer de maneira comissiva ou positiva em desfavor do detentor do omissiva. direito real.

7. Efeitos dos direitos reais

Preferncia: trata-se da prevalncia do direito real do titular da coisa sobre o direito pessoal que se pretende exercer sobre ela. Ex. Direito real de garantia Hipoteca o credor hipotecrio tem preferncia no recebimento, recebe antes que se proceda ao rateio dos credores quirografrios (que no possuem garantia).

Sequela: o direito que possui o titular do direito real de buscar a coisa de quem quer que a apreenda injustamente.

8. Classificao dos direitos reais

Direitos reais sobre a coisa prpria (ius in re propria): direito de propriedade plena, desde que observada a funo social da propriedade.

Direitos reais sobre a coisa alheia (ius in re aliena): O proprietrio pode desmembrar seus poderes, atribuindo parcela deles a um terceiro. O direito real sobre coisa alheia aquele que recai sobre coisa que j tem outro dono. Tais direitos podem ser de gozo/fruio, de garantia ou de aquisio.1
1

Servido - O imvel que suporta a servido chama-se serviente. O outro, beneficiado,

dominante. Constituem restries que um prdio suporta para uso e utilidade de outro prdio, pertencente a proprietrio diferente. As servides, como direitos reais, acompanham os prdios quando so alienados. Usufruto - o direito de desfrutar temporariamente de um bem alheio como se dele fosse proprietrio, sem alterar-lhe a substncia. Usufruturio aquele ao qual conferido o usufruto. Nu-proprietrio aquele que confere o usufruto. Consiste na possibilidade de retirar da coisa as vantagens que ela oferece e produz. Sua durao pode ser vitalcia ou temporria. Uso - o direito de servir-se da coisa na medida das necessidades prprias e da famlia, sem dela retirar as vantagens. Difere do usufruto, j que o usufruturio retira das coisas todas as utilidades que ela pode produzir e o usurio no. Habitao - um uso limitado, porque referente apenas a um prdio de habitao. Consiste no direito de se servir da casa residencial com sua famlia. a faculdade de residir ou abrigarse em um determinado prdio. Tem por trao caracterstico a gratuidade. Tem por caracterstica prpria: o uso da casa tem de ser limitado moradia do titular e de sua famlia. No pode este servir-se dela para o estabelecimento de um fundo de comrcio, ou de sua indstria; no pode alug-la, nem emprest-la; ou serve-se dela para a sua prpria residncia e de sua famlia ou desaparece o direito real. Hipoteca - o direito real de garantia, ou seja, a vinculao de um bem para responder com o seu valor por uma dvida. Recai sobre os bens imveis. Penhor - a garantia real sobre bens mveis que ficaro em poder do credor, salvo nos casos especiais de penhor rural. Alienao Fiduciria - uma forma de garantia consistente na revenda, pelo adquirente ao alienante, e no mesmo ato da compra, da coisa adquirida, ficando apenas com a sua posse.

9. Princpios que regem os direitos reais

Princpio da aderncia (especializao ou inerncia): nos direitos reais se estabelece um vnculo entre o sujeito e a coisa independentemente da colaborao de nenhum sujeito passivo.

Princpio do absolutismo: os direitos reais se exercem erga omnes. Todos devem se abster de molestar o titular do direito real. Daqui surge a ideia de sequela e de preferncia.

Princpio da publicidade ou visibilidade: os direitos reais sobre imveis s se adquirem aps o registro no cartrio e os mveis atravs da tradio. Estas exigncias legais nascem da necessidade de dar cincia a todos da existncia daquele direito real para que todos possam se abster de molestlo.

Princpio da taxatividade: o nmero de direitos reais limitado, s direito real o que a lei enumera como tal. Trata-se de um rol numerus clausus.

Princpio da tipicidade: os direitos reais existem de acordo com os dispositivos legais. Alm de previstos pela lei (taxatividade) so moldados pela lei.

Princpio do desmenbramento/elasticidade: os direitos reais podem ser desmembrados, isto , podem ser transferidos a terceiros, limitando a prpria propriedade e sendo, ao mesmo tempo, por ela limitados.

Princpio da perpetuidade: o direito real, um direito perptuo, no se perde uma coisa por no us-la. Na usucapio, no se perde a coisa pelo no uso, mas porque outro usou pelo tempo necessrio.
Aps complementao do pagamento, dar-se- a transferncia da propriedade. bastante utilizada nos contratos de financiamento para aquisio de automveis.

10

AULA 2 - POSSE

1. Teorias explicativas da posse Savigny Livro Teoria da Posse Teoria subjetiva ou clssica: antes desse livro a posse no possua tratamento autnomo, sendo tratada como um simples reflexo da propriedade. Para este autor a posse era resultado da conjugao de dois elementos: a) corpus (apreenso, contato fsico); b) animus rem sibi habendi ou animus domini (vontade de ter a coisa como sua, vontade de ser dono).

O animus rem sibi habendi no propriamente a convico de ser dono (opinio domini), mas a vontade de t-la como sua (animus domini ou animus rem sibi habendi), de exercer o direito de propriedade como se fosse o seu titular.

O proprietrio, o que se cr proprietrio e o ladro e o que se apoderou violentamente de um bem so possuidores, pois incontestvel possuem o animus domini. Porm ,no caso do proprietrio e do que se acredita proprietrio h mais que animus domini, h opinio domini, pois tais

possuidores acreditam ser donos do bem (opinio domini).

Como foi dito o animus exigido pela teoria clssica o animus domini, no sendo necessrio o opinio domini.

Por causa do animus rem sibi habendi (animus domini) a teoria e subjetivista.

11

Portanto, para esta teoria um locatrio no possui posse, pois alm de saber que a coisa no sua, no possui vontade de t-la como sua. Como consequncia, se o locatrio no tem posse no pode defender a coisa (no pose se utilizar de ao possessria na defesa do bem).

Para Savigny, o corpus sem animus identifica somente a deteno. Esta se eleva posse quando se lhe acrescenta o animus especfico, ou seja, o animus domini ou animus rem sibi habendi (vontade de possuir para si).

Critica-se tal teoria porque restou bem claro hoje que possvel ter posse sem ter vontade de ser dono ex. locatrio. Ihering Livro Teoria simplificada da posse Teoria Objetiva: Para Ihering a verdadeira teoria que justifica a posse bem mais simples. Para ter posse bastaria ter corpus, no seria necessria a presena da vontade de ter a coisa como sua no necessrio o animus domini. Para a Teoria Objetiva o corpus no significa unicamente contato fsico com a coisa, mas sim conduta de dono. Ela se revela na maneira como o proprietrio age em face da coisa, tendo em vista sua funo econmica. Tem posse quem se comporta como dono, e nesse comportamento j est includo o animus. O elemento psquico no se situa na inteno de dono, mas to somente na vontade de agir como habitualmente o faz o proprietrio (affectio tenendi), independentemente de querer ser dono (animus domini).

Ex. Um exemplo dado por Silvio Rodrigues a do lavrador que deixa sua colheita no campo. No tem o lavrador poder fsico sobre a coisa, mas, conserva a sua posse, pois, dessa forma que age o proprietrio em relao a ela. Porm, se o mesmo lavrador deixar uma jia no campo, no mais conserva a posse sobre ela, pois, no a forma que o proprietrio age em sua relao.

QUAL FOI A TEORIA ADOTADA PELO CC? Art. 1.196, CC. No conceitua posse, conceitua possuidor. Possuidor aquele que exerce de fato algum dos poderes inerentes propriedade.

12

O art. 1.228, CC Poderes inerentes propriedade: Uso, gozo/fruio, livre disposio e reivindicao. Destes quatro poderes inerentes propriedade o possuidor pode ter dois deles: o uso e/ou o gozo e fruio. Para Ihering, cuja teoria o nosso direito positivo acolheu, posse conduta de dono. Sempre que haja o exerccio dos poderes de fato inerentes propriedade existe a posse (a no ser que a lei desqualifique tal posse para deteno).

Obs.: Malgrado o CC adota como regra e teoria objetiva de Ihering, faz algumas concesses teoria subjetiva de Savigny. Quando o CC trata da usucapio exige posse com animus domini.

2. Deteno

Quem tem poder de fato sobre a coisa, tem a presuno de que tem posse sobre ela. Porm, a lei pode estabelecer excees a esta regra geral, onde as situaes presentes nela no so consideradas posse, mas sim deteno, mesmo havendo poder de fato.

A deteno uma posse legalmente desqualificada.

Art. 1.198, CC. Considera-se detentor aquele que, achando-se em relao de dependncia para com outro, conserva a posse em nome deste e em cumprimento de ordens ou instrues suas. Pargrafo nico. Aquele que comeou a comportarse do modo como prescreve este artigo, em relao ao bem e outra pessoa, presume-se detentor, at que prove o contrrio.

Caseiro, capataz - Fmulos da posse. Tem poder de fato, mas no pode usar livremente a coisa, devendo respeitar ordens e instrues.

13

Outros exemplos de deteno so citados por Pontes de Miranda: a situao do soldado em relao s armas e cama do quartel; a dos funcionrios pblicos quanto aos mveis da repartio; a do preso em relao s ferramentas da priso com que trabalha; a dos domsticos quanto s coisas do empregador.

Art. 1.208. No induzem posse os atos de mera permisso ou tolerncia assim como no autorizam a sua aquisio os atos violentos, ou clandestinos, seno depois de cessar a violncia ou a clandestinidade.

Ato de mera permisso (pressupe pedido de autorizao) ou tolerncia (no pede, mas dono no reclama) no gera posse, s deteno.

Tambm no autorizam a aquisio os atos violentos e clandestinos enquanto dure a violncia e a clandestinidade, h poder de fato, mas no h posse (s mera deteno). Todavia, cessada a violncia ou a clandestinidade nasce a posse.

Pode-se, ainda, dizer que tambm no h posse de bens pblicos, principalmente depois que a Constituio Federal de 1988 proibiu a usucapio especial de tais bens (arts. 183 e 191). Se h tolerncia do Poder Pblico, o uso do bem pelo particular no passa de mera deteno consentida.

14

CLASSIFICAO DA POSSE

1. Posse direta x posse indireta

Ocorre pelo desmembramento da posse por contrato ou direito real pelo qual haja a entrega temporria de um bem. Aqui h uma relao jurdica base dividindo a posse.

Ex. O proprietrio que aluga um bem possui posse indireta e o locatrio possui posse direta.

Art. 1.197, CC: A posse direta, de pessoa que tem a coisa em seu poder, temporariamente, em virtude de direito pessoal, ou real, no anula a indireta, de quem aquela foi havida, podendo o possuidor direto defender a sua posse contra o indireto.

Porm, no h necessidade que o possuidor indireto seja proprietrio do bem. Ex. A proprietrio e entrega o bem para B em usufruto, B entrega a C em locao. Neste caso, C possui posse direta e todos os outros possuem posse indireta.

S se pode falar em posse direta e indireta quando a posse foi desmembrada. Se no houve contrato ou direito real institudo no se pode citar tal classificao.

2. Posse justa e posse injusta

Classificao que leva em conta a forma que a posse foi adquirida.

15

O art. 1.200 do CC fala que posse justa aquela que no foi adquirida de forma violenta, clandestina ou precria. A contrario senso, injusta a posse adquirida de forma violeta, clandestina ou precria.

Art. 1.200, CC: justa a posse que no for violenta, clandestina ou precria.

Dvida: Como pode falar em posse justa e injusta se o artigo 1.208, CC deixa claro que atos violentos/clandestinos no induzem posse, sendo caso de mera deteno? A questo que enquanto perdurarem estes atos violentos/clandestinos no h posse, cessados estes nasce a posse injusta. A injustia diz respeito maneira de aquisio da posse.

Posse injusta posse.

Posse violenta: aquela que foi adquirida com emprego de fora ou ameaa. A violncia que caracteriza a posse injusta pode ser voltada contra a pessoa ou contra a coisa. Ex. Terreno de A esbulhado por B com emprego de violn cia. Enquanto a violncia estiver sendo exercida no h posse e sim deteno (aquele que se utiliza da violncia no pode entrar com ao possessria, no corre prazo para usucapio). Depois que cessarem os atos de violncia, surge a posse que ser considerada injusta.

Posse clandestina: obtida de forma oculta/sorrateira. Na clandestinidade obtm a coisa e enquanto a clandestinidade perdurar o que se tem deteno. Cessada a clandestinidade o esbulhador passa a ter posse injusta. Para que cesse a clandestinidade preciso que a vtima possa ficar sabendo ou basta o uso do objeto em outro lugar? Prevalece que s cessa a clandestinidade quando ela cessar para a vtima.

16

Posse precria: existe precariedade quando o possuidor entrega a coisa para terceiro para que este depois a devolva e no momento que a coisa deveria retornar as mos do possuidor o terceiro se recusa. A partir desta recusa a posse se torna injusta. Aqui no h nenhum momento de deteno, visto que, a situao originria era de posse justa que com a inverso do animo se torna injusta por conta da precariedade. Ex. Locatrio que se nega a entregar o imvel no fim do contrato possua posse justa passou a ter posse injusta.

Inverso do carter da posse: Nada impede, porm, que uma posse inicialmente injusta venha a tornar-se justa, mediante a interferncia de uma causa diversa, como seria o caso de quem tomou pela violncia comprar do esbulhado, ou de quem possui clandestinamente herdar do desapossado. Em qualquer caso, todavia, enfatiza o prestigiado autor, a alterao no carter da posse no provm da mudana de inteno do possuidor, mas de inverso do ttulo, por um fundamento jurdico, quer parta de terceiro, quer advenha da modificao essencial do direito

3. Posse de boa-f e m-f

Posse de boa-f aquela em que o possuidor ignora os vcios de sua posse. Possuidor de m-f o que est ciente dos vcios de sua posse. Na verdade quem est de boa ou m-f o possuidor e no a posse.

O Cdigo Civil brasileiro, no art. 1.201, conceitua a posse de boa-f com aquela em que o possuidor ignora o vcio, ou o obstculo que impede a aquisio da coisa. A boa-f decorre da conscincia de se ter adquirido a posse por meios legtimos. O seu conceito, portanto, funda-se em dados psicolgicos, em critrio subjetivo.

de suma importncia, para caracterizar a posse de boa-f, a crena do possuidor de se encontrar em uma situao legtima. Se ignorar a existncia de

17

vcio na aquisio da posse, ela de boa-f; se o vcio de seu conhecimento, a posse de m-f.

Boa-f e m-f x posse junta ou injusta: Para verificar se uma posse justa ou injusta, o critrio, entretanto, objetivo - examina-se a existncia ou no dos vcios apontados na forma de aquisio da posse. Na posse de boa ou m-f o que se observa o conhecimento ou no que o possuidor tinha dos vcios que maculavam sua posse.

Pode haver uma posse justa e de m-f ou uma posse injusta e de boaf? possvel. Exemplos:

Posse justa e de m-f: o adquirente, em que pese ter uma escritura, sabe que quem lhe vendeu no era o verdadeiro dono da coisa.

Posse injusta e de boa-f: aquele que, s escondidas de outro possuidor, muda a cerca de lugar, acreditando que a rea acrescida lhe pertence.

Segundo o STJ, a boa-f do possuidor quebrada (transformada em m-f) no momento em que ele for citado em uma ao reivindicatria ou possessria.

Consequncias da boa-f: No cabe ao possessria contra o terceiro que recebeu a coisa esbulhada de boa-f (sem saber que era esbulhada), neste caso, deve buscar receber perdas e danos de quem esbulhou a coisa e depois a repassou para o terceiro de boa-f. Art. 1.212, CC. O possuidor pode intentar a ao de esbulho, ou a de indenizao, contra o terceiro, que recebeu a coisa esbulhada sabendo que o era.

Se o inicialmente esbulhado tivesse tambm propriedade pode buscar a coisa atravs de ao reivindicatria (no ao possessria), inclusive contra

18

o possuidor de boa-f, visto que, o direito de sequela autoriza o proprietrio a buscar a coisa na mo com quem quer que esteja.

Enfoque tico da boa-f: A doutrina moderna vem exigindo que se d um enfoque tico a analise da boa-f e no s um enfoque psicolgico. A boaf tica exige que o desconhecimento do fato decorra do comportamento daquele que observou os deveres de diligncia e cuidado. Ento, seria possuidor de m-f no s aquele que conhece o vcio da posse como tambm o deveria conhec-lo em razo das circunstncias. Ex. Comprar um celular de dois mil reais por 400, sem nota fiscal numa feira.

4. Justo ttulo e boa-f

Ttulo o documento apto a transferir propriedade. Normalmente, no Brasil, a escritura registrada.

Justo ttulo o documento que formalmente aparenta transferir propriedade, mas no o faz porque outorgado por quem no tinha poderes. CC/02 quem tem justo ttulo presume-se de boa-f (presuno relativa presuno juris tantum).

Porm, o conceito de justo ttulo para fins de se aferir a boa-f da posse mais amplo que o conceito supracitado.

Com efeito, o justo ttulo capaz de empresar boa-f posse, para fins de usucapio ordinrio, deve ser hbil para transmitir o domnio, se no contiver nenhum vcio impeditivo dessa transmisso. No entanto, para fins de qualificao da posse como de boa-f, para fins exclusivamente possessrios, no se exige que seja capaz, em tese, de transmitir o domnio, sendo definido simplesmente como a causa jurdica, a razo eficiente da posse. Nessa viso, um contrato de locao, de comodato, de compromisso de compra e venda, bem como a cesso de direitos hereditrios configuram um estado de

19

aparncia que permite concluir estar o sujeito gozando de boa posse, devendo ser considerado justo ttulo para os fins do pargrafo nico do art. 1.201 do Cdigo Civil. 5. Posse natural e posse civil Modos de aquisio da posse

Como se adquire a propriedade? No caso de bem mvel se adquire propriedade com a tradio. No caso de imvel necessrio que se faa o registro da escritura no cartrio de registro de imveis para que esta seja transmitida. Imvel registrado em nome de A. B quer adquirir a propriedade deste terreno e lavrada uma escritura pblica de compra e venda sendo esta devidamente registrada. Aqui se transmitiu o direito de propriedade, mas j se tem posse?

Posse natural: a que se adquire com a entrega da coisa, inicia com o exerccio do poder de fato sobre a coisa. Se houve, por exemplo, a entrega das chaves do imvel que se adquiriu, alm de ter propriedade passa a ter posse, no caso a posse natural. Porm, se B adquiriu propriedade, mas A se recusa a entregar o imvel, B ainda no tem posse e por tal no possui legitimidade para ingressar com ao possessria. A escritura pblica s transmitiu a propriedade e no a posse, apesar de proprietrio nunca entrou no imvel ou exerceu poder de fato sobre a coisa. Resta a B entrar com ao de imisso de posse (espcie de ao reivindicatria). Exatamente para evitar esse transtorno o Direito inventou o instituto da posse civil.

Posse civil ou jurdica: aquela que se adquire com transmisso documental da posse. A transferncia de posse se chama cesso de direitos possessrios.

20

possvel que no contrato de compra e venda se acrescente a clusula constituti, por meio da qual o vendedor alm de transferir a propriedade transfere tambm a posse, independentemente da posterior entrega das chaves. Havendo clusula constituti possuir legitimidade para intentar ao reivindicatria ou ao possessria.

21

PROTEO POSSESSRIA

A proteo possessria o mais importante efeito da posse e o primeiro que estudaremos. A proteo possessria pode ocorrer pela autotutela ou pela heterotutela (aes possessrias).

As aes tipicamente possessrias (manuteno, reintegrao e interdito proibitrio) so tambm denominadas interditos possessrios.

1. Ameaas posse

Os atos de terceiros que podem ameaar o exerccio da posse so denominados turbao, esbulho e a ameaa em sentido estrito.

Esbulho: Ocorre esbulho quando o possuidor desapossado totalmente da coisa por terceiro, saindo esta da esfera de disponibilidade do possuidor por ato injusto de terceiro, cabendo-lhe neste caso a AO DE REINTEGRAO DE POSSE. Ex. fazenda que invadida pelo MTS de forma que o possuidor perca o poder total de ingerncia sobre esta.

Turbao: na turbao o terceiro apenas embaraa o livre exerccio da posse, sem haver o desapossamento total do possuidor. Neste caso, o possuidor pode manejar a AO DE MANUTENO DE POSSE. Exemplo: algum que adentra imvel de outrem e passa a cortar rvores, mas sem impedir o acesso do possuidor terra. Ocorre, portanto, uma restrio ou embarao ao exerccio pleno da posse.

Ameaa: Haver ameaa quando ocorrerem indcios de turbao ou de esbulho possessrios ainda no consumados. Neste caso, o possuidor no precisa esperar a concretizao do esbulho ou da turbao, podendo manejar

22

a AO DE INTERDITO PROIBITRIO diante da ameaa, para impedir a sua concretizao. Ex. Fazendeiro que percebe que o MTS est prestes a invadir sua fazenda.

2. Autotutela da posse

Legitima defesa da posse: Uma primeira situao quando o ataque est para acontecer ou est acontecendo. O possuidor pode defender a coisa dessa agresso pelos seus meios para que no venha a perder a posse do bem. uma legtima defesa da posse (exige agresso atual ou iminente).

Desforo imediato: O art. 1.210 trata tambm da situao em que a agresso no mais atual. O possuidor j foi privado de sua posse. Cessou a situao de ataque, mas mesmo assim o possuidor esbulhado pode retomar a coisa com suas prprias mos, desde que o faa logo.

Art. 1.210, CC. O possuidor tem direito a ser mantido na posse em caso de turbao, restitudo no de esbulho, e segurado de violncia iminente, se tiver justo receio de ser molestado. 1o O possuidor turbado, ou esbulhado, poder manterse ou restituir-se por sua prpria fora, contanto que o faa logo; os atos de defesa, ou de desforo, no podem ir alm do indispensvel manuteno, ou restituio da posse. 2o No obsta manuteno ou reintegrao na posse a alegao de propriedade, ou de outro direito sobre a coisa. Por sua prpria fora: A expresso por sua prpria fora, constante do texto legal, quer dizer sem apelar para a autoridade, para a polcia ou para a justia. Pode contar com a ajuda de vizinhos e amigos.

23

Definio de logo: o tempo pode variar em cada caso e cabe ao juiz apreciar no caso concreto, o que realmente importa se a ao se deu no calor do acontecimento, mesmo que tenha levado tempo de preparao. Se passar o tempo do logo exerccio arbitrrio das prprias razes. Obs.: Esther viaja e ao voltar percebe que sua casa foi esbulhada e toma a coisa de volta. O logo que permite a autotutela medido pela d ata do fato ou do conhecimento? Polmico, mas predomina que logo aps a cincia.

Exemplo: algum se encontra com o ladro de sua capa dias depois do furto. Em tal hiptese, apesar do lapso de tempo decorrido, assiste-lhe o direito de fazer justia por suas prprias mos, se presente no estiver a polcia.

Uso moderado dos meios necessrios: usando meios desnecessrios ou necessrios em medida maior que a devida, a autotutela que antes era lcita torna-se ilcita.

Deteno e autotutela da posse: Quem possui mera deteno pode defender a posse alheia? Pode defender a posse da coisa exclusivamente por autotutela, mas no pode se valer de nenhuma ao possessria. o nico efeito da posse que se estende ao detentor.

3. Heterotutela

No nosso ordenamento jurdico trs so as aes legitimamente possessrias: reintegrao de posse (esbulho), manuteno de posse (turbao) e interdito proibitrio (ameaa posse).

Fungibilidade: Pelo limite entre as situaes ser muito tnue, o art. 920 do CPC prev a fungibilidade entre as aes possessrias. exceo regra que o juiz fica adstrito ao pedido. A fungibilidade ocorre s entre as trs aes possessrias, no h fungibilidade entre estas e as aes petitrias.

24

A primeira utilidade deste princpio quando houver divergncia sobre a qualificao do fato. Tambm se aplica a fungibilidade quando, a despeito de correta qualificao do esbulho e da ao quando da impetrao, durante seu processamento a situao ftica se modifica.

4. Legitimidade ativa

Exige-se a condio de possuidor para a propositura dos interditos possessrios.

O detentor, por no ser possuidor, no tem essa faculdade.

No basta ser proprietrio ou titular de outro direito real. Se somente tem o direito real, mas no a posse correspondente, o agente ter de valer-se da via petitria.

Ex. Desta forma, algum que adquiriu a propriedade de um imvel, mas nunca pde exercer poder de fato sobre este e nem incluiu em seu contrato clusula constituti, proprietrio, porm, no possuidor e como consequncia no possui legitimidade para propor nenhuma ao possessria.

Tanto o possuidor direto quanto o indireto possuem legitimidade.

5. Legitimidade passiva

A legitimidade passiva nas aes possessrias do autor da ameaa, turbao ou esbulho (CPC, arts. 927, II, e 932), assim como do terceiro que recebeu a coisa esbulhada de m-f.

No caso de pessoas casadas s haver litisconsrcio passivo necessrio se ambos forem responsveis pela violao da posse alheia.

25

6. Ao de fora nova e de fora velha

A ao possessria de fora nova possui como peculiaridade a possibilidade de concesso de liminar possessria. procedimento especial.

Se a molstia posse (a turbao ou o esbulho) tiver ocorrido em menos de ano e dia da agresso posse, a ao possessria de fora nova e o autor tem acesso ao procedimento especial regulado pelos arts. 920 a 933, do CPC.

Do contrrio, isto , se a molstia posse tiver ocorrido h mais de ano e dia, ento o autor dever valer-se, apesar da dico do art. 924, do procedimento comum, que pode ser ordinrio ou sumrio.

Se a ao for de fora nova, ento fica viabilizada a possibilidade de concesso de liminar possessria, de audincia de justificao, com todas as peculiaridades do procedimento especial.

Ateno: aqui se considera a data em que ocorreu a violao posse e no a data da cincia por parte do possuidor desta ameaa.

7. Cumulao de pedidos

Alm do pedido possessrio pode formular os seguintes pedidos:

a) Pedido de reparao de danos;

b) Pedido de desfazimento de construes e plantaes;

c) Fixao de multa preventiva para afastar o ru a inteno de repetir a agresso posse ( multa fixa e no diria multa para hiptese futura, caso o ru venha a praticar uma nova agresso posse).

26

8. Ao dplice

Normalmente, o autor quem formula o pedido a ser apreciado e decidido, cabendo ao ru opor-se pretenso deduzida. Por meio da contestao, o mximo que o ru pode pedir a improcedncia do pedido do autor. Caso queira formular pedido que ultrapasse os limites do pedido de improcedncia, dever valer-se de reconveno.

No caso das aes possessrias, entretanto, a lei lhes confere natureza dplice, da porque o ru pode deduzir pedido em seu favor na prpria contestao, sem necessidade de ter que socorrer-se da via reconvencional.

Mas preciso ateno: os pedidos passveis de serem formulados pelo ru na contestao so aqueles listados no art. 922 do CPC, ou seja, se alegar que foi ele o ofendido, pode postular a proteo possessria cabvel e a indenizao pelos prejuzos resultantes da turbao ou do esbulho cometido pelo autor. Qualquer outro pedido no includo nesse rol deve ser formulado em reconveno. Exemplo - A e B so vizinhos, mas as fronteiras no esto bem delimitadas. A acredita que B invadiu sua rea e entra com uma ao possessria. B na contestao se defende dizendo que no est invadindo o terreno do autor e que este o invasor, pedindo, portanto a proteo a sua posse. Pode o ru tambm cumular os pedidos que o autor poderia cumular, o que no pode pedir liminar possessria.

A jurisprudncia tem entendido que os quatro pedidos tem que ser formulados na contestao, para pedir coisas diferentes, ex. resciso de contrato, necessrio que o ru reconvenha.

27

9. Liminar

Liminar no procedimento comum: O art. 273, do CPC prev a antecipao de tutela. Nesse caso os requisitos da liminar aqueles tradicionalmente utilizados para o provimento antecipatrio comum, quais sejam: i) verossimilhana + ii) prova inequvoca + iii) fundado receio de dano irreparvel ou de difcil reparao; ou abuso do direito de defesa; ou manifesto propsito protelatrio do ru + iv) reversibilidade do provimento antecipatrio.

Liminar possessria: No procedimento que se desenvolve a partir da propositura da ao de fora nova, o autor pode pedir ao juiz, inaudita altera pars, a expedio de mandado liminar de reintegrao ou de manuteno de posse (art. 928) sem precisar comprovar nenhum dos requisitos do art. 273 do CPC.

Requisitos da liminar possessria: A primeira vantagem da liminar possessria est no fato de que no se faz necessria a presena dos requisitos do art. 273 do CPC. Os requisitos aqui so aqueles constantes do art. 927, incisos I a IV, da porque cabe ao autor provar: I a sua posse; II a turbao ou o esbulho praticado pelo ru; III a data da turbao ou do esbulho; IV a continuao da posse, embora turbada, na ao de manuteno; a perda da posse, na ao de reintegrao.

Tal limitar tambm traz como vantagem o fato de ser concedida inaldita altera pars.

Formas de deferimento da liminar possessria: A liminar possessria pode ser deferida de duas maneiras. Pode acontecer de a petio inicial vir to

28

bem instruda que o juiz j sinta segurana para deferir a liminar de plano antes de citar o ru. O juiz pode tambm designar audincia de justificao que tem por finalidade dar ao autor possibilidade de provar os requisitos da liminar s o autor tem direito de arrolar testemunhas ao direito do autor. O ru citado, mas no para contestar e sim para participar da audincia de justificao.

10. Audincia de justificao

Se no procedimento especial de fora nova a petio inicial no estiver devidamente instruda em outras palavras, se no houver prova suficiente dos requisitos constantes do art. 927, incisos I a IV , o juiz designar audincia de justificao, intimando o ru para comparecer audincia de justificao.

Essa audincia no se confunde com a audincia de conciliao, nem com a audincia de instruo e julgamento, prestando-se apenas a permitir ao autor que faa a prova dos fatos que afirmou na sua petio inicial (art. 927, I a IV), de modo a que o juiz possa apreciar e decidir o pedido de liminar.

Essa prova deve restringir-se juntada de documentos e oitiva de testemunhas.

O ru no tem direito de levar testemunhas audincia de instruo, no sendo vivel, ademais, tomar o depoimento pessoal de ambas as partes. Esses outros tipos de prova oral tm lugar na audincia de instruo e julgamento.

A presena do ru na audincia de justificao, entretanto, de extrema importncia ainda que no lhe seja dada oportunidade de produzir provas , porque o ru pode participar da produo da prova oral, contraditando testemunhas eventualmente incapazes, impedidas e suspeitas, fazendo perguntas s testemunhas e tendo acesso aos documentos juntados pelo autor.

29

11. Prazo para contestar

Se a liminar foi decidida na audincia de justificao o prazo de contestao de 15 dias comea a correr automaticamente, pois as partes j saem intimadas da deciso do juiz.

Se a liminar foi concedida fora da audincia de justificao o prazo de contestar conta da intimao da deciso da liminar requerida (no da juntada aos autos do mandado cumprido).

12. Foro competente

As aes possessrias devem ser ajuizadas no foro do lugar onde se encontre a coisa imvel turbada ou esbulhada (o foro da situao da coisa, na letra do art. 95, parte final, do CPC).

Trata-se de competncia funcional, absoluta, porque o juiz do lugar onde se encontra a coisa aquele que rene as melhores condies para o exerccio da funo jurisdicional, seja porque ali esto as testemunhas que sero ouvidas, seja porque a proximidade permite a realizao de inspeo judicial, seja porque, em caso de percia, o perito a ser nomeado deve ser conhecedor do lugar e conhecido pelo juiz, seja porque os documentos que se referem rea estaro em cartrio do lugar em que se situe a coisa.

13. Exceo de domnio

A palavra exceo em direito possui significado de defesa.

CC/16 - Na ao possessria se deve julgar com base em posse, mas se ambos alegassem propriedade o juiz poderia julgar levando em conta a propriedade. Anos depois o CPC, em seu art. 926 passou a dizer a mesma coisa que o antigo cdigo civil.

30

Smula 487 do STF foi editada no mesmo sentido s poderia haver exceo de domnio quando ambos os litigantes se alegassem donos.

Porm a lei n 6.820/80 revogou a segunda parte do art. 923 do CPC (havia revogado a segunda parte do art. 505 do CC porque mais nova). Passou-se a entender que a smula tambm estaria revogada, visto que, baseada na revogada disposio legal. Desde 1980 no se admite mais a exceo de domnio na possessria s se pode analisar posse.

Art. 923, CPC. Na pendncia do processo possessrio, defeso, assim ao autor como ao ru, intentar a ao de reconhecimento do domnio. (Redao dada pela Lei n 6.820, de 16.9.1980).

31

JURISPRUDNCIA SELECIONADA

I. AES POSSESSRIAS

Superior Tribunal de Justia

REINTEGRAO DE POSSE. CITAO PARA A JUSTIFICAO PREVIA. INTIMAO. 1. CITADO O RU PARA A JUSTIFICAO PREVIA, CONTA-SE O PRAZO PARA A CONTESTAO DA INTIMAO DO DESPACHO QUE DEFERE OU NO A MEDIDA LIMINAR (CPC, ART. 930, PARAGRAFO UNICO ). 2. PORM, SE A CITAO NO FOI AUTENTICA E COMPLETA, ISTO E, SE NO SATISFEZ AS EXIGENCIAS DA LEI (CPC, ARTS. 225 E 285), O PRAZO PARA CONTESTAR NO HA DE CORRER DA INTIMAO. CASO ENTO DE REPETIO DA CITAO, PARA QUE ATENDIDOS SEJAM OS REQUISITOS LEGAIS. 3. RECURSO ESPECIAL PELA ALINEA ''A'', DE QUE A TURMA NO CONHECEU. (REsp 2.983/ES, Rel. Ministro NILSON NAVES, TERCEIRA TURMA, julgado em 19.06.1990, DJ 06.08.1990 p. 7337)

Tribunal de Justia do Distrito Federal e dos Territrios

DIREITO PROCESSUAL CIVIL - AGRAVO DE INSTRUMENTO - AO DE MANUTENO DE POSSE - PEDIDO DE LIMINAR POSSESSRIA REQUISITOS - AUSNCIA DE PROVA DA POSSE - APRECIAO DA PROVA PELO JUIZ - RECURSO DESPROVIDO UNANIMIDADE. I - A concesso de liminar possessria inaudita altera pars somente ser deferida se houver nos autos prova idnea dos requisitos estabelecidos pelo artigo 927 do Cdigo de Processo Civil.

32

ll - A apreciao da prova, para a concesso ou denegao da liminar, fica ao prudente arbtrio do Juiz, que dever, no entanto, fundamentar a sua deciso, ainda que de forma concisa. III - No se evidenciando qualquer equvoco ou arbitrariedade na deciso proferida pelo Juiz originrio, no sentido da no-comprovao da posse, no h que se cogitar em concesso liminar. IV Recurso conhecido e desprovido unanimidade.

(20020020075349AGI, Relator WELLINGTON MEDEIROS, 3 Turma Cvel, julgado em 24/02/2003, DJ 23/04/2003 p. 47)

AGRAVO DE INSTRUMENTO. REINTEGRAO DE POSSE. LIMINAR CONCEDIDA APS MAIS DE DOIS ANOS DO AJUIZAMENTO DA AO AUSNCIA DOS REQUISITOS PREVISTOS NO ART. 927 DO CPC. PRECEDENTES DA CASA - AGRAVO PROVIDO. 1. Cabe ao autor da ao de reintegrao de posse comprovar, na audincia de justificao, a qual se destina a conferir parte requerente uma oportunidade para que a mesma comprove os requisitos legais concesso da liminar previstos no art. 927: a) a sua posse; b) o esbulho praticado pelo ru; c) a perda da posse. 1.1 No comprovados tais requisitos e no se tratando de posse de menos de ano e dia invivel a concesso de liminar de reintegrao de posse mxime quando a liminar concedida h mais de dois anos do ajuizamento da ao. 2. Precedentes da Corte. 2.1 "DIREITO PROCESSUAL CIVIL. AO DE REINTEGRAO DE POSSE. INDEFERIMENTO DA LIMINAR. Para a concesso da liminar em ao de reintegrao de posse, no basta a comprovao do esbulho. necessrio comprovar a data em que ocorreu. Sendo duvidosa a prova, mesmo aps audincia de justificao prvia, quanto data do esbulho, se menos ou mais de ano e dia, recomendvel manter-se na posse quem nela se encontra, at a completa aferio probatria e a prolao da sentena. (2004.00.2.010013-5 AGI, Relator WALDIR LENCIO JUNIOR, 2 Turma Cvel, DJ 17/05/2005 p. 126). 2.2 " AGRAVO DE INSTRUMENTO AO DE MANUTENO DE POSSE - LIMINAR - AUSNCIA DE ELEMENTOS COMPROBATRIOS. Denega-se a concesso de liminar

33

quando no resta comprovada a ocorrncia de turbao h menos de ano e dia. Havendo dvidas, aconselhvel que a situao permanea inalterada at deciso final da ao possessria. Recurso conhecido e improvido. Unnime. (2001.00.2.007799-4 AGI, Relator HAYDEVALDA SAMPAIO, 5 Turma Cvel, DJ 05/06/2002 p. 62). 3. Agravo de Instrumento a que se d provimento.

(20060020073853AGI, Relator JOO EGMONT, 5 Turma Cvel, julgado em 13/09/2006, DJ 01/03/2007 p. 94)

AGRAVO DE INSTRUMENTO. AO POSSESSRIA. AUDINCIA DE JUSTIFICAO PRVIA. LIMINAR.

Na audincia de justificao prvia, o Ru comparece apenas para acompanh-la, no sendo ouvidas suas testemunhas. A reintegrao liminar pode ocorrer mediante justificao prvia, oportunidade em que o julgador monocrtico, diante dos elementos apresentados e em contato pessoal com as partes, verifica a existncia dos pressupostos autorizadores da concesso de liminar ao Agravado na posse do imvel. Liminar que se mantm. Agravo improvido. (20050020070526AGI, Relator GETLIO MORAES

OLIVEIRA, 4 Turma Cvel, julgado em 07/11/2005, DJ 21/02/2006 p. 119)

AGRAVO DE INSTRUMENTO - AO DE MANUTENO DE POSSE DECISO QUE DEFERE PEDIDO DE REINTEGRAO DE POSSE FORMULADO PELO RU EM CONTESTAO - POSSIBILIDADE CARTER DPLICE DAS AES POSSESSRIAS. 01. O art. 922 do CPC permite que o ru, na contestao, alegando que foi ofendido em sua posse, demande a proteo possessria resultante da turbao ou do esbulho cometido pelo autor, o que decorre da natureza dplice da ao possessria. 02. Recurso desprovido. Unnime. (20070020012511AGI, Relator ROMEU GONZAGA NEIVA, 5 Turma Cvel, julgado em 11/04/2007, DJ 10/05/2007 p. 130)

34

EFEITOS DA POSSE

1. Responsabilidade civil do possuidor

Arts. 1.217 e 1.218, CC.

Possuidor de boa-f: Se o possuidor est de boa-f a sua responsabilidade subjetiva, desta forma, ele s responde pela perda ou deteriorao da coisa se comprovada a sua culpa.

Possuidor de m-f: responsabilidade objetiva com risco integral. Responde pela perda ou deteriorao da coisa mesmo que esta se perda por caso fortuito ou fora maior. Porm, no responder se provar que a coisa teria sido perdida ou deteriorada mesmo se estivesse na posse de quem de direito. H, no caso, uma presuno juris tantum de culpa do possuidor de mf, invertendo-se o nus da prova. A ele compete o nus de comprovar a exceo, isto , que do mesmo modo se teriam dado as perdas, estando a coisa na posse do reivindicante. No basta a prova da ausncia de culpa nem da fora maior. Assim, se um tufo causou prejuzos numa localidade para onde o possuidor de m-f levou a coisa possuda e no alcanou o lugar em que o reivindicante mantinha o objeto anteriormente, o possuidor ser responsvel, embora tenha conseguido provar que o prejuzo foi ocasionado por motivo de fora maior.

2. Regime jurdico dos frutos

Os frutos so utilidades renovveis que so produzidos periodicamente pela coisa principal. Ex. maa.

35

O produto acessrio no renovvel produzido pela coisa principal. Ex. ouro retirado da mina.

Frutos quanto origem: Dividem-se os frutos, quanto origem, em naturais, industriais e civis.

a) Naturais: so os que se desenvolvem e se renovam periodicamente, em virtude da fora orgnica da prpria natureza, como os cereais, as frutas das rvores, as crias dos animais etc.

b) Industriais: so os que aparecem pela mo do homem, isto , os que surgem em razo da atuao do homem sobre a natureza, como a produo de uma fbrica.

c) Civis: so as rendas produzidas pela coisa, em virtude de sua utilizao por outrem que no o proprietrio, como os juros e os aluguis.

Frutos quanto ao seu estado: dividem-se os frutos em pendentes, enquanto unidos coisa que os produziu; percebidos, ou colhidos, depois de separados; estantes, os separados e armazenados ou acondicionados para venda; percipiendos, os que deviam ser, mas no foram colhidos ou percebidos; e consumidos, os que no existem mais porque foram utilizados.

Tanto os frutos como os produtos de uma coisa pertencem, em regra, ao proprietrio.

Possuidor de boa-f: Art. 1.214, CC. Os frutos pertencem ordinariamente ao possuidor de boa-f. Em linha de princpio o possuidor de boa-f faz jus a todos os frutos, exceto os pendentes. Fruto pendente no est no ponto de ser colhido. Cessada a boa-f deve restituir a coisa sem colher o fruto pendente.

36

possuidor

de

boa-f

tambm

no

faz

jus

aos

colhidos

antecipadamente, que devem ser restitudos. No que diz respeito aos frutos a que no tem direito o possuidor de boaf, deve receber pelas despesas da produo e custeio para no haver enriquecimento sem causa.

Possuidor de m-f: Art. 1.216, CC. ordinariamente no faz jus a nenhum fruto. Se vier a colher algum fruto tem que ressarcir o prejuzo causado. Se colaborar para o custeio da produo do fruto deve ser ressarcido dessas despesas.

Produtos e posse: A posse de boa-f derroga a regra unicamente em matria de frutos e no de produtos, ou seja: a boa-f s expropria o valor relativo aos frutos, ficando todo possuidor obrigado a indenizar ao proprietrio os produtos que tenha obtido da coisa, se no puder restitu-los. Por motivo de equidade, a indenizao deve corresponder ao proveito real que o possuidor obteve com a alienao dos produtos da coisa. A diferena no tratamento jurdico reside na circunstncia de que os produtos diminuem o valor da coisa, enquanto os frutos deixam-na intacta.

3. Regime jurdico das benfeitorias

Melhoramentos introduzidos na coisa com a finalidade de conserv-la, melhor-la ou embelez-la.

Benfeitoria x acesso: as benfeitorias so melhoramentos introduzidos em coisas que j existiam. Se tiver uma casa e fizer uma piscina para melhorar aquela uma benfeitoria. Melhora construo prvia. Construes e plantaes autnomas que no existem em funo de nenhuma construo prvia. Ex. piscina em terreno antes vazio.

37

Classificao das benfeitorias: o critrio classificatrio do cdigo no rgido, tratando-se de critrio finalstico. Ex. piscina numa academia de natao benfeitoria necessria, numa academia de ginstica uma benfeitoria til e numa casa de campo volupturia.

Possuidor de boa-f: Art. 1.219, CC. Possui direito de indenizao e reteno pelas benfeitorias necessrias e teis; direito de levantamento pelas volupturias. Possuidor de m-f: S tem um caso que deve ser indenizado benfeitorias necessrias, mas sem direito de reteno por estas. Das benfeitorias teis e volupturias no faz jus a direito de indenizao, reteno ou levantamento de qualquer espcie.

Indenizao: Art. 1.222, CC. Se o possuidor estava de boa-f o reivindicante deve pagar pelo valor atual da benfeitoria. Se o possuidor estava de m-f o reivindicante pode optar por pagar o valor atual ou o valor do custo da obra.

Direito de reteno: Direito de reteno o direito de se manter com a coisa at ser pago. Tal direito pelo CPC deve ser exercido por meio de embargos de reteno no processo de execuo, trata-se, no entanto, de embargos em processo de execuo de ttulo extrajudicial. Porm, com as novas regras de cumprimento de sentena ao proferir a sentena o juiz j deve indicar o modo de seu cumprimento. Neste caso

haver um deslocamento do momento de exerccio do direito de reteno. Ao invs de esperar o processo de execuo deve alegar o direito de reteno na contestao.

38

Notificao para devoluo e benfeitorias teis: em qualquer caso, as benfeitorias teis realizadas depois da notificao do possuidor de boa-f para restituir a coisa geram direito de indenizao, mas no de reteno.

39

Funo Social da Posse

A CF e o CC no aludem expressamente funo social da posse, tratando unicamente da funo social da propriedade.

A funo social da propriedade nus imposto a todo e qualquer proprietrio. Art. 5, XXIII, da CF

No se pode ignorar que o proprietrio eventualmente pode ser desidioso no cumprimento da funo social de seus bens. Toda vez que o proprietrio no cumpre a funo social e algum o faz em seu lugar, tem-se a funo social da posse.

A funo social da posse no est expressa porque o sucedneo natural da funo social da propriedade.

Exemplos de funo social da posse:

a) Reduo dos prazos de usucapio extraordinrio e ordinrio. Arts. 1.238 e 1.242.

b) Impossibilidade de discutir propriedade em sede de ao possessria. O juiz julga a possessria em favor do melhor possuidor, independentemente de quem seja o proprietrio.

40

PROPRIEDADE

Mais importante e mais completo dos direitos reais.

Poderes da propriedade: O art. 1.228 do Cdigo Civil no oferece uma definio de propriedade, limitando-se a enunciar os poderes do proprietrio.

Conceito doutrinrio de propriedade: pode-se definir o direito de propriedade como o poder jurdico atribudo a uma pessoa de usar, gozar e dispor de um bem, dentro dos limites estabelecidos na lei, bem como de reivindic-lo de quem injustamente o detenha.

1. Poderes/elementos da propriedade

Usar - jus utendi: faculdade de o dono servir-se da coisa e de utiliz-la da maneira que entender mais conveniente, podendo excluir terceiros de igual uso. A utilizao deve ser feita, porm, dentro dos limites legais e de acordo com a funo social da propriedade. Fruir/gozar jus fruendi: compreende o poder de perceber os frutos da coisa e de aproveitar economicamente os seus produtos. Dispor jus abutendi: consiste no poder de transferir a coisa, de gravla de nus e de alien-la a outrem a qualquer ttulo. Reaver jus rei vindicatio: o direito de reaver a coisa (rei vindicatio), de reivindic-la das mos de quem injustamente a possua ou detenha, como corolrio de seu direito de sequela, que uma das caracterstica dos direitos reais.

Quem possui os quatro poderes possui propriedade plena. Ocorrendo desmembramento a propriedade passa a ser limitada.

41

2. Caracteres da propriedade Preceitua o art. 1.231 do Cdigo Civil: A propriedade presume-se plena e exclusiva, at prova em contrrio.

Propriedade plena: Encontrando-se em mos do proprietrio todas as faculdades inerentes ao domnio, o seu direito se diz absoluto ou pleno no sentido de poder usar, gozar e dispor da coisa da maneira que lhe aprouver, podendo dela exigir todas as utilidades que esteja apta a oferecer, sujeito apenas a determinadas limitaes impostas no interesse pblico.

Obs.: limitada quando pesa sobre ela nus real, como no caso do usufruto e de outros direitos reais sobre coisa alheia, em virtude do desmembramento dos direitos elementares do proprietrio (usar, gozar etc.). plena quando o proprietrio concentra em suas mos todos os direitos elementares mencionados no art. 1.228.

Exclusiva: O segundo atributo do direito de propriedade ser exclusivo. A mesma coisa no pode pertencer com exclusividade e simultaneamente a duas ou mais pessoas. O direito de um sobre determinada coisa exclui o direito de outro sobre essa mesma coisa (duorum vel plurium dominium in solidum esse non potest). O termo empregado no sentido de poder o seu titular afastar da coisa quem quer que dela queira utilizar-se. Tal noo no se choca com a de condomnio, pois cada condmino proprietrio, com exclusividade, de sua parte ideal. Os condminos so, conjuntamente, titulares do direito; o condomnio implica diviso abstrata da propriedade. Eles exercem propriedade contra os no condminos.

Irrevogvel e perptua: No se extingue pelo simples no uso.

42

3. Funo social da propriedade

Duguit considerado o precursor da ideia de que os direitos s se justificam pela misso social para a qual devem contribuir e, portanto, que o proprietrio deve comportar-se e ser considerado, quanto gesto dos seus bens, como um funcionrio. Para o mencionado autor, a propriedade deixou de ser o direito subjetivo do indivduo e tende a se tornar a funo social do detentor da riqueza mobiliria e imobiliria; a propriedade implica para todo detentor de uma riqueza a obrigao de empreg-la para o crescimento da riqueza social e para a interdependncia social.

Dispositivos constitucionais e legais referentes funo social da propriedade:

Art. 5, XXIII, CF: XXIII - a propriedade atender a sua funo social;

Art. 170, CF. A ordem econmica, fundada na valorizao do trabalho humano e na livre iniciativa, tem por fim assegurar a todos existncia digna, conforme os ditames da justia social, observados os seguintes princpios: III - funo social da propriedade.

Art. 186. A funo social cumprida quando a propriedade rural atende, simultaneamente, segundo critrios e graus de exigncia estabelecidos em lei, aos seguintes requisitos: I - aproveitamento racional e adequado; II - utilizao adequada dos recursos naturais disponveis e preservao do meio ambiente; III - observncia das disposies que regulam as relaes de trabalho;

43 IV - explorao que favorea o bem-estar dos proprietrios e dos trabalhadores.

Art. 1.228, CC: o direito de propriedade deve ser exercido em consonncia com as suas finalidades econmicas e sociais e de modo que sejam preservados, de conformidade com o estabelecido em lei especial, a flora, a fauna, as belezas naturais, o equilbrio ecolgico e o patrimnio histrico e artstico, bem como evitada a poluio do ar e das guas

4. Estatuto da cidade e funo social da propriedade urbana

A Unio editou a Lei n. 10.257/01, denominada Estatuto da Cidade, onde esto as diretrizes para o desenvolvimento urbano e aproveitamento adequado da propriedade urbana.

Plano diretor: um dos instrumentos mais eficientes de aproveitamento adequado da propriedade urbana e j estava previsto na Constituio Federal art. 182, 1.

Trata-se de instrumento bsico da poltica de desenvolvimento urbano, cuja obedincia determina ou no se a propriedade urbana est cumprindo sua funo social. O plano diretor elaborado pelo executivo. Lei municipal ter que aprovar o plano diretor (tem que ser aprovado pelo legislativo municipal). Segundo a Constituio obrigatrio para cidades com mais de 20 mil habitantes (o estatuto da cidade previu outros casos de obrigatoriedade de elaborao do plano diretor).

Instrumentos

de

induo

de

crescimento

utilizao

da

propriedade subutilizada (ou no utilizada): Previstos no estatuto da cidade e no 3 do art. 182, CF.

Trs importantes instrumentos para fomentar o desenvolvimento urbano:

44

i) Parcelamento, edificao, utilizao compulsrios (artigos 5 e 6); ii) IPTU progressivo no tempo (artigo 7); iii) Desapropriao (artigo 8);

a) Parcelamento/edificao compulsrio Primeiramente o poder pblico municipal pode exigir atravs de lei especfica o parcelamento ou a edificao compulsria de rea urbana subutilizada.

b) IPTU progressivo: Descumprida a supracitada determinao o municpio pode instituir IPTU progressivo no tempo por cinco anos consecutivos respeitada a alquota mxima de 15% (art. 7, Estatuto da Cidade). Aps esses cinco anos se ainda no foi dada funo social ao imvel pode o poder pblico continuar cobrando mediante tal alquota ou desapropriar o bem.

c) Desapropriao: o proprietrio pago com ttulos da dvida pblica aprovados previamente pelo Senado Federal resgatveis em 10 anos, em parcelas anuais e iguais.

5. Restries ao direito de propriedade

Ambientais:

Existem

limitaes

impostas

por

leis

ambientais,

notadamente, o cdigo florestal que impe a manuteno reserva legal nas propriedades rurais.

Regras administrativas e direitos de vizinhana: Tambm h limitaes por regras administrativas e pelos direitos de vizinhana.

Utilidade: O art. 1.229 do Cdigo Civil limita a extenso da propriedade pelo critrio da utilidade: at onde lhe for til.

45

Art. 1.229, CC. A propriedade do solo abrange a do espao areo e subsolo correspondentes, em altura e profundidade teis ao seu exerccio, no podendo o proprietrio opor-se a atividades que sejam realizadas, por terceiros, a uma altura ou profundidade tais, que no tenha ele interesse legtimo em impedilas.

No pode o proprietrio opor-se a trabalhos realizados por terceiros a uma altura ou profundidade tais, que no tenha ele interesse algum em impedilos. A restrio de cunho social. Ex. o proprietrio no poderia opor-se passagem dos cabos empregados na trao do bonde areo do Po-de-Acar, devido sua grande altura.

Propriedade do solo x propriedade de riquezas naturais: Art. 1.230 - a propriedade do solo no abrange as jazidas, minas e demais recursos minerais, os potenciais de energia hidrulica, os monumentos arqueolgicos e outros bens referidos por leis especiais

6. Fundamentos jurdicos da propriedade

Muito se discute sobre a origem e base filosfica deste direito. Algumas teorias foram formuladas: a) Teoria da ocupao Vislumbra o fundamento do direito de propriedade na ocupao das coisas, quando no pertenciam a ningum (res nullius). a mais antiga, remontando aos romanos. Essa teoria bastante combatida, por entender-se que a ocupao apenas modo de aquisio da propriedade, mas no tem substncia para justificar o direito de propriedade.

46

b) Teoria da especificao Apoia-se tal teoria no trabalho. Somente o trabalho humano, transformando a natureza e a matria bruta, justifica o direito de propriedade. Essa concepo tambm bastante criticada, porque contm o germe da negao do direito de propriedade (ex. o dono de uma fbrica perderia esta e seus frutos industriais para os que so seus funcionrios). Na realidade, o trabalho deve ter por recompensa o salrio e no a prpria coisa por ele produzida. Ademais, se o trabalho fosse o fundamento nico ou principal da propriedade, a criana, o velho, o invlido, no podendo trabalhar, no deveriam ter propriedade alguma. c) Teoria da lei A teoria em tela, sustentada por Montesquieu, em seu De lesprit des lois, e por Bentham, no Trait de lgislation, assenta-se na concepo de que a propriedade instituio do direito positivo: existe porque a lei a criou e a garante. Essa teoria no est, porm, imune a crticas, pois no pode a propriedade fundar-se somente na vontade humana, porque o legislador poderia ser levado a suprimi-la, quando deveria apenas ter o poder de regular-lhe o exerccio. Contrape-se, especialmente, porque a propriedade sempre existiu, mesmo antes de ser regulamentada pela lei. d) Teoria da natureza humana a que conta com o maior nmero de adeptos. Para esta, a propriedade inerente natureza humana, sendo uma ddiva de Deus aos homens, para que possam prover s suas necessidades e s da famlia. Procedendo-se a uma retrospectiva na histria da Humanidade, verificase que a propriedade privada, com efeito, raramente deixou de existir. Mesmo nas comunidades primitivas a noo de domnio se apresenta; apenas o seu titular no o indivduo, mas o agrupamento familiar ou o cl. Ademais, nos pases que tentaram a experincia socialista, a abolio absoluta da propriedade privada foi impossvel, e sua marcha, no sentido de restabelec-la, ao menos parcialmente, incontestvel. A aludida teoria , naturalmente, a acolhida pela Igreja Catlica, consoante se depreende das encclicas papais. Pio XI, na Encclica do Quadragsimo Ano, afirma que o direito de possuir bens individualmente no provm da lei dos homens, mas da natureza; a autoridade pblica no pode

47

aboli-lo, porm, somente regular o seu uso e acomod-lo ao bem do homem. A propriedade no deriva do Estado e de suas leis, mas antecede-lhes, como direito natural.

7. Propriedade e domnio

Para alguns doutrinadores propriedade e domnio so expresses sinnimas.

Argumentos daqueles que defendem que h diferena entre propriedade e domnio: O CC exigiu uma conjugao a soma dos quatro poderes do art. 1228, CC, gera direito de propriedade quando estes estiverem acompanhados do ttulo (registro para os imveis ou tradio para os mveis). Quem no tem ttulo no tem propriedade, tem domnio. Ex usucapiente que ainda no promoveu a ao. A exigncia de ttulo nos permite uma concluso, que toda propriedade tem oponibilidade erga omnes. Por tal, toda propriedade exercida perante a coletividade. O titular do domnio exerce todos os seus direitos sobre a coisa, pois pela ausncia de ttulo no pode ter oponibilidade erga omnes. Se o proprietrio (poderes + ttulo) quer proteger a propriedade deve se valer de ao reivindicatria, se quer proteger o domnio tem que promover ao publiciana.

A procedncia na ao publiciana no gera direito de registro, esta ao somente protege o domnio. Se quiser adquirir a propriedade tem que propor ao de usucapio.

8. Descoberta Coisa perdida res despertida.

Descoberta: art. 1.233, CC.

48

Quem encontrar coisa mvel alheia perdida no pode ficar com a coisa para si, se no conhecer o legitimo proprietrio deve restituir a coisa autoridade policial.

O descobridor faz jus a dois diferentes direitos: direito indenizao pela despesa com a manuteno da coisa encontrada e direito recompensa (achdego) que ser fixado em percentual no inferior a percentual de 5% sobre o valor da coisa.

Se renunciar ao achdego pode inclusive est fraudando credores.

O proprietrio localizado pode renunciar ao seu direito sobre a coisa em favor do possuidor, neste caso, o possuidor pode ficar com a coisa para si.

Quando no localizado o proprietrio e o poder pblico no se interessar pela coisa o descobridor pode ficar com esta.

No se deve confundia a descoberta com dois institutos muito assemelhados: ocupao e arrecadao de coisas vagas. Descoberta x ocupao: O primeiro o instituto da ocupao art. 1.263, CC. Esta forma de aquisio de propriedade mvel que consiste em encontrar coisa mvel sem dono. Ex caa a pesca. Coisa de ningum res nullius. A ocupao gera aquisio de propriedade.

Descoberta x arrecadao de coisas vagas: art. 1.175, CPC. Procedimento especial de jurisdio voluntria iniciado por provocao de hotis, oficinas ou outros estabelecimentos que reclamam bens esquecidos que no foram procurados no prazo de um ms. Toda e qualquer clusula contratual que preveja que o estabelecimento vai ficar com o bem para si nula. O CPC obriga o estabelecimento a iniciar um procedimento de arrecadao de coisas vagas.

49

O estabelecimento vai justia requerendo a citao do cliente para resgatar seu objeto e pagar a divida. Se este no resgata nem paga a dvida o bem lavada a leilo/praa a divida ser paga e a diferena devolvida ao proprietrio.

50

AQUISIO DA PROPRIEDADE IMVEL

Bens imveis = bens de raiz.

1. Modos de aquisio derivados e originrios

Os modos de adquirir a propriedade classificam-se segundo critrios diversos. Quanto procedncia ou causa da aquisio, esta pode ser originria e derivada.

Modo de aquisio originrio: no h transmisso de um sujeito para outro, como ocorre na acesso natural e na usucapio. O indivduo, em dado momento, torna-se dono de uma coisa por faz-la sua, sem que lhe tenha sido transmitida por algum, ou porque jamais esteve sob o domnio de outrem. No h relao causal entre a propriedade adquirida e o estado jurdico anterior da prpria coisa. O bem vem sem nenhum nus.

Modo de aquisio derivado: A aquisio derivada quando resulta de uma relao negocial entre o anterior proprietrio e o adquirente, havendo, pois, uma transmisso do domnio em razo da manifestao de vontade, como no registro do ttulo translativo e na tradio. A sucesso hereditria tambm forma de aquisio derivada de propriedade.

Modos comuns de aquisio da propriedade imvel: acesso, registro e usucapio.

51

ACESSES

Modo de aquisio da propriedade que parte da ideia que o acessrio segue o principal.

Espcies de acesso: formao de ilhas, aluvio, avulso, lveo abandonado e construes/plantaes.

1. Formao de ilhas

formao de ilha natural e no a artificialmente elaborada (construo).

Se uma ilha surge no meio do rio deve-se primeiro observar se o rio navegvel ou no navegvel.

Se o rio navegvel a ilha ser pblica.

Se o rio no navegvel a ilha pertence ao dono das margens ribeirinhas (rio passa no meio da propriedade de uma s pessoa).

Sendo dois os ribeirinhos se passa uma linha imaginria no lveo do rio e o que ficar em cada parte da linha pertencer ao dono da margem respectiva. Se a ilha ficar s de um lado da linha s de um proprietrio e se a linha passar no meio da ilha cada um possuir a frao correspondente ao que foi fixado na diviso da linha imaginria.

2. Aluvio e avulso

Aluvio: a aluvio um fenmeno permanente, progressivo e imperceptvel pelo qual o rio ao longo do tempo vai depositando matria nas margens ribeirinhas o que acaba implicando ampliao de margem.

52

A aluvio pertence ao proprietrio da margem, mesmo que o rio seja navegvel.

Avulso: fenmeno abrupto, repentino, violento. A corrente do rio ou qualquer outro fenmeno natural provoca um deslocamento de terra de uma propriedade para outra. Na avulso, o acrscimo passa a pertencer ao dono da coisa principal. Se o proprietrio do prdio desfalcado reclamar dentro do prazo decadencial de um ano, o dono do prdio acrescido, se no quiser devolver a parcela de terra, pagar indenizao quele. Cabe ao dono do prdio acrescido a opo: aquiescer a que se remova a parte acrescida, reclamada dentro de um ano, ou indenizar o reclamante. Decorrido, todavia, in albis o aludido prazo, considera-se consumada a incorporao, perdendo o proprietrio prejudicado no s o direito de reivindicar, como o de receber indenizao.

3. lveo abandonado

lveo o leito natural/normal do rio.

Imagine-se que por uma fora da natureza o rio desvie o seu curso abandonando o leito originrio surge um espao de terreno que antes no existia e outro trecho que existia passara a ser tomado pelo rio. Se o desvio se der por fora humana ex. hidreltrica o fato ser regido pelo direito administrativo.

Se foi por fora da natureza, passa-se uma linha imaginria no meio do lveo ficando metade para o proprietrio de cada margem. Seja este rio pblico ou privado.

53

4. Acesses industriais: construes e plantaes

Benfeitorias so melhoramentos em obras que j existem e acesses consistem em construes e plantaes novas e autnomas que no so feitas para o melhoramento de outra.

As construes e plantaes aderem ao solo e por conta disto existe uma regra quase absoluta na qual o solo o principal e as construes e as plantaes neles feitas so acessrios.

Disto resulta que o proprietrio do solo torna-se proprietrio do que nele for construdo ou plantado. Construo em terreno prprio com material alheio: A possui um terreno e pega material do vizinho para construir. Construiu-se em terreno prprio com material alheio. De quem a casa? Do dono do terreno. Quais os direitos do dono do material? a) Boa-f:Se A usou o material alheio de boa-f s ter que pagar ao dono do material seu respectivo valor. b) M-f: Porm, se A construiu de m-f dever ressarcir o valor dos materiais mais eventuais perdas e danos que o dono do material demonstrar que sofreu.

Construo em terreno alheio com material prprio: Terreno de propriedade de A e B possui o material. B constri a casa no terreno de A. Aqui se esta construindo com material prprio em terreno alheio. De quem ser a casa? A casa ser do dono do terreno. Que direitos possui B que o dono do material?

a) Boa-f: Se ele estava de boa-f (errou o lote) tem direito de ser indenizado.

54

b) m-f: Se B construiu de m-f em terreno que sabia que no era seu NO receber indenizao pelos materiais podendo ainda o dono do terreno exigir que a construo seja desfeita custa de quem o realizou.

Obs.: Existe uma exceo regra de que o dono do solo vira dono do que nele for construdo/plantado: se a pessoa constri de BOA-F em terreno alheio com seu prprio material e o valor da construo superar consideravelmente o do terreno a construo o terreno passam a ser de quem construiu que ter de indenizar o antigo proprietrio do terreno.

55

REGISTRO

Para a aquisio da propriedade imvel, no direito brasileiro, no basta o contrato, ainda que perfeito e acabado. Por ele, criam-se apenas obrigaes e direitos. Para a aquisio da propriedade imvel, via de regra, preciso que se proceda ao registro.

No caso de bem mvel, a transferncia do domnio, s se opera pela tradio.

Estudaremos agora o registro como forma de aquisio da propriedade imvel.

1. Princpio da publicidade

O registro confere publicidade s transaes imobilirias, valendo contra terceiros. Qualquer pessoa poder requerer certido do registro sem informar ao oficial ou ao funcionrio o motivo ou interesse do pedido (LRP 6.015/73, art. 17).

Art. 17. Qualquer pessoa pode requerer certido do registro sem informar ao oficial ou ao funcionrio o motivo ou interesse do pedido. Pargrafo nico. O acesso ou envio de informaes aos registros pblicos, quando forem realizados por meio da rede mundial de computadores (internet) devero ser assinados com uso de certificado digital, que atender os requisitos da Infraestrutura de Chaves Pblicas Brasileira - ICP.

56

Pelo sistema obrigatrio de publicidade imobiliria defluente do registro, qualquer transformao (objetiva e subjetiva) da propriedade imvel torna-se cognoscvel por todos.

2. Princpio da fora probante (f pblica) ou presuno

Os registros tm fora probante, pois gozam da presuno de veracidade.

Presume-se pertencer o direito real pessoa em cujo nome se encontra Registrado o imvel. Trata-se de presuno juris tantum, sendo o adquirente tido como titular do direito registrado, at que o contrrio se demonstre, como estatui o art. 1.247 do Cdigo Civil: Art. 1.247, CC. Se o teor do registro no exprimir a verdade, poder o interessado reclamar que se retifique ou anule.

Aduz o art. 1.245, 2, do mesmo diploma: Art. 1.245, CC, 2. Enquanto no se promover, por meio de ao prpria, a decretao de invalidade do registro, e o respectivo cancelamento, o adquirente continua ser havido como dono do imvel.

Registro torrens: No Brasil, apenas o registro pelo sistema Torrens (LRP, art. 277 e seguintes) acarreta presuno absoluta sobre a titularidade do domnio. O Registro Torrens uma modalidade de sistema registrrio de propriedade imvel rural que surgiu na segunda metade do sculo XIX e que leva o nome de seu idealizador Robert Richard Torrens. O escopo primaz deste parlamentar australiano era o de dar certeza, aos proprietrios de terras, de suas propriedades, com um grau de confiabilidade que evitaria posteriores

57

indagaes com relao a delimitaes da rea do imvel, suas confrontaes e, principalmente, de seu domnio. Tal registro foi importado pelo Brasil, trazido por Rui Barbosa. registro exclusivo de imveis rurais. Assume carter contencioso, com citao de todos os interessados, participao do MP e sendo o pedido julgado por sentena.

3. Princpio da legalidade

Incumbe ao oficial do cartrio, por dever de ofcio, examinar a legalidade e a validade dos ttulos que lhe so apresentados para registro.

Prenotao: To logo o ttulo seja protocolizado, faz-se a prenotao, devendo o oficial examin-lo. Se estiver em ordem, ser registrado. Porm, estando o ttulo irregular o oficial no registra, restituindo ao apresentante o ttulo acompanhado da nota de devoluo (com as razes da negativa do registro).

Opes do apresentante de ttulo irregular: (i) desistir do registro; (ii) sanar os vcios tem 30 dias, (iii) solicitar por escrito ao registrador que suscite dvida.

Incidente de suscitao de dvida: suscitado pelo registrador quando o apresentante do ttulo demonstre por escrito seu inconformismo com as exigncias do oficial. Trata-se de consulta que o registrador dirige ao juiz corregedor permanente do cartrio. Esta dvida sempre versando sobre o registro ou no. A dvida procedimento administrativo, o juiz no est exercendo funo jurisdicional. Suscitada a dvida a prenotao vai perdurar at sua soluo (independente do prazo de 30 dias). Ao suscitar a dvida juntado o original do ttulo que se quer registrar junto de cpia da nota de devoluo.

58

O interessado no registro notificado para em 15 dias oferecer impugnao. Nesta, sero apresentados os argumentos contra a recusa do oficial. Quem notifica o oficial. O oficial ao suscitar a dvida comprova que foi efetuada a notificao do interessado. A impugnao apresentada ao juiz. MP possui vistas. Depois juiz d uma sentena (de cunho

administrativo). Se o juiz julgar procedente a dvida est dando razo ao oficial registrador. Se o juiz julg-la improcedente diz que para ser efetuado o registro. Cabe recurso de apelao destas sentenas. O registrador no tem legitimidade para recorrer. O interessado pode recorrer da procedncia. O MP pode recorrer tanto no caso de procedncia quanto no caso de improcedncia.

Dvida inversa: Hoje em dia prevalece que a dvida pode ser suscitada pelo prprio interessado. Para que fique mantida a prenotao deve suscitar a dvida nos 30 dias. Cabe ao registrador impugnar a dvida inversa. No se inverte, porm o sentido da sentena, ambas so julgadas da mesma maneira. Em qualquer das dvidas, se o juiz julgar procedente para NO registrar. Desta forma, quando o prprio interessado que peticiona diretamente ao juiz, requerendo a instaurao do procedimento de dvida (passando, ento, a suscitante, e o oficial a suscitado), o expediente denomina-se dvida inversa, no prevista na Lei dos Registros Pblicos, mas em geral admitida pelos juzes, por uma questo de economia processual.

4. Princpio da territorialidade

O registro de um determinado imvel s pode ser feito no cartrio da circunscrio respectiva ao bem.

Garante o princpio da publicidade.

59

Se o imvel fica em divisa deve ser registrado em ambos os cartrios.

Obs.: uma coisa o registro e imvel e outra coisa o tabelio de notas (notrio). Contrato de compra e venda de bem imvel feito pelo tabelio de notas. Em relao a este no vigora o princpio da territorialidade. A escritura pode ser lavrada em qualquer um do Brasil. A escritura pblica pode ser lavrada no Cartrio de Notas de qualquer localidade, mas o registro s pode ser efetuado no Registro de Imveis da situao do imvel, o que, sem dvida, facilita a pesquisa em torno dos imveis (LRP, art. 169).

5. Princpio da continuidade

Segundo este princpio somente se admite o registro de um ttulo se a pessoa que nele aparece como alienante a mesma que figura no registro como o seu proprietrio. Assim, se A consta como o proprietrio no registro e aliena o seu imvel a B, que por sua vez o transfere a C, a escritura outorgada por B a C somente poder ser registrada depois que B figurar como dono no registro de imveis, ou seja, apenas depois de registrada a escritura outorgada por A a B.

Sucesso hereditria: Quando uma pessoa morre a propriedade se transmite aos seus herdeiros automaticamente. Se D o dono no caso de sua morte a propriedade passa para seu herdeiro, s que se no for tomada nenhuma providncia o imvel vai continuar figurando em nome de D. Se o herdeiro vender para E por escritura pblica na hora de registrar essa o oficial vai se negar, visto que, figura D como dono.

60

Por isso, necessrio que se faa inventrio ou arrolamento para que o juiz declare que houve a transmisso da propriedade expedindo-se formal de partilha ou carta de adjudicao que ser levado a registro.

6. Princpio da especialidade

Ao se registrar deve-se obter uma descrio mais precisa e detalhada quanto possvel do imvel.

Objetiva proteger o registro de erros que possam confundir as propriedades e causar prejuzos aos seus titulares. Significa tal princpio que todo registro deve recair sobre um objeto precisamente individuado.

Compete ao oficial do cartrio exigir que, nas escrituras pblicas e nos autos judiciais as partes indiquem, com preciso, as caractersticas, as confrontaes e as localizaes dos imveis, mencionando os nomes dos confrontantes e, ainda, quando se tratar de terreno, se fica do lado par ou do lado mpar do logradouro, em que quadra e a que distncia mtrica da edificao ou da esquina mais prxima.

7. Princpio da prioridade

Havendo ttulos incompatveis para registro ter prioridade o mais antigo observa-se a data prenotao.

A prenotao assegura a prioridade do registro. Se mais de um ttulo for apresentado para registro no mesmo dia, ser registrado aquele prenotado em primeiro lugar no protocolo (LRP, art. 191).

Caso a parte interessada, em trinta dias, no atenda s exigncias formuladas pelo oficial, cessam os efeitos da prenotao, podendo ser examinado e registrado, se estiver em ordem, o ttulo apresentado em segundo lugar.

61

USUCAPIO

A usucapio em latim a palavra utilizada no feminino; no nosso CC/16 o termo usado era no masculino; hoje tornou a ser usada a expresso no feminino. Assim, atualmente, havendo coincidncia entre a origem histrica e a forma utilizada pelo CC, esta seria a forma mais adequada. Conceito modo de aquisio da propriedade que decorrem da posse prolongada do bem, preenchidos os demais requisitos exigidos por lei. comum encontrar outro nome na doutrina prescrio aquisitiva.

1. Bens que no podem ser usucapidos Em regra todos os bens so passiveis do fenmeno sejam imveis ou mveis mas h alguns que no podem ser usucapidos, so eles: bens fora do comrcio e bens pblicos. Bens fora do comrcio so duas grandes categorias:

(i)

Insuscetveis de apropriao: aquelas que no so passiveis de posse, somente possvel posse de coisas que sejam corpreas, tangveis e que podem ser tomadas, apropriadas.

No existe posse de coisa incorprea como, por exemplo, o nome de algum.

Os Tribunais Superiores passaram a admitir usucapio de linhas telefnicas admitindo que estas se corporificam no aparelho telefnico.

62

(ii)

Legalmente inalienveis: aquelas coisas que no podem ser vendidas, alienadas por fora de lei a lei impede a transmisso de propriedade. Ex. Bens de fundaes, bens de menores.

Pergunta: A, proprietria de um terreno, j com 90 anos de idade antes de morrer faz testamento deixando este imvel a seu filho, s que agrava este com clusula de inalienabilidade. Sendo esbulhado por algum o invasor permanece por mais de 15 anos, cumprindo os demais requisitos necessrios usucapio. Ao cabo deste prazo, esse invasor poder valer-se da usucapio? Sim, pois o bem inalienvel, no por lei, mas por vontade da testadora.

2. Requerente da usucapio

Quem pode requerer por excelncia o possuidor.

Pode ocorrer que este morra antes da concluso do prazo. Em ele tendo herdeiros, imediatamente a posse dos bens transferida para seus herdeiros princpio da saisine os herdeiros mesmo no tendo a posse anteriormente, passam a ser proprietrios e possuidores. Os herdeiros podero somar o tempo de posse do de cujus acessio temporis.

A posse vendvel, visto que, possui valor econmico. O nome do contrato utilizado cesso de direito possessrios (entre vivos). A cesso de direitos possessrios pode ser gratuita ou onerosa. Existe acessio temporis tambm no caso de transmisso entre vivos. Havendo cesso de direitos possessrios o tempo pode ser somado a fim de usucapir o bem.

Se no h uma transmisso, mas um novo esbulho no vai haver acessio temporis.

63

3. Prazo da usucapio A usucapio fenmeno que atinge sempre suas pessoas aquele que tinha propriedade e aquele que adquire pela posse prolongada no tempo.

O prazo da usucapio corre em favor do possuidor.

No h artigo especifico no cdigo sobre suspenso e interrupo do prazo da usucapio, mas a lei diz que aplicam-se aos casos de usucapio as mesmas causas suspensivas e interruptivas do prazo prescricional.

4. Causas de suspenso do prazo da usucapio

Finda a causa suspensiva volta o prazo a correr de onde parou.

Art. 197,CC. No corre a prescrio: I - entre os cnjuges, na constncia da sociedade conjugal; II - entre ascendentes e descendentes, durante o poder familiar; III - entre tutelados ou curatelados e seus tutores ou curadores, durante a tutela ou curatela.

Art. 198, CC. Tambm no corre a prescrio: I - contra os incapazes de que trata o art. 3o; II - contra os ausentes do Pas em servio pblico da Unio, dos Estados ou dos Municpios; III - contra os que se acharem servindo nas Foras Armadas, em tempo de guerra.

Contra os absolutamente incapazes: (quando este for proprietrio do bem). A seu favor o prazo corre.

64

Caso A est como invasor no imvel h 8 anos. O dono do terreno morre e o herdeiro um filho de 5 anos. O prazo vai ficar suspenso at que o herdeiro complete 16 anos. Depois da suspenso o prazo volta a correr faltando 7 anos para poder usucapir. Caso 2 Terreno invadido por B que est l h 8 anos. O proprietrio morre deixando um filho de 5 anos e um de 16 anos. Quanto tempo falta para o invasor usucapir? Entre os dois filhos se forma um condomnio. Cada um possui uma frao ideal de 50 %. A causa de suspenso que beneficia uma dos donos estende-se ao outro? A jurisprudncia ptria (majoritria) diz que se o bem esbulhado for coisa indivisvel ela no pode ser usucapida em partes. Desta forma, por conta da indivisibilidade, a causa de suspenso do filho absolutamente incapaz tambm beneficia o irmo. Suspende o prazo como um todo at que o pequeno complete 16 anos.

Incapacidade por perda de discernimento: Se o proprietrio perde o discernimento o prazo fica suspenso at que cesse a loucura.

Entre marido e mulher na constncia da sociedade conjugal: Imagine-se que a A proprietria e o rapaz invade. Acabam casando. Suspende-se o prazo at que cesse a sociedade conjugal (morte, anulao, divrcio, separao judicial*).

*Parte da doutrina defende que no existe mais separao judicial no nosso ordenamento jurdico.

Entre pais e filhos durante o poder familiar: durante o poder familiar os pais tm usufruto dos bens dos filhos, por tal, no corre prazo de usucapio.

65

5. Causas interruptivas

As causas interruptivas esto no art. 202, CC. A principal destas a citao do ru.

Art. 202. A interrupo da prescrio, que somente poder ocorrer uma vez, dar-se-: I - por despacho do juiz, mesmo incompetente, que ordenar a citao, se o interessado a promover no prazo e na forma da lei processual; II - por protesto, nas condies do inciso antecedente; III - por protesto cambial; IV - pela apresentao do ttulo de crdito em juzo de inventrio ou em concurso de credores; V - por qualquer ato judicial que constitua em mora o devedor; VI - por qualquer ato inequvoco, ainda que extrajudicial, que importe reconhecimento do direito pelo devedor. Pargrafo nico. A prescrio interrompida recomea a correr da data do ato que a interrompeu, ou do ltimo ato do processo para a interromper.

Citao do possuidor: no a citao do possuidor em qualquer tipo de ao, tem que ser numa ao ajuizada pelo proprietrio que busca recuperar a coisa. Se o dono no est mais inerte se interrompe a prescrio aquisitiva voltando o prazo estaca zero.

Existe uma divergncia entre o texto do CPC e do CC em relao a interrupo da prescrio, vejamos:

Art. 219. A citao vlida torna prevento o juzo, induz litispendncia e faz litigiosa a coisa; e, ainda quando ordenada por juiz incompetente, constitui em mora o devedor e interrompe a prescrio. (Redao dada pela Lei n 5.925, de 1.10.1973)

66 1o A interrupo da prescrio retroagir data da propositura da ao.(Redao dada pela Lei n 8.952, de 13.12.1994) 2o Incumbe parte promover a citao do ru nos 10 (dez) dias subseqentes ao despacho que a ordenar, no ficando prejudicada pela demora imputvel exclusivamente ao servio judicirio. (Redao dada pela Lei n 8.952, de 13.12.1994) 3o No sendo citado o ru, o juiz prorrogar o prazo at o mximo de 90 (noventa) dias.(Redao dada pela Lei n 8.952, de 13.12.1994) 4o No se efetuando a citao nos prazos mencionados nos pargrafos antecedentes, haver-se- por no interrompida a prescrio. (Redao dada pela Lei n 5.925, de 1.10.1973) 5 O juiz pronunciar, de ofcio, a prescrio. (Redao dada pela Lei n 11.280, de 2006) 6o Passada em julgado a sentena, a que se refere o pargrafo anterior, o escrivo comunicar ao ru o resultado do julgamento. (Redao dada pela Lei n 5.925, de 1.10.1973) Art. 202. A interrupo da prescrio, que somente poder ocorrer uma vez, dar-se-: I - por despacho do juiz, mesmo incompetente, que ordenar a citao, se o interessado a promover no prazo e na forma da lei processual

Perceba-se que o CPC manda retroagir data da propositura da ao e o art. 202, I diz que a eficcia interruptiva do prazo retroage data do despacho que ordena a citao. O CC mais recente. Mas, a doutrina majoritria diz que continua prevalecendo a regra do CPC a citao retroage data da propositura da ao. O CC/02 fruto de projeto que tramitou quase 30 anos e poca para se manter harmnico com a redao do CPC mandou retroagir ordem da citao (era esta a redao do CPC). Porm, o CPC foi alterado retroagindo a citao at o momento da propositura da ao. Esqueceram-se de mudar o projeto do CC. Por isso, a doutrina entende que prevalece o CPC.

67

Caso faltam 5 dias para o usucapir e o dono procura um advogado que entra com uma ao reivindicatria antes da consumao do prazo da usucapio. No vai dar tempo de o juiz despachar e nem de citar o ru mesmo a ao j tenha sido proposta.

Para interromper a tempo este prazo tem que propor a ao antes que se completem os 15 anos e tomar os cuidados necessrios para que a citao ocorra dentro do prazo (10 dias prorrogvel automaticamente por mais noventa 100 dias a partir do despacho do juiz ordenando a citao). Se o ru no for citado nesses 100 dias por culpa do autor a eficcia interruptiva no retroage.

STJ Smula n 106 - Proposta a ao no prazo fixado para o seu exerccio, a demora na citao, por motivos inerentes ao mecanismo da Justia, no justifica o acolhimento da arguio de prescrio ou decadncia.

4. Requisitos gerais da usucapio

A usucapio pode ser:

(i) Extraordinria (ii) Ordinria (iii) Especial: urbana, rural, dos conjuntos.

Requisitos gerais:

(i) Animus domini. (ii) Posse Contnua. (iii) Posse Ininterrupta. (iv) Posse Pacfica (mansa) e Pblica.

68

Animus domini: o possuidor deve se comportar como quem quer ser dono da coisa, assumindo uma postura ativa de exercer poderes inerentes propriedade. Ex. faz benfeitorias, paga impostos.

Posse contnua: aquela que no tem intervalos, no pode abandonar a coisa, depois retomar e querer somar os prazos. O fato de mudar-se para outro local no significa, necessariamente, abandono de posse, se continuou se comportando como dono em relao coisa. Caso A possuidor que visa usucapir. O que ocorre se for esbulhado? Se o possuidor mover ao possessria dentro do prazo de um ano e um dia como se nunca tivesse perdido a posse. Soluo dada por legislao estrangeira e aplicada no Brasil. A posse segue sendo contnua.

Ininterrupta: o prazo no deve ter sido interrompido. Na verdade o que deve ser ininterrupto o prazo da posse.

Posse Pblica e Pacfica (mansa): requisitos que existem desde o direito romano. Posse mansa aquela exercida sem oposio. Se o possuidor no molestado durante o perodo estabelecido por lei, por quem tenha legtimo interesse, ou seja, o proprietrio. Segundo Carlos Roberto Gonalves, o proprietrio deve tomar alguma providncia judicial para descaracterizar a posse ad usucapionem, providncias extrajudiciais no significariam oposies.

Obs.: Alguns civilistas comearam a fazer certa confuso e passaram a afirmar que s a posse justa era a que permitia usucapio o que errado. No autorizam a aquisio da posse atos violentos e clandestinos, s h posse quando cessada a violncia e clandestinidade. Antes disso s h deteno. Depois da cessao h posse posse injusta posse.

69

Quando os romanos diziam que a posse precisa ser pacfica e pblica no estavam querendo dizer que tinham que ter sido adquirida de tal forma, mas que a violncia e a clandestinidade cessaram.

You might also like