You are on page 1of 8

Anlise Volumtrica ou Titrimtrica: Refere-se anlise qumica quantitativa efetuada pela determinao do volume de uma soluo, cuja concentrao

o exatamente conhecida (soluo padro), que reage quantitativamente com um volume conhecido da soluo que contm a substncia a ser determinada. Titulao: o nome dado ao processo, onde por meio da adio de volume se faz a reao da substncia de concentrao conhecida (titulante) e a substncia cuja concentrao se quer determinar (titulado). Soluo Padro ou Soluo Volumtrica: o nome dado soluo de concentrao conhecida. Calcula-se o peso da substncia a se determinada, a partir do volume que foi usado da soluo padro, da equao qumica envolvida e das massas molares relativas dos compostos reagentes. Ponto de equivalncia ou ponto estequiomtrico da titulao: o ponto onde a reao entre o titulante e o titulado completa. O trmino da titulao observado por alguma modificao fsica provocada pela prpria soluo padro, ou pela adio de um indicador. Numa titulao ideal o ponto final da titulao coincide com o ponto final visvel. Na prtica, no entanto, existe sempre uma pequena diferena que constitui o erro da titulao. Ponto final da titulao: Volume do titulante em que se observa mudana de cor do indicador. Indicadores: Uma das maneiras usadas para se detectar o ponto final das titulaes se baseia no uso da variao de cor atravs de algumas substncias chamadas indicadores. alaranjado de metila, violeta cristal. Os mtodos volumtricos/ titrimtricos podem ser diretos, indiretos ou de retorno. No mtodo direto a substncia analisada reage diretamente com o titulante. No mtodo indireto a substncia analisada dar origem, quantitativamente, a uma segunda substncia a qual reagir com o titulante. Na titulao de retorno, o titulante adicionado em volume determinado em excesso e contra-titulado por uma segunda soluo volumtrica (soluo padro). De acordo com o tipo de reao, os mtodos volumtricos se classificam em: Quadro 1 Mtodos Volumtricos Ex.: fenolftalena,

Volumetria de Neutralizao (Meio aquoso e no aquoso)

Alcalimetria Acidimetria Argentimetria Tetrafenilborato sdico

Titulante: cido Titulado: base Titulante: base Titulado: cido Titulante: Nitrato de Prata Titulante: Tetrafenilborato sdico Titulante: Tiocianato de amnio Titulante: Nitrato de Trio Titulante: Permanganato de potssio Titulante: Soluo de Iodo Titulante: Tiossulfato de sdio Titulante: Iodato de potssio Titulante: Sulfato Crico Titulante: Dicromato de Potssio Titulante: Nitrito de sdio Titulante: Soluo de Bromo Titulante: EDTA Titulante: Nitrato Mercrico

Volumetria de Precipitao Tiocianato de amnio Nitrato de Trio Permanganometria Iodimetria Iodometria Volumetria de Oxi-Reduo Iodatimetria Cerimetria Dicromatimetria Nitrosao Bromimetria Volumetria de Complexao EDTA Nitrato Mercrico

1) VOLUMETRIA DE NEUTRALIZAO:
1.1. Doseamento em Meio Aquoso: Acidimetria: Acidimetria o mtodo analtico volumtrico que consiste em neutralizar cido por uma soluo volumtrica base (por exemplo: hidrxido de sdio SV, hidrxido de potssio SV), na presena de indicador adequado (por exemplo: vermelho de metila, fenolftalena) ou mistura de indicadores adequados.

Titulao Direta: a soluo volumtrica adicionada ao titulado, atravs de bureta, at


que a reao esteja completa.

Os cidos inorgnicos e os orgnicos hidrossolveis (ex.: cido ctrico, cido tartrico, cido tricloroactico) so dosados por titulao direta com NaOH em presena de fenolftalena.

Os poucos solveis em gua (ex.: cido benzico, cido saliclico, ibuprofeno) so dissolvidos em etanol ou outro solvente miscvel com gua preconizado em monografia, previamente neutralizados, so dosados por soluo volumtrica base em presena de indicador.

Titulao de Retorno: um excesso conhecido da soluo volumtrica adicionado


amostra, ento uma segunda soluo volumtrica usada para titular o excesso da primeira soluo volumtrica.

Os steres de carboxila (ex.: Salicicato de metila, benzoato de benzila) so tratados com volume determinado em excesso de NaOH e submetidos hidrlise com aquecimento e tempo prolongado. O excesso de NaOH contra-titulado com HCl soluo volumtrica.

Os steres de hidroxila fenlica so dosados de forma semelhante (ex.: cido acetil saliclico). Entretanto sua hidrlise mais fcil. Alcalimetria:

Alcalimetria o mtodo volumtrico que consiste em neutralizar uma base por uma soluo volumtrica de um cido (por exemplo: cido clordrico SV, cido sulfrico SV), na presena de indicador adequado. Titulao Direta: Bases inorgnicas (bicarbonatos, carbonatos, hidrxidos e xidos) so dosados por neutralizao de cido forte na presena de indicador adequado (por ex.: fenolftalena, alaranjado de metila). Bases orgnicas fortes solveis em gua ou etanol (ex.: Piperazina, etilenodiamina, meglumina). O ponto de equivalncia ocorre em pH <7. Exemplo de indicadores: vermelho de metila, verde de bromocresol. Titulao de Retorno: Compostos orgnicos de basicidade mdia, ou seja, a maioria das bases orgnicas nitrogenadas que apresentam interesse teraputico, sob forma de base ou sais.

BASES: A amostra dissolvida em etanol previamente neutralizado e adicionada de volume determinado em excesso de HCl ou H2SO4, sendo posteriormente contra-titulada com NaOH. Exemplos: Efedrina, Procana, Lidocana, Anfetamina.

SAIS: A amostra tratada com uma base mais forte, por exemplo: hidrxido de amnio, e extrada com solvente orgnico (ter, clorofrmio).

1.2.

Doseamento em Meio No-Aquoso:

Os frmacos que no podem ser doseados em meio aquoso, por serem demasiadamente pouco bsicos ou pouco cidos, so doseados em meio no-aquoso, usando indicadores adequados ou potenciomtricamente. Acidimetria: Mtodo analtico volumtrico que consiste em neutralizar um cido por uma soluo volumtrica de metxido de sdio, potssio ou ltio em meio no-aquoso, usando solventes adequados e na presena de indicador adequado. Solventes: (frmacos com acidez mdia n-Butilamina, Dimetilformamida, Etilenodiamina, Piridina, Morfolina, Acetona, Acetonitrila, lcool t-butlico, 2-Butanona, Isopropilacetona). Indicadores: Azul de timol, -Hidroxiazobenzeno, -Nitroanilina, Timolftalena, Violeta azico, Azul de bromotimol. Titulante: Soluo volumtrica (SV) de Metxido de sdio, potssio ou ltio em metanol/ benzeno ou tolueno. Alcalimetria: Mtodo analtico volumtrico que consiste em neutralizar uma base por uma soluo volumtrica de cido perclrico em cido actico glacial, usando solventes adequados, na presena de indicador ou potenciomtricamente. Solventes: cido actico glacial, cido frmico, cido propinico, Anidrido actico, Cloreto de sulfonila, Dioxano, Clorofrmio, Clorobenzeno, Benzeno, Acetonitrila, Acetato de etila. Indicadores: Alfazurina 2-G, Azul de timol, Cloreto de metil-rosanilina, -Naftolbenzena, Verde de malaquita, Vermelho de quinaldina. Titulante: cido Perclrico SV em cido actico ou dioxano

2) VOLUMETRIA DE PRECIPITAO:
A volumetria de precipitao fundamenta-se em reaes qumicas em que, no ponto de equivalncia, se formam quantitativamente produtos pouco solveis (precipitados). 2.1 Argentimetria:

Argentimetria o mtodo volumtrico de precipitao que tem como objetivo dosear substncias precipitveis pelo Nitrato de Prata (AgNO3), utilizando como titulante soluo volumtrica (soluo padro) deste composto. Na argentimetria distinguem-se dois mtodos: Mtodos Diretos: A substncia dosevel titulada com soluo volumtrica de nitrato de prata at o ponto de equivalncia, identificvel pelo uso de indicadores ou pela adio de nitrato de prata at no mais se observar formao de precipitado. Entre os mtodos diretos temos os seguintes: a) De igual turbidez, mtodo aplicado a cloretos na anlise de gua, por exemplo; b) Da limpidez ou ponto claro, aplicado a iodetos; c) De Mohr, aplicado a cloretos e brometos, a amostra titulada com soluo volumtrica de nitrato de prata usando-se cromato de potssio como indicador, no ponto final da titulao o excesso de ons Ag reagir com o indicador ocasionando a precipitao do cromato de prata, vermelho. Mtodos Indiretos: Conhecido como Mtodo de Volhard, aplicvel a cloretos e brometos. Consiste em precipitar o haleto com excesso de nitrato de prata e titular este excesso em meio cido com soluo titulante auxiliar de tiocianato de amnio, usando Fe 2.2 Titulao com Tetrafenilborato Sdico:
3+ +

como indicador.

O tetrafenilborato sdico largamente utilizado em reaes de precipitao para anlise de alcalides, aminas protonizadas e sais de amnio quaternrio, bem como ons de amnio, potssio e prata. Exemplo da reao: os sais de amnio quaternrio reagem com determinados corantes, tais como o azul de bromofenol, corante aninico, formando complexo azul, solvel em clorofrmio e este complexo colorido reagir com tetrafenilborato sdico para formar composto insolvel. O desaparecimento da cor indica o fim da reao. Exemplos de substncias doseveis pelo Tetrafenilborato Sdico: Cloreto de Benzetnio, Cloreto de Cetilpiridnio.

2.3

Titulao com Tiocianato de Amnio:


-

A titulao com tiocianato de amnio um mtodo volumtrico de precipitao que tem como objetivo dosear substncias precipitveis pelo on tiocianato (SCN ), utilizando como titulante soluo volumtrica de tiocianato de amnio. Exemplo de substncias doseveis pelo Tiocianato de amnio: Nitrato de Prata, Tiomersal. 2.4 Titulao com Nitrato de Trio:
4+

um mtodo volumtrico de precipitao que tem como objetivo dosear substncias precipitveis pelo on Trio (Th ). Pouco utilizada. Exemplo de substncia dosevel pelo nitrato de trio: monofluorfosfato de sdio. 3) VOLUMETRIA DE XI-REDUO: As reaes de oxidao-reduo (ou oxi-reduo) compreendem transferncia de eltrons e alterao na valncia. A volumetria de oxi-reduo est baseada numa reao de oxidaoreduo entre o titulado (substncia em anlise) e o titulante (soluo padro, soluo volumtrica). A visualizao do ponto final da titulao pode ser feita por trs mtodos: a) b) c) 3.1 Visualmente, sem adio de indicadores; Visualmente, com adio de indicadores; Por mtodos eletroanalticos (ex.: potenciometria) Iodimetria:

A iodimetria um mtodo analtico oxidimtrico que consiste em titular certas substncias oxidveis pelo iodo usando soluo volumtrica de iodo como titulante. Quando se titula solues incolores com uma soluo volumtrica de iodo, o prprio iodo serve como indicador (colorao amarelo-castanha intensa), se bem que o uso de um indicador (ex.: amido) proporciona uma deteco mais sensvel do ponto final. Exemplo de substncias doseveis: cido ascrbico, Manitol, Sorbitol, Sulfito de Sdio Anidro, Tiossulfato de Sdio. 3.2 Iodometria:

Iodometria um mtodo analtico oxidimtrico que tem como objetivo dosear substncias redutveis pelo nion iodeto, utilizando como titulante soluo volumtrica Tiossulfato de Sdio. Exemplo de substncias doseveis: Dissulfiram, Etilcelulose, Iodo, Levotiroxina sdica, Perxido de benzola, salicicato de sdio.

3.3

Iodatimetria:

Iodatimetria o mtodo analtico oxidimtrico que tem por objetivo dosear certas substncias oxidveis pelo iodato, utilizando soluo volumtrica de iodato de potssio como titulante. Exemplo de substncias doseveis: Cetrimida, Cloreto de benzalcnio, Iodeto de potssio, Iodeto de sdio. 3.4 Cerimetria:

Mtodo analtico oxidimtrico que tem por objetivo dosear certas substncias oxidveis pelo sulfato crico em meio cido, usando soluo volumtrica de sulfato crico como titulante e a ferrona (tambm chamada de ortofenantrolina) como indicador. Em alguns casos aplica-se soluo volumtrica de nitrato crico em vez de sulfato crico. Exemplo de substncias doseveis: Hidroquinona, Paracetamol, Sulfato ferroso. 3.5 Permanganimetria:

Mtodo analtico oxidimtrico que tem por objetivo dosear substncias oxidveis pelo permanganato, empregando como titulante fundamental soluo volumtrica de permanganato de potssio. No doseamento de frmacos, a permanganimetria geralmente usada a em meio cido, empregando-se cido sulfrico. Exemplo de substncias doseveis: brometo de potssio, perxido de hidrognio. 3.6 Dicromatimetria:

Mtodo analtico oxidimtrico que tem por finalidade dosear substncias oxidveis pelo dicromato, utilizando como titulante soluo volumtrica de dicromato de potssio. Exemplo de substncias doseveis: celulose microcristalina, celulose pulverizada. 3.7 Nitrosao:

Mtodo volumtrico de anlise que consiste em utilizar como titulante soluo volumtrica de nitrito de sdio em meio cido. Exemplo de substncias doseveis: Benzocana, Dapsona, Isoniazida, Sulfadiazina sdica, Sulfametoxazol, Sulfatiazol. 3.8 Bromimetria:

Mtodo analtico que tem como finalidade dosear certas substncias orgnicas halogenveis pelo bromo, utilizando como titulante soluo volumtrica de bromo. O bromo em excesso reage com iodeto de potssio dando iodo, que titulado com tiossulfato de sdio. Exemplo de substncias doseveis: Fenol, Paraclorofenol, Resocinol.

4) Complexometria: Mtodo analtico volumtrico que compreende a titulao de ons metlicos com agentes chamados complexantes ou quelantes. Os agentes mais utilizados em anlise farmacutica so o cido edtico (EDTA) e o nitrato de mercrio. O ponto de viragem determinado visual ou instrumentalmente. Os indicadores mais comumente utilizados so: alaranjado de xilenol, calcona, calmagita, murexida, negro de eriocromo T e violeta de pirocatecol. H quatro tipos de titulao complexomtrica: direta, retorno, substituio e indireta, veremos mais a direta e por retorno. Titulao direta: que mais simples e mais frequentemente usada, adiciona-se soluo volumtrica do agente do agente quelante soluo contendo o on metlico at o ponto de viragem, que detectado visualmente com auxlio de indicador adequado ou potenciometricamente. Titulao por retorno: adiciona-se excesso conhecido da soluo volumtrica do agente quelante do on metlico e titula-se este excesso por retorno com soluo volumtrica de um segundo on metlico at a viragem. Exemplo de substncias doseaveis: a) com EDTA: acetato de clcio, acetato de magnsio, carbonato de clcio, carbonato de magnsio, cloreto de mangans, cloreto de zinco. b) com nitrato de mercrio: acetilcistena, edeteato dissdico de clcio. Os mtodos volumtricos so ainda amplamente utilizados em anlise farmacutica, mesmo com o advento de mtodos instrumentais mais precisos como a cromatografia liquida de alta eficincia. Uma das vantagens da volumetria a possibilidade de se trabalhar com grandes volumes de amostra, e um procedimento de baixo custo quando comparado cromatografia.

You might also like