You are on page 1of 12

EDITAL N 001/2009 - SAD/MT, DE 27 DE JULHO DE 2009

SOLDADO DA POLCIA MILITAR


Data da Prova: 21 de Fevereiro de 2010

PROVA

102

A
I. Este caderno contm 50 (cinquenta) questes. Caso apresente defeito de impresso ou falta de questo, o candidato deve solicitar ao fiscal outro caderno. II. Em cada questo h apenas uma alternativa correta. Marque somente uma letra como resposta. III. Use caneta esferogrfica azul ou preta, fabricada em material transparente, para marcar a resposta, no carto de respostas, pintando completamente o crculo correspondente alternativa escolhida, seguindo o exemplo: IV. O tempo de durao das provas de 4 (quatro) horas, j incluindo o tempo destinado ao preenchimento do Carto de Respostas. V. O Candidato s poder deixar a sala 2 (duas) horas aps o incio das provas. VI. O Candidato somente poder levar este caderno, 15 (quinze) minutos antes do horrio determinado para o trmino das provas. VII. Ao trmino das provas, entregue o Carto de Respostas preenchido e assinado ao Fiscal. FATORES QUE ANULAM UMA QUESTO EM RELAO AO CARTO DE RESPOSTAS I. Questo sem marcar; II. Questo com rabisco, rasuras ou manchas; III. Questo com mais de uma opo assinalada.

CONHECIMENTOS GERAIS
LNGUA PORTUGUESA Texto I A Declarao Universal dos Direitos Humanos, proclamada pela Assembleia Geral das Naes Unidas, em 10 de dezembro de 1948, constitui o reconhecimento da igualdade humana, destacando que a ideia de superioridade de uma raa, de uma classe social, de uma cultura ou de uma religio, sobre todas as demais, pe em risco a prpria sobrevivncia da humanidade.
(COMPARATO, F.K. Sentido Histrico da Declarao Universal. DHnet. Disponvel em: http://www.dhnet.org.br/> Acesso em: 08 dez. 2009)

Texto II Artigo XXVI 1. Todo ser humano tem direito instruo. A instruo ser gratuita, pelo menos nos graus elementares e fundamentais. A instruo elementar ser obrigatria. A instruo tcnicoprofissional ser acessvel a todos, bem como a instruo superior, esta baseada no mrito. 2. A instruo ser orientada no sentido do pleno desenvolvimento da personalidade humana e do fortalecimento do respeito pelos direitos humanos e pelas liberdades fundamentais. A instruo promover a compreenso, a tolerncia e a amizade entre todas as naes e grupos raciais ou religiosos, e coadjuvar as atividades das Naes Unidas em prol da manuteno da paz. 3. Os pais tm prioridade de direito na escolha do gnero de instruo que ser ministrada a seus filhos.
(Declarao Universal dos Direitos Humanos. Disponvel em:http://www.onubrasil.org.br/documentos_direitoshuma nos.php. Acesso em: 08 dez. 2009)

Leia o texto e responda s questes de 01 a 03. QUESTO 01 Sobre a compreenso do texto, correto afirmar que a Declarao Universal dos Direitos Humanos: a. trata dos direitos humanos dos Estados americanos. b. defende a ideia de superioridade da raa branca. c. completou trs dcadas de existncia no ano de 2008. d. preconiza a igualdade dos seres humanos. e. pe em risco a prpria sobrevivncia da humanidade. QUESTO 02 As palavras sublinhadas no texto so, respectivamente, classificadas como: a. Substantivo, pronome relativo, artigo, conjuno. b. adjetivo, pronome relativo, artigo, conjuno. c. Substantivo, conjuno, artigo, preposio. d. adjetivo, pronome relativo, artigo, preposio. e. adjetivo, conjuno, artigo, preposio. QUESTO 03 A vrgula em [...] destacando que a ideia de superioridade de uma raa, de uma classe social, de uma cultura ou de uma religio[...] foi usada para: a. separar elementos de uma enumerao. b. indicar a elipse do verbo. c. isolar o vocativo. d. marcar a anteposio do predicativo. e. isolar expresses explicativas.

Leia o texto e responda s questes de 04 a 08. QUESTO 04 Conforme o texto acima, assinale a alternativa incorreta. a. Todas as pessoas tm direito instruo. b. A gratuidade da instruo se dar somente nos graus elementares e fundamentais. c. A amizade entre as naes um dos objetivos promovidos pela instruo. d. A instruo partcipe das atividades das Naes Unidas em prol da manuteno da paz. e. Os pais tm o direito de escolher a instruo adequada a seus filhos. QUESTO 05 Quanto regncia nominal, em "tem direito instruo" e "ser acessvel a todos", analise as afirmativas. I. Nos dois casos, a preposio a estabelece relao entre o nome e seu complemento. II. Em "tem direito instruo", o complemento nominal completa o sentido do substantivo "direito". III. Em "acessvel a todos", o adjetivo "acessvel" pede complemento nominal. IV. Em "acessvel a todos", o substantivo "acessvel" pede complemento nominal. V. A preposio a se faz presente apenas no primeiro caso.

Com base nelas, assinale a alternativa correta. a. Apenas I est correta. b. Apenas II e III esto corretas. c. Apenas I, II e III esto corretas. d. Apenas IV e V esto corretas. e. Todas esto corretas. QUESTO 06 Quanto aos verbos empregados no texto, correto afirmar que esto flexionados no: a. presente e pretrito imperfeito do subjuntivo. b. presente do indicativo e futuro do subjuntivo. c. futuro do indicativo e futuro do subjuntivo. d. futuro e pretrito imperfeito do subjuntivo. e. presente e futuro do presente do indicativo. QUESTO 07 Em relao ao emprego da crase em Todo ser humano tem direito instruo, correto afirmar. a. H crase porque ocorre a combinao da preposio a com o artigo definido a. b. A crase facultativa. c. H crase porque ocorre a contrao da preposio a com o artigo definido a. d. H crase porque se faz deferncia pessoa humana. e. Ocorre crase porque se tem apenas a presena do artigo a. QUESTO 08 Imagine que voc tenha um de seus direitos violados e vai redigir um documento ao juiz de sua comarca. Quanto linguagem a ser utilizada, analise as afirmativas. I. A forma de tratamento adequada Vossa Excelncia e a abreviatura V.Ex. II. O nvel de linguagem caracterizado pela formalidade e pelo uso da norma padro. III. obrigatrio o uso do vocativo Prezado Juiz. IV. O emprego do pronome possessivo adequado : Aguardo a sua resposta. V. O emprego do pronome possessivo adequado : Aguardo a vossa resposta. Com base nelas, assinale a alternativa correta. a. Apenas I e II esto corretas. b. Apenas I e IV esto corretas. c. Apenas III e IV esto corretas. d. Apenas I, II e IV esto corretas. e. Todas esto corretas.

Texto III

(http://rasuralivre.blogspot.com/2007_04_01archive.html)

Leia o texto e responda s questes de 09 a 11. QUESTO 09 Considerando-se os elementos verbais e no verbais da charge, correto afirmar que o autor: a. defende o aborto. b. valoriza a covardia de quem comete o aborto. c. ironiza o significado de direito vida. d. destaca a obrigao moral de no matar antes do nascimento. e. valoriza o direito da criana correr. QUESTO 10 Quanto ao enunciado Temos a obrigao moral de, pelo menos, dar a chance deles correrem, analise as afirmativas. I. Pode-se substituir a expresso pelo menos por s vezes, sem prejuzo da significao. II. O vocbulo deles refere-se a crianas. III. O vocbulo chance significa oportunidade. IV. A expresso verbal correrem concorda com o substantivo chance. V. A expresso verbal Temos concorda com o sujeito a obrigao moral. Com base nelas, assinale a alternativa correta. a. Apenas II e III esto corretas. b. Apenas I e II esto corretas. c. Apenas III e IV esto corretas. d. Apenas IV e V esto corretas. e. Todas esto corretas. QUESTO 11 Os vocbulos covardia e terrorismo so formados pelo processo de: a. recomposio. b. hibridismo. c. aglutinao. d. justaposio. e. sufixao.

Texto IV [...] Jamais, em tempo algum, o brasileiro escreveu tanto. E se comunicou tanto. E leu tanto. E amou tanto. No caso do amor ali nascido, a feitura, o peso, a cor, a idade ou a nacionalidade no importam. O que mais importante o texto. O texto a causa do amor. Quando comecei a escrever um livro pela Internet, muitos colegas jornalistas me entrevistavam (sempre a mim e ao Joo Ubaldo) perguntando qual era o futuro da literatura pela Internet. H quatro meses atrs eu no sabia responder a essa pergunta. Hoje eu sei e tenho certeza do que penso: Essa gerao vai dar muitos e muitos escritores para o Brasil. E muita gente vai se apaixonar pelo texto e no texto. Existe coisa melhor para um escritor do que concluir uma crnica com isso?
(PRATA, Mrio. Amor s de letras. O Estado de So Paulo. 20 set. 2000)

comunicao como ferramentas para acelerar a incluso social pas afora. IV. Excelentssimo Juiz, Encaminhamos V.Ex os documentos relativos ao processo n 297/12 para incluso nos autos. Assinale a alternativa que apresenta a classificao correta dos gneros textuais. a. Anncio, propaganda, editorial, ofcio. b. Propaganda, anncio, ofcio, editorial. c. Anncio, artigo de divulgao cientfica, ofcio, editorial. d. Propaganda, carta, anncio, editorial. e. Propaganda, carta, anncio, ofcio. QUESTO 15 Observe o grfico abaixo.

Leia o texto e responda s questes 12 e 13. QUESTO 12 A crnica de Mrio Prata versa sobre a satisfao do autor em verificar que as pessoas tm escrito, se comunicado, lido e amado muito! Este comportamento refere-se: a. liberdade de ir e vir. b. ao amor que o texto produz. c. s dificuldades da literatura na internet. d. s entrevistas com jornalistas famosos. e. ao acesso aos mais variados jogos. QUESTO 13 Em Essa gerao vai dar muitos e muitos escritores para o Brasil, as expresses sublinhadas exercem a funo de: a. objeto direto adjunto adverbial de lugar. b. objeto direto objeto indireto. c. predicativo objeto indireto. d. sujeito objeto direto. e. objeto indireto adjunto adverbial de lugar. QUESTO 14 Analise os itens apresentados, a seguir, de acordo com os tipos e gneros textuais. I. Secretria faz balano positivo das aes sociais em MT. II. Venha para a Vivo e aproveite a maior e melhor cobertura 3G do Brasil. III. Apresentamos, nesta edio da revista, um breve mosaico das iniciativas premiadas, que utilizam as tecnologias de informao e

O Relatrio Nacional de Acompanhamento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milnio (2007), publicado pela Presidncia da Repblica, registra os casos de malria, na Amaznia Legal, de 1999 a 2006. Qual das alternativas abaixo indica uma leitura correta do grfico. a. A incidncia da doena caiu de 1999 a 2002, quando foram registrados menos de 100.000 casos. A maior incidncia da doena ocorreu em 2005. A menor incidncia da doena ocorreu em 2004. A intensidade de transmisso da doena aumentou de 2003 a 2005, mas voltou a cair em 2006. A intensidade da doena foi a mesma em 2001 e 2005.

b. c. d.

e.

HISTRIA E GEOGRAFIA DE MATO GROSSO

QUESTO 16 Os bandeirantes paulistas conquistaram e povoaram o territrio de Mato Grosso: a. no sculo XV. b. entre 1492 e 1718. c. entre 1492 e 1790. d. entre 1673 e 1682. e. no final do sculo XX. QUESTO 17 A lei complementar n 31, de 11 de outubro de 1977, determinou o desmembramento do estado de Mato Grosso em duas unidades federativas. Assinale a alternativa correta que apresenta uma das razes oficiais para o ato citado. a. As constantes manifestaes dos trabalhadores rurais ligados ao Movimento dos Sem Terra (MST), que exigiam a imediata reforma agrria, preocupavam os fazendeiros no extremo norte do Estado. b. O fortalecimento da aliana entre o empresariado e a classe produtora de gros. c. As constantes invases pelas comunidades indgenas s fazendas situadas nas proximidades do Parque Nacional do Xingu, gerando tenso permanente com os colonos da regio. d. Intensificao da violenta disputa entre os grupos oligrquicos pelo controle da vida poltica local. e. A reorganizao do espao geogrfico era fundamental, a fim de possibilitar melhor administrao e explorao econmica, pois o Estado apresentava uma extensa rea e grande diversidade ecolgica e econmica. QUESTO 18 O processo de colonizao do estado de Mato Grosso se fortaleceu a partir: a. da regulamentao da posse da terra. b. da implantao de rodovias e ferrovias no Estado. c. da dcada de 1970, com a implantao dos projetos oficiais de colonizao. d. do plano de metas, a fim de possibilitar melhor administrao e explorao econmica. e. da proposta de desenvolvimento sustentvel e equidade social.

QUESTO 19 Sobre as eleies em Mato Grosso, durante a Primeira Repblica (1889-1930), assinale a alternativa correta. a. As eleies eram acompanhadas pelo Tribunal Regional Eleitoral, o que impedia fraude. b. A fora do movimento operrio garantiu a eleio de candidatos, representando as diferentes categorias de trabalhadores. c. O voto no Estado era controlado pelos coronis, geralmente proprietrios de terra. d. As eleies transcorriam em perfeita ordem, garantindo a independncia do voto. e. A ausncia de violncia durante as eleies permitia a livre manifestao do eleitor durante o pleito. QUESTO 20 O estado de Mato Grosso, localizado na regio centro-oeste, faz limites com os estados de: a. MS, SP, PA, SC, MA. b. PR, MS, RS, GO. c. MS, GO,TO, PA, AM, RO. d. AC, PA, MS, BA, RR, AP. e. GO, PA, AC,TO, MS. QUESTO 21 A modernizao da agricultura no estado de Mato Grosso se d atravs da relao entre mecanizao e apropriao do relevo em reas de cerrado. caracterstica dessa relao: a. a destruio das veredas destinadas s policultura. b. o desenvolvimento da monocultura em vastas reas de topografia plana. c. a drenagem dos solos hidromorfizados para atividade pecuria. d. o uso de solos em reas de declividade acentuada para rotao de cultura. e. a compactao dos solos e a preservao ambiental. QUESTO 22 Considerando as caractersticas climticas do estado de Mato Grosso, correto afirmar que o clima : a. equatorial mido. b. subtropical mido. c. litorneo com ventos alsios. d. tropical seco-mido. e. equatorial semi-rido.

CONHECIMENTOS COMPLEMENTARES
QUESTO 23 Com relao aos princpios a serem obedecidos pela Administrao Pblica, um exige resultados positivos para o servio pblico e satisfatrio atendimento s necessidades da comunidade e de seus membros. Este verdadeiro dever da boa administrao constitui o princpio da: a. impessoalidade. b. moralidade. c. eficincia. d. publicidade. e. legalidade. QUESTO 24 Sobre o provimento de cargo no servio pblico, assinale a alternativa correta. a. Provimento o ato pelo qual se efetua a ascenso do titular do cargo pblico. b. Provimento originrio o que se faz atravs da nomeao, que pressupe a inexistncia de vinculao entre a situao de servio anterior do nomeado e o preenchimento do cargo. c. Provimento por derivao vertical a passagem de um cargo para outro, com elevao hierrquica, mesmo que em outra carreira. d. Provimento sem elevao funcional, mas com elevao hierrquica e de grau, denominado de transferncia. e. Provimento derivado o que se faz atravs da nomeao, que pressupe a inexistncia de vinculao entre a situao de servio anterior do nomeado e o preenchimento do cargo. QUESTO 25 No tocante ao servidor pblico, compreende-se reverso como: a. a reconduo do servidor ao mesmo cargo de que fora demitido, com o pagamento integral dos vencimentos e vantagens do tempo em que esteve afastado, uma vez reconhecida a ilegalidade da demisso em deciso judicial ou administrativa. b. o ato administrativo atravs do qual o servidor destitudo do cargo, emprego ou funo. c. o retorno do inativo ao servio, em face de cessao dos motivos que autorizaram a aposentadoria por invalidez. d. o retorno obrigatrio atividade do servidor em disponibilidade, em cargo de atribuies e remunerao compatveis com o anteriormente ocupado.

e.

a investidura do servidor em cargo de atribuies e responsabilidades compatveis com a limitao que tenha sofrido em sua capacidade fsica ou mental verificada em inspeo mdica.

QUESTO 26 Quanto s competncias estabelecidas na Constituio Federal, assinale a alternativa incorreta. a. No mbito da legislao concorrente, a competncia da Unio limitar-se- a estabelecer normas gerais. b. A competncia da Unio para legislar sobre normas gerais no exclui a competncia suplementar dos Estados. c. No existindo lei federal sobre normas gerais, os Estados exercero a competncia legislativa plena para atender suas peculiaridades. d. A supervenincia de lei federal sobre normas gerais suspende a eficcia da lei estadual no que lhe for contrrio. e. A Constituio Federal no prev as normas de Direito Tributrio como pertencendo ao mbito da legislao concorrente. QUESTO 27 Nos ltimos dois anos do perodo presidencial, vagando os cargos de Presidente e VicePresidente da Repblica, ser tomada que tipo de providncia? a. Far-se- nova eleio direta, noventa dias depois de aberta a ltima vaga. b. Sero sucessivamente chamados, ao exerccio da Presidncia, o Presidente do Senado Federal, o Presidente da Cmara dos Deputados e o do Supremo Tribunal Federal. c. Ser chamado, ao exerccio da Presidncia, o Ministro da Justia, que convocar eleio indireta. d. Far-se- nova eleio direta, cento e vinte dias aps a abertura da ltima vaga. e. A eleio, para ambos os cargos, ser feita trinta dias depois da abertura da ltima vaga pelo Congresso Nacional. QUESTO 28 No que se refere organizao do Estado Federal Brasileiro, a Constituio Federal estabelece que compete privativamente Unio legislar, entre outras matrias, sobre: a. os sistemas de consrcios e sorteios. b. as juntas comerciais. c. a educao, cultura, ensino e desporto. d. os procedimentos em matria processual. e. a assistncia jurdica e defensoria pblica.

QUESTO 29 O mandado de injuno conferido aos indivduos para que os referidos: a. se defendam de atos ilegais ou praticados com abuso de poder, cabendo contra atos discricionrios e vinculados. b. possam suprir uma omisso de Poder Pblico, no intuito de viabilizar o exerccio de um direito ou prerrogativa prevista na Constituio Federal. c. tenham acesso s informaes que o Poder Pblico ou entidades de carter pblico possuam a seu respeito. d. obtenham as garantias relacionadas liberdade de locomoo, ainda ou afetadas apenas de modo reflexo, indireto ou oblquo. e. tenham condies de dar notcia de fatos ilegais ou abusivos ao Poder Pblico, para que estes providenciem as medidas adequadas. QUESTO 30 Compete concorrentemente Unio, Estados e Distrito Federal: a. legislar sobre a proteo ao patrimnio turstico e paisagstico. b. fomentar a produo agropecuria. c. proteger o meio ambiente e combater a poluio em qualquer de suas formas. d. instituir diretrizes para o desenvolvimento urbano, inclusive habitao, saneamento bsico. e. promover, no que couber adequado ordenamento territorial, mediante planejamento e controle de uso, do parcelamento e da ocupao do solo urbano.

d. e.

aquosa, encontra-se praticamente e totalmente dissociado em ons H+ e acetato e tem grau de ionizao maior que o de HCl, pois tem maior quantidade de H em sua molcula. o HCl, um cido fraco, encontra-se pouco dissociado em ons H3O+ e Cl- e tem grau de ionizao maior que o de CH3COOH. a porcentagem de ionizao do HCl menor que o de CH3COOH e ambos so cidos fracos.

QUESTO 32 O estudo da Lei Peridica permite que sejam estudadas as principais propriedades peridicas dos elementos qumicos. Dados: A= massa atmica; d= densidade em gcm-3 B A=10,8 d=2,47 Al A=? d=? Ga A=69,7 d=5,91

Mg A=24,3 d=1,74

Si A=28,1 d=2,33

Considerando a capacidade de predio da Tabela Peridica e dado o trecho dela, afirmase corretamente que a massa atmica e a densidade mais provveis do alumnio so, respectivamente: a. b. c. d. e. 19,0 e 0,53. 20,2 e 0,97. 27,0 e 2,70. 39,1 e 3,59. 58,7 e 5,00.

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
QUESTO 31 A gua pura, o cido clordrico puro (HCl) e o cido actico puro (CH3COOH) so maus condutores de corrente eltrica. Porm, esses cidos em soluo aquosa so condutores de eletricidade. Uma soluo aquosa diluda de HCl conduz a corrente eltrica melhor que a de cido actico em soluo porque: a. tanto o HCl quanto o CH3COOH em gua produzem ons, sendo que o grau de ionizao de ambas so iguais. b. o HCl, um cido forte, em soluo aquosa, encontra-se praticamente totalmente dissociado em ons H3O+ e Cl- e tem grau de ionizao maior que o de CH3COOH, um cido fraco. c. o CH3COOH, um cido forte, em soluo

QUESTO 33 provvel que muitos alunos conheam a clssica questo: o que pesa mais, um quilo de chumbo ou um quilo de algodo? Na verdade, eles tm a mesma massa, porm, os volumes que ocupam que so diferentes. A propriedade dessas matrias em que o chumbo tem a sua massa contida em um pequeno volume, enquanto o algodo tem sua massa ocupando um grande volume, definida pela(o): a. solubilidade. b. potencial de ionizao. c. polaridade. d. concentrao. e. densidade.

QUESTO 34 Certo composto tem sido indicado como o combustvel do futuro pelas suas caractersticas: abundante em compostos na terra, queima sem poluir o ar ou contribuir significativamente para o efeito estufa, porque o nico produto da combusto a gua. Este enunciado caracteriza: a. gs natural. b. gasolina. c. querosene. d. carvo. e. hidrognio. QUESTO 35 Assinale a alternativa que contm a identificao correta da funo do composto orgnico e seu nome sistemtico. a. CH3CHO: aldedo, etanal. b. CH3COOH: ster, etanoato de etila. c. CH3COCH3: cido, cido propanico. d. CH3NH2: amida, metilamida. e. CH3OCH3: ter, etil-metil-ter. QUESTO 36 Uma pesquisa foi realizada no centro de Cuiab a fim de verificar quantas pessoas assistem s novelas da TV Globo: Cama de Gato (C.G), Caras e Bocas (C.B) e Viver a Vida (V.V). Observe o resultado no quadro abaixo. Novelas C.G C.C V.V C. G e C.C C. G e V.V C. C e V.V C. G, C. C e V.V Nenhuma Pessoas 300 240 410 120 90 70 30 50

a. b. c. d. e.

50% dos participantes da maratona vieram de outros Estados. 1/10 dos participantes da maratona vieram dos estados de GO e MS. 10/23 dos participantes vieram de GO e MS. Na maratona haviam 220 participantes mato-grossenses. 240 participantes da maratona residiam no estado de MT.

QUESTO 38 Resolva cada uma das questes indicadas. A seguir, substitua pelos valores que voc encontrou e, na sequncia, resolva o determinante de 2 ordem. 2 = 128 (-3) 3
X

log 3 3X2 5

81 = X X+3 2 a

Com base nesse processo, marque alternativa que contm o valor correto. a. 210. b. 25. c. 241. d. 144. e. 86.

Quantas pessoas fizeram parte da pesquisa no total? a. b. c. d. e. 530. 750. 1310. 1040. 1000.

QUESTO 39 O volume de um litro igual ao volume de um cubo cujas arestas medem 10cm de comprimento. Logo, correto afirmar. a. O volume de um litro equivale a 1.000.000 mm. b. O volume de um litro equivale a 1.000 dm. c. O volume de um litro equivale a 100.000 mm. d. O volume de um litro equivale a 100.000 cm. e. O volume de um litro equivale a 10 dm. QUESTO 40 Resolva cada um dos itens da anlise combinatria. 1) Quantos anagramas so possveis com as letras da palavra CONQUISTA que comea com a letra C? 2) Quantos nmeros de trs algarismos distintos podemos formar com os algarismos 1, 2, 3, 4, 5 e 6, sem repetio? 3) Quantas comisses de dois participantes podem ser formadas com 6 pessoas? Faa as operaes indicadas e, com os resultados que voc encontrou resolva a operao: (Item 1: item 2) . item 3

QUESTO 37 Do total de participantes de uma maratona em Cuiab, 1/3 veio do estado de Mato Grosso do Sul, 1/7 veio do estado de Gois e os demais participantes residiam em Cuiab e em diferentes municpios do estado de Mato Grosso. Sabendo-se que nesta maratona haviam 420 participantes, assinale a alternativa correta.

Marque a alternativa que apresenta o valor correto. a. 6720. b. 1680. c. 2240. d. 4536. e. 5040. QUESTO 41 Ao aquecer, sob presso constante, qualquer substncia pura que se encontra na fase lquida, ela ferve, ou seja, ocorre o processo de ebulio. Nesta mudana de fase, correto afirmar que: a. a temperatura no se mantm constante. b. a substncia se apresenta somente na fase lquida. c. a substncia se apresenta somente na fase gasosa. d. a temperatura se mantm constante. e. no h o aumento do volume ocupado pela substncia. QUESTO 42 Um veculo parte do repouso e, aps 30 minutos, o motorista registra que foi percorrida uma distncia de 30 km. A partir dos dados analise as seguintes afirmativas. I. A velocidade mdia do veculo foi de 60 km/h. II. Para percorrer a distncia de 30 km, necessrio imprimir uma velocidade superior velocidade mdia do veculo em alguns trechos do trajeto. III. Durante o trajeto o veculo manteve a acelerao constante. Com base nelas, assinale a alternativa correta. a. Apenas I, II e III esto corretas. b. Apenas I e II esto corretas. c. Apenas I e III esto corretas. d. Apenas II e III esto corretas. e. Apenas III est correta. QUESTO 43 Com que tipo de lente deve ser construdo um culos para a correo da miopia? a. Cilndrica. b. Parablica. c. Plana. d. Esfrica convergente. e. Esfrica divergente. QUESTO 44 De acordo com a equao da fora gravitacional, correto afirmar que: a. se dobrarmos as duas massas, a fora ser quadruplicada. b. se dobrarmos as duas massas, a fora

c. d. e.

se dobrarmos uma das massas, a fora ser quadruplicada. se dobrarmos a distncia, a fora ser duplicada. se dobrarmos as duas massas e a distncia, a fora ser duplicada.

QUESTO 45 A respeito de um circuito eltrico, composto por lmpadas de diferentes Watts, ligadas em srie, correto afirmar que: a. a corrente eltrica dividida entre as lmpadas. b. ao inserir mais uma lmpada no circuito no haver alterao da intensidade luminosa. c. se queimar uma das lmpadas, todas se apagaro. d. a voltagem total aplicada no circuito igual em todas as lmpadas. e. se queimar uma das lmpadas, as outras se mantero acessas. QUESTO 46 Considerando que saber relacionar-se uma arte, o funcionrio pblico deve desenvolver suas atividades de maneira emptica. Dessa forma, correto afirmar. a. Deve-se evitar olhar nos olhos do cidado a que se atende para evitar envolvimento. b. necessrio ter sensibilidade para se colocar no lugar do outro e saber a forma correta de agir perante as circunstncias. c. Em qualquer ocasio devem-se evitar dilogos a fim de no perder tempo. d. Quando receber uma ligao e no puder atender no momento, deve-se esperar que a pessoa ligue novamente. e. Elogiar a pessoa pelo trabalho interessante que realiza, torna-a arrogante. QUESTO 47 Para que ocorra o bom entendimento das informaes entre duas pessoas, correto afirmar que: a. em relao s informaes desagradveis e crticas, o funcionrio deve demonstrar desinteresse e, na primeira oportunidade, interromper a pessoa. b. o funcionrio deve usar grias e termos tcnicos no meio profissional para garantir o significado exato das informaes. c. para transmitir uma mensagem deve-se estar atento tonalidade e altura da voz, receptividade de quem ouve e linguagem que ser utilizada. d. o importante na comunicao receber a

e.

mensagem, sendo desnecessrio o retorno. deve-se compartilhar informaes inoportunas com os envolvidos no trabalho.

QUESTO 48 Pelo atendimento telefnico transmite-se tanto a imagem profissional quanto a eficcia e o bom atendimento da instituio. Sobre esse assunto, assinale a alternativa correta. a. Deve-se responder as dvidas mais comuns das pessoas como se estivesse respondendo pela primeira vez. b. Deve-se ser gentil no atendimento, usando expresses como corao, querido(a) ou meu bem. c. O funcionrio deve fazer com que o tratamento seja distante, impessoal, evitando envolvimento. d. Deve-se evitar conflitos, demonstrando indiferena e apatia. e. Ao deparar-se com algum irritado e agressivo ao telefone, deve-se utilizar tom de superioridade. QUESTO 49 Nas relaes de trabalho necessrio que se tenha uma forma de agir, capaz de enfrentar adequadamente os desafios que surgem no dia-a-dia. Com relao afirmao, assinale a alternativa correta. a. Nas atividades que o funcionrio pblico realiza junto comunidade, importante que se tenha apenas competncia na sua rea tcnica especfica. b. Pelas atividades que o funcionrio pblico realiza, deve priorizar o status, remunerao e estabilidade em detrimento da identificao com o trabalho. c. O funcionrio pblico deve ter nimo permanente, disposio para o trabalho e interesse para aprender. d. Deve-se evitar ouvir os problemas dos funcionrios e interessar-se por eles. e. A persistncia, a seriedade, a assiduidade e a pontualidade so fatores que interferem, indiretamente, no desempenho das atividades do funcionrio pblico.

QUESTO 50 So deveres do funcionrio pblico para a realizao das suas atribuies: a. desempenhar suas funes nos lugares e horrios, valendo-se da prpria autonomia. b. cumprir a jornada de trabalho de acordo com as suas possibilidades. c. respeitar, se possvel, as normas e orientaes superiores. d. tratar os colegas de trabalho e o pblico em geral da maneira que lhe convier. e. conservar e zelar pelo patrimnio pblico.

You might also like