You are on page 1of 4

Ano letivo 2012/2013

Teste de Compreenso da obra

Falar Verdade a Mentir, de Almeida Garrett


Nome:____________________________________________________ N:____ Classificao: __________________________________ Durao: 50 m Professor: _______________________________ E. de Educao: ________________________________________

Questionrio de Leitura Global da Obra


Depois da leitura e anlise da obra de Almeida Garrett, responde s questes que te so colocadas: A Seleciona com um a opo correta. 7.1. Esta expresso encerra uma: a. b. c. metfora; hiprbole; comparao;

1. A frase "Isto so umas madrugadas! pronunciada por Joaquina, na cena I, sugere que: a. b. c. ainda muito cedo; j bastante tarde; hora imprpria para visitas .

8. Dizer que os patres "tm dinheiro como milho" quer sugerir que tm: a. b. c. pouco dinheiro; dinheiro guardado em caixas de milho; muito dinheiro .

2. H, no contexto, contnua referncia a dois espaos: a. b. c. o campo e a provncia; o campo e a cidade; a provncia e a cidade.

3. "Recolhe o teu esprito," (I. 13) pretende significar: a. b. c. acalme-se; guarde os seus pensamentos para si ; v consultar um esprita.

9. O "dia em que se assinassem as escrituras" o dia do: a. b. c. casamento; noivado; divrcio .

4. "(. ..) onze meses de eternas saudades." (I. 16) uma : a. b. c. metfora; hiprbole; enumerao.

10. Ao saber que Joaquina ter dote, Jos Flix fica: a. b. c. apreensivo; radiante; confuso.

5. Com a frase "Se te eu entendo (...)" (I. 27) Joaquina pretende afirmar que: a. b. c. - entende perfeitamente o que Jos diz; - no entende o que Jos diz; - estranha as suas palavras.

11. Essa notcia faz com que ele: a. b. c. seja ainda mais hipcrita; seja sincero nos sentimentos; se revele indiferente ao dinheiro.

12. Verifica-se, ento, uma mudana de atitude. Jos Flix assume-se: a. b. c. socialmente inferior seu igual socialmente superior

6. "Silfo, anjo, sopro, mulher!" (I. 35) apresenta uma: a. b. c. metfora; hiprbole; enumerao.

7. Com "(. ..) o meu corao est em brasa (. ..)" Jos quer sugerir que: a. b. c. est desinteressado; est apaixonado; est doente do corao.

13. A partir de ento, ele e Joaquina tudo faro para: a. b. c. prejudicar o casamento de Amlia ajudar a concretizao do casamento de Amlia se colocarem margem desse casamento

Data: 10/jan/2013

Ano letivo 2012/2013


14. O seu objetivo : a. b. c. ajudarem Amlia a casar com o amado; evitar problemas com o pai de Amlia; poderem receber o dote de Joaquina. b. c. 23. Duarte pode casar com Amlia porque a. Brs Ferreira nunca chegou a descobrir as mentiras de Duarte; o General Lemos no revelou a identidade de Jos Flix; Brs Ferreira teve de cumprir a sua promessa, embora reconhecesse ter sido enganado. 24. A relao entre Brs Ferreira e Duarte a seguinte: a. b. c. Brs Ferreira amigo do pai de Duarte; Brs Ferreira tio de Duarte; Brs Ferreira primo de Duarte.

15. As ltimas palavras de Jos Flix pretendem sugerir que: a. b. c. casa com Joaquina em qualquer circunstncia; mesmo sem dote, o importante o amor; sem dote no h marido.

16. Jos Flix e Joaquina so a. criados e namorados; b. criados do General Lemos; c. criados de uma famlia ilustre e amigos de longa data. 17. Segundo Joaquina, o seu amo Brs Ferreira a. b. c. um negociante rico em viagem de negcios; um ricao que veio casar a sua nica filha; um negociante arruinado do Porto.

25. A relao existente entre Jos Flix e Joaquina : a. b. c. Jos Flix e Joaquina so noivos; Jos Flix e Joaquina so casados; Jos Flix e Joaquina so namorados.

26. A relao entre Joaquina e Amlia : a. b. c. Joaquina criada de Amlia. Amlia criada de Joaquina Amlia e Joaquina so amigas

18. Amlia estava desesperada, porque o seu pai queria a. b. c. afast-la de Duarte e cas-la com um noivo rico; afast-la de Duarte por ser pobre; pr fim ao seu noivado com Duarte se o apanhasse a mentir. 19. Duarte era um jovem a. b. c. mentiroso nato; cheio de qualidades, mas pobre; com juzo e bom corao, mas infiel;

27. Brs Ferreira duvida da palavra de Duarte a. b. c. porque s diz asneiras; porque diz mentiras mesmo sem dar por ela; porque s sabe falar da filha de Brs Ferreira

28. Uma das personagens inventadas por Duarte, Toms Jos Marques, a. b. c. um brasileiro que possui uma fazenda no Brasil; um comerciante ingls; um comerciante imobilirio.

20. Duarte jura que tudo o que diz verdade, embora a. b. a. algumas histrias possam parecer estranhas; invente detalhes para embelezar a realidade; as pessoas no acreditem nas suas histrias.

29. Na cena VII, Duarte conta uma histria sobre um ingls que viria desafi-lo para um duelo porque Duarte: a. b. c. Empurrou um sujeito que lhe caiu em cima. O escaldou com caf. O fez cair abaixo de uma varanda.

21. Jos Flix assume vrias personalidades a. b. c. com o objetivo de dar uma lio a Duarte; para salvar Duarte dos maus negcios em que se tinha metido; e torna realidade as mentiras de Duarte.

30. Toms Jos Marques e Lord Cookimbrook so a. b. c. amigos de Jos Flix; personagens que habitam Lisboa; personagens fictcias.

22. Aps conversa com Brs Ferreira, o General Lemos a. b. c. lamenta ter causado o rompimento do noivado entre Duarte e Amlia; revela a sua indignao por Duarte ter faltado aos compromissos; lamenta o rompimento do noivado, mas acha que a mentira tem de ser punida.

31. O almoo requintado a que Duarte se refere na cena VII mais uma das suas mentiras que se torna realidade devido a. b. c. a Amlia; a Joaquina; ao Jos Flix.

Data: 10/jan/2013

Ano letivo 2012/2013

32. Na ltima fala da pea, Jos Flix afirma que a verdade o dinheiro que ele e Joaquina recebero. Isto demonstra que s: a. b. c. Se preocupa com a mentira quem precisa de dinheiro; O dinheiro que conta, o resto mentira; Mente quem tem necessidade de dinheiro.

36. Na didasclia inicial esto informaes relativas diviso externa do texto dramtico. Assim, esta pea divide -se em: a. b. c. 1 Acto e 17 cenas; 1 Acto e 12 cenas; 2 Actos e 17 cenas.

37. Esta pea de teatro possui a. b. c. dezassete cenas; um ato e dezassete cenas; trs atos divididos em vrias cenas.

33. Finalmente, Brs Ferreira acaba por consentir no casamento de Duarte com a sua filha devido preciosa ajuda de: a. b. c. Joaquina; Jos Flix; General Lemos;

38. Conto contigo Duarte pois s meu amigo. Quanto subclasse, pois : a. b. c. um adjectivo; uma conjuno coordenada copulativa; uma conjuno subordinada causal.

34. Neste caso, podemos dizer que o General Lemos, em relao s mentiras de Duarte, : a. b. c. Cmplice; Crtico; Ajudante.

39. Oh Duarte, outra? Quanto subclasse, outra : a. b. c. uma adjectivo; uma interjeio de espanto; um verbo.

35. A Fala de Jos Flix o amor, o amor verdadeiro no

conta os pintos do objecto amado No e em dinheiro de contado, sonante, Joaquina? revela, por parte da
personagem: a. b. c. Interesse apenas nos sentimentos; Repulsa em relao ao dinheiro; Duplicidade de intenes.

40. Faz a anlise sinttica da frase: Duarte, tu ests a mentir! . a. b. c. Sujeito: Duarte Predicado: tu ests Predicativo de sujeito: a mentir

B Identifica a veracidade ou falsidade das afirmaes: Afirmaes 1. Jos Flix no via Joaquina h 12 meses. 2. O pretendente de Joaquina, primeiro, declara o seu sentimento. 3. S ento Jos Flix passa a falar dos seus interesses materiais. 4. Joaquina comunica a Jos Flix que no dia do casamento de Amlia e Duarte receber um dote de cem moedas. 5. Joaquina dialoga com Jos Flix, mas no forma com ele um par amoroso . 6. Com o dilogo inicial de Joaquina e Jos Flix pretende -se criticar, por exemplo, a rivalidade entre Lisboa e Porto. 7. A linguagem utilizada por Joaquina em nada denuncia a sua origem social. V/F

Data: 10/jan/2013

Ano letivo 2012/2013


8. Quem pretende o dote de Joaquina Duarte. 9. Jos Flix personifica a tradicional figura do "desenrascado". 10. O pai de Joaquina vem a Lisboa com o sentido de pr prova o namorado da filha. 11. Amlia diz a Jos Flix e a Joaquina que Duarte no tem qualquer defeito . 12. Para Jos Flix, a permanncia em Lisboa tambm foi frutuosa. 13. Duarte revela cedo a sua propenso para a mentira fcil. 14. Duarte chega a ser ultrapassado pelas prprias mentiras. 15. Duarte conta a Brs Ferreira a triste histria de uma marquesa brasileira. 16. O namorado de Amlia relata a aventura com uma prima no teatro de S. Carlos. 17. Duarte afirma ser director do museu do Chiado. 18.A aquisio e venda da casa em Lisboa constituem uma mentira bem enredada . 19. Jos Flix finge ser Toms Jos Marques, o comprador da casa de Duarte. 20. Toms Jos Marques confirma a amizade do General Lemos por Duarte . 21. Duarte diz a Brs Ferreira que no pode sair de casa, porque est espera do adversrio francs . 22. Brs Ferreira surge na obra como um homem de palavra. 23. Em conversa com Brs Ferreira, o General Lemos desfaz muitas mentiras que Duarte havia proferido a seu respeito. 24. A Amlia uma personagem que pode retirar-se da aco sem prejuzo da mesma . 25. O General Lemos nunca se deixa sugestionar pelas lisonjas que Duarte lhe dirige. 26. O General Lemos contribui decisivamente para um "final feliz". 27. Para Jos Flix, a verdade segura est no dinheiro que ele e Joaquina recebem . 28. A linguagem utilizada por Joaquina em nada denuncia a sua origem social. 29. Jos Flix personifica a tradicional figura do "desenrascado". 30. Esta pea de Almeida Garrett retrata a sociedade lisboeta do sculo XX.

Bom trabalho!

Data: 10/jan/2013

You might also like