You are on page 1of 4

[Publicado no Dirio da Repblica n.

25, I Srie de 15 de Junho de 1991]

LEI DA GREVE
Lei n. 23/91 de 15 de Junho ARTIGO 5.
(mbito) A presente lei aplicvel a todos os trabalhadores, salvo o disposto no artigo seguinte. ARTIGO 6. (Proibio do exerccio do direito greve) No permitido o exerccio do direito greve nas seguintes reas e aos seguintes trabalhadores: a) foras militares e militarizadas; b) foras policiais; c) titulares de cargos de soberania e magistrados do Ministrio Pblico; d) agentes e trabalhadores da administrao prisional; e) trabalhadores civis de estabelecimentos militares; f) bombeiros.

CAPTULO I Disposies gerais ARTIGO 1. (Direito greve)


reconhecido aos trabalhadores o direito de recurso greve nos termos da Lei Constitucional e da presente lei.

ARTIGO 2.
(Noo) 1. Entende-se por greve a recusa colectiva, total ou parcial, concertada e temporria de prestao de trabalho, contnua ou interpolada, por parte dos trabalhadores. 2. No so consideradas greves quaisquer formas de reduo ou alterao, colectiva, concertada e temporria, dos ritmos e mtodos de trabalho, que no impliquem absteno de trabalho, as quais so passveis de responsabilidade disciplinar nos termos da legislao laboral.

ARTIGO 7.
(Greves ilcitas) 1. So consideradas ilcitas e punveis nos termos da lei, as greves que prossigam objectivos diferentes dos permitidos no artigo 3. 2. So ainda consideradas ilcitas as greves que: a) sejam acompanhadas de ocupao dos locais da trabalho; b) no obedeam aos princpios e regras estabelecidos na presente lei, nomeadamente, ao disposto nos artigos 8., 9., 10., 12., 19. e 20.

ARTIGO 3.
(Fins das greves) As greves s podem visar fins econmicos, sociais e profissionais relacionados com a situao laboral dos trabalhadores a quem compete decidir, nos termos da presente lei, sobre o mbito e a natureza dos interesses que pretendam defender.

ARTIGO 4.
(Liberdade de adeso greve) 1. Os trabalhadores so livres de individualmente aderir ou no aderir greve. 2. Os trabalhadores no podem sofrer discriminao nem, por qualquer forma, ser prejudicados, nomeadamente nas suas relaes com a entidade empregadora ou nos seus direitos sindicais, por motivo de adeso ou no adeso a uma greve lcita. 3. Sem prejuzo do disposto no artigo 25. da presente lei, so nulos e de nenhum efeito os actos, de qualquer natureza, que contrariem o disposto no nmero anterior.

ARTIGO 8.
(Limitaes ao exerccio do direito greve) 1. O direito greve por parte dos trabalhadores dos portos, aeroportos, caminhos de ferro, transportes areos e martimos, bem como de outras empresas ou servios que produzam bens ou prestem servios indispensveis s foras armadas, deve ser exercido por forma a no pr em causa o abastecimento necessrio defesa nacional. 2. Com vista preservao desses objectivos, o exerccio do direito greve por parte dos trabalhadores referidos no nmero anterior, obedece ao seguinte regime; a) o prazo de negociaes a que se refere o n. 3 do artigo 9. dilatado para 30 dias; prevista no artigo 14., com vista sua soluo por acordo, obrigatria.

b) a interveno do Ministrio do trabalho, Administrao Pblica e Segurana Social

3. Em caso de greve dos trabalhadores a que se refere o presente artigo, eles ficam obrigados a tomar todas as providncias para assegurar, durante a greve, a realizao das actividades necessrias satisfao das necessidades essenciais da populao e da defesa nacional, nos termos do artigo 20.. 4. O exerccio do direito greve pode ser suspenso mediante resoluso do Conselho de Ministros desde que se verifiquem alteraes da ordem pblica ou situaes de calamidade pblica e a medida se mostre necessria e adequada ao restabelecimento da normalidade. 5. A resoluso referida no nmero anterior especificar a rea geogrfica, os estabelecimentos, servios e categorias profissionais abrangidos, bem como a durao da suspenso por perodo no superior a 60 dias, sem prejuzo de prorrogao por iguais perodos mediante prvia autorizao da Assembleia do povo ou da sua Comisso Permanente.

organizaes sindincais, ou quando a maioria dos trabalhadores no esteja sindicalizada, a declarao de greve cabe assembleia de trabalhadores, considerandose aprovada a greve a favor da qual votem pelo menos 2/3 dos trabalhadores presentes.

ARTIGO 11.
(Delegados de greve) No momento da deciso sobre a greve, os organismos sindicais ou assembleia de trabalhadores, conforme os casos, designaro ou elegero 3 a 5 delegados de greve, aos quais cabe representar os trabalhadores grevistas junto da entidade empregadora e do Ministrio do trabalho, Administrao Pblica e Segurana Social.

ARTIGO 12.
(Comunicao da greve) 1. Decidida a greve, nos termos do artigo 10., a assembleia de trabalhadores ou o organismos sindical, consoante os casos, devero comunicar a sua deciso entidade contra a qual foi declarada e s estruturas competentes do Ministrio do Trabalho, Administrao Pblica e Segurana Social e do organismo administrativo de coordenao do sector em que se enquadra a actividade da empresa em greve, com uma antecedncia mnima de trs dias. 2. A declarao da greve dever conter, nomeadamente: a) os fundamentos e objectivos da greve; b) a indicao dos estabelecimentos, servios e categorias profissionais abrangidos pela greve; c) a indicao dos delegados da greve, designados ou eleitos nos termos do artigo anterior; d) a data e hora do incio da greve.

CAPTULO II Declarao e proteco da greve ARTIGO 9.


(Negociaes para tentativa de acordo) 1. A greve deve ser obrigatoriamente precedida de apresentao entidade empregadora respectiva de um caderno contendo as reivindicaes dos trabalhadores e de tentativa de soluo do conflito por via de acordo. 2. Em resposta, a entidade empregadora deve apresentar aos representantes dos trabalhadores, por escrito, a sua resposta ao caderno reivindicativo, no prazo de cinco dias, salvo se prazo superior for concedido pelos trabalhadores, 3. Se o no fizer durante esse prazo, ou caso o faa, se aps um perodo de negociaes de 20 dias no se chegar a acordo, os trabalhadores so livres de declarar a greve nos termos do artigo seguinte;

ARTIGO 13.
(Formalidades dos actos) A apresentao dos documentos referidos na presente lei nomeadamente do caderno reivindicativo e respectiva resposta, da comunicao da convocao da Assembleia de Trabalhadores da solicitao de comparncia de representantes do Ministrio do Trabalho, Administrao Pblica e Segurana Social e da comunicao da declarao da greve, dever ser certificada com a passagem de documentos comprovativo pela entidade a que se destina mencionando data da prtica do acto.

ARTIGO 10.
(Deciso da greve) 1. A deciso de declarao da greve cabe aos trabalhadores e aos respectivos organismos sindicais nos termos dos nmeros seguintes. 2. A deciso de declarao da greve s poder ser tomada em Assembleia de Trabalhadores convoncada com a antecedncia mnima de cinco dias pelo organismo sindical ou vinte por cento dos trabalhadores abrangindo e em que estejam presentes pelo menos 2/3 desses trabalhadores. 3. A convocao da Assembleia ser obrigatoriamente comunicada no prazo se 24 horas entidade empregadora que poder solicitar a presena de representantes do Ministrio do Trabalho, Administrao Pblica e Segurana Social para efeitos de verificao da regularidade da constituio da Assembleia e das suas decises. 4. Nos locais de trabalho onde existam organismos sindicais, compete a esses organismos declararem a greve, nos termos da lei e dos regulamentos das respectivas associaes sindincais e desde que haja o acordo de pelo menos 2/3 dos trabalhadores presentes. 5. Sempre que se verifique a inexistncia de

ARTIGO 14.
(Conciliao e mediao) 1. Os servios competentes do Ministrio do Trabalho, Administrao Pblica e Segurana Social ou do organismo administrativo de coordenao do sector em que se enquadra a actividade da empresa podero proceder, por sua iniciativa ou a pedido de qualquer das partes, a diligncias com vista soluo do conflito, bem como garantia de funcionamento dos servios essenciais referidos no artigo 20. 2. Nas reunies de conciliao obrigatria a presena de todas as partes envolvidas no conflito.

ARTIGO 15.
(Proibio de mudana de equipamentos) Durante o perodo de pr-aviso e enquanto durar a greve, no permitido s entidades empregadoras retirar do local de trabalho quaisquer mquinas ou instrumentos de trabalho podendo, contudo, visitar as instalaes para se inteirarem e tomarem as medidas necessrias para a conservao e manuteno desses equipamentos e instrumentos.

ARTIGO 16.
(Piquetes da greve) 1. Com vista a garantir a eficcia da greve ou a proteco das instalaes e do equipamento, os grevistas podero constituir piquetes de greve que funcionaro nos limites exteriores dos locais de trabalho a proteger. 2. Os trabalhadores grevistas no devem impedir a prestao de trabalho pelos trabalhadores que no tenham aderido greve nem contra eles exercer intimidaes ou violncia sob pena de responsabilidade penal nos termos da lei.

ARTIGO 17.
(Proibio de substituio de trabalhadores) vedado entidade empregadora substituir os trabalhadores em greve por outros que, data do incio do conflito, no trabalhavam para a empresa ou servio, sem prejuzo do disposto no artigo 20., n. 3.

(Satisfao de necessidades essenciais) 1. Nos servios e empresas de utilidade pblicas os trabalhadores e os organismos sindicais ficam obrigados a assegurar, durante a greve, atravs de piquetes, as actividades necessrias a assegurar a satisfao de necessidades essenciais e inadiveis da populao. 2. Para efeitos da presente lei, consideram-se servios e empresas de utilidade pblica, os relativos a: a) correios e telecomunicaes; b) Controlo do espao areo; c) servios de sade e farmcia; d) captao e distribuio de guas; e) produo, transporte e distribuio de energia elctrica e distribuio de combustveis; f) operaes de carga e distribuio de produtos alimentares de primeira necessidade para o abastecimento populao e perecveis; g) transportes colectivos; h) saneamento e recolha de lixo; i) servios funerrios. 3. Em caso de justificado interesse nacional e a ttulo excepcional, o Conselho de Ministros poder, mediante resoluo, determinar a requisio civil visando a substituio dos trabalhadores em greve e garantir o funcionamento dos servios e empresas mencionadas nos nmeros anteriores, pelo perodo de durao da greve. 4. A deciso de requisio torna-se eficaz com a sua difuso pelos meios de comunicao social.

ARTIGO 18.
(Proibio de lock-out) 1. proibido o lock-out. 2. Considera-se lock-out o encerramento ou paralizao total ou parcial da actividade da empresa por parte da entidade empregadora como meio de influenciar a soluo de conflitos econmicos ou scioprofissionais, nomeadamente na iminncia da apresentao de caderno reivindicativo, durante os perodos de negociaes ou aps a greve exercida licitamente.

CAPTULO IV Efeitos da greve ARTIGO 21.


(Suspenso da relao jurdico-laboral) 1. A greve suspende, durante o tempo em que se mantiver, a relao jurdico-laboral, nomeadamente no que se refere percepo do salrio e ao dever de obedincia, mantendo-se, contudo,os deveres de lealdade e respeito mtuos. 2. A entidade empregadora assiste a faculdade de proceder ao pagamento do salrio suspenso nos termos do nmero anterior. 3. A suspenso da relao jurdico-laboral, por motivo da greve, no prejudica os direitos dos trabalhadores relativamente a: a) frias; b) segurana social; c) antiguidade e efeitos dela decorrentes.

CAPTULO III Obrigaes dos trabalhadores durante a greve ARTIGO 19.


(Proteco e acesso s instalaes) 1. Durante a greve, os organismos sindicais e os trabalhadores so obrigados a garantir os servios necessrios segurana, proteco e manuteno dos equipamentos e instalaes da empresa. 2. Durante a greve, so vedados o acesso e a permanncia dos trabalhadores grevistas no interior dos locais de trabalho abrangidos com excepo dos trabalhadores que no tenham aderido greve, dos delegados de greve e daqueles que estejam empenhados nas operaes de conservao e manuteno desses equipamentos e instalaes.

ARTIGO 22.
(Proibio de transferncia e despedimento) 1. Durante o perodo de pr-aviso, enquanto durar a greve e at 90 dias aps o seu termo, a entidade empregadora no poder transferir nem despedir os trabalhadores grevistas, a no ser por razes disciplinares nos termos da legislao laboral. 2. Os delegados da greve no podero ser transferidos nem despedidos a no ser por razes disciplinares, nos termos da legislao laboral, durante o perodo de 1 ano aps o termo da greve

ARTIGO 20.

ARTIGO 23.

(Suspenso de prazos) Durante a greve, suspendem-se os prazos relativos a: a) prescrio das sanes disciplinares; b) instaurao e prtica da actos de processo disciplinar; c) estgio de trabalhadores.

O conhecimento e julgamento das infraces referentes no presente captulo, bem como das outras questes emergentes da aplicao da presente lei so submetidas aos rgos competentes para o conhecimento dos conflitos laborais.

ARTIGO 24.
(Efeitos da greves proibidas, ilcitas, limitadas e suspensas) Sem prejuzo das sanes aplicveis nos termos da lei, a proteco de trabalhadores grevistas e delegados da greve estabelecida nos n.s 2 e 3 do artigo 21. e no artigo 22. se no tem lugar para casos de greves proibidas, ilcitas, limitadas ou suspensas a que se referem os artigos 6., 7. e 8. da presente lei.

CAPTULO VI Disposies finais e transitrias ARTIGO 30.


(Redimensionamento empresarial) A proibio de transferncia e de despedimento prevista no artigo 22. da presente lei, no se aplica no prazo de um ano a contar da transferncia do direito de propriedade das empresas no mbito do redimensionamento empresarial nos termos da legislao respactiva.

CAPTULO V Infraces e sanes ARTIGO 25.


(Violao da libardade de adeso greve) Aquele que discriminar ou, por qualquer forma, prejudicar um trabalhador nos seus direitos, por ter dirigido ou aderido a uma greve lcita, ser condenado na multa de NKZ 50.000.00, a NKZ 200.000 00, sem prejuzo de condenao em pena mais grave se a ela houver lugar.

ARTIGO 31.
(Revogao de legislao) Fica revogada toda a legislao que contrarie o disposto na presente lei, nomeadamente o Decreto-Lei n. 3/75, de 8 de Janeiro, a alnea l) do artigo 1. da Lei n. 11/75, de 15 de Dezembro e o artigo 23. da Lei n. 7/78, de Maio.

ARTIGO 32.
(Entrada em vigor) A presente lei entra imediatamente em vigor. Vista e aprovada pela Assembleia do povo. Publique-se. Luanda, aos 13 de Maio de 1991. O Presidente da Repblica, JOS EDUARDO DOS SANTOS.

ARTIGO 26.
( Ameaas ou coaco greve) Aquele que declarar, exercer ou impedir a efectivao de uma greve lcita por meios violentos, ameaas, coaco ou qualquer meio fraudulento, ser punido com a pena de priso at 6 meses e multa correspondente, se pena mais grave no couber nos termos da lei.

ARTIGO 27.
(Greve ilcita) 1. Sem prejuzo de outras penas mais graves que sejam aplicveis nos termos da lei, sero punidos com pena de priso e multa correspondente os organizadores de uma greve proibida, ilcita ou cujo exerccio tenha sido suspenso nos termos da presente lei. 2. Ser punido disciplinarmente, nos termos da legislao laboral, o trabalhador que, conhecedor da proibio ou ilicitude de uma greve, a ela aderir. 3. A adeso greve referida no nmero anterior considerada infraco disciplinar grave.

ARTIGO 28.
(Lock-out e violao dos direitos dos trabalhadores) A infraco ao disposto nos artigos 15., 17., 18.. e 22. da presente lei punida com a multa de NKZ 50.000.00 a NKZ 500.000.00, sem prejuzo da aplicao de sano mais grave se por lei a ela houver lugar.

ARTIGO 29.
(Tribunal competente)

You might also like