You are on page 1of 20

2012

BRIGADA DE INCNDIO

BRIGADA DE INCNDIO PREVENO E COMBATE A INCENDIOS OBJETIVO Estabelecer Programa de Preveno para evitar ou minimizar o impacto destrutivo de uma emergncia. I COMBATE A INCNDIO TEORIA DO FOGO Para a existncia do fogo so necessrios trs elementos bsicos:

TETRAEDRO DO FOGO (quadrado do fogo) Aps ter a unio dos trs elementos bsicos, surge ento o quarto elemento, a reao em cadeia COMPONENTES DO FOGO 1. Combustvel: o componente que sofre a combusto. representado pelos materiais que queimam alimentando o incndio, podendo ser encontrado nos seguintes estados: slido, liquido e gasoso. a. Slido: Madeira, plstico, couro, papel, tecido, etc; b. Liquido: Gasolina, querosene, diesel, lcool, graxa, etc; c. Gasoso: GLP, acetileno, hidrognio, etc;
2

2. Oxignio o componente ativador da reao qumica chamada combusto, ou ainda mais popularmente conhecida como queima. 3. Calor o componente que d incio a reao qumica ou da queima, ou seja d o inicio ao processo da queima. 4. Reao em Cadeia a combinao constante dos trs componentes anteriores, resultantes do calor inicial gerado, um fenmeno semelhante ao efeito domino. Mtodos de Extino Para interromper o fogo, devemos retirar um dos quatro lados do quadrado: COMPONENTES Calor Oxignio Combustvel Reao em Cadeia Mtodos de Extino Resfriamento Abafamento Retirada do Material Extino Qumica

MTODOS DE PROPAGAO DE INCNDIO CONDUO


CONDUO: A propagao do calor feita de molcula para molcula do corpo, por movimento vibratrio. A taxa de conduo do calor vai depender basicamente da condutibidade trmica do material, bem como de sua superfcie e espessura. importante destacar a necessidade da existncia de um meio fsico.

CONVECO

IRRADIAO

CLASSES de INCNDIO
1.

Classes de Incndio

Os materiais combustveis tm caractersticas diferentes e, portanto, queimam de modos diferentes. Conforme o tipo de material, existem quatro classes de incndio. CLASSES DE INCNDIO: 1. Classe A: Incndio em combustveis slidos queimam em superfcie e profundidade. Aps a queima deixam resduos (cinzas)

Classe "A" Ex.: Madeira, papel, tecido...

2. Classe B: Incndio em combustveis lquidos inflamveis, queimam somente em superfcie e no deixam resduos. Exemplos: lcool, gasolina, diesel, etc...

3.

Classe C: Incndio em equipamentos eltricos energizados; Quando no h energia, transforma-se em classe A, porm existem certos equipamentos que armazenam energia mesmo aps desligados. Exemplos de materiais eltricos: Eletrodomsticos, motores eltricos e painis eletrnicos.

2.

Mtodos de Extino do Fogo

A maioria dos incndios comeam com um pequeno foco, fcil de debelar. Conhea os mtodos de extino do fogo e ajude os bombeiros a evitar que um incndio se transforme numa catstrofe. Em todo incndio ocorre uma reao de combusto, envolvendo trs elementos: o combustvel, o comburente e o calor. Os mtodos de extino do fogo consistem em "atacar" cada um desses elementos. Retirada do material: Trata-se de retirar do local o material ( combustvel) que est pegando fogo e tambm outros materiais que estejam prximos s chamas. Ex.: Um tambor de gasolina queimando, basta retirar o material que est prximo. Evitando assim a propagao do incndio, sem a necessidade de se utilizar um agente extintor.

Abafamento: Trata-se de eliminar o oxignio (comburente) da reao, por meio do abafamento do fogo. Ex.: Uma frigideira com fogo.

Resfriamento: o mtodo mais usado em incndios, trata-se de diminuir a temperatura ( calor) do material em chamas. Ex.: Numa pilha de madeira, jogamos gua para retirar o calor e, consequentemente, extinguir o fogo.

EQUIPAMENTOS DE COMBATE A INCNDIOS Extintores de Incndio Finalidade do aparelhos extintores: combate a princpios de incndio. EXTINTOR DE A.P. (GUA PRESSURIZADA)

indicado para incndios de classe A (madeira, papel, tecido, materiais slidos em geral). A gua age por resfriamento e abafamento, dependendo da maneira como aplicada. O Manejo do extintor de gua muito simples:
1. 2. 3. 4.

O operador leva o extintor ao local do fogo Retira a trava ou o pino de segurana Empunha a mangueira Ataca o fogo classe A, dirigindo o jato dgua para a sua base. No uso gua em fogo de classe C (material eltrico energizado), porque a gua boa condutora de eletricidade, podendo aumentar o incndio.
6

EXINTOR DE GS CARBNICO (CO 2)

Indicado para incndios de classe C (equipamento eltrico energizado), por no ser condutor de eletricidade. Pode ser usado tambm em incndios de classes A e B. O Manejo do extintor de gs carbnico: 1. Leva o extintor ao local do fogo 2. Retira o pino de segurana 3. Empunha a mangueira pelo punho do difusor 4. Ataca o fogo, procurando abafar toda a rea atingida. EXTINTOR COM P QUMICO SECO Indicado para incndio de classe B (lquidos inflamveis). Age por abafamento. Pode ser usado tambm em incndios de classes A e C. O Manejo do extintor de p qumico:
1. 2. 3. 4.

O operador leva o extintor ao local do fogo Retira a trava ou o pino de segurana Empunha a mangueira Ataca o fogo procurando formar uma nuvem de p, a fim de cobrir a rea atingida.

Extintor ABC -

Extintores de P a base de fosfato monoamnico. - Utilizados nas trs classes de Incndio (A-B-C) EXTINTORES SOBRE RODAS (CARRETA)

Os extintores devem ser distribudos da seguinte forma: Risco baixo 25 m; Risco mdio 20 m; Risco alto 15 m; HIDRANTES

ABRIGO

BOMBA

Hidrantes Particulares A finalidade dos hidrantes dos edifcios residenciais e industriais permitir o incio do combate a incndios pelos prprios usurios dos prdios, antes da chegada dos bombeiros, e ainda facilitar o servio destes no recalque de gua, principalmente em construes elevadas. Os hidrantes particulares podem ser alimentados por caixa dgua elevada ou por sistema subterrneo; podem ser de coluna ou de parede. EQUIPAMENTOS EXISTENTES NO ABRIGO DO HIDRANTE Chave de mangueira Mangueira de 38 mm (1 ) ou 63 mm (2 ) Esguicho Agulheta de 13 mm Acondicionamento de Mangueira de Incndio Aduchada com 02 brigadistas Dobrada prximo ao meio, deixando o lado superior a 0,80 cm do fim e enrol-la, da dobra para as extremidades.

Cuidados com as mangueiras


Das mangueiras depende no s o sucesso no combate ao fogo como tambm a segurana dos homens que guarnecem os esguichos. Essa razo suficiente para que se dispense a esse equipamento cuidadoso trato, antes, durante e depois do uso. Esses cuidados tem como objetivo mant-las em perfeitas condies de uso, alm de obter, desse custoso material, o maior tempo de utilizao possvel.

Durante o uso
As mangueiras no devem ser arrastadas sobre o piso, bordas cortantes de muro, caixilhos, etc, nem devem ficar em contato com o fogo, leos, gasolina, cidos ou outras substncias que possam atac-las. As superfcies aquecidas danificam as lonas das mangueiras de fibra sinttica. A presso interna pode romper as mangueiras sujeitas a dobras ou golpes de arete, sendo que golpes de arete so causados pelo fechamento abrupto dos esguichos e vlvulas. A elevao dos lances em linha vertical faz recair o peso da gua e das 10

mangueiras suspensas sobre as que esto no solo; esse inconveniente pode ser contornado pelo uso de suporte para mangueiras e vlvulas de reteno. Igualmente no permitida a passagem de veculos sobre as mangueiras, estejam elas cheias ou vazias, devendo-se usar, quando necessrio, passagem de nvel. Batidas e quedas que causem choques mecnicos e arrastamento das unies provocam amassamentos e deformaes que impedem o perfeito acoplamento das mangueiras, tornando-as fora de condies de uso.

Depois do uso
Ao serem recolhidas aps o uso, devem sofrer rigorosa inspeo visual quanto ao estado da lona e das unies. Aps, as mangueiras aprovadas devero ser lavadas cuidadosamente com gua pura, e, se necessrio, com sabo neutro. Escovas de fibras longas e macias podem ser usadas para remover as sujeiras e os resduos do sabo empregado. Aps enxaguos sucessivos, a mangueira dever ser posta para secar em suporte adequado, sombra, de onde s dever ser retirada aps completamente seca. O uso de estufa para secagem deve obedecer s especificaes do fabricante; todavia, a mangueira deve ser antes suspensa por no mnimo 08 (oito) dias para completa drenagem da gua acumulada na parte interna. Completamente secas, devero ser armazenadas com os cuidados j descritos, devendose identificar individualmente as mangueiras e manter registros histricos de sua vida til.

Acondicionamento
As mangueiras podem ser acondicionadas de diversas maneiras, conforme a utilizao mais provvel que delas se deva prever. As formas mais usuais para mangueiras empregadas nos veculos de bombeiros so: Ziguezague deitada (1 processo); Ziguezague em p (2 processo); Aduchada (3 processo); Espiral

R. R. Registro de Recalque: dispositivo localizado no passeio pblico (calada), que serve para o Corpo de Bombeiros recalcar gua para o hidrante da edificao, ou seja, serve para o pressurizar a rede de hidrante.

CENTRAL DE ALARME

11

Dever ser instalada em local de vigilncia permanente, ou seja, em portarias, entrada de prdios, escritrios, para fcil visualizao e acionamento da brigada, sendo prximo ao local de reunio de brigada, bem como possuir um croqui onde dever ser numerado e identificado o local do hidrante, ou seja, uma planilha constando que o hidrante n 1 est localizado na entrada do edifcio, o n 2 no escritrio, etc..

. Botoeira da bomba: dispositivo para acionamento eltrico da bomba de incndio, existente ao lado do abrigo do hidrante. Botoeira de alarme: dispositivo para acionamento do alarme de incndio, tambm localizado prximo ao hidrante. GUARNIO DE HIDRANTE: Composta por 03 (trs) pessoas, com as seguintes funes: Nmero 01 Responsvel pelo acionamento das botoeiras (alarme e bomba), controle do registro.

Nmero 02 responsvel pelo lanamento da mangueira;

12

Nmero 03 responsvel pelo esguicho.

ABANDONO DE REA (EVACUAO) Saia imediatamente. Muitas pessoas morrem pois no acreditam que o incndio possa se alastrar rapidamente.

13

Se voc ficar preso em meio a fumaa: respire pelo nariz, em rpidas inalaes e procure rastejar para a sada, pois junto ao cho o ar permanece respirvel.

Sempre use escadas, nunca o elevador. Com o incndio a energia eltrica ser cortada, e voc cair numa armadilha.

Feche todas as portas que for deixando para trs. Se voc ficar preso em uma sala com fumaa, permanea junto ao piso, tente aproximar-se da janela, e pea socorro. Mantenha calma e a porta fechada.

Se a porta estiver quente NO abra. Se estiver fria abra vagarosamente, ficando atrs da porta. Se sentir calor ou presso volte a fech-la.

14

No combata o fogo a menos que voc saiba manusear o equipamento com eficincia.

NO PULE. NO ENTRE EM PNICO. O socorro pode chegar em minutos.

Se houver pnico, acalme as pessoas. Indique outra sada.

TELEFONE DE EMERGNCIAS DO CORPO DE BOMBEIROS 193 POSTO DE BOMBEIROS DE FERNANDPOLIS FERNANDPOLIS 3462-1162
15

ATENDIMENTO PR HOSPITALAR

INTRODUO Definio de Primeiros Socorros: o tratamento imediato e provisrio dado em caso de acidente ou emergncias clnicas. Geralmente se presta o atendimento at que possa colocar o paciente aos cuidados de um mdico para tratamento definitivo. ANLISE DE VTIMAS D DANGER R RESPONSIVE A AIR WAY B BREATHING C CIRCULATION - Elimine todos os riscos - Chame a vtima por trs vezes - Libere as vias areas - Verifique a respirao -Verifique a circulao

TCNICAS DE REANIMAO CARDIOPULMONAR


Compresses Vtima com idade acima de 8 anos Vtima com idade de 1 a 8 anos Vtima com idade abaixo de 1 ano 30 30 30 Ventilaes 2 2 2 CHEQUE PULSO 2 min 2 min 2 min Posio mos 2 mos 1 mo 2 dedos Freqncia das compresses 100 por min 100 por min 100 por min

TCNICAS DE DESOBSTRUO DE VIAS AREAS 16

TCNICAS DE CONTROLE DE SANGRAMENTOS 1. Presso direta sobre a leso 2. Elevao do membro

3. Compresso arterial

4. Torniquete

DESMAIO 1. Posicionar a vtima (deit-la na posio de costas para o cho). 2. Manter a abertura das vias areas superiores e estabilizao da coluna cervical.

3. 4. 5. 6. 7.

Controlar sangramentos externos. Imobilizar fraturas, se necessrio. Prevenir a perda de calor corporal, cobrindo a vtima. No dar nada de comer ou beber. Monitorar os sinais vitais e aguardar a chegada do Servio de Emergncia Mdica.
CONVULSES 17

TRATAMENTO: Afastar objetos do raio de ao da vtima para que a mesma no se machuque. Proteger a cabea da vtima evitando que bata no cho. Posicionar, durante a crise, a vtima em decbito lateral. Afrouxar as vestes. NO tente abrir a boca da vtima. NO coloque nenhum objeto entre os dentes da vtima. Previna a perda de calor corporal e preserve a intimidade da vtima, cobrindo-a. FRATURAS REGRAS GERAIS PARA IMOBILIZAO 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. Informar ao paciente o que est fazendo e o que planeja fazer. Expor o local. Controlar hemorragias e cobrir feridas antes de imobilizar. No recolocar fragmentos sseos expostos no lugar. Reunir e preparar todo o material de imobilizao adequado ao tipo de fratura antes de iniciar o procedimento. Em fraturas de ossos longos (fmur, tbia, fbula, mero, rdio e ulna): Imobilizar uma articulao acima e outra abaixo da leso. Em fraturas de articulaes: Imobilizar na posio encontrada, um osso acima e outro abaixo do local fraturado. Movimentar o mnimo possvel. Assegurar-se que a imobilizao est adequada e no restringe a circulao, dessa forma, verifique antes e aps o procedimento a presena de alteraes no pulso, perfuso capilar, temperatura e colorao da pele.

Fraturas de costelas, clavcula e esterno

Fraturas na coxa ou quadril, brao e antebrao

18

QUEIMADURAS TRATAMENTO: Interromper a reao de calor, irrigando com gua limpa na temperatura ambiente. Retirar as vestes com delicadeza, sem arranc-las, se possvel, utilize uma tesoura. No arrancar o tecido se estiver aderido pele, apenas resfri-lo com gua limpa na temperatura ambiente ou soro fisiolgico, deixando-o no local. Retirar das extremidades anis, pulseiras, relgios ou jias antes que o membro edemacie e a retirada fique impossibilitada. Caso haja acometimento da face (queimadura de pele, cabelos ou plos do nariz e das plpebras) ou possibilidade de que a vtima tenha inalado fumaa ou gases, dar especial ateno s vias areas e a respirao. Proteger as reas queimadas com plstico estril ou gaze e bandagens limpas. Se a rea afetada envolver mos ou ps, separar os dedos com pequenos rolos de gaze umedecida em soro fisiolgico antes de cobri-los. Prevenir estado de choque durante o transporte. ACIDENTES COM ANIMAIS PEONHENTOS 1. Manter a vtima em repouso absoluto, no deix-la locomover-se; 2. Remover anis, pulseiras, braceletes, e outros adornos; 3. Se possvel e oportuno, capture o animal e leve-o para identificao; 4. Lavar o local da picada com gua e sabo; 5. Proteger o local da leso fazendo curativo com gaze seca; 6. Transporte ao hospital

TRANSPORTE DE VTIMAS ROLAMENTO 180

19

ELEVAO A CAVALEIRO

IMOBILIZAO DA VTIMA POLITRAUMATIZADA EM P

20

You might also like