You are on page 1of 22

Eletricidade Aula 01 e 02

Tec. Eletrotcnica
180Hrs (45 dias) Prof Marcos Santos Tec. Eletrotcnico/SENAI CIMATEC
marcos.teceletrica@gmail.com / marsasilva@firjan.org.br

O que eletrotcnica?

Eletrotcnica
Eletrotcnica ou maisconhecido comocurso Tcnico em Eletrotcnica, tem como objetivo formar profissionais capacitados para atividades de execuo, manuteno de componentes e equipamentos eletro-eletrnicos, independente de qual seja a forma (empresa, indstria, prestao de servios, etc.). O Curso Tcnico em Eletrotcnica capacita o aluno para planejar e executar a manuteno de equipamentos e instalaes eletroeletrnicas industriais, observando normas tcnicas e de segurana. A formao prope o uso eficiente da energia eltrica, como base no desenvolvimento de projetos e edificaes que funcionem em baixa tenso.

Mercado de trabalho
O eletrotcnico pode trabalhar em indstrias metalrgicas, assistncia tcnica, telecomunicaes e at mesmo em construo civil. Onde ele realmente se sobressair so as empresas voltadas a gerao e distribuio de energia eltrica. A remunerao mdia de um profissional sem experincia com o tcnico em eletrotcnica esta varia em torno de R$ 1.500,00 R$ 2.000,00 iniciais.

Atuao do eletrotcnico
Empresas concessionrias de distribuio de energia eltrica; Empresas de gerao e transmisso de energia eltrica; Empresas de telecomunicaes; Empresas de gua e saneamento; Escritrio de projetos tcnicos; Empresas de instalao e manuteno de equipamentos eltricos; Empresas de representao comercial de aparelhos e equipamentos eltricos; Indstrias de aparelhos e equipamentos

Fundamentos de Eletricidade: (4h)

Histrico
Foi descoberta por um filosofo grego chamado Tales de Mileto que, ao esfregar um mbar (resina fssil) a um pedao de pele de carneiro, observou que pedaos de palhas e fragmentos de madeira comearam a ser atradas pelo prprio mbar. Do mbar (gr. lektron) surgiu o nome eletricidade. No sculo XVII foram iniciados estudos sistemticos sobre a eletrificao por atrito, graas a Otto von Guericke. Em 1672, Otto inventa uma maquina geradora de cargas eltricas onde uma esfera de enxofre gira constantemente atritando-se em terra seca. Meio sculo depois, Stephen Gray faz a primeira distino entre condutores e isolantes eltricos.

Eletricidade
A eletricidade um fenmeno fsico originado pela interao de cargas eltricas estticas ou em movimento. Quando uma carga se encontra em repouso, produz foras sobre outras situadas sua volta. Se a carga se desloca, produz tambm foras magnticas.

Eletricidade
O magnetismo est intimamente ligado ao movimento dos eltrons nos tomos, pois uma carga em movimento gera um campo magntico. O nmero e a maneira como os eltrons esto organizados nos tomos constituintes dos diversos materiais que vai explicar o comportamento das substncias quando sobre influncia de um campo magntico de uma segunda substncia.

Eletricidade esttica (tomo)


Um tomo a menor poro em que pode ser dividido um elemento. So os componentes bsicos das molculas e da matria. So compostos por partculas subatmicas. As mais conhecidas so os prtons, os nutrons e os eltrons.

Eletricidade esttica (tomo)


O prton uma partcula sub-atmica que faz parte do ncleo de todos os elementos. O prton tem carga eltrica positiva. O nutron uma partcula neutra e forma junto com o prtons os ncleos atmicos. O eltron uma partcula sub-atmica de carga negativa. Num tomo, os eltrons rodeiam o ncleo atmico.

Eletricidade esttica (tomo)


Compreender o tomo fundamental para o estudo da qumica, da fsica e da tecnologia do mundo moderno.

Eletricidade esttica (tomo)

Eletricidade esttica (tomo)


Os eltrons que habitam ao redor do ncleo do tomo esto distribudos em camadas ou nveis energticos.

Eletricidade esttica (tomo)


A camada externa da eletrosfera onde se realizam as reaes qumicas e eltricas se denomina de CAMADA DE VALNCIA. Em condies normais, os tomos tendem a assumir uma condio de neutralidade ou equilbrio eltrico. Os nutrons no interferem no equilbrio eltrico do tomo

Eletricidade esttica (tomo)


Atravs de foras externas (magnticas, trmicas, qumicas ,etc.) possvel retirar ou acrescentar eltrons na camada de valncia de um tomo, fazendo com que haja um desequilbrio eltrico.

tomo Estvel e Instvel


Um tomo estvel como vimos anteriormente, quando a quantidade de energia dos eltrons (-) e dos prtons (+) so iguais. Como os eltrons esto divididos em camadas distanciadas proporcionalmente do ncleo, os mesmo possuem energias diferentes, chamados nveis de energia. O nvel de energia de um eltron direta- mente proporcional a distncia do seu ncleo. Os eltrons situados na camada mais externa so chamados de eltrons de valncia.

tomo Estvel e Instvel


Quando estes eltrons recebem do meio externo mais energia, isto pode fazer com o eltron se desloque para um nvel de energia mais alto. Se isto ocorre, dizemos que o tomo est num estado excitado e portanto instvel. Na camada mais externa suficiente, alguns dos eltrons de valncia abandonaro o tomo, se tornando eltrons livres que produz a corrente eltrica num condutor metlico.

Leis das Cargas Eltricas


Alguns tomos so capazes de ceder eltrons e outros so capazes de receber eltrons. Quando isto ocorre, a distri - buio positivas e negativas que era igual deixa de existir. Um corpo passa a ter excesso e outro falta de eltrons. O corpo com excesso de eltrons passa a ter uma carga com polaridade negativa, e o corpo com falta de eltrons ter uma carga com polaridade positiva. CARGAS ELTRICAS IGUAIS SE REPELEM CARGAS OPOSTAS SE ATRAEM.

tomo
Curiosidades
Massa:

l Nutron = 1,67 x 10 -27 Kg l Prton = 1,67 x 10 -27 Kg l Eltron = 9,11 x 10 -31 Kg eltrica: l Nutron = zero l Prton = + 1,6 x 10 -19 C l Eltron = - 1,6 x 10 -19 C

Carga

tomo

Istopos so tomos com o mesmo nmero atmico mas nmero de massa diferentes. Isbaros so tomos com o nmero de massa igual , mas o nmero atmico diferente Istonos so tomos com o mesmo nmero de nutrons

You might also like