You are on page 1of 12

EXCELENTSSIMO (A) SENHOR (A) DOUTOR (A) JUIZ FEDERAL DA 8 VARA FEDERAL DA SEO JUDICIRIA DO ESTADO DA PARAIBA

PROCESSO: 00381-92.2013.4.05.8202

JACI SEVERINO DE SOUSA, ex-prefeito do Municpio de So Bento PB, atravs de seu causdico, in fine assinado, devidamente constitudo na forma do instrumento de outorga em anexo, vem presena de Vossa Excelncia, apresentar RESPOSTA A ACUSAO, com fulcro nos Arts. 396 e 396-A do CPP, pelos fatos e motivos de direito a seguir aduzidos:

DOS FATOS

O processo em epgrafe tem origem com o Relatrio de Verificao in loco n 731/2011, emitido pelo Ministrio da Sade no andamento do Convnio, n 3649/2007, que tem como objeto a Concluso do Hospital e Maternidade Maria Paulino Lcio no Municpio de So Bento-PB. Inicialmente, resta oportuno esclarecer que as impropriedades ventiladas relacionamse a falhas formais, todavia, foram tomadas medidas para sanar as mesmas para o adequado estabelecimento da legalidade, e que os fatos ocasionados foram desprovidos de m-f por parte do atual gestor JACI SEVERINO DE SOUSA e da Engenheira ISABEL DERLANGE SOARES VIEIRA. Oportuno destacar que, da anlise do rgo fiscalizador inexistiram desvios de verbas pblicas, que suscitasse a responsabilizao do gestor e da engenheira. Imperioso aduzir, ainda, que no obstante ter havido alguns erros de procedimento na conduo dos trabalhos para o trmino da obra firmada no convnio 3649/2007, inmeros pontos positivos foram constatados, e, referidos aspectos apenas demonstram que as falhas apontadas so desprovidas de dolo e m-f por parte dos envolvidos no presente processo, tais pontos positivos encontram expressamente declarados no relatrio n. 3-2/2011 do Ministrio da Sade.

Inicialmente de bom alvitre informar que a construo do Hospital e Maternidade Maria Paulino Lcio foi iniciada pelo Governo do Estado da Paraba, em novembro de 2001 e paralisada em outubro de 2002. Quando o Municpio de So Bento, atravs de uma concesso do Governo do Estado, - Termo de Cesso de Uso n 11/2008 -, passou a ter o domnio sobre o empreendimento e procedeu a celebrao de Convnio com o Ministrio da sade para concluso do empreendimento. No decorrer da obra, o Ministrio da Sade exigiu que o projeto fosse submetido Agevisa para aprovao com data atual, em funo das constantes alteraes dos normativos na rea de estabelecimento de sade. Quando o projeto foi submetido para aprovao na AGEVISA-PB, em novembro de 2011, esta agncia estadual solicitou que mais algumas alteraes e acrscimos fossem feitos no projeto para atender as normas em vigor, procedimentos estes adotados, alterando o projeto conforme as orientaes fornecidas por esta Agncia. Aprovado na Agevisa, o Projeto foi submetido ao Ministrio da Sade que, atravs do PARECER/COINF/DEFNS/SE/MS/N 9771-E/2012, solicitou novas alteraes para adequar o projeto a Resoluo RDC n 50. Estas alteraes foram feitas e novamente submetido o Projeto AGEVISA-PB que assim foi aprovado e novamente remetido ao crivo do Ministrio da Sade.

De acordo com as informaes da Empresa responsvel pela execuo dos servios, SIBEZA No incio da execuo da obra foram constatadas muitas discrepncias entre as quantidades dos servios da planilha oramentria do Projeto Bsico contratado e as quantidades executadas e quantificadas para concluso da obra e tambm em funo das modificaes de projeto, juntamente com os reforos de fundaes, criao de vigas em alguns vos, com recomposio de lajes, recuperaes de estrutura, colocao de vergas e contra-vergas, costura de ao em alvenarias, muitas demolies e recuperaes de alvenaria e recuperao de pontos hidro-sanitrios e eltricos. As inmeras alteraes passaram a caracterizar o objeto como uma obra de reforma, e no s de construo e concluso como primeiramente contratado. Todas estas modificaes foram feitas no projeto executivo atual, umas j executadas e outras a executar, com surgimento de alguns itens novos em planilha e alteraes de quantidades dos itens existentes no contrato, para mais e outros para menos, com reflexo direto no oramento. Todas estas alteraes foram quantificadas e oradas, inclusive com atualizao dos preos, e foram submetidas ao Ministrio da Sade em Dezembro de 2011, que solicitou novas adequaes do projeto a Resoluo RDC n 50, que foram feitas e apresentadas, como j citado anteriormente

Quando o Ministrio da Sade fez a primeira inspeo gerou o Relatrio de Verificao in loco n 73-1/2010, o qual no foi levado em conta os servios j executados e no constantes nos boletins de medio e nem to pouco as quantidades executadas que excediam as quantidades de planilha oramentria e dos boletins de medio. Se analisarmos os boletins de medio apresentados na prestao de contas e primeira visita de inspeo in loco, percebemos que estes foram elaborados usando a sequncia lgica numrica dos itens da planilha oramentria, como em percentual estimado de execuo da obra, e no por servios individuais medidos e quantificados. Quando da segunda visita de inspeo in-loco os boletins de medio anteriores j haviam sido substitudos pelos atuais, estes apresentando as quantidades reais executadas com memria de clculo e quantitativos, conforme foi atestado pela Equipe Tcnica do Ministrio da Sade. Esta visita gerou o Relatrio de Verificao in loco n 3-2/2011, o qual no apontou os servios executados e no pagos, mesmo tendo sido apresentados anteriormente em seu primeiro relatrio e frisados e apontados pela Diretoria tcnica da Empresa SIBEZA, a que se fazia presente por ocasio da referida visita. Conforme exemplificados os servios constantes no apenso II, Volume I do procedimento administrativo. No entanto o Relatrio emite parecer conclusivo de regularidade quanto s quantidades de servios executados e pagos e quanto a qualidade de execuo de servios, restando apenas uma correo de valores devido as alegaes do relatrio anterior. Imprescindvel mencionar que no procedimento administrativo junto ao Ministrio da Sade, no momento da prestao de contas, foram apresentados boletins de Medio em valores e quantidades proporcionais, no constando a quantificao destes servios, que foram corretamente sanados, conforme consta no Apenso II Volume II fls. n 275 a 367 do processo, com a apresentao dos corretos documentos, sem qualquer considerao de irregularidade na prestao de contas ou qualquer imputao de penalidade de qualquer natureza aos envolvidos na execuo das obras. mister esclarecer que as impropriedades suscitadas so referentes falhas formais, que foram tempestivamente sanadas para o adequado estabelecimento da legalidade do procedimento, de tal modo que, sem qualquer imputao de m-fe ou conduta dolosa por parte da defendente, os fatos foram considerados como regulares e legais pelo rgo convenente, no Relatrio de Verificao in loco n 3-2/2011. Inclusive, ressalta-se que da anlise do rgo fiscalizador restou-se consignada a inexistncia de desvios de verbas pblicas. Nesse sentido, no h razes para a propositura da presente ao penal, assim como ser demonstrado que a mesma no deve ser prosperar, pelos fatos e motivos de direito a seguir declinados.

DO DIREITO

O Ministrio da Sade, em seu relatrio inicial, constatou algumas falhas quanto conduo dos trabalhos para construo das obas de Concluso do Hospital e Maternidade Maria Paulino Lcio no municpio de So Bento. Entretanto, no tocante irregularidades tcnicas, no houve qualquer prejuzo aos cofres pblicos, inclusive os itens questionados pela fiscalizao foram posteriormente sanados e relevados, conforme mencionado pela prpria acusao, que afirmou que as obras foram efetivamente realizadas no Relatrio posterior, Relatrio de Verificao in loco n 3-2/2011. Centralizada na antecipao de pagamento de servios ainda no prestados, a acusao relata que tal ato teria ocasionado uma perda de rendimentos em torno de R$ 65.390,70 por antecipao de receita. Quanto ao referido pagamento antecipado de servios, importante aludir e registrar que os servios foram devidamente realizados, inclusive, tal informao tem consenso pela prpria acusao. Nesse aspecto a fiscalizao no teria considerado os servios executados e no constantes nos boletins de medio poca, analisando apenas os constantes nestes boletins e como os servios foram realizados, sendo estes necessrios execuo do projeto, no se pode precisar com base no levantamento procedido o valor real a ser apurado no mercado financeiro, que no montante apurado pela auditoria, totalizou R$ 65.390,70. Porm, como os servios foram realizados e apresentados nos novos boletins de medio, no acarretou qualquer irregularidade ou ilegalidade na utilizao dos recursos, de modo que s haveria de se falar dos valores que deixaram de ser apurados, e procedendo uma nova anlise retrospectiva poca, de modo a afastar qualquer prejuzo que porventura poderia ser alegado. No se pode argumentar favorecimento dos rus, j que houve a execuo integral das obras correspondente primeira parcela do convnio bem como no h nenhum recurso desviado em favor dos rus os de terceiros, ou qualquer conluio para desvio de verbas, o que retira qualquer fundamento ou substrato ftico que enseje a acusao por fato tpico, tendo em vista que ocorreu mera falha formal e uma errnea inverso de procedimentos formais, que ao final no ocasionaram prejuzo, haja vista a devoluo dos valores a conta do convnio. Sendo assim, os procedimentos de execuo dos trabalhos e posterior pagamento, ainda que, em alguns itens, provavelmente no tenham seguido essa exata sequncia, no devem por si s ensejar penalidade criminal, principalmente pelo fato de que as obras foram efetivamente executadas, seguindo os planos de trabalho do convnio. No relatrio do ministrio da Sade foram indicadas algumas falhas na conduo dos trabalhos para construo do Hospital e maternidade do municpio de So Bento, mas em que pese as irregularidades tcnicas, no houve prejuzos aos cofres pblicos, e os itens relatados pela fiscalizao foram posteriormente sanados, fato confirmado pela acusao quando afirma que as obras foram efetivamente realizadas. O cerne da acusao centralizado na antecipao de pagamento com servios ainda no prestados, e que tal ato teria ocasionado uma perda em torno de R$ 65.390,70 em razo de que os valores antecipados deixaram de gerar rendimentos.

Quanto ao pagamento de servios antecipados, imperioso que se registre que no houve o apontamento da inexistncia dos servios, pelo contrrio, a prpria acusao confirma que houve a realizao das obras, portanto, que tiveram a respectiva execuo. Nesse sentido, tendo em vista que os valores pagos tiveram a respectiva execuo de obras, apenas restaria falar dos valores que deixaram de ser apurados no mercado financeiro, todavia, R$ 65.390,70 o montante apurado pela auditoria foi/ser devolvido conta do convnio, afastando o prejuzo que porventura poderia ser alegado. Como houve a execuo integral das obras, no se pode argumentar favorecimento a empresa SIBEZA ENGENHARIA, bem como no h nenhum recurso desviado em favor dos rus JACI SEVERINO e IZABEL DERLANGE, no havendo razes a ensejar sequer a acusao por fatos tipificados nos art. 92 da lei 8666/93, ou do art. 304 do Cdigo Penal, o que houve foi apenas um errnea inverso de procedimentos formais, que ao final no ocasionaram prejuzo, haja vista a devoluo dos valores a conta do convnio. Imperioso que se registre que inmeras medidas apontadas pelo Ministrio da Sade foram acatadas pela Prefeitura Municipal, entre elas destaca-se as seguintes:

CONTRAPARTIDA DE RECURSOS 116.232,33 (CENTO E DEZESSEIS MIL DUZENTOS E TRINTA E DOIS REAIS E TRINTA E TRS CENTAVOS) Como o relatrio apontou que houve o repasse de 66% dos valores oriundos do FNS/MS, o municpio passou a realizar o depsito de percentual equivalente a este (66%) sobre o valor de contrapartida (116.232,33) = R$ 76.713,33 (setenta e seis mil setecentos e treze reais e trinta e trs centavos) dos cofres do municpio, pelo que foi sanada a falha.

OS RECURSOS DO CONVNIO DEVERIAM SER DEPOSITADOS EM CARDENETA DE POUPANA. Foi diligenciado junto a gerncia do Banco do Brasil, para que fosse efetivada a transferncia dos valores da conta corrente para uma conta poupana, para que houvesse os rendimentos oriundos desta ltima sobre os valores que estivessem em conta. OBRA COM POUCOS TRABALHADORES A obra est prevista para ter no mnimo 52 homens trabalhando na mesma, assim, foi diligenciado junto a empresa que executa as obras SIBEZA ENGENHARIA, para que a mesma corrija a falha e que passe a enviar relatrio de funcionrios trabalhando na obra na quantia acima apontada.

PREJUZO ECONMICO EM VIRTUDE DOS RECURSOS NO ESTAREM EM CONTA CORRENTE. Houve o depsito da quantia de R$ 2.014,66 (dois mil e catorze reais e sessenta e seis centavos) na conta do convnio, com a finalidade de se comprovar que no houve prejuzo ao errio no perodo em que os valores ficaram na conta corrente.

NO APLICAO FINANCEIRA DOS RECURSOS DO COVNIO NO PERODO DE 06/07/2010 A 09/07/2010 Foi realizado o depsito do valor de R$ 528,89 (quinhentos e vinte e oito reais e oitenta e nove centavos) na conta do convnio. Esses fatores devem ser levados em considerao por este eminente juzo, pois so as provas que afastam a pecha de que houve irregularidades que possam ser penalizadas por fatos tpicos, diante do ntido carter formal das falhas apontadas, que foram prontamente sanadas aps a notificao. Outrossim, o relatrio tcnico no apontou apenas falhas, pelo contrrio, alguns aspectos positivos foram elencados entre eles destacamos: ASPECTOS POSITIVOS DO CONVNIO Os preos praticados com a execuo do convnio se encontram de acordo com o projeto aprovado pelo ministrio da sade. Os servios que foram pagos antecipadamente, no obstante o erro de procedimento foram todos concludos de forma adequada e com alta qualidade. Os prejuzos econmicos que deixaram de ser auferidos na ordem de R$ 65.390,70 (sessenta e cinco mil trezentos e noventa reais e setenta centavos), sero depositados na conta corrente especfica do convnio. O prazo de execuo da obra est compatvel com o estabelecido no edital e no contrato com o construtor SIBEZA ENGENHARIA. A planilha contratada corresponde a que est no plano de trabalho pactuado. As informaes constantes nas notas fiscais esto de acordo com os boletins de medio correspondentes. TODOS OS SERVIOS MEDIDOS ESTO DE ACORDO COM OS EFETIVAMENTE EXECUTADOS, CONFORME SE EXTRAI DA 1 A 4 MEDIO (PG. 2271 A 2307). A obra atende a todos os requisitos tcnicos e legais previstos na norma vigente aplicvel a edificaes EAS-RDC 050/2002-ANVISA. Toda a obra apresenta bom aspecto no que concerne a limpeza, organizao, e segurana do trabalho.

Douto Juiz os valores apontados no relatrio do Ministrio da Sade foram/sero creditados na Conta do Convnio, tudo para que no haja prejuzo algum ao errio pblico, assim, a quantia de R$ 67.934,25 (sessenta e sete mil novecentos e trinta e quatro reais e vinte e cinco centavos) ser depositada na conta do convnio, conforme recomendao apontada no relatrio n. 3-2/2011.

DA INEXISTNCIA DE CONDUTA TPICA E DE DOLO No se vislumbra, com a detalhada anlise do caso, o cometimento do tipo do artigo 92, da Lei 8.666/93 no constitui o agir dos rus, neste caso, crime algum, a questo, caracteriza-se mais por sua natureza civil que propriamente penal.

A corrente majoritria dentro do STJ, prevalece nesta Corte Superior que falta de tipicidade diante da ausncia de dolo especifico em qualquer dos tipos previstos da Lei 8666/93 entre os art. 89 a 99, assim como, quando no houver prejuzo ao errio, como ressaltou o Ministro Felix Fischer por ocasio do julgamento recente da APn n. 480, apontando o entendimento que prevalece atualmente na Corte Especial nem no Supremo Tribunal Federal, pertinente trazer baila os seguintes precedentes: PROCESSO PENAL REJEIO DA DENNCIA DISPENSA DE LICITAO (ART. 89 LEI 8.666/93). 1. O tipo descrito do art. 89 da Lei de Licitao tem por escopo proteger o patrimnio pblico e preservar o princpio da moralidade mas s punvel quando produz resultado danoso. 2. penalmente irrelevante a conduta formal de algum que desatente as formalidades da licitao, quando no h conseqncia patrimonial para o rgo pblico. 3. O dolo genrico no suficiente para levar o administrador condenao por infrao Lei de Licitaes. 4. Prtica de padronizao de mobilirios ou equipamentos que no afasta a exigncia de licitao, mas no se configura como crime, seno quando ocasiona dano ao errio. 5. Denncia rejeitada. (APn n. 261, Ministra Eliana Calmon, DJ 5/12/2005)

O caso dos autos no evidenciam nenhum prejuzo ao errio, pois o prprio MPF afirmou que os servios foram executados pela empresa contratada, assim, as aes criminais, que envolvem o cometimento de crimes previstos na Lei de Licitaes, exigem, para a configurao do delito, a evidenciao do dolo especfico e do dano ao errio, para que consubstanciem a justa causa para a condenao penal, conforme jurisprudncia abaixo citada: AO PENAL. LICITAO. FRAUDE. DENNCIA. NO EVIDENCIAO DO DOLO ESPECFICO E DO DANO. AUSNCIA DE DESCRIO DA PARTICIPAO INDIVIDUALIZADA DOS ACUSADOS. EXERCCIO DO DIREITO DE DEFESA. 1. Denncia oferecida pelo MINISTRIO PBLICO FEDERAL, visando a apurao de supostos crimes relacionados Concorrncia 006/2003, promovida pelo Tribunal Regional Federal da 2 Regio, para a aquisio completa para ambiente de trabalho, compreendendo confeco, fornecimento e servios de mo-de-obra especializada para instalao de mveis, cabeamento de dados, voz, eltrica e demais especificaes no anexo do edital, para o Foro Trabalhista de 1 Instncia de So Paulo. 2. As aes criminais, que envolvem o cometimento de crimes previstos na Lei de Licitaes, exigem, para a configurao do delito, a evidenciao do dolo especfico e do dano ao errio, para que consubstanciem a justa causa para a condenao penal.

3. que "cabe realar, ainda que uma vez atestada a regularidade das contas e, ipso facto, da gesto, nela includas as transaes envolvendo a necessidade ou dispensa de licitao, sob o exclusivo prisma do art. 89, no haver justa causa para ao penal, quando nada, pela ausncia do elemento mnimo culpabilidade que viabiliza seja algum submetido a um processo criminal, dada a falta de probabilidade ainda que potencial de uma condenao. No se pode deixar de lado o entendimento de que somente a inteno dolosa, tem relevncia para efeito de punio." (APn 375/AP, Corte Especial, Rel. Min. FERNANDO GONALVES, DJU 24.04.06). Precedentes da Corte Especial: APn 281/PR, DJU 23.05.05 e APn 261/PB, DJU 02.03.05. 4. Os delitos plurissubjetivos, que veiculam crime de autoria coletiva, reclamam descrio individualizada da participao de cada um dos acusados no delito, para que possam eles exercitar sua defesa, sob pena de rejeio da pea inicial. Precedentes do STF: Inq 2.245/MG, Tribunal Pleno, Rel. Min. JOAQUIM BARBOSA, DJU 28.08.07; HC 83.947/AM, 2 Turma, Rel. Min. CELSO DE MELLO, DJU 07.08.07; HC-extenso 87.768/RJ, 2 Turma, Rel. Min. GILMAR MENDES,DJU 17.04.07; e HC 81.295/SP, 1 Turma, ELLEN GRACIE, DJU 06.11.01. 5. Denncia rejeitada. (APn n. 330, Ministro Luiz Fux, DJe 15/12/2008)

Ou seja, a alegao da defesa de que para a configurao do tipo necessrio que se descreva na denncia a vantagem obtida decorrncia da prpria Lei de Licitaes, no seu art. 92, estando ausente da denncia qualquer alegao a respeito da vantagem que teria sido obtida pelo acusado. No h descrio de qualquer vantagem. Seria at impossvel de se fixar uma pena desse tipo do art. 92, ausente uma nuclear do tipo que, em razo do art. 92, impe tenha como nuclear do seu tipo a vantagem obtida pelo agente.

Segundo Nucci, na anlise do ncleo do tipo:

[...] admitir (aceitar), possibilitar (tornar vivel) ou dar causa (fazer nascer, originar) so as condutas cujo objeto a modificao ou vantagem relativa a contrato celebrado entre a Administrao e terceiro. Neste caso, o contrato modificado (alterado) ou confere vantagem (qualquer lucro) ao adjudicatrio (pessoa que vai contratar com a Administrao, aps a licitao), inclusive com eventual prorrogao, sem haver autorizao legal. [...] O objeto material o contrato administrativo modificado ou prorrogado, bem como pode ser, ainda, o pagamento feito a contratado. O objeto jurdico a proteo dos interesses da Administrao Pblica, nos seus aspectos patrimonial e moral. [...] (NUCCI, Guilherme de Souza. Leis Penais e Processuais Penais Comentadas . 5 ed. pgs. 901e 902). A situao dos autos no parecer se amoldar ao delito previsto no art. 92 da Lei n. 8.666/1993. Da anlise do tipo, observa-se que se exige do Administrador uma conduta no

sentido de permitir a aferio de alguma vantagem em relao a contrato firmado com terceiro, o que, no caso dos autos, no parece ter ocorrido. Assim, no verifiquei de que forma os rus praticaram o crime previsto no art. 92 da Lei n. 8.666/1993, pois os valores recebidos pela SIBEZA a titulo de execuo de obras efetivamente ocorreu, mas as obras tambm ocorreram, e por esta razo no houve benefcios a terceiros, em detrimento do patrimnio pblico, ou qualquer vantagens aos administradores e servidores rus, o ex-prefeito e a engenheira do municpio.

Confira-se, a propsito, precedente da relatoria do Ministro Luiz Fux, em que a questo relativa tipicidade do crime previsto no art. 92 da Lei n. 8.666/1993 foi analisada no mbito da Corte Especial do Superior Tribunal de Justia:

AO PENAL ORIGINRIA. CONSTRUO DO TRT DE SO PAULO. DELITOS PREVISTOS NOS ARTS. 315 e 319 DO CDIGO PENAL ATINGIDOS PELA PRESCRIO DA PRETENSO PUNITIVA. PERSECUO PENAL VOLTADA PARA O ART. 92 DA LEI 8.666/93. PRELIMINARES AFASTADAS. DENNCIA QUE NO LOGROU PROVAR O DOLO NO ELEMENTO SUBJETIVO DO TIPO, NECESSRIO CONFIGURAO DE CRIME LICITATRIO. CONDUTA VISANDO TOSOMENTE A CONCLUSO DO EMPREENDIMENTO. IMPROCEDNCIA DA PRETENSO PUNITIVA ESTATAL. [...] 5. O tipo previsto no artigo 92 da Lei 8.666/93 reclama dolo genrico, inadmitindo culpa ou dolo eventual posto dirigido ao administrador desonesto e no ao supostamente inbil. que a inteno de desviar e favorecer so elementos do tipo, consoante a jurisprudncia da Corte. Nesse sentido, concluiu o colegiado que: 6. Deveras, a doutrina no discrepa do referido entendimento; seno, vejamos: No caput o elemento subjetivo o dolo genrico, consistente na vontade livre e consciente em admitir, possibilitar ou dar causa a qualquer modificao ou vantagem ilegais em favor do contratado. O autor do crime dever estar consciente da ilegalidade do seu comportamento. Assim tambm o dolo no caso do pargrafo nico. O contratado concorre livre e consciente para amodificao ou vantagem ilegais com o fito de obter vantagem indevida ou benefcio injusto. No cado ( sic) do contratado o dolo seria, ainda, especfico, pois estaria ele com a modificao ou prorrogao visando uma vantagem indevida ou um benefcio injusto. (in Crimes na Licitao, DIOGENES GASPARINI, Editora NDJ, 3 Edio, pgs. 120/121) O crime no se aperfeioa simplesmente pela presena dos aspectos "descumprimento da norma administrativa" e "atribuio de vantagem indevida ao licitante. necessrio que o descumprimento da norma

administrativa seja orientado pelo intento de atribuir vantagem indevida ao licitante. Pode-se caracterizar o crime mediante dolo genrico nas hietese (sic) de infrao ordem de pagamento ou ao prazo de cinco dias. Ento, a conduta do sujeito apta, por si s, a infringir valores jurdicos autnomos (in Comentrios Lei de Licitaes e Contratos Administrativos, MARAL JUSTEN FILHO, Ed. Dialtica, 10 Edio, pg. 613) o dolo genrico, consubstanciado na vontade consciente e livre de admitir, possibilitar ou dar causa a qualquer modificao contratual ou vantagem em favor do adjudicatrio. Evidentemente, para que o delito possa aperfeioar-se, no campo subjetivo, dever o agente pblico estar consciente da ilegalidade do que est praticando, em detrimento do errio pblico e em favor do particular. Ou melhor, dever ter conscincia de que est agindo desprovido de qualquer autorizao legal. (in Direito Penal das Licitaes, PAULO JOS DA COSTA JR., Editora Saraiva, 2 Edio, pg. 39) Os crimes tipificados pela Lei 8.666 no admitem a modalidade culposa; portanto, de acordo com o dispositivo geral, so sempre dolosos. Vale dizer, o tipo subjetivo desses crimes porta sempre o dolo, a livre, consciente e incondicionada vontade de praticar a conduta descrita no tipo subjetivo. Mas, alm do dolo, o tipo subjetivo porta, tambm, inteno de intervir em uma pblica licitao; essa inteno foi remotamente considerada como dolo especfico, hoje inexistente. No desenvolvimento da argumentao do tema que nos foi proposto para esta ocasio, havemos de, agora, partir da considerao de crime, ao ou omisso do homem assim considerada em virtude de lei, conceito legal que se presta aos termos da Lei federal das licitaes e contratos da Administrao Pblica. So, portanto, crimes os comportamentos humanos enquadrveis em uma das caractersticas tipificadoras consignadas nos arts. 89 a 98 da Lei 8.666/93, importando o nexo causal entre o agir e a sua conseqncia e a circunstncia antijurdica. (in Revista Brasileira de Cincias Criminais, CARLOS ROBERTO M. PELLEGRINO, Editora Revista dos Tribunais, 42 Volme, pg. 150)
(...)

f) a Corte Especial firme no sentido de que: I) o dolo genrico no


suficiente a levar o administrador condenao por infrao Lei de Licitaes (APn 261-PB, Rel. Min. Eliana Calmon, DJ 05.12.2005);

12. Ao Penal julgada improcedente. (Apn n. 226/SP, Ministro Luiz Fux, Corte Especial, DJ 8/10/2007 grifo nosso)

As consideraes grifadas no precedente citado amoldam-se ao caso dos autos, uma vez que no exsurge dos autos que os rus no tiveram o dolo direto de praticar a conduta prevista no art. 92 da Lei n. 8.666/1993. Os Crimes relativos s Licitaes esto previstos nos artigos 89 a 99 da Lei 8666/93. Os artigos em questo buscam tipificar as condutas contrrias ao processo

licitatrio e de definir as penas a serem aplicadas aos infratores. Os delitos ali tipificados, somente sero punidos na modalidade dolosa. Douto juiz pelo que se observa o tipo penal que o representante do Parquet imputa ao noticiado por ele no foi praticado, com efeito, falta para a subsuno a norma do artigo 92 o dolo, uma vez que no se pune a conduta culposa. Nesse sentido, observamos que falta subsuno tpica do fato a norma penal, haja vista que primeiro no houve dolo especfico de fracionar despesas, segundo porque no houve nenhum tipo de ao voltada a frustrar ou fraudar o carter competitivo da licitao com finalidade de obter vantagem do objeto da licitao, vez que o acusado no possui qualquer vnculo com os scios das empresas apontadas, no houve prejuzo ao errio, pois Quanto situao de que houve na conduta dos rus a prtica de situao tipificada no art. 304 do Cdigo Penal, no deve prosperar a alegada prtica de conduta tpica, haja vista que se exige que o uso de documento falso deve, ao menos potencialmente, produzir conseqncias no mbito das relaes sociais, o que para o presente caso no se verificou nenhum tipo de utilizao de documentao falsa que tenha gerado prejuzo social. Nesse sentido, a jurisprudncia do Eg. STF, como se observa do aresto proferido quando do julgamento do RHC n 64.699-ES, verbis: Habeas corpus. Uso de documento falso. Receptao. Justa Causa. Inpcia da denncia.O papel adulterado, para ensejar delito de uso de documento falso, deve ser utilizado de modo a, pelo menos potencialmente, produzir conseqncias no mbito das relaes sociais. Hiptese em que tanto no se verifica. Em seu voto, concluiu o ilustre Relator, Min. FRANCISCO REZEK, verbis: No vejo configurado o delito de uso de documento falso. Para que o crime se perfaa, cumpre que o instrumento seja empregado para demonstrar algo juridicamente importante. Da ensinar Heleno Fragoso que falso uso de documento (...) empreg-lo como evidncia dos fatos juridicamente relevantes a que seu contedo se refere, fazendo-o passar por autntico ou verdico. Com apoio em Antolisei afirmar que h uso (...) quando o documento utilizado para o fim a que serviria se no fosse falso. ( Lies de Direito Penal: Parte Especial arts. 213 a 359 CP. Rio: Forense, 1981, p. 371)

Nesse sentido, no deve prosperar nenhuma das figuras tpicas lanadas em desfavor dos rus, haja vista que no houve dolo especfico ou prejuzo ao errio para haver subsuno tpica entre as condutas dos rus e o art. 92 da lei 8666/93, assim como, no deve prosperar a imputao de uso de documentao falsa, pois para que o crime se perfaa, cumpre que o instrumento seja empregado para demonstrar algo juridicamente importante que traga prejuzos a sociedade, fato que no ocorreu.

III - DOS PEDIDOS

Pelo exposto requer: I Seja recebida e acatada a presente RESPOSTA A ACUSAO, para que em ato contnuo, seja proferida sentena de mrito pela improcedncia da presente AO PENAL, para que seja o acusado absolvido por completo de todas as acusaes, em razo dos fatos e motivos acima alinhavados, segundo o que dispe o artigo 386, inciso III do CPP, ou alternativamente, pugna, apenas por amor a plena defesa, que seja reduzida a pena pecuniria para o seu mnimo legal, com a sua aplicao para fixar a pena abaixo do mnimo legal. II Protesta provar o alegado por todos os meios de prova admitidos em direito, pugnando pela oitiva de testemunhas, cujo rol segue em anexo, bem como a oitiva pessoal do ru para se defender.

Termos em que Pede Deferimento. Joo Pessoa, 11 de setembro de 2013.

JAILSON LUCENA DA SILVA OAB/PB 16.214

ROL DE TESTEMUNHAS

MARIA RICA DE LIRA SANTOS FUNCIONRIA PBLICA DO MUNICPIO BELM RUA PADRE APRGIO ESPNOLA N. 62, CENTRO, BELM/PB

LUS SEBASTIO ALVES FUNCIONRIO PBLICO DO MUNICPIO DE BELM RUA VIRGILIO CRUZ, N. 51, CENTRO, BELM/PB

You might also like