You are on page 1of 2

25/09/13

DRF/MNS implanta Autoatendimento Orientado no CAC So Jorge Intranet RFB

DRF/MNS implanta Autoatendimento Orientado no CAC So Jorge


O objetivo do servio permitir um maior contato por parte dos usurios com o stio da Receita Federal, tornando-os mais autnomos e familiarizados com o ambiente virtual.

A Delegacia da Receita Federal em Manaus, a partir de 23 de setembro, passou a disponibilizar aos contribuintes uma forma alternativa de atendimento, chamado Autoatendimento Orientado. Trata-se de um espao fsico estabelecido no Centro de Atendimento ao Contribuinte CAC, localizado no bairro So Jorge, com toda a estrutura necessria para que os contribuintes possam obter diversos servios atravs do stio da Receita Federal e do ambiente virtual de atendimento e-CAC. Alm de computadores com acesso s pginas do rgo e impressoras, estagirios treinados esto disponveis para orientar o contribuinte a utilizar o servio. Muitos contribuintes que buscam o atendimento presencial desconhecem os servios disponveis no sitio, ou apresentam alguma dificuldade para localizar e utilizar alguns servios oferecidos na pgina da internet, seja por no ter acesso a meios eletrnicos ou por ter resistncia ao ambiente virtual. Dessa maneira, acabavam sobrecarregando o CAC, o que provocava insatisfao dos demais contribuintes que, muitas vezes, tinham que aguardar muito tempo para serem atendidos presencialmente.
paginainicial.receita.fazenda/administracao/ascom/portal-de-noticias/informe-se/2013/setembro/edicao-no-437-23-9-2013-1/drf-mns-implanta-autoatendim 1/2

25/09/13

presencialmente. DRF/MNS implanta Autoatendimento Orientado no CAC So Jorge Intranet RFB O delegado da Receita Federal em Manaus, Leonardo Frota, explica que o CAC/MNS j implementou uma iniciativa semelhante no passado, quando funcionava no Shopping Cecomiz, porm foi descontinuada em funo de um incndio e posterior falta de estrutura adequada. Nesse momento, retomamos o projeto com outra roupagem, alinhada aos parmetros do modelo nacional e com mais servios disponveis para o contribuinte utilizar diretamente a pgina da internet, proporcionando ganhos efetivos para quem buscar essa unidade de atendimento", disse. Para Eduardo Vilar, servidor responsvel pelo treinamento dos estagirios, o objetivo oferecer servio de qualidade. Queremos ensinar os contribuintes sobre como eles mesmos podem fazer os servios oferecidos no site da Receita Federal. Assim, da prxima vez que precisarem, j sabero fazer e no precisaro se deslocarem de suas casas para obt-los, disse. O Autoatendimento Orientado voltado, preferencialmente, s pessoas fsicas e s jurdicas (para essas, apenas quando o servio no requeira o uso de certificado digital). O horrio de funcionamento do Autoatendimento Orientado das 8h s 15h. A Ordem de Servio n 009, publicada em 20 de setembro, disciplina e padroniza os procedimentos para atendimento presencial de servios e informaes disponveis no site da Receita Federal na internet, e, especialmente, no ambiente e-CAC.

paginainicial.receita.fazenda/administracao/ascom/portal-de-noticias/informe-se/2013/setembro/edicao-no-437-23-9-2013-1/drf-mns-implanta-autoatendim

2/2

You might also like